Seleção de Professores Supervisores - PIBID - 2021
Retificado em 10/11/2021 – Em relação ao e-mail do Curso de Filosofia na tabela 1.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES – PIBID-UFAL
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
EDITAL Nº 79/2021
Retificado em 10/11/2021 – Em relação ao e-mail do Curso de Filosofia na tabela 1.
A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO E O COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO
PEDAGÓGICO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE
ALAGOAS, no uso de suas atribuições regimentais, tornam público, para conhecimento dos interessados, que,
no período de 09/11/2021 a 18/11/2021, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção de professores
supervisores para provimento de Cadastro de Reserva do referido programa.
1.1 DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
1.2
Poderão candidatar-se à bolsa de supervisão professores da rede pública de ensino que atendam
aos seguintes requisitos:
1.3
Estar em dia com as obrigações eleitorais;
1.4
Possuir licenciatura na disciplina correspondente ao subprojeto. Para os casos referentes aos
componentes curriculares- Filosofia e Sociologia- estar atuando na área há, pelo menos, 02 (dois) anos;
1.5
Possuir experiência mínima de 02 (dois) anos como professor da Educação Básica;
1.6
Estar em efetivo exercício docente, nos componentes curriculares previstos neste edital, atuando
em escolas da Educação Básica, devidamente cadastradas na Plataforma CAPES da Educação Básica
(https://freire2.capes.gov.br/). Para participação do PIBID, deve-se atender ao que está descrito na Tabela
1 e nos requisitos e responsabilidades do item 2 deste edital.
1.7
Declarar que possui disponibilidade do tempo necessário para realizar as atividades previstas para
sua atuação no projeto;
1.8
Firmar termo de compromisso.
2. DAS VAGAS E BOLSAS
2.1
O processo seletivo visa ao provimento de cadastro de reserva para professores supervisores
distribuídos em escolas públicas da Educação Básica, podendo ser estas federais, estaduais ou municipais,
situadas no Estado de Alagoas, que estejam devidamente cadastradas na Plataforma Capes da Educação
Básica (https://freire2.capes.gov.br/), para participarem do PIBID, conforme a tabela a seguir:
Tabela 1. Distribuição de vagas para cadastro de reserva conforme áreas e cidades participantes
Municípios
Vagas
E-mail para inscrição
para
cadastro
de reserva
Componente
Curricular/
Área
de
atuação
Ciências
Arapiraca
03
pibidbiologia.arapiraca.ufal@gmail.com
Biológicas
Filosofia
Maceió
01
cristina.viana@ichca.ufal.br
Maceío
03
luiz.gomes39@gmail.com
Língua
Portuguesa
Português
2.2
A bolsa, se houver, tem caráter transitório, não gera vínculo empregatício e não pode ser
acumulada com qualquer modalidade de bolsa concedida pela Capes ou por qualquer agência de fomento
pública, nacional ou internacional, ou de outra instituição pública ou privada.
2.3
O valor da bolsa para os professores supervisores, caso contemplados, é de R$ 765,00 (setecentos
e sessenta e cinco reais) mensais, e será concedido pela CAPES, diretamente ao beneficiário, via depósito
em conta-corrente.
2.4
A duração da bolsa concedida nesse edital é de, no máximo, 18 (dezoito) meses;
2.5
O bolsista poderá ter seu desempenho no projeto avaliado, periodicamente, para fins de
manutenção da bolsa.
2.6
Durante a execução do Programa, será permitida a substituição do professor supervisor, no caso
de descumprimento das exigências previstas no PIBID.
3. DOS REQUISITOS E DAS RESPONSABILIDADES
3.1
Ser brasileiro ou possuir visto de permanência definitivo;
3.2
Estar em dia com as obrigações eleitorais;
3.3
Ter o currículo cadastrado na Plataforma Capes da Educação Básica (https://freire2.capes.gov.br/)
3.4
Ter disponibilidade para se dedicar às atividades do PIBID, sem prejuízo de suas demais
atividades escolares. A real disponibilidade deverá ser declarada na ficha de inscrição (Anexo1);
3.5
Ser professor de escola pública cadastrada no programa PIBID, na área da seleção, e estar
em efetivo exercício da função de professor do componente curricular que supervisionará no
PIBID;
3.6
Não ter previsão de se licenciar ou afastar-se da escola durante o período de execução do PIBID;
3.7
Participar integralmente das atividades do PIBID, inclusive as específicas de cada subprojeto,
como reuniões na universidade;
3.8
Consultar regularmente os dispositivos eletrônicos (e-mail, facebook, instagram, whatsapp,
Moodle, blog etc.) utilizados para o gerenciamento do subprojeto e a comunicação entre os seus
participantes;
3.9
Acompanhar o plano de atividades dos bolsistas PIBID/UFAL, promovendo a sua adequação à
realidade escolar, em concordância com o professor coordenador do subprojeto;
3.10 Apresentar relatório e demais documentos solicitados pelos coordenadores do PIBID, durante e
ao final da execução do projeto;
3.11 Auxiliar os bolsistas e os professores coordenadores do PIBID na divulgação e na disseminação
dos resultados do projeto em eventos acadêmicos;
3.12 Comunicar, ao coordenador do subprojeto, o descumprimento ou o impedimento de execução
das tarefas solicitadas por parte do estudante bolsista;
3.13 Receber, nas dependências da sua escola e das suas salas de aula, os bolsistas, integrando-os às
suas atividades didáticas e facilitando a aproximação deles com o cotidiano escolar.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1 As inscrições dos candidatos a que se refere este Edital serão realizadas do dia 09/11/2021 a 18/11/2021
via e-mail, conforme informações abaixo especificadas:
4.1.1 Título do e-mail: INSCRIÇÃO PIBID - Área (indicar o componente curricular) - Escola (indicar
o nome da escola) /Cidade;
4.1.2 O resultado e demais informações serão divulgados por e-mail ao candidato;
4.1.3 O candidato deverá encaminhar a inscrição para cada coordenador de área no e-mail indicado
na Tabela 1 - Distribuição de vagas conforme áreas e cidades participantes, conforme o componente
curricular e o município de atuação.
4.2 Os candidatos à bolsa de supervisão deverão encaminhar:
4.2.1 Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo 1);
4.2.2 Carta de intenção (Anexo 2);
4.2.3 Respostas à entrevista escriva (Anexo 3);
4.2.4 Cópia do Currículo da Plataforma Capes de Educação Básica (https://freire2.capes.gov.br/).
4.2.5 Declaração do/a diretor/a comprovando o exercício efetivo do cargo de professor na escola da rede
pública que esteja cadastrada na Plataforma Capes de Educação Básica (https://freire2.capes.gov.br/)
como integrante do Programa PIBID;
4.3 Os pedidos de inscrição que não preencherem os requisitos constantes neste edital serão indeferidos;
4.4 Documentação a ser entregue até 02 (dois) dias após divulgação do resultado final da seleção, em caso
de aprovação e classificação:
4.4.1 Cópia do CPF, comprovante de
situação
cadastral
do
CPF
(http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp);
4.4.2 Comprovante de quitação eleitoral http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/quitacao.htm.);
4.4.3 Cópia do comprovante de residência (conta de água, energia ou telefone);
4.4.4 Comprovante de conta bancária (Conta corrente – preferencialmente no Banco do Brasil ou na Caixa
Econômica),
4.5 Em caso de aprovação e classificação, a não entrega da documentação explicitada no item 4.4 implicará
na convocação do próximo da lista de aprovados de acordo com a ordem de classificação.
5 DA SELEÇÃO
5.1 A seleção será feita por uma comissão examinadora composta pelo coordenador da área e outros dois
professores;
5.2 ETAPAS
A SELEÇÃO COMPREENDERÁ AS SEGUINTES ETAPAS
a. Análise dos seguintes documentos: 1- declaração do/a diretor/a comprovando o exercício efetivo do cargo
de professor na escola da rede pública; 2- Cópia do Currículo da Plataforma CAPES de Educação Básica.
b. Análise da Carta de Intenções (no máximo, 02 (duas) laudas), justificando as razões e interesses pessoais
em participar do Programa PIBID. Sugere-se incluir contribuições que o/a professor/a pode oferecer e que
serão compatíveis com os objetivos do PIBID, conforme critérios presentes no Anexo 2 (Eliminatória e
Classificatória);
c.
Entrevista escrita, cujas perguntas estão no Anexo 3 deste edital, que será avaliada pela comissão
avaliadora do componente curricular do subprojeto, sobre a disposição em participar do subprojeto e sobre a
proposta específica do/a candidato/a, no que diz respeito à sua atuação no PIBID (Eliminatória e Classificatória).
Serão considerados os seguintes critérios para a avaliação da entrevista: a) clareza de ideias na exposição dos
argumentos; b) apresentação de exemplos que ilustrem os fatos apresentados; c) demonstração de conhecimento
e experiência na área de atuação. Cada avaliador atribuirá um valor numérico para cada um deles, gerando uma
nota composta por uma média final, por candidato, para esta etapa da seleção.
d. Análise de Currículo cadastrado na Plataforma CAPES de Educação Básica (Classificatória), pontuado
conforme Anexo 4.
5.3
O candidato será responsável pela veracidade de todas as informações apresentadas no currículo,
ficando a critério da comissão examinadora exigir os documentos comprobatórios a qualquer momento.
5.4
A nota final (NF) será composta pela média ponderada das notas das três etapas (Nota da Carta
de intenções (NCI) - peso 4; Nota da Entrevista Escrita (NEE)- peso 4 - Nota da Análise do Currículo
(NAC)- peso 2).
NF = ((NCI x 4) + (NE x 4) + (NAC x 2))/10
5.5 Havendo empate, será considerada a experiência docente na rede pública e, especificamente, na escola
como critérios de desempate.
6 DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
O resultado será divulgado, pelo site da UFAL e por e-mail, no dia 24/11/2021.
Parágrafo Único: A seleção terá validade de 01 (um) ano a partir de seu resultado final.
7 DOS RECURSOS
7.1
Os recursos deverão ser entregues à Comissão Examinadora até 24 (vinte e quatro) horas depois
da divulgação dos resultados, em forma de requerimento devidamente instruído, de forma clara, objetiva
e fundamentado, sob pena de indeferimento.
7.2
A Comissão Examinadora terá o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para divulgar a decisão e,
portanto, o resultado final.
8 DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS:
8.1
Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Prograd;
8.2
Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Maceió, 09 de novembro de 2021.
Willamys Cristiano Soares Silva
Coordenador de Desenvolvimento Pedagógico da Prograd-UFAL
Amauri da Silva Barros
Pró-Reitor de Graduação da UFAL
ANEXO 1
FICHA DE INSCRIÇÃO
Eu, ____________________________________________________________________________________,
docente do componente curricular de _______________________________________________________ na
Escola__________________________________________________________________________________
____________________________, atuando no(s) turno(s) _________________________________________
___________. Residente à ________________________________________________________________
_________________________________________, nº: _________, Complemento: ____________________
_______________, Bairro: _____________________________________, CEP: ______________________,
na cidade de ___________________________________________________, venho solicitar minha inscrição
como supervisor no edital 79/2021 do PIBID/UFAL.
Declaro, para os devidos fins, estar de acordo com as normas explícitas no Edital para a escolha dos respectivos
professores supervisores PIBID/UFAL. Declaro ainda que tenho disponibilidade de ______________ Horas
semanais para atuar no PIBID/UFAL.
Outros dados:
E-mail: _____________________________________________________________________________.
Telefone fixo: _________________________________; Celular: (___) _______________________.
Data de Nascimento: _____/_____/_____; CPF: _____________________________________.
RG: _________________________________; Órgão Expedidor: ____________________________________
Data de Expedição: ____/____/____.
Ano em que terminou a graduação: ______________, atua como docente desde: ______________________.
Possui bolsa de qualquer programa: (
) não (
) sim, caso afirmativo indique o programa: _____________
____________________________________________________________, data de término da respectiva
bolsa: _____/_____/_____.
_________________________________, _____/_____ 2021.
Candidato/a
ANEXO 2
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÕES
SUBPROJETO:
Candidato:
Avaliador:
AVALIAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÕES (Nota Final de zero a dez)
Item 1. Quanto às características da dissertação, o/a candidato/a demonstra
Domínio quanto à gramática e à ortografia
Argumentação coerente
Domínio na organização das ideias (introdução, desenvolvimento e conclusão)
Total
Item 2. Quanto aos objetivos do Programa, o/a candidato/a demonstra
Reconhecer a sua participação no PIBID como importante em sua própria
formação
Compreender que os recursos teóricos e metodológicos podem melhorar a
qualidade do ensino na escola pública
Valorizar a interação entre graduandos, professor supervisor e coordenação do
subprojeto
Pontuação
Nota
Máxima
1,5
1,5
1,0
Pontuação
Nota
Máxima
1,0
1,0
1,0
Total
Item 3. Quanto às contribuições na atuação do PIBID, o candidato
Demonstrou clareza
São compatíveis ao PIBID
Menciona como o PIBID poderia contribuir para a sua formação
Total
Quadro Resumo dos Itens
Item 1
Item 2
Item 3
Total
Data: _____/_____/____21
Pontuação
Nota
Máxima
1,0
1,0
1,0
Nota Final
Avaliador: ___________________________________________________________
ANEXO 3
AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA ESCRITA ( Nota Final de zero a dez)
SUBPROJETO: _______________________________________________________________
Candidato: ________________________________________________ Avaliador: ____________________________
01. Você costuma realizar o planejamento de suas aulas com que frequência? Para você, qual é a
importância pedagógica do planejamento para sua prática docente?
02. Qual é a sua disponibilidade para participar das reuniões pedagógicas semanais na escola e mensais
na escola/UFAL realizadas durante o desenvolvimento do programa?
03. O trabalho docente nunca é unilateral. Nesse sentido, para você, qual a importância da relação
professor-estudante para o processo de ensino e de aprendizagem?
04. Você desenvolve projetos em sua atuação docente? Se positivo, quais são os projetos com os quais
você já trabalhou. Cite, pelo menos, dois.
05. Diante das limitações impostas pela escola pública, que caminhos você busca para despertar a
curiosidade e promover e manter a motivação dos seus estudantes para a aprendizagem?
06. Para você, como a disciplina (de acordo com a área que leciona) pode contribuir com a formação
intelectual e cidadã dos estudantes da Educação Básica?
07. Pontue as possíveis contribuições do programa para a sua escola e para os licenciandos que
acompanharão suas aulas.
08. Quais são os principais problemas e desafios que você enfrenta em sua sala de aula e na escola? O
que os licenciandos poderiam aprender com essa experiência e vivência?
09. Pontue os principais desafios, avanços e dificuldades vivenciados por você no seu trabalho docente
durante esse período de Pandemia. Em sua concepção, que aprendizagens esse momento pode propiciar
aos estudantes e professores?
10. Como a UFAL pode contribuir com sua formação continuada?
01
Itens a serem avaliados (Cada item deve ser pontuado com até 1 ponto)
02
03
04
05
06
07
08
09
10
Data: _____/_____/____21
Total
Avaliador: ___________________________________________________________
ANEXO 4 TABELA PARA PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO
1. Títulos (máximo 4 pontos).
PONTUAÇÃO
Doutorado.
2
Mestrado.
1,2
Especialização.
0,8
Aperfeiçoamento (Cursos oferecidos pela rede com carga horária mínima de 200h).
0,6
Licenciatura no componente curricular específico do edital.
2
Licenciatura em área afim
1
Professor efetivo da rede pública (concursado).
2
Professor contratado.
2. Atividades didáticas nos últimos 10 anos (máximo de 2 pontos).
2.1. Ensino.
2.1.1. Graduação (Licenciatura).
1
2.2. Pós-Graduação.
2.2.1. StrictoSensu (Na área de Educação ou Ensino).
2.2.2. LatoSensu (Na área de Educação ou Ensino).
2.3. Médio e Fundamental.
3. Atividades profissionais nos últimos 10 anos (máximo 2 pontos).
3.1. Participação em programas educacionais fomentados pelo governo (supervisor
PIBID, Observatório da Educação, Novos Talentos, Mais Educação, etc).
3.2. Coordenação/Execução de Feiras de Ciência, Feiras do Conhecimento, Projetos
de Pesquisa, de Extensão, de Ensino ou eventos/atividades similares.
3.3. Coordenação ou supervisão escolar.
3.7. Direção e vice-direção escolar.
3.10. Participação em cursos e oficinas de formação (carga horária mínima de 4
horas).
4. Produção científica e/ou artística nos últimos 10 anos (máximo 2 pontos).
4.1 Participação em eventos científicos da área de educação/ensino.
4.2 Artigos publicados em periódicos científicos na área de educação/ensino.
4.3 Artigos publicados em Anais de eventos científicos com ISSN na área de
educação/ensino.
4.4 Resumos ou resumos expandidos publicados em Anais de eventos científicos com
ISSN na área de educação/ensino.
4.5 Resumos ou resumos expandidos apresentados em eventos científicos na área de
educação/ensino.
4.6 Trabalhos completos (mínimo de 3 páginas) apresentados em eventos científicos
na área de educação/ensino.
4.7 Palestras e Conferências proferidas na área de educação/ensino. Comprovadas
através de certificado emitido pela Instituição onde foi ministrada.
4.8 Mini-cursos ministrados na área de educação/ensino (mínimo de 4 horas)
Comprovadas através de certificado emitido pela Instituição onde foi ministrada.
4.9 Livros publicados com ISBN (Autoria ou Organização).
0,2
(por semestre)
0,1
(por semestre)
0,1
(por semestre)
0,3
(por ano)
0,2
(por semestre)
0,4
(por evento/atividade)
0,1
(por ano)
0,1
(por ano)
0,4
(por participação)
0,3
(evento)
0,4
(por artigo)
0,2
(por artigo)
0,1
(por resumo)
0,1
(por trabalho)
0,2
(por trabalho)
0,2
0,4
2
(Por obra)
4.10 Capítulos de livros publicados.
0,4
(por capítulo)
TOTAL