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EDITAL N. 17 -ABERTURA.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO
Edital Nº 17 DE 01 DE MARÇO DE 2019
A PRÓ-REITORA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE
ALAGOAS, no uso das atribuições legais contidas na Delegação de Competência constante da Portaria n°
205/GR, de 28/08/2018, torna pública a abertura da inscrição para Remoção no âmbito da UFAL, mediante
as condições estabelecidas neste Edital.
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O Processo Seletivo de Remoção regido por este Edital destina-se aos servidores da UFAL, com
interesse em remoção a pedido, com as possibilidades de oferta de vagas descritas no quadro a seguir,
de acordo com a respectiva lotação:
CARGO

QUANTIDADE
DE VAGAS

LOTAÇÃO

HORÁRIO PREVISTO

Assistente em
Administração

1

Unidade de Palmeira dos Índios
(Campus Arapiraca)

40 horas

1
1
Assistente Social

1

Técnico em
Contabilidade

1

Técnico de
Laboratório/Química

1

Faculdade de Medicina (FAMED)
Instituto de Química e
Biotecnologia
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
e do Trabalho
Departamento de Controle e
Finanças/Divisão de Administração
Financeira
Instituto de Química e
Biotecnologia

08:00 às 12:00
13:00 às 17:00
16:00 às 22:00
13:00 às 19:00
13:00 às 19:00
A ser definido pela Unidade

1.2 – Os servidores contemplados pelo presente edital desempenharão suas atividades preferencialmente
no horário previsto pela chefia, podendo ser modificado conforme a necessidade institucional e a jornada
de trabalho para a qual foi concursado, respeitado, ainda, o regime de trabalho do cargo ocupado pelo
servidor.
1.2.1. Os horários indicados como previstos estão sujeitos à aprovação pela Comissão de Avaliação da
Jornada Flexível de Trabalho, nos termos da Resolução nº 53/2017 do Consuni/UFAL, para sua efetiva
implementação.
1.2.2. Os horários previstos correspondem apenas às vagas indicadas no lançamento deste dital, aplicandose aos servidores removidos em outras vagas os horários definidos pela chefia do setor em que se der a
lotação.
1.3 – As expectativas de atuação profissional para o servidor removido serão aquelas as descritas conforme
o quadro abaixo, podendo ser modificadas de acordo com a necessidade institucional, sem prejuízo das
atribuições gerais do cargo.
CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
LOTAÇÃO
Unidade de Palmeira dos
Índios/ Campus Arapiraca

EXPECTATIVA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL / PERFIL DESEJADO
 Conhecimento em Informática;
 Atendimento ao público;
 Habilidade de comunicação.

Faculdade de Medicina









Instituto de Química e
Biotecnologia

Atendimento ao público externo, discentes e docentes;
Recebimento e distribuição de documentos;
Elaboração de comunicações externas e internas, inclusive e-mail;
Emissão de documentos e abertura de processos;
Apoio às atividades didáticas, na forma de programação de salas e
distribuição de materiais;
Acompanhamento dos pagamentos de bolsas;
Demandas do SCDP.

Atribuições gerais inerentes ao cargo de acordo com o edital do concurso
público

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL








Pró-Reitoria de Gestão de
Pessoas e do Trabalho






Planejar, avaliar e elaborar planos, programas e projetos que
sejam do âmbito de atuação do Serviço Social;
Encaminhar providências e prestar orientações a servidores e seus
familiares quantos aos direitos e deveres (normas, códigos e
legislação) na interface entre UFAL e os serviços sociais
disponíveis;
Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para
a análise da realidade social para subsidiar ações profissionais;
Elaborar relatórios, pareceres sociais e/ou laudo social.
Compor equipes multiprofissionais para ações de atendimento
ao(s) servidor(es);
Realizar supervisão de estágio em Serviço Social;
Organizar e participar de eventos e/ou comissões sobre controle
social, qualidade de vida no trabalho e/ou sobre as políticas sociais
diretamente relacionadas à sua intervenção;
Desenvolver ações tanto no âmbito da perícia oficial, atuando com
equipe multiprofissional, na elaboração de pareceres e
posicionamento técnico;
Desenvolver ações, programas e projetos com equipe
multidisciplinar para desenvolvimento de uma política de
qualidade de vida no trabalho;
Realizar avaliação social de pessoa com deficiência, com base nos
princípios da Classificação Internacional de Funcionalidades,
Incapacidade e Saúde –CIF;
Perfil pró-ativo, com capacidade de antecipar cenários e de tomar
iniciativa;
Capacidade de trabalhar em grupo.

CARGO: TÉCNICO EM CONTABILIDADE
LOTAÇÃO
EXPECTATIVA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL / PERFIL DESEJADO
Departamento de Controle e
Finanças/
Divisão
de
Liquidar e efetuar a tributação de processos de pagamento de despesas
Administração Financeira

CARGO: TÉCNICO EM LABORATÓRIO/QUÍMICA
LOTAÇÃO
Instituto de Química e
Biotecnologia

EXPECTATIVA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL / PERFIL DESEJADO
Atribuições gerais inerentes ao cargo de acordo com o edital do concurso
público

1.3.1 – As expectativas de atuação profissional indicadas acima correspondem apenas às vagas disponíveis
no lançamento do presente edital, aplicando-se aos servidores removidos em outras vagas as atribuições
gerais do cargo e outras a elas atinentes, conforme designado pela chefia setor em que se der a lotação.
2. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
2.1 – Poderá participar deste edital o servidor técnico-administrativo que apresentar os seguintes
requisitos:
a)
b)
c)
d)
e)
f)

g)

Não ter sido removido nos últimos 18 (dezoito) meses, contados da data de publicação deste
edital;
Já ter cumprido o período de estágio probatório;
Ser lotado nas Unidades Administrativas e Acadêmicas dos Campi da Universidade Federal de
Alagoas, exceto no Hospital Universitário;
Ser ocupante do mesmo cargo/área da vaga pretendida, conforme concurso público;
Estiver em gozo de afastamento ou licença, de concessão obrigatória;
Estiver em gozo de afastamento ou licença, de concessão discricionária, desde que retornem
ao trabalho em até 45 dias após o resultado final, sob pena de desclassificação (Licença para
tratar de interesses particulares, licença para capacitação, afastamento para capacitação ou
qualificação);
Estiver cedido ou em exercício provisório em outro órgão, desde que haja retorno em 45 dias
após o Resultado Final, sob pena de desclassificação.

3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 – O servidor interessado deverá preencher o formulário de requerimento, conforme modelo do ANEXO
01.
3.2 – Os formulários deverão ser encaminhados para o e-mail remocao.ufal@gmail.com.
3.3 – O prazo para recebimento dos formulários inicia em 11 de março de 2019 e encerra em 15 de março
de 2019.
4. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
4.1 – As solicitações serão avaliadas pelo Setor de Dimensionamento de Pessoal da Progep.
4.2 – A seleção se dará em uma única etapa de classificação.
4.3 – Havendo mais de um servidor concorrendo à vaga para o respectivo cargo, serão considerados, para
efeito de classificação, sucessivamente, os critérios abaixo definidos:
I. maior tempo de serviço na unidade de lotação atual;
II. maior tempo de serviço na UFAL;
III. classificação no concurso prestado (para servidores submetidos ao mesmo Edital).
5. DO RESULTADO
5.1 As vagas serão preenchidas segundo a ordem de classificação dos candidatos, com base nos critérios
do item 4.3.
5.2 – O resultado da seleção será divulgado na data de 19 de março de 2019, através do site da Ufal.
5.3 – Caberá recurso a ser interposto pelo candidato interessado, na data de 20 de março de 2019.

5.4 – O recurso deverá ser enviado por meio do formulário de recurso (ANEXO 02) para o mesmo e-mail
da inscrição.
5.5 – O resultado final será divulgado no dia 21 de março de 2019, através do site da Ufal.
5.6 – Será dado ciência do resultado final ao Conselho da Unidade Acadêmica ou à Chefia do setor onde o
servidor selecionado está lotado.
6. DA REMOÇÃO
6.1 – A remoção será efetivada a partir da liberação de portaria pela Progep mediante a lotação de outro
servidor.
6.2 – Para os cargos disponibilizados no presente edital sem concurso público em vigência, a remoção do
servidor só ocorrerá após nomeação e posse dos candidatos concursados.
6.3 – O servidor deverá permanecer prestando serviços na unidade de origem até a publicação da Portaria
de Remoção no Boletim Interno.
6.4 – As vagas ofertadas serão repostas na lotação de origem do servidor contemplado por este edital.
6.5 – Os servidores ocupantes de cargo em comissão ou função comissionada serão removidos após a
exoneração da função ocupada.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1 – Neste edital não está previsto a remoção por permuta, considerando que o objeto da remoção é
suprir as vagas existentes.
7.2 – Caso as vagas oferecidas não sejam ocupadas, poderá haver abertura de concurso, aproveitamento
de candidatos aprovados em concurso público vigente ou redistribuição.
7.3 - O presente edital é de fluxo único, não condicionando a abertura de novos editais, conforme o
resultado final divulgado.
7.4 – Não serão recebidos pedidos de desistência dos servidores contemplados para remoção.
7.5 – A validade deste edital refere-se apenas para a quantidade de vagas ofertadas (item 1.1).
7.6 – A adesão ao presente edital é de natureza voluntária, não ocasionando a Ajuda de Custo prevista no
art. 53 da Lei nº 8.112/90.
7.7 - Os servidores interessados que tiverem algum processo de remoção em andamento deverão pleitear
seu pedido através da presente chamada.
7.8 – Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho.

Maceió, 01 de março de 2019
Carolina Gonçalves de Abreu Valença
Pró-reitora

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO
ANEXO 01
REQUERIMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO EDITAL Nº 01/2019,
DE 01 DE MARÇO DE 2019
Nome Completo:
Cargo:

Telefone:

Siape:

E-mail institucional:

Possui Função Gratificada:
SIM

Formação:
Ensino Médio ou Técnico Profissionalizante

Ensino Superior

Especialização

NÃO

Mestrado

Curso de Formação:
Lotação: (informar setor e subsetor)
Principais atribuições desempenhadas:

Horário de trabalho:

Eu, servidor(a) acima identificado(a), venho por meio deste, manifestar interesse na convocação para
preenchimento de uma vaga do cargo de __________________________________, para

a lotação

_______________________________, com horário de trabalho de acordo com o Edital de Remoção nº 01, de 01 de
março de 2019 podendo ser modificado conforme a necessidade institucional e a jornada de trabalho para a qual fui
concursado.
Declaro que estou ciente e aceito todos os termos e condições constantes no referido edital.
Data: ____/ ____/ _______.
Assinatura do(a) interessado(a)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Cidade Universitária - Maceió - Alagoas - CEP 57072-900 - Telefone - (82) 3214-1100
Setor de Dimensionamento de Pessoal - PROGEP/CPS/DIM - Tel.: (82) 3214-1033/1043
Visite o Portal do Servidor: http://www.ufal.edu.br/servidor/ - Utilize papel reciclado e de forma consciente.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO
EDITAL Nº 01 DE 01 DE MARÇO DE 2019
ANEXO 02
FORMULÁRIO DE RECURSO
À Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do Trabalho/UFAL
I.

DADOS E PROTOCOLO DO RECURSO:

NOME:

SIAPE:

CARGO:
LOTAÇÃO:
E-MAIL:

II.

TELEFONE

JUSTIFICATIVAS DO RECURSO:

Maceió/AL, _____/____/ 2019.
Assinatura:_________________________________________________