Edital de Abertura
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO
Edital Nº 35 DE 13 DE MAIO DE 2019
A PRÓ-REITORA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS, no uso das atribuições legais contidas na Delegação de Competência constante
da Portaria n° 205/GR, de 28/08/2018, torna pública a abertura da inscrição para Remoção no âmbito da
UFAL, mediante as condições estabelecidas neste Edital.
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. Qualquer servidor poderá impugnar o Edital, em petição escrita e fundamentada, conforme modelo no
anexo 01, dirigida à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho da Universidade Federal de
Alagoas – PROGEP/UFAL, através do e-mail remocao.ufal@gmail.com, no prazo de 02 (dois) dias
úteis contados da publicação do Edital no Boletim de Pessoal, sob pena de preclusão.
1.2. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho da Universidade Federal de Alagoas –
PROGEP/UFAL, no prazo de 1 (um) dia, deverá apreciar as eventuais impugnações apresentadas.
1.3. O Processo Seletivo de Remoção regido por este Edital destina-se aos servidores da UFAL, com
interesse em remoção a pedido, com as possibilidades de oferta de vagas descritas no quadro a seguir, de
acordo com a respectiva lotação:
CARGO
Assistente em
Administração
QUANTIDADE
DE VAGAS
LOTAÇÃO
HORÁRIO
PREVISTO
1
Centro de Ciências Agrárias
A ser definido pelo setor
Pró-Reitoria de Gestão
Institucional/Proginst
Departamento de
Administração de Pessoal
08:00 às 12:00 e
13:00 às 17:00
1
1
Assistente em
Administração
(Observar item 2.3)
1
1
Administrador
1
1
Psicólogo/Organizacional
Técnico de Enfermagem
A ser definido pelo setor
Núcleo de Estudos AfroBrasileiros/Neab
13:00 às 19:00
Pró-Reitoria Estudantil/Proest
07:00 às 13:00 ou
13:00 às 19:00
Progep/Coordenadoria de
Processos Seletivos
Pró-Reitoria de Gestão de
Pessoas e do Trabalho/Progep
1
Progep/Coordenação de
Qualidade de Vida no Trabalho
(Siass)
1
Hospital Universitário
13:00 às 19:00
A ser definido pelo setor
A ser definido pelo setor
A ser definido pelo setor
1.2 – Os servidores contemplados pelo presente edital desempenharão suas atividades preferencialmente no
horário previsto pela chefia, podendo ser modificado conforme a necessidade institucional e a jornada de
trabalho para a qual foi concursado, respeitado, ainda, o regime de trabalho do cargo ocupado pelo servidor.
1.2.1. Os horários indicados como previstos estão sujeitos à aprovação pela Comissão de Avaliação da
Jornada Flexível de Trabalho, nos termos da Resolução nº 53/2017 do Consuni/UFAL, para sua efetiva
implementação.
1.2.2. Os horários previstos correspondem apenas às vagas indicadas no lançamento deste dital, aplicando-se
aos servidores removidos em outras vagas os horários definidos pela chefia do setor em que se der a lotação.
1.3 – As expectativas de atuação profissional para o servidor removido serão aquelas as descritas conforme o
quadro abaixo, podendo ser modificadas de acordo com a necessidade institucional, sem prejuízo das
atribuições gerais do cargo.
CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
LOTAÇÃO
EXPECTATIVA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL / PERFIL
DESEJADO
Centro de Ciências
Agrárias
Atribuições gerais inerentes ao cargo de acordo com o edital do concurso
público
Pró-Reitoria de Gestão
Institucional
Departamento de
Administração de Pessoal
Acompanhar as atividades de gestão patrimonial;
Promover alienação de bens móveis consideradas ociosos;
Realizar o recolhimento de bens;
Realizar o inventário e dar publicidade;
Proceder ajustes patrimoniais dos bens imóveis da UFAL;
Realizar tombamento de bens;
Dentre outras atividades inerentes à gestão patrimonial e de
almoxarifado.
Atribuições gerais inerentes ao cargo de acordo com o edital do concurso
público
Núcleo de Estudos AfroBrasileiros
Apoio administrativo aos eventos socio-culturais e acadêmicos
realizados pelo setor bem como aos estudos étnicos-raciais
desenvolvidos na instituição e na sociedade em geral;
Auxiliar na construção de Editais PROEX/NEAB, bem como a todos
os demais encaminhamentos pertinentes, como gerenciar a folha de
pagamento, lista de frequencia e substituição de bolsistas;
Digitalização de documentos históricos de posse do Núcleo para
publicização;
Auxiliar no planejamento e organização de ações institucionais que
serão desenvolvidas pelo Núcleo a cada semestre;
Atendimento ao público;
Pró-atividade;
Domínio básico de ferramentas de escritório, como word e excel;
Domínio de sistemas institucionais: SIPAC.
Disponibilidade para atuação nos eventos promovidos ou de interesse
do NEAB.
CARGO: ADMINISTRADOR
LOTAÇÃO
Progep (Coordenadoria de
Processos Seletivos)
EXPECTATIVA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL / PERFIL
DESEJADO
Atuação na área de dimensionamento / movimentação de pessoal.
Domínio de nível intermediário de ferramentas de escritório tipo
Word e Excel;
Domínio de ferramentas de internet (email e uso de navegadores) e
sistemas institucionais (SIPAC);
Progep
Habilidade e disponibilidade para o diálogo e negociação com
servidores e chefias;
Habilidade para trabalhar com o cumprimento de regras e de prazos;
Habilidade de lidar com rotinas administrativas;
Capacidade de trabalhar com organização de dados e informações;
Capacidade de trabalhar em equipe;
Capacidade de trabalhar com dados e informações sigilosas e/ou
reservadas, necessárias ao desempenho ético de suas atribuições;
Postura pró-ativa - antevendo possíveis entraves ao trabalho e
propondo soluções preventivas.
Domínio de nível intermediário de ferramentas de escritório tipo
Word e Excel;
Domínio de ferramentas de internet (email e uso de navegadores) e
sistemas institucionais (SIPAC);
Domínio de ferramentas de planejamento estratégico;
Domínio de ferramentas de gestão de projetos;
Habilidade para trabalhar com o cumprimento de regras e de prazos;
Habilidade de lidar com rotinas administrativas;
Capacidade de trabalhar com organização de dados e informações;
Capacidade de trabalhar em equipe;
Capacidade de trabalhar com dados e informações sigilosas e/ou
reservadas, necessárias ao desempenho ético de suas atribuições;
Postura pró-ativa - antevendo possíveis entraves ao trabalho e
propondo soluções preventivas.
Apoio técnico-administrativo às ações de assistência estudantil.
Proest
CARGO: PSICÓLOGO/ORGANIZACIONAL
LOTAÇÃO
Progep/Coordenadoria de
Qualidade de Vida no
Trabalho (Siass)
EXPECTATIVA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL / PERFIL
DESEJADO
• Desenvolver, em equipe interdisciplinar, projetos e programas voltados a
saúde dos servidores, auxiliando os demais profissionais a identificar e
compreender os fatores emocionais que interferem na saúde do indivíduo;
• Elaborar pesquisas visando a construção e a ampliação do conhecimento no
campo da saúde mental dos servidores e propor, em conjunto com a equipe
interdisciplinar, estratégias de atuação frente às realidades de trabalho
existentes;
• Construir programas de acolhimento e acompanhamento aos servidores;
• Realizar, individualmente ou em conjunto com os diversos profissionais da
equipe, escutas qualificadas aos servidores e/ou familiares nos casos em que
se fizer necessário;
• Encaminhar os servidores para atendimento em outras especialidades, caso
seja necessário;
• Realizar atendimentos e/ou visitas domiciliares objetivando subsidiar
pareceres solicitados pela Perícia Oficial em Saúde;
• Avaliar servidores em processos de afastamento por motivo de saúde,
solicitação de remoção, horário especial, entre outros, elaborando laudos e
pareceres que servirão como embasamento para decisões da Perícia Oficial
em Saúde e/ou Medicina do Trabalho;
• Acompanhar, em conjunto com a equipe interdisciplinar, os servidores PcD
admitidos no Campus AC Simões, objetivando minimizar as eventuais
barreiras físicas, cognitivas e atitudinais presentes nas tarefas e ambientes de
trabalho;
• Atuar interdisciplinarmente nos processos de inserção dos servidores aos
ambientes de trabalho, de modo a facilitar o processo de integração e
adaptação dos indivíduos;
• Organizar grupos específicos, em equipe interdisciplinar, visando a
promoção da saúde e prevenção de doenças ou do agravamento de fatores
emocionais que comprometam o estado geral de saúde dos servidores;
• Participar da elaboração e execução de projetos de análise dos ambientes de
trabalho, com o objetivo de detectar necessidades, perceber limitações,
desenvolver potencialidades dos servidores envolvidos no trabalho;
• Desenvolver ações destinadas as relações de trabalho no sentido de maior
produtividade e realização pessoal dos indivíduos e grupos, intervindo na
elaboração de conflitos e estimulando a criatividade na busca de melhor
qualidade de vida no trabalho;
• Participar de programas e projetos referentes ao preparo para aposentadoria,
visando a elaboração de novos projetos de vida junto aos servidores.
CARGO: TÉCNICO DE ENFERMAGEM
LOTAÇÃO
Hospital Universitário
EXPECTATIVA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL / PERFIL
DESEJADO
Atribuições gerais inerentes ao cargo de acordo com o edital do concurso
público
1.3.1 – As expectativas de atuação profissional indicadas acima correspondem apenas às vagas disponíveis
no lançamento do presente edital, aplicando-se aos servidores removidos em outras vagas as atribuições
gerais do cargo e outras a elas atinentes, conforme designado pela chefia setor em que se der a lotação.
2. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
2.1 – Poderá participar deste edital o servidor técnico-administrativo que apresentar os seguintes requisitos:
a)
b)
c)
d)
Não ter sido removido nos últimos 18 (dezoito) meses, contados da data de publicação deste
edital;
Ter cumprido o primeiro período de avaliação de desempenho, de 18 (dezoito) meses;
Ser lotado nas Unidades Administrativas e Acadêmicas dos Campi da Universidade Federal de
Alagoas, exceto no Hospital Universitário;
Ser ocupante do mesmo cargo/área ou cargos afins da vaga pretendida, desde que as atribuições
a serem desempenhadas estejam em consonância com a descrição de cargos, conforme edital de
concurso público da UFAL.
2.2 – Também será permitida a participação do servidor que estiver nas seguintes condições:
a) Em gozo de afastamentos ou licenças, de natureza obrigatória, desde que os mesmos finalizem
em até 45 (quarenta e cinco) dias após o período de inscrições;
b) Em gozo de afastamentos ou licenças, de natureza discricionária, desde que retornem ao trabalho
em até 45 (quarenta e cinco) dias após o resultado final, sob pena de desclassificação (Licença
para tratar de interesses particulares; licença para capacitação; afastamento para qualificação).
c) Cedido ou em exercício provisório em outro órgão, desde que haja retorno em 45 (quarenta e
cinco) dias após o resultado final, sob pena de desclassificação.
2.3 – Também poderão concorrer servidores ocupantes do cargo de Secretário Executivo, Técnico
em Secretariado e Auxiliar em Administração, desde que com a anuência da chefia imediata, tendo em vista
se tratar de cargo diverso. A chefia deverá assinar o formulário de requerimento de participação do
servidor (anexo 03) no espaço destinado a sua manifestação, justificando em caso de decisão negativa.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 – O servidor interessado deverá preencher o formulário de requerimento, conforme modelo do anexo 02.
3.2 – Os formulários deverão ser encaminhados para o e-mail remocao.ufal@gmail.com.
3.3 – O prazo para recebimento dos formulários inicia em 17 de maio de 2019 e encerra em 24 de maio de
2019.
4. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
4.1 – As solicitações serão avaliadas pelo Setor de Dimensionamento de Pessoal da Progep.
4.2 – A seleção se dará em uma única etapa de classificação.
4.3 – Havendo mais de um servidor concorrendo à vaga para o respectivo cargo, serão considerados, para
efeito de classificação, sucessivamente, os critérios abaixo definidos:
I. maior tempo de serviço na unidade de lotação atual;
II. maior tempo de serviço na UFAL;
III. melhor ordem de classificação no concurso prestado (para servidores submetidos ao mesmo
Edital).
5. DO RESULTADO
5.1 – As vagas serão preenchidas segundo a ordem de classificação dos candidatos, com base nos critérios
do item 4.3.
5.2 – O resultado da seleção será divulgado até a data de 28 de maio de 2019, através do site da Ufal.
5.3 – Caberá recurso a ser interposto pelo candidato interessado, na data de 29 de maio de 2019.
5.4 – O recurso deverá ser enviado por meio do formulário de recurso (anexo 04) para o mesmo e-mail da
inscrição.
5.5 – O resultado final será divulgado no dia 30 de maio de 2019, através do site da Ufal.
5.6 – Será dado ciência do resultado final ao Conselho da Unidade Acadêmica ou à Chefia do setor onde o
servidor selecionado está lotado.
6. DA REMOÇÃO
6.1 – A remoção será efetivada a partir da liberação de portaria pela Progep mediante a lotação de outro
servidor.
6.2 – Para os cargos disponibilizados no presente edital sem concurso público em vigência, a remoção do
servidor só ocorrerá após nomeação e posse dos candidatos concursados.
6.3 – O servidor deverá permanecer prestando serviços na unidade de origem até a publicação da Portaria de
Remoção no Boletim Interno.
6.4 – As vagas ofertadas serão repostas na lotação de origem do servidor contemplado por este edital.
6.5 – Os servidores ocupantes de cargo em comissão ou função comissionada deverão solicitar a exoneração
da função ocupada através de processo destinado à Progep.
6.6 – Os servidores que recebem adicional de insalubridade ou periculosidade ficam cientes de que, com a
efetivação da remoção, o adicional será retirado automaticamente, não impedindo nova solicitação.
6.7 – Após a remoção, o servidor removido deverá solicitar a revisão do auxílio transporte, caso seja
necessário;
6.8 – Em até 60 (sessenta) dias após a remoção, a chefia imediata poderá propor a realocação do servidor
técnico, mediante justificativa, nos casos em que não for demonstrada aptidão para o desempenho das
atividades previstas no edital de remoção.
6.9 O servidor técnico indicado para realocação deverá manter-se em exercício na unidade para a qual foi
removido até avaliação da Progep e definição de nova unidade de lotação.
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1 – Neste edital não está previsto a remoção por permuta, considerando que o objeto da remoção é suprir
as vagas existentes.
7.2 – Caso as vagas oferecidas não sejam ocupadas, poderá haver abertura de concurso, aproveitamento de
candidatos aprovados em concurso público vigente ou redistribuição.
7.3 - O presente edital é de fluxo único, não condicionando a abertura de novos editais, conforme o resultado
final divulgado.
7.4 – Não serão recebidos pedidos de desistência dos servidores contemplados para remoção.
7.5 – A validade deste edital refere-se apenas para a quantidade de vagas ofertadas (item 1.3).
7.6 – A adesão ao presente edital é de natureza voluntária, não ocasionando a Ajuda de Custo prevista no art.
53 da Lei nº 8.112/90.
7.7 - Os servidores interessados que tiverem algum processo de remoção em andamento deverão pleitear seu
pedido através da presente chamada.
7.8 – Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho.
Maceió, 13 de maio de 2019
Carolina Gonçalves de Abreu Valença
Pró-reitora
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO
EDITAL DE REMOÇÃO Nº 35 DE 13 DE MAIO DE 2019
ANEXO 01
FORMULÁRIO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL
À Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do Trabalho/UFAL
I.
DADOS E PROTOCOLO DO RECURSO:
NOME:
NOME:
SIAPE:
LOTAÇÃO:
E-MAIL:
II.
TELEFONE:
FUNDAMENTAÇÃO (JUSTIFICATIVAS) DO RECURSO:
NOME:
Maceió/AL, _____/____/ 201__.
Assinatura:___________________________________
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO
EDITAL DE REMOÇÃO Nº 35 DE 13 DE MAIO DE 2019
ANEXO 02
REQUERIMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO
EDITAL DE REMOÇÃO Nº 35/2019, DE 13 DE MAIO DE 2019
Nome Completo:
Cargo:
Siape:
Telefone:
E-mail institucional:
Possui Função Gratificada:
SIM
NÃO
Possui necessidade especial ou deficiência física?
Formação:
Ensino Médio ou Técnico Profissionalizante
Ensino Superior
Especialização
Mestrado
Curso de Formação:
Lotação: (informar setor e subsetor)
Principais atribuições desempenhadas:
Horário de trabalho:
Eu, servidor(a) acima identificado(a), venho por meio deste, manifestar interesse na convocação para
preenchimento de uma vaga do cargo de __________________________________, para
a lotação
_______________________________, com horário de trabalho de acordo com o Edital de Remoção nº 35,
de 13 de maio de 2019 podendo ser modificado conforme a necessidade institucional e a jornada de trabalho
para a qual fui concursado.
Declaro que estou ciente e aceito todos os termos e condições constantes no referido edital.
Data: ____/ ____/ _______.
Assinatura do servidor
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Cidade Universitária - Maceió - Alagoas - CEP 57072-900 - Telefone - (82) 3214-1100
Setor de Dimensionamento de Pessoal - PROGEP/CPS/DIM - Tel.: (82) 3214-1033/1043
Visite o Portal do Servidor: http://www.ufal.edu.br/servidor/ - Utilize papel reciclado e de forma consciente.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO
EDITAL DE REMOÇÃO Nº 35 DE 13 DE MAIO DE 2019
ANEXO 03
REQUERIMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO EDITAL DE REMOÇÃO Nº 35/2019,
DE 13 DE MAIO DE 2019
Nome Completo:
Cargo:
Siape:
Telefone:
E-mail institucional:
Possui Função Gratificada:
SIM
NÃO
Possui necessidade especial ou deficiência física?
Ensino Médio ou Técnico Profissionalizante
Formação:
Ensino Superior
Especialização
Mestrado
Curso:
Lotação do(a) Servidor(a):
Eu, servidor(a) acima identificado(a), venho por meio deste, manifestar interesse na convocação para
preenchimento de uma vaga do cargo de __________________________________, para
a lotação
_______________________________, com horário de trabalho de acordo com o Edital de Remoção nº 35,
de 13 de maio de 2019 podendo ser modificado conforme a necessidade institucional e a jornada de trabalho
para a qual fui concursado.
Declaro que estou ciente e aceito todos os termos e condições constantes no referido edital.
Data:
/
/
.
Assinatura do(a) interessado(a)
ANUÊNCIA DA CHEFIA:
Estou ciente da inscrição do servidor acima identificado no Edital de Remoção nº 35/2019– Progep e que a reposição poderá ocorrer
por cargo diverso como estabelecido no item 2.3.
CONCORDO
Data:
/
/
NÃO CONCORDO. JUSTIFICATIVA:
.
________________________________
Assinatura da Chefia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Cidade Universitária - Maceió - Alagoas - CEP 57072-900 - Telefone - (82) 3214-1100
Setor de Dimensionamento de Pessoal - PROGEP/CPS/DIM - Tel.: (82) 3214-1033/1043
Visite o Portal do Servidor: http://www.ufal.edu.br/servidor/ - Utilize papel reciclado e de forma consciente.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO
EDITAL DE REMOÇÃO Nº 35 DE 13 DE MAIO DE 2019
ANEXO 04
FORMULÁRIO DE RECURSO
À Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do Trabalho/UFAL
I.
DADOS E PROTOCOLO DO RECURSO:
NOME:
NOME:
SIAPE:
LOTAÇÃO:
E-MAIL:
TELEFONE:
II.
JUSTIFICATIVAS DO RECURSO:
Maceió/AL,
/
/ 201 .
Assinatura:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Cidade Universitária - Maceió - Alagoas - CEP 57072-900 - Telefone - (82) 3214-1100
Setor de Dimensionamento de Pessoal - PROGEP/CPS/DIM - Tel.: (82) 3214-1033/1043
Visite o Portal do Servidor: http://www.ufal.edu.br/servidor/ - Utilize papel reciclado e de forma consciente.