Edital
EDITAL No 01-2018-PROPEP-CPG-UFAL-PPGCM.pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenação de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
EDITAL N° 01/2018 – PROPEP-CPG/UFAL/PPGCM
ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE
MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS (PRIMEIRO
SEMESTRE DE 2019)
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pósgraduação stricto sensu: Mestrado em Ciências Médicas da Universidade Federal de
Alagoas (UFAL) tornam pública, pelo presente Edital, a abertura do processo de
inscrição, seleção e matrícula dos candidatos ao curso de Mestrado em Ciências
Médicas, especificado nesse Edital, com prazos máximos de conclusão de 24 (vinte e
quatro) meses, observando os aspectos a seguir nomeados.
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O processo Seletivo Mestrado em Ciências Médicas/UFAL/2018 será realizado sob a
responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) e do
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal de
Alagoas (PPGCM/UFAL).
DAS VAGAS
Art. 1° - Serão ofertadas o número total de 20 (vinte) vagas.
§1° - Não há obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas ofertadas no
presente Edital.
Art. 2° - Serão ofertadas 10 (dez) vagas para o sistema de cotas, assim distribuídas: 4
(quatro) vagas para afrodescendentes, 2 (duas) vagas para indígenas, 2 (duas) vagas
para pessoas com deficiência (definidas de acordo com o Decreto n° 5.296/04) e 2
(duas) vagas para funcionários públicos – servidores da UFAL.
§1° - Não havendo candidatos inscritos ou aprovados em uma das quatro
categorias de cotas acima especificadas, o índice destinado a cada categoria migrará
para aquelas que contarem com inscritos optantes pelo sistema de cotas, priorizandose a categoria com menor índice. Não havendo candidatos inscritos ou aprovados nas
vagas destinadas às cotas, estas migrarão automaticamente para o sistema de vagas
gerais.
§2° - Todos os que concorrem às vagas gerais e às de cotas ofertadas pelo
programa são obrigados a cumprir todas as etapas do processo seletivo.
Art. 3° - As inscrições serão realizadas no período de 21/12/2018 a 20/01/2019.
3.1 Procedimentos de inscrição:
a) Os candidatos deverão realizar inscrição online na página eletrônica do Sistema
Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA
(http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/home.jsf)
b) Toda documentação solicitada para inscrição deve ser inserida eletronicamente
durante a inscrição do processo seletivo. Serão aceitos documentos apenas no
formato PDF.
c) O candidato deverá anexar os documentos comprobatórios (conforme Art. 6°)
digitalizados e salvos no formato PDF, e enviá-los através de questionário
específico do SIGAA, no momento da inscrição, respeitando o período definido no
Art.3°. A inscrição só será confirmada após a inserção de todos os documentos
exigidos.
d) A inscrição será efetivada com a confirmação gerada pelo sistema, devendo ser
impressa para possível necessidade de comprovação.
e) Para cada item do questionário de inscrição é permitido o envio de apenas um
documento. Caso o candidato necessite inserir vários documentos em um mesmo
item, deverá compactá-los em um único arquivo salvo no formato PDF.
f) Homologação da inscrição: Os documentos anexados pelos candidatos serão
conferidos pela Comissão de Seleção. Não será permitida inclusão posterior de
documentos. As inscrições incompletas, enviadas de forma indevida ou fora dos
prazos estabelecidos neste edital serão indeferidas.
g) Não será aceita a inclusão de qualquer documento após a inscrição.
3.2 - A inscrição é gratuita.
3.3 - O candidato que optar pelas vagas do sistema de cotas deverá anexar na
inscrição o formulário específico de auto declaração que consta no anexo 7
deste Edital.
3.4 – A inscrição no Processo Seletivo implicará no conhecimento e tácita
aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e seus
anexos, não podendo o candidato alegar seu desconhecimento.
Art. 4° - Informações adicionais relativas ao Programa podem ser obtidas por telefone,
página eletrônica (conforme disponibilidade do provedor institucional de internet), email e secretaria, conforme quadro a seguir:
PROGRAMA
DE PÓSGRADUAÇÃ
O
CONTATOS
-
CIÊNCIAS
MÉDICAS
Telefone: (82) 3214-1857
E-mail: secretaria.ppgcmufal@gmail.com
Site:
http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/famed/posgraduacao/mestra
do-em-ciencias-medicas
Endereço: Faculdade de Medicina (FAMED) – Universidade
Federal de Alagoas – Campus A.C. Simões – Av. Lourival de Melo
Mota S/N, Tabuleiro do Martins, CEP 57072-900 – Maceió – AL.
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8:00 às 14:00
DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO
Art. 5° - Poderão se inscrever, para o nível de Mestrado, candidatos graduados
portadores de diploma de nível superior dos cursos de Medicina, Odontologia,
Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional,
Ciências Biológicas, Biomedicina e cursos afins, emitido por Instituição de Ensino
Superior (IES) reconhecida pelo MEC.
Art. 6° - Documentação exigida:
a) 01(uma) foto 3x4 digitalizada;
b) Cópia digital da carteira de identidade ou passaporte, se for estrangeiro;
c) Cópia digital do CPF;
d) Cópia digital do título de eleitor com os comprovantes de votação da última
eleição ou comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, para brasileiros.
Registro Nacional de Estrangeiros ou passaporte, para estrangeiros;
e) Cópia digital do comprovante das obrigações militares para homens;
f) Cópia digital do Diploma ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação
(vide Art. 5) emitida pela IES reconhecida pelo MEC, onde o título foi obtido;
g) Cópia digital do histórico escolar da graduação, considerando também outras
formações realizadas a nível de graduação e pós-graduação;
h) Cópia digital do Curriculum LATTES/CNPq (disponível na página eletrônica:
http://lattes.cnpq.br/). Não serão aceitos outros modelos de curriculum;
i) Projeto de Pesquisa em formato PDF, conforme descrito no anexo 4;
j) Carta de intenções em formato PDF, com o nome do (a) candidato (a), na qual
fundamenta o seu interesse pelo Mestrado em Ciências Médicas, explorando
sua trajetória acadêmica, experiência profissional e atuação social;
k) Cópia digital do formulário específico de auto declaração (anexo 7 deste
Edital), somente para os candidatos que optarem pelas vagas do sistema de
cotas;
l) Cópia digital do atestado médico comprovando a condição de deficiência física
para os que optarem pelas vagas destinadas a esse fim;
m) Cópia digital do requerimento para condição especial para realização da
prova (anexo 8 deste Edital);
n) Cópia digital da comprovação de vínculo para os que optarem pelas vagas
destinadas aos servidores públicos da UFAL;
o) Formulário de indicação de orientação (anexo 9 deste Edital).
§1° - Os documentos devem ser digitalizados sem rasuras e frente e verso
quando necessário. A falta de qualquer item acima mencionado ou a ilegibilidade das
cópias digitais impedirá o deferimento da inscrição. Em nenhuma hipótese serão
aceitos documentos impressos.
§2° - Não será aceita declaração emitida por IES, informando que o aluno cumpriu
todos os pré-requisitos para a conclusão do curso e indicando a data para defesa de
trabalho de conclusão de curso, em substituição ao diploma expedido pela IES, de que
trata da letra “f”.
§3° Os candidatos às vagas de cotas para pessoas com deficiência deverão
anexar no ato da inscrição o requerimento específico para detalhamento das
condições de acessibilidade para a realização das diferentes etapas do processo
seletivo, juntamente com laudo médico, conforme o anexo 8.
6.1 – O candidato que não encaminhar eletronicamente a documentação completa terá
sua inscrição indeferida.
6.1.1 – O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas e a Pró-Reitoria de
Pesquisa e Pós-Graduação não se responsabilizam por problemas técnicos ocorridos
no envio da documentação.
6.2 – Os candidatos aprovados devem apresentar cópia e originais dos documentos
para autenticação no momento da matrícula institucional na secretaria do programa.
DO PROCESSO SELETIVO E JULGAMENTO DOS CANDIDATOS
Art. 7° - O Processo Seletivo será realizado pela Comissão de Seleção composta por
professores do PPGCM, designada para esse fim.
Parágrafo Único – Após o encerramento e homologação das inscrições, cada
integrante da Comissão de Seleção firmará uma declaração de inexistência de
situação de suspeição ou impedimento em relação aos candidatos participantes do
Processo Seletivo. O mencionado documento será publicado no site do programa
http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/famed/pos-graduacao/mestrado-emciencias-medicas
Art. 8° - O processo seletivo constará das seguintes etapas, em ordem do calendário
de aplicação:
a) Prova teórica de caráter eliminatório e classificatório;
b) Defesa do projeto de pesquisa de caráter eliminatório e classificatório;
c) Análise da carta de intenções e do Curriculum LATTES/CNPq de caráter
classificatório.
§1° - Para obter aprovação, os candidatos que concorrerem às vagas gerais
deverão obter média 7,0 (sete) e os candidatos optantes às vagas destinadas às
cotas deverão obter média 5,6 (cinco vírgula seis), considerando os pesos abaixo
informados para cada etapa do processo seletivo. Os alunos que não atingirem a
média, independente do desempenho em cada etapa, serão eliminados.
§2° - As informações relativas ao calendário de seleção, a bibliografia da prova
teórica, a estrutura sugerida para o projeto de pesquisa, o formato e informações
requeridas na carta de intenções, os critérios de avaliação de cada uma das
etapas estão disponíveis nos anexos deste Edital.
§3° - Os candidatos optantes pelo sistema de cotas para pessoas com deficiência,
assim como os demais candidatos que tiverem asseguradas por lei condições de
saúde especiais para realização da prova, terão uma hora a mais ao final do tempo
previsto para os candidatos da ampla concorrência na prova teórica, sendo
necessário solicitar no formulário do anexo 8 deste Edital.
Art. 9° - A prova teórica consistirá em 20 (vinte) questões de caráter objetivo
formuladas pela comissão de seleção acerca do conteúdo e bibliografia indicados no
anexo 3 deste Edital. A mesma deverá ser respondida individualmente, sem consulta,
em caneta esferográfica azul ou preta, não sendo admitidos outros meios, sob pena de
eliminação do processo seletivo. A nota mínima para aprovação nessa etapa é 5,0
(cinco) para os candidatos optantes das vagas gerais e 4,0 (quatro) para os candidatos
do sistema de cotas. Para todos os candidatos, o peso dessa avaliação na nota final
será 3,0 (três).
A bibliografia utilizada na elaboração da prova está sinalizada no anexo 3 deste edital
e os critérios de avaliação encontram-se disponíveis no anexo 6.
§1° - O local e horário de realização das provas de conhecimento específicos,
bem como as demais comunicações deste Programa com os candidatos durante o
processo seletivo serão divulgados no site do Programa de Pós-Graduação em
Ciências
Médicas:
http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/famed/posgraduacao/mestrado-em-ciencias-medicas
§2° - Após a realização da prova será divulgado o gabarito, conforme o calendário
do processo seletivo disponível no anexo 1 deste edital.
§3° - Será assegurado ao candidato, após a divulgação das notas da prova
escrita, o direito de vistas à prova realizada com a pontuação atribuída. O pedido de
vistas deve ser entregue na Secretaria do Programa, no prazo estabelecido no
calendário deste Edital disponível no anexo 1, nos seguintes horários: 8:00 – 14:00.
§4° - O não comparecimento a essa prova no local e horário divulgados implica na
desclassificação do candidato no processo seletivo.
Art. 10°- A defesa do projeto de pesquisa consiste na arguição do texto fornecido pelo
candidato no ato da inscrição/entrega de documentos, que será previamente analisado
pela Comissão de Seleção. Nessa etapa será considerado tanto o material escrito
quanto o desempenho oral do candidato nas respostas às questões feitas pela banca.
Essa etapa é classificatória e eliminatória, com nota mínima de aprovação 7,0 (sete)
para os candidatos optantes às vagas gerais e 5,6 (cinco vírgula seis) para os
candidatos do sistema de cotas. O peso dessa etapa para todos os candidatos é 4,0
(quatro) na média final. O formato sugerido para o projeto está no anexo 4 e os
critérios de avaliação no anexo 6.
§1° - A defesa do projeto de pesquisa e sua arguição serão gravadas pela
secretaria do programa. Será facultada ao candidato a conferência do funcionamento
adequado dos equipamentos utilizados.
§2° - O não comparecimento a essa etapa da seleção implica na desclassificação
do candidato no processo seletivo.
§3°O projeto de pesquisa deverá, obrigatoriamente, contemplar uma das linhas de
pesquisa
propostas
pelo
PPGCM,
contidas
no
site
do
Programa
http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/famed/pos-graduacao/mestrado-emciencias-medicas , sob pena de eliminação do candidato a essa etapa da seleção.
Art. 11°- A análise da carta de intenções e do currículo lattes será a última etapa do
processo seletivo, sendo realizada com base nos documentos enviados no ato da
inscrição (carta de intenções, currículo lattes do candidato e histórico(s) escolar(es)
do(s) curso(s) de graduação). Nessa etapa, será considerada a consistência entre os
elementos desenvolvidos no memorial descritivo acerca da formação acadêmica, da
experiência profissional, da atuação em pesquisa e extensão (se houver), as
informações aferidas do(s) histórico(s) escolar(es) e currículo lattes. A etapa é
classificatória, terá peso 3,0 (três) na média final. A especificação dos indicadores a
serem desenvolvidos na carta encontra-se no anexo 5 e os critérios de avaliação no
anexo 6.
§1° - O currículo e o(s) histórico(s) do aluno serão pontuados de forma específica.
Seu emprego na análise da carta de intenções atende a necessidade de considerar a
pertinência dos indicadores desenvolvidos na carta para a trajetória do candidato.
§2° - É necessária apresentação de comprovação documental acerca da atuação
em pesquisa e/ou extensão do candidato e publicação de artigos (se houver) junto
com o currículo lattes. Sua pertinência será aferida a partir da densidade
argumentativa na carta de intenções.
Art. 12°- Os candidatos serão selecionados até o número de vagas previsto no Art. 1°
deste Edital. A classificação final dos candidatos será realizada por ordem decrescente
da pontuação final e disponibilidade de vagas.
§1° - No caso de igualdade no resultado final serão utilizados os seguintes
critérios para o desempate dos candidatos:
I. Nota da prova teórica;
II. Nota da defesa de projeto de pesquisa;
III. Persistindo o empate será considerada a atuação prévia em pesquisa e/ou
extensão descrita na carta de intenções e currículo lattes.
§2° - O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado, observando-se a
ordem decrescente de classificação, o número de vagas, conforme Art. 1° deste Edital,
e a disponibilidade de vagas para orientação na área de concentração e linha de
pesquisa, definidas internamente pelo Programa.
§3° - Todos os candidatos optantes das vagas gerais com média final igual ou
superior a 7,0 (sete) serão classificados por ordem decrescente até o preenchimento
das 10 (dez) vagas destinadas à entrada geral. Todos os candidatos optantes do
sistema de cotas com média igual ou superior a 5,6 (cinco vírgula seis) serão
classificados por ordem decrescente até o preenchimento de cada categoria. No caso
de vagas não preenchidas no sistema de cotas, em uma das quatro categorias, o
índice destinado para essa categoria migrará para aquelas que contarem com inscritos
optantes pelo sistema de cotas, priorizando-se a categoria com menor índice. Caso
persista sem candidatos aprovados elas migrarão para o sistema de vagas gerais
destinadas aos candidatos com média igual ou superior a 7,0 (sete) conforme descrito
no Art. 2° deste Edital.
§4° - Não havendo candidatos aprovados em número suficiente para o
preenchimento das vagas ofertadas no Art. 1° deste Edital, estas poderão resultar sem
preenchimento no final do processo seletivo.
DO RESULTADO FINAL E RECURSOS
Art. 13° - Os resultados finais serão divulgados de acordo com o calendário contido
neste Edital e seus anexos, exclusivamente pelo Programa de Pós-Graduação em
Ciências Médicas em sua página eletrônica
http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/famed/pos-graduacao/mestrado-emciencias-medicas
Art. 14° - O candidato poderá recorrer do resultado de cada etapa ao Conselho do
Programa de Pós-Graduação. O pedido de recurso deve ser entregue na Secretaria do
Programa, no prazo estabelecido no calendário deste Edital disponível no anexo 1, nos
seguintes horários 8:00 – 14:00.
Parágrafo único: Após o resultado final, o candidato poderá recorrer à PROPEP, no
prazo de 48 (quarenta e oito horas) horas, contadas a partir da divulgação. Para isso,
deve-se abrir um processo no Protocolo Geral da UFAL (Reitoria), destinando o
mesmo para a PROPEP/CPG (Coordenação de Pós-Graduação).
DA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Art. 15° - A proficiência em língua estrangeira é um requisito para obtenção do
diploma de Mestrado em Ciências Médicas. Ao longo do período do curso, até 24
(vinte e quatro) meses a contar de seu ingresso, o candidato deverá apresentar
certificado de proficiência em língua estrangeira (inglês). A não apresentação desta
certificação até a data da defesa da dissertação de mestrado acarreta o desligamento
do programa.
Art. 16° - Serão informados aos alunos, a cada semestre letivo, o local e horário de
aplicação das provas de proficiência em língua estrangeira elaborada pela Faculdade
de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL).
§1° - A prova elaborada pela Faculdade de Letras demanda a leitura e
interpretação de textos em língua estrangeira da escolha do candidato (inglês) e será
permitido o uso de qualquer dicionário impresso, com exceção de impressos em
formato de folha de ofício.
§2° - É de inteira responsabilidade do estudante apresentar-se para realização
das provas tantas vezes quantas forem necessárias para obtenção do certificado.
§3° Os candidatos inscritos nas cotas indígenas ou de pessoas com deficiência
poderão optar pela proficiência em Língua Portuguesa caso esta não seja a sua
primeira língua.
Art. 17° - Poderão ser utilizados como atestado de proficiência em inglês em lugar da
prova realizada pela instituição os seguintes documentos:
a) Na língua inglesa: 1) Test of English as a Foreing Language (TOEFL), como
resultado mínimo de (575)/ (232)/ (90) pontos na modalidade (Paper Based
Test)/ (Computer Based Test)/ (Internet Based Test), respectivamente,
International English; 2) Language Test – IELTS (mínimo de 7,0 pontos – com
mínimo de 6,0 na parte escrita e 6,5 na parte de leitura) 3) First Certificated in
English (FCE), Certificated of Advanced English (CAE) ou Certificated of
Proficiency in English (CPE) emitidos pela Universidade de Cambridge.
b) Certificados emitidos por outra instituição pública de ensino superior
reconhecida pelo MEC com nota igual ou superior a 7,0 (sete), desde que o
exame tenha sido realizado nos últimos 5 (cinco) anos.
§1° - É de responsabilidade do estudante inscrever-se para participar de provas
de proficiência, bem como realizar os exames necessários para a emissão de
certificações específicas acima listadas, a fim de atender a exigência de proficiência
em língua estrangeira.
Art. 18° - Os candidatos estrangeiros, cuja língua materna seja uma das duas
elencadas nesse edital para fins de proficiência, deverão apresentar certificado de
nacionalidade e realizarão o exame de proficiência em língua portuguesa.
DA MATRÍCULA E INÍCIO DO CURSO
Art. 19° - Terão direito à matrícula no Programa de Pós-Graduação em Ciências
Médicas os candidatos APROVADOS E CLASSIFICADOS, respeitando o limite das
vagas estabelecidas no Art. 1° deste Edital e em conformidade com a disponibilidade
de vagas nos temas específicos de pesquisa a que fez opção no momento da
inscrição.
-
Art. 20° - A matrícula institucional dos candidatos selecionados será realizada na
Secretaria do Curso pelo candidato ou seu representante legal, em período a ser
divulgado junto à publicação do resultado final da seleção de que trata este Edital.
§1° - O candidato a Mestrado somente poderá realizar sua matrícula institucional
quando comprovar que cumpriu com todos os requisitos para a obtenção do Diploma
de Graduação, inclusive com Colação de Grau, conforme descrito no Art. 6° no
parágrafo 2°, que exige a documentação comprobatória de conclusão desde o ato da
inscrição no processo seletivo.
§2° - Poderão realizar matrícula no Programa de Pós-Graduação os alunos com
diploma de graduação emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC.
§3° O candidato estrangeiro ou portador de diploma emitido por instituição
estrangeira deverá apresentar protocolo de encaminhamento de processo de
revalidação do diploma por instituições nacionais nos termos da Lei n° 9.394/96 (LDB),
bem como nas Resoluções n° 01/2001, 01/2002 e 02/2005 do Conselho Nacional de
Educação – CNE.
§4° - Em caso de aluno estrangeiro é necessário apresentar o visto de estudante.
§5° - Será considerado desistente o candidato aprovado que não efetuar a
matrícula no período estipulado na publicação do resultado.
§6° - Em caso de desistência da matrícula, não inscrição, ou existência de vagas,
será feita convocação dos candidatos aprovados, considerando-se a ordem de
classificação, de acordo com o disposto no Art. 1° deste Edital e a disponibilidade de
orientador.
Art. 21° - A previsão para o início das aulas é 18/03/2019.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 22° - A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação das normas
e condições estabelecidas neste Edital e seus respectivos anexos.
Art. 23° - Será excluído do processo seletivo o candidato que:
I. Faltar a qualquer etapa do processo seletivo;
II. Apresentar comportamento considerado incompatível com a lisura do certame,
a critério exclusivo da Comissão Avaliadora;
III. Não atender o que consta no Art. 6° deste Edital;
IV. Apresentar-se aos locais de realização das provas após a hora marcada para
seu início;
V. O candidato que assine ou ponha qualquer marca ou sinal de identificação nas
provas envolvendo redação de próprio punho.
Art. 24° - As bolsas porventura disponibilizadas por agências de fomento poderão ser
oferecidas aos alunos, atendendo aos critérios fixados pelas Financiadoras, pelo
CONSUNI/UFAL, por esta instituição e pela Comissão de Bolsas do Programa, não
estando garantida a concessão de bolsas aos selecionados.
Art. 25° - Quaisquer alterações relativas a datas e horários, conteúdo programático,
peso e pontuação serão divulgadas pelo Programa de Pós-Graduação no site e no
quadro de avisos do PPGCM.
Art. 26° O Regimento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, bem
como informações sobre as linhas de pesquisa e orientadores, estarão à disposição
dos candidatos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação.
Art. 27° - Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pelo Conselho do
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas.
Maceió, 21 de dezembro de 2018
Profa. Dra. Michelle Jacintha Cavalcante Oliveira
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
Profa. Dra. Maria Virgínia Borges Amaral
Coordenadora de Pós-Graduação/PROPEP/UFAL
Prof. Dr. Alejandro Cesar Frery
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/PROPEP/UFAL
Anexo 1
CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO
EVENTO
DATA
Inscrições no sistema Sigaa
21/12/2018 a 20 /01/2019
Homologação das inscrições
22/01/2019
Recursos da homologação das
inscrições
Resultado da homologação das
inscrições
Aplicação da prova teórica
23 e 24/01/2019
28/01/2019
30/01/2019
Divulgação do gabarito
31/01/2019
Resultado preliminar da prova teórica
05/02/2019
Pedido de vistas da prova teórica
06/02/2019
Recursos da prova teórica
07 e 08/02/2019
Resultado final da prova teórica
11/02/2019
Defesa do projeto de pesquisa
13 a 15/02/2019
Análise da carta de intenções
18/02/2019
Resultado preliminar do processo
seletivo
Recursos do processo seletivo
20/02/2019
Resultado final
Período de matrículas
Início do semestre letivo 2019.1
21 e 22/02/2019
01/03/2019
11 a 13/02/2019
18/03/2019
Anexo 2
DETALHAMENTO DAS ETAPAS DE SELEÇÃO
Prova teórica
Defesa do projeto
de pesquisa
Carta de
intenções e
currículo lattes
Caráter
Eliminatório e
classificatório
Nota mínima para
seleção geral 5,0
(cinco) e nota
mínima para cotas
4,0 (quatro)
Eliminatório e
classificatório
Nota mínima para
seleção geral 7,0
(sete) e nota
mínima para cotas
5,6 (cinco vírgula
seis)
Classificatório
Peso
3,0
4,0
3,0
O processo seletivo será realizado através de 3 (três) etapas:
I.
Prova teórica sobre epidemiologia em saúde será presencial e sem consulta. O
candidato deverá responder as 20 questões objetivas propostas e
preencher o gabarito com caneta azul ou preta e devolver ao final da prova
todo o caderno de questões e o gabarito. A etapa é de caráter eliminatório
e classificatório, devendo os candidatos das vagas gerais alcançarem a
nota mínima 5,0 (cinco) para obterem aprovação nessa etapa e os
candidatos optantes do sistema de cotas devem alcançar nota mínima 4,0
(quatro) para aprovação nessa etapa. O peso dessa prova na média final
da seleção é 3,0
(três).
II. Defesa do projeto de pesquisa. Entregue no ato da inscrição, o projeto será lido
pela comissão de seleção e arguido oralmente, na segunda fase do
processo seletivo. O candidato terá 15 (quinze) minutos para exposição de
sua proposta de pesquisa e deverá responder às questões da banca em
um tempo equivalente. Sua exposição oral deverá ser orientada pela
estruturação do projeto de pesquisa. A etapa é eliminatória e classificatória,
devendo os candidatos gerais alcançarem a nota mínima 7,0 (sete) para
obterem aprovação nessa etapa e os candidatos optantes das vagas de
cotas devem alcançar nota mínima 5,6 (cinco vírgula seis) para aprovação
nessa etapa. O peso dessa etapa será 4,0 (quatro) na avaliação final.
III. Carta de intenções e currículo lattes. Entregues no ato da inscrição. A carta de
intenções e o currículo lattes serão analisados como última etapa do
processo seletivo. A carta deverá no máximo 2 (duas) páginas em formato
de memorial descritivo. O currículo deverá obrigatoriamente estar no
formato lattes. A etapa é classificatória sendo atribuída nota de 1 a 10 e
considerado peso 3,0 (três) na avaliação final.
Será considerado aprovado o candidato que, ao final do processo, não tiver sido
eliminado na prova teórica e na defesa do projeto e que tiver concluído todas as
etapas do processo com média final de no mínimo 7,0 (sete) para os candidatos
das vagas gerais e 5,6 (cinco vírgula seis) para os candidatos optantes do sistema
de cotas. O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado, observando-se
o número de vagas disponíveis (10 vagas de ampla concorrência e 10 vagas
destinadas às cotas, no total de 20 vagas de acordo com Art. 1° deste Edital). Não
havendo candidatos aprovados em número suficiente para o preenchimento das
vagas, o processo seletivo poderá resultar sem preenchimento de todas as vagas.
Anexo 3
CONTEÚDO PARA AVALIAÇÃO TEÓRICA
• Princípios básicos: variáveis, populações, amostras e viés de seleção,
aferição e confusão
• Frequência: prevalência, incidência
• Tipos de dados: nominais, ordinais, intervalares
• Desempenho das aferições: validade, confiabilidade,
intervalo de
variação.
• Distribuições e critérios para anormalidade
• Estudos sobre risco: caso controle, coorte prospectiva, histórica, risco
absoluto, atribuível, relativo,
• Acurácia de resultado de um teste: sensibilidade, especificidade, valor
preditivo
• Tratamento: estudos observacionais e experimentais, ensaios clínicos
randomizados
• Teste de hipótese: resultados falso positivos, falso negativos, valores de
p, significância estatística, testes estatísticos, tipos de erro, erro tipo 1 e
tipo 2
• Estudos de revisão: revisão sistemática, metanálise
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA AVALIAÇÃO TEÓRICA
•
•
•
•
•
•
ALMEIDA FILHO, N. DE; BARRETO M.L. Epidemiologia e Saúde:
fundamentos, métodos e aplicações. 4 reimp ed. Rio de Janeiro, RJ:
Guanabara Koogan, 2017.
FLETCHER, R. H; FLETCHER, S. W; FLETCHER G.S. Epidemiologia clínica:
elementos essenciais. 5 ed. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2014.
MEDRONHO, R.A.; BLOCH, K.V.; LUIZ, R.R.;WERNECK, G. L.
Epidemiologia. 2 ed.São Paulo: Atheneu.2008.
PEREIRA, M.G. Epidemiologia. 2. Ed. São Paulo: Atheneu, 2015.
RAUQUAYROL, M.Z; SILVA, M. G. Epidemiologia & Saúde. 7 ed. Rio de
Janeiro, RJ: Medbook, 2014.
ROTHMAN, K.; GREENLAND, S.; LASH, T. & cols. Epidemiologia moderna. 3
ed. São Paulo: Art Med. 2011.
Anexo 4
FORMATO DO PROJETO DE PESQUISA
O projeto de pesquisa deverá observar o limite mínimo de 10 (dez) e máximo de 15
(quinze) laudas. A estrutura sugerida contempla os seguintes itens:
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
Introdução
Revisão Bibliográfica
Justificativa
Objetivos
Metodologia
Cronograma
Orçamento
Referências Bibliográficas
Anexo 5
INDICADORES A SEREM DESENVOLVIDOS NA CARTA DE INTENÇÕES
O candidato deverá fundamentar seu interesse pelo Mestrado em Ciências
Médicas desenvolvendo um texto, em forma de memorial, no qual explora sua
formação na graduação, experiências de trabalho, engajamento com pesquisa e/ou
extensão (se houver) e outros aspectos de sua biografia que julgar relevantes. A
redação deverá conter no máximo 2 (duas) páginas. Será considerada na avaliação da
carta a coerência entre a trajetória do candidato e seu potencial de aproveitamento do
curso, a partir de pelo menos dois entre os seguintes indicadores:
•
•
•
•
•
•
Disciplinas cursadas na graduação
Atividades em grupos de pesquisa
Participação em projetos de pesquisa e/ou extensão
Experiência profissional, considerando inclusive estágios curriculares
Outras formas de atuação consideradas pertinentes pelo candidato
Publicação de artigos científicos
Essa etapa não é presencial e a fidedignidade das informações será aferida
através dos documentos apresentados no ato da inscrição, especificamente o currículo
no formato lattes e o(s) histórico(s) escolar(es).
ANEXO 6
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
BAREMA 1 – Avaliação da defesa do projeto de pesquisa (peso 4,0)
CRITÉRIO
PONTUAÇÃO
MÁXIMA
Adequação da
estrutura e
objetividade textual
2,0
Coerência
teóricometodológica
2,0
Consistência da
apresentação e
capacidade de
resposta
Viabilidade do
projeto
3,0
COMENTÁRIO
PONTUAÇÃO
ATRIBUÍDA
3,0
Nota da etapa
BAREMA 2 – Avaliação da carta de intenções e currículo lattes (peso 3,0)
CRITÉRIOS DA
PONTUAÇÃO
CARTA DE
MÁXIMA
INTENÇÕES
Justificativa do
2,0
interesse pela formação
em Ciências Médicas
Desenvolvimento
argumentativo dos
indicadores
3,0
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO DO
CURRÍCULO LATTES
5,0
COMENTÁRIO
PONTUAÇÃO
ATRIBUÍDA
Participação como
estudante bolsista ou
colaborador em
programas oficiais de
Iniciação Científica ou
Iniciação Tecnológica (0,1
pontos/semestre –
(máximo 0,3)
Participação em
programas de mobilidade
acadêmica no país ou
exterior (0,3 – máximo 1
atividade)
Treinamento em
laboratório de pesquisa
vinculado à programa de
pós-graduação (com
comprovante e assinatura
original) exceto
Programas de Iniciação
Científica (0,1 ponto por
semestre/ máximo 0,3)
Participação em
Programa Institucional de
Monitoria de graduação
(0,1 pontos/ semestre –
máximo 0,3)
Curso de Especialização,
ou residência, com
duração mínima de 360
horas de aproveitamento,
devidamente
registrado/reconhecido
pelo MEC (0,5 pontos por
curso – máximo 1,0).
Prêmios e Láureas
acadêmicas, incluindo
premiações em
comunicações ou posters
em congressos ou
similares (0,1 por prêmio
– máximo 0,2)
Proferir palestra,
conferência, participação
em mesa redonda na área
de ciências da saúde ou
biológicas em congressos,
simpósios ou jornadas –
0,1 ponto/atividade
(máximo 0,2)
Coordenação/organização
de ciclo de palestras ou de
estudos, congressos,
simpósios ou jornadas. –
0,1 ponto/atividade –
máximo 0,2)
Livros ou capítulos
publicados na área de
saúde, biológicas ou afins
por editora com ISBN na
área de ciências da saúde
–0,1
pontos/livro
–
(máximo 0,3)
Artigos publicados em
Revistas ou Periódicos
com ISSN: Revista A1, A2
e B1 no Qualis Capes para
Medicina I 0,3 pontos/publicação
(máximo 0,6)
Revista B2 e B3 no Qualis
Capes para Medicina I ou
Patente concedida – 0,2
pontos/por artigo e/ou
patente (máximo 0,4)
Publicação de trabalho
completo em anais de
eventos Internacional –
0,1 ponto/publicação
(máximo 0,2)
Publicação de trabalho
completo em anais de
eventos Evento Nacional
0,05 ponto/publicação
(máximo 0,1)
Apresentação oral de
trabalho em eventos
científico Internacional
0,1/apresentação
(máximo 0,2)
Apresentação oral de
trabalho em eventos
científico Nacional
0,05/apresentação
(máximo 0,1)
Participação formal e no
ano vigente, como
estudante ou pesquisador
em Grupo de Pesquisa
Registrado no CNPq,
certificado pela instituição
e atestado pelo
coordenador do Grupo
(0,3).
Nota da etapa
ANEXO 7
FORMULÁRIO DE CONCORRÊNCIA DAS VAGAS DESTINADAS ÀS COTAS
À banca examinadora.
Eu__________________________________________________________________,
portador(a) do CPF__________________________, RG _______________________,
residente _____________________________________________________________
no município de _______________________________________ do Estado de
____________________________________, candidato(a) no processo seletivo do
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (nível Mestrado) declaro-me
(afrodescendente ou indígena, ou pessoa com deficiência ou servidor público da
UFAL)____________________________________________________________
e
apto a concorrer às vagas do sistema de cotas deste Programa de acordo com as
normas deste Edital.
Sem mais,
__________________, __________ de ______________ de_____________
_____________________________________________________________
Assinatura do candidato
ANEXO 8
REQUERIMENTO PARA CONDIÇÃO ESPECIAL PARA A
REALIZAÇÃO DA PROVA
Nome completo
CPF
RG
Curso
Eu, candidato(a) acima qualificado(a), inscrito(a) no processo seletivo para curso
de Mestrado em Ciências Médicas da Universidade Federal de Alagoas, venho
requerer condição diferenciada para realizar as provas do referido processo, de
acordo com o especificado no Edital n° 01/ 2018 – PROPEP/CPG/UFAL/PPGCM.
Para isso, anexo documento comprobatório da necessidade de atendimento
diferenciado (laudo médico com a especificação do tipo de necessidade e/ou
deficiência do qual sou portador(a) ou outro documento que comprove o tipo de
recurso solicitado).
Para tanto, identifico abaixo o tipo de recurso necessário para o dia da prova que
se adequa à minha necessidade:
1. NECESSIDADES FÍSICAS:
(
) Mesa para cadeira de rodas
(
) Mesa e cadeira separadas (gravidez de risco)
(
) Mesa e cadeiras separadas (obesidade)
(
) Mesa e cadeiras separadas (limitações físicas)
(
) Sala individual (candidatos com doenças contagiosas/outras) (
) Sala térrea (dificuldade de locomoção)
2. NECESSIDADES VISUAIS (CEGUEIRA OU BAIXA VISÃO):
(
) Auxilio na leitura da prova (ledor)
(
) Prova superampliada (fonte tamanho 22)
3. NECESSIDADES AUDITIVAS (PERDA TOTAL OU PARCIAL DA AUDIÇÃO)
(
) Intérprete de libras
(
) Uso de aparelho auditivo
4. AUXÍLIO PARA PREENCHIMENTO
(
) Da folha de respostas das provas objetivas (dificuldade/ impossibilidade
de assinar a folha de respostas)
5. AUXÍLIO PARA LEITURA DA PROVA E PREENCHIMENTO DAS FOLHAS DE
RESPOSTAS
(
) tetraplegia
6. PORTE DE EQUIPAMENTOS
(
) Equipamentos de medição de glicose e pressão
(
) Outros equipamentos médicos essenciais
(
) Tornozeleira eletrônica de monitoramento
7. AMAMENTAÇÃO
(
) sala para amamentação
8. TEMPO ADICIONAL
(
) Acréscimo de 1 (uma) hora , justificativa:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
9. OUTRAS NECESSIDADES NÃO ESPECIFICADAS ACIMA
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Declaro conhecer e aceitar todas as normas estabelecidas no Edital n° 01/2018
PROPEP/CPG/UFAL/PPGCM.
__________________________(cidade),_____(UF), ______de______de_____
____________________________________________________________
Assinatura do(a) candidato(a)
ANEXO 9
FORMULÁRIO DE INDICAÇÃO DE ORIENTAÇÃO PARA PPGCM
Nome completo
Data de Nascimento
CPF
RG
Telefones
e-mail
Endereço
Curso de Graduação
Ano de conclusão
Título do projeto de
pesquisa
Linha de pesquisa que
deseja desenvolver o
projeto de dissertação
(
(
(
(
) Autoimunidade
) Genética clínica e experimental
) Doenças infecciosas e parasitárias
) Doenças crônicas e degenerativas
Indique um possível
orientador
Obs: A indicação não é
decisiva.
As
orientações
serão
distribuídas em sessão
plenária do Conselho
do PPGCM
(
(
(
(
(
(
(
(
(
(
(
(
(
(
(
(
(
) Aline Cavalcanti de Queiroz
) Alysson Wagner Fernandes Duarte
) Carlos Alberto de Carvalho Fraga
) Carolinne de Sales Marques
) Cláudio Torres de Miranda
) Fabiana Andrea Mouras
) Flávio Teles de Farias Filho
) Isabella Lopes Monlléo
) Juliana Célia de Farias Santos
) Mércia Lamenha Medeiros
) Michelle Jacintha Cavalcante Oliveira
) Reginaldo José Petroli
) Rodrigo Peixoto Campos
) Samir Buanain Kassar
) Thiago Sotero Fragoso
) Tiago Gomes de Andrade
) Valfrido Leão de Melo Neto
Tipo de vaga a que
concorre
(
(
(
(
) ampla concorrência
) cotista afrodescendente
) cotista indígena
) cotista portador de deficiência