Resultado Preliminar_Avaliação de Trabalhos_V SIM UFAL_2023

O trabalho com status “ APROVADO COM MODIFICAÇÃO ” significa que após serem atendidas as recomendações/justificativas o trabalho estará APROVADO para apresentação oral. Os trabalhos com status “REPROVADO” poderão enviar PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO/RECURSO através do e-mail:simufal2023@gmail.com até a data de 13/11/2023 (segunda-feira), com o assunto: RECURSO V SIM UFAL

Arquivo
Resultado Preliminar da Avaliação dos Trabalhos V SIM UFAL_ 2023_.pdf
Documento PDF (511.4KB)
                    SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP

RESULTADO PRELIMINAR DA SELEÇÃO DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL – V SIM UFAL 2023 – ONLINE

CONSIDERAÇÕES
1. O trabalho com status “ APROVADO COM MODIFICAÇÃO ” significa que após serem atendidas as recomendações/justificativaso trabalho
estará APROVADO para apresentação oral. O(s) autor(s) deve enviar o resumo corrigido até o próximo dia 13/11/2023(segunda-feira) para o
e-mail: simufal2023@gmail.com

2. O trabalho com status “APROVADO”, estão autorizados a elaborarem o vídeo da Apresentação do Trabalho (Modelo da Apresentação
disponível na página da Ufal, anexo ao edital). Após a confecção do vídeo, compartilhar o vídeo + slide da Apresentação em PDF até o dia
19/11/2023 com o e-mail: cdp@prograd.ufal.br
com status “REPROVADO” poderão enviar PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO/RECURSO
mail:simufal2023@gmail.com até a data de 13/11/2023 (segunda-feira), com o assunto: RECURSO V SIM UFAL

3. Os trabalhos

através

do

e-

4. O Resultado Final dos Trabalhos APROVADOS será divulgado no dia 14/11/2023(terça-feira).
5. A Programação e alocação dos horários e salas virtuais das Apresentações será divulgada até o dia 21/11/2023 (terça-feira).

ÁREA – CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

1

UNI

AUTORES

Arapiraca

Wanessa Kelly Vieira de A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE QUÍMICA
Almeida1; Rafael Saraiva INORGÂNICA 1 NA FORMAÇÃO DOCENTE
Nunes2
DO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

TEMA

AVALIAÇÃO

JUSTIFICATIVA

APROVADO COM O texto é bom e tem muita informação interessante.
MODIFICAÇÃO
Retirar as citações do resumo. Utilizar a 3ª pessoa
(Pude adquirir “ por “a monitora adquiriu”

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
2

IC

Márcio Henrique Vieira de A MONITORIA COMO APOIO PEDAGÓGICO
Oliveira1; Michael Miller EM AMBIENTES EAD E HÍBRIDOS
Rodrigues Cardos; Priscila
Teodório da Silva; Ranilson
Oscar de Araújo Paiva

APROVADO

*apenas substituir “eles compartilharam’ por “Foram
compartilhadas”.

3

Penedo

Felipe Silva dos Santos1; AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS E MÉTODOS NO
Gustavo Henrique Ferreira ENSINO DE LÓGICA APLICADA:
de Miranda Oliveira2
COMO A MONITORIA PARTICIPA DA
PRÁTICA DOCENTE

APROVADO

Parabéns pelo Trabalho.Muito bem escrito e claro.

4

Arapiraca

Anniele Sterfany Santos CONTRIBUIÇÕES
DA
MONITORIA
DE
Leite1; Diogenes Meneses QUÍMICA ANÁLITICA 1 NA FORMAÇÃO
dos Santos
ACADÊMICA E NA INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA
DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

APROVADO COM
MODIFICAÇÃO

5

Penedo

Antônio Dantas Filho1; DIFICULDADES DE INTERAÇÃO ENTRE
José Fábio Boia Porto2
MONITOR E ALUNOS DA DISCIPLINA
DE CÁLCULO 2

APROVADO COM
MODIFICAÇÃO

objetivo do trabalho é relatar as contribuições da
monitoria da disciplina de Química Analítica 1 na
formação do discente de graduação em Licenciatura
em Química e a iniciação à docência do monitor.
Dessa forma, faltou a metodologia. O que foi
realizado? Como foi realizado?Quais os resultados
obtidos? Além disso o resumo tem muitas citações.
O texto precisa de uma revisão. Tem palavras sem
conexão, outras repetidas e precisa melhorar os
resultados. Além disso não inseriu as palvras-chaves
e nem o rodapé com as informações sobre os autores.

6

Penedo

Haysha Kelly Cortes
Silva1; Gustavo Henrique
Ferreira de Miranda
Oliveira2

METODOLOGIA
DE
APRENDIZAGEM
EFICIENTE NA PROGRAMAÇÃO WEB:
SUPERANDO DESAFIOS E PREPARANDO
ESTUDANTES PARA O MUNDO REAL

APROVADO

Trabalho muito bom! Como sugestão, reduzir apenas a
introdução.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP

ÁREA – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
7

UNI
ICBS

8

Penedo

9

ICBS

10

Arapiraca

11

ICBS

12

Penedo

13

Penedo

AUTORES

TEMA

AVALIAÇÃO

JUSTIFICATIVA

Pamela Oliveira Lima1;
Matheus Eduardo Bastos
Ramos1; Lucas Willian
Mendonça Wanderley1;
Tamí Mott4.

A DIVERSIDADE DE MAMÍFEROS NO
ACERVO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE
CORDADOS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS E DA SAÚDE -ICBS/UFAL

APROVADO COM
MODIFICAÇÃO

Faltou destacar a importância do monitor/monitoria no
texto.

Hyago Magno Ramos1
; William Santos Silva2;
Ana Paula de Almeida
Portela da Silva3
Dâmaris Beatriz Soares
de Oliveira Lima1; Luana
Marina
de
Castro
Mendonça

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DE OBJETOS DE ESTUDO DE IMUNOLOGIA

APROVADO

Utilizar espaçamento simples

A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS
PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DOS
INVERTEBRADOS

APROVADO

Substituir apenas “tinham que esquematizar por
esquematizavam, “tinham que responder por
“respondiam”, tinham que entregar por entregavam

Ruth
Carolynne
dos
Santos Melo1; Leandro
Ferreira dos Santos2;
Uedson
Pereira
Jacobina3
Kennedy Carlos Costa
dos Santos1; Álvaro
Arthur do Nascimento
Soares2; Carolinne de
Sales Marques
Lucas
Mariano
Brito
Silva1; Auceia Matos
Dourado2

ABORDAGEM DIDÁTICA NO ENSINO DE APROVADO
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: USO DE JOGOS NA
DISCIPLINA PARASITOLOGIA

Substituir “onde o professor ao
proporcionar a implantação” por “onde o professor
possa proporcionar a implantação. “possibilita” por
possibilitar”

Kethylle Maria da Silva
Farias1, Bianca Moura
Santos2; Guilherme Ramos
Demetrio

APLICAÇÃO
DE
ESTRATÉGIAS APROVADO
LUDOPEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE
GENÉTICA

A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE APROVADO
FORMAÇÃO E REFLEXÃO DO
TRABALHO DOCENTE NOS CURSOS DE
LICENCIATURA
A
MONITORIA
EM
MORFOLOGIA
E APROVADO
ANATOMIA VEGETAL COMO INSTRUMENTO
CONTRIBUINTE PARA A DIMINUIÇÃO DA
IMPERCEPÇÃO BOTÂNICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
14

ICBS

Eduardo Kauã de Lima
Santos1; Luana Marina
de Castro Mendonça

COLEÇÃO
DE
PORIFERA
DO
LABORATÓRIO DE INVERTEBRADOS DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS:
MANUTENÇÃO,
LEVANTAMENTO
E
IMPORTÂNCIA

APROVADO

15

Penedo

Debora Anny Santos
Liberato1; Maria Lenilda
Caetano França2

CONSTRUINDO
EXPERIÊNCIAS:
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE POLÍTICA
E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DO BRASIL PARA OS ALUNOS DE
LICENCIATURA EM BIOLOGIA

APROVADO

16

Arapiraca

Jeovanio
Brendha
Bastos2

da
Silva1;
Magalhães

CONSTRUÇÃO
DE
COLEÇÃO
ENTOMOLÓGICA COMO INSTRUMENTO
FACILITADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM
NA
DISCIPLINA
DE
ENTOMOLOGIA
AGRÍCOLA I

APROVADO

17

Arapiraca

Ivo Caetano da Silva1;
Maria Lusia de Morais
Belo Bezerra2

CONTRIBUIÇÕES
DA
MONITORIA
ACADÊMICA PARA ABORDAGENS
PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO
DE IMUNOLOGIA

APROVADO

18

ICBS

Leonardo Francisco da
Silva1; Amanda Lys dos
Santos Silva2

DESENVOLVIMENTO
DE
LÂMINAS
DIDÁTICAS PARA APRENDIZAGEM DE
MICROBIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR

APROVADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
19

ICBS

Augusto Miguel Marques
Farias; Giovanna Silva dos
Anjos2; Elica Amara Cecilia
Guedes3

ESTRATÉGIAS PARA AULAS PRÁTICAS DA APROVADO
DISCIPLINA MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE
PLANTAS SEM SEMENTES

Trabalho muito bom! Parabéns. Só precisa adequá-lo
ao modelo de template disponibilizado para ser
publicado em ANAIS após a apresentação do
Trabalho.

20

Penedo

Larissa
Maria
Santos
Leite1;
Hygor
Maikon
Ramos1; Ana Paula de
Almeida Portela da Silva2

EXPERIÊNCIAS
DE
MONITORIA:
TRABALHANDO
OBJETOS
DE
CONHECIMENTO DE BIOLOGIA CELULAR E
MOLECULAR COM LICENCIANDOS EM
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

APROVADO

Utilizar espaçamento simples.

21

Penedo

Thais Oliveira da SILVA1;
Claudio
Luis
Santos
SAMPAIO2

EXPLORANDO O MUNDO DA ZOOLOGIA DOS
VERTEBRADOS COMO MONITOR

APROVADO

Só precisa adequá-lo ao modelo de template
disponibilizado para ser publicado em ANAIS após a
apresentação do Trabalho.

22

ICBS

EXPLORANDO
O
MUNDO
DOS
CRUSTÁCEOS: A MONITORIA NA
ORGANIZAÇÃO DA COLEÇÃO DIDÁTICA DO
LABORATÓRIO DE
INVERTEBRADOS DO ICBS-UFAL

APROVADO

23

Arapiraca

Lívia Maria Loureiro da
Silva1;
Lupin
Martins
Lisboa Teles1; Wendesley
Pereira Nunes1; João
Alberto
Farinelli
Pantaleão2
Pedro Bezerra de Oliveira
Neto1; Camila Bezerra dos
Santos2; Maria Lusia de
Morais Belo Bezerra3

24

ICBS

Samara Silva Noronha
Cavalcante1; Luís Affonso
Costa2; George Azevedo
Lemos3; Eduarda Correia
Moretti4

IMPORTÂNCIA
DA
MONITORIA
DE APROVADO
ANATOMIA HUMANA PARA O
(RE)CONHECIMENTO
DE
POSSÍVEIS
VARIAÇÕES ANATÔMICAS: RELATO DE
EXPERIÊNCIA

HISTÓRIAS
EM
QUADRINHOS
COMO APROVADO
FERRAMENTA PARA O ENSINO DE
HISTOLOGIA
NAS
ATIVIDADES
DE
MONITORIA

Excelente Trabalho!!! Parabéns!

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
25 Arapiraca Camila Bezerra dos Santos1; JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA APROVADO
Pedro Bezerra de Oliveira PARA ENSINO DE HISTOLOGIA NAS
Neto2; Maria Lusia de Morais PRÁTICAS DE MONITORIA
Belo Bezerra
26 Penedo Larisse Pessoa Borges1; MEDIAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: A APROVADO
Auceia Matos Dourado2
IMPORTÂNCIA
DA
MONITORIA
NA
DISCIPLINA METODOLOGIA E REDAÇÃO
CIENTÍFICA PARA OS DISCENTES DO
ENSINO SUPERIOR

Substituir “formam” por “foram”

27

ICBS

Fernanda Kerline de Oliveira
Correia1; Amanda Lys dos
Santos Silva2

MOMENTO COM FERNANDA: RELATO DE
EXPERIÊNCIA DE MONITORIA

APROVADO

Excelente iniciativa! Trabalho criativo!

28

Penedo

Nathalia Stefany Nogueira da
Silva.1
Luciene
Amaral
Silva.2

MONITORIA EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO E
DO TRABALHO ESCOLAR

APROVADO COM
MODIFICAÇÃO

O texto é bom só precisa deixar claro qual o objetivo do
trabalho. Substituir “Com o andamento da disciplina, a
professora solicitou à monitora uma pesquisa” por “foi
realizada uma pesquisa”. O texto deve ser escrito em um
único parágrafo. Após o texto é que insere as palavraschaves.

29

ICBS

Débora Camargo de Lira1; MONITORIA NAS AULAS PRÁTICAS DE
Danyelle Maria da Silva “MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE
Correia1; Erika Araújo Vieira PLANTAS COM SEMENTES” DO CURSO DE
1;Letícia Ribes de Lima
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO
ICBS-UFAL

APROVADO

30

Penedo

Bianca Moura Santos1;
Kethylle Maria da Silva
Farias; Guilherme Ramos
Demetrio

MUITAS FORMAS DE SER MONITORA NA
MORFOLOGIA VEGETAL: IMPACTO
POSITIVO
NA
APRENDIZAGEM
E
DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS

APROVADO

31

ICBS

ORGANIZAÇÃO DA COLEÇÃO DIDÁTICA DE
EQUINODERMOS (DEUTEROSTOMIA,
ECHINODERMATA) DO ICBS-UFAL,
DURANTE A DISCIPLINA “INVERTEBRADOS
II”

APROVADO

32

Penedo

Wendesley Pereira Nunes1;
Lívia Maria Loureiro da
Silva1; Lupin Martins Lisboa
Teles1; João Alberto Farinelli
Pantaleão
Fernando Mizael da Silva1;
Maria
Lenilda
Caetano
França2

POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
BÁSICA
DO
BRASIL:
ASPECTOS
FUNDAMENTAIS DA EXPERIÊNCIA NA
MONITORIA COM OS LICENCIANDOS EM
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

APROVADO COM
MODIFICAÇÃO

O texto traz informações muito importantes. Porém,
precisa deixar claro qual o objetivo do Trabalho e qual
a metodologia adotada. O que foi realizado e como foi
realizado?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
33

Penedo

34

Penedo

35

Arapirac
a

Alielson Silvino do Santos1;
Leonardo Broetto2

36

ICBS

37

Penedo

38

ICBS

Matheus Eduardo Bastos
Ramos1; Pamela Oliveira
Lima1;
Lucas
Willian
Mendonça
Wanderley1;
Tamí Mott 4
Gabriel
José
Gregório
Vieira1; Katily Luize Garcia
Pereira2
José Vinícius Melo da
Silva1; Bruna Ramos
Cavalcante2; Gentileza
Santos Martins Neiva

39

ICBS

40

ICBS

41

ICBS

Hygor
Maikon
Ramos1;
Maria
Lenilda
Caetano
França2
Gustavo Carvalho dos Santos1;
Auceia Matos Dourado2

Lucas
Willian
Mendonça
Wanderley1; Matheus Eduardo
Bastos
Ramos2;
Pamela
Oliveira
Lima3;
Robson
Guimarães dos Santos4; Tamí
Mott5
Lupin Martins Lisboa Teles1;
Wendesley Pereira Nunes1;
Lívia Maria Loureiro da
Silva1; João Alberto Farinelli
Pantaleão2
Leticia Beatriz Cavalcante
Melo1, Leonora TavaresBastos2

PROFISSÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NA
MONITORIA COM OS LICENCIANDOS EM
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PROGRAMA DE MONITORIA: EXPERIÊNCIA
PEDAGÓGICA NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO
ACADÊMICA
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA
DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR E
MOLECULAR:
IMPORTÂNCIA
NA
FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE
REPRESENTATIVIDADE DE ANFÍBIOS NO
ACERVO DO LABORATÓRIO
DIDÁTICO DE CORDADOS DO INSTITUTO
DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ICBS/UFAL

APROVADO

TRABALHANDO PRÁTICA ALTERNATIVAS
PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE
PARASITOLOGIA
TRANSFORMANDO O ENSINO DA
HISTOLOGIA: UMA ABORDAGEM
INTERATIVA COM KAHOOT E
HISTOPATOLOGIA

APROVADO

APROVADO

APROVADO

Faltou excluir a última página do template.

APROVADO COM
MODIFICAÇÃO

Faltou destacar a importância ou o papel da
monitoria/monitor no texto.

APROVADO

UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA APROVADO COM Faltou destacar a monitoria no texto. Qual a
CONHECER OS “PEIXES” DA COLEÇÃO
importância para a monitoria/monitor?
MODIFICAÇÃO
DIDÁTICA DE CORDADOS

USO DE TDIC’s (TECNOLOGIAS DIGITAIS DA APROVADO
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO)
PARA INCREMENTAR A APRENDIZAGEM DE
DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR
USO METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO
DE APRENDIZAGEM DE
HISTOLOGIA

APROVADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP

ÁREA – CIÊNCIAS DA SAÚDE
UNID

AUTORES

TEMA

42

EENF

43

Arapiraca

Tiago Sotero da Silva A CONSTRUÇÃO DA LINHA DO TEMPO COMO APROVADO
Santos1; Sophia Renara de ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Moraes Melo2; Lenira Maria PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DE
Wanderley
Santos
de ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Almeida3; Danielly Santos
dos Anjos Cardoso4
Paulo Cezar Soares da
A CURADORIA DE CONTEÚDO NA
APROVADO
Silva Junior1; Hélen
MONITORIA DE FUNÇÕES VITAIS 3 NO
Rodrigues da Rocha2;
CONTEXTO DA APRENDIZAGEM ATIVA DA
Janaina Andrade Lima
GRADUAÇÃO EM MEDICINA
Salmos de Brito3

44

Arapiraca

Danilo da Silva Oliveira1;
Johann
Matheus
Nascimentos dos Santos2;
Jussara
Almeida
de
Oliveira Baggio3

45

ICF

46

FAMED

Bruna Vanessa Merêncio de A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE APROVADO
Araújo Montenegro1; Gabriel PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE
Fernando Vitorino2; Larissa FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Iolanda
Moreira
de DA MONITORIA DE TOXICOLOGIA
Almeida3;
Maria
Aline
Barros Fidelis de Moura4
Roger Kayan Ferraz1; Italo A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO APROVADO
Henrique Costa Pereira2; MECANISMO DE APERFEIÇOAMENTO
Raphael Caldas Lourenço3; PEDAGÓGICO E COMO FERRAMENTA
COMPLEMENTAR DO APRENDIZADO
Lucas Anhezini4

A DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS COMO
FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA
ANATOMIA HUMANA

AVALIAÇÃO

APROVADO

JUSTIFICATIVA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
47

EENF

48

Arapiraca

49

ICF

50

FOUFAL

51

EENF

52

ICF

53

Arapiraca

54

FAMED

Bruna Aguida Viana da A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA EM AULAS
NA
GRADUAÇÃO
DE
Paz1; Vitória Braz de PRÁTICAS
Almeida2; Izamara Freitas ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
de Melo3; Vinicius Luiz
Farias Oliveira Leandro4;
Isabel
Comassetto5;
Christefany Régia Braz
Costa6
Rafael Henrique da Silva A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA
DE
AUXOLOGIA
E
Calmon1; Arnaldo Tenório DISCIPLINA
CINEANTROPOMETRIA:
ATUAÇÃO
NA
da Cunha Júnior
TURMA DO 6° PERIDO DE LICENCIATURA
EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UFAL CAMPUS
ARAPIRACA
Maria Clediane Ferreira dos A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO CURSO
Santos1; Magna Suzana DA SAÚDE: ELO DE INTEGRAÇÃO ENTRE O
Alexandre Moreira2
ENSINO E APRENDIZAGEM

APROVADO

Bruna Machado da Cunha A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA A
DE
PROFISSIONAIS
Lima1; Victor de Melo FORMAÇÃO
Soares2; Daniel Pinto de COMPETENTES
Oliveira3, Rafaela Andrade
de Vasconcelos4, Leopoldo
Cosme Silva5
Melyssa Marx Nunes dos A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS AOS
Santos1; Luana Camily de CAMPOS DE ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO
Oliveira
Costa2;
Lenira PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO
Maria Wanderley Santos de PROFISSIONAL: UM RELATO DE
Fulano
de
Almeida3; EXPERIÊNCIA
Danielly Santos dos Anjos
Cardoso4
Ana Cláudia Nascimento A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE
Sobreira, Luciano Grillo.
MONITORIA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS
DOCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

APROVADO

APROVADO

APROVADO

Excluir a palavra Resumo, revisar o texto e substituir as
palavras repetidas como “consigo” “foi feito” “mostrar”
Substituir “pode trazer” por “pode proporcionar”.

APROVADO

APROVADO

Clécio Alves e Silva1; A INCLUSÃO DO ‘DABLE DARE’ NA APROVADO
Hélen
Rodrigues
da MONITORIA DE MECANISMOS DE
Rocha2; Janaina Andrade AGRESSÃO E DEFESA NA GRADUAÇÃO EM
Lima Salmos de Brito3
MEDICINA
Claudionor Santos Melo1; A INTEGRAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS APROVADO
Márcio Antônio Gomes Reis MONITORES NA REFORMULAÇÃO DE UM

Não precisa identificar o monitor no texto.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
Junior2; Josineide Francisco INSTRUMENTO
DE
AVALIAÇÃO
DE
Sampaio
ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DO
CURSO DE MEDICINA DA UFAL
Iany Ranielly Silva Costa1; A MONITORIA COMO APOIO DO PROCESSO APROVADO
Maria Eduarda da Silva ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE
Lopes2; Terezinha da Rocha BIOQUÍMICA
1:
UM
RELATO
DE
Ataide 3
EXPERIÊNCIA

55

FANUT

56

FANUT

Aline
Durski
Canavez
Schulz1; Mayara Ingrid
Barboza Santos2; Risia
Cristina Egito de Menezes3

A MONITORIA NA DISCIPLINA DE SAÚDE E
SOCIEDADE:
CONTRIBUIÇÃO
NA
FORMAÇÃO DO DISCENTE DE NUTRIÇÃO

APROVADO

57

FAMED

A MONITORIA APROXIMANDO O ALUNO DO
PROFESSOR E DA CARREIRA DOCENTE

APROVADO

58

FANUT

Maria Luiza Bomfim de
Paula1, Ana Paula de
Souza e Pinto3, Arlindo
Gabriel
Mamede
Cossolosso2,
Arlyson
Diogo Souto Bezerra2,
Beatriz Pereira Braga2
Adonay Guedes Cirino1;
Juliana Célia de Farias
Santos2

A MONITORIA COMO INSTRUMENTO PARA
A CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO
CLÍNICO DE DISCENTES: RELATO DE
EXPERIÊNCIA EM UM AMBULATÓRIO DE
NEFROLOGIA

APROVADO

59

FOUFAL

A MONITORIA EM ENDODONTIA COMO
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

APROVADO

60

EENF

A PARTICIPAÇÃO DOS MONITORES NOS
SEMINÁRIOS DA DISCIPLINA DE SAÚDE DO
ADULTO E DO IDOSO 2

APROVADO

Victor de Melo Soares1;
Bruna Machado da Cunha
Lima2; Daniel Pinto de
Oliveira3, Rafaela Andrade
de Vasconcelos4, Leopoldo
Cosme Silva5
Mariana
Gomes
Carnaúba1;
Izamara
Freitas de Melo2; Bruna
Aguida Viana da Paz3;
Vinicius Luiz Farias Oliveira
Leandro4; Christefany Régia
Braz Costa

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
61

FANUT

Maria Eduarda da Silva
Lopes1; Gabriela Rossiter
Stux Veiga

A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS APROVADO
NA MONITORIA DE GESTÃO DA
QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
2: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

62

FANUT

Lilian Gabrielly dos Santos
Lacerda1; Gentileza Santos
Martins Neiva2

A
UTILIZAÇÃO
DE
RECURSOS APROVADO
TECNOLÓGICOS
NO
PROCESSO
DE
ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTOLOGIA

63

EENF

64

Arapiraca

Rubenita Kelly de Lima A UTILIZAÇÃO DE SIMULADOS COMO APROVADO
Silva1, Vitória Braz de FERRAMENTA DE APRENDIZADO NA
Almeida2, Bruna Aguida GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Viana da Paz3;Vinícius Luiz
Farias Oliveira Leandro4;
Thaís
Honório
Lins
Bernardo5;
Christefany
Régia Braz Costa6
Johann Matheus Nascimentos A UTILIZAÇÃO DO OSPE COM INSTRUMENTO APROVADO
dos Santos1; Danilo da Silva
IMPORTANTE PARA O APRENDIZADO DOS
Oliveira2; Jussara Almeida de CONTEÚDOS DE ANATOMIA HUMANA
Oliveira Baggio3

65

Arapiraca

Letícia Beatriz de Oliveira
Silva1; Renaildo Lima dos
Santos2; Victória Fortaleza
Bernardino3; Sóstenes
Ericson4

ACOMPANHAMENTO TUTORIAL REALIZADO APROVADO
PELO MONITOR E SEUS
BENEFÍCIOS NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM

66

Arapiraca

Rafaela Aquino da Silva1;
Maria Vitória de Souza
Moreira2; Larissa Gabriella de
Souza Sá3; Luciana Rúbia
Pereira Rodrigues4

AMPLIAÇÃO DO PAPEL DO MONITOR NO APROVADO
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM
RELATO DE EXPERIÊNCIA

67

ARAPIRACA

Júlia Hosana da Silva1; Kelly Aprimorando a Assistência à Saúde do Adulto:
Ferreira DosSantos Lima2; O Papel Vital da Monitoria
Ana Karolina Santos Silva3;
Patrícia de Paula Alves
Costa da Silva4; Thayse
Gomes de Almeida5.

APROVADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
68

FANUT

69

EENF

70

Arapiraca

71

FOUFAL

72

FOUFAL

73

EENF

Yrla Carla Barbosa Silva1; ASSISTÊNCIA PERSONALIZADA PARA O
DO
RACIOCÍNIO
Júlia Regina Sarmento de DESENVOLVIMENTO
NA
NUTRIÇÃO
MATERNOAlbuquerque2;
Maria CLÍNICO
Beatriz Leal de Lima INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ferreira3; Myrtis Katille de
Assunção Bezerra4
Sophia Renara de Moraes ATIVIDADES LÚDICAS E MONITORIA:
Melo1; Tiago Sotero da CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM DE
Silva Santos2; Lenira Maria DISCENTES DO PRIMEIRO PERÍODO DE
Wanderley
Santos
de ENFERMAGEM
Almeida3; Danielly Santos
dos Anjos Cardoso4
Laryssa Maria de Sousa ATRAVÉS DA SAÚDE E SOCIEDADE: A
Farias1,
Lenira
Maria BUSCA DE NOVOS HORIZONTES
Wanderley de Almeida2,
Danielly Santos dos Anjos
Cardoso3

APROVADO

APROVADO

APROVADO
COM
MODIFICAÇÃO

DOS
ESTUDANTES
DE APROVADO
Caroline Carnaúba Peixoto AVALIAÇÃO
Rosário1, Gabriela Torres da ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE
Silveira2 , Mateus Moraes FEDERAL DE ALAGOAS QUANTO AO
Costa Guimarães3 , Renata CONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER
Elteque Lima de Oliveira BUCAL
Pereira4,
Luiz
Carlos
Oliveira dos Santos5
Pedro Henrique Nobre CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS APROVADO
Silva1; Maria Carolinne PARA ALUNOS DE ODONTOLOGIA
Morais dos Santos2; Lígia DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS:
Maria Coelho Santos2; RELATO DE EXPERIÊNCIA
Sanniely de Lima Rocha2;
Ricardo
Viana
Bessa
Nogueira3;
Janaina
Andrade Lima Salmos de
Brito4
Rayssa Alves da Silva CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS À SAÚDE E APROVADO
Abraao1; Livia Maria Da A MONITORIA NO CURSO DE
Costa
Gomes
Souza2; ENFERMAGEM
Letícia Gomes Vieira3; Maria
Aparecida
Batista
de
Oliveira4

Escrever o texto em 3ª pessoa. Descrever nelhor a
metodologia, o que foi realizado? De que forma?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
74

EENF

Luana Camily de Oliveira COMO A REALIZAÇÃO DE DIFERENTES
Costa1; Melyssa Marx FUNÇÕES PELO MONITOR É CAPAZ DE
Nunes dos Santos2; Lenira CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO
Maria Wanderley Santos de DE NOVAS HABILIDADES E
Almeida3; Danielly Santos INTERESSE PELA DOCÊNCIA: UM RELATO
dos Anjos Cardoso4
DE EXPERIÊNCIA
Kaio
Íthalo
Barros CONFECÇÃO DE GUIA PRÁTICO: UM
Cardoso1;
Maria MATERIAL PARA AUXILIAR A PRÁTICA
Thaylanne Aurora Leôncio CLÍNICA E LABORATORIAL EM ENDODONTIA
Lopes2; Clarice da Silva
Santos3; Jenniffer Maxmilla
dos
Santos
Oliveira4;
Daniel Pinto de Oliveira4,
Rafaela
Andrade
de
Vaconcelos5,
Leopoldo
Cosme Silva6
DA
MONITORIA
José Eduardo Ferreira CONTRIBUIÇÕES
Dantas1; Beatriz Domingos ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DO
Silva2; Josefa Yolanda ENFERMEIRO DOCENTE
Vitorio
Costa2; Ana Karla Alves de
Almeida2;
Christiane
Cavalcante
Feitoza3;
Danielly
Cantarelli
de
Oliveira4
Carla Souza dos Anjos1; CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DE “ACE
Lousanny Caires Rocha IV
AIDPI”
NA
PREVENÇÃO
DA
Melo2; Larissa Tenório MORBIMORTALIDADE
INFANTIL
NO
Andrade Correia3; Renise AGRESTE ALAGOANO
Bastos Farias Dias4

APROVADO

75

FOUFAL

76

EENF

77

Arapiraca

78

IEFE

E
POSSIBILIDADES
DA
Marcel Soares Correia1; DESAFIOS
Marcíria Gabryella F. L. MONITORIA EM PSICOMOTRICIDADE
Santos2; Chrystiane V. A. NO CONTEXTO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO
FÍSICA
Toscano3

APROVADO

79

FANUT

Eduarda Mendes Paulino
Silva1; Daniele da Silva
Nunes2; Ana Paula de
Bulhões
Vieira3;
Lídia
Bezerra Barbosa4

APROVADO

APROVADO

APROVADO

DISCIPLINA DE TÉCNICA DIETÉTICA: UM APROVADO
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA

Excelente! Texto claro e objetivo.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
80

FOUFAL

Matheus
Pessôa ELABORAÇÃO DE GUIA DIDÁTICO: UMA
Marques1;
Rebeca FERRAMENTA PARA AUXÍLIAR A
Andrade Galvão Silva2; PRÁTICA CLÍNICA DE ENDODONTIA
Daniel Pinto de Oliveira3;
Leopoldo Cosme Silva4;
Rafaela
Andrade
Vasconcelos5
Géssica Vanessa de Oliveira ENSINO,
PESQUISA
E
EXTENSÃO:
Machado1; Gabriela Araujo DIFICULDADES
DE
CONCILIAR
AS
de Lima Silva2; Mariana ATIVIDADES DE MONITORIA DURANTE A
Limeira
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Duca3; Ana Carolina Santana
Vieira4
Osvaldo
Gomes
do ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O
Carmo1; Bruno Cleiton ENSINO DOS SOCORROS DE
Macedo Do Carmo2
URGÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO
FÍSICA

81

EENF

82

Arapiraca

83

FANUT

Nathálya
Leite
dos
Santos1; Eduarda Correia
Moretti2; George Azevedo
Lemos3

ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE ALUNA APROVADO
COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO
PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA
ANATOMIA
HUMANA:
RELATO
DE
EXPERIÊNCIA

84

FAMED

Raphael
Caldas
Lourenço1; Roger Kayan
Ferraz2; Italo Henrique
Costa
Pereira3;Lucas
Anhezini de Araujo4

ESTUDOS DIRIGIDOS E SUA IMPORTÂNCIA
PARA A MONITORIA

APROVADO

85

ARAPIRACA

Carlos Eduardo Leonel dos
Santos1; Rafael Danyllo da
Silva Miguel2

EXPERIÊNCIA
COMO
MONITOR:
FACILITANDO O APRENDIZADO ATIVO COM
AS MÉTODOS OSPE E TBL

APROVADO

86

EENF

Izamara Freitas de Melo1; EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM AULAS
Mariana Gomes Carnaúba2; TEÓRICAS NA GRADUAÇÃO EM
Vitória Braz de Almeida3; ENFERMAGEM
Rubenita Kelly de Lima
Silva4; Christefany Régia
Braz Costa5

APROVADO

APROVADO

APROVADO

APROVADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
87

IEFE

EXPLORANDO A ESTRUTURA ANATÔMICA:
Pâmella Sabino da Silva1;
Nathálya Leite dos Santos2; CONFECÇÃO DE ARTICULAÇÕES COM
OSSOS
Rodrigo Freitas Monte
Bispo3

88

EENF

89

FOUFAL

90

ICBS

Vitória Braz de Almeida1; GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O APROVADO
Rubenita Kelly de Lima ENSINO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA
Silva2; Mariana Gomes GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Carnaúba; Bruna Aguida
Viana da Paz4; Janine Melo
de Oliveira5; Christefany
Régia Braz Costa6
Maria Thaylanne Aurora GUIA DE OBTURAÇÃO ENDODÔNTICA APROVADO
Leoncio Lopes1; Kaio Íthalo COMO FERRAMENTA DE ENSINO E
Barros Cardoso2; Clarice da ORIENTAÇÃO PRÁTICA NA DISCIPLINA DE
Silva
Santos3;Jenniffer ENDODONTIA LABORATORIAL
Maxmilla
dos
Santos
Oliveira4; Leopoldo Cosme
Silva5; Daniel de Oliveira
Pinto 6; Rafaela Andrade de
Vasconcelos7
Mateus Moreira Guedes HISTOLOGIA BÁSICA E ACESSIBILIDADE APROVADO
Arruda1; Leonora Tavares- VISUAL: SUPERAÇÃO DE BARREIRAS E
Bastos2; Igor Santana de GARANTIA DO DIREITO DE APRENDIZADO
Melo
HISTOLÓGICO

91

IEFE

João Lisboa Calheiros
Neto1; Prof.a Dra. Soraya
Dayanna
Guimarães
Santos2

IMPACTO DA DISCIPLINA “EDUCAÇÃO E
DIVERSIDADE” NA FORMAÇÃO
CRÍTICA DOS ESTUDANTES DO CURSO DE
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM
RELATO DE EXPERIÊNCIA

APROVADO

92

Arapiraca

Helloisa Matias Cavalcante IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS INOVADORAS
de Lima1; Renise Bastos EM SAÚDE DA CRIANÇA, COM ÊNFASE NA
Farias
Dias2;
Larissa ESTRATÉGIA AIDPI: MÉTODO UTILIZADO
Tenório Andrade Correia3; POR MONITORES E DISCENTES DE
Sóstenes Ericson4
ENFERMAGEM

APROVADO

APROVADO

Trabalho muito interessante!

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
93

94

95

Karolina Nascimento de O
MONITOR-TUTOR
COMO
Sousa
Lima1;Ianny CORRESPONSÁVEL NO PROCESSO DE
Ranielly Silva Costa1; ENSINO-APRENDIZAGEM
DE
SEUS
Délis Barbosa Soares
MONITORADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
1; Bruna Merten Padilha
NA MONITORIA DE GESTÃO DA QUALIDADE
2;
Thaysa
Barbosa NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS 1
Cavalcante Brandão2
Arapiraca Philippe Oliveira Lima1; O USO DOS MÉTODOS OSPE E SPOT
David Lisboa Silva2; EXAMINATION EM MONITORIAS PARA O
Guylherme
Oliveira APRENDIZADO DE CORRELAÇÕES
Lima3; Rafael
ANATOMOCLÍNICAS NO CURSO DE
Danyllo da Silva Miguel4; MEDICINA
Jaiurte Gomes Martins da
Silva5
ICBS
Cleverson de Castro MODELO ESPACIAL DA CABEÇA ÓSSEA
Miguel1; Felipe Oliveira COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA
Soares de Lima2; Hyago ENSINO DE ANATOMIA
FANUT

96

ICF

97

Arapirac
a

98

FAMED

Gabriel Mendes Ferreira
de Melo3; Maria Alyce
Catonio Silva4; Fernando
José Camello de Lima5;
Olavo Barbosa Neto6
; George Azevedo Lemos7
Fernanda Alexandre da
Silva1; Carlos Eugênio
Ataíde2; Maria Aline
Barros Fidelis de Moura3

MONITORIA É ENSINO, INDISSOCIÁVEL
COM PESQUISA E EXTENSÃO:
EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ENSINO DA
TOXICOLOGIA

APROVADO

*Excluir as orientações padrão do template

APROVADO

APROVADO

APROVADO

Hélen Rodrigues da
MONITORIA DE TUTORIA NO CONTEXTO APROVADO
Rocha1; Janaina Andrade DA
APRENDIZAGEM
ATIVA
NA
Lima Salmos de Brito2
GRADUAÇÃO EM MEDICINA: RELATO DE
EXPERIÊNCIA
Ana
Carolina
Valerio MONITORIA ACADÊMICA DE EMBRIOLOGIA: APROVADO
Lana1; Danielle Vieira de RELATO ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DE
Barros2; Lucas Anhezini3; METODOLOGIAS ATIVAS

Seguir a ordem do template. Após o texto é que devem ser
inseridas as palavras-chaves. Excluir as referências.As
informações dos autores devem estar no rodapé.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
99

Arapiraca

Bruna Rykelly Ramos dos
Santos1;
Danielly
Cantarelli de Oliveira2

MONITORIA ACADÊMICA E O USO DE QUIZ
COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DE
APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

APROVADO

100

FAMED

Marcos Vinícius Freitas
Lima1; Adriana Ximenesda-Silva

MONITORIA EM NEUROFISIOLOGIA: DA
SALA DE AULA ÀS REDES SOCIAIS

APROVADO COM
MODIFICAÇÃO

101

Arapiraca

MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINONathalí da Silva Araújo
1; Patrícia de Paula Alves APRENDIZAGEM DO DISCENTE
MONITOR NA PRÁTICA PROFISSIONAL
Costa da Silva2
INTEGRATIVA:
UM
RELATO
DE
EXPERIÊNCIA

102

FANUT

José
Tallys
Santos
Silva1; Délis Barbosa
Soares2; Maria Eduarda
da Silva Lopes3;Thatiana
Regina Fávaro4

103

EENF

Thaynara Celestino de O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO
Lima1; José Vinícius Melo FACILITADORAS DO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM
DA
DISCIPLINA
DE
da Silva2; Bruna Ramos
Cavalcante3;
Jamylle HISTOLOGIA: UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA
Nunes de Souza Ferro4

APROVADO

MONITOR COMO COLABORADOR ATIVO: APROVADO
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA
DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

APROVADO

Faltou apenas o objetivo do trabalho.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
104 Arapiraca

105 Arapiraca

106 FAMED

107 ICF

108 EENF

David Lisboa Silva1; O USO DE ATLAS EM VÍDEO COMO APROVADO
Guylherme Oliveira FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DA
Lima
2;
Philippe HISTOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA
Oliveira Lima3; Rafael
Danyllo
da
Silva
Miguel4;
Jaiurte
Gomes Martins da
Silva5
Gustavo
Fagundes O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA APROVADO
dos Santo1; Júlio PRÁTICA DE MONITORIA ACADÊMICA NO
César dos Santos CURSO DE MEDICINA
Alves2;
Raimundo
Rodrigues de França
Junior
3; Sandra Taveiros de
Araújo 4
Cecíllia
Bastos O USO DE UMA METODOLOGIA ATIVA E A APROVADO
Paulino1;
Pedro SUA EFICÁCIA NA MONITORIA
Henrique
Valerio DE PRINCÍPIOS DA FARMACOLOGIA
Lana2; Thayna Costa
Tenório
Ribeiro
Neves3;
Marcelo
Duzzioni4
Álvaro
Arthur
do O USO DE ROTEIROS DIDÁTICOS COMO APROVADO
Nascimento Soares1
FERRAMENTA DE TRIAGEM EM
; Jessica Cavalcante AULAS PRÁTICAS NO CURSO DE
Martins2; Círia Vieira FARMÁCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Barbosa3;
Luciano
Aparecido Meireles
Grillo4
Bruna Ramos
Cavalcante1; José
Vinícius Melo da Silva
2; Thaynara Celestino
de Lima 3; Jamylle
Nunes de Souza
Ferro4

O USO DO WHATSAPP E DO GOOGLE MEET
COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NA
HISTOLOGIA

APROVADO

O texto deve estar no formato JUSTIFICADO.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
109 EENF

Guylherme Oliveira O USO DE GINCANA EM MONITORIA PARA
Lima1; David Lisboa APRENDIZADO DE MORFOLOGIA
DE
FORMA
LÚDICA:
A
Silva2;
Phillipe HUMANA
Oliveira Lima3; Rafael COMPETIÇÃO COMO FOMENTADORA DO
Danyllo
da
Silva CONHECIMENTO
Miguel4;
Jaiurte
Gomes Martins da
Silva5

APROVADO

110 Palmeira

Rosiane Campos dos OPORTUNIDADES E DESAFIOS: ANÁLISE
DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE
Santos1; Silvana
POLÍTICA SOCIAL DURANTE A PANDEMIA
Márcia de Andrade
Medeiros2

APROVADO

111 CECA

João Victor Lessa
APROVADO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL:
Barroso1; Jadson Lucas EXPLORANDO O POTENCIAL DAS
Teixeira de Verçosa2;
VIDEOAULAS PARA O APRENDIZADO
Yuri Gabriel de Souza
EFETIVO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA
Alves3; Danillo de Souza TOPOGRÁFICA
Pimentel4
APROVADO
Daniel
Maciel PROJETO DE NEWSLETTER:
Resende1;
Mateus APROXIMANDO O ALUNO DA DISCIPLINA E
Moreira
Guedes DO COTIDIANO ENVOLVIDO
Arruda2; Igor Santana
de Melo3; Jamylle
Nunes
de
Souza
Ferro4
Marina
Taissa PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NAS APROVADO
Santiago da Silva1; ATIVIDADES DE MONITORIA EM
Emilly Nicolle de Lima DISCIPLINA PRÁTICA DA ENFERMAGEM:
2;
Breno
Gomes RELATO DE EXPERIÊNCIA
Monteiro3;Ivanise
Gomes
de
Souza
Bittencourt4
Breno
Gomes RELATO DE EXPERIÊNCIA: O MONITOR APROVADO
Monteiro1;
Marina COMO PONTE ENTRE A ANATOMIA E
Taissa Santiago da OS PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM
Silva 2; Emilly Nicolle PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
de
Lima3;Ivanise
Gomes de Souza
Bittencourt4

112 FAMED

113 EENF

114 EENF

Substituir “temos o objetivo’ por “tem o objetivo”.
“Organizamos” por “foram organizados”. O texto todo
deve está em 3ª pessoa.

Precisa colocar o formato do texto JUSTIFICADO.

Excelente trabalho!

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
115 FOUFAL

116 EENF

117 ICF

118 ARAPIRACA

119 ICF

120 ARAPIRACA

121 EENF

Brunno
Raxyson VISITAS TÉCNICAS COMO ESTRATEGIA
Gomes da Silva1; Vitor PEDAGÓGICA: PRÁTICAS DE CAMPO NO
ENSINO DA SAÚDE COLETIVA
Rafael da Silva
2; Antônio Amorim de
Araújo3
POTENCIALIDADES DA PRODUÇÃO DE
Lorrane Costa de
LIVRETOS COMO MATERIAL DIDÁTICO
Espíndola Santos1;
Geisly Hellen Vieira de PARA O APRENDIZADO DOS DISCENTES E
Melo Santos2, Ivanise MONITORES DO CURSO DE ENFERMAGEM
Gomes de Souza
Bittencourt3
Nataly
Christine LABORATÓRIOS VIRTUAIS E
Soares
Gama1; PRESENCIAIS: A IMPORTÂNCIA DAS
Sâmia Andrícia Souza AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA
FARMACOGNOSIA 2
da Silva2

APROVADO

Claude Marise dos SIMULAÇÕES
REALÍSTICAS
DE
Santos
Silva1; CONSULTAS DE ENFERMAGEM EM
Adryelle
Aparecida PRÉ-NATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
dos Santos2; Mairy
Edith Batista Sampaio
3; Sandra Taveiros de
Araújo4
Larissa
Iolanda TOXICOLOGIA APLICADA NA FORMAÇÃO
Moreira de Almeida1; FARMACÊUTICA:
ENSINANDO
E
Bruna
Vanessa APRENDENDO COM A MONITORIA
Merêncio de Araújo
Montenegro2; Maria
Aline Barros Fidelis
de Moura3
Renaildo Lima dos UTILIZAÇÃO
DE
DINÂMICA
EM
Santos1;
Letícia METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE
Beatriz de Oliveira EXPERIÊNCIA
Silva2;
Victória
Fortaleza
Bernardino3;
Sóstenes Ericson4
Vinicius Luiz Farias PARTICIPAÇÃO DOS MONITORES NA
Oliveira
Leandro1; RESOLUÇÃO DE CASOS CLÍNICOS COMO
Izamara Freitas de ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Melo2
NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

APROVADO

APROVADO

APROVADO

APROVADO

APROVADO

APROVADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP

122 FAMED

123 EENF

124 IEFE

125 ICBS

126 Arapiraca

;
Mariana
Gomes
Carnaúba3; Rubenita
Kelly de Lima Silva4,
Wanderley
Barbosa
Dos
Santos5,
Christefany Régia Braz
Costa6
Márcio Antônio Gomes REUNIÕES PERÍODICAS E PARTICIPAÇÃO
ATIVA: O PAPEL DO MONITOR NA
Reis Júnior1
CONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA
; Claudionor Santos
Melo2; Josineide
Francisco Sampaio3
Jéssica Kallyne da RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DAS
Silva
Tavares1; TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO
Giovanna Nunes da PARA A MONITORIA EM SAÚDE DA MULHER.
Gama Melo2; Hamilka
Beatriz
Bernardino
Barbosa3;
Jovânia
Marques De Oliveira E
Silva
E
POSSIBILIDADES
DA
Marcel Soares Correia* DESAFIOS
Marcíria
Gabryella MONITORIA EM PSICOMOTRICIDADE NO
Flores Lima Santos**
Chrystiane
V.
A. CONTEXTO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO
FÍSICA
Toscano***
Laryssa Bezerra dos MANUAL DO MONITOR DE
MICROBIOLOGIA COMO UM FACILITADOR
Santos1;Dayane
Lourenço Ferreira1; NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E
Emmily Margate L. R. ATUAÇÃO DOS NOVOS MONITORES
De Barros2; Amanda
Lys dos Santos Silva3
João Victor Santos RELADO DE ESPERIÊNCIA EM MONITORIA
DE CINESIOLOGIA NA TURMA DO 5°
Silva
PERIDO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO
FÍSICA – UFAL CAMPUS ARAPIRACA

APROVADO

APROVADO

APROVADO COM Faltou o objetivo do trabalho. Utilizar o modelo de template
disponibilizado.
MODIFICAÇÃO

APROVADO

Parabéns!

1. A ideia é bacana mas precisa melhorar o texto. Faltou
APROVADO COM
descrever o objetivo do trabalho e os resultados.Além
MODIFICAÇÃO
disso, para ser aprovado necessita da informação
referente ao prof. Orientador.
Substituir “Como monitores, assumimos” por “os
monitores assumem”, “organizamos” por “foram
organizadas”

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
127 FAMED

128 FAMED

129 FAMED

130 FAMED

131 Arapiraca

132 Arapiraca

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A
VALORIZAÇÃO E ENTENDIMENTO
DOS PROCESSOS CIENTÍFICOS DE
QUALIDADE: MONITORIA DE MEDICINA
BASEADA EM EVIDÊNCIAS
Cecilia
Guimarães USO DE FORMULÁRIOS PARA REVISÕES
Barcelos1; Jessica de PERIÓDICAS COMO FERRAMENTA
Sousa
Oliveira1; DA MONITORIA
Pedro Giacomini de
Souza1; Luis Filipe
dos Santos Costa1;
Iramirton Figuerêdo
Moreira2
Isaac José de Lima USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE
Lôbo
Pereira1; APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DO
Janaina
Andrade MÓDULO DE ANESTESIA LOCAL EM
Lima
Salmos
de ODONTOLOGIA: UM RELATO DE
Brito2;Ricardo Viana EXPERIÊNCIA
Bessa Nogueira3
Italo Henrique Costa UTILIZAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS COMO
Pereira1;
Raphael RECURSO METODOLÓGICO
Caldas
Lourenço2; DIDÁTICO NA DISCIPLINA DE EMBRIOLOGIA
Roger Kayan Ferraz3; HUMANA
Lucas Anhezini
Victória
Fortaleza PBL E A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES
Bernardino1; Letícia PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA
Beatriz de Oliveira FACILITADORA DO PROCESSO DE
Silva2; Renaildo Lima ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE
dos
Santos3; EXPERIÊNCIA
Sóstenes
Ericson
Vicente da Silva4.
Rhayssa
Irlley MONITORIA COMO FERRAMENTA DE
Pinheiro
Pereira1; ENSINO-APRENDIZAGEM EM PROCESSO
Maria Flávia Oliveira DE ENFERMAGEM E PROCEDIMENTOS DO
de Santana2; Irys CUIDADO I
Natalhia Maia de
Sousa3;
Jamerson
Herlon Teodozio da
Costa4;
Josineide
Soares Da Silva5
Higor Bezerra Lima1;
Antônio Fernando de
Sousa Bezerra

APROVADO

APROVADO

APROVADO

APROVADO

APROVADO

APROVADO

Na formatação, utilizar espaçamento simples. A cor da
fonte também está diferente.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
133 ICF

Kamyla Ellen Correia
da Silva1; Leonora
Tavares-Bastos

REVISÃO PRÁTICA UTILIZANDO MODELOS
DIDÁTICOS DE MASSA DE
MODELAR PARA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO
DE HISTOLOGIA

APROVADO

O trabalho está aprovado. Sugiro apenas verificar a
última frase que está confusa.

ÁREA – CIÊNCIAS HUMANAS

134

135

UNID
AUTORES
TEMA
APLICAÇÃO
DO
BALANÇO
HÍDRICO
IGDEMA Kallyne Teixeira Santos1;
Jório Bezerra Cabral Junior2 CLIMATOLÓGICO COMO SUBSÍDIO PARA
GESTÃO E PLANEJAMENTO DO USO DOS
RECURSOS HIDROLÓGICOS

IGDEMA Mikael Eduardo Silva
Ferreira1; Bruno Ferreira2

A REALIZAÇÃO DE AULAS DE CAMPO DE
GEOMORFOLOGIA LITÓRANEA NO
ENSINO DE GEOGRAFIA

AVALIAÇÃO

JUSTIFICATIVA

REPROVADO

Qual o objetivo do trabalho? Qual foi o papel do
monitor ou da monitoria nesse contexto?
De acordo com o edital n.º82/2023 poderão ser submetidos
Trabalhos
que
versem
sobre
a
experiência
enquanto monitor, podendo discorrer sobre como a monitoria
contribui
para
a
formação acadêmica e iniciação à docência, ou sobre
metodologias
adotadas
para facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos
estudantes
assistidos,
bem como objetos pesquisados durante a prática de monitoria
relacionados
a
educação, sala de aula e interação professor-estudante
Qual o objetivo do trabalho? Qual foi o papel do
monitor ou da monitoria nesse contexto? Qual a
metodologia adotada? O que foi realizado?
De acordo com o edital n.º82/2023 poderão ser submetidos
Trabalhos
que
versem
sobre
a
experiência
enquanto monitor, podendo discorrer sobre como a monitoria
contribui
para
a
formação acadêmica e iniciação à docência, ou sobre
metodologias
adotadas
para facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos
estudantes
assistidos,
bem como objetos pesquisados durante a prática de monitoria
relacionados
a
educação, sala de aula e interação professor-estudante

REPROVADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP

136 IP

José Matheus Costa dos RAÇA, GÊNERO E UBERIZAÇÃO NA
Santos1Juliana Barcelos DISCIPLINA DE RELAÇÕES DE TRABALHO
Leandro da Silva2; Cristina I.
Camelode Azevedo.

137 ICHCA

Olliver Magno Santos1
; Prof. Dra. Taynam Santos
Luz Bueno

A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA EM HISTÓRIA APROVADO
DA FILOSOFIA ANTIGA 1:
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE
FUTUROS FILÓSOFOS

138 IGDEMA

Débora Vitória Silva de
Souza1; Simone Affonso
da Silva2

EXPERIÊNCIA COM A MONITORIA NA
DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO REGIONAL
E TERRITORIAL

APROVADO

139 CEDU

Milena Vieira dos Santos1;
Monalisa Omena Sandes2
Débora Cristina Massetto3

O
USO
DA
WEBQUEST
COMO
METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO
DOCENTE:
REFLEXÕES
SOBRE
O
PROCESSO AVALIATIVO

APROVADO

140 ICS

Rita de Cássia Bezerra
Higino1;
Luciana
da
Conceição
Farias
Santana2

A RELAÇÃO MONITOR-ESTUDANTES NA
DISCIPLINA DE PROJETO DE PESQUISA

APROVADO

141 CEDU

Mylena
França
de O PROGRAMA DE MONITORIA COMO UMA
Oliveira1; Maria Dolores POSSIBILIDADE DE CAMINHO PARA
A PESQUISA ACADÊMICA
Fortes Alves2

APROVADO

142 CEDU

Mariana
Silva
Souza A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA
Gomes1; Ivanildo Gomes HISTÓRIA PARA A FORMAÇÃO DE
PEDAGOGOS
dos Santos

APROVADO COM O texto está bem escrito. Porém, a proposta desse 1º momento
é apenas um resumo digitado, em um único parágrafo, com
MODIFICAÇÃO
o mínimo 01 página e máximo de 02 páginas, em fonte
Arial, tamanho 11, espaço simples, justificado, contendo:
introdução, objetivos, metodologia, resultados e as
considerações finais, mesmo que parcialmente.
Observar o template.

DE

APROVADO COM
MODIFICAÇÃO

O texto precisa ser refeito. A introdução está muito
longa e repetitiva trazendo muitos conceitos dispostos
nos regulamentos do Programa e da disciplina.Não
ficou claro qual o objetivo do trabalho.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
143 IGDEMA

144 IGDEMA

145 IGDEMA

OBRA
JOÃO

APROVADO

DESCONSTRUINDO
ESTEREÓTIPOS
SOBRE OS POVOS INDÍGENAS A PARTIR
DA INTERAÇÃO ESCOLA – UNIVERSIDADE
NAS AÇÕES DA DISCIPLINA GEOGRAFIA
AGRÁRIA
INSTITUTO
ARCHEOLOGICO
E
Renan
Rubert
Rosas O
Neto1; Antonio Alfredo GEOGRAPHICO ALAGOANO – IAGA E O
PENSAMENTO GEOGRÁFICO EM ALAGOAS
Teles de Carvalho2

APROVADO

Alberthy
Jaime
Silva
Machado1;
Ingrid
Marcelino Afonso da Silva
2; Antônio Alfredo Teles de
Carvalho3
David Matheus da Silva
Frade1; Cirlene Jeane
Santos e Santos2

A GEOGRAFIA SUBJACENTE A
“HISTÓRIA DAS ALAGOAS” DE
CRAVEIRO COSTA

APROVADO

146 Penedo

Maria Lenilda Caetano
França1; Fernando Mizael
da Silva2; Debora Anny
Santos Liberato3

POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
BÁSICA DO BRASIL (POEB): EXPERIÊNCIAS
COM OS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS

APROVADO

147 IP

Mylene Maria Ferreira dos
Santos1; Rodrigo Barros
Gewehr2

O livre exercício da monitoria sob o amparo
docente

APROVADO

148 Palmeira

Ingrydy Lara Araújo Silva1;
Maria Alice Teodoro Silva2;
Anidayê Angelo Amorim3;
Maria Augusta Costa dos
Santos4
Karina da Silva Figueiredo1
Luiza Cristina Silva-Silva

A MONITORIA COMO UMA PRÁXIS
POTENCIALIZADORA DE COMPREENSÃO
DA REALIDADE SOCIAL

APROVADO

AS POTENCIALIDADES DO USO DE
DIFERENTES LINGUAGENS DIDÁTICAS
DENTRO E FORA DA SALA DE AULA

APROVADO

GEOGRAFIA URBANA E O ENSINO DA
MULTIDIMENSIONALIDADE DO ESPAÇO

APROVADO

149 CEDU

150 IGDEMA

Danilo Bernardo Ribeiro 1;
Luciane
Maranha
de
Oliveira Marisco2

URBANO CONTEMPORÂNEO
151 IGDEMA

Jeane Borges dos Santos1;
Marta
da
Silveira
Luedemann2

PRODUÇÃO DE ACERVO: A IMPORTÂNCIA
DA ATUALIZAÇÃO DE DADOS E
BIBLIOGRAFIA
NA
DISCIPLINA
DE
GEOGRAFIA ECONÔMICA

APROVADO COM Faltou descrever os resultados alcançados e as considerações
finais.
MODIFICAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
A MONITORIA NO ÂMBITO ACADÊMICO DAS
UNIVERSIDADES FEDERAIS: UFAL E UFPE

APROVADO

A IMPORTÂNCIA DA MONTORIA E DA
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA
FORMAÇÃO
PROFISSIONAL
DO
GEÓGRAFO: RELATO DE EXPERIÊNCA NO
PROJETO EDUCAPA
Wagner de Jesus Santos1; O POTENCIAL INOVADOR DAS PRÁTICAS
DE ENSINO EM GEOGRAFIA NA
Simone Affonso da Silva2
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NA
DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA

APROVADO

A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NA
DISCIPLINA DE ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
EM
EDUCAÇÃO
INFANTIL PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA

APROVADO

152 ICS

Gabriel Augusto Miranda
Setti1

153 IGDEMA

Sarah Lima Nascimento1;
Simone Affonso da Silva

154 IGDEMA

155 CEDU

Mayara Dantas Moreira1;
Ana Maria dos Santos2

156 ICS

Tatyane Tais Nascimento
Marques dos Santos1;
Antonio José da Silva Neto
2; Luciana da Conceição
Farias Santana
Danielle dos Santos Silva1;
Maria Augusta Costa dos
Santos2

157 Palmeira

158 IGDEMA

Raquel Mendonça Lins1
; Dr. Kinsey Santos Pinto

159 CEDU

Mércia Krislany Bandeira
Félix1; Maria da Conceição
Valença da Silva

E PROFISSIONAL
CONECTANDO
CONHECIMENTO
E
PRATICIDADE: COMO A MONITORIA E O
WHATSAPP INFLUENCIARAM A DISCIPLINA
DE INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA

Excelente iniciativa!

APROVADO

APROVADO

AS PRÁTICAS SOCIAIS DO AGRESTE
ALAGOANO COMO METODOLOGIA DE
ENSINO
PARA
A
FORMAÇÃO
DO
PSICÓLOGO: UMA EXPERIÊNCIA POR MEIO
DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.
A
IMPORTÂNCIA
DO
COMPONENTE
CURRICULAR – PRACC 1 PARA
FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM
GEOGRAFIA

APROVADO

A MONITORIA NA DISCIPLINA DE POEBB
COMO CONTRIBUTO PARA A
APRENDIZAGEM
NUMA
DISCIPLINA
ELETIVA DO CURSO DE
PEDAGOGIA: CONEXÕES POSSÍVEIS NA
FORMAÇÃO PROFISSIONAL

APROVADO

APROVADO

O texto deve ser escrito em 3ª pessoa do singular

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
160 IP

Vivian Ferreira Barbosa1;
Laylla Padilha Silva de
Araújo2; Paula Orchiucci
Miura3

A EXPRESSÃO CRIATIVA DISCENTE NO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA
NA
DISCIPLINA
“PSICOLOGIA
DO
DESENVOLVIMENTO 2”

APROVADO

161 DELMIR
O

Tiego Ribeiro Gomes1,
Gustavo Manoel da Silva
Gomes2

PROFESSOR
HISTORIADOR
EM
FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA
DE HISTÓRIA MEDIEVAL EM PERÍODO DE
EDUCAÇÃO REMOTA NO CURSO DE
LICENCIATURA EM HISTÓRIA, UFAL CAMPUS SERTÃO (06/2021 à 10/2021)

APROVADO

162 Arapiraca

Janaila dos Santos Silva1

ENTRE A MONITORIA E A DOCÊNCIA:
HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DE
PROFESSORES

APROVADO COM O texto está aprovado. Faltou apenas informar o prof.
orientador
MODIFICAÇÃO

163 Palmeira

Edith Evelyn Barbosa de
Lima1, Mayk Andreele
Nascimento2

ANTROPOLOGIA E SEUS IMPACTOS NA
GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA

APROVADO

164 ICS

Josefa
Elisabete
de
Messias da Silva1 e Gabriel
Augusto Miranda Setti2

ESPAÇOS COLETIVOS DE CONSTRUÇÃO
DE CONHECIMENTOS: A MONITORIA
COMO MOVIMENTO DE APROXIMAÇÃO
COM/ENTRE SABERES

APROVADO COM Não identificamos:
- o objetivo do trabalho
MODIFICAÇÃO
- a metodologia
- os resultados

O texto deve ser escrito em 3ª pessoa do singular

Além disso o texto deve ser escrito na 3ª pessoal do singular

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP

ÁREA – CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
165

166

167

TEMA

AVALIAÇÃO

Iaan Bernardo Silva Acioli 1; “ATOS PELA EDUCAÇÃO”: QUANDO A
Clarice Barbosa Meneses
MONITORIA EM DESENHO DE
2
OBSERVAÇÃO NARRA A VIDA (E LUTA)
; Flavia de Sousa Araújo
ESTUDANTIL
3
ICHCA Júllia Barreto Santos1
RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCENTE EM
MONITORIA NA DISCIPLINA DE
; Manoella Maria Pinto Moreira
das Neves2
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
;
ICHCA Maykon Felipe da Silva Araújo RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PAPEL DA
1
MONITORIA NA UNIFICAÇÃO DAS
; Vitória Alves Gondim de Luna PRODUÇÕES LABORATORIAIS DA REVISTA
2
FORA DA CAIXA
; Luiz Marcelo

APROVADO

UNID
FAU

AUTORES

Robalinho Ferraz
Gabriele Macena da Silva1

168

FSSO

169

ICHCA Gabriela Lucena Lins1

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA
EM POLÍTICA SOCIAL: USO DE
MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA DE
ENSINO-APRENDIZAGEM

JUSTIFICATIVA

APROVADO COM O texto deve ser escrito em um único parágrafo, assim como
no modelo do template. Deve está escrito em 3ª pessoa. Não
MODIFICAÇÃO
ficou claro qual o objetivo do trabalho, qual a metodologia
adotada? O que foi realizado? Quais os resultados
alcançados?
APROVADO

APROVADO COM Para ser aprovado é preciso informar os dados do prof.
orientador
MODIFICAÇÃO

APROVADO
A MONITORIA COMO AGENTE
INTEGRADOR NOS ESPAÇOS
1; Manoella Maria Pinto Moreira ACADÊMICOS: VIVÊNCIA DA DISCIPLINA DE
das Neves2
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

O texto/resumo deve ser escrito em um único parágrafo.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP

FSSO
170

Thayná da Silva Felix1; EXPERIÊNCIAS
EM
MONITORIA
NA APROVADO
Sílvia Pereira Silva
DISCIPLINA OFICINA DE PESQUISA EM
Bomfim2; Wanda Griep SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DO ENSINO
Hirai
REMOTO
William Macário dos
O CAMINHO DO CONHECIMENTO
APROVADO
Santos1; Marcos
Augusto de
Albuquerque Ehrhardt
Júnior2;
IMPORTÂNCIA
DA
MONITORIA APROVADO
Michelly
de
Lima A
Firmino
Cerqueira1; ACADÊMICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA
Maria Virgínia Borges IDENTIDADE PROFISSIONAL

171

FDA

172

FSSO

173

FSSO

Cheina Ferreira dos
Santos1; Elaine Nunes
Silva Fernandes2

174

ICHCA

175

FAU

Jose
Mauricio
de INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA EM ÂMBITO APROVADO
Santana Neto1, Bianca UNIVERSITÁRIO POR MEIO DA MONITORIA:
Gabrielly Pimentel dos UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Santos2
Daphane
Leilane da Silva
3 Priscila Muniz de
Medeiros
Clara Duarte de Brito SEMEANDO CONHECIMENTOS SOBRE A APROVADO
Barbosa1;
Madson PAISAGEM: A UTILIZAÇÃO DE
Luan
Almeida
do FERRAMENTAS DIGITAIS COLABORATIVAS
Nascimento2; Flavia de NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE
Sousa Araújo3; Regina PROJETO DE PAISAGISMO 1
Coeli Carneiro Marques

Amaral2
A
MONITORIA
NA
DISCIPLINA
DE
FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL:
DESAFIOS NO RETORNO PRESENCIAL PÓS
PANDEMIA DA COVID-19

APROVADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
176

FSSO

Joelcio Jackson Lima EXPERIÊNCIAS DE MONITORIA NA
APROVADO COM Sugerimos reduzir a introdução, ficou muito longa. O foco é
a monitoria!!! Precisa descrever melhor os resultados da
Silva1; Sílvia Pereira DISCIPLINA SEMINÁRIO TEMÁTICO EM
MODIFICAÇÃO
monitoria.
Silva Bomfim2; Wanda SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DO ENSINO
Griep Hirai3
REMOTO

177

FSSO

Sílvia Pereira Silva
Bomfim1; Wanda Griep
Hirai2

FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL II:
ENTRE O REMOTO E O PRESENCIAL

APROVADO

178

FEAC

Milena Vitoria Barros
dos Santos1; Madson
Bruno da Silva Monte

ANÁLISE DA METOLOGIA ATIVIDADE
ATRAVÉS DE ATIVIDADES CRIATIVAS NA
DISCIPLINA DE PESQUISA OPERACIONAL:
Breve Análise do Período Noturno.

APROVADO

179

Palmeira

Jadejessica Costa de
Oliveira1 ; Sueli Maria
do Nascimento2

O ALIGEIRAMENTO ACADÊMICO E SEUS
PREJUÍZOS PARA FORMAÇÃO
PROFISSIONAL: UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA A PARTIR DA MONITORIA NA
PRIMEIRA TURMA DE SERVIÇO SOCIAL PÓS
PANDEMIA.

APROVADO

180

FEAC

Mateus Nascimento de O ENSINO MATEMÁTICO EM TEORIA
Andrade1; Camila do MICROECONÔMICA 1: UM RELATO DE
Carmo Hermida2
EXPERIÊNCIA

APROVADO COM Esse 1º momento é apenas um RESUMO de no máximo 02
páginas, conforme definido no edital.
MODIFICAÇÃO

181

FSSO

Rafaela Caroline de CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA PARA O
Oliveira
da
Silva1; PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Elaine Nunes Silva DA FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA
Fernandes
BRASILEIRA

APROVADO

182

FSSO

Juliana dos Santos
Silva1; Maria Alcina
Terto Lins2

A MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA APROVADO
EM SERVIÇO SOCIAL:
CONTRIBUIÇÕES
NO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM DO DISCENTE E
APROXIMAÇÃO À DOCÊNCIA.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
183

FAU

Luany
de
Fatima
Oliveira1; Artur Vitor
Santos
Almeida2;
Juliana
Donato
de
Almeida Cantalice3

MONITORIA DE MODELOS FÍSICOS:
CONSTRUÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO
ALUNO-MONITOR NO CURSO DE DESIGN
BACHARELADO

APROVADO

184

FAU

VÍDEO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA
DIDÁTICA NO PROCESSO DE
ELABORAÇÃO DAS PRANCHAS NA
DISCIPLINA DE PROJETO DE PAISAGISMO1

APROVADO COM O texto todo deve ser escrito em um único parágrafo e deve
ser escrito na 3ª pessoa do singular
MODIFICAÇÃO

185

FDA

Ana
Lívia
Bezerra
Cunha
Ferreira1;
Karolina
da
Silva
Figueiredo2;
Lúcia
Tone Ferreira Hidaka3;
Regina Coeli Carneiro
Marques4
Mariana
Wanderley
Arraes1
Marcos Augusto de
Albuquerque Ehrhardt
Júnior

A SIMULAÇÃO PRÁTICA DE CASOS
FICTÍCIOS NO ESTUDO DO DIREITO
CONTRATUAL: A PAVIMENTAÇÃO DO
APRENDIZADO DE ALUNOS E MONITORES

APROVADO

186

FSSO

Gabriely Passos dos
Santos1; Milena da
Silva Santos2

CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA
ACADÊMICA NA COMPREENSÃO DA
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE POLÍTICA
SOCIAL COMO FUNDAMENTO
INDISPENSÁVEL NA FORMAÇÃO DO
PENSAMENTO CRÍTICO

APROVADO

187

FDA

188

FEAC

Arthur Alves Fontes PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS COMO
APROVADO
Rocha1; Maria Eduarda RECURSOS NO ENSINO DA DISCIPLINA DE
Rodrigues
Teles CRIMINOLOGIA
Ferreira2; Hugo
Leonardo
Rodrigues
Santos3
Maria Eduarda Araujo PERCEPÇÃO
DOS
ESTUDANTES
DE APROVADO
Costa
1;
Marcos CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE A
Vinícius de Oliveira MONITORIA
NO
PROCESSO
DE
Sales 2; Myrosmar APRENDIZAGEM
Santos de Faria 3;
Yasmim Alves da Silva
4; Ana Paula Lima
Marques Fernandes 5;
Valdemir da Silva

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
189

FAU

Clarice
Barbosa PONTOS, LINHAS E SUPERFÍCIES: UM APROVADO
Meneses1;
Juliana RELATO DA EXPERIÊNCIA NA
Coelho Loureiro2
MONITORIA DE GEOMETRIA DESCRITIVA
2023.1

190

FSSO

Maria Vitória Regina
Santos1; Elaine Nunes
Silva Fernandes2

191

FSSO

192

FAU

Clarice Marina Santos A RELAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS ACE 1 - APROVADO
Maceno1; Ana Beatriz IDENTIDADE, CULTURA E
Passos
Rocha
do DESENVOLVIMENTO
E
PROJETO
DE
Rêgo2; Stephany Silva PAISAGISMO 2 A PARTIR DA
de
Souza3;
Diana EXPERIÊNCIA DA MONITORIA
Helene4 Ramos; Flavia
de Sousa Araújo5
Nathalia
Volpini MONITORIA EM DESENHO DIGITAL 2 NA APROVADO
Medeiros1; João Felipe FACULDADE DE ARQUITETURA E
Pereira Cavalcante2; URBANISMO DA UFAL
Adriana Capretz Borges
da Silva Manhas 3

193

FSSO

A CONSTRUÇÃO DO PROFISSIONAL EM
SERVIÇO SOCIAL POR MEIO DA
EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE
FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL

REPROVADO

Rebeca
Carolina A EXPERIÊNCIA DE MONITORIA EM
APROVADO
Santos
Maceno1; FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL IV NA
Reivan Marinho Souza; CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO
APRENDIZAGEM

De acordo com o edital, no item 4.1. Poderão ser submetidos
Trabalhos que versem sobre a experiência
enquanto monitor, podendo discorrer sobre como a monitoria
contribui para formação acadêmica e iniciação à docência, ou
sobre metodologias adotadas para facilitar o processo de
ensino-aprendizagem dos estudantes assistidos,
bem como objetos pesquisados durante a prática de monitoria
relacionados a educação, sala de aula e interação professorestudante. Qual o objetivo do trabalho? Qual a relação com a
monitoria?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
194

FEAC

Livia
Maria
Alves O PROGRAMA DE MONITORIA SOB A ÓTICA APROVADO
Santos Luan Carlos da DOS DOCENTES E DISCENTES
Paz2; Valdemir da MONITORES: UM ESTUDO DE CASO NA
Silva3; Márcia Adriana FACULDADE DE ECONOMIA,
Magalhães Omena4
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA
UFAL

195

Arapiraca

Vinícius Lins da Silva1;
Melyna de Almeida
Lamenha Nascimento2

O PAPEL DA MONITORIA DE DESENHO
ARQUITETÔNICO COMO
POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM

APROVADO

ÁREA – CIÊNCIAS AGRÁRIAS
UNID
196

197

ARAPIRAC
A

AUTORES

TEMA

Julio
Cesar
Silva AVALIAÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO
Cavalcante1;
Ilâine UTILIZANDO PENETRÔMETRO DE
Benício do Santos2; IMPACTO
José
Ferreira
de
Oliveira3;Cícero
Gomes dos Santos4
Charlly Johny Dionizio DIÁLOGO GERA CONHECIMENTO
Albuquerque1; Jordana
de Lima Lucena2; João
Lucena de Deus Filho3
; Andre Luiz Beserra
Galvao

AVALIAÇÃO

JUSTIFICATIVA

APROVADO

APROVADO COM O texto deve ser escrito em um único parágrafo e sem
espaçamentos. O texto precisa de ajustes. A introdução precisa
MODIFICAÇÃO
ser reconstruída. Ainda na introdução, “a monitoria é
fundamental para o estabelecimento do aprendizado na
ausência do docente”. É necessário uma maior reflexão dos
autores....O monitor tem a função de facilitar o conhecimento,
a aprendizagem e não de substituir o docente. Ok?
Substituir “podemos ver” por “pode-se obter”
“que ele compreenda” por “a compreensão”
Nos objetivos, retirar os : escrever por extenso o nome da
disciplina e retirar o nome do docente orientador.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
198 CECA

Barbara Gomes Moura1; CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA A
Marilia
Freitas
de FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM
Vasconcelos Melo2
ENGENHARIA FLORESTAL

APROVADO

199 Arapiraca

João Lucena de Deus
Filho1; Jordana de Lima
Lucena2; Ricardo Brainer
Martins3

DIALOGANDO
CONHECIMENTO

APROVADO COM Faltou descrever as atividades realizadas. O que foi
realizado? De que forma?
MODIFICAÇÃO

200 Arapiraca

Jordana de Lima Lucena1;
João Lucena de Deus
Filho2; Janiele Almeida dos
Santos3 Edmilson Santos
Silva4

A IMPORTÂNCIA DAS MONITORIAS NA
FORMAÇÃO
EDUCACIONAL
DOS
DISCENTES DE ENSINO SUPERIOR

APROVADO COM Quais foram essas metodologias? Faltou descrever...Faltou
inserir os resultados obtidos também.
MODIFICAÇÃO

201 CECA

Elânio Feitosa de Melo 1;
Jair Tenório Calvacante2;
Isabel Vitoria Gonzaga de
Oliveira3; Lucas Rafael
Tavares da Silva4
Grazielly Lessa Rocha1;
Ligia Sampaio Reis2.

A importância das aulas práticas em cursos de
ciências agrárias

REPROVADO

Não foi utilizado o modelo de template disponibilizado no
edital.

IRRIGAÇÃO E DRENAGEM – DISCIPLINA DE
CAPACITAÇÃO ACADEMICA PARA
O MANUSEIO DE PROJETOS E RECURSOS
HÍDRICOS NA AGRICULTURA.

APROVADO COM
MODIFICAÇÃO

Faltou descrever melhor a metodologia e o objetivo do
trabalho.

203 CECA

Gabriela Castelo Branco
Oliveira; Hugo Henrique
Costa do Nascimento2

MONITORIA NA MONTAGEM, EXECUÇÃO E
APRESENTAÇÃO DE EXPERIMENTOS EM
LABORATÓRIO

APROVADO

Parabéns!!!

204 Penedo

Fernanda
Ribeiro
de
Souza1; Auceia matos
Dourado2

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA
APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO:
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA
FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA RURAL

APROVADO

Texto claro e objetivo! Parabéns!

205 Penedo

Jarina
da
Silva
Albuquerque
Nunes1;
Auceia Matos Dourado2

O
ESPAÇO
RURAL
PESQUEIRO:
EXPERIÊNCIAS E INTERAÇÕES ENTRE
MONITOR
E
MONITORANDOS
NA
DISCIPLINA
FUNDAMENTOS
DE
SOCIOLOGIA RURAL

APROVADO

202 CECA

E

GERANDO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
206 Arapiraca

Layane Mendes da Silva1;
Vanessa Alexandra Batista
Silva2; Filipe Augusto Leal
Dantas3; Maria Danila da
Silva Santos4; Rodrigo dos
Santos
Albuquerque5;
Carolyny Batista Lima6

UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NA
DISCIPLINA DE APICULTURA E
MELIPONICULTURA COMO METODOLOGIA
NO ENSINO APRENDIZAGEM

APROVADO

207 CECA

Luan Henrique da Silva DISPONIBILIDADE
FLORÍSTICA
NO
Ferro1; Ana Paula do CAMPUS DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS
Nascimento Prata2
AGRÁRIAS (CECA), PARA O ENSINO DE
BOTÂNICA

APROVADO

208 Arapiraca

Vanessa Alexandra Batista
Silva1; Jordana de Lima
Lucena2; João Lucena de
Deus
Filho3;
Cícero
Gomes dos Santos4

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO
FERRAMENTA NO ENSINO A DOCENCIA

APROVADO

209 Arapiraca

Jarina
da
Silva
Albuquerque
Nunes1;
Auceia Matos Dourado2

O
ESPAÇO
RURAL
PESQUEIRO:
EXPERIÊNCIAS E INTERAÇÕES ENTRE
MONITOR
E
MONITORANDOS
NA
DISCIPLINA
FUNDAMENTOS
DE
SOCIOLOGIA RURAL

APROVADO

210 Penedo

Fernanda
Ribeiro
de
Souza1; Auceia matos
Dourado2

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA
APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO:
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA
FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA RURAL

APROVADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
211 Arapiraca

Maria José da Silva
Barros1; Maria Josilaine
Matos dos Santos Silva2

GAMEFICAÇÃO NA GRADUAÇÃO: UMA APROVADO
NOVA ALTERNATIVA DE ENSINO E
APRENDIZAGEM APLICADA NA MONITORIA
DA DISCIPLINA DE NUTRIÇÃO BÁSICA
DO CURSO DE ZOOTECNIA
Ilâine Benício dos Santos1; MESA DE TENSÃO: UM EQUIPAMENTO APROVADO
Julio
Cesar
Silva PARA MENSURAR A RELAÇÃO MASSACavalcante2; José Ferreira VOLUME DO SOLO
de Oliveira; Cícero Gomes
dos Santos4

212

Arapiraca

213

Arapiraca

Sabrina Maria da Silva1;
Cícero Gomes dos Santos

GÊNESE E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS

APROVADO

214

CECA

Maria Victória dos Santos1;
Lis Aparecida Alves da
Silva2;
Marcia
Kikuyo
Notomi3

MONITORIA
TEÓRICA
E
PRÁTICA
AUXILIANDO OS ALUNOS NO ENSINOAPRENDIZAGEM DA PATOLOGIA CLÍNICA
VETERINÁRIA

APROVADO

215

Arapiraca

APROVADO

216

CECA

Aline dos Santos Curto1; A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO
Jordana de Lima Lucena2
ENSINO UNIVERSITÁRIO
; João Lucena de Deus
Filho3; Valdevan Rosendo
dos Santos 4
Laryssa Hyany Gonzaga A
IMPORTÂNCIA
DA
PRÁTICA
NA
Jatobá1;
Elton
Lima FORMULAÇÃO DE RAÇÃO UTILIZANDO O
Santos2
SOFTWARE SUPERCRAC

217

CECA

Lissandra Silva Moreira1; APRIMORANDO O CONHECIMENTO
Pablo Douglas dos Anjos EM ENTOMOLOGIA GERAL COM AJUDA DA
Santos2; Marcus Vinicius MONITORIA E PRÁTICAS NO
Santos
LABORATÓRIO
da Silva3; Mariana Oliveira
Breda4

APROVADO

218

CECA

Francielly
da
Guirra IMPORTÂNCIA
DA
MONITORIA
Bernardo1; Hugo Henrique EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS EM
Costa do Nascimento2
LABORATÓRIO

APROVADO

NA

APROVADO

Excluir algumas palavras repetidas, como “o aluno”.
Substituir a palavra “haver” por “a”. “Com a monitoria”
por “Por meio da monitoria ou através da monitoria.

219

CECA

Ihan Lucas Silva Aprigio
1;
Annyerli
Maria
Candido da Silva 1;
Juliana Kelly Macena
Alves Feitoza1; Amanda
Caroline
Gomes
Graboschii2;
Pierre
Barnabé Escodro3

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
MAXIMIZAÇÃO
DO
ENSINO
EM APROVADO
ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA A
PARTIR DE ESTERILIZAÇÕES EM CÃES
ERRANTES DO MUNICIPIO DE VIÇOSAAL

ÁREA – LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES
Unidade
220 FALE

221 FALE

222 FALE

AUTORES

TEMA

AVALIAÇÃO

Aldo Matheus do
ENSINANDO A ENSINAR POR MEIO DE
APROVADO
Nascimento Silva1; Elias
OFICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA
André da Silva2
MONITORIA DE PELP 1
João Vitor Lins da Silva1;
MOMENTOS DE REFLEXÃO E DELEITE
APROVADO
Alice Roberta de Lima
LITERÁRIO EM SALA DE AULA NO
Oliveira Melo
CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR EM
2; Nayara Silva dos Santos LETRAS
3; Fabiana Pincho de
Oliveira
Jeronimo do Nascimento UNIVERSO
DANÇADO:
construção
da APROVADO COM
Silva1
monitoria em atividade curricular de
MODIFICAÇÃO
, Adrielle Kevelly Martins dos extensão com a produção de evento acadêmico
Santos 2e Profa. Ms.Camila
Silva Saraiva3

JUSTIFICATIVA

O texto precisa ser aprimorado. Qual o objetivo do
trabalho? Qual a metodologia utilizada? Como foi
realizada? Quais os resultados do trabalho?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP

223

FALE

224

FALE

225

FALE

226

FALE

227

Delmiro

Alessandra Ferreira Araújo1;
Isabel Muniz-Lima2

O CARÁTER PROCESSUAL DO TEXTO E DOS APROVADO
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA
ESCRITA NAS AÇÕES DA MONITORIA DE
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
EM LÍNGUA PORTUGUESA I
Higor Barbosa Rodrigues1; FIQUE
TRANQUILA,
OS
MONITORES APROVADO
João Gabriel de Araújo Costa CUIDARÃO DISSO: A EXPERIÊNCIA DE
Lobo2; Nayara Silva dos MONITORIA
ACADÊMICA
E
SUA
Santos3, Isabel Muniz Lima4 CONTRIBUIÇÃO
PARA
FORMAÇÃO
DOCENTE
Sophia Maciel da Silva A LÍNGUA EM PERCURSO E A VIDA EM APROVADO
Barros1;
Amanda Josefa ATRAVESSAMENTOS: VIVÊNCIAS NA
Omena Vieira da Silva2; MONITORIA DE ANÁLISE DO DISCURSO
Helson Flávio da Silva
Sobrinho3
Leilane
Ramos
Sena1; ENSINO DE LIBRAS PARA PESSOAS COM APROVADO
Heloyse Sarah Melo de Lira2; DEFICIÊNCIA VISUAL: VIVENDO A
Jaqueline Vitória da Silva3; IMPORTÂNCIA
DO
PLANEJAMENTO
Janio Nunes dos Santos4; CIRCULAR E MULTIDIMENSIONAL
Humberto Meira de Araujo
Neto5
Maria
Eduarda
Barros A IMPORTANCIA DA MONITORIA EM APROVADO
Nascimento1; Prof. Dr. Ismar “ATIVIDADE DE CURRICULARIZAÇAO DA
Inácio dos Santos Filho2
EXTENSAO 4” E SEU DESPERTAR PARA
DOCENCIA DA INTERFACE LINGUAGEM,
GÊNERO E SEXUALIDADE EM AULAS DE
LÍNGUA PORTUGUESA

ÁREA – ENGENHARIAS
UNID
ADE
228 CTEC

AUTORES

TEMA

AVALIAÇÃO

Aristides Guilherme da
Silva1; Valmir De
Albuquerque Pedrosa

HIDROLOGIA APLICADA: EXPERIÊNCIA
COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

APROVADO

JUSTIFICATIVA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
229 CTEC

230 CTEC

231 CTEC

232 CTEC

233 CTEC

Wydem Lucas Elias dos APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO Santos1;
João
Carlos ABPj: INTEGRAÇÃO ENTRE
Cordeiro Barbirato2
CONHECIMENTOS
DO
CURSO
DE
ENGENHARIA CIVIL PARA GERAR
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EM
ANÁLISE ESTRUTURAL
João Vitor Isidoro dos TORNANDO-SE GESTORES AMBIENTAIS
Santos1; Karina Ribeiro COMPETENTES: O PAPEL DA
MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO
Salomon2
DE
ESTUDANTES
DE
ENGENHARIA
AMBIENTAL
Pedro
Angelo
Palagani ASSIDUIDADE: DESENVOLVIMENTO DE
Neri1; Frede de Oliveira ESTRATÉGIA PARA AGREGAR
DISCENTES-DOCENTE NA MONITORIA DE
Carvalho2
TERMODINÂMICA 2
Ana Clara da Silva Lima1; A MONITORIA COMO INSTRUMENTO DO
Rochana
Campos
de APERFEIÇOAMENTO DO APRENDIZADO
Andrade Lima Santos2.
Débora Santos Moreira1; Daysy APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA BIM
DURANTE A MONITORIA DE
Lira Oliveira Cavalcanti

234 CTEC

Mylena Maria Salgueiro de
Lima1; Jessica Helena de
Lima2

235 Delmiro

Amanda Talita Alves Neto1;
Alverlando Silva Ricardo2

INSTALAÇÕES
HIDRÁULICAS
E
SANITÁRIAS
EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO TEAMBASED LEARNING PARA O ENSINO
DE PLANEJAMENTO DE TRANSPORTE
A JORNADA TRANSFORMADORA DA
MONITORIA EM MECÂNICA DOS SÓLIDOS
1: EDUCAÇÃO, PAIXÃO E CRESCIMENTO

APROVADO

APROVADO

O texto deve estar no formato com espaçamento
simples

APROVADO

APROVADO

Substituir “trás” por “traz”, “á” por “a”, “discursões” por
“discussões”

APROVADO

APROVADO

APROVADO COM O alinhamento deve ser no formato JUSTIFICADO. O
MODIFICAÇÃO
texto está muito sucinto e não detalha o objetivo do
trabalho. Faltou descrever a metodologia utilziada. O
que foi realizado? Como foi realizado? Quais os
resultadoa alcançados?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
236 CECA

Ulysses
Gabriel
Pereira
Bomfim da Silva1; Isabela
Cristina da Silva Passos
Tibúrcio2;

A MONITORIA COMO ALAVANCA NO
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DE DESENHO TÉCNICO PARA CURSOS DE
ENGENHARIA DO CECA/UFAL

APROVADO

CONSIDERAÇÕES
1. O trabalho com status “ APROVADO COM MODIFICAÇÃO ” significa que após serem atendidas as recomendações/justificativaso trabalho
estará APROVADO para apresentação oral. O(s) autor(s) deve enviar o resumo corrigido até o próximo dia 13/11/2023(segunda-feira) para
o e-mail: simufal2023@gmail.com
2. O trabalho com status “APROVADO”, estão autorizados a elaborarem o vídeo da Apresentação do Trabalho (Modelo da Apresentação
disponível na página da Ufal, anexo ao edital). Após a confecção do vídeo, compartilhar o vídeo + slide da Apresentação em PDF até o dia
19/11/2023 com o e-mail: cdp@prograd.ufal.br
3. Os trabalhos com status “REPROVADO” poderão enviar PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO/RECURSO
mail:simufal2023@gmail.com até a data de 13/11/2023 (segunda-feira), com o assunto: RECURSO V SIM UFAL

através

4. O Resultado Final dos Trabalhos APROVADOS será divulgado no dia 14/11/2023(terça-feira).
5. A Programação e alocação dos horários e salas virtuais das Apresentações será divulgada até o dia 21/11/2023 (terça-feira).

Maceió, 10 de novembro de 2023.
Pró-reitoria de Graduação

do

e-