Abertura

Arquivo
CHAMADA 6_2018.pdf
Documento PDF (543.9KB)
                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO
CHAMADA INTERNA Nº 06 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018
A PRÓ-REITORA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE
ALAGOAS, no uso das atribuições legais contidas na Delegação de Competência constante da Portaria n°
205/GR, de 28/08/2018, torna pública a abertura da inscrição para Remoção no âmbito da UFAL, mediante
as condições estabelecidas nesta Chamada.
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O Processo Seletivo de Remoção regido por esta Chamada Interna destina-se aos servidores da UFAL,
com interesse em remoção a pedido, com as possibilidades de oferta de vagas descritas no quadro a
seguir, de acordo com a respectiva lotação:

CARGO

Assistente em
Administração

QUANTIDADE
DE VAGAS

LOTAÇÃO

HORÁRIO PREVISTO

2

Unidade de Viçosa
(Campus Arapiraca)

08:00 às 12:00
14:00 às 18:00

1

Unidade Santana do Ipanema
(Campus do Sertão)

13:30 às 21:30

1

Centro de Ciências Agrárias

8:00 às 12:00
13:00 às 17:00

1

Pró-Reitoria de Extensão

A ser definido pela Proex

1

Pró-Reitoria de Pesquisa e
Pós- Graduação

08:00 às 12:00
13:00 às 17:00 OU
07:00 às 12:00
13:00 às 16:00

Departamento de Administração de
Pessoal (CNOR)
Departamento de Administração de
Pessoal (CPAG)

13:00 às 19:00
A ser definido pelo DAP

1
1
Assistente em
Administração
(Observar item 2.2)
Assistente Social
Técnico em
Eletroeletrônica
Técnico de
Tecnologia da
Informação
Administrador

1
1

Instituto da Computação
Pró-Reitoria Estudantil

13:00 às 19:00

13:00 às 19:00

1

Instituto de Ciências Biológicas
e da Saúde

A ser definido pelo ICBS
(40 horas)

1

Núcleo de Tecnologia da Informação

A ser definido pelo NTI

1

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e
do Trabalho

13:00 às 19:00

1.2 – Os servidores contemplados pela presente chamada desempenharão suas atividades
preferencialmente no horário previsto pela chefia, podendo ser modificado conforme a necessidade
institucional e a jornada de trabalho para a qual foi concursado, respeitado, ainda, o regime de trabalho do
cargo ocupado pelo servidor.
1.2.1. Os horários indicados como previstos estão sujeitos a aprovação pela Comissão responsável pela
avaliação da Jornada Flexível de Trabalho, nos termos da Resolução nº 53/2017 do Consuni/UFAL, para sua
efetiva implementação.
1.2.2. Os horários previstos correspondem apenas às vagas indicadas no lançamento da presente Chamada
Interna, aplicando-se aos servidores removidos em outras vagas os horários definidos pela chefia do setor
em que se der a lotação.
1.3 – As expectativas de atuação profissional para o servidor removido serão aquelas as descritas conforme
o quadro abaixo, podendo ser modificadas de acordo com a necessidade institucional, sem prejuízo das
atribuições gerais do cargo.
CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
LOTAÇÃO

Unidade Viçosa
Coordenação Geral
Coordenação do Curso de
Medicina Veterinária

Unidade Santana do Ipanema

CECA
Secretaria Executiva

PROEX

EXPECTATIVA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL / PERFIL DESEJADO
 Preparação e organização de reuniões: emitir convocações,
elaborar atas e demais registros;
 Elaborar, enviar e receber expedientes oficiais: portarias, ofícios,
memorandos, despachos, malotes, etc;
 Manejo do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP),
atendendo as necessidades da Unidade;
 Atendimento ao público docente e discentes;
 Organização e gestão dos arquivos da Unidade;
 Elaboração e remessa do mapa de frequência dos servidores da
Unidade;
 Manejo dos sistemas SIPAC (Protocolo, Orçamento, Liquidação
de Despesa);
 Apoio administrativo às demandas da Coordenação da Unidade.
 Promover a disseminação de informações relacionadas às
questões administrativas;
 Controle e envio das folhas de frequência dos técnicos
administrativos;
 Fiscalização dos contratos administrativos;
 Gestão de documentos oficiais;
 Gestão Patrimonial;
 Reserva de Transporte Oficial e de recursos audiovisuais;
 Reserva de espaços para eventos, palestras e reuniões;
 Solicitação de material de consumo e permanente;
 Controle do estoque de material de consumo;
 Recebimento do material de limpeza e higiene;
 Envio de tonners para recarga;e
 Envio das contas de água e energia para pagamento.
 Recebimento de correspondências;
 Atendimento aos servidores da UA, preparo e cadastro de
memorandos;
 Abertura, recebimento e tramitação de processos;
 Auxílio nas reuniões plenárias e do Conselho da UA;
 Outras atividades correlatas.
Não informado pelo setor.





PROPEP
Comitê de Ética e Pesquisa






DAP
Coordenadoria de Orientação
Normativa





Atendimento ao público;
Atendimento aos membros do CEP;
Inserção e atualizações de informações no site do CEP;
Elaboração de ata de reunião, ofícios, memorandos, solicitações
de portarias, dentre outros;
Análise e recepção documental na Plataforma Brasil;
Envios de relatórios semestrais de atividades do CEP para a
CONEP;
Participação em atividades de orientação/capacitação aos
pesquisadores do CEP;
Apoio às atividades previstas no Regimento do CEP.
Desempenhar atividades típicas do cargo e suporte especializado
na área de atuação do setor;
Análise jurídica dos processos de direitos e deveres do servidor;
Capacidade de análise e formulação de encaminhamentos em
processos administrativos.

DAP
Coordenadoria de Pagamento Não informado pelo setor.
CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO (observar item 2.2)


Instituto da Computação
Secretaria do Programa de
Pós-Graduação em
Modelagem Computacional
de Conhecimento











Fazer uso dos sistemas: SCPD, SIGAA e SIE, SIPAC, ao que
compete ao Programa;
Elaborar/emitir documentos (declarações, ofícios, memorando,
históricos, atas etc);
Administrar e-mails juntamente com a coordenação do curso;
Atender aos candidatos, alunos, professores e outros;
Organizar as matrículas e as disciplinas semestralmente;
Auxiliar na coleta de dados e preenchimento do Sucupira;
Auxiliar nos processos seletivos do PPGMCC e nas provas de
proficiência;
Manter o controle da documentação do Programa;
Realizar serviço de secretaria nas reuniões do colegiado;
Auxiliar na atualização do site do programa;
Qualquer outro trabalho que seja de responsabilidade da
secretaria do Programa.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

PROEST

Atribuições inerentes à profissão conforme Lei N° 8.662, De 7 de Junho
de 1993

CARGO: TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA

ICBS


Instalar e fazer a manutenção de equipamentos de sistemas de
produção e distribuição de audiovisual;
Reparar aparelhos de precisão;









Utilizar recursos de informática;
Executar a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos
eletroeletrônicos de uso comum em laboratórios;
Colaborar nos trabalhos de estudo e aperfeiçoamento de
instalações e equipamentos eletroeletrônicos;
Preparar estimativa das quantidades e custos dos materiais e
mão-de-obra necessários à fabricação e montagem de
instalações e equipamentos eletroeletrônicos.
Proceder a ensaiors de controle técnico dos produtos;
Elaborar pareceres relativos a assuntos técnicos da função ou
compatíveis com ela;
Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de
complexidade associadas ao ambiente organizacional.

CARGO: TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

NTI

Atribuições do cargo conforme edital do concurso.

CARGO: ADMINISTRADOR



PROGEP
Coordenadoria de Processos
Seletivos









Desempenhar atividades típicas do cargo e suporte especializado
na área de atuação do setor;
Trabalho com planilhas eletrônicas (nível intermediário) e
editores de texto (nível intermediário);
Organização/sistematização de dados na área de pessoal;
Perfil proativo e propositivo;
Capacidade de lidar com o cumprimento de cronogramas;
Capacidade de trabalhar em equipe;
Capacidade de análise e formulação de encaminhamentos em
processos administrativos;
Capacidade de lidar com dados e informações sigilosas;
Atendimento ao público interno, externo e órgãos de
controle/fiscalização.

1.3.1 – As expectativas de atuação profissional indicadas nesta Chamada Interna correspondem apenas às
vagas indicadas no lançamento da presente Chamada Interna, aplicando-se aos servidores removidos em
outras vagas as atribuições gerais do cargo e outras a elas atinentes, conforme designado pela chefia setor
em que se der a lotação.
2. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

2.1 – Poderá participar desta Chamada o servidor técnico-administrativo que apresentar os seguintes
requisitos:

a) Não ter sido removido nos últimos 18 (dezoito) meses, contados da data de publicação deste
b)
c)
d)

edital;
Ser lotado nas Unidades Administrativas e Acadêmicas dos Campi da Universidade Federal de
Alagoas, exceto no Hospital Universitário;
Ser ocupante do mesmo cargo/área da vaga pretendida, conforme concurso público;
Estiver em gozo de afastamento ou licença, de concessão obrigatória;

e)

f)

Estiver em gozo de afastamento ou licença, de concessão discricionária, desde que retornem
ao trabalho em até 45 dias após o resultado final, sob pena de desclassificação (Licença para
tratar de interesses particulares, licença para capacitação, afastamento para capacitação ou
qualificação);
Estiver cedido ou em exercício provisório em outro órgão, desde que haja retorno em 45 dias
após o Resultado Final, sob pena de desclassificação.

2.2 – Também poderão concorrer servidores ocupantes do cargo de Secretário Executivo, Técnico em
Secretariado e Auxiliar em Administração, para a lotação especificada no quadro do item 1.1, desde
que com a anuência da chefia imediata, tendo em vista se tratar de cargo diverso. A chefia deverá
assinar o formulário de requerimento do servidor no espaço destinado a sua manifestação, justificando
em caso de decisão negativa.

3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 – O servidor interessado deverá preencher o formulário de requerimento, conforme modelo do ANEXO
01.
3.2 – O servidor que concorrer à vaga de Assistente em Administração e ser ocupante de outro
cargo, conforme estabelecido no item 2.2, deverá preencher formulário específico, de acordo com o
ANEXO 02.
3.3 – Os formulários deverão ser encaminhados para o e-mail remocao.ufal@gmail.com.
3.4 – O prazo para recebimento dos formulários inicia em 22 de novembro de 2018 e encerra em 28 de
novembro de 2018.
4. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
4.1 – As solicitações serão avaliadas pelo Setor de Dimensionamento de Pessoal da Progep.
4.2 – A seleção se dará em uma única etapa de classificação.
4.3 – Havendo mais de um servidor concorrendo à vaga para o respectivo cargo, serão considerados, para
efeito de classificação, sucessivamente, os critérios abaixo definidos:
I. maior tempo de serviço na unidade de lotação atual;
II. maior tempo de serviço na UFAL;
III. classificação no concurso prestado (para servidores submetidos ao mesmo Edital).
5. DO RESULTADO
5.1 As vagas serão preenchidas segundo a ordem de classificação dos candidatos, com base nos critérios do
item 4.3.
5.2 – O Resultado da seleção será divulgado na data de 03 de dezembro de 2018, através do site da Ufal.
5.3 – Caberá recurso a ser interposto pelo candidato interessado, na data de 04 de dezembro de 2018.
5.4 – O recurso deverá ser enviado por meio do formulário de recurso (ANEXO 03) para o mesmo e-mail da
inscrição.
5.5 – O resultado final será divulgado no dia 05 de dezembro de 2018, através do site da Ufal.
5.6 – Será dado ciência do resultado final ao Conselho da Unidades Acadêmica ou à Chefia do setor onde o
servidor selecionado está lotado.
6. DA REMOÇÃO
6.1 – A remoção será efetivada a partir da liberação de portaria pela Progep mediante a lotação de outro
servidor.

6.2 – O servidor deverá permanecer prestando serviços na unidade de origem até a publicação da Portaria
de Remoção no Boletim Interno.
6.3 – As vagas ofertadas serão repostas na lotação de origem do servidor contemplado por esta Chamada
Interna.
6.4 – Os servidores ocupantes de cargo em comissão ou função comissionada serão removidos após a
exoneração da função ocupada.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1 – Nesta Chamada não está prevista a remoção por permuta, considerando que o objeto da remoção é
suprir as vagas existentes.
7.2 – Caso as vagas oferecidas neste Edital não sejam ocupadas, poderá haver abertura de concurso,
aproveitamento de candidatos aprovados em concurso público vigente ou redistribuição.
7.3 – Não serão recebidos pedidos de desistência dos servidores contemplados para remoção.
7.4 – Esta Chamada terá válidade apenas para a quantidade de vagas ofertadas (item 1.1).
7.5 – A adesão à presente chamada é de natureza voluntária, não ocasionando a Ajuda de Custo prevista
no art. 53 da Lei nº 8.112/90.
7.6 - Os servidores interessados que tiverem algum processo de remoção em andamento deverão pleitear
seu pedido através da presente chamada.
7.7 – Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho.

Maceió, 21 de novembro de 2018

Carolina Gonçalves de Abreu Valença
Pró-reitora

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO

ANEXO 01
REQUERIMENTO PARA CONVOCAÇÃO DE CHAMADA INTERNA Nº 06/2018,
DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018
Nome Completo:

Cargo:

Siape:

Telefone:

E-mail institucional:

Possui Função Gratificada:
SIM

Formação:

Ensino Médio ou Técnico Profissionalizante

Ensino Superior

Especialização

NÃO

Mestrado

Curso:

Lotação do(a) Servidor(a):

Eu, servidor(a) acima identificado(a), venho por meio deste, manifestar interesse na convocação para
preenchimento de uma vaga do cargo de __________________________________, para

a lotação

_______________________________, com horário de trabalho de acordo com a Chamada Pública nº 06,
de 21 de novembro de 2018, podendo ser modificado conforme a necessidade institucional e a jornada de
trabalho para a qual fui concursado.
Declaro que estou ciente e aceito todos os termos e condições constantes na referida Chamada
Interna.

Data: ____/ ____/ _______.

Assinatura do(a) interessado(a)

Av. Lourival Melo Mota, s/n, Cidade Universitária - Maceió - Alagoas - CEP 57072-900 - Telefone - (82) 3214-1100
Setor de Dimensionamento de Pessoal - PROGEP/CPS/DIM - Tel.: (82) 3214-1033/1043
Visite o Portal do Servidor: http://www.ufal.edu.br/servidor/ - Utilize papel reciclado e de forma consciente.

UFAL
ANEXO 02
REQUERIMENTO PARA CONVOCAÇÃO DE CHAMADA INTERNA Nº 06/2018,
DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018
Nome Completo:
Cargo:

Siape:

Telefone:

E-mail institucional:

Possui Função Gratificada:
SIM

Formação:

Ensino Médio ou Técnico Profissionalizante

Ensino Superior

Especialização

NÃO

Mestrado

Curso:
Lotação do(a) Servidor(a):

Eu, servidor(a) acima identificado(a), venho por meio deste, manifestar interesse na convocação para
preenchimento

de

uma

vaga

do

cargo

de

Assistente

em

Administração,

lotação

, com horário de trabalho conforme publicado na Chamada
Pública nº 06, de 21 de novembro de 2018, podendo ser modificado de acordo a necessidade institucional e
a jornada de trabalho para a qual fui concursado.
Declaro que estou ciente e aceito todos os termos e condições constantes na referida Chamada
Interna.

Data:

/

/

.
Assinatura do(a) interessado(a)
ANUÊNCIA DA CHEFIA:

Estou ciente da inscrição do servidor acima identificado na Chamada Interna nº 06/2018 – Progep e que a reposição
poderá ocorrer por cargo diverso como estabelecido no item 2.2.
CONCORDO

Data:

/

/

NÃO CONCORDO. JUSTIFICATIVA:

.

Assinatura da Chefia

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Cidade Universitária - Maceió - Alagoas - CEP 57072-900 - Telefone - (82) 3214-1100
Setor de Dimensionamento de Pessoal - PROGEP/CPS/DIM - Tel.: (82) 3214-1033/1043
Visite o Portal do Servidor: http://www.ufal.edu.br/servidor/ - Utilize papel reciclado e de forma consciente.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO
CHAMADA INTERNA Nº 06 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018

ANEXO 03
FORMULÁRIO DE RECURSO
À Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do Trabalho/UFAL
I.

DADOS E PROTOCOLO DO RECURSO:

NOME:

SIAPE:

CARGO:
LOTAÇÃO:
E-MAIL:

II.

TELEFONE

JUSTIFICATIVAS DO RECURSO:

Maceió/AL, _____/____/ 201__.
Assinatura:_________________________________________________