Retificação 1 - cronograma e etapas do processo

Arquivo
Retificação Chamada Interna BAPIPG Oferta 2020.pdf
Documento PDF (348.5KB)
                    SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

RETIFICAÇÃO Nº 01, EM 17/01/2020
CHAMADA INTERNA Nº 01/2020 – PROPEP
SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA A BOLSA DE APOIO A PÓS-GRADUAÇÃO,
PESQUISA E INOVAÇÃO – BAPIPG
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituição de Ensino Superior integrante do Sistema
Federal de Ensino, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, no uso de suas
atribuições legais e regimentais, e, considerando os compromissos institucionais e de gestão
firmados para as políticas de pesquisa, inovação e pós-graduação, torna público:
a) A retificação do prazo de validade da Chamada Interna nº 01/2019-2020 para seleção de
bolsista para Bolsa de Apoio à Pesquisa, à Inovação e à Pós-Graduação (BAPIPG) de
28/02/2020, para 04/01/2020.
b) O processo seletivo destinado aos estudantes de graduação presencial para o
desenvolvimento de atividades fins ou de gestão da pesquisa, da inovação e/ou da pósgraduação da BAPIPG para 2020.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 O processo seletivo de que trata este Edital abrange os/as estudantes do Campi A.C. Simões
da Ufal, com a destinação de vagas específicas para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pósgraduação - PROPEP e Assessoria de Intercâmbio Internacional - ASI.
1.2 Este processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Pesquisa e Pósgraduação – PROPEP.

2. DA BOLSA
2.1.A Bolsa de Apoio à Pesquisa, à Inovação e à Pós-Graduação (BAPIPG), implementada pela
PROPEP, possui como objetivo atender ao estudante de graduação presencial para o

desenvolvimento de atividades fins ou de gestão da pesquisa, da inovação e/ou da pósgraduação.
2.2 A concessão do auxílio financeiro é no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta
reais) mensais.
2.3. As despesas para o pagamento das cotas de bolsas mensais serão financiadas dentro
dos recursos do orçamento próprio da UFAL.
2.4 A bolsa terá duração de 6 (seis) meses, passível de renovação, até no máximo de 2
(dois) anos.
2.5 O número de bolsas depende da dotação orçamentária anual da UFAL, de acordo com
o recurso orçamentário alocado pelo Tesouro Nacional.
2.6 O pagamento da bolsa será feito diretamente ao estudante mediante depósito em conta
bancária.
2.7 O benefício será pago aos bolsistas mensalmente.
2.8 A BAPIPG possui um regulamento, que deverá ser respeitado e obedecido.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

3. DOS CRITÉRIOS DE INSERÇÃO E CONTINUIDADE NA BOLSA

3.1. Requisitos gerais para a inserção dos/as estudantes na BAPIPG:
a. Ser estudante regularmente matriculado (a) num curso de graduação presencial da
UFAL, e ter cursado o primeiro e o segundo semestres do curso de graduação no qual
está matriculado;
b. Apresentar bom desempenho acadêmico;
c. Não esteja cursando ou tenha concluído outro curso de nível superior, seja na UFAL
ou em outra instituição de ensino superior;
d. Apresentar compatibilidade entre a carga horária de 20 horas semanais da bolsa e as
atividades acadêmicas;
e. Não receber bolsa de qualquer outra natureza (Programa Bolsa Permanência – PBP,
PIBIC, PIBITI, BDAI, Bolsa de Extensão, PET, Bolsa de Monitoria, ou outra);
f. Não possuir outra atividade remunerada (emprego, contrato de estágio, etc);
g. Adequar-se a um Plano de Atividades, devidamente planejado pelo setor onde
desenvolverá as atividades de pesquisa, inovação e/ou pós-graduação.
3.2.Requisitos para a continuidade na bolsa:
a. Apresentar bom desempenho acadêmico, não podendo ter mais de uma reprovação no
último semestre letivo cursado;
b. Cumprir os objetivos/metas estabelecidos no Plano de Atividades.
c. Envolvimento do estudante em atividades acadêmicas (oficinas, eventos, seminários,
monitorias, projetos de extensão, prêmios, publicações, etc.).
4. DAS VAGAS
4.1. As vagas disponibilizadas deverão obedecer à distribuição descrita no quadro abaixo:
DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS
SETOR

QT DE VAGAS

Coordenação de Pós-graduação

01 + Cadastro Reserva

Coordenação de Pesquisa

Cadastro Reserva

Coordenação do Programa de Inovação 01 + Cadastro Reserva
Tecnológica e Empreendedorismo
Secretaria Geral

Cadastro Reserva

Assessoria de Intercâmbio Internacional

01 + Cadastro Reserva

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

4.2. Atividades a serem desenvolvidas por setor:

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
SETOR

ATIVIDADES

Coordenação de Pós-graduação

- Acompanhamento, análise e crítica de fluxo de
procedimentos administrativos;
- Prática para utilização de software de gestão de
informação institucional;
- Práticas de competências em gerenciamento,
comunicação e conhecimento sistêmico de uma
organização.

Coordenação de Pesquisa

- estudo sobre redação científica, elaboração de projetos
de pesquisa e planejamento de carreira do pesquisador;
- elaboração de material didático informativo para
pesquisadores;
- prospecção de editais de pesquisa e inovação;
- criação de formulários na Web (ex.: Google Forms)
para gestão de bolsas de Iniciação Científica e demais
bolsas acadêmicas geridas pela CPq;
- manipulação de planilhas eletrônicas efetuando
cálculos de critérios de seleção de bolsistas e
premiações acadêmicas.
-Apoio ao Programa de Iniciação em Desenvolvimento
Tecnológico e Inovação (PIBITI);

Coordenação do Programa
Inovação
Tecnológica
Empreendedorismo

Secretaria Geral

de Atendimento ao público; elaboração de material
e didático informativo; Manipulação e criação de
documentos relativos à propriedade intelectual e
empreendedorismo e apoio ao SisGen (Sistema de
Apoio à Gestão ao Patrimônio Genético), entre outras
atividades pertinentes ao bolsista.
- Acompanhamento, análise e crítica de fluxo de
procedimentos administrativos;
- Prática para utilização de software de gestão de
informação institucional;
- Práticas de competências em gerenciamento,
comunicação e conhecimento sistêmico de uma
organização;

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Assessoria
Internacional

de

Intercâmbio - atendimento ao público;
- elaboração de material informativo para a comunidade
acadêmica;
- prospecção de chamadas internas para intercâmbio;
- manipulação de softwares diversos, com ênfase na
edição e divulgação de textos.

4.3. Perfil dos candidatos às vagas:

PERFIL DOS CANDIDATOS
SETOR

PERFIL

Coordenação de Pós-graduação

Alunos de qualquer curso de graduação,
especialmente: Administração, Comunicação e
Informática.

Coordenação de Pesquisa

Alunos de qualquer curso de graduação,
especialmente: Administração, Comunicação e
Informática.

Coordenação do Programa de Inovação Alunos que estejam cursando qualquer curso de
Tecnológica e Empreendedorismo
graduação a partir do 3º período até o
antepenúltimo período do curso; que tenha
interesse em desenvolvimento tecnológico,
inovação,
propriedade
intelectual
e
empreendedorismo (Incubadora de Empresas).
Preferência para cursos da área de Ciências
Exatas, Farmácia ou Direito.
Secretaria Geral

Assessoria
Internacional

Alunos que estejam cursando qualquer curso de
graduação a partir do 3º período até o
antepenúltimo período do curso; que possuam
noções básicas em informática.
de

Intercâmbio - Alunos que estejam cursando qualquer curso
de graduação a partir do 4º período; que tenha
conhecimento de língua estrangeira a partir do
intermediário (inglês, espanhol ou francês) e
conhecimento em informática (excel, editor de
texto e edição gráfica) e redes sociais
(instagram, facebook e twitter).

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

5. DO CRONOGRAMA E ETAPAS DO PROCESSO
ETAPA

DATA

INSCRIÇÕES

05 a 14/01/2020

DESCRIÇÃO
A inscrição para o presente processo seletivo será
realizada exclusivamente via Internet, por meio do
formulário disponível em: http://bit.do/bapipg2020
Acesse o QR-Code

Importante:
-Anexar cópia do Comprovante de matrícula e cópia
do Histórico Analítico.
-Ter atenção ao registrar os dados pessoais.

DIVULGAÇÃO
DOS INSCRITOS

CONVOCAÇÃO
PARA A FASE DE
ENTREVISTA

A partir do dia
17/01/2020

A homologação das inscrições ficará disponível em:
https://editais.ufal.br/pesquisa/chamada-internabapipg

A partir do dia
20/01/2020

A convocação será publicada no site da Ufal, no link:
https://editais.ufal.br/pesquisa/chamada-internabapipg
Será enviado e-mail aos estudantes selecionados para
a entrevista, constando as orientações necessárias.
* Até o dia 22/01/2020, impreterivelmente, registrar
em formulário, cujo link constará na convocação, a
opção do setor, bem como dia/hora da entrevista

ENTREVISTA
COM REDAÇÃO

RESULTADO
FINAL
CONVOCAÇÃO

27/01/2020
28/01/2020

e

e

A partir do dia
31/01/2020

A entrevista será realizada nos respectivos setores, de
acordo com a opção escolhida, conforme datas e
horários disponibilizados pelos setores na convocação.

O resultado final será divulgado no endereço
eletrônico:
https://editais.ufal.br/pesquisa/chamada-internabapipg

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

6. DOS INSTRUMENTOS PARA ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SELETIVO
6.1. É de responsabilidade exclusiva do candidato à observância dos prazos e procedimentos
estabelecidos, bem como o acompanhamento das eventuais alterações desta Chamada, em:
https://editais.ufal.br/pesquisa/chamada-interna-bapipg

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. O candidato terá direito a realizar apenas uma única inscrição nesta Chamada. Caso haja mais
de uma inscrição de um mesmo nome, apenas a última inscrição será considerada válida.
7.2. É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto das informações no
formulário, assumindo, portanto, as consequências por quaisquer informações incompatíveis com
seus dados pessoais.
7.3. A PROPEP/UFAL não se responsabilizará por inscrição não recebida por fatores de ordem
técnica, que prejudiquem os computadores ou impossibilitem a transferência de dados, falhas de
comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação.
7.4. Antes de efetuar a inscrição, o/a candidato/a deverá tomar conhecimento do disposto nesta
Chamada;
7.5. Na hipótese de serem alteradas quaisquer disposições aqui estabelecidas, serão expedidos
Documentos Retificadores, os quais passarão a constituir parte integrante desta Chamada.
7.6. O/a candidato/a que comprovadamente apresentar documentos falsos, fornecer informações
inverídicas, utilizar quaisquer meios ilícitos ou descumprir as normas desta Chamada será
eliminado do processo seletivo.
7.7. Para dúvidas a respeito dessa Chamada, a PROPEP disponibilizará atendimento ao candidato,
por meio do telefone (82) 3214-1069 ou e-mail secretaria@propep.ufal.br
7.8. Os casos omissos serão resolvidos pela PROPEP/UFAL.
7.9. Esta Chamada será válida até o dia 28 de fevereiro de 2021.

Maceió-AL, 17 de janeiro de 2020.

PROF. ALEJANDRO C. FRERY
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação