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                    SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

CHAMADA INTERNA Nº 01/2023 – PROPEP
SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA A BOLSA DE APOIO À PESQUISA, À INOVAÇÃO E À PÓSGRADUAÇÃO – BAPIPG
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituição de Ensino Superior integrante do
Sistema Federal de Ensino, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, no
uso de suas atribuições legais e regimentais, e, considerando os compromissos
institucionais e de gestão firmados para as políticas de pesquisa, inovação e pósgraduação, torna público o processo seletivo destinado aos estudantes de graduação
presencial para o desenvolvimento de atividades fins ou de gestão da pesquisa, da
inovação e/ou da pós-graduação da BAPIPG para 2023.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O processo seletivo de que trata esta Chamada abrange os/as estudantes dos Campi

A.C. Simões e de Engenharia e Ciências Agrárias da Ufal, com a destinação de vagas
específicas para os setores vinculados e supervisionados pela Pró-Reitoria de
Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP, bem como para a Assessoria de Intercâmbio
Internacional - ASI.
1.2 Este processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da Pró-reitoria de
Pesquisa e Pós-graduação – PROPEP.

2. DA BOLSA
2.1. A Bolsa de Apoio à Pesquisa, à Inovação e à Pós-Graduação (BAPIPG), implementada
pela PROPEP, possui como objetivo atender ao estudante de graduação presencial para
o desenvolvimento de atividades fins ou de gestão da pesquisa, da inovação e/ou da
pós-graduação.
2.2 A concessão do auxílio financeiro é no valor de R$550,00 (quinhentos e cinquenta
reais) mensais. Considerando o número máximo de bolsistas, o custo mensal total é de
R$ 8.250,00 (oito mil, duzentos e cinquenta reais) e o teto orçamentário previsto
anualmente é de R$ 99.000,00 (noventa e nove mil reais). Tais recursos estão vinculados
à ação orçamentária 20GK e Fonte 1000.000.000.
2.3 A bolsa terá duração de 1 (um) ano, passível de renovação, até no máximo de 1 (um)
ano.
2.4 O pagamento da bolsa será feito diretamente ao estudante mediante depósito em
conta corrente bancária.
2.5 O benefício será pago aos bolsistas mensalmente.
2.6 A BAPIPG possui um regulamento próprio, que deverá ser respeitado e obedecido.

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3. DOS CRITÉRIOS DE INSERÇÃO E CONTINUIDADE NA BOLSA
3.1. Requisitos gerais para a inserção dos/as estudantes na BAPIPG:
a. Ser estudante regularmente matriculado (a) em um curso de graduação presencial da
UFAL, e ter concluído o primeiro semestre do curso de graduação no qual está
matriculado;
b. Apresentar bom desempenho acadêmico;
c. Não esteja cursando ou tenha concluído outro curso de nível superior, seja na UFAL
ou em outra instituição de ensino superior;
d. Apresentar compatibilidade entre a carga horária de 20 horas semanais da bolsa e
as atividades acadêmicas;
e. Não receber bolsa de qualquer outra natureza (Programa Bolsa Permanência – PBP,
PIBIC, PIBITI, BDAI, Bolsa de Extensão, PET, Bolsa de Monitoria, ou outra);
f. Não possuir outra atividade remunerada (emprego, contrato de estágio, etc);
g. Adequar-se a um Plano de Atividades, devidamente planejado pelo setor onde
desenvolverá as atividades de pesquisa, inovação e/ou pós-graduação.
3.2. Requisitos para a continuidade na bolsa:
a. Apresentar bom desempenho acadêmico, não podendo ter mais de uma reprovação
no último semestre letivo cursado;
b. Cumprir os objetivos/metas estabelecidos no Plano de Atividades;
c. Envolvimento do estudante em atividades acadêmicas (oficinas, eventos, seminários,
monitorias, projetos de extensão, prêmios, publicações, etc.).
4. DAS VAGAS
4.1. Serão disponibilizadas 5 (cinco) vagas, que deverão obedecer à distribuição descrita
no quadro abaixo:
DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS
SETOR
de

QT DE VAGAS
Intercâmbio Cadastro Reserva

Assessoria
Internacional
Comissão de Ética no Uso de Animais
Comitê de Ética e Pesquisa no Uso de
Seres Humanos
Coordenação
de
Inovação
e
Empreendedorismo
Coordenação de Pesquisa
Coordenação de Pós-graduação
Rede Nordeste de Ensino
Secretaria Geral/Propep

01 + Cadastro Reserva
Cadastro Reserva
Cadastro Reserva
Cadastro Reserva
02 + Cadastro Reserva
02 + Cadastro Reserva
Cadastro Reserva

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4.2. Além da disponibilidade de vagas para preenchimento imediato, os candidatos que
tiveram suas inscrições homologadas também estarão concorrendo a vagas para o
Cadastro de Reserva (CR), ficando a convocação condicionada à disponibilidade de vagas
durante a vigência desta chamada. As vagas disponíveis nesta chamada são para
preenchimento imediato e as atividades da bolsa terão início a partir de 01 de abril de
2023.
4.3. Atividades a serem desenvolvidas por setor:

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
SETOR
ATIVIDADES
Assessoria
de
Intercâmbio - Atendimento ao público;
Internacional (ASI)
- Elaboração de material informativo para a
comunidade acadêmica;
-

Prospecção

de

chamadas

internas para

intercâmbio;
- Manipulação de softwares diversos, com ênfase
na edição e divulgação de textos.
Comissão de Ética no Uso de - Atendimento ao público;
Animais
- Recebimentos de protocolos e envio de
pareceres;
- Elaboração de documentos, como ofícios, atas,
relatórios;
- Elaboração de planilhas;
- Respostas a e-mails.
Comitê de Ética e Pesquisa no - Acompanhamento, análise e crítica de fluxo de
Uso de Seres Humanos
procedimentos administrativos;
- Prática para utilização de software de gestão de
informação institucional;
- Práticas de competências em gerenciamento,
comunicação e conhecimento sistêmico de uma
organização;
Coordenação de Inovação e - Atendimento ao público;
Empreendedorismo (CIE)
- Elaboração de material didático informativo;
- Criação e manipulação de documentos, planilhas
e imagens relativos aos temas: propriedade

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intelectual, empreendedorismo, incubação de
empresas;
- Prática para utilização de software de gestão de
informação institucional, entre outras atividades
pertinentes ao bolsista.
Coordenação de Pesquisa (CPq) - Apoio aos Programas de Iniciação Científica e em
Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic e
Pibiti);
- Estudo sobre redação científica, elaboração de
projetos de pesquisa e planejamento de carreira
do pesquisador;
- Elaboração de material didático informativo para
pesquisadores;
- Prospecção de editais de pesquisa e inovação;
- Criação de formulários na Web (ex.: Google
Forms) para gestão de bolsas de Iniciação
Científica e demais bolsas acadêmicas geridas pela
CPq;
- Manipulação de planilhas eletrônicas, efetuando
cálculos de critérios de seleção de bolsistas e
premiações acadêmicas.
Coordenação de Pós-graduação - Acompanhamento, análise e crítica de fluxo de
(CPG)
procedimentos administrativos;
- Prática para utilização de software de gestão de
informação institucional;
- Práticas de competências em gerenciamento,
comunicação e conhecimento sistêmico de uma
organização.
Rede Nordeste de Ensino
- Atendimento ao público;
- Recebimentos de protocolos e envio de
pareceres;
- Elaboração de documentos, como ofícios, atas,
relatórios;
- Elaboração de planilhas;
- Prática para utilização de software de gestão de
informação institucional, entre outras atividades
pertinentes ao bolsista.
Secretaria Geral
- Acompanhamento, análise e crítica de fluxo de
procedimentos administrativos;

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- Prática para utilização de software de gestão de
informação institucional;
- Práticas de competências em gerenciamento,
comunicação e conhecimento sistêmico de uma
organização;
4.3. Perfil dos candidatos às vagas:
PERFIL DOS CANDIDATOS
SETOR
PERFIL
Assessoria
de
Intercâmbio Estudantes que estejam cursando
Internacional (ASI)
qualquer curso de graduação a partir do 4º
período, preferencialmente os cursos de
Relações Públicas, Comunicação e Design;
que tenham conhecimento de língua
estrangeira a partir do intermediário
(inglês, espanhol ou francês) e
conhecimento em informática (excel,
editor de texto e edição gráfica) e redes
sociais (instagram, facebook e twitter).
Comissão de Ética no Uso de Estudantes que estejam cursando
Animais (CEUA)
qualquer curso (preferencialmente,
Letras/Português, Comunicação ou
Administração), a partir do 2° semestre
da graduação; que possuam noções
básicas de Redação oficial e Informática
(editor de textos e planilhas).
Comitê de Ética e Pesquisa no Uso Estudantes que estejam cursando
de Seres Humanos (CEP)
qualquer curso de graduação a partir do 2º
período até o antepenúltimo período do
curso; que possuam noções básicas em
informática.
Coordenação de Inovação e Estudantes que estejam cursando
Empreendedorismo (CIE)
qualquer curso de graduação a partir do 3º
período até o antepenúltimo período do
curso; que tenha interesse em
desenvolvimento tecnológico, inovação,
propriedade
intelectual
e
empreendedorismo.

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Coordenação de Pesquisa (CPq)

Estudantes de qualquer curso de
graduação,
especialmente:
Administração, Comunicação e Ciências da
Computação.
Coordenação de Pós-graduação Estudantes que estejam cursando
(CPG)
qualquer curso de graduação a partir do 2º
período até o antepenúltimo período.
Preferência para cursos de Administração,
Comunicação, Contabilidade, Direito e
Ciências da Computação.
Rede Nordeste de Ensino
Estudantes que estejam cursando
qualquer curso de graduação a partir do 2º
período até o antepenúltimo período do
curso; que possuam noções básicas em
informática.
Secretaria Geral
Estudantes que estejam cursando
qualquer curso de graduação a partir do 2º
período até o antepenúltimo período do
curso; que possuam noções básicas em
informática.

5. DO CRONOGRAMA E ETAPAS DO PROCESSO

ETAPA
INSCRIÇÕES

DATA

DESCRIÇÃO

A inscrição para o presente processo seletivo
De 17/02/2023 será realizada exclusivamente via Internet, por
até às 23h59 do meio
do
formulário
disponível
em:
dia 05/03/2023 https://forms.gle/JFStdTdf1QAZCFv86
Importante:
-Anexar cópia do Comprovante de matrícula e
cópia do Histórico Analítico.
-Ter atenção ao registrar os dados pessoais.

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HOMOLOGAÇÃO
DOS INSCRITOS

A homologação das inscrições ficará disponível
A partir do dia em: https://editais.ufal.br
06/03/2023

INTERPOSIÇÃO DE 08 e 09/03/2023 Caso a inscrição não tenha sido homologada,
RECURSO
deve ser enviado um e-mail/recurso
justificando/explicando o ocorrido.
O e-mail/recurso deverá ser enviado para:
secretaria@propep.ufal.br, com o ASSUNTO:
Chamada BAPIPG/2023 - Recurso
HOMOLOGAÇÃO
A partir do dia A Homologação Final dos Inscritos será
FINAL
DOS 10/03/2023
divulgada no site da Ufal, no link:
INSCRITOS
https://editais.ufal.br

A convocação será publicada no site da Ufal, no
CONVOCAÇÃO
A partir do dia link:
PARA A FASE DE 14/03/2023
https://editais.ufal.br
ENTREVISTA/
REDAÇÃO
Para a fase de Entrevista e Redação a PROPEP
convocará todos os candidatos que tiveram as
inscrições homologadas.
Os candidatos receberão da Propep um e-mail
de convocação, onde constarão as orientações
necessárias para o agendamento da
entrevista/redação.
As entrevistas ocorrerão no período de 15 a
24/03/2023.
RESULTADO FINAL

A partir do dia O resultado final será divulgado no endereço
30/03/2023
eletrônico:
https://editais.ufal.br
A convocação será realizada a partir de
01/04/2023, de acordo com a disponibilidade
de vagas/setor.

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6. DA ENTREVISTA/REDAÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
6.1. Os candidatos serão avaliados levando em consideração os critérios estabelecidos
na tabela de pontuação abaixo.
CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO
De 1,0 até 3,0

3,0

De 3,1 até 5,0

5,0

De 5,1 a 7,0

7,0

De 7,1 até 8,5

8,5

De 8,6 a 10,0

10,0

Abordagem do
tema/organização do
texto

5,0 a 10,0

Clareza e Coesão

5,0 a 10,0

Norma Culta/Regra
escrita

5,0 a 10,0

Comunicação

5,0 a 10,0

Grau de
autoconhecimento
(pontos fortes/fracos)

5,0 a 10,0

Iniciante

3,0

Intermediário

7,5

Avançado

10,0

Básico

3,0

Intermediário

7,5

Avançado

10,0

Maior Coeficiente Acumulado

Redação

Entrevista

Conhecimento em Tecnologia da
Informação

Conhecimento em Língua Estrangeira

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6.2. A nota final será composta de acordo com a seguinte fórmula:
Nota Final = (Maior Coeficiente Acumulado) + (Nota Obtida na Redação) + (Nota obtida
na Entrevista) + (Nota Obtida no conhecimento em Tecnologia da Informação) + (Nota
Obtida no conhecimento em Língua Estrangeira)
Parágrafo único. As notas dos quesitos Redação e Entrevista serão a média simples das
pontuações dadas aos indicadores que as compõem.
6.3. Em caso de empate, serão considerados ordenadamente os seguintes critérios de
desempate, na ordem decrescente de prioridades:
a) Maior Coeficiente Acumulado
b) Maior pontuação na Redação
c) Maior pontuação na Entrevista
d) Maior conhecimento em Tecnologia da Informação
f) Conhecimento em Língua Estrangeira
6.4. No dia da entrevista, o candidato à bolsa BAPIPG deverá redigir uma redação de
aproximadamente 20 linhas, com o tema a ser definido pelo setor escolhido.
6.5. Após finalizar a redação, o candidato será entrevistado pelo(a) servidor(a)
designado(a) do respectivo setor escolhido.
6.6. O(a) servidor(a) designado(a) ficará responsável por realizar a avaliação da
entrevista e da redação, computando os respectivos pontos de acordo com os critérios
estabelecidos no item 6.1 desta chamada.
7. DA CONVOCAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA BOLSA
7.1. Após a divulgação do resultado final, a PROPEP enviará e-mail aos candidatos que
farão o preenchimento imediato das vagas previstas no item 4.1 desta chamada, no qual
indicará o dia e a hora em que deverá comparecer ao setor destino para dar início às
atividades da bolsa.
7.2. Caso, injustificadamente, o(a) candidato(a) convocado(a) não compareça no dia e
na hora estabelecidos para o início das atividades da bolsa, automaticamente o(a)
mesmo será considerado(a) desclassificado(a) desta chamada.
7.3. As convocações seguirão a ordem de classificação, conforme resultado final.
7.2. A bolsa será implantada a contar do dia 01 de abril de 2023, com crédito na conta a
partir do 8º dia útil do mês subsequente, de acordo com a disponibilidade financeira da
Ufal.
7.3. O pagamento da bolsa também ficará condicionado a entrega da frequência mensal,
que deverá ser encaminhada à secretaria da PROPEP, até o 5º dia útil do mês
subsequente, devidamente assinada.

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8. DOS INSTRUMENTOS PARA ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SELETIVO
8.1. É de responsabilidade exclusiva do candidato a observância dos prazos e
procedimentos estabelecidos, bem como o acompanhamento das eventuais alterações
desta Chamada, em https://editais.ufal.br.
9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. O candidato terá direito a realizar apenas uma única inscrição nesta Chamada. Caso
haja mais de uma inscrição de um mesmo nome, apenas a última inscrição será
considerada válida.
9.2. É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) o preenchimento correto das
informações no formulário, assumindo, portanto, as consequências por quaisquer
informações incompatíveis com seus dados pessoais.
9.3. A PROPEP não se responsabilizará por inscrição não recebida por fatores de ordem
técnica, que prejudiquem os computadores ou impossibilitem a transferência de dados,
falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação.
9.4. Antes de efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá tomar conhecimento do
disposto nesta Chamada;
9.5. Na hipótese de serem alteradas quaisquer disposições aqui estabelecidas, serão
expedidos Documentos Retificadores, os quais passarão a constituir parte integrante
desta Chamada.
9.6. O(a) candidato(a) que comprovadamente apresentar documentos falsos, fornecer
informações inverídicas, utilizar quaisquer meios ilícitos ou descumprir as normas desta
Chamada será eliminado do processo seletivo.
9.7. Para dúvidas a respeito dessa Chamada, a PROPEP disponibilizará atendimento ao
candidato, por meio do telefone (82) 3214-1069 (das 8h às 14h) ou e-mail
secretaria@propep.ufal.br.
9.8. Os casos omissos serão resolvidos pela PROPEP/UFAL.
9.9. Esta Chamada será válida até o dia 29 de março de 2024.

Maceió-AL, 16 de fevereiro de 2023.

PROFA DRA. IRAILDES PEREIRA ASSUNÇÃO
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