Resultado dos Trabalhos classificados com Excelência Acadêmica - IV SIM UFAL
Resultado dos Trabalhos classificados com Excelência Acadêmica - IV SIM UFAL
Resultado Excelência Acadêmica_IV SIM UFAL.pdf
Documento PDF (339.3KB)
Documento PDF (339.3KB)
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
EDITAL N.º 55/2022
IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE MONITORIA – EXCELÊNCIA ACADÊMICA
Relação dos Trabalhos classificados em Excelência Acadêmica – IV SIM UFAL 2022
ÁREA – CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
UNI
1
IQB
2
ARAPI
RACA
3
4
PENE
DO
AUTORES
TEMA
Nathalia Monteiro Lins Freire1; Manuele
Figueiredo da Silva2; Thiago Mendonça de A INFLUÊNCIA DA MONITORIA DE QUÍMICA ORGÂNICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Aquino3;
Andressa Vital dos Santos1; Miguel Lourenço da A MONITORIA DURANTE UMA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO: NOVAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA OS
Silva2; Thaissa Lúcio Silva3
LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO CAMPUS DE ARAPIRACA
Bruno Henrique Rocha dos Santos1; Ivon Wilson ANÁLISE COMPARATIVA DO ENSINO SOBRE PORTAS LÓGICAS COM AUXÍLIO DO USO DE UM SIMULADOR E SUPORTE
da Silva Júnior2
DA MONITORIA
ARAPI
RACA
Rikellen Larissa Bezerra da Silva1; Thaissa Lúcio CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NO PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: UM RELATO
Silva2
DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CAMPUS DE ARAPIRACA
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
5
CEDU
Ana Paula de Lima1; Milena Vieira dos Santos2;
ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES, DIFICULDADES E APRENDIZAGENS
Débora Cristina Massetto3
6
CECA
7
CECA
Brenda Victória Alves Dias1; Arthur Costa Pereira
Santiago de Almeida2; Paula Cibelly Vilela da
Silva3; Maria Eduarda Lino da Costa4; Arlla FIXAÇÃO DO APRENDIZADO EM MICROBIOLOGIA GERAL ATRAVÉS DA MONITORIA E DA PRÁTICA LABORATORIAL
Katherine Xavier de Lima5; Tânia Marta Carvalho
dos Santos6
Wellington da Silva Lima Santos1, Maryana Vitória
Paz Melo2, Cinthya Pachêco Amorim da Silva INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: PALESTRAS EM ESCOLAS SOBRE A PROTEÇÃO E O RESPEITO AOS DIREITOS DA
Costa2, Mayara Larissa Gomes dos Santos2, Elton PERSONALIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE A PANDEMIA
Lima Santos3
ÁREA - ENGENHARIAS
8
CTEC
Erick Phelipe Ramos
Monteiro Lisbôa2
dos
Santos1;
Edvaldo MONITORIA DE MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS: O PAPEL DO ALUNO-MONITOR NA PROMOÇÃO DO
EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA
ÁREA – CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
9
SERTÃ
O
Daniela Oliveira Silva Santos1; Marcos Igor da A MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA ÉTICA E NORMAS DA PROFISSÃO CONTÁBIL: EXPERIÊNCIA PARA A
Costa Santos2
FORMAÇÃO DISCENTE
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
10
FEAC
11
PALMEI
RA
12
Guilherme Jorge Andrade Cavalcante1; Heloisa
Candida de Lima Ramos2; Marina Yanka Lopes MONITORIA ANTES E DEPOIS DO ENSINO REMOTO: UM REFLEXO DA TECNOLOGIA APLICADA AO ENSINO DA
Lima3; Samily Luini da Silva Bento4; Tiago de CONTABILIDADE
Moura Soeiro5
Gleyce Rafaella Barbosa de Lima1; Thalita da Silva O IMPACTO DA MONITORIA COLETIVA E A INTERLOCUÇÃO ENTRE OS CURSOS DE SERVIÇO SOCIAL E DE PSICOLOGIA:
Messias2; Mayk Andreele do Nascimento3
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
FSSO
Maria Vitória Regina Santos1; Elaine Nunes Silva
O PAPEL DA MONITORIA DE CLASSES SOCIAIS NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO DISCENTE EM DOCENTE
Fernandes2
13
ARAPI
RACA Beatriz Farias da Silva1; Maria Eduarda da Silva
Sales2; Jonathan Alves Barbosa3; Aline Maria O USO DE APLICATIVOS DE PALETA DE CORES NA CRIAÇÃO DO PARTIDO DE UM PROJETO DE INTERIORES
Pereira Nogueira
14
ICHCA
Maciel Ferreira
Barbosa2
de
Lima1;
Joyce
de Matos
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM DANÇA: REFLEXÕES DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA DA DANÇA
ÁREA – CIÊNCIAS HUMANAS
15
ARAPI
RACA
Emily Vitória Cavalcante Silva1; Jaciely da Silva
Magalhães2; Larissa Aparecida dos Santos3;
A TECNOLOGIA NO FAZER DA MONITORIA: uma discussão sobre interiorização e discentes trabalhadores
Mayara Magalhães Cunha4; Maria Augusta Costa
dos Santos5
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
16
IGDEM
A
Isabele Tenório Santos da Silva1; Cirlene Jeane
A UTILIZAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO E PESQUISA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA
Santos e Santos2
17
IGDEM
A
Sandriely de Melo Rocha1; Marta da Silveira
ACERVO ICONOGRÁFICO DAS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS: UMA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA ECONÔMICA
Luedemann2
18
IP
19
IEFE
Beatriz Maria Alencar Lira1; Alice Beatriz Granja
CONSTRUINDO MURAIS VIRTUAIS, CONECTANDO CONHECIMENTOS E AFETOS: USO DA PLATAFORMA PADLET COMO
Guimarães 2; Luan Filipy Freire Torres 3; Angelina
ESTRATÉGIA MEDIADORA NA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Nunes de Vasconcelos
Sand Araújo Tenório1; Maria Elizabete de Andrade
METODOLOGIA DO ENSINO DA NATAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Silva2
20
CEDU
Milena Vieira dos Santos1; Ana Paula de Lima2; METODOLOGIAS ATIVAS, ENQUANTO RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE
Débora Cristina Masseto3.
EXPERIÊNCIA
21
IGDEM
A
Nathany Lituane dos Santos1; Simone Affonso da
Silva2
22
O PAPEL DO MONITOR DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE VIVÊNCIA
CEDU
Mylena França de Oliveira'; Maria Dolores Fortes UM OLHAR DE UMA FUTURA PEDAGOGA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE PROFISSÃO
Alves;
DOCENTE PARA O SEU CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19
ÁREA – LETRAS, LINGUÍSICA E ARTES
23
ARAPI
RACA Aldo Matheus do Nascimento Silva1; Marcos O USO DE MEMES COMO FERRAMENTA AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NA MONITORIA
Vinícius Lúcio Fragoso2; Deywid Wagner de Melo3 DE SPLP
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
ÁREA – CIÊNCIAIS BIOLÓGICAS
24
ICF
Igor Leonardo de Menezes Gomes1; Caroline
Carnaúba Peixoto Rosário2; Eliane Aparecida A UTILIZAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS REAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA MONITORIA DE FARMACOLOGIA
Campesatto3
25
ICBS
Lucas Gabriel de Melo Pedrosa1; Jonata Felix
Flor2; Leticia Barros Maurício de Sá3, Sarah O USO DO INSTAGRAM COMO FACILITADOR DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS
Antunes Figueiredo4; Leonardo Vinicius Tosta DE HISTOLOGIA: UM EXEMPLO DE SUCESSO COM O PROJETO "HISTO ENSINA”
Silveira de Andrade5, Jamylle Nunes de
26
ICBS
Everlaine Leite Estevam dos Santos Silva12;
Jennifer Lorrane Rijo de Araújo Souza2; Mirele
PRODUÇÃO DE VÍDEOS CURTOS PARA O ENSINO DE PATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Raíssa Silva Santos2; Maria Danielma dos Santos
Reis3; Marvin Paulo Lins4
ÁREA – CIÊNCIAS DA SAÚDE
27
ICBS
Karla Ianara Silva Tavares1; Alana Raquel Santos
da Silva2; Nívea Maria Rocha Macedo3
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA O DISCENTE MONITOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
28
FANUT
29
ICF
30
FOUFA Evillyn Rayssa Mota Fernandes1; Bianca Farias dos
L
Santos2; Igor Santos da Silva3; João Argel ARTE APLICADA A ANATOMIA: RECONSTRUÇÃO ARTESANAL DE CRÂNIOS HUMANOS SECOS PARA USO NAS AULAS
Débora Cavalcante Ferro1; Tamires Estevam
A MONITORIA NO PRIMEIRO CONTATO COM O MÉTODO CIENTÍFICO: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PESQUISA
Lopes2; Maykon Douglas Ramos Barros3; Nassib
NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Bezerra Bueno4
Thayná Figueredo Góis1; Sâmia Andrícia Souza da A UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO INOVADOR E POTENCIALIZADOR DO ENSINO NA DISCIPLINA
Silva2
DE FARMACOGNOSIA 1
Candido da Silva4; George Azevedo Lemos5; PRÁTICAS DE ANATOMIA HUMANA
Fernando José Camello de Lima6
31
CECA João Argel Candido da Silva1; Evillyn Rayssa Mota
Fernandes2; Maria Clara Correia Melo Costa3; ARTESANATO ANATÔMICO: A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DA VASCULARIZAÇÃO DA FACE
Matheus Felipe Lima dos Santos4; Fernando José COMO UM COMPONENTE COMPLEMENTAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANATOMIA HUMANA.
Camello de Lima5; George Azevedo Lemos6
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
32
EENF
Lindynês Amorim de Almeida1; Ana Carolina DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO DE PUERICULTURA E SUA IMPORTÂNCIA COMO FACILITADOR DO PROCESSO
Santana Vieira2
ENSINOAPRENDIZAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA
33
ICBS
34
FOUFA
Victor de Melo Soares1; Dyana dos Santos
L
Fagundes2; Rafaela Andrade de Vasconcelos3; EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM ENDODONTIA – CLÍNICA INTEGRADA: ATUAÇÃO COMO PRÁTICA DE APRENDIZADO
Daniel Pinto de Olveira4; Leopoldo Cosme Silva5
35
ICF
36
FAMED Beatriz Pereira Braga1; Carlos Henrique Santos
Pedro Henrique Valerio Lana1; Larissa da Silva DISCUSSÕES DE CASOS CLÍNICOS COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO: A EXPERIÊNCIA DE MONITORES DE
Almeida2; Lucas Anhezini de Araujo3
EMBRIOLOGIA
Carlos Eugênio Ataíde Costa Melo1; Sandra
EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ENSINO DE TOXICOLOGIA BÁSICA E CLÍNICA, COM ABORDAGENS ATIVAS E USO DOS
Rodrigues Pereira2; Valdira Salgueiro da Silva3;
LABORATÓRIOS VIRTUAIS DA ALGETEC
Maria Aline Barros Fidélis de Moura4
Góis Filho2; Acácio Brício da Costa Graça3; MATERIAIS E MÉTODOS PARA DESENVOLVER NO MONITOR AUTONOMIA E PROTAGONISMO NO INÍCIO DA CARREIRA
Arlyson Diogo Souto Bezerra4; João Pedro Alves ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Xavier5; Ana Paula de Souza e Pinto6
37
ICF
38
FAMED
39
ARAPI
RACA José Anderson dos Santos1; Suzimilly dos Santos RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE AFERIÇÃO DE SINAIS VITAIS COM O USO DE SIMULADOR DURANTE UMA
Farias2; Elisa Maria Bispo Beltrão3; Marylane
MONITORIA ACADÊMICA
Medeiros Vila Nova4; Josineide Soares da Silva5
40
CECA
Natalia da Silva Alves1; Natalia Maria da Silva O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE
Santos2; Sabrina Joany Felizardo Neves
EXPERIÊNCIA
Roberta Karolline de Souza Lima1; Lucas Biela da
O USO DO KAHOOT® COMO FERRAMENTA DE ENGAJAMENTO DA MONITORIA EM UM CURSO DE MEDICINA
Cruz2; Amanda Karine Barros Ferreira Rodrigues3
Maria Izabel Costa Francelino1; Larissa Menezes APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ESTUDO DA BIOQUÍMICA APLICADA NO CONTEXTO PÓSdos Santos2; Thiago Barros Correia da Silva3.
PANDEMIA
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP
41
ARAPI
RACA Lucas Biela da Cruz1; Roberta Karolline de Souza TRANSIÇÃO E RETORNO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS PRESENCIAIS E SUAS REPERCUSSÕES NAS ATIVIDADES DE
Lima2; Amanda Karine Barros Ferreira Rodrigues3 MONITORIA
42
EENF
Maria Crislaide dos Santos1; Patrícia de Paula
UM OLHAR ATRAVÉS DAS TELAS: O PROCESSO DE MONITORIA EM SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS
Alves Costa da Silva2
ÁREA – CIÊNCIAIS AGRÁRIAS
43
CECA Thamyres Valeriano Teixeira1; Larissa Lima
Cavalcante2; Alice Maria da Silva Santos2; Pierre DISCIPLINA DE EQUIDEOCULTURA E APOIO AOS CARROCEIROS:MAXIMIZAÇÃO DO ENSINO ATRAVÉS DA EXTENSÃO
Barnabé Escodro3
44
ARAPI Lucas Santos da Silva1; Alycia Kayla da Silva
RACA Pinheiro2; Julio César Calixto Costa3; Andressa ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM ÊNFASE EM JOGOS ON-LINE NA DISCIPLINA DE EMBRIOLOGIA E
Karoline dos Santos4; Eduardo Florentino Silva5; HISTOLOGIA PARA A ZOOTECNIA NO PERÍODO PANDEMICO
Maria Lusia de Morais Belo Bezerra6
***Em breve a PROGRAD irá divulgar as orientações para o envio do resumo expandido que irá compor o E-book das Experiências da Monitoria.
Maceió, 22 de novembro de 2022.
Pró-reitoria de Graduação
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO – CDP