Retificação 1 - Cronograma e etapas do processo

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Retificação do cronograma - Chamada Interna BAPIPG Oferta 2018_2019.doc.pdf
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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

RETIFICAÇÃO Nº 01, EM 15/03/2019

CHAMADA INTERNA Nº 01/2019 – PROPEP
SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA A BOLSA DE APOIO À PESQUISA, À
INOVAÇÃO E À PÓS-GRADUAÇÃO - BAPIPG/2019-2020

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituição de Ensino Superior integrante
do Sistema Federal de Ensino, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, no
uso de suas atribuições legais e regimentais, e, considerando os compromissos
institucionais e de gestão firmados para as políticas de pesquisa, inovação e pósgraduação, torna público a seleção de bolsista para Bolsa de Apoio à Pesquisa, à
Inovação e à Pós-Graduação (BAPIPG), destinada aos estudantes de graduação
presencial para o desenvolvimento de atividades fins ou de gestão da pesquisa, da
inovação e/ou da pós-graduação.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 O processo seletivo de que trata este Edital abrange os/as estudantes do Campi A.C.
Simões da Ufal, com a destinação de vagas específicas para a Pró-Reitoria de
Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP e Assessoria de Intercâmbio Internacional ASI.
1.2 Este processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da Pró-reitoria de
Pesquisa e Pós-graduação – PROPEP.

2. DA BOLSA
2.1.A Bolsa de Apoio à Pesquisa, à Inovação e à Pós-Graduação (BAPIPG),
implementada pela PROPEP, possui como objetivo atender ao estudante aos estudantes
de graduação presencial para o desenvolvimento de atividades fins ou de gestão da
pesquisa, da inovação e/ou da pós-graduação.
2.2 A concessão do auxílio financeiro é no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta
reais) mensais.
2.3. As despesas para o pagamento das cotas de bolsas mensais serão financiadas dentro
dos recursos do orçamento próprio da UFAL.
2.4 A bolsa terá duração de 6 (seis) meses, passível de renovação, até no máximo de 2
(dois) anos.2.5 O número de bolsas depende da dotação orçamentária anual da UFAL,
de acordo com o recurso orçamentário alocado pelo Tesouro Nacional.
2.6 O pagamento da bolsa será feito diretamente ao estudante mediante depósito em
conta bancária.
2.7 O benefício será pago aos bolsistas mensalmente.

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2.8 A BAPIPG possui um regulamento, que deverá ser respeitado e obedecido.
3. DOS CRITÉRIOS DE INSERÇÃO E CONTINUIDADE NA BOLSA

3.1. Requisitos gerais para a inserção dos/as estudantes na BAPIPG:
a. Ser estudante regularmente matriculado (a) num curso de graduação presencial da
UFAL, e ter cursado o primeiro e o segundo semestres do curso de graduação no qual
está matriculado;
b. Apresentar bom desempenho acadêmico;
c. Estar cursando ou que tenha concluído outro curso de nível superior, seja na UFAL
ou em outra instituição de ensino superior;
d. Apresentar compatibilidade entre a carga horária de 20 horas semanais da bolsa e as
atividades acadêmicas;
e. Adequar-se a um Plano de Atividades, devidamente planejado pelo setor onde
desenvolverá as atividades de pesquisa, inovação e/ou pós-graduação.
f. Não receber bolsa de qualquer outra natureza (Programa Bolsa Permanência – PBP,
PIBIC, PIBITI, BDAI, Bolsa de Extensão, PET, Bolsa de Monitoria, ou outra);
g. Não possuir outra atividade remunerada (emprego, contrato de estágio, etc);

3.2.Requisitos para a continuidade na bolsa:
a. Apresentar bom desempenho acadêmico, não podendo ter mais de uma reprovação no
último semestre letivo cursado;
b. Cumprir os objetivos/metas estabelecidos no Plano de Atividades.
c. Ter se envolvido em atividades acadêmicas (oficinas, eventos, seminários,
monitorias, projetos de extensão, prêmios, publicações, etc.).
4. DAS VAGAS
4.1. As vagas disponibilizadas deverão obedecer à distribuição descrita no quadro
abaixo:
DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS
SETOR
QT DE VAGAS
Coordenação de Pós-graduação
01 + Cadastro Reserva
Coordenação de Pesquisa
01 + Cadastro Reserva
Coordenação do Programa de 01+ Cadastro Reserva
Inovação
Tecnológica
e
Empreendedorismo
Secretaria Geral
Cadastro Reserva
Assessoria
de
Intercâmbio Cadastro Reserva
Internacional

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4.2. Atividades a serem desenvolvidas por setor:
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
SETOR
ATIVIDADES
Coordenação de Pós-graduação
Acompanhamento, análise e crítica de fluxo de
procedimentos administrativos; Prática para
utilização de software de gestão de informação
institucional; Práticas de competências em
gerenciamento, comunicação e conhecimento
sistêmico de uma organização.
Coordenação de Pesquisa
Estudo sobre redação científica; Elaboração de
projetos de pesquisa e planejamento de carreira do
pesquisador; Elaboração de material didático
informativo para pesquisadores; Prospecção de
editais de pesquisa e inovação; Criação de
formulários na Web (ex.: Google Forms) para gestão
de bolsas de Iniciação Científica e demais bolsas
acadêmicas geridas pela CPq; Manipulação de
planilhas eletrônicas efetuando cálculos de critérios
de seleção de bolsistas e premiações acadêmicas;
Apoio
ao
Programa
de
Iniciação
em
Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);
Atendimento ao Público/ Práticas de competências
em gerenciamento, comunicação e conhecimento
sistêmico de uma organização.
Coordenação do Programa de Elaboração de material didático informativo;
Inovação
Tecnológica
e Manipulação e criação de documentos relativos à
Empreendedorismo
propriedade intelectual e empreendedorismo;
Atendimento ao público; Apoio ao SisGen (Sistema
de Apoio à Gestão ao Patrimônio Genético); entre
outras atividades pertinentes ao bolsista.
Secretaria Geral
Acompanhamento, análise e crítica de fluxo de
procedimentos administrativos; Prática para
utilização de software de gestão de informação
institucional; Práticas de competências em
gerenciamento, comunicação e conhecimento
sistêmico de uma organização.
Assessoria
de
Intercâmbio Elaboração de material informativo para a
Internacional
comunidade acadêmica; Prospecção de chamadas
internas para intercâmbio; Atendimento ao público;

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Manipulação de softwares diversos, com ênfase na
edição e divulgação de textos.

4.3. Perfil dos candidatos às vagas:

PERFIL DOS CANDIDATOS
SETOR
PERFIL
Coordenação de Pós-graduação
Alunos de qualquer curso de graduação,
especialmente:
Informática,
Administração
e Comunicação.
Coordenação de Pesquisa
Alunos que estejam cursando curso de
graduação em: Comunicação, Informática
e Administração.
Coordenação do Programa de -Alunos que estejam cursando qualquer
Inovação
Tecnológica
e curso de graduação a partir do 3º período
Empreendedorismo
até o antepenúltimo período do curso; que
tenham interesse em desenvolvimento
tecnológico,
inovação,
propriedade
intelectual e empreendedorismo (Startups,
Incubadora de Empresas).
Secretaria Geral
Alunos que estejam cursando qualquer
curso de graduação a partir do 3º período,
até o antepenúltimo período do curso, e
que possuam noções básicas em
informática.
Assessoria
de
Intercâmbio - Alunos que estejam cursando curso de
Internacional
graduação, a partir do 4º período, em
Relações Públicas, Jornalismo e Direito,
preferencialmente;
- Conhecimento de língua estrangeira a
partir do intermediário - espanhol (de
preferência), francês ou inglês;
- Conhecimento em informática (Excel,
editor de texto e edição gráfica) e redes
sociais (Instagram, Facebook e Twitter).

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5. DO CRONOGRAMA E ETAPAS DO PROCESSO

ETAPA
INSCRIÇÕES

DATA
15/03/2013 A 19/03/2019

DESCRIÇÃO
A inscrição para o presente processo
seletivo será realizada exclusivamente via
Internet, por meio do formulário disponível
em : https://bit.ly/2Ec5kvt
Importante:
-Anexar cópia do Comprovante de
matrícula e cópia do Histórico Analítico.
-Ter atenção ao registrar os dados
pessoais.

DIVULGAÇÃO
DOS INSCRITOS

A partir do dia 21/03/2019

CONVOCAÇÃO
PARA A FASE DE A partir de 25/03/2019
ENTREVISTA

ENTREVISTA
COM REDAÇÃO

RESULTADO
FINAL

27/03/2019 e 28/03/2019

A partir do dia 29/03/2019

A homologação das inscrições ficará
disponível em: https://bit.ly/2Hanos2

A convocação será publicada no site da
Ufal, no link: https://bit.ly/2Hanos2, bem
como será enviado e-mail aos estudantes
selecionados para a entrevista, constando
as orientações necessárias.
A entrevista será realizada nos respectivos
setores, de acordo com a opção escolhida,
das 8h00 às 12h e das 14h00 às 16h00.

O resultado final será divulgado no
endereço eletrônico: https://bit.ly/2Hanos2

6. DOS INSTRUMENTOS PARA ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO
SELETIVO

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6.1. É de responsabilidade exclusiva do candidato à observância dos prazos e
procedimentos estabelecidos, bem como o acompanhamento das eventuais alterações
desta Chamada, em: https://bit.ly/2Hanos2
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto das
informações no formulário, assumindo, portanto, as consequências por quaisquer
informações incompatíveis com seus dados pessoais.
7.2. A PROPEP/UFAL não se responsabilizará por inscrições não recebidas por fatores
de ordem técnica, ou impossibilitem a transferência de dados, falhas de comunicação ou
congestionamento das linhas de comunicação.
7.3. Antes de efetuar a inscrição, o/a candidato/a deverá tomar conhecimento do
disposto nesta Chamada;
7.4. Na hipótese de serem alteradas quaisquer disposições aqui estabelecidas, serão
expedidos Documentos Retificadores, os quais passarão a constituir parte integrante
desta Chamada.
7.5. O/a candidato/a que comprovadamente apresentar documentos falsos, fornecer
informações inverídicas, utilizar quaisquer meios ilícitos ou descumprir as normas desta
Chamada será eliminado do processo seletivo.
7.6. Para dúvidas a respeito dessa Chamada, a PROPEP disponibilizará atendimento ao
candidato,
por
meio
do
telefone
(82)
3214-1069
ou
e-mail
secretaria.propep@gmail.com
7.7 Os casos omissos serão resolvidos pela PROPEP/UFAL.
7.8 Está Chamada será válida até o dia 28 de fevereiro de 2020.

Maceió-AL, 15 de março de 2019.

PROFa. DRa. MARIA VIRGÍNIA BORGES AMARAL
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação em exercício
(Processo: 23065.005593/2019-60)
Siape nº 1119849