Chamada Interna

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Chamada Interna BAPIPG Oferta 2024_08.04.pdf
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                    SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

CHAMADA INTERNA Nº 01/2024 – PROPEP
SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA A BOLSA DE APOIO À PESQUISA, À INOVAÇÃO E À PÓSGRADUAÇÃO – BAPIPG
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituição de Ensino Superior integrante do
Sistema Federal de Ensino, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, no
uso de suas atribuições legais e regimentais, e, considerando os compromissos
institucionais e de gestão firmados para as políticas de pesquisa, inovação e pósgraduação, torna público o processo seletivo destinado aos estudantes de graduação
presencial para o desenvolvimento de atividades fins ou de gestão da pesquisa, da
inovação e/ou da pós-graduação da BAPIPG para 2024.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O processo seletivo de que trata esta Chamada abrange os/as estudantes dos Campi

A.C. Simões e de Engenharia e Ciências Agrárias da Ufal, com a destinação de vagas
específicas para os setores vinculados e supervisionados pela Pró-Reitoria de
Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP, bem como para órgãos ligados à pósgraduação.
1.2 Este processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da Pró-reitoria de
Pesquisa e Pós-graduação – PROPEP.

2. DA BOLSA
2.1. A Bolsa de Apoio à Pesquisa, à Inovação e à Pós-Graduação (BAPIPG), implementada
pela PROPEP, possui como objetivo atender ao estudante de graduação presencial para
o desenvolvimento de atividades fins ou de gestão da pesquisa, da inovação e/ou da
pós-graduação.
2.2 A concessão do auxílio financeiro é no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) mensais.
Considerando o número máximo de bolsistas, o custo mensal total é de R$ 11.900,00
(onze mil e novecentos reais) e o teto orçamentário previsto anualmente é de
R$ 95.200,00 (noventa e cinco mil e duzentos reais). Tais recursos estão vinculados à
ação orçamentária 20GK e Fonte 1000.000.000.
2.3 A bolsa terá duração de 2 (dois) anos, não passível de renovação.
2.4 O pagamento da bolsa será feito diretamente ao estudante mediante depósito em
conta corrente bancária.
2.5 O benefício será pago aos bolsistas mensalmente.
2.6 A BAPIPG possui um regulamento próprio, que deverá ser respeitado e obedecido.
3. DOS CRITÉRIOS DE INSERÇÃO E CONTINUIDADE NA BOLSA

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3.1. Requisitos gerais para a inserção dos/as estudantes na BAPIPG:
a. Ser estudante regularmente matriculado (a) em um curso de graduação presencial da
UFAL, e ter concluído o primeiro semestre do curso de graduação no qual está
matriculado;
b. Apresentar bom desempenho acadêmico;
c. Não esteja cursando ou tenha concluído outro curso de nível superior, seja na UFAL
ou em outra instituição de ensino superior;
d. Apresentar compatibilidade entre a carga horária de 20 horas semanais da bolsa e
as atividades acadêmicas;
e. Não receber bolsa de qualquer outra modalidade, ou auxílios de forma geral;
f. Não possuir outra atividade remunerada (emprego, contrato de estágio, etc);
g. Adequar-se a um Plano de Atividades, devidamente planejado pelo setor onde
desenvolverá as atividades de pesquisa, inovação e/ou pós-graduação.
3.2. Requisitos para a continuidade na bolsa:
a. Apresentar bom desempenho acadêmico, não podendo ter mais de uma reprovação
no último semestre letivo cursado;
b. Cumprir os objetivos/metas estabelecidos no Plano de Atividades;
c. Envolvimento do estudante em atividades acadêmicas (oficinas, eventos, seminários,
monitorias, projetos de extensão, prêmios, publicações, etc.);
d. Respeitar e obedecer o regulamento próprio da bolsa.
4. DAS VAGAS
4.1. As vagas deverão obedecer à distribuição descrita no quadro abaixo:
DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS
SETOR
de

QT DE VAGAS
Intercâmbio Cadastro Reserva

Assessoria
Internacional
Comissão de Ética no Uso de Animais
Comitê de Ética em Pesquisa com
Seres Humanos
Coordenação
de
Inovação
e
Empreendedorismo
Coordenação de Pesquisa
Coordenação de Pós-graduação
Rede Nordeste de Biotecnologia
Rede Nordeste de Ensino
Programa de Pós-graduação em
Educação
Secretaria Geral/Propep

Cadastro Reserva
01 vaga
Cadastro Reserva
Cadastro Reserva
04 vagas
01 vaga
Cadastro Reserva
Cadastro Reserva
Cadastro Reserva

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4.2. Além da disponibilidade de vagas para preenchimento imediato, os candidatos que
tiveram suas inscrições homologadas também estarão concorrendo a vagas para o
Cadastro de Reserva (CR), ficando a convocação condicionada à disponibilidade de vagas
durante a vigência desta chamada. As vagas disponíveis nesta chamada são para
preenchimento imediato e as atividades da bolsa terão início a partir de 01 de maio de
2024.
4.3. Perfil dos candidatos às vagas e as Atividades a serem desenvolvidas por setor,
podem ser observadas no quadro abaixo:
SETOR
Assessoria
Intercâmbio
Internacional

PERFIL
ATIVIDADES
de Estudantes que estejam cursando - Atendimento ao público;
qualquer curso de graduação a partir -

Elaboração

de

material

do 4º período, preferencialmente os informativo para a comunidade
cursos

de

Relações

Públicas, acadêmica;

Comunicação e Design; que tenham -

Prospecção

de

chamadas

conhecimento de língua estrangeira a internas para intercâmbio;
partir

do

intermediário

(inglês, - Manipulação de softwares

espanhol ou francês) e conhecimento diversos, com ênfase na edição e
em informática (excel, editor de texto divulgação de textos.
e edição gráfica) e redes sociais
(instagram, facebook e twitter).
Comissão de Ética no Estudantes que estejam cursando
Uso de Animais
qualquer curso (preferencialmente,
Letras/Português, Comunicação ou
Administração), a partir do 2° semestre
da graduação; que possuam noções
básicas de Redação oficial e
Informática (editor de textos e
planilhas).
Comitê de Ética em Estudantes que estejam cursando
Pesquisa com Seres qualquer curso de graduação a partir
Humanos
do 2º período até o antepenúltimo
período do curso; que possuam noções
básicas em informática

- Atendimento ao público;
- Recebimentos de protocolos e
envio de pareceres;
- Elaboração de documentos,
como ofícios, atas, relatórios;
- Elaboração de planilhas;
- Respostas a e-mails.
- Acompanhamento, análise e
crítica
de
fluxo
de
procedimentos administrativos;
- Prática para utilização de
software
de
gestão
de
informação institucional;

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Coordenação
de Estudantes que estejam cursando
Inovação
e qualquer curso de graduação a partir
Empreendedorismo
do 3º período até o antepenúltimo
período do curso; que tenha interesse
em desenvolvimento tecnológico,
inovação, propriedade intelectual e
empreendedorismo.

Coordenação
Pesquisa

de Estudantes de qualquer curso de
graduação,
especialmente:
Administração,
Comunicação
e
Ciências da Computação.

- Práticas de competências em
gerenciamento, comunicação e
conhecimento sistêmico de uma
organização;
- Atendimento ao público;
- Elaboração de material didático
informativo;
- Criação e manipulação de
documentos, planilhas e imagens
relativos aos temas: propriedade
intelectual, empreendedorismo,
incubação de empresas;
- Prática para utilização de
software
de
gestão
de
informação institucional, entre
outras atividades pertinentes ao
bolsista.
- Apoio aos Programas de
Iniciação Científica e em
Desenvolvimento Tecnológico e
Inovação (Pibic e Pibiti);
Estudo
sobre
redação
científica,
elaboração
de
projetos
de
pesquisa
e
planejamento de carreira do
pesquisador;
- Elaboração de material didático
informativo para pesquisadores;
- Prospecção de editais de
pesquisa e inovação;
- Criação de formulários na Web
(ex.: Google Forms) para gestão
de bolsas de Iniciação Científica
e demais bolsas acadêmicas
geridas pela CPq;
- Manipulação de planilhas
eletrônicas, efetuando cálculos
de critérios de seleção de

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Coordenação de Pós- Estudantes que estejam cursando
graduação
qualquer curso de graduação a partir
do 2º período até o antepenúltimo
período. Preferência para cursos de
Administração,
Comunicação,
Contabilidade, Direito e Ciências da
Computação.

Programa
graduação
Educação

de

Rede Nordeste
Biotecnologia

Pós- Estudantes que estejam cursando
em qualquer curso de graduação a partir
do 2º período até o antepenúltimo
período do curso; que possuam noções
básicas em informática.

de Estudantes

que estejam cursando
qualquer curso de graduação a partir do 3º
período até o antepenúltimo período do
curso; que tenham interesse em
desenvolvimento tecnológico, inovação,
propriedade, com conhecimento
de programas computacionais.

bolsistas
e
premiações
acadêmicas.
- Acompanhamento, análise e
crítica
de
fluxo
de
procedimentos administrativos;
- Prática para utilização de
software
de
gestão
de
informação institucional;
- Práticas de competências em
gerenciamento, comunicação e
conhecimento sistêmico de uma
organização.
- Atendimento ao público;
- Recebimentos de protocolos e
envio de pareceres;
- Elaboração de documentos,
como ofícios, atas, relatórios;
- Elaboração de planilhas;
- Prática para utilização de
software
de
gestão
de
informação institucional, entre
outras atividades pertinentes ao
bolsista.
- Atendimento ao público;
- Recebimentos
de
protocolos e envio de pareceres;
- Elaboração de documentos,
como ofícios, atas, relatórios;
- Elaboração de planilhas;
- Respostas a e-mails.
- Conhecimento em informática
(excel, editor de texto e edição
gráfica)
e
redes
sociais
(instagram, facebook e twitter),
confecção de vídeos (se
possível).
- Criação de formulários na Web
(ex.: Google Forms) para

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Rede Nordeste
Ensino

de Estudantes que estejam cursando
qualquer curso de graduação a partir
do 2º período até o antepenúltimo
período do curso; que possuam
noções básicas em informática.

Secretaria Geral

Estudantes que estejam cursando
qualquer curso de graduação a partir
do 2º período até o antepenúltimo
período do curso; que possuam noções
básicas em informática

obtenção de informações úteis
ao RENORBIO.
- Atendimento ao público;
- Recebimentos de protocolos e
envio de pareceres;
- Elaboração de documentos,
como ofícios, atas, relatórios;
- Elaboração de planilhas;
- Prática para utilização de
software
de
gestão
de
informação institucional, entre
outras atividades pertinentes ao
bolsista.
- Acompanhamento, análise e
crítica
de
fluxo
de
procedimentos administrativos;
- Prática para utilização de
software
de
gestão
de
informação institucional;
- Práticas de competências em
gerenciamento, comunicação e
conhecimento sistêmico de uma
organização;

5. DO CRONOGRAMA E ETAPAS DO PROCESSO
ETAPA
INSCRIÇÕES

DATA

DESCRIÇÃO
A inscrição para o presente processo seletivo
De 09/04/2024 será realizada exclusivamente via Internet, por
até às 23h59 do meio
do
formulário
disponível
em:
dia 17/04/2024 https://forms.office.com/r/3auvbarW6Y ou no
Código QR Code abaixo:

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HOMOLOGAÇÃO
DOS INSCRITOS

A homologação das inscrições ficará disponível
A partir do dia em: https://editais.ufal.br/
18/04/2024

INTERPOSIÇÃO DE Dias
22
e Caso a inscrição não tenha sido homologada,
RECURSO
23/04/2024 (até deve ser enviado um e-mail/recurso
às 23h59)
justificando/explicando o ocorrido.
O e-mail/recurso deverá ser enviado para:
secretaria@propep.ufal.br, com o ASSUNTO:
Chamada BAPIPG/2024 - Recurso
HOMOLOGAÇÃO
A partir do dia A Homologação Final dos Inscritos será
FINAL
DOS 24/04/2024
divulgada no site da Ufal, no link:
INSCRITOS
https://editais.ufal.br/

CONVOCAÇÃO
PARA A FASE DA
REDAÇÃO E
ENTREVISTA

RESULTADO FINAL

A convocação será publicada no site da Ufal, no
A partir do dia link: https://editais.ufal.br
24/04/2024 até
29/04/2024
Para a fase de Entrevista e Redação a PROPEP
convocará todos os candidatos que tiveram as
inscrições homologadas.
Os candidatos receberão da Propep um e-mail
de convocação, onde constarão as orientações
necessárias para o agendamento da
entrevista/redação.
A partir do dia O resultado final será divulgado no endereço
30/04/2023
eletrônico: https://editais.ufal.br
A convocação será realizada a partir de
01/05/2024, de acordo com a disponibilidade
de vagas/setor.

6. DA ENTREVISTA E DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
6.1. Os candidatos serão avaliados levando em consideração os critérios estabelecidos
na tabela de pontuação abaixo.
CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO
De 1,0 até 3,0

3,0

De 3,1 até 5,0

5,0

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
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Maior Índice de Rendimento
Acadêmico

Redação

Entrevista

Conhecimento em Tecnologia
da Informação

Conhecimento em Língua
Estrangeira

De 5,1 a 7,0

7,0

De 7,1 até 8,5

8,5

De 8,6 a 10,0

10,0

Abordagem do
tema/organização do texto

5,0 a 10,0

Clareza e Coesão

5,0 a 10,0

Norma Culta/Regra escrita

5,0 a 10,0

Comunicação

5,0 a 10,0

Grau de autoconhecimento
(pontos fortes/fracos)

5,0 a 10,0

Básico

3,0

Intermediário

7,5

Avançado

10,0

Básico

3,0

Intermediário

7,5

Avançado

10,0

6.2. A nota final será composta de acordo com a seguinte fórmula:
Nota Final = (Maior Índice de Rendimento Acadêmico) + (Nota Obtida na Redação) +
(Nota obtida na Entrevista) + (Nota Obtida no conhecimento em Tecnologia da
Informação) + (Nota Obtida no conhecimento em Língua Estrangeira)
Parágrafo único. As notas dos quesitos Redação e Entrevista serão a média simples das
pontuações dadas aos indicadores que as compõem.
6.3. Em caso de empate, serão considerados ordenadamente os seguintes critérios de
desempate, na ordem decrescente de prioridades:
a) Maior Índice de Rendimento Acadêmico
b) Maior pontuação na Redação

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c) Maior pontuação na Entrevista
d) Maior conhecimento em Tecnologia da Informação
f) Conhecimento em Língua Estrangeira
6.4. No dia da entrevista, o candidato à bolsa BAPIPG deverá redigir uma redação de
aproximadamente 20 linhas, com o tema a ser definido pelo setor escolhido.
6.5. Após finalizar a redação, o candidato será entrevistado pelo(a) servidor(a)
designado(a) do respectivo setor escolhido.
6.6. O(a) servidor(a) designado(a) ficará responsável por realizar a avaliação da
entrevista e da redação, computando os respectivos pontos de acordo com os critérios
estabelecidos no item 6.1 desta chamada.
7. DA CONVOCAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA BOLSA
7.1. Após a divulgação do resultado final, a PROPEP enviará e-mail aos candidatos que
farão o preenchimento imediato das vagas previstas no item 4.1 desta chamada, no qual
indicará o dia e a hora em que deverá comparecer ao setor destino para dar início às
atividades da bolsa.
7.2. Caso, injustificadamente, o(a) candidato(a) convocado(a) não compareça no dia e
na hora estabelecidos para o início das atividades da bolsa, automaticamente o(a)
mesmo será considerado(a) desclassificado(a) desta chamada.
7.3. As convocações seguirão a ordem de classificação, conforme resultado final,
levando em consideração a disponibilidade de horário da vaga disponível de cada setor.
7.2. A bolsa será implantada a contar do dia 01 de maio de 2024, com crédito na conta
a partir do 8º dia útil do mês subsequente, de acordo com a disponibilidade financeira
da Ufal.
7.3. O pagamento da bolsa também ficará condicionado a entrega da frequência mensal,
que deverá ser encaminhada à secretaria da PROPEP, até o 5º dia útil do mês
subsequente, devidamente assinada.
8. DOS INSTRUMENTOS PARA ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SELETIVO
8.1. É de responsabilidade exclusiva do candidato a observância dos prazos e
procedimentos estabelecidos, bem como o acompanhamento das eventuais alterações
desta Chamada, em https://editais.ufal.br.
9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. O candidato terá direito a realizar apenas uma única inscrição nesta Chamada. Caso
haja mais de uma inscrição de um mesmo nome, apenas a última inscrição será
considerada válida.
9.2. É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) o preenchimento correto das
informações no formulário, assumindo, portanto, as consequências por quaisquer
informações incompatíveis com seus dados pessoais.

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9.3. A PROPEP não se responsabilizará por inscrição não recebida por fatores de ordem
técnica, que prejudiquem os computadores ou impossibilitem a transferência de dados,
falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação.
9.4. Antes de efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá tomar conhecimento do
disposto nesta Chamada;
9.5. Na hipótese de serem alteradas quaisquer disposições aqui estabelecidas, serão
expedidos Documentos Retificadores, os quais passarão a constituir parte integrante
desta Chamada.
9.6. O(a) candidato(a) que comprovadamente apresentar documentos falsos, fornecer
informações inverídicas, utilizar quaisquer meios ilícitos ou descumprir as normas desta
Chamada será eliminado do processo seletivo.
9.7. Para dúvidas a respeito dessa Chamada, a PROPEP disponibilizará atendimento ao
candidato, por meio do e-mail secretaria@propep.ufal.br.
9.8. Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da
Ufal.
9.9. Esta Chamada será válida até o dia 30 de abril de 2025.

Maceió-AL, 08 de abril de 2024.

PROFª DRª. IRAILDES PEREIRA ASSUNÇÃO
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação