Resultado Preliminar_Avaliação de Trabalhos_V SIM UFAL_2023
O trabalho com status “ APROVADO COM MODIFICAÇÃO ” significa que após serem atendidas as recomendações/justificativas o trabalho estará APROVADO para apresentação oral. Os trabalhos com status “REPROVADO” poderão enviar PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO/RECURSO através do e-mail:simufal2023@gmail.com até a data de 13/11/2023 (segunda-feira), com o assunto: RECURSO V SIM UFAL
Resultado Preliminar da Avaliação dos Trabalhos V SIM UFAL_ 2023_.pdf
Documento PDF (511.4KB)
Documento PDF (511.4KB)
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
RESULTADO PRELIMINAR DA SELEÇÃO DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL – V SIM UFAL 2023 – ONLINE
CONSIDERAÇÕES
1. O trabalho com status “ APROVADO COM MODIFICAÇÃO ” significa que após serem atendidas as recomendações/justificativaso trabalho
estará APROVADO para apresentação oral. O(s) autor(s) deve enviar o resumo corrigido até o próximo dia 13/11/2023(segunda-feira) para o
e-mail: simufal2023@gmail.com
2. O trabalho com status “APROVADO”, estão autorizados a elaborarem o vídeo da Apresentação do Trabalho (Modelo da Apresentação
disponível na página da Ufal, anexo ao edital). Após a confecção do vídeo, compartilhar o vídeo + slide da Apresentação em PDF até o dia
19/11/2023 com o e-mail: cdp@prograd.ufal.br
com status “REPROVADO” poderão enviar PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO/RECURSO
mail:simufal2023@gmail.com até a data de 13/11/2023 (segunda-feira), com o assunto: RECURSO V SIM UFAL
3. Os trabalhos
através
do
e-
4. O Resultado Final dos Trabalhos APROVADOS será divulgado no dia 14/11/2023(terça-feira).
5. A Programação e alocação dos horários e salas virtuais das Apresentações será divulgada até o dia 21/11/2023 (terça-feira).
ÁREA – CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
1
UNI
AUTORES
Arapiraca
Wanessa Kelly Vieira de A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE QUÍMICA
Almeida1; Rafael Saraiva INORGÂNICA 1 NA FORMAÇÃO DOCENTE
Nunes2
DO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
TEMA
AVALIAÇÃO
JUSTIFICATIVA
APROVADO COM O texto é bom e tem muita informação interessante.
MODIFICAÇÃO
Retirar as citações do resumo. Utilizar a 3ª pessoa
(Pude adquirir “ por “a monitora adquiriu”
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
2
IC
Márcio Henrique Vieira de A MONITORIA COMO APOIO PEDAGÓGICO
Oliveira1; Michael Miller EM AMBIENTES EAD E HÍBRIDOS
Rodrigues Cardos; Priscila
Teodório da Silva; Ranilson
Oscar de Araújo Paiva
APROVADO
*apenas substituir “eles compartilharam’ por “Foram
compartilhadas”.
3
Penedo
Felipe Silva dos Santos1; AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS E MÉTODOS NO
Gustavo Henrique Ferreira ENSINO DE LÓGICA APLICADA:
de Miranda Oliveira2
COMO A MONITORIA PARTICIPA DA
PRÁTICA DOCENTE
APROVADO
Parabéns pelo Trabalho.Muito bem escrito e claro.
4
Arapiraca
Anniele Sterfany Santos CONTRIBUIÇÕES
DA
MONITORIA
DE
Leite1; Diogenes Meneses QUÍMICA ANÁLITICA 1 NA FORMAÇÃO
dos Santos
ACADÊMICA E NA INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA
DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
APROVADO COM
MODIFICAÇÃO
5
Penedo
Antônio Dantas Filho1; DIFICULDADES DE INTERAÇÃO ENTRE
José Fábio Boia Porto2
MONITOR E ALUNOS DA DISCIPLINA
DE CÁLCULO 2
APROVADO COM
MODIFICAÇÃO
objetivo do trabalho é relatar as contribuições da
monitoria da disciplina de Química Analítica 1 na
formação do discente de graduação em Licenciatura
em Química e a iniciação à docência do monitor.
Dessa forma, faltou a metodologia. O que foi
realizado? Como foi realizado?Quais os resultados
obtidos? Além disso o resumo tem muitas citações.
O texto precisa de uma revisão. Tem palavras sem
conexão, outras repetidas e precisa melhorar os
resultados. Além disso não inseriu as palvras-chaves
e nem o rodapé com as informações sobre os autores.
6
Penedo
Haysha Kelly Cortes
Silva1; Gustavo Henrique
Ferreira de Miranda
Oliveira2
METODOLOGIA
DE
APRENDIZAGEM
EFICIENTE NA PROGRAMAÇÃO WEB:
SUPERANDO DESAFIOS E PREPARANDO
ESTUDANTES PARA O MUNDO REAL
APROVADO
Trabalho muito bom! Como sugestão, reduzir apenas a
introdução.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
ÁREA – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
7
UNI
ICBS
8
Penedo
9
ICBS
10
Arapiraca
11
ICBS
12
Penedo
13
Penedo
AUTORES
TEMA
AVALIAÇÃO
JUSTIFICATIVA
Pamela Oliveira Lima1;
Matheus Eduardo Bastos
Ramos1; Lucas Willian
Mendonça Wanderley1;
Tamí Mott4.
A DIVERSIDADE DE MAMÍFEROS NO
ACERVO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE
CORDADOS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS E DA SAÚDE -ICBS/UFAL
APROVADO COM
MODIFICAÇÃO
Faltou destacar a importância do monitor/monitoria no
texto.
Hyago Magno Ramos1
; William Santos Silva2;
Ana Paula de Almeida
Portela da Silva3
Dâmaris Beatriz Soares
de Oliveira Lima1; Luana
Marina
de
Castro
Mendonça
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DE OBJETOS DE ESTUDO DE IMUNOLOGIA
APROVADO
Utilizar espaçamento simples
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS
PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DOS
INVERTEBRADOS
APROVADO
Substituir apenas “tinham que esquematizar por
esquematizavam, “tinham que responder por
“respondiam”, tinham que entregar por entregavam
Ruth
Carolynne
dos
Santos Melo1; Leandro
Ferreira dos Santos2;
Uedson
Pereira
Jacobina3
Kennedy Carlos Costa
dos Santos1; Álvaro
Arthur do Nascimento
Soares2; Carolinne de
Sales Marques
Lucas
Mariano
Brito
Silva1; Auceia Matos
Dourado2
ABORDAGEM DIDÁTICA NO ENSINO DE APROVADO
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: USO DE JOGOS NA
DISCIPLINA PARASITOLOGIA
Substituir “onde o professor ao
proporcionar a implantação” por “onde o professor
possa proporcionar a implantação. “possibilita” por
possibilitar”
Kethylle Maria da Silva
Farias1, Bianca Moura
Santos2; Guilherme Ramos
Demetrio
APLICAÇÃO
DE
ESTRATÉGIAS APROVADO
LUDOPEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE
GENÉTICA
A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE APROVADO
FORMAÇÃO E REFLEXÃO DO
TRABALHO DOCENTE NOS CURSOS DE
LICENCIATURA
A
MONITORIA
EM
MORFOLOGIA
E APROVADO
ANATOMIA VEGETAL COMO INSTRUMENTO
CONTRIBUINTE PARA A DIMINUIÇÃO DA
IMPERCEPÇÃO BOTÂNICA
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
14
ICBS
Eduardo Kauã de Lima
Santos1; Luana Marina
de Castro Mendonça
COLEÇÃO
DE
PORIFERA
DO
LABORATÓRIO DE INVERTEBRADOS DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS:
MANUTENÇÃO,
LEVANTAMENTO
E
IMPORTÂNCIA
APROVADO
15
Penedo
Debora Anny Santos
Liberato1; Maria Lenilda
Caetano França2
CONSTRUINDO
EXPERIÊNCIAS:
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE POLÍTICA
E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DO BRASIL PARA OS ALUNOS DE
LICENCIATURA EM BIOLOGIA
APROVADO
16
Arapiraca
Jeovanio
Brendha
Bastos2
da
Silva1;
Magalhães
CONSTRUÇÃO
DE
COLEÇÃO
ENTOMOLÓGICA COMO INSTRUMENTO
FACILITADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM
NA
DISCIPLINA
DE
ENTOMOLOGIA
AGRÍCOLA I
APROVADO
17
Arapiraca
Ivo Caetano da Silva1;
Maria Lusia de Morais
Belo Bezerra2
CONTRIBUIÇÕES
DA
MONITORIA
ACADÊMICA PARA ABORDAGENS
PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO
DE IMUNOLOGIA
APROVADO
18
ICBS
Leonardo Francisco da
Silva1; Amanda Lys dos
Santos Silva2
DESENVOLVIMENTO
DE
LÂMINAS
DIDÁTICAS PARA APRENDIZAGEM DE
MICROBIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
APROVADO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
19
ICBS
Augusto Miguel Marques
Farias; Giovanna Silva dos
Anjos2; Elica Amara Cecilia
Guedes3
ESTRATÉGIAS PARA AULAS PRÁTICAS DA APROVADO
DISCIPLINA MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE
PLANTAS SEM SEMENTES
Trabalho muito bom! Parabéns. Só precisa adequá-lo
ao modelo de template disponibilizado para ser
publicado em ANAIS após a apresentação do
Trabalho.
20
Penedo
Larissa
Maria
Santos
Leite1;
Hygor
Maikon
Ramos1; Ana Paula de
Almeida Portela da Silva2
EXPERIÊNCIAS
DE
MONITORIA:
TRABALHANDO
OBJETOS
DE
CONHECIMENTO DE BIOLOGIA CELULAR E
MOLECULAR COM LICENCIANDOS EM
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
APROVADO
Utilizar espaçamento simples.
21
Penedo
Thais Oliveira da SILVA1;
Claudio
Luis
Santos
SAMPAIO2
EXPLORANDO O MUNDO DA ZOOLOGIA DOS
VERTEBRADOS COMO MONITOR
APROVADO
Só precisa adequá-lo ao modelo de template
disponibilizado para ser publicado em ANAIS após a
apresentação do Trabalho.
22
ICBS
EXPLORANDO
O
MUNDO
DOS
CRUSTÁCEOS: A MONITORIA NA
ORGANIZAÇÃO DA COLEÇÃO DIDÁTICA DO
LABORATÓRIO DE
INVERTEBRADOS DO ICBS-UFAL
APROVADO
23
Arapiraca
Lívia Maria Loureiro da
Silva1;
Lupin
Martins
Lisboa Teles1; Wendesley
Pereira Nunes1; João
Alberto
Farinelli
Pantaleão2
Pedro Bezerra de Oliveira
Neto1; Camila Bezerra dos
Santos2; Maria Lusia de
Morais Belo Bezerra3
24
ICBS
Samara Silva Noronha
Cavalcante1; Luís Affonso
Costa2; George Azevedo
Lemos3; Eduarda Correia
Moretti4
IMPORTÂNCIA
DA
MONITORIA
DE APROVADO
ANATOMIA HUMANA PARA O
(RE)CONHECIMENTO
DE
POSSÍVEIS
VARIAÇÕES ANATÔMICAS: RELATO DE
EXPERIÊNCIA
HISTÓRIAS
EM
QUADRINHOS
COMO APROVADO
FERRAMENTA PARA O ENSINO DE
HISTOLOGIA
NAS
ATIVIDADES
DE
MONITORIA
Excelente Trabalho!!! Parabéns!
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
25 Arapiraca Camila Bezerra dos Santos1; JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA APROVADO
Pedro Bezerra de Oliveira PARA ENSINO DE HISTOLOGIA NAS
Neto2; Maria Lusia de Morais PRÁTICAS DE MONITORIA
Belo Bezerra
26 Penedo Larisse Pessoa Borges1; MEDIAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: A APROVADO
Auceia Matos Dourado2
IMPORTÂNCIA
DA
MONITORIA
NA
DISCIPLINA METODOLOGIA E REDAÇÃO
CIENTÍFICA PARA OS DISCENTES DO
ENSINO SUPERIOR
Substituir “formam” por “foram”
27
ICBS
Fernanda Kerline de Oliveira
Correia1; Amanda Lys dos
Santos Silva2
MOMENTO COM FERNANDA: RELATO DE
EXPERIÊNCIA DE MONITORIA
APROVADO
Excelente iniciativa! Trabalho criativo!
28
Penedo
Nathalia Stefany Nogueira da
Silva.1
Luciene
Amaral
Silva.2
MONITORIA EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO E
DO TRABALHO ESCOLAR
APROVADO COM
MODIFICAÇÃO
O texto é bom só precisa deixar claro qual o objetivo do
trabalho. Substituir “Com o andamento da disciplina, a
professora solicitou à monitora uma pesquisa” por “foi
realizada uma pesquisa”. O texto deve ser escrito em um
único parágrafo. Após o texto é que insere as palavraschaves.
29
ICBS
Débora Camargo de Lira1; MONITORIA NAS AULAS PRÁTICAS DE
Danyelle Maria da Silva “MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE
Correia1; Erika Araújo Vieira PLANTAS COM SEMENTES” DO CURSO DE
1;Letícia Ribes de Lima
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO
ICBS-UFAL
APROVADO
30
Penedo
Bianca Moura Santos1;
Kethylle Maria da Silva
Farias; Guilherme Ramos
Demetrio
MUITAS FORMAS DE SER MONITORA NA
MORFOLOGIA VEGETAL: IMPACTO
POSITIVO
NA
APRENDIZAGEM
E
DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
APROVADO
31
ICBS
ORGANIZAÇÃO DA COLEÇÃO DIDÁTICA DE
EQUINODERMOS (DEUTEROSTOMIA,
ECHINODERMATA) DO ICBS-UFAL,
DURANTE A DISCIPLINA “INVERTEBRADOS
II”
APROVADO
32
Penedo
Wendesley Pereira Nunes1;
Lívia Maria Loureiro da
Silva1; Lupin Martins Lisboa
Teles1; João Alberto Farinelli
Pantaleão
Fernando Mizael da Silva1;
Maria
Lenilda
Caetano
França2
POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
BÁSICA
DO
BRASIL:
ASPECTOS
FUNDAMENTAIS DA EXPERIÊNCIA NA
MONITORIA COM OS LICENCIANDOS EM
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
APROVADO COM
MODIFICAÇÃO
O texto traz informações muito importantes. Porém,
precisa deixar claro qual o objetivo do Trabalho e qual
a metodologia adotada. O que foi realizado e como foi
realizado?
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
33
Penedo
34
Penedo
35
Arapirac
a
Alielson Silvino do Santos1;
Leonardo Broetto2
36
ICBS
37
Penedo
38
ICBS
Matheus Eduardo Bastos
Ramos1; Pamela Oliveira
Lima1;
Lucas
Willian
Mendonça
Wanderley1;
Tamí Mott 4
Gabriel
José
Gregório
Vieira1; Katily Luize Garcia
Pereira2
José Vinícius Melo da
Silva1; Bruna Ramos
Cavalcante2; Gentileza
Santos Martins Neiva
39
ICBS
40
ICBS
41
ICBS
Hygor
Maikon
Ramos1;
Maria
Lenilda
Caetano
França2
Gustavo Carvalho dos Santos1;
Auceia Matos Dourado2
Lucas
Willian
Mendonça
Wanderley1; Matheus Eduardo
Bastos
Ramos2;
Pamela
Oliveira
Lima3;
Robson
Guimarães dos Santos4; Tamí
Mott5
Lupin Martins Lisboa Teles1;
Wendesley Pereira Nunes1;
Lívia Maria Loureiro da
Silva1; João Alberto Farinelli
Pantaleão2
Leticia Beatriz Cavalcante
Melo1, Leonora TavaresBastos2
PROFISSÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NA
MONITORIA COM OS LICENCIANDOS EM
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PROGRAMA DE MONITORIA: EXPERIÊNCIA
PEDAGÓGICA NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO
ACADÊMICA
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA
DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR E
MOLECULAR:
IMPORTÂNCIA
NA
FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE
REPRESENTATIVIDADE DE ANFÍBIOS NO
ACERVO DO LABORATÓRIO
DIDÁTICO DE CORDADOS DO INSTITUTO
DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ICBS/UFAL
APROVADO
TRABALHANDO PRÁTICA ALTERNATIVAS
PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE
PARASITOLOGIA
TRANSFORMANDO O ENSINO DA
HISTOLOGIA: UMA ABORDAGEM
INTERATIVA COM KAHOOT E
HISTOPATOLOGIA
APROVADO
APROVADO
APROVADO
Faltou excluir a última página do template.
APROVADO COM
MODIFICAÇÃO
Faltou destacar a importância ou o papel da
monitoria/monitor no texto.
APROVADO
UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA APROVADO COM Faltou destacar a monitoria no texto. Qual a
CONHECER OS “PEIXES” DA COLEÇÃO
importância para a monitoria/monitor?
MODIFICAÇÃO
DIDÁTICA DE CORDADOS
USO DE TDIC’s (TECNOLOGIAS DIGITAIS DA APROVADO
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO)
PARA INCREMENTAR A APRENDIZAGEM DE
DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR
USO METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO
DE APRENDIZAGEM DE
HISTOLOGIA
APROVADO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
ÁREA – CIÊNCIAS DA SAÚDE
UNID
AUTORES
TEMA
42
EENF
43
Arapiraca
Tiago Sotero da Silva A CONSTRUÇÃO DA LINHA DO TEMPO COMO APROVADO
Santos1; Sophia Renara de ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Moraes Melo2; Lenira Maria PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DE
Wanderley
Santos
de ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Almeida3; Danielly Santos
dos Anjos Cardoso4
Paulo Cezar Soares da
A CURADORIA DE CONTEÚDO NA
APROVADO
Silva Junior1; Hélen
MONITORIA DE FUNÇÕES VITAIS 3 NO
Rodrigues da Rocha2;
CONTEXTO DA APRENDIZAGEM ATIVA DA
Janaina Andrade Lima
GRADUAÇÃO EM MEDICINA
Salmos de Brito3
44
Arapiraca
Danilo da Silva Oliveira1;
Johann
Matheus
Nascimentos dos Santos2;
Jussara
Almeida
de
Oliveira Baggio3
45
ICF
46
FAMED
Bruna Vanessa Merêncio de A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE APROVADO
Araújo Montenegro1; Gabriel PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE
Fernando Vitorino2; Larissa FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Iolanda
Moreira
de DA MONITORIA DE TOXICOLOGIA
Almeida3;
Maria
Aline
Barros Fidelis de Moura4
Roger Kayan Ferraz1; Italo A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO APROVADO
Henrique Costa Pereira2; MECANISMO DE APERFEIÇOAMENTO
Raphael Caldas Lourenço3; PEDAGÓGICO E COMO FERRAMENTA
COMPLEMENTAR DO APRENDIZADO
Lucas Anhezini4
A DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS COMO
FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA
ANATOMIA HUMANA
AVALIAÇÃO
APROVADO
JUSTIFICATIVA
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
47
EENF
48
Arapiraca
49
ICF
50
FOUFAL
51
EENF
52
ICF
53
Arapiraca
54
FAMED
Bruna Aguida Viana da A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA EM AULAS
NA
GRADUAÇÃO
DE
Paz1; Vitória Braz de PRÁTICAS
Almeida2; Izamara Freitas ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
de Melo3; Vinicius Luiz
Farias Oliveira Leandro4;
Isabel
Comassetto5;
Christefany Régia Braz
Costa6
Rafael Henrique da Silva A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA
DE
AUXOLOGIA
E
Calmon1; Arnaldo Tenório DISCIPLINA
CINEANTROPOMETRIA:
ATUAÇÃO
NA
da Cunha Júnior
TURMA DO 6° PERIDO DE LICENCIATURA
EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UFAL CAMPUS
ARAPIRACA
Maria Clediane Ferreira dos A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO CURSO
Santos1; Magna Suzana DA SAÚDE: ELO DE INTEGRAÇÃO ENTRE O
Alexandre Moreira2
ENSINO E APRENDIZAGEM
APROVADO
Bruna Machado da Cunha A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA A
DE
PROFISSIONAIS
Lima1; Victor de Melo FORMAÇÃO
Soares2; Daniel Pinto de COMPETENTES
Oliveira3, Rafaela Andrade
de Vasconcelos4, Leopoldo
Cosme Silva5
Melyssa Marx Nunes dos A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS AOS
Santos1; Luana Camily de CAMPOS DE ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO
Oliveira
Costa2;
Lenira PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO
Maria Wanderley Santos de PROFISSIONAL: UM RELATO DE
Fulano
de
Almeida3; EXPERIÊNCIA
Danielly Santos dos Anjos
Cardoso4
Ana Cláudia Nascimento A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE
Sobreira, Luciano Grillo.
MONITORIA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS
DOCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
APROVADO
APROVADO
APROVADO
Excluir a palavra Resumo, revisar o texto e substituir as
palavras repetidas como “consigo” “foi feito” “mostrar”
Substituir “pode trazer” por “pode proporcionar”.
APROVADO
APROVADO
Clécio Alves e Silva1; A INCLUSÃO DO ‘DABLE DARE’ NA APROVADO
Hélen
Rodrigues
da MONITORIA DE MECANISMOS DE
Rocha2; Janaina Andrade AGRESSÃO E DEFESA NA GRADUAÇÃO EM
Lima Salmos de Brito3
MEDICINA
Claudionor Santos Melo1; A INTEGRAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS APROVADO
Márcio Antônio Gomes Reis MONITORES NA REFORMULAÇÃO DE UM
Não precisa identificar o monitor no texto.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
Junior2; Josineide Francisco INSTRUMENTO
DE
AVALIAÇÃO
DE
Sampaio
ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DO
CURSO DE MEDICINA DA UFAL
Iany Ranielly Silva Costa1; A MONITORIA COMO APOIO DO PROCESSO APROVADO
Maria Eduarda da Silva ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE
Lopes2; Terezinha da Rocha BIOQUÍMICA
1:
UM
RELATO
DE
Ataide 3
EXPERIÊNCIA
55
FANUT
56
FANUT
Aline
Durski
Canavez
Schulz1; Mayara Ingrid
Barboza Santos2; Risia
Cristina Egito de Menezes3
A MONITORIA NA DISCIPLINA DE SAÚDE E
SOCIEDADE:
CONTRIBUIÇÃO
NA
FORMAÇÃO DO DISCENTE DE NUTRIÇÃO
APROVADO
57
FAMED
A MONITORIA APROXIMANDO O ALUNO DO
PROFESSOR E DA CARREIRA DOCENTE
APROVADO
58
FANUT
Maria Luiza Bomfim de
Paula1, Ana Paula de
Souza e Pinto3, Arlindo
Gabriel
Mamede
Cossolosso2,
Arlyson
Diogo Souto Bezerra2,
Beatriz Pereira Braga2
Adonay Guedes Cirino1;
Juliana Célia de Farias
Santos2
A MONITORIA COMO INSTRUMENTO PARA
A CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO
CLÍNICO DE DISCENTES: RELATO DE
EXPERIÊNCIA EM UM AMBULATÓRIO DE
NEFROLOGIA
APROVADO
59
FOUFAL
A MONITORIA EM ENDODONTIA COMO
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
APROVADO
60
EENF
A PARTICIPAÇÃO DOS MONITORES NOS
SEMINÁRIOS DA DISCIPLINA DE SAÚDE DO
ADULTO E DO IDOSO 2
APROVADO
Victor de Melo Soares1;
Bruna Machado da Cunha
Lima2; Daniel Pinto de
Oliveira3, Rafaela Andrade
de Vasconcelos4, Leopoldo
Cosme Silva5
Mariana
Gomes
Carnaúba1;
Izamara
Freitas de Melo2; Bruna
Aguida Viana da Paz3;
Vinicius Luiz Farias Oliveira
Leandro4; Christefany Régia
Braz Costa
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
61
FANUT
Maria Eduarda da Silva
Lopes1; Gabriela Rossiter
Stux Veiga
A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS APROVADO
NA MONITORIA DE GESTÃO DA
QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
2: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
62
FANUT
Lilian Gabrielly dos Santos
Lacerda1; Gentileza Santos
Martins Neiva2
A
UTILIZAÇÃO
DE
RECURSOS APROVADO
TECNOLÓGICOS
NO
PROCESSO
DE
ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTOLOGIA
63
EENF
64
Arapiraca
Rubenita Kelly de Lima A UTILIZAÇÃO DE SIMULADOS COMO APROVADO
Silva1, Vitória Braz de FERRAMENTA DE APRENDIZADO NA
Almeida2, Bruna Aguida GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Viana da Paz3;Vinícius Luiz
Farias Oliveira Leandro4;
Thaís
Honório
Lins
Bernardo5;
Christefany
Régia Braz Costa6
Johann Matheus Nascimentos A UTILIZAÇÃO DO OSPE COM INSTRUMENTO APROVADO
dos Santos1; Danilo da Silva
IMPORTANTE PARA O APRENDIZADO DOS
Oliveira2; Jussara Almeida de CONTEÚDOS DE ANATOMIA HUMANA
Oliveira Baggio3
65
Arapiraca
Letícia Beatriz de Oliveira
Silva1; Renaildo Lima dos
Santos2; Victória Fortaleza
Bernardino3; Sóstenes
Ericson4
ACOMPANHAMENTO TUTORIAL REALIZADO APROVADO
PELO MONITOR E SEUS
BENEFÍCIOS NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM
66
Arapiraca
Rafaela Aquino da Silva1;
Maria Vitória de Souza
Moreira2; Larissa Gabriella de
Souza Sá3; Luciana Rúbia
Pereira Rodrigues4
AMPLIAÇÃO DO PAPEL DO MONITOR NO APROVADO
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM
RELATO DE EXPERIÊNCIA
67
ARAPIRACA
Júlia Hosana da Silva1; Kelly Aprimorando a Assistência à Saúde do Adulto:
Ferreira DosSantos Lima2; O Papel Vital da Monitoria
Ana Karolina Santos Silva3;
Patrícia de Paula Alves
Costa da Silva4; Thayse
Gomes de Almeida5.
APROVADO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
68
FANUT
69
EENF
70
Arapiraca
71
FOUFAL
72
FOUFAL
73
EENF
Yrla Carla Barbosa Silva1; ASSISTÊNCIA PERSONALIZADA PARA O
DO
RACIOCÍNIO
Júlia Regina Sarmento de DESENVOLVIMENTO
NA
NUTRIÇÃO
MATERNOAlbuquerque2;
Maria CLÍNICO
Beatriz Leal de Lima INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ferreira3; Myrtis Katille de
Assunção Bezerra4
Sophia Renara de Moraes ATIVIDADES LÚDICAS E MONITORIA:
Melo1; Tiago Sotero da CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM DE
Silva Santos2; Lenira Maria DISCENTES DO PRIMEIRO PERÍODO DE
Wanderley
Santos
de ENFERMAGEM
Almeida3; Danielly Santos
dos Anjos Cardoso4
Laryssa Maria de Sousa ATRAVÉS DA SAÚDE E SOCIEDADE: A
Farias1,
Lenira
Maria BUSCA DE NOVOS HORIZONTES
Wanderley de Almeida2,
Danielly Santos dos Anjos
Cardoso3
APROVADO
APROVADO
APROVADO
COM
MODIFICAÇÃO
DOS
ESTUDANTES
DE APROVADO
Caroline Carnaúba Peixoto AVALIAÇÃO
Rosário1, Gabriela Torres da ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE
Silveira2 , Mateus Moraes FEDERAL DE ALAGOAS QUANTO AO
Costa Guimarães3 , Renata CONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER
Elteque Lima de Oliveira BUCAL
Pereira4,
Luiz
Carlos
Oliveira dos Santos5
Pedro Henrique Nobre CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS APROVADO
Silva1; Maria Carolinne PARA ALUNOS DE ODONTOLOGIA
Morais dos Santos2; Lígia DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS:
Maria Coelho Santos2; RELATO DE EXPERIÊNCIA
Sanniely de Lima Rocha2;
Ricardo
Viana
Bessa
Nogueira3;
Janaina
Andrade Lima Salmos de
Brito4
Rayssa Alves da Silva CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS À SAÚDE E APROVADO
Abraao1; Livia Maria Da A MONITORIA NO CURSO DE
Costa
Gomes
Souza2; ENFERMAGEM
Letícia Gomes Vieira3; Maria
Aparecida
Batista
de
Oliveira4
Escrever o texto em 3ª pessoa. Descrever nelhor a
metodologia, o que foi realizado? De que forma?
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
74
EENF
Luana Camily de Oliveira COMO A REALIZAÇÃO DE DIFERENTES
Costa1; Melyssa Marx FUNÇÕES PELO MONITOR É CAPAZ DE
Nunes dos Santos2; Lenira CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO
Maria Wanderley Santos de DE NOVAS HABILIDADES E
Almeida3; Danielly Santos INTERESSE PELA DOCÊNCIA: UM RELATO
dos Anjos Cardoso4
DE EXPERIÊNCIA
Kaio
Íthalo
Barros CONFECÇÃO DE GUIA PRÁTICO: UM
Cardoso1;
Maria MATERIAL PARA AUXILIAR A PRÁTICA
Thaylanne Aurora Leôncio CLÍNICA E LABORATORIAL EM ENDODONTIA
Lopes2; Clarice da Silva
Santos3; Jenniffer Maxmilla
dos
Santos
Oliveira4;
Daniel Pinto de Oliveira4,
Rafaela
Andrade
de
Vaconcelos5,
Leopoldo
Cosme Silva6
DA
MONITORIA
José Eduardo Ferreira CONTRIBUIÇÕES
Dantas1; Beatriz Domingos ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DO
Silva2; Josefa Yolanda ENFERMEIRO DOCENTE
Vitorio
Costa2; Ana Karla Alves de
Almeida2;
Christiane
Cavalcante
Feitoza3;
Danielly
Cantarelli
de
Oliveira4
Carla Souza dos Anjos1; CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DE “ACE
Lousanny Caires Rocha IV
AIDPI”
NA
PREVENÇÃO
DA
Melo2; Larissa Tenório MORBIMORTALIDADE
INFANTIL
NO
Andrade Correia3; Renise AGRESTE ALAGOANO
Bastos Farias Dias4
APROVADO
75
FOUFAL
76
EENF
77
Arapiraca
78
IEFE
E
POSSIBILIDADES
DA
Marcel Soares Correia1; DESAFIOS
Marcíria Gabryella F. L. MONITORIA EM PSICOMOTRICIDADE
Santos2; Chrystiane V. A. NO CONTEXTO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO
FÍSICA
Toscano3
APROVADO
79
FANUT
Eduarda Mendes Paulino
Silva1; Daniele da Silva
Nunes2; Ana Paula de
Bulhões
Vieira3;
Lídia
Bezerra Barbosa4
APROVADO
APROVADO
APROVADO
DISCIPLINA DE TÉCNICA DIETÉTICA: UM APROVADO
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA
Excelente! Texto claro e objetivo.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
80
FOUFAL
Matheus
Pessôa ELABORAÇÃO DE GUIA DIDÁTICO: UMA
Marques1;
Rebeca FERRAMENTA PARA AUXÍLIAR A
Andrade Galvão Silva2; PRÁTICA CLÍNICA DE ENDODONTIA
Daniel Pinto de Oliveira3;
Leopoldo Cosme Silva4;
Rafaela
Andrade
Vasconcelos5
Géssica Vanessa de Oliveira ENSINO,
PESQUISA
E
EXTENSÃO:
Machado1; Gabriela Araujo DIFICULDADES
DE
CONCILIAR
AS
de Lima Silva2; Mariana ATIVIDADES DE MONITORIA DURANTE A
Limeira
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Duca3; Ana Carolina Santana
Vieira4
Osvaldo
Gomes
do ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O
Carmo1; Bruno Cleiton ENSINO DOS SOCORROS DE
Macedo Do Carmo2
URGÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO
FÍSICA
81
EENF
82
Arapiraca
83
FANUT
Nathálya
Leite
dos
Santos1; Eduarda Correia
Moretti2; George Azevedo
Lemos3
ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE ALUNA APROVADO
COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO
PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA
ANATOMIA
HUMANA:
RELATO
DE
EXPERIÊNCIA
84
FAMED
Raphael
Caldas
Lourenço1; Roger Kayan
Ferraz2; Italo Henrique
Costa
Pereira3;Lucas
Anhezini de Araujo4
ESTUDOS DIRIGIDOS E SUA IMPORTÂNCIA
PARA A MONITORIA
APROVADO
85
ARAPIRACA
Carlos Eduardo Leonel dos
Santos1; Rafael Danyllo da
Silva Miguel2
EXPERIÊNCIA
COMO
MONITOR:
FACILITANDO O APRENDIZADO ATIVO COM
AS MÉTODOS OSPE E TBL
APROVADO
86
EENF
Izamara Freitas de Melo1; EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM AULAS
Mariana Gomes Carnaúba2; TEÓRICAS NA GRADUAÇÃO EM
Vitória Braz de Almeida3; ENFERMAGEM
Rubenita Kelly de Lima
Silva4; Christefany Régia
Braz Costa5
APROVADO
APROVADO
APROVADO
APROVADO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
87
IEFE
EXPLORANDO A ESTRUTURA ANATÔMICA:
Pâmella Sabino da Silva1;
Nathálya Leite dos Santos2; CONFECÇÃO DE ARTICULAÇÕES COM
OSSOS
Rodrigo Freitas Monte
Bispo3
88
EENF
89
FOUFAL
90
ICBS
Vitória Braz de Almeida1; GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O APROVADO
Rubenita Kelly de Lima ENSINO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA
Silva2; Mariana Gomes GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Carnaúba; Bruna Aguida
Viana da Paz4; Janine Melo
de Oliveira5; Christefany
Régia Braz Costa6
Maria Thaylanne Aurora GUIA DE OBTURAÇÃO ENDODÔNTICA APROVADO
Leoncio Lopes1; Kaio Íthalo COMO FERRAMENTA DE ENSINO E
Barros Cardoso2; Clarice da ORIENTAÇÃO PRÁTICA NA DISCIPLINA DE
Silva
Santos3;Jenniffer ENDODONTIA LABORATORIAL
Maxmilla
dos
Santos
Oliveira4; Leopoldo Cosme
Silva5; Daniel de Oliveira
Pinto 6; Rafaela Andrade de
Vasconcelos7
Mateus Moreira Guedes HISTOLOGIA BÁSICA E ACESSIBILIDADE APROVADO
Arruda1; Leonora Tavares- VISUAL: SUPERAÇÃO DE BARREIRAS E
Bastos2; Igor Santana de GARANTIA DO DIREITO DE APRENDIZADO
Melo
HISTOLÓGICO
91
IEFE
João Lisboa Calheiros
Neto1; Prof.a Dra. Soraya
Dayanna
Guimarães
Santos2
IMPACTO DA DISCIPLINA “EDUCAÇÃO E
DIVERSIDADE” NA FORMAÇÃO
CRÍTICA DOS ESTUDANTES DO CURSO DE
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM
RELATO DE EXPERIÊNCIA
APROVADO
92
Arapiraca
Helloisa Matias Cavalcante IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS INOVADORAS
de Lima1; Renise Bastos EM SAÚDE DA CRIANÇA, COM ÊNFASE NA
Farias
Dias2;
Larissa ESTRATÉGIA AIDPI: MÉTODO UTILIZADO
Tenório Andrade Correia3; POR MONITORES E DISCENTES DE
Sóstenes Ericson4
ENFERMAGEM
APROVADO
APROVADO
Trabalho muito interessante!
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
93
94
95
Karolina Nascimento de O
MONITOR-TUTOR
COMO
Sousa
Lima1;Ianny CORRESPONSÁVEL NO PROCESSO DE
Ranielly Silva Costa1; ENSINO-APRENDIZAGEM
DE
SEUS
Délis Barbosa Soares
MONITORADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
1; Bruna Merten Padilha
NA MONITORIA DE GESTÃO DA QUALIDADE
2;
Thaysa
Barbosa NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS 1
Cavalcante Brandão2
Arapiraca Philippe Oliveira Lima1; O USO DOS MÉTODOS OSPE E SPOT
David Lisboa Silva2; EXAMINATION EM MONITORIAS PARA O
Guylherme
Oliveira APRENDIZADO DE CORRELAÇÕES
Lima3; Rafael
ANATOMOCLÍNICAS NO CURSO DE
Danyllo da Silva Miguel4; MEDICINA
Jaiurte Gomes Martins da
Silva5
ICBS
Cleverson de Castro MODELO ESPACIAL DA CABEÇA ÓSSEA
Miguel1; Felipe Oliveira COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA
Soares de Lima2; Hyago ENSINO DE ANATOMIA
FANUT
96
ICF
97
Arapirac
a
98
FAMED
Gabriel Mendes Ferreira
de Melo3; Maria Alyce
Catonio Silva4; Fernando
José Camello de Lima5;
Olavo Barbosa Neto6
; George Azevedo Lemos7
Fernanda Alexandre da
Silva1; Carlos Eugênio
Ataíde2; Maria Aline
Barros Fidelis de Moura3
MONITORIA É ENSINO, INDISSOCIÁVEL
COM PESQUISA E EXTENSÃO:
EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ENSINO DA
TOXICOLOGIA
APROVADO
*Excluir as orientações padrão do template
APROVADO
APROVADO
APROVADO
Hélen Rodrigues da
MONITORIA DE TUTORIA NO CONTEXTO APROVADO
Rocha1; Janaina Andrade DA
APRENDIZAGEM
ATIVA
NA
Lima Salmos de Brito2
GRADUAÇÃO EM MEDICINA: RELATO DE
EXPERIÊNCIA
Ana
Carolina
Valerio MONITORIA ACADÊMICA DE EMBRIOLOGIA: APROVADO
Lana1; Danielle Vieira de RELATO ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DE
Barros2; Lucas Anhezini3; METODOLOGIAS ATIVAS
Seguir a ordem do template. Após o texto é que devem ser
inseridas as palavras-chaves. Excluir as referências.As
informações dos autores devem estar no rodapé.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
99
Arapiraca
Bruna Rykelly Ramos dos
Santos1;
Danielly
Cantarelli de Oliveira2
MONITORIA ACADÊMICA E O USO DE QUIZ
COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DE
APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
APROVADO
100
FAMED
Marcos Vinícius Freitas
Lima1; Adriana Ximenesda-Silva
MONITORIA EM NEUROFISIOLOGIA: DA
SALA DE AULA ÀS REDES SOCIAIS
APROVADO COM
MODIFICAÇÃO
101
Arapiraca
MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINONathalí da Silva Araújo
1; Patrícia de Paula Alves APRENDIZAGEM DO DISCENTE
MONITOR NA PRÁTICA PROFISSIONAL
Costa da Silva2
INTEGRATIVA:
UM
RELATO
DE
EXPERIÊNCIA
102
FANUT
José
Tallys
Santos
Silva1; Délis Barbosa
Soares2; Maria Eduarda
da Silva Lopes3;Thatiana
Regina Fávaro4
103
EENF
Thaynara Celestino de O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO
Lima1; José Vinícius Melo FACILITADORAS DO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM
DA
DISCIPLINA
DE
da Silva2; Bruna Ramos
Cavalcante3;
Jamylle HISTOLOGIA: UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA
Nunes de Souza Ferro4
APROVADO
MONITOR COMO COLABORADOR ATIVO: APROVADO
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA
DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
APROVADO
Faltou apenas o objetivo do trabalho.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
104 Arapiraca
105 Arapiraca
106 FAMED
107 ICF
108 EENF
David Lisboa Silva1; O USO DE ATLAS EM VÍDEO COMO APROVADO
Guylherme Oliveira FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DA
Lima
2;
Philippe HISTOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA
Oliveira Lima3; Rafael
Danyllo
da
Silva
Miguel4;
Jaiurte
Gomes Martins da
Silva5
Gustavo
Fagundes O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA APROVADO
dos Santo1; Júlio PRÁTICA DE MONITORIA ACADÊMICA NO
César dos Santos CURSO DE MEDICINA
Alves2;
Raimundo
Rodrigues de França
Junior
3; Sandra Taveiros de
Araújo 4
Cecíllia
Bastos O USO DE UMA METODOLOGIA ATIVA E A APROVADO
Paulino1;
Pedro SUA EFICÁCIA NA MONITORIA
Henrique
Valerio DE PRINCÍPIOS DA FARMACOLOGIA
Lana2; Thayna Costa
Tenório
Ribeiro
Neves3;
Marcelo
Duzzioni4
Álvaro
Arthur
do O USO DE ROTEIROS DIDÁTICOS COMO APROVADO
Nascimento Soares1
FERRAMENTA DE TRIAGEM EM
; Jessica Cavalcante AULAS PRÁTICAS NO CURSO DE
Martins2; Círia Vieira FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Barbosa3;
Luciano
Aparecido Meireles
Grillo4
Bruna Ramos
Cavalcante1; José
Vinícius Melo da Silva
2; Thaynara Celestino
de Lima 3; Jamylle
Nunes de Souza
Ferro4
O USO DO WHATSAPP E DO GOOGLE MEET
COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NA
HISTOLOGIA
APROVADO
O texto deve estar no formato JUSTIFICADO.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
109 EENF
Guylherme Oliveira O USO DE GINCANA EM MONITORIA PARA
Lima1; David Lisboa APRENDIZADO DE MORFOLOGIA
DE
FORMA
LÚDICA:
A
Silva2;
Phillipe HUMANA
Oliveira Lima3; Rafael COMPETIÇÃO COMO FOMENTADORA DO
Danyllo
da
Silva CONHECIMENTO
Miguel4;
Jaiurte
Gomes Martins da
Silva5
APROVADO
110 Palmeira
Rosiane Campos dos OPORTUNIDADES E DESAFIOS: ANÁLISE
DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE
Santos1; Silvana
POLÍTICA SOCIAL DURANTE A PANDEMIA
Márcia de Andrade
Medeiros2
APROVADO
111 CECA
João Victor Lessa
APROVADO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL:
Barroso1; Jadson Lucas EXPLORANDO O POTENCIAL DAS
Teixeira de Verçosa2;
VIDEOAULAS PARA O APRENDIZADO
Yuri Gabriel de Souza
EFETIVO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA
Alves3; Danillo de Souza TOPOGRÁFICA
Pimentel4
APROVADO
Daniel
Maciel PROJETO DE NEWSLETTER:
Resende1;
Mateus APROXIMANDO O ALUNO DA DISCIPLINA E
Moreira
Guedes DO COTIDIANO ENVOLVIDO
Arruda2; Igor Santana
de Melo3; Jamylle
Nunes
de
Souza
Ferro4
Marina
Taissa PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NAS APROVADO
Santiago da Silva1; ATIVIDADES DE MONITORIA EM
Emilly Nicolle de Lima DISCIPLINA PRÁTICA DA ENFERMAGEM:
2;
Breno
Gomes RELATO DE EXPERIÊNCIA
Monteiro3;Ivanise
Gomes
de
Souza
Bittencourt4
Breno
Gomes RELATO DE EXPERIÊNCIA: O MONITOR APROVADO
Monteiro1;
Marina COMO PONTE ENTRE A ANATOMIA E
Taissa Santiago da OS PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM
Silva 2; Emilly Nicolle PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
de
Lima3;Ivanise
Gomes de Souza
Bittencourt4
112 FAMED
113 EENF
114 EENF
Substituir “temos o objetivo’ por “tem o objetivo”.
“Organizamos” por “foram organizados”. O texto todo
deve está em 3ª pessoa.
Precisa colocar o formato do texto JUSTIFICADO.
Excelente trabalho!
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
115 FOUFAL
116 EENF
117 ICF
118 ARAPIRACA
119 ICF
120 ARAPIRACA
121 EENF
Brunno
Raxyson VISITAS TÉCNICAS COMO ESTRATEGIA
Gomes da Silva1; Vitor PEDAGÓGICA: PRÁTICAS DE CAMPO NO
ENSINO DA SAÚDE COLETIVA
Rafael da Silva
2; Antônio Amorim de
Araújo3
POTENCIALIDADES DA PRODUÇÃO DE
Lorrane Costa de
LIVRETOS COMO MATERIAL DIDÁTICO
Espíndola Santos1;
Geisly Hellen Vieira de PARA O APRENDIZADO DOS DISCENTES E
Melo Santos2, Ivanise MONITORES DO CURSO DE ENFERMAGEM
Gomes de Souza
Bittencourt3
Nataly
Christine LABORATÓRIOS VIRTUAIS E
Soares
Gama1; PRESENCIAIS: A IMPORTÂNCIA DAS
Sâmia Andrícia Souza AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA
FARMACOGNOSIA 2
da Silva2
APROVADO
Claude Marise dos SIMULAÇÕES
REALÍSTICAS
DE
Santos
Silva1; CONSULTAS DE ENFERMAGEM EM
Adryelle
Aparecida PRÉ-NATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
dos Santos2; Mairy
Edith Batista Sampaio
3; Sandra Taveiros de
Araújo4
Larissa
Iolanda TOXICOLOGIA APLICADA NA FORMAÇÃO
Moreira de Almeida1; FARMACÊUTICA:
ENSINANDO
E
Bruna
Vanessa APRENDENDO COM A MONITORIA
Merêncio de Araújo
Montenegro2; Maria
Aline Barros Fidelis
de Moura3
Renaildo Lima dos UTILIZAÇÃO
DE
DINÂMICA
EM
Santos1;
Letícia METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE
Beatriz de Oliveira EXPERIÊNCIA
Silva2;
Victória
Fortaleza
Bernardino3;
Sóstenes Ericson4
Vinicius Luiz Farias PARTICIPAÇÃO DOS MONITORES NA
Oliveira
Leandro1; RESOLUÇÃO DE CASOS CLÍNICOS COMO
Izamara Freitas de ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Melo2
NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
APROVADO
APROVADO
APROVADO
APROVADO
APROVADO
APROVADO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
122 FAMED
123 EENF
124 IEFE
125 ICBS
126 Arapiraca
;
Mariana
Gomes
Carnaúba3; Rubenita
Kelly de Lima Silva4,
Wanderley
Barbosa
Dos
Santos5,
Christefany Régia Braz
Costa6
Márcio Antônio Gomes REUNIÕES PERÍODICAS E PARTICIPAÇÃO
ATIVA: O PAPEL DO MONITOR NA
Reis Júnior1
CONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA
; Claudionor Santos
Melo2; Josineide
Francisco Sampaio3
Jéssica Kallyne da RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DAS
Silva
Tavares1; TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO
Giovanna Nunes da PARA A MONITORIA EM SAÚDE DA MULHER.
Gama Melo2; Hamilka
Beatriz
Bernardino
Barbosa3;
Jovânia
Marques De Oliveira E
Silva
E
POSSIBILIDADES
DA
Marcel Soares Correia* DESAFIOS
Marcíria
Gabryella MONITORIA EM PSICOMOTRICIDADE NO
Flores Lima Santos**
Chrystiane
V.
A. CONTEXTO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO
FÍSICA
Toscano***
Laryssa Bezerra dos MANUAL DO MONITOR DE
MICROBIOLOGIA COMO UM FACILITADOR
Santos1;Dayane
Lourenço Ferreira1; NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E
Emmily Margate L. R. ATUAÇÃO DOS NOVOS MONITORES
De Barros2; Amanda
Lys dos Santos Silva3
João Victor Santos RELADO DE ESPERIÊNCIA EM MONITORIA
DE CINESIOLOGIA NA TURMA DO 5°
Silva
PERIDO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO
FÍSICA – UFAL CAMPUS ARAPIRACA
APROVADO
APROVADO
APROVADO COM Faltou o objetivo do trabalho. Utilizar o modelo de template
disponibilizado.
MODIFICAÇÃO
APROVADO
Parabéns!
1. A ideia é bacana mas precisa melhorar o texto. Faltou
APROVADO COM
descrever o objetivo do trabalho e os resultados.Além
MODIFICAÇÃO
disso, para ser aprovado necessita da informação
referente ao prof. Orientador.
Substituir “Como monitores, assumimos” por “os
monitores assumem”, “organizamos” por “foram
organizadas”
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
127 FAMED
128 FAMED
129 FAMED
130 FAMED
131 Arapiraca
132 Arapiraca
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A
VALORIZAÇÃO E ENTENDIMENTO
DOS PROCESSOS CIENTÍFICOS DE
QUALIDADE: MONITORIA DE MEDICINA
BASEADA EM EVIDÊNCIAS
Cecilia
Guimarães USO DE FORMULÁRIOS PARA REVISÕES
Barcelos1; Jessica de PERIÓDICAS COMO FERRAMENTA
Sousa
Oliveira1; DA MONITORIA
Pedro Giacomini de
Souza1; Luis Filipe
dos Santos Costa1;
Iramirton Figuerêdo
Moreira2
Isaac José de Lima USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE
Lôbo
Pereira1; APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DO
Janaina
Andrade MÓDULO DE ANESTESIA LOCAL EM
Lima
Salmos
de ODONTOLOGIA: UM RELATO DE
Brito2;Ricardo Viana EXPERIÊNCIA
Bessa Nogueira3
Italo Henrique Costa UTILIZAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS COMO
Pereira1;
Raphael RECURSO METODOLÓGICO
Caldas
Lourenço2; DIDÁTICO NA DISCIPLINA DE EMBRIOLOGIA
Roger Kayan Ferraz3; HUMANA
Lucas Anhezini
Victória
Fortaleza PBL E A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES
Bernardino1; Letícia PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA
Beatriz de Oliveira FACILITADORA DO PROCESSO DE
Silva2; Renaildo Lima ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE
dos
Santos3; EXPERIÊNCIA
Sóstenes
Ericson
Vicente da Silva4.
Rhayssa
Irlley MONITORIA COMO FERRAMENTA DE
Pinheiro
Pereira1; ENSINO-APRENDIZAGEM EM PROCESSO
Maria Flávia Oliveira DE ENFERMAGEM E PROCEDIMENTOS DO
de Santana2; Irys CUIDADO I
Natalhia Maia de
Sousa3;
Jamerson
Herlon Teodozio da
Costa4;
Josineide
Soares Da Silva5
Higor Bezerra Lima1;
Antônio Fernando de
Sousa Bezerra
APROVADO
APROVADO
APROVADO
APROVADO
APROVADO
APROVADO
Na formatação, utilizar espaçamento simples. A cor da
fonte também está diferente.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
133 ICF
Kamyla Ellen Correia
da Silva1; Leonora
Tavares-Bastos
REVISÃO PRÁTICA UTILIZANDO MODELOS
DIDÁTICOS DE MASSA DE
MODELAR PARA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO
DE HISTOLOGIA
APROVADO
O trabalho está aprovado. Sugiro apenas verificar a
última frase que está confusa.
ÁREA – CIÊNCIAS HUMANAS
134
135
UNID
AUTORES
TEMA
APLICAÇÃO
DO
BALANÇO
HÍDRICO
IGDEMA Kallyne Teixeira Santos1;
Jório Bezerra Cabral Junior2 CLIMATOLÓGICO COMO SUBSÍDIO PARA
GESTÃO E PLANEJAMENTO DO USO DOS
RECURSOS HIDROLÓGICOS
IGDEMA Mikael Eduardo Silva
Ferreira1; Bruno Ferreira2
A REALIZAÇÃO DE AULAS DE CAMPO DE
GEOMORFOLOGIA LITÓRANEA NO
ENSINO DE GEOGRAFIA
AVALIAÇÃO
JUSTIFICATIVA
REPROVADO
Qual o objetivo do trabalho? Qual foi o papel do
monitor ou da monitoria nesse contexto?
De acordo com o edital n.º82/2023 poderão ser submetidos
Trabalhos
que
versem
sobre
a
experiência
enquanto monitor, podendo discorrer sobre como a monitoria
contribui
para
a
formação acadêmica e iniciação à docência, ou sobre
metodologias
adotadas
para facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos
estudantes
assistidos,
bem como objetos pesquisados durante a prática de monitoria
relacionados
a
educação, sala de aula e interação professor-estudante
Qual o objetivo do trabalho? Qual foi o papel do
monitor ou da monitoria nesse contexto? Qual a
metodologia adotada? O que foi realizado?
De acordo com o edital n.º82/2023 poderão ser submetidos
Trabalhos
que
versem
sobre
a
experiência
enquanto monitor, podendo discorrer sobre como a monitoria
contribui
para
a
formação acadêmica e iniciação à docência, ou sobre
metodologias
adotadas
para facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos
estudantes
assistidos,
bem como objetos pesquisados durante a prática de monitoria
relacionados
a
educação, sala de aula e interação professor-estudante
REPROVADO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
136 IP
José Matheus Costa dos RAÇA, GÊNERO E UBERIZAÇÃO NA
Santos1Juliana Barcelos DISCIPLINA DE RELAÇÕES DE TRABALHO
Leandro da Silva2; Cristina I.
Camelode Azevedo.
137 ICHCA
Olliver Magno Santos1
; Prof. Dra. Taynam Santos
Luz Bueno
A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA EM HISTÓRIA APROVADO
DA FILOSOFIA ANTIGA 1:
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE
FUTUROS FILÓSOFOS
138 IGDEMA
Débora Vitória Silva de
Souza1; Simone Affonso
da Silva2
EXPERIÊNCIA COM A MONITORIA NA
DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO REGIONAL
E TERRITORIAL
APROVADO
139 CEDU
Milena Vieira dos Santos1;
Monalisa Omena Sandes2
Débora Cristina Massetto3
O
USO
DA
WEBQUEST
COMO
METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO
DOCENTE:
REFLEXÕES
SOBRE
O
PROCESSO AVALIATIVO
APROVADO
140 ICS
Rita de Cássia Bezerra
Higino1;
Luciana
da
Conceição
Farias
Santana2
A RELAÇÃO MONITOR-ESTUDANTES NA
DISCIPLINA DE PROJETO DE PESQUISA
APROVADO
141 CEDU
Mylena
França
de O PROGRAMA DE MONITORIA COMO UMA
Oliveira1; Maria Dolores POSSIBILIDADE DE CAMINHO PARA
A PESQUISA ACADÊMICA
Fortes Alves2
APROVADO
142 CEDU
Mariana
Silva
Souza A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA
Gomes1; Ivanildo Gomes HISTÓRIA PARA A FORMAÇÃO DE
PEDAGOGOS
dos Santos
APROVADO COM O texto está bem escrito. Porém, a proposta desse 1º momento
é apenas um resumo digitado, em um único parágrafo, com
MODIFICAÇÃO
o mínimo 01 página e máximo de 02 páginas, em fonte
Arial, tamanho 11, espaço simples, justificado, contendo:
introdução, objetivos, metodologia, resultados e as
considerações finais, mesmo que parcialmente.
Observar o template.
DE
APROVADO COM
MODIFICAÇÃO
O texto precisa ser refeito. A introdução está muito
longa e repetitiva trazendo muitos conceitos dispostos
nos regulamentos do Programa e da disciplina.Não
ficou claro qual o objetivo do trabalho.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
143 IGDEMA
144 IGDEMA
145 IGDEMA
OBRA
JOÃO
APROVADO
DESCONSTRUINDO
ESTEREÓTIPOS
SOBRE OS POVOS INDÍGENAS A PARTIR
DA INTERAÇÃO ESCOLA – UNIVERSIDADE
NAS AÇÕES DA DISCIPLINA GEOGRAFIA
AGRÁRIA
INSTITUTO
ARCHEOLOGICO
E
Renan
Rubert
Rosas O
Neto1; Antonio Alfredo GEOGRAPHICO ALAGOANO – IAGA E O
PENSAMENTO GEOGRÁFICO EM ALAGOAS
Teles de Carvalho2
APROVADO
Alberthy
Jaime
Silva
Machado1;
Ingrid
Marcelino Afonso da Silva
2; Antônio Alfredo Teles de
Carvalho3
David Matheus da Silva
Frade1; Cirlene Jeane
Santos e Santos2
A GEOGRAFIA SUBJACENTE A
“HISTÓRIA DAS ALAGOAS” DE
CRAVEIRO COSTA
APROVADO
146 Penedo
Maria Lenilda Caetano
França1; Fernando Mizael
da Silva2; Debora Anny
Santos Liberato3
POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
BÁSICA DO BRASIL (POEB): EXPERIÊNCIAS
COM OS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
APROVADO
147 IP
Mylene Maria Ferreira dos
Santos1; Rodrigo Barros
Gewehr2
O livre exercício da monitoria sob o amparo
docente
APROVADO
148 Palmeira
Ingrydy Lara Araújo Silva1;
Maria Alice Teodoro Silva2;
Anidayê Angelo Amorim3;
Maria Augusta Costa dos
Santos4
Karina da Silva Figueiredo1
Luiza Cristina Silva-Silva
A MONITORIA COMO UMA PRÁXIS
POTENCIALIZADORA DE COMPREENSÃO
DA REALIDADE SOCIAL
APROVADO
AS POTENCIALIDADES DO USO DE
DIFERENTES LINGUAGENS DIDÁTICAS
DENTRO E FORA DA SALA DE AULA
APROVADO
GEOGRAFIA URBANA E O ENSINO DA
MULTIDIMENSIONALIDADE DO ESPAÇO
APROVADO
149 CEDU
150 IGDEMA
Danilo Bernardo Ribeiro 1;
Luciane
Maranha
de
Oliveira Marisco2
URBANO CONTEMPORÂNEO
151 IGDEMA
Jeane Borges dos Santos1;
Marta
da
Silveira
Luedemann2
PRODUÇÃO DE ACERVO: A IMPORTÂNCIA
DA ATUALIZAÇÃO DE DADOS E
BIBLIOGRAFIA
NA
DISCIPLINA
DE
GEOGRAFIA ECONÔMICA
APROVADO COM Faltou descrever os resultados alcançados e as considerações
finais.
MODIFICAÇÃO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
A MONITORIA NO ÂMBITO ACADÊMICO DAS
UNIVERSIDADES FEDERAIS: UFAL E UFPE
APROVADO
A IMPORTÂNCIA DA MONTORIA E DA
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA
FORMAÇÃO
PROFISSIONAL
DO
GEÓGRAFO: RELATO DE EXPERIÊNCA NO
PROJETO EDUCAPA
Wagner de Jesus Santos1; O POTENCIAL INOVADOR DAS PRÁTICAS
DE ENSINO EM GEOGRAFIA NA
Simone Affonso da Silva2
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NA
DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA
APROVADO
A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NA
DISCIPLINA DE ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
EM
EDUCAÇÃO
INFANTIL PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA
APROVADO
152 ICS
Gabriel Augusto Miranda
Setti1
153 IGDEMA
Sarah Lima Nascimento1;
Simone Affonso da Silva
154 IGDEMA
155 CEDU
Mayara Dantas Moreira1;
Ana Maria dos Santos2
156 ICS
Tatyane Tais Nascimento
Marques dos Santos1;
Antonio José da Silva Neto
2; Luciana da Conceição
Farias Santana
Danielle dos Santos Silva1;
Maria Augusta Costa dos
Santos2
157 Palmeira
158 IGDEMA
Raquel Mendonça Lins1
; Dr. Kinsey Santos Pinto
159 CEDU
Mércia Krislany Bandeira
Félix1; Maria da Conceição
Valença da Silva
E PROFISSIONAL
CONECTANDO
CONHECIMENTO
E
PRATICIDADE: COMO A MONITORIA E O
WHATSAPP INFLUENCIARAM A DISCIPLINA
DE INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA
Excelente iniciativa!
APROVADO
APROVADO
AS PRÁTICAS SOCIAIS DO AGRESTE
ALAGOANO COMO METODOLOGIA DE
ENSINO
PARA
A
FORMAÇÃO
DO
PSICÓLOGO: UMA EXPERIÊNCIA POR MEIO
DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.
A
IMPORTÂNCIA
DO
COMPONENTE
CURRICULAR – PRACC 1 PARA
FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM
GEOGRAFIA
APROVADO
A MONITORIA NA DISCIPLINA DE POEBB
COMO CONTRIBUTO PARA A
APRENDIZAGEM
NUMA
DISCIPLINA
ELETIVA DO CURSO DE
PEDAGOGIA: CONEXÕES POSSÍVEIS NA
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
APROVADO
APROVADO
O texto deve ser escrito em 3ª pessoa do singular
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
160 IP
Vivian Ferreira Barbosa1;
Laylla Padilha Silva de
Araújo2; Paula Orchiucci
Miura3
A EXPRESSÃO CRIATIVA DISCENTE NO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA
NA
DISCIPLINA
“PSICOLOGIA
DO
DESENVOLVIMENTO 2”
APROVADO
161 DELMIR
O
Tiego Ribeiro Gomes1,
Gustavo Manoel da Silva
Gomes2
PROFESSOR
HISTORIADOR
EM
FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA
DE HISTÓRIA MEDIEVAL EM PERÍODO DE
EDUCAÇÃO REMOTA NO CURSO DE
LICENCIATURA EM HISTÓRIA, UFAL CAMPUS SERTÃO (06/2021 à 10/2021)
APROVADO
162 Arapiraca
Janaila dos Santos Silva1
ENTRE A MONITORIA E A DOCÊNCIA:
HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DE
PROFESSORES
APROVADO COM O texto está aprovado. Faltou apenas informar o prof.
orientador
MODIFICAÇÃO
163 Palmeira
Edith Evelyn Barbosa de
Lima1, Mayk Andreele
Nascimento2
ANTROPOLOGIA E SEUS IMPACTOS NA
GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA
APROVADO
164 ICS
Josefa
Elisabete
de
Messias da Silva1 e Gabriel
Augusto Miranda Setti2
ESPAÇOS COLETIVOS DE CONSTRUÇÃO
DE CONHECIMENTOS: A MONITORIA
COMO MOVIMENTO DE APROXIMAÇÃO
COM/ENTRE SABERES
APROVADO COM Não identificamos:
- o objetivo do trabalho
MODIFICAÇÃO
- a metodologia
- os resultados
O texto deve ser escrito em 3ª pessoa do singular
Além disso o texto deve ser escrito na 3ª pessoal do singular
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
ÁREA – CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
165
166
167
TEMA
AVALIAÇÃO
Iaan Bernardo Silva Acioli 1; “ATOS PELA EDUCAÇÃO”: QUANDO A
Clarice Barbosa Meneses
MONITORIA EM DESENHO DE
2
OBSERVAÇÃO NARRA A VIDA (E LUTA)
; Flavia de Sousa Araújo
ESTUDANTIL
3
ICHCA Júllia Barreto Santos1
RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCENTE EM
MONITORIA NA DISCIPLINA DE
; Manoella Maria Pinto Moreira
das Neves2
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
;
ICHCA Maykon Felipe da Silva Araújo RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PAPEL DA
1
MONITORIA NA UNIFICAÇÃO DAS
; Vitória Alves Gondim de Luna PRODUÇÕES LABORATORIAIS DA REVISTA
2
FORA DA CAIXA
; Luiz Marcelo
APROVADO
UNID
FAU
AUTORES
Robalinho Ferraz
Gabriele Macena da Silva1
168
FSSO
169
ICHCA Gabriela Lucena Lins1
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA
EM POLÍTICA SOCIAL: USO DE
MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA DE
ENSINO-APRENDIZAGEM
JUSTIFICATIVA
APROVADO COM O texto deve ser escrito em um único parágrafo, assim como
no modelo do template. Deve está escrito em 3ª pessoa. Não
MODIFICAÇÃO
ficou claro qual o objetivo do trabalho, qual a metodologia
adotada? O que foi realizado? Quais os resultados
alcançados?
APROVADO
APROVADO COM Para ser aprovado é preciso informar os dados do prof.
orientador
MODIFICAÇÃO
APROVADO
A MONITORIA COMO AGENTE
INTEGRADOR NOS ESPAÇOS
1; Manoella Maria Pinto Moreira ACADÊMICOS: VIVÊNCIA DA DISCIPLINA DE
das Neves2
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
O texto/resumo deve ser escrito em um único parágrafo.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
FSSO
170
Thayná da Silva Felix1; EXPERIÊNCIAS
EM
MONITORIA
NA APROVADO
Sílvia Pereira Silva
DISCIPLINA OFICINA DE PESQUISA EM
Bomfim2; Wanda Griep SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DO ENSINO
Hirai
REMOTO
William Macário dos
O CAMINHO DO CONHECIMENTO
APROVADO
Santos1; Marcos
Augusto de
Albuquerque Ehrhardt
Júnior2;
IMPORTÂNCIA
DA
MONITORIA APROVADO
Michelly
de
Lima A
Firmino
Cerqueira1; ACADÊMICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA
Maria Virgínia Borges IDENTIDADE PROFISSIONAL
171
FDA
172
FSSO
173
FSSO
Cheina Ferreira dos
Santos1; Elaine Nunes
Silva Fernandes2
174
ICHCA
175
FAU
Jose
Mauricio
de INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA EM ÂMBITO APROVADO
Santana Neto1, Bianca UNIVERSITÁRIO POR MEIO DA MONITORIA:
Gabrielly Pimentel dos UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Santos2
Daphane
Leilane da Silva
3 Priscila Muniz de
Medeiros
Clara Duarte de Brito SEMEANDO CONHECIMENTOS SOBRE A APROVADO
Barbosa1;
Madson PAISAGEM: A UTILIZAÇÃO DE
Luan
Almeida
do FERRAMENTAS DIGITAIS COLABORATIVAS
Nascimento2; Flavia de NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE
Sousa Araújo3; Regina PROJETO DE PAISAGISMO 1
Coeli Carneiro Marques
Amaral2
A
MONITORIA
NA
DISCIPLINA
DE
FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL:
DESAFIOS NO RETORNO PRESENCIAL PÓS
PANDEMIA DA COVID-19
APROVADO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
176
FSSO
Joelcio Jackson Lima EXPERIÊNCIAS DE MONITORIA NA
APROVADO COM Sugerimos reduzir a introdução, ficou muito longa. O foco é
a monitoria!!! Precisa descrever melhor os resultados da
Silva1; Sílvia Pereira DISCIPLINA SEMINÁRIO TEMÁTICO EM
MODIFICAÇÃO
monitoria.
Silva Bomfim2; Wanda SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DO ENSINO
Griep Hirai3
REMOTO
177
FSSO
Sílvia Pereira Silva
Bomfim1; Wanda Griep
Hirai2
FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL II:
ENTRE O REMOTO E O PRESENCIAL
APROVADO
178
FEAC
Milena Vitoria Barros
dos Santos1; Madson
Bruno da Silva Monte
ANÁLISE DA METOLOGIA ATIVIDADE
ATRAVÉS DE ATIVIDADES CRIATIVAS NA
DISCIPLINA DE PESQUISA OPERACIONAL:
Breve Análise do Período Noturno.
APROVADO
179
Palmeira
Jadejessica Costa de
Oliveira1 ; Sueli Maria
do Nascimento2
O ALIGEIRAMENTO ACADÊMICO E SEUS
PREJUÍZOS PARA FORMAÇÃO
PROFISSIONAL: UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA A PARTIR DA MONITORIA NA
PRIMEIRA TURMA DE SERVIÇO SOCIAL PÓS
PANDEMIA.
APROVADO
180
FEAC
Mateus Nascimento de O ENSINO MATEMÁTICO EM TEORIA
Andrade1; Camila do MICROECONÔMICA 1: UM RELATO DE
Carmo Hermida2
EXPERIÊNCIA
APROVADO COM Esse 1º momento é apenas um RESUMO de no máximo 02
páginas, conforme definido no edital.
MODIFICAÇÃO
181
FSSO
Rafaela Caroline de CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA PARA O
Oliveira
da
Silva1; PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Elaine Nunes Silva DA FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA
Fernandes
BRASILEIRA
APROVADO
182
FSSO
Juliana dos Santos
Silva1; Maria Alcina
Terto Lins2
A MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA APROVADO
EM SERVIÇO SOCIAL:
CONTRIBUIÇÕES
NO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM DO DISCENTE E
APROXIMAÇÃO À DOCÊNCIA.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
183
FAU
Luany
de
Fatima
Oliveira1; Artur Vitor
Santos
Almeida2;
Juliana
Donato
de
Almeida Cantalice3
MONITORIA DE MODELOS FÍSICOS:
CONSTRUÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO
ALUNO-MONITOR NO CURSO DE DESIGN
BACHARELADO
APROVADO
184
FAU
VÍDEO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA
DIDÁTICA NO PROCESSO DE
ELABORAÇÃO DAS PRANCHAS NA
DISCIPLINA DE PROJETO DE PAISAGISMO1
APROVADO COM O texto todo deve ser escrito em um único parágrafo e deve
ser escrito na 3ª pessoa do singular
MODIFICAÇÃO
185
FDA
Ana
Lívia
Bezerra
Cunha
Ferreira1;
Karolina
da
Silva
Figueiredo2;
Lúcia
Tone Ferreira Hidaka3;
Regina Coeli Carneiro
Marques4
Mariana
Wanderley
Arraes1
Marcos Augusto de
Albuquerque Ehrhardt
Júnior
A SIMULAÇÃO PRÁTICA DE CASOS
FICTÍCIOS NO ESTUDO DO DIREITO
CONTRATUAL: A PAVIMENTAÇÃO DO
APRENDIZADO DE ALUNOS E MONITORES
APROVADO
186
FSSO
Gabriely Passos dos
Santos1; Milena da
Silva Santos2
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA
ACADÊMICA NA COMPREENSÃO DA
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE POLÍTICA
SOCIAL COMO FUNDAMENTO
INDISPENSÁVEL NA FORMAÇÃO DO
PENSAMENTO CRÍTICO
APROVADO
187
FDA
188
FEAC
Arthur Alves Fontes PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS COMO
APROVADO
Rocha1; Maria Eduarda RECURSOS NO ENSINO DA DISCIPLINA DE
Rodrigues
Teles CRIMINOLOGIA
Ferreira2; Hugo
Leonardo
Rodrigues
Santos3
Maria Eduarda Araujo PERCEPÇÃO
DOS
ESTUDANTES
DE APROVADO
Costa
1;
Marcos CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE A
Vinícius de Oliveira MONITORIA
NO
PROCESSO
DE
Sales 2; Myrosmar APRENDIZAGEM
Santos de Faria 3;
Yasmim Alves da Silva
4; Ana Paula Lima
Marques Fernandes 5;
Valdemir da Silva
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
189
FAU
Clarice
Barbosa PONTOS, LINHAS E SUPERFÍCIES: UM APROVADO
Meneses1;
Juliana RELATO DA EXPERIÊNCIA NA
Coelho Loureiro2
MONITORIA DE GEOMETRIA DESCRITIVA
2023.1
190
FSSO
Maria Vitória Regina
Santos1; Elaine Nunes
Silva Fernandes2
191
FSSO
192
FAU
Clarice Marina Santos A RELAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS ACE 1 - APROVADO
Maceno1; Ana Beatriz IDENTIDADE, CULTURA E
Passos
Rocha
do DESENVOLVIMENTO
E
PROJETO
DE
Rêgo2; Stephany Silva PAISAGISMO 2 A PARTIR DA
de
Souza3;
Diana EXPERIÊNCIA DA MONITORIA
Helene4 Ramos; Flavia
de Sousa Araújo5
Nathalia
Volpini MONITORIA EM DESENHO DIGITAL 2 NA APROVADO
Medeiros1; João Felipe FACULDADE DE ARQUITETURA E
Pereira Cavalcante2; URBANISMO DA UFAL
Adriana Capretz Borges
da Silva Manhas 3
193
FSSO
A CONSTRUÇÃO DO PROFISSIONAL EM
SERVIÇO SOCIAL POR MEIO DA
EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE
FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL
REPROVADO
Rebeca
Carolina A EXPERIÊNCIA DE MONITORIA EM
APROVADO
Santos
Maceno1; FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL IV NA
Reivan Marinho Souza; CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO
APRENDIZAGEM
De acordo com o edital, no item 4.1. Poderão ser submetidos
Trabalhos que versem sobre a experiência
enquanto monitor, podendo discorrer sobre como a monitoria
contribui para formação acadêmica e iniciação à docência, ou
sobre metodologias adotadas para facilitar o processo de
ensino-aprendizagem dos estudantes assistidos,
bem como objetos pesquisados durante a prática de monitoria
relacionados a educação, sala de aula e interação professorestudante. Qual o objetivo do trabalho? Qual a relação com a
monitoria?
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
194
FEAC
Livia
Maria
Alves O PROGRAMA DE MONITORIA SOB A ÓTICA APROVADO
Santos Luan Carlos da DOS DOCENTES E DISCENTES
Paz2; Valdemir da MONITORES: UM ESTUDO DE CASO NA
Silva3; Márcia Adriana FACULDADE DE ECONOMIA,
Magalhães Omena4
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA
UFAL
195
Arapiraca
Vinícius Lins da Silva1;
Melyna de Almeida
Lamenha Nascimento2
O PAPEL DA MONITORIA DE DESENHO
ARQUITETÔNICO COMO
POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM
APROVADO
ÁREA – CIÊNCIAS AGRÁRIAS
UNID
196
197
ARAPIRAC
A
AUTORES
TEMA
Julio
Cesar
Silva AVALIAÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO
Cavalcante1;
Ilâine UTILIZANDO PENETRÔMETRO DE
Benício do Santos2; IMPACTO
José
Ferreira
de
Oliveira3;Cícero
Gomes dos Santos4
Charlly Johny Dionizio DIÁLOGO GERA CONHECIMENTO
Albuquerque1; Jordana
de Lima Lucena2; João
Lucena de Deus Filho3
; Andre Luiz Beserra
Galvao
AVALIAÇÃO
JUSTIFICATIVA
APROVADO
APROVADO COM O texto deve ser escrito em um único parágrafo e sem
espaçamentos. O texto precisa de ajustes. A introdução precisa
MODIFICAÇÃO
ser reconstruída. Ainda na introdução, “a monitoria é
fundamental para o estabelecimento do aprendizado na
ausência do docente”. É necessário uma maior reflexão dos
autores....O monitor tem a função de facilitar o conhecimento,
a aprendizagem e não de substituir o docente. Ok?
Substituir “podemos ver” por “pode-se obter”
“que ele compreenda” por “a compreensão”
Nos objetivos, retirar os : escrever por extenso o nome da
disciplina e retirar o nome do docente orientador.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
198 CECA
Barbara Gomes Moura1; CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA A
Marilia
Freitas
de FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM
Vasconcelos Melo2
ENGENHARIA FLORESTAL
APROVADO
199 Arapiraca
João Lucena de Deus
Filho1; Jordana de Lima
Lucena2; Ricardo Brainer
Martins3
DIALOGANDO
CONHECIMENTO
APROVADO COM Faltou descrever as atividades realizadas. O que foi
realizado? De que forma?
MODIFICAÇÃO
200 Arapiraca
Jordana de Lima Lucena1;
João Lucena de Deus
Filho2; Janiele Almeida dos
Santos3 Edmilson Santos
Silva4
A IMPORTÂNCIA DAS MONITORIAS NA
FORMAÇÃO
EDUCACIONAL
DOS
DISCENTES DE ENSINO SUPERIOR
APROVADO COM Quais foram essas metodologias? Faltou descrever...Faltou
inserir os resultados obtidos também.
MODIFICAÇÃO
201 CECA
Elânio Feitosa de Melo 1;
Jair Tenório Calvacante2;
Isabel Vitoria Gonzaga de
Oliveira3; Lucas Rafael
Tavares da Silva4
Grazielly Lessa Rocha1;
Ligia Sampaio Reis2.
A importância das aulas práticas em cursos de
ciências agrárias
REPROVADO
Não foi utilizado o modelo de template disponibilizado no
edital.
IRRIGAÇÃO E DRENAGEM – DISCIPLINA DE
CAPACITAÇÃO ACADEMICA PARA
O MANUSEIO DE PROJETOS E RECURSOS
HÍDRICOS NA AGRICULTURA.
APROVADO COM
MODIFICAÇÃO
Faltou descrever melhor a metodologia e o objetivo do
trabalho.
203 CECA
Gabriela Castelo Branco
Oliveira; Hugo Henrique
Costa do Nascimento2
MONITORIA NA MONTAGEM, EXECUÇÃO E
APRESENTAÇÃO DE EXPERIMENTOS EM
LABORATÓRIO
APROVADO
Parabéns!!!
204 Penedo
Fernanda
Ribeiro
de
Souza1; Auceia matos
Dourado2
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA
APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO:
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA
FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA RURAL
APROVADO
Texto claro e objetivo! Parabéns!
205 Penedo
Jarina
da
Silva
Albuquerque
Nunes1;
Auceia Matos Dourado2
O
ESPAÇO
RURAL
PESQUEIRO:
EXPERIÊNCIAS E INTERAÇÕES ENTRE
MONITOR
E
MONITORANDOS
NA
DISCIPLINA
FUNDAMENTOS
DE
SOCIOLOGIA RURAL
APROVADO
202 CECA
E
GERANDO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
206 Arapiraca
Layane Mendes da Silva1;
Vanessa Alexandra Batista
Silva2; Filipe Augusto Leal
Dantas3; Maria Danila da
Silva Santos4; Rodrigo dos
Santos
Albuquerque5;
Carolyny Batista Lima6
UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NA
DISCIPLINA DE APICULTURA E
MELIPONICULTURA COMO METODOLOGIA
NO ENSINO APRENDIZAGEM
APROVADO
207 CECA
Luan Henrique da Silva DISPONIBILIDADE
FLORÍSTICA
NO
Ferro1; Ana Paula do CAMPUS DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS
Nascimento Prata2
AGRÁRIAS (CECA), PARA O ENSINO DE
BOTÂNICA
APROVADO
208 Arapiraca
Vanessa Alexandra Batista
Silva1; Jordana de Lima
Lucena2; João Lucena de
Deus
Filho3;
Cícero
Gomes dos Santos4
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO
FERRAMENTA NO ENSINO A DOCENCIA
APROVADO
209 Arapiraca
Jarina
da
Silva
Albuquerque
Nunes1;
Auceia Matos Dourado2
O
ESPAÇO
RURAL
PESQUEIRO:
EXPERIÊNCIAS E INTERAÇÕES ENTRE
MONITOR
E
MONITORANDOS
NA
DISCIPLINA
FUNDAMENTOS
DE
SOCIOLOGIA RURAL
APROVADO
210 Penedo
Fernanda
Ribeiro
de
Souza1; Auceia matos
Dourado2
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA
APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO:
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA
FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA RURAL
APROVADO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
211 Arapiraca
Maria José da Silva
Barros1; Maria Josilaine
Matos dos Santos Silva2
GAMEFICAÇÃO NA GRADUAÇÃO: UMA APROVADO
NOVA ALTERNATIVA DE ENSINO E
APRENDIZAGEM APLICADA NA MONITORIA
DA DISCIPLINA DE NUTRIÇÃO BÁSICA
DO CURSO DE ZOOTECNIA
Ilâine Benício dos Santos1; MESA DE TENSÃO: UM EQUIPAMENTO APROVADO
Julio
Cesar
Silva PARA MENSURAR A RELAÇÃO MASSACavalcante2; José Ferreira VOLUME DO SOLO
de Oliveira; Cícero Gomes
dos Santos4
212
Arapiraca
213
Arapiraca
Sabrina Maria da Silva1;
Cícero Gomes dos Santos
GÊNESE E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
APROVADO
214
CECA
Maria Victória dos Santos1;
Lis Aparecida Alves da
Silva2;
Marcia
Kikuyo
Notomi3
MONITORIA
TEÓRICA
E
PRÁTICA
AUXILIANDO OS ALUNOS NO ENSINOAPRENDIZAGEM DA PATOLOGIA CLÍNICA
VETERINÁRIA
APROVADO
215
Arapiraca
APROVADO
216
CECA
Aline dos Santos Curto1; A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO
Jordana de Lima Lucena2
ENSINO UNIVERSITÁRIO
; João Lucena de Deus
Filho3; Valdevan Rosendo
dos Santos 4
Laryssa Hyany Gonzaga A
IMPORTÂNCIA
DA
PRÁTICA
NA
Jatobá1;
Elton
Lima FORMULAÇÃO DE RAÇÃO UTILIZANDO O
Santos2
SOFTWARE SUPERCRAC
217
CECA
Lissandra Silva Moreira1; APRIMORANDO O CONHECIMENTO
Pablo Douglas dos Anjos EM ENTOMOLOGIA GERAL COM AJUDA DA
Santos2; Marcus Vinicius MONITORIA E PRÁTICAS NO
Santos
LABORATÓRIO
da Silva3; Mariana Oliveira
Breda4
APROVADO
218
CECA
Francielly
da
Guirra IMPORTÂNCIA
DA
MONITORIA
Bernardo1; Hugo Henrique EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS EM
Costa do Nascimento2
LABORATÓRIO
APROVADO
NA
APROVADO
Excluir algumas palavras repetidas, como “o aluno”.
Substituir a palavra “haver” por “a”. “Com a monitoria”
por “Por meio da monitoria ou através da monitoria.
219
CECA
Ihan Lucas Silva Aprigio
1;
Annyerli
Maria
Candido da Silva 1;
Juliana Kelly Macena
Alves Feitoza1; Amanda
Caroline
Gomes
Graboschii2;
Pierre
Barnabé Escodro3
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
MAXIMIZAÇÃO
DO
ENSINO
EM APROVADO
ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA A
PARTIR DE ESTERILIZAÇÕES EM CÃES
ERRANTES DO MUNICIPIO DE VIÇOSAAL
ÁREA – LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES
Unidade
220 FALE
221 FALE
222 FALE
AUTORES
TEMA
AVALIAÇÃO
Aldo Matheus do
ENSINANDO A ENSINAR POR MEIO DE
APROVADO
Nascimento Silva1; Elias
OFICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA
André da Silva2
MONITORIA DE PELP 1
João Vitor Lins da Silva1;
MOMENTOS DE REFLEXÃO E DELEITE
APROVADO
Alice Roberta de Lima
LITERÁRIO EM SALA DE AULA NO
Oliveira Melo
CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR EM
2; Nayara Silva dos Santos LETRAS
3; Fabiana Pincho de
Oliveira
Jeronimo do Nascimento UNIVERSO
DANÇADO:
construção
da APROVADO COM
Silva1
monitoria em atividade curricular de
MODIFICAÇÃO
, Adrielle Kevelly Martins dos extensão com a produção de evento acadêmico
Santos 2e Profa. Ms.Camila
Silva Saraiva3
JUSTIFICATIVA
O texto precisa ser aprimorado. Qual o objetivo do
trabalho? Qual a metodologia utilizada? Como foi
realizada? Quais os resultados do trabalho?
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
223
FALE
224
FALE
225
FALE
226
FALE
227
Delmiro
Alessandra Ferreira Araújo1;
Isabel Muniz-Lima2
O CARÁTER PROCESSUAL DO TEXTO E DOS APROVADO
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA
ESCRITA NAS AÇÕES DA MONITORIA DE
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
EM LÍNGUA PORTUGUESA I
Higor Barbosa Rodrigues1; FIQUE
TRANQUILA,
OS
MONITORES APROVADO
João Gabriel de Araújo Costa CUIDARÃO DISSO: A EXPERIÊNCIA DE
Lobo2; Nayara Silva dos MONITORIA
ACADÊMICA
E
SUA
Santos3, Isabel Muniz Lima4 CONTRIBUIÇÃO
PARA
FORMAÇÃO
DOCENTE
Sophia Maciel da Silva A LÍNGUA EM PERCURSO E A VIDA EM APROVADO
Barros1;
Amanda Josefa ATRAVESSAMENTOS: VIVÊNCIAS NA
Omena Vieira da Silva2; MONITORIA DE ANÁLISE DO DISCURSO
Helson Flávio da Silva
Sobrinho3
Leilane
Ramos
Sena1; ENSINO DE LIBRAS PARA PESSOAS COM APROVADO
Heloyse Sarah Melo de Lira2; DEFICIÊNCIA VISUAL: VIVENDO A
Jaqueline Vitória da Silva3; IMPORTÂNCIA
DO
PLANEJAMENTO
Janio Nunes dos Santos4; CIRCULAR E MULTIDIMENSIONAL
Humberto Meira de Araujo
Neto5
Maria
Eduarda
Barros A IMPORTANCIA DA MONITORIA EM APROVADO
Nascimento1; Prof. Dr. Ismar “ATIVIDADE DE CURRICULARIZAÇAO DA
Inácio dos Santos Filho2
EXTENSAO 4” E SEU DESPERTAR PARA
DOCENCIA DA INTERFACE LINGUAGEM,
GÊNERO E SEXUALIDADE EM AULAS DE
LÍNGUA PORTUGUESA
ÁREA – ENGENHARIAS
UNID
ADE
228 CTEC
AUTORES
TEMA
AVALIAÇÃO
Aristides Guilherme da
Silva1; Valmir De
Albuquerque Pedrosa
HIDROLOGIA APLICADA: EXPERIÊNCIA
COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
APROVADO
JUSTIFICATIVA
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
229 CTEC
230 CTEC
231 CTEC
232 CTEC
233 CTEC
Wydem Lucas Elias dos APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO Santos1;
João
Carlos ABPj: INTEGRAÇÃO ENTRE
Cordeiro Barbirato2
CONHECIMENTOS
DO
CURSO
DE
ENGENHARIA CIVIL PARA GERAR
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EM
ANÁLISE ESTRUTURAL
João Vitor Isidoro dos TORNANDO-SE GESTORES AMBIENTAIS
Santos1; Karina Ribeiro COMPETENTES: O PAPEL DA
MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO
Salomon2
DE
ESTUDANTES
DE
ENGENHARIA
AMBIENTAL
Pedro
Angelo
Palagani ASSIDUIDADE: DESENVOLVIMENTO DE
Neri1; Frede de Oliveira ESTRATÉGIA PARA AGREGAR
DISCENTES-DOCENTE NA MONITORIA DE
Carvalho2
TERMODINÂMICA 2
Ana Clara da Silva Lima1; A MONITORIA COMO INSTRUMENTO DO
Rochana
Campos
de APERFEIÇOAMENTO DO APRENDIZADO
Andrade Lima Santos2.
Débora Santos Moreira1; Daysy APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA BIM
DURANTE A MONITORIA DE
Lira Oliveira Cavalcanti
234 CTEC
Mylena Maria Salgueiro de
Lima1; Jessica Helena de
Lima2
235 Delmiro
Amanda Talita Alves Neto1;
Alverlando Silva Ricardo2
INSTALAÇÕES
HIDRÁULICAS
E
SANITÁRIAS
EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO TEAMBASED LEARNING PARA O ENSINO
DE PLANEJAMENTO DE TRANSPORTE
A JORNADA TRANSFORMADORA DA
MONITORIA EM MECÂNICA DOS SÓLIDOS
1: EDUCAÇÃO, PAIXÃO E CRESCIMENTO
APROVADO
APROVADO
O texto deve estar no formato com espaçamento
simples
APROVADO
APROVADO
Substituir “trás” por “traz”, “á” por “a”, “discursões” por
“discussões”
APROVADO
APROVADO
APROVADO COM O alinhamento deve ser no formato JUSTIFICADO. O
MODIFICAÇÃO
texto está muito sucinto e não detalha o objetivo do
trabalho. Faltou descrever a metodologia utilziada. O
que foi realizado? Como foi realizado? Quais os
resultadoa alcançados?
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
236 CECA
Ulysses
Gabriel
Pereira
Bomfim da Silva1; Isabela
Cristina da Silva Passos
Tibúrcio2;
A MONITORIA COMO ALAVANCA NO
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DE DESENHO TÉCNICO PARA CURSOS DE
ENGENHARIA DO CECA/UFAL
APROVADO
CONSIDERAÇÕES
1. O trabalho com status “ APROVADO COM MODIFICAÇÃO ” significa que após serem atendidas as recomendações/justificativaso trabalho
estará APROVADO para apresentação oral. O(s) autor(s) deve enviar o resumo corrigido até o próximo dia 13/11/2023(segunda-feira) para
o e-mail: simufal2023@gmail.com
2. O trabalho com status “APROVADO”, estão autorizados a elaborarem o vídeo da Apresentação do Trabalho (Modelo da Apresentação
disponível na página da Ufal, anexo ao edital). Após a confecção do vídeo, compartilhar o vídeo + slide da Apresentação em PDF até o dia
19/11/2023 com o e-mail: cdp@prograd.ufal.br
3. Os trabalhos com status “REPROVADO” poderão enviar PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO/RECURSO
mail:simufal2023@gmail.com até a data de 13/11/2023 (segunda-feira), com o assunto: RECURSO V SIM UFAL
através
4. O Resultado Final dos Trabalhos APROVADOS será divulgado no dia 14/11/2023(terça-feira).
5. A Programação e alocação dos horários e salas virtuais das Apresentações será divulgada até o dia 21/11/2023 (terça-feira).
Maceió, 10 de novembro de 2023.
Pró-reitoria de Graduação
do
e-