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Chamada Interna BAPIPG Oferta 2018_2019.doc.pdf
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                    UFAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

CHAMADA INTERNA Nº 01/2019 – PROPEP
SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA A BOLSA DE APOIO À PESQUISA, À
INOVAÇÃO E À PÓS-GRADUAÇÃO - BAPIPG/2019-2020
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituição de Ensino Superior integrante
do Sistema Federal de Ensino, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, no
uso de suas atribuições legais e regimentais, ​e, considerando os compromissos
institucionais e de gestão firmados para as políticas de pesquisa, inovação e
pós-graduação, torna público a seleção de bolsista para ​Bolsa de Apoio à Pesquisa, à
Inovação e à Pós-Graduação (BAPIPG)​, destinada aos estudantes de graduação
presencial para o desenvolvimento de atividades fins ou de gestão da pesquisa, da
inovação e/ou da pós-graduação.
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 O processo seletivo de que trata este Edital abrange os/as estudantes do Campi A.C.
Simões da Ufal, com a destinação de vagas específicas para a ​Pró-Reitoria de
Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP e Assessoria de Intercâmbio Internacional ASI.
1.2 Este processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da Pró-reitoria de
Pesquisa e Pós-graduação – PROPEP.
2. DA BOLSA
2.1.​A ​Bolsa de Apoio à Pesquisa, à Inovação e à Pós-Graduação (BAPIPG​)​,
implementada pela PROPEP, possui como objetivo atender ao estudante ​aos estudantes
de graduação presencial para o desenvolvimento de atividades fins ou de gestão da
pesquisa, da inovação e/ou da pós-graduação.
2.2 ​A concessão do auxílio financeiro é no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta
reais) mensais.
2.3​. As despesas para o pagamento das cotas de bolsas mensais serão financiadas dentro
dos recursos do orçamento próprio da UFAL.
2.4 ​A bolsa terá duração de 6 (seis) meses, passível de renovação, até no máximo de 2
(dois) anos.

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2.5 O número de bolsas depende da dotação orçamentária anual da UFAL, de acordo
com o recurso orçamentário alocado pelo Tesouro Nacional.
2.6 O pagamento da bolsa será feito diretamente ao estudante mediante depósito em
conta bancária.
2.7​ O benefício será pago aos bolsistas mensalmente.
2.8​ A BAPIPG possui um regulamento, que deverá ser respeitado e obedecido.

3. DOS CRITÉRIOS DE INSERÇÃO E CONTINUIDADE NA BOLSA
3.1​. Requisitos gerais para a inserção dos/as estudantes na BAPIPG:
a. ​Ser estudante regularmente matriculado (a) num curso de graduação presencial da
UFAL, e ter cursado o primeiro e o segundo semestres do curso de graduação no qual
está matriculado;
b. ​Apresentar bom desempenho acadêmico;
c. ​Estar cursando ou que tenha concluído outro curso de nível superior, seja na UFAL
ou em outra instituição de ensino superior;
d. ​Apresentar compatibilidade entre a carga horária de 20 horas semanais da bolsa e as
atividades acadêmicas;
e. Adequar-se a um Plano de Atividades, devidamente planejado pelo setor onde
desenvolverá as atividades de pesquisa, inovação e/ou pós-graduação.
f. ​Não receber bolsa de qualquer outra natureza (Programa Bolsa Permanência ​– ​PBP,
PIBIC, PIBITI, BDAI, Bolsa de Extensão,​ ​PET, Bolsa de Monitoria, ou outra);
g​. Não possuir outra atividade remunerada (emprego, contrato de estágio, etc);
3.2​.Requisitos para a continuidade na bolsa:
a. ​Apresentar bom desempenho acadêmico, não podendo ter mais de uma reprovação no
último semestre letivo cursado;
b​. Cumprir os objetivos/metas estabelecidos no Plano de Atividades.
c​. Ter se envolvido em atividades acadêmicas (oficinas, eventos, seminários,
monitorias, projetos de extensão, prêmios, publicações, etc.).
4. DAS VAGAS
4.1. ​As vagas disponibilizadas deverão obedecer à distribuição descrita no quadro
abaixo:

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DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS
SETOR

QT DE VAGAS

Coordenação de Pós-graduação

01 + Cadastro Reserva

Coordenação de Pesquisa

01 + Cadastro Reserva

Coordenação
do Programa
Inovação
Tecnológica
Empreendedorismo
Secretaria Geral
Assessoria
Internacional

de 01+ Cadastro Reserva
e
Cadastro Reserva

de

Intercâmbio Cadastro Reserva

4.2. ​Atividades a serem desenvolvidas por setor:
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
SETOR

ATIVIDADES

Coordenação de Pós-graduação

Acompanhamento, análise e crítica de fluxo de
procedimentos administrativos; Prática para
utilização de software de gestão de informação
institucional; Práticas de competências em
gerenciamento, comunicação e conhecimento
sistêmico de uma organização.

Coordenação de Pesquisa

Estudo sobre redação científica; Elaboração de
projetos de pesquisa e planejamento de carreira do
pesquisador; Elaboração de material didático
informativo para pesquisadores; Prospecção de
editais de pesquisa e inovação; Criação de
formulários na Web (ex.: Google Forms) para
gestão de bolsas de Iniciação Científica e demais
bolsas acadêmicas geridas pela CPq; Manipulação

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de planilhas eletrônicas efetuando cálculos de
critérios de seleção de bolsistas e premiações
acadêmica​s; ​Apoio ao Programa de Iniciação em
Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
(PIBITI); Atendimento ao Público/ Práticas de
competências em gerenciamento, comunicação e
conhecimento sistêmico de uma organização.
Coordenação do Programa de Elaboração de material didático informativo;
Inovação
Tecnológica
e Manipulação e criação de documentos relativos à
Empreendedorismo
propriedade intelectual e empreendedorismo;
Atendimento ao público; Apoio ao SisGen
(Sistema de Apoio à Gestão ao Patrimônio
Genético); entre outras atividades pertinentes ao
bolsista.
Secretaria Geral

Acompanhamento, análise e crítica de fluxo de
procedimentos administrativos; Prática para
utilização de software de gestão de informação
institucional; Práticas de competências em
gerenciamento, comunicação e conhecimento
sistêmico de uma organização.

Assessoria
de
Internacional

Intercâmbio Elaboração de material informativo para a
comunidade acadêmica; Prospecção de chamadas
internas para intercâmbio;

Atendimento ao

público; Manipulação de softwares diversos, com
ênfase na edição e divulgação de textos.

4.3. ​Perfil dos candidatos às vagas:

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PERFIL DOS CANDIDATOS
SETOR

PERFIL

Coordenação de Pós-graduação

Alunos de qualquer curso de graduação,
especialmente:
Informática,
Administração
e Comunicação.

Coordenação de Pesquisa

Alunos que estejam cursando curso de
graduação em: Comunicação, Informática
e Administração.

Coordenação do Programa
Inovação
Tecnológica
Empreendedorismo

Secretaria Geral

Assessoria
Internacional

de

de -Alunos que estejam cursando qualquer
e curso de graduação a partir do 3º período
até o antepenúltimo período do curso; que
tenham interesse em desenvolvimento
tecnológico,
inovação,
propriedade
intelectual e empreendedorismo (Startups,
Incubadora de Empresas).
Alunos que estejam cursando qualquer
curso de graduação a partir do 3º período,
até o antepenúltimo período do curso, e
que possuam noções básicas em
informática.

Intercâmbio - Alunos que estejam cursando curso de
graduação, a partir do 4º período, em
Relações Públicas, Jornalismo e Direito,
preferencialmente​;
- Conhecimento de língua estrangeira a
partir do intermediário - espanhol (de
preferência), francês ou inglês;
- Conhecimento em informática (Excel,
editor de texto e edição gráfica) e redes
sociais (Instagram, Facebook e Twitter).

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5. DO CRONOGRAMA E ETAPAS DO PROCESSO

ETAPA
INSCRIÇÕES

DATA
07/03/2019 a 13/03/2019

DESCRIÇÃO
A inscrição para o presente processo
seletivo será realizada exclusivamente via
Internet, por meio do formulário disponível
em :​ ​https://bit.ly/2Ec5kvt
Importante:​
-Anexar cópia do Comprovante de
matrícula e cópia do Histórico Analítico.
-Ter atenção ao registrar os dados
pessoais.

DIVULGAÇÃO
DOS INSCRITOS

A partir do dia 14/03/2019

CONVOCAÇÃO
PARA A FASE DE A partir de 19/03/2019
ENTREVISTA

ENTREVISTA
COM REDAÇÃO

RESULTADO
FINAL

A homologação das inscrições ficará
disponível em: ​https://bit.ly/2Hanos2

A convocação será publicada no site da
Ufal, no link: h​ ttps://bit.ly/2Hanos2,​ bem
como será enviado e-mail aos estudantes
selecionados para a entrevista, constando
as orientações necessárias.

21/03/2019 e 22/03/2019

A entrevista será realizada nos respectivos
setores, de acordo com a opção escolhida,
das 8h00 às 12h e das 14h00 às 16h00.

A partir do dia 28/03/2019

O resultado final será divulgado no
endereço eletrônico:​ ​https://bit.ly/2Hanos2

6. DOS INSTRUMENTOS PARA ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO
SELETIVO
6.1​. É de responsabilidade exclusiva do candidato ​à observância dos prazos e
procedimentos estabelecidos, bem como o ​acompanhamento das eventuais alterações
desta Chamada, em: ​https://bit.ly/2Hanos2

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7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. ​É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto das
informações no formulário, assumindo, portanto, as ​consequências por quaisquer
informações incompatíveis com seus dados pessoais.
7.2. ​A PROPEP/UFAL não se responsabilizará por inscrições não recebidas por fatores
de ordem técnica, ou impossibilitem a transferência de dados, falhas de comunicação ou
congestionamento das linhas de comunicação.
7.3. ​Antes de efetuar a inscrição, o/a candidato/a deverá tomar conhecimento do
disposto nesta Chamada;
7.4. ​Na hipótese de serem alteradas quaisquer disposições aqui estabelecidas, serão
expedidos Documentos Retificadores, os quais ​passarão a constituir parte integrante
desta Chamada.
7.5. ​O/a candidato/a que comprovadamente apresentar documentos falsos, fornecer
informações inverídicas, utilizar quaisquer ​meios ilícitos ou descumprir as normas desta
Chamada será eliminado do processo seletivo.
7.6. ​Para dúvidas a respeito dessa Chamada, a PROPEP disponibilizará atendimento ao
candidato,
por
meio
do
telefone
(82)
3214-1069
ou
e-mail
secretaria.propep@gmail.com
7.7 ​Os casos omissos serão resolvidos pela PROPEP/UFAL.
7.8 ​Está Chamada será válida até o dia 28 de fevereiro​ ​de 2020.

Maceió-AL, 07 de março de 2019.

PROF. ALEJANDRO CÉSAR FRERY ORGAMBIDE
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação – PROPEP