Edital NTI-UFAL 01/2025 retificado em 24/02/2025

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Geral - EDITAL DE BOLSISTAS NTI Nº 01_2025 retificado 24-02-2025.pdf
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                    MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Edital Nº 01/2025
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS
Retificado em 24/02/2025

O Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Alagoas – NTI/UFAL torna público o
processo de seleção simplificado para criação de lista de cadastro de reserva de bolsistas do NTI. O
período de inscrições é de 24 de Fevereiro a 03 de Março de 2025.
1.​

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1.​ O Processo Seletivo será de responsabilidade do Núcleo de Tecnologia da Informação da
Universidade Federal de Alagoas – NTI/UFAL.
1.2.​ O Processo Seletivo Simplificado será realizado em 02 (duas) etapas constituídas de (1)
análise de currículo e (2) entrevista, de acordo com os itens 9.2 e 9.3.
1.3.​ A classificação obedecerá à ordem decrescente de pontuação do(a) candidato(a).
1.4.​ Esta seleção terá a validade de 12 (doze) meses a contar da data de publicação do
resultado final, podendo ser prorrogada, até duas vezes, por igual período, para fins de
convocação de candidatos(as) classificados(as).
1.5.​ O exercício da atividade é TEMPORÁRIO e SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO de qualquer
natureza.
1.6.​ Os(As) aprovados(as) serão convocados(as) observando-se a ordem de classificação e
mediante a necessidade e a conveniência da Administração Pública.
1.7.​ Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais retificações, atualizações ou acréscimos que
serão
publicados
no
endereço
eletrônico:
https://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsistas-nti-1-2025.
1.8.​ Todos os horários mencionados neste Edital referem-se ao horário local do Estado de
Alagoas.
1.9.​ A inscrição do(a) candidato(a) implicará a aceitação das normas contidas neste Edital. O(A)
candidato(a) que deixar de atender às normas aqui estabelecidas será eliminado(a) do
certame.
1.10.​ O(A) candidato(a) aprovado(a) neste processo seletivo e convocado(a) pelo NTI para
preenchimento de vaga aberta de bolsista poderá permanecer com vínculo por um período
de 12 (doze) meses contados da assinatura do termo de compromisso, podendo ser
prorrogado por mútuo acordo entre as partes - mediante termo de prorrogação por
períodos iguais e sucessivos - a critério do NTI, enquanto o bolsista possuir vínculo
ativo como discente nesta Universidade, de acordo com o item 2.4.
1.10.1.​O(A) candidato(a) convocado(a) deverá assinar o termo de compromisso ao
entrar em exercício e será submetido(a) ao controle e acompanhamento de
acordo com as condições estabelecidas no documento.
1.10.2.​A permanência do(a) bolsista no NTI estará vinculada ao cumprimento das
condições estabelecidas no termo de compromisso.
1.11.​ Os candidatos que comporem o cadastro de reserva serão convocados a qualquer tempo
mediante surgimento de vagas, respeitando a validade do edital, de acordo com o item 1.4.
1.12.​ O(A) candidato(a) deverá ter e-mail institucional da UFAL para participar deste processo de
seleção. Ver ANEXO 4 - COMO CRIAR E-MAIL INSTITUCIONAL.
1.13.​ A Fonte orçamentária do recurso é: 1000000000 (FONTE TESOURO) e a indicação da
Ação tem o código: 20GK - FOMENTO AS ACOES DE GRADUAÇÃO E

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1.14.​
1.15.​

1.16.​

POS-GRADUACAO - ESTADO AL (214836) que será utilizado para o pagamento das
bolsas - AUX. FINANCEIRO ESTUDANTE (339018).
O teto orçamentário para execução dessa despesa não se faz necessário, visto que sua
finalidade é para manutenção de cadastro de reserva.
O teto orçamentário total para manutenção do auxílio financeiro estudantil é de R$
68.400,00 (sessenta e oito mil e quatrocentos reais) mensais e R$ 820.800,00
(oitocentos e vinte mil e oitocentos reais) anuais, considerando o total de alunos
bolsistas do NTI (57 vagas).
O início das atividades poderá se dar a partir do primeiro dia útil do mês subsequente à data
de publicação do resultado final, 02/05/2025, conforme previsto no cronograma do anexo 1 e
disposto no item 3.2.
1.16.1.​O recebimento da bolsa se dará mediante conclusão do mês de atuação das
atividades, observando-se o disposto no art. 14, § 2º da portaria 1.293/2022/GR.

2.​

DOS REQUISITOS GERAIS DO(A) CANDIDATO(A)
2.1.​ Ter se inscrito no processo seletivo através do sistema SIGAA. Ver ANEXO 3 - PASSO A
PASSO PARA INSCRIÇÃO NO SIGAA.
2.2.​ Ter submetido documentação no formulário básico de inscrição do(a) candidato(a), indicado
no item 6.6
2.3.​ Cumprir as determinações deste Edital e de outros dispositivos legais a este vinculados.
2.4.​ Ser aluno(a) ativo de curso técnico, graduação ou pós-graduação da UFAL vinculado ao
Campus A. C. Simões ou Campus Delza Gitaí (CECA e unidades educacionais vinculadas)
desta Universidade.
2.5.​ Estar regularmente matriculado(a) como discente, comprovando o vínculo com a
universidade, e não ser beneficiário(a) de nenhum outro tipo de bolsa paga por programas
oficiais da Universidade (conforme Decreto de nº 7.416 de 30 de dezembro de 2010), exceto
por auxílios assistenciais, a partir da assinatura do termo de compromisso.
2.6.​ Não ser provável concluinte (ter possibilidade de conclusão do curso até o fim do semestre
corrente) de seu respectivo curso no ato de assinatura do termo de compromisso.
2.7.​ Não ser servidor(a) ou empregado público nas esferas federais, estaduais ou municipais.
2.8.​ Ter disponibilidade de 20 horas por semana, em turno definido na TABELA 1 - QUADRO DE
VAGAS POR SUBSETOR DO NTI do item 3 deste edital, para desenvolvimento das
atividades laborais.
2.9.​ Demais critérios de permanência da bolsa serão descritos no termo de compromisso.

3.​

DAS VAGAS
3.1.​ Este Processo de Seleção de Bolsistas abrangerá as vagas, os subsetores e turnos abaixo:
TABELA 1 - QUADRO DE VAGAS EM ABERTO POR SUBSETOR DO NTI

Subsetor do NTI

Campus

Vagas disponíveis por turno
Manhã

Tarde

Campus A. C. Simões – Av. Lourival Melo Mota, s/n, Cidade Universitária – Reitoria – CEP: 57072-900 – Maceió/AL
Telefone: (82) 3214-1015 – e-mail: atendimento@nti.ufal.br​
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Suporte

A.C. Simões

-

CR

Secretaria

A.C. Simões

CR

CR

Relacionamento
Institucional,
Compras e Contratos (RICC)

A.C. Simões

CR

CR

Redes e Infraestrutura

A.C. Simões

CR

CR

Redes e Infraestrutura

CECA
(Rio Largo)

CR

CR

Redes e Infraestrutura

CECA (Viçosa)

CR

CR

A.C. Simões

CR

CR

Desenvolvimento de Sistemas
CR = Cadastro de reserva

3.2.​

3.3.​

3.4.​

4.​

Não havendo disponibilidade de vaga para início imediato, será admitida a inscrição a título
de Cadastro de Reserva (CR), ficando a convocação condicionada à disponibilidade de
vagas.
As vagas ofertadas neste edital atenderão ao NTI localizado no Campus A.C. Simões
(Maceió/AL) e ao Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (CECA - Rio Largo e Viçosa)
3.3.1.​ Os inscritos para as vagas do subsetor Redes e Infraestrutura - CECA (Rio Largo
e Viçosa) deverão ser estudantes daquele Campus e deverão, salvo necessidade
extraordinária de locomoção (como treinamentos ou atendimentos fora de sede),
desempenhar suas atividades no Campus correspondente.
É facultado ao NTI realizar o aproveitamento de lista do cadastro de reserva para outras
áreas e/ou horários.

DOS CONHECIMENTOS DESEJÁVEIS POR ÁREA/SUBSETOR
4.1.​ São considerados conhecimentos desejáveis para a área de Suporte:
4.1.1.​ Manutenção de computadores e impressoras.
4.1.2.​ Administração de redes de computadores.
4.1.3.​ Administração de sistemas Windows e Linux.
4.1.4.​ Ferramentas de escritório: Office, LibreOffice, G Suite.
4.1.5.​ Noções sobre criptografia e certificados digitais.
4.1.6.​ Conhecimento básico sobre eletricidade e componentes eletrônicos.
4.2.​ São considerados conhecimentos desejáveis para a área de Secretaria:
4.2.1.​ Experiência em rotinas administrativas, atendimento ao cliente (interno e
externo), relacionamento interpessoal.
4.2.2.​ Experiência de uso dos principais softwares de escritório do mercado: Pacote
Office, LibreOffice, Google docs e principais browsers do mercado.
4.2.3.​ Experiência em organizar e arquivar documentos manuais e eletrônicos.
4.2.4.​ Experiência com redação de documentos administrativos, contábeis, elaboração
de relatórios e planilhas.
4.2.5.​ Experiência de trabalho em órgãos públicos.
4.2.6.​ Experiência em ferramentas de gestão de processos.
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4.3.​

4.4.​

São considerados conhecimentos desejáveis para a área de Relacionamento Institucional,
Compras e Contratos (RICC):
4.3.1.​ Conhecimento e experiência em rotinas administrativas, atendimento ao cliente
(interno e externo) e relacionamento interpessoal.
4.3.2.​ Utilização dos principais softwares de escritório do mercado: Pacote Office,
Onedrive, LibreOffice, Google Drive, Google docs, Canva, Adobe e principais
browsers do mercado.
4.3.3.​ Organização e arquivamento de documentos manuais e eletrônicos.
4.3.4.​ Conhecimento na elaboração de documentos formais (ofícios, despachos,
memorandos, editais, entre outros), administrativos, financeiros, contábeis,
elaboração de relatórios e planilhas e na realização de pesquisa de preços de
mercado.
4.3.5.​ Experiência de trabalho em órgãos públicos.
4.3.6.​ Experiência em ferramentas de gestão de processos e projetos.
4.3.7.​ Conhecimento em redação, revisão, produção de pautas, cartas, notas públicas
institucionais e conteúdos jornalísticos ou de comunicação geral em publicações
impressas ou eletrônicas, sites, boletins informativos e redes sociais para divulgação
de atividades gerais realizadas pelo NTI/UFAL.
4.3.8.​ Conhecimento em processos de licitações, compras públicas, contratação de
serviços, legislação de licitações, preparação e envio de documentações para
processos licitatórios, análise de editais de licitações e identificação de oportunidades
de negócio para o NTI/UFAL.
4.3.9.​ Conhecimento em gestão de compras e contratações.
São considerados conhecimentos desejáveis para a área de Redes e Infraestrutura:
4.4.1.​ Protocolo IP: formato, endereçamento, sub-rede, ARP e ICMP.
4.4.2.​ Conceitos do protocolo SNMP.
4.4.3.​ Conceitos e diferenciação de ativos de redes: HUBs, switches, roteadores, dentre
outros.
4.4.4.​ Noções de Segurança da Informação.
4.4.5.​ Conceitos de segurança física e lógica.
4.4.6.​ Vulnerabilidades, ameaças e riscos a ambientes computacionais.
4.4.7.​ Dispositivos de segurança: firewall e proxies.
4.4.8.​ Conceitos de VPN.
4.4.9.​ Listas de Acesso (ACLs) e mecanismos de autenticação.
4.4.10.​Softwares maliciosos (vírus, worms, trojans, spywares, rootkit, etc).
4.4.11.​Sistemas Operacionais e Serviços.
4.4.12.​Noções sobre instalação e administração de sistemas operacionais e serviços.
4.4.13.​Utilização dos sistemas operacionais Windows e Linux por meio da linha de
comandos (terminal).
4.4.14.​Configuração do sistema operacional para conectividade TCP/IP em ambientes
Microsoft Windows e GNU/Linux.
4.4.15.​Conceitos de virtualização.
4.4.16.​Ambiente Operacional Corporativo
4.4.17.​Conceitos de Serviços de Diretório.
4.4.18.​Configuração e gerenciamento do serviço de diretório LDAP.
4.4.19.​Conceitos de cópias de segurança (backup).
4.4.20.​Convergência de Rede
4.4.21.​Conceitos de voz sobre IP (VoIP e Telefonia IP).
4.4.22.​Configuração e gerenciamento do serviço VoIP Asterisk.

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4.5.​

5.​

4.4.23.​Conceitos de videoconferência.
São considerados conhecimentos desejáveis para a área de de Desenvolvimento de
Sistemas:
4.5.1.​ Experiência em planejamento, análise, modelagem e desenvolvimento de
softwares bem como experiência em linguagens e ambientes de programação.
4.5.2.​ Desejável experiência em HTML, CSS, JS, Python, Java, PHP, CakePHP, e
React.

DA CARGA HORÁRIA, DAS ATRIBUIÇÕES E DA REMUNERAÇÃO
5.1.​ A carga horária será de 20 (vinte) horas semanais, sendo 04 (quatro) horas diárias, podendo
ser no turno matutino (de 7:00 às 11:00 ou de 09:00 às 13:00) ou vespertino (de 13:00 às
17:00 ou de 15:00 às 19:00) de forma presencial.
5.1.1.​ O horário de execução das atividades é definido pela necessidade do setor no
ato de convocação.
5.2.​ Os(As) bolsistas selecionados(as) por efeito deste Edital, sob supervisão dos(as)
servidores(as) do NTI, executarão as atribuições descritas a seguir:
5.2.1.​ Suporte:
5.2.1.1.​ Realizar trabalhos de instalação e configuração de computadores,
impressoras, equipamentos periféricos e outros dispositivos eletrônicos
diversos;
5.2.1.2.​ Realizar formatação de computadores, compartilhamento de impressoras;
5.2.1.3.​ Realizar administração de máquinas Windows e Linux, administração de
grupos de domínio e compartilhamento de pastas de rede;
5.2.1.4.​ Manutenção corretiva, manutenção preventiva e instalação de softwares em
máquinas da comunidade acadêmica;
5.2.1.5.​ Auxiliar na documentação de processos internos;
5.2.1.6.​ Auxiliar na gestão de ativos e acompanhamento de chamados;
5.2.1.7.​ Auxiliar a comunidade acadêmica através de suporte presencial e remoto;
5.2.1.8.​ Auxiliar os grupos de Rede e Desenvolvimento em caso de necessidade
interna;
5.2.1.9.​ Outras atribuições pertinentes a função.
5.2.2.​ Secretaria:
5.2.2.1.​ Atender a comunidade acadêmica de forma presencial ou por telefone.
5.2.2.2.​ Verificar e responder aos e-mails internos e externos.
5.2.2.3.​ Trabalhar em ferramentas de gestão de ativos e chamados.
5.2.2.4.​ Administrar solicitações/chamados abertos.
5.2.2.5.​ Manter comunicação com os diferentes setores do NTI.
5.2.2.6.​ Documentar processos internos.
5.2.2.7.​ Outras atribuições pertinentes à função.
5.2.3.​ Relacionamento Institucional, Compras e Contratos (RICC):
5.2.3.1.​ Atender às demandas do NTI, da área e aquelas atribuídas pelo(a)
Coordenador(a) da área, de forma presencial ou remota, por telefone e/ou
e-mail.
5.2.3.2.​ Realizar rotinas administrativas e atendimento ao cliente (interno e externo).
5.2.3.3.​ Verificar e responder aos e-mails internos e externos.
5.2.3.4.​ Manter comunicação com os diferentes setores do NTI caso seja necessário e
atribuído pelo(a) coordenador(a) da área.
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5.2.3.5.​
5.2.3.6.​
5.2.3.7.​
5.2.3.8.​
5.2.3.9.​

5.3.​
5.4.​
5.5.​

6.​

Documentar processos internos.
Organizar e digitalizar documentos e processos internos.
Redação de documentos e processos internos.
Produção de relatórios e de planilhas de controle interno.
Realizar produção de matérias para divulgação de atividades gerais
realizadas pelo NTI/UFAL.
5.2.3.10.​ Elaborar documentos formais (ofícios, despachos, memorandos, editais, entre
outros), administrativos, financeiros, contábeis, elaboração de relatórios e
planilhas e na realização de pesquisa de preços de mercado.
5.2.3.11.​ Auxiliar em processos de licitações e na gestão de compras e contratações.
5.2.3.12.​ Realizar tarefas de processos e projetos em sistemas informatizados com
essa finalidade.
5.2.3.13.​ Outras atribuições pertinentes à função.
5.2.4.​ Redes e Infraestrutura - A.C. Simões, CECA (Rio Largo e Viçosa):
5.2.4.1.​ Monitorar o ambiente de rede e executar rotinas de administração.
5.2.4.2.​ Prestar suporte técnico aos usuários, bem como orientação quanto ao uso
dos recursos de rede.
5.2.4.3.​ Criar manuais e tutoriais técnicos ou de utilização dos recursos de rede.
5.2.4.4.​ Gerenciar ativos de rede, como Switches, Access Points, Wireless
Controllers, dentre outros.
5.2.4.5.​ Instalar e manter serviços de rede.
5.2.4.6.​ Implantar e manter a rede cabeada e sem fio.
5.2.4.7.​ Identificar e corrigir problemas na rede cabeada e sem fio.
5.2.4.8.​ Implantar, manter e remanejar ativos de rede, como Switches, Access Points,
extensores, telefones, dentre outros.
5.2.4.9.​ Executar procedimentos de segurança para ambiente de rede.
5.2.4.10.​ Outras atribuições pertinentes à função.
5.2.5.​ Desenvolvimento de Sistemas - A.C. Simões:
5.2.5.1.​ Atender a comunidade acadêmica de forma presencial, online ou por telefone.
5.2.5.2.​ Verificar e responder aos e-mails institucionais.
5.2.5.3.​ Trabalhar com ferramentas de gestão de chamados.
5.2.5.4.​ Criar e atualizar fluxos de processos.
5.2.5.5.​ Realizar a correção de softwares existentes.
5.2.5.6.​ Acompanhar as mudanças nos sistemas e avaliar as necessidades dos
usuários.
O valor mensal da bolsa é de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais).
O NTI/UFAL não se responsabilizará pelo transporte/locomoção e/ou alimentação dos
bolsistas.
Não será necessário o cadastro do plano de atividades do bolsista no SIPAC/SIGAA.
5.5.1.​ O controle das atividades desenvolvidas se dá através das ferramentas de gestão
de demandas do setor.

DAS INSCRIÇÕES
6.1.​ As inscrições são gratuitas.
6.2.​ O(A) candidato(a) terá direito a realizar apenas uma única inscrição neste Processo Seletivo.
Caso haja mais de uma inscrição de um mesmo CPF, apenas a última inscrição será
considerada.
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Telefone: (82) 3214-1015 – e-mail: atendimento@nti.ufal.br​
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6.3.​

6.4.​

6.5.​

6.6.​

6.7.​

6.8.​
6.9.​

6.10.​
6.11.​

6.12.​

7.​

A inscrição será realizada em 02 (duas) etapas constituídas de (1) inscrição no menu de
bolsas do SIGAA (ver ANEXO 3 - PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO SIGAA) e (2)
inscrição no formulário simplificado com entrega de documentação comprobatória online.
6.3.1.​ O candidato que não realizar as duas etapas da inscrição, terá sua inscrição
considerada indeferida.
As inscrições poderão ser realizadas no período entre 14h de 24/02/2025 e 12h de
03/03/2025.
6.4.1.​ Em eventual caso de inscrições realizadas fora do período estipulado, estas
serão desconsideradas.
Após a inscrição na bolsa por meio do SIGAA, os(as) candidatos(as) deverão encaminhar,
por meio de formulário próprio disponibilizado no item 6.6, a seguinte documentação:
6.5.1.​ Cópia legível, frente e verso, de documento oficial de identificação com foto.
6.5.2.​ Comprovante atualizado e legível de que está matriculado(a) em curso técnico,
de graduação ou de pós-graduação na UFAL de acordo com o item 2.4.
6.5.3.​ Para quem possuir Certificado de curso Profissionalizante, apresentar cópia
legível.
6.5.4.​ Para quem possuir Diploma de Curso Técnico, apresentar cópia legível.
6.5.5.​ Para quem possuir Diploma ou Certificado de conclusão de curso Superior e/ou
Médio Técnico apresentar cópia legível. No caso de Certificado, apresentar cópia
legível juntamente com o histórico escolar.
6.5.6.​ Para quem possuir experiência profissional, apresentar cópia da Carteira de
Trabalho ou declaração da empresa legível em papel timbrado e com a assinatura do
responsável legal da empresa ou cópia da CTPS digital.
O envio da documentação citada no item 6.5 deve ser realizado por meio do formulário:
https://forms.gle/rALCtgbMSt2NC67r9.
6.6.1.​ Todos os documentos deverão ser anexados como um único arquivo em formato
pdf.
As cópias devem estar legíveis, de forma a não gerar dúvidas nas informações a serem
analisadas. Não serão considerados para efeito de pontuação os títulos que não estejam de
acordo com este procedimento.
Serão automaticamente eliminados(as) os(as) candidatos(as) que não apresentarem os
documentos listados nos subitens 6.5.1 e 6.5.2.
As informações prestadas pelo(a) candidato(a) durante a inscrição são de sua inteira
responsabilidade, sendo excluído do Processo de Seleção o(a) candidato(a) que fornecer
dados comprovadamente inverídicos.
Será nula a inscrição de candidato(a) que, por qualquer meio, faça uso de informação ou
documento falso para inscrição ou oculte informação ou fato relevante.
O NTI/UFAL não se responsabilizará por inscrição não recebida ou por inconsistência nos
arquivos recebidos por fatores de ordem técnica que prejudiquem os computadores ou
impossibilitem a transferência de dados - falhas de comunicação ou congestionamento das
linhas de comunicação.
O descumprimento das regras acima apontadas implicará no indeferimento da inscrição.

DA CLASSIFICAÇÃO
7.1.​ A classificação do Processo Seletivo obedecerá à ordem decrescente do total de pontos
obtidos.
7.2.​ A nota final será composta de acordo com a seguinte fórmula:
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7.3.​

7.2.1.​ Para todos os candidatos:​
Resultado da Análise Curricular + Nota obtida na Entrevista = Nota final do(a)
candidato(a).
Em caso de empate, serão considerados ordenadamente os seguintes critérios:
7.3.1.​ Maior pontuação do item: Entrevista.
7.3.2.​ Maior pontuação do item: Experiência profissional (item 8 da respectiva tabela de
pontuação do Anexo II).
7.3.3.​ Maior Idade.

8.​

DA ANÁLISE DE CURRÍCULO
8.1.​ Os(As) candidatos(as) inscritos(as) terão os currículos avaliados segundo os critérios
descritos no ANEXO 2 - CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DOS(AS) CANDIDATOS(AS).
8.2.​ Os certificados, diplomas ou certidões apresentados fora do prazo e das condições
estabelecidas neste Edital não serão considerados para fins de análise.
8.3.​ A matrícula indicada no item 1 do ANEXO 2 - CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DOS(AS)
CANDIDATOS(AS) deve ser matrícula ativa na UFAL.
8.4.​ Irão compor a lista de classificados(as) para a próxima etapa os 10 candidatos com maior
pontuação, para cada área constante na TABELA 1 - QUADRO DE VAGAS POR
SUBSETOR DO NTI, em ordem decrescente da pontuação da análise de currículo.
8.4.1.​ Em caso de empate, serão considerados ordenadamente os seguintes critérios:
8.4.1.1.​ Maior pontuação do item: Experiência profissional (item 8 da respectiva tabela
de pontuação do Anexo II).
8.4.1.2.​ Maior Idade.

9.​

DA ENTREVISTA
9.1.​ As entrevistas serão realizadas preferencialmente de forma presencial e individual.
9.2.​ Participarão das entrevistas todos os candidatos classificados de acordo com o item 8.4.
9.3.​ Os cronogramas das entrevistas serão disponibilizados no dia 17/03/2025, bem como as
orientações gerais que deverão ser observadas pelos(as) candidatos(as).
9.4.​ Na entrevista, o(a) candidato(a) será solicitado(a) a apresentar, durante 5 a 10 minutos, as
experiências mais importantes elencadas em seu currículo, sendo avaliados os
conhecimentos e habilidades específicas apresentados.
9.5.​ Os(As) avaliadores(as) realizarão perguntas a respeito do currículo e experiências do(a)
candidato(a) a fim de esclarecer possíveis dúvidas e avaliarem sua experiência real. Será
atribuída uma nota, de 0 (zero) a 10 (dez), a cada candidato(a) entrevistado(a).
9.6.​ O(A) candidato(a) não terá direito a solicitar nova data para sua entrevista.

10.​

DOS RECURSOS
10.1.​ Os recursos para o resultado da inscrição e resultado preliminar da Análise Curricular
deverão
ser
interpostos
eletronicamente
no
endereço
https://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsistas-nti-1-2025, no dia 12/03/2025.
10.1.1.​No recurso de Análise Curricular não serão aceitos novos documentos, nem
correções de documentos já enviados.
Campus A. C. Simões – Av. Lourival Melo Mota, s/n, Cidade Universitária – Reitoria – CEP: 57072-900 – Maceió/AL
Telefone: (82) 3214-1015 – e-mail: atendimento@nti.ufal.br​
http://www.ufal.edu.br/nti

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10.2.​
10.3.​
10.4.​

Os recursos para o resultado preliminar da Entrevista deverão ser interpostos no endereço
eletrônico https://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsistas-nti-1-2025, no dia 29/03/2025.
Recursos inconsistentes ou incompletos serão indeferidos.
Não serão aceitos pedidos de recursos via fax, correio eletrônico, postal ou presencial.

11.​

DOS RESULTADOS
11.1.​ Os resultados e demais informações sobre o presente processo seletivo serão divulgados no
link https://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsistas-nti-1-2025, conforme o ANEXO 1 CRONOGRAMA DA SELEÇÃO.
11.2.​ O resultado preliminar da análise de currículo e inscrição será divulgado no dia 11/03/2025.
11.3.​ O resultado dos recursos para a análise de currículo será divulgado no dia 14/03/2025.
11.4.​ O resultado definitivo da análise de currículo será divulgado no dia 14/03/2025.
11.5.​ O resultado preliminar das entrevistas será divulgado no dia 28/03/2025.
11.6.​ O resultado dos recursos das entrevistas será divulgado no dia 03/04/2025.
11.7.​ O resultado definitivo das entrevistas será divulgado no dia 03/04/2025.

12.​

DO RESULTADO FINAL
12.1.​ O Resultado Final do Processo Seletivo será divulgado na data provável de 03/04/2025 no
endereço eletrônico https://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsistas-nti-1-2025.

13.​

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
13.1.​ O(A) candidato(a) convocado(a) para assumir a vaga será submetido(a) a avaliação de
desempenho conforme disposto nas condições do termo de compromisso, em que serão
observadas as frequências individuais.
13.2.​ Os casos omissos a este Edital serão tratados pela Direção do NTI/UFAL.

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ANEXO 1 - CRONOGRAMA DA SELEÇÃO
ATIVIDADE

Período de Inscrições.

DATA

de 24/02/2025 a 03/03/2025

Divulgação do resultado preliminar da análise de currículo e
inscrição.

11/03/2025

Período de recebimento de recursos da análise de currículo.

12/03/2025

Resultado dos recursos da análise de currículo.

14/03/2025

Resultado definitivo da análise de currículo.

14/03/2025

Divulgação do cronograma de entrevistas.

17/03/2025

Entrevista com os(as) candidatos(as) classificados(as).

de 24 a 28/03/2025

Resultado preliminar da entrevista.

28/03/2025

Período de recursos da entrevista.

29/03/2025

Resultado dos recursos da entrevista.

03/04/2025

Resultado definitivo da entrevista.

03/04/2025

Resultado final do processo seletivo.

03/04/2025

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ANEXO 2 - CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DOS(AS) CANDIDATOS(AS)
1. Para área de Suporte:
Cod

Critério

Pontuação por
certificado/diploma

Pontuação
Máxima

1

Matriculado(a) em curso nas áreas de:
Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias.

2

2

2

Diploma de curso de pós graduação
stricto sensu na área de Ciências Exatas
e da Terra ou Engenharias.

3

3

3

Diploma de curso de pós graduação lato
sensu (especialização) na área de
Ciências Exatas e da Terra ou
Engenharias.

2

2

4

Diploma de curso de graduação nas
áreas de: Ciências Exatas e da Terra ou
Engenharias.

2

2

5

Diploma de curso de graduação nas demais
áreas.

1

1

6

Diploma de ensino médio integrado com curso
técnico em Informática ou Eletrônica.

2

2

7

Diploma de ensino médio integrado com curso
técnico nas demais áreas.

1

1

8

Certificado de curso técnico, de no mínimo
20h, nas áreas de: Ciências Exatas e da
Terra ou Engenharias.(0,2 ponto por
certificado).

0,2

3

9

Experiência profissional na área de
Informática ou Eletrônica.
(1 ponto por cada período de seis meses
comprovado por cópia da Carteira de Trabalho
ou declaração da empresa legível em papel
timbrado e com a assinatura do responsável
legal da empresa ou CTPS digital).

1

6

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2. Para a área de Secretaria:
Cod

Critério

Pontuação

Pontuação
Máxima

1

Matriculado(a) em cursos nas áreas de:
Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou
Linguística, Letras e Artes.

2

2

2

Diploma de curso de pós graduação
stricto sensu na área de: Humanas,
Ciências Sociais Aplicadas ou Linguística,
Letras e Artes

3

3

3

Diploma de curso de pós graduação lato
sensu (especialização) na área de:
Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou
Linguística, Letras e Artes

2

2

4

Diploma de curso de graduação nas áreas
de: Humanas, Ciências Sociais Aplicadas
ou Linguística, Letras e Artes.

2

2

5

Diploma de curso de graduação nas demais
áreas.

1

1

6

Diploma de Curso Técnico, de no mínimo
800h, nas áreas de: Administração,
Logística, Qualidade ou Recursos
Humanos. (2 pontos por diploma).

2

2

7

Certificado de curso profissionalizante, de
no mínimo 20h, nas áreas de: Comércio,
Educação, Gestão, Logística ou
Informática. (0,2 ponto por certificado).

0,2

3

8

Experiência profissional nas áreas de:
Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou
Linguística, Letras e Artes. (1 ponto por cada
período de seis meses comprovado por cópia
da Carteira de Trabalho ou declaração da
empresa legível em papel timbrado e com a
assinatura do responsável legal da empresa).

1

6

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3. Para área de Relacionamento Institucional, Compras e Contratos (RICC):
Cod

Critério

Pontuação por
certificado/diploma

Pontuação
Máxima

1

Matriculado(a) em curso de: Administração,
Ciências Contábeis, Direito, Economia e
Jornalismo.

4

4

2

2

3

Diploma de curso de pós graduação
stricto sensu na área de Humanas,
Ciências Sociais Aplicadas ou
Linguística, Letras e Artes.

3

3

4

Diploma de curso de pós graduação lato
sensu (especialização) na área de
Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou
Linguística, Letras e Artes.

2

2

5

Diploma de curso de graduação nas
áreas de: Administração, Ciências
Contábeis, Direito, Economia e
Jornalismo.

2

2

6

Diploma de curso de graduação nas demais
áreas.

1

1

7

Diploma de Curso Técnico, de no mínimo
800h, nas áreas de: Administração, Logística,
Qualidade ou Recursos Humanos.

2

2

8

Certificado de curso profissionalizante, de no
mínimo 20h, nas áreas de: Comércio,
Educação, Gestão, Logística ou Informática.
(0,2 ponto por certificado).

0,2

3

9

Experiência profissional nas áreas de:
Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou
Linguística, Letras e Artes. (1 ponto por cada
período de seis meses comprovado por cópia
da Carteira de Trabalho ou declaração da
empresa legível em papel timbrado e com a
assinatura do responsável legal da empresa ou
CTPS digital).

1

6

2

Matriculado(a) em curso nas demais áreas.

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4. Para a área de Redes e Infraestrutura:
Cod

Critério

Pontuação por
certificado/diploma

Pontuação
Máxima

1

Matriculado(a) em curso nas áreas de:
Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias.

4

4

2

Matriculado(a) em curso nas demais áreas.

2

2

3

Diploma de curso de graduação
concluído nas áreas de: Ciências Exatas
e da Terra ou Engenharias.

5

5

4

Diploma de curso de graduação nas demais
áreas.

3

3

5

Diploma de ensino médio integrado com curso
técnico em Informática ou Eletrônica.

2

2

6

Diploma de ensino médio integrado com curso
técnico nas demais áreas.

1

1

7

Certificado de curso técnico, de no mínimo
20h, nas áreas de: Ciências Exatas e da
Terra ou Engenharias.(0,2 ponto por
certificado).

0,2

3

8

Experiência profissional na área de
Informática ou Eletrônica.
(0,5 ponto por cada período de seis meses
comprovado por cópia da Carteira de Trabalho
ou declaração da empresa legível em papel
timbrado e com a assinatura do responsável
legal da empresa).

0,5

3

Campus A. C. Simões – Av. Lourival Melo Mota, s/n, Cidade Universitária – Reitoria – CEP: 57072-900 – Maceió/AL
Telefone: (82) 3214-1015 – e-mail: atendimento@nti.ufal.br​
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5. Para a área de Desenvolvimento de Sistemas:
Cod

Critério

Pontuação por
certificado/diploma

Pontuação
Máxima

1

Matriculado(a) em curso nas áreas de:
Ciências Exatas e da Terra, Sistema de
Informação ou Engenharias.

4

4

2

Matriculado(a) em curso nas demais áreas.

2

2

3

Diploma de curso de graduação
concluído nas áreas de: Ciências Exatas
e da Terra, Sistema de Informação ou
Engenharias.

5

5

4

Diploma de curso de graduação nas demais
áreas.

3

3

5

Diploma de ensino médio integrado com curso
técnico em Informática.

2

2

6

Diploma de ensino médio integrado com curso
técnico nas demais áreas.

1

1

7

Certificado de curso técnico, de no mínimo
20h, nas áreas de: Ciências Exatas e da
Terra, Sistema de Informação ou
Engenharias. (0,2 ponto por certificado).

0,2

3

8

Experiência profissional na área de
Informática ou WebDesigner.
(0,5 ponto por cada período de seis meses
comprovado por cópia da Carteira de Trabalho
ou declaração da empresa legível em papel
timbrado e com a assinatura do responsável
legal da empresa).

0,5

3

Link de referência para as áreas de conhecimento http://lattes.cnpq.br/web/dgp/anexos.

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ANEXO 3 - PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO SIGAA
Este documento tem por objetivo auxiliar os(as) discentes que tenham interesse em participar das seleções
para bolsista do NTI. Para se inscrever é necessário:
1.​ Ter se registrado no cadastro único. Acesse para saber como se registrar:
https://ufal.br/sig/sigaa/manuais/assistencia-estudantil-01/manual-discente-adesao-ao-cadastrounico-1).
2.​ Registrar interesse pela bolsa do NTI:
●​ Acesse o SIGAA em https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/ e clique na opção de Oportunidades de Bolsa
dentro do menu Bolsas.

●​ Na tela seguinte, selecione o tipo de bolsa “APOIO TÉCNICO". Não é recomendado marcar nem
preencher as opções extras que aparecerão. Clique em Buscar.

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●​ Serão listadas todas as oportunidades de bolsas que estão disponíveis para a categoria apoio
técnico. Procure a bolsa que lhe interessa e clique no botão “Cadastrar Interesse“ referente a ela.

●​ Ao clicar em cadastrar interesse, se o discente não tiver se registrado no cadastro único, ele será
redirecionado para realizá-lo. Quando o discente finalizar o cadastro (ou se ele já tiver se
registrado previamente no cadastro único), ele irá para a tela de inscrição. Preencha o pequeno
formulário disponível e clique em “Inscrever-se”.

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●​ Neste momento o sistema deverá redirecionar para a tela inicial com a seguinte mensagem de
êxito.

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ANEXO 4 - COMO CRIAR E-MAIL INSTITUCIONAL

1.​ Acesse o link perfil.ufal.br - a tela de login passa a ser a da Central de Autenticação da Ufal.
2.​ Para acesso - digite seu CPF e a senha.
3.​ Acesso permitido - se seu acesso tiver sido permitido com a senha acima, abaixo do seu nome,
na parte "endereços de e-mail", aparecerá a mensagem "Solicite seu e-mail institucional aqui". Ao
clicar no link em azul "aqui", automaticamente será criado o seu e-mail institucional.
4.​ Acesso não permitido - Clique no link "Esqueceu a senha?" para que os procedimentos de
redefinição da senha sejam enviados ao e-mail do usuário.
5.​ Clicar no link recebido no e-mail. Este link possibilita a criação de uma nova senha. Foi
constatado que muitos usuários clicaram no "Esqueceu a senha?" mas nunca acessaram o link
enviado para o e-mail, permanecendo sem acesso. Em caso de e-mail desatualizado:
a.​ Caso seu e-mail secundário no cadastro esteja em desuso ou inválido, entre em contato
com o DRCA (matricula@drca.ufal.br ou crca@arapiraca.ufal.br), anexando sempre um
documento de identificação original de validade nacional.
6.​ Caso consiga acessar diretamente através do passo 3, após criação de seu e-mail
institucional, você deve alterar a senha, para fins de sincronização.
A senha utilizada para acesso ao e-mail será a mesma para acesso aos demais sistemas da
UFAL (SIGAA, SieWeb, AVA etc).

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