Edital NTI-UFAL 01/2025 retificado em 03/04/2025

Arquivo
EDITAL DE BOLSISTAS NTI Nº 01_2025 - retificado em 03-04-2025.pdf
Documento PDF (509.5KB)
                    ‭MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
‭ NIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
U
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬
‭Edital Nº 01/2025‬
‭PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS‬
‭Retificado em 24/02/2025‬
‭Retificado em 03/04/2025‬

‭ ‬‭Núcleo‬‭de‬‭Tecnologia‬‭da‬‭Informação‬‭da‬‭Universidade‬‭Federal‬‭de‬‭Alagoas‬‭–‬‭NTI/UFAL‬‭torna‬‭público‬‭o‬
O
‭processo‬ ‭de‬ ‭seleção‬ ‭simplificado‬ ‭para‬ ‭criação‬ ‭de‬ ‭lista‬ ‭de‬ ‭cadastro‬ ‭de‬‭reserva‬‭de‬‭bolsistas‬‭do‬‭NTI.‬‭O‬
‭período de inscrições é de‬‭24 de Fevereiro a 03 de‬‭Março de 2025.‬
‭1.‬

‭DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES‬
‭ .1.‬ ‭O‬ ‭Processo‬ ‭Seletivo‬ ‭será‬ ‭de‬ ‭responsabilidade‬ ‭do‬ ‭Núcleo‬ ‭de‬ ‭Tecnologia‬ ‭da‬‭Informação‬‭da‬
1
‭Universidade Federal de Alagoas – NTI/UFAL.‬
‭1.2.‬ ‭O‬ ‭Processo‬ ‭Seletivo‬ ‭Simplificado‬ ‭será‬ ‭realizado‬ ‭em‬ ‭02‬ ‭(duas)‬ ‭etapas‬ ‭constituídas‬ ‭de‬ ‭(1)‬
‭análise de currículo e (2) entrevista, de acordo com os itens 9.2 e 9.3.‬
‭1.3.‬ ‭A classificação obedecerá à ordem decrescente de pontuação do(a) candidato(‬‭a).‬
‭1.4.‬ ‭Esta‬ ‭seleção‬ ‭terá‬ ‭a‬ ‭validade‬ ‭de‬ ‭12‬ ‭(doze)‬ ‭meses‬ ‭a‬ ‭contar‬ ‭da‬ ‭data‬ ‭de‬ ‭publicação‬ ‭do‬
‭resultado‬ ‭final,‬ ‭podendo‬ ‭ser‬ ‭prorrogada,‬ ‭até‬ ‭duas‬ ‭vezes,‬ ‭por‬ ‭igual‬ ‭período,‬ ‭para‬ ‭fins‬ ‭de‬
‭convocação de candidatos(as) classificados(as).‬
‭1.5.‬ ‭O‬ ‭exercício‬ ‭da‬ ‭atividade‬ ‭é‬ ‭TEMPORÁRIO‬ ‭e‬ ‭SEM‬ ‭VÍNCULO‬‭EMPREGATÍCIO‬‭de‬‭qualquer‬
‭natureza.‬
‭1.6.‬ ‭Os(As)‬ ‭aprovados(as)‬ ‭serão‬ ‭convocados(as)‬ ‭observando-se‬ ‭a‬ ‭ordem‬ ‭de‬ ‭classificação‬ ‭e‬
‭mediante a necessidade e a conveniência da Administração Pública.‬
‭1.7.‬ ‭Os‬‭itens‬‭deste‬‭Edital‬‭poderão‬‭sofrer‬‭eventuais‬‭retificações,‬‭atualizações‬‭ou‬‭acréscimos‬‭que‬
‭serão‬
‭publicados‬
‭no‬
‭endereço‬
‭eletrônico:‬
‭https://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsistas-nti-1-2025‬‭.‬
‭1.8.‬ ‭Todos‬ ‭os‬ ‭horários‬ ‭mencionados‬ ‭neste‬ ‭Edital‬ ‭referem-se‬ ‭ao‬ ‭horário‬ ‭local‬ ‭do‬ ‭Estado‬ ‭de‬
‭Alagoas.‬
‭1.9.‬ ‭A‬‭inscrição‬‭do(a)‬‭candidato(a)‬‭implicará‬‭a‬‭aceitação‬‭das‬‭normas‬‭contidas‬‭neste‬‭Edital.‬‭O(A)‬
‭candidato(a)‬ ‭que‬ ‭deixar‬ ‭de‬ ‭atender‬ ‭às‬ ‭normas‬ ‭aqui‬ ‭estabelecidas‬ ‭será‬ ‭eliminado(a)‬ ‭do‬
‭certame.‬
‭1.10.‬ ‭O(A)‬ ‭candidato(a)‬ ‭aprovado(a)‬ ‭neste‬ ‭processo‬ ‭seletivo‬ ‭e‬ ‭convocado(a)‬ ‭pelo‬ ‭NTI‬ ‭para‬
‭preenchimento‬ ‭de‬ ‭vaga‬ ‭aberta‬‭de‬‭bolsista‬‭poderá‬‭permanecer‬‭com‬‭vínculo‬‭por‬‭um‬‭período‬
‭de‬ ‭12‬ ‭(doze)‬ ‭meses‬ ‭contados‬ ‭da‬ ‭assinatura‬ ‭do‬ ‭termo‬ ‭de‬ ‭compromisso‬‭,‬ ‭podendo‬ ‭ser‬
‭prorrogado‬ ‭por‬ ‭mútuo‬ ‭acordo‬ ‭entre‬ ‭as‬ ‭partes‬ ‭-‬ ‭mediante‬ ‭termo‬ ‭de‬ ‭prorrogação‬ ‭por‬
‭períodos‬‭iguais‬‭e‬‭sucessivos‬‭-‬‭a‬‭critério‬‭do‬‭NTI,‬ ‭enquanto‬‭o‬ ‭bolsista‬‭possuir‬‭vínculo‬
‭ativo como discente nesta Universidade,‬‭de acordo‬‭com o item 2.4.‬
‭1.10.1.‬‭O(A)‬ ‭candidato(a)‬ ‭convocado(a)‬ ‭deverá‬ ‭assinar‬ ‭o‬ ‭termo‬ ‭de‬ ‭compromisso‬ ‭ao‬
‭entrar‬ ‭em‬ ‭exercício‬ ‭e‬ ‭será‬ ‭submetido(a)‬ ‭ao‬ ‭controle‬ ‭e‬ ‭acompanhamento‬ ‭de‬
‭acordo com as condições estabelecidas no documento‬‭.‬
‭1.10.2.‬‭A‬ ‭permanência‬ ‭do(a)‬ ‭bolsista‬ ‭no‬ ‭NTI‬ ‭estará‬ ‭vinculada‬ ‭ao‬ ‭cumprimento‬ ‭das‬
‭condições estabelecidas no‬‭termo de compromisso‬‭.‬
‭1.11.‬ ‭Os‬ ‭candidatos‬ ‭que‬ ‭comporem‬ ‭o‬ ‭cadastro‬ ‭de‬ ‭reserva‬ ‭serão‬ ‭convocados‬ ‭a‬ ‭qualquer‬‭tempo‬
‭mediante surgimento de vagas, respeitando a validade do edital, de acordo com o item 1.4.‬
‭1.12.‬ ‭O(A)‬‭candidato(a)‬‭deverá‬‭ter‬‭e-mail‬‭institucional‬‭da‬‭UFAL‬‭para‬‭participar‬‭deste‬‭processo‬‭de‬
‭seleção. Ver‬‭ANEXO 4 - COMO CRIAR E-MAIL INSTITUCIONAL.‬
‭1.13.‬ ‭A‬ ‭Fonte‬ ‭orçamentária‬ ‭do‬ ‭recurso‬ ‭é:‬ ‭1000000000‬ ‭(FONTE‬ ‭TESOURO)‬ ‭e‬ ‭a‬‭indicação‬‭da‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬

‭1.14.‬
‭1.15.‬

‭1.16.‬

‭ ção‬ ‭tem‬ ‭o‬ ‭código:‬ ‭20GK‬ ‭-‬ ‭FOMENTO‬ ‭AS‬ ‭ACOES‬ ‭DE‬ ‭GRADUAÇÃO‬ ‭E‬
A
‭POS-GRADUACAO‬ ‭-‬ ‭ESTADO‬ ‭AL‬ ‭(214836)‬ ‭que‬ ‭será‬ ‭utilizado‬ ‭para‬ ‭o‬ ‭pagamento‬ ‭das‬
‭bolsas - AUX. FINANCEIRO ESTUDANTE (339018)‬‭.‬
‭O‬ ‭teto‬ ‭orçamentário‬ ‭para‬ ‭execução‬ ‭dessa‬ ‭despesa‬ ‭não‬ ‭se‬ ‭faz‬‭necessário,‬‭visto‬‭que‬‭sua‬
‭finalidade é para manutenção de cadastro de reserva.‬
‭O‬ ‭teto‬ ‭orçamentário‬ ‭total‬ ‭para‬ ‭manutenção‬ ‭do‬ ‭auxílio‬ ‭financeiro‬ ‭estudantil‬ ‭é‬ ‭de‬ ‭R$‬
‭68.400,00‬ ‭(sessenta‬ ‭e‬ ‭oito‬ ‭mil‬ ‭e‬ ‭quatrocentos‬ ‭reais)‬ ‭mensais‬ ‭e‬ ‭R$‬ ‭820.800,00‬
‭(oitocentos‬ ‭e‬ ‭vinte‬ ‭mil‬ ‭e‬ ‭oitocentos‬ ‭reais)‬ ‭anuais‬‭,‬ ‭considerando‬ ‭o‬ ‭total‬ ‭de‬ ‭alunos‬
‭bolsistas do NTI (57 vagas).‬
‭O‬‭início‬‭das‬‭atividades‬‭poderá‬‭se‬‭dar‬‭a‬‭partir‬‭do‬‭primeiro‬‭dia‬‭útil‬‭do‬‭mês‬‭subsequente‬‭à‬‭data‬
‭de‬‭publicação‬‭do‬‭resultado‬‭final,‬‭02/05/2025,‬‭conforme‬‭previsto‬‭no‬‭cronograma‬‭do‬‭anexo‬‭1‬‭e‬
‭disposto no item 3.2.‬
‭1.16.1.‬‭O‬ ‭recebimento‬ ‭da‬ ‭bolsa‬ ‭se‬ ‭dará‬ ‭mediante‬ ‭conclusão‬ ‭do‬ ‭mês‬ ‭de‬ ‭atuação‬ ‭das‬
‭atividades, observando-se o disposto no art. 14, § 2º da portaria 1.293/2022/GR.‬

‭2.‬

‭DOS REQUISITOS GERAIS DO(A) CANDIDATO(A)‬
‭ .1.‬ ‭Ter‬ ‭se‬ ‭inscrito‬ ‭no‬ ‭processo‬ ‭seletivo‬ ‭através‬ ‭do‬ ‭sistema‬ ‭SIGAA.‬ ‭Ver‬‭ANEXO‬‭3‬‭-‬‭PASSO‬‭A‬
2
‭PASSO PARA INSCRIÇÃO NO SIGAA.‬
‭2.2.‬ ‭Ter‬‭submetido‬‭documentação‬‭no‬‭formulário‬‭básico‬‭de‬‭inscrição‬‭do(a)‬‭candidato(a),‬‭indicado‬
‭no item 6.6‬
‭2.3.‬ ‭Cumprir as determinações deste Edital e de outros dispositivos legais a este vinculados.‬
‭2.4.‬ ‭Ser‬ ‭aluno(a)‬ ‭ativo‬ ‭de‬ ‭curso‬ ‭técnico,‬ ‭graduação‬ ‭ou‬ ‭pós-graduação‬ ‭da‬ ‭UFAL‬ ‭vinculado‬ ‭ao‬
‭Campus‬‭A.‬‭C.‬‭Simões‬‭ou‬‭Campus‬‭Delza‬‭Gitaí‬‭(CECA‬‭e‬‭unidades‬‭educacionais‬‭vinculadas)‬
‭desta Universidade.‬
‭2.5.‬ ‭Estar‬ ‭regularmente‬ ‭matriculado(a)‬ ‭como‬ ‭discente,‬ ‭comprovando‬ ‭o‬ ‭vínculo‬ ‭com‬ ‭a‬
‭universidade,‬ ‭e‬ ‭não‬ ‭ser‬ ‭beneficiário(a)‬ ‭de‬‭nenhum‬‭outro‬‭tipo‬‭de‬‭bolsa‬‭paga‬‭por‬‭programas‬
‭oficiais‬‭da‬‭Universidade‬‭(conforme‬‭Decreto‬‭de‬‭nº‬‭7.416‬‭de‬‭30‬‭de‬‭dezembro‬‭de‬‭2010),‬‭exceto‬
‭por auxílios assistenciais, a partir da assinatura do termo de compromisso.‬
‭2.6.‬ ‭Não‬‭ser‬‭provável‬‭concluinte‬‭(ter‬‭possibilidade‬‭de‬‭conclusão‬‭do‬‭curso‬‭até‬‭o‬‭fim‬‭do‬‭semestre‬
‭corrente) de seu respectivo curso no ato de assinatura do termo de compromisso.‬
‭2.7.‬ ‭Não ser servidor(a) ou empregado público nas esferas federais, estaduais ou municipais.‬
‭2.8.‬ ‭Ter‬‭disponibilidade‬‭de‬‭20‬‭horas‬‭por‬‭semana,‬‭em‬‭turno‬‭definido‬‭na‬‭TABELA‬‭1‬‭-‬‭QUADRO‬‭DE‬
‭VAGAS‬ ‭POR‬ ‭SUBSETOR‬ ‭DO‬ ‭NTI‬ ‭do‬ ‭item‬ ‭3‬ ‭deste‬ ‭edital,‬ ‭para‬ ‭desenvolvimento‬ ‭das‬
‭atividades laborais.‬
‭2.9.‬ ‭Demais critérios de permanência da bolsa serão descritos no termo de compromisso.‬

‭3.‬

‭DAS VAGAS‬
‭ .1.‬ ‭Este Processo de Seleção de Bolsistas abrangerá as vagas, os subsetores e turnos abaixo:‬
3
‭TABELA 1 - QUADRO DE VAGAS EM ABERTO POR SUBSETOR DO NTI‬

‭Subsetor do NTI‬

‭Campus‬

‭Vagas disponíveis por turno‬

‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬

‭Manhã‬

‭Tarde‬

‭Suporte‬

‭A.C. Simões‬

‭-‬

‭CR‬

‭Secretaria‬

‭A.C. Simões‬

‭CR‬

‭CR‬

‭Relacionamento‬
‭Institucional,‬
‭ ompras e Contratos (RICC)‬
C

‭A.C. Simões‬

‭CR‬

‭CR‬

‭Redes e Infraestrutura‬

‭A.C. Simões‬

‭CR‬

‭CR‬

‭Redes e Infraestrutura‬

‭CECA‬
‭(Rio Largo)‬

‭CR‬

‭CR‬

‭Redes e Infraestrutura‬

‭CECA (Viçosa)‬

‭CR‬

‭CR‬

‭A.C. Simões‬

‭CR‬

‭CR‬

‭Desenvolvimento de Sistemas‬
‭CR = Cadastro de reserva‬

‭3.2.‬

‭3.3.‬

‭3.4.‬

‭4.‬

‭ ão‬‭havendo‬‭disponibilidade‬‭de‬‭vaga‬‭para‬‭início‬‭imediato,‬‭será‬‭admitida‬‭a‬‭inscrição‬‭a‬‭título‬
N
‭de‬ ‭Cadastro‬ ‭de‬ ‭Reserva‬ ‭(CR),‬ ‭ficando‬ ‭a‬ ‭convocação‬ ‭condicionada‬ ‭à‬ ‭disponibilidade‬ ‭de‬
‭vagas.‬
‭As‬ ‭vagas‬ ‭ofertadas‬ ‭neste‬ ‭edital‬ ‭atenderão‬ ‭ao‬ ‭NTI‬ ‭localizado‬ ‭no‬ ‭Campus‬ ‭A.C.‬ ‭Simões‬
‭(Maceió/AL) e ao Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (CECA - Rio Largo e Viçosa)‬
‭3.3.1.‬ ‭Os‬‭inscritos‬‭para‬‭as‬‭vagas‬‭do‬‭subsetor‬‭Redes‬‭e‬‭Infraestrutura‬‭-‬‭CECA‬‭(Rio‬‭Largo‬
‭e‬ ‭Viçosa)‬ ‭deverão‬ ‭ser‬ ‭estudantes‬ ‭daquele‬ ‭Campus‬ ‭e‬ ‭deverão,‬ ‭salvo‬ ‭necessidade‬
‭extraordinária‬ ‭de‬ ‭locomoção‬ ‭(como‬ ‭treinamentos‬ ‭ou‬ ‭atendimentos‬ ‭fora‬ ‭de‬ ‭sede),‬
‭desempenhar suas atividades no Campus correspondente.‬
‭É‬ ‭facultado‬ ‭ao‬ ‭NTI‬ ‭realizar‬ ‭o‬ ‭aproveitamento‬ ‭de‬ ‭lista‬ ‭do‬ ‭cadastro‬ ‭de‬ ‭reserva‬ ‭para‬ ‭outras‬
‭áreas e/ou horários.‬

‭DOS CONHECIMENTOS DESEJÁVEIS POR ÁREA/SUBSETOR‬
‭ .1.‬ ‭São considerados conhecimentos desejáveis‬‭para a área‬‭de‬‭Suporte‬‭:‬
4
‭4.1.1.‬ ‭Manutenção de computadores e impressoras.‬
‭4.1.2.‬ ‭Administração de redes de computadores.‬
‭4.1.3.‬ ‭Administração de sistemas Windows e Linux.‬
‭4.1.4.‬ ‭Ferramentas de escritório: Office, LibreOffice, G Suite.‬
‭4.1.5.‬ ‭Noções sobre criptografia e certificados digitais.‬
‭4.1.6.‬ ‭Conhecimento básico sobre eletricidade e componentes eletrônicos.‬
‭4.2.‬ ‭São considerados conhecimentos desejáveis para a área de‬‭Secretaria‬‭:‬
‭4.2.1.‬ ‭Experiência‬ ‭em‬ ‭rotinas‬ ‭administrativas,‬ ‭atendimento‬ ‭ao‬ ‭cliente‬ ‭(interno‬ ‭e‬
‭externo), relacionamento interpessoal.‬
‭4.2.2.‬ ‭Experiência‬ ‭de‬ ‭uso‬ ‭dos‬ ‭principais‬ ‭softwares‬ ‭de‬ ‭escritório‬ ‭do‬ ‭mercado:‬ ‭Pacote‬
‭Office, LibreOffice, Google docs e principais‬‭browsers‬‭do mercado.‬
‭4.2.3.‬ ‭Experiência em organizar e arquivar documentos manuais e eletrônicos.‬
‭4.2.4.‬ ‭Experiência‬ ‭com‬ ‭redação‬ ‭de‬‭documentos‬‭administrativos,‬‭contábeis,‬‭elaboração‬
‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬

‭4.3.‬

‭4.4.‬

‭de relatórios e planilhas.‬
‭ .2.5.‬ ‭Experiência de trabalho em órgãos públicos.‬
4
‭4.2.6.‬ ‭Experiência em ferramentas de gestão de processos.‬
‭São‬‭considerados‬‭conhecimentos‬‭desejáveis‬‭para‬‭a‬‭área‬‭de‬‭Relacionamento‬‭Institucional,‬
‭Compras e Contratos (RICC)‬‭:‬
‭4.3.1.‬ ‭Conhecimento‬ ‭e‬ ‭experiência‬ ‭em‬ ‭rotinas‬ ‭administrativas,‬ ‭atendimento‬ ‭ao‬ ‭cliente‬
‭(interno e externo) e relacionamento interpessoal.‬
‭4.3.2.‬ ‭Utilização‬ ‭dos‬ ‭principais‬ ‭softwares‬ ‭de‬ ‭escritório‬ ‭do‬ ‭mercado:‬ ‭Pacote‬ ‭Office,‬
‭Onedrive,‬ ‭LibreOffice,‬ ‭Google‬ ‭Drive,‬ ‭Google‬ ‭docs,‬ ‭Canva,‬ ‭Adobe‬ ‭e‬ ‭principais‬
‭browsers do mercado.‬
‭4.3.3.‬ ‭Organização e arquivamento de documentos manuais e eletrônicos.‬
‭4.3.4.‬ ‭Conhecimento‬ ‭na‬ ‭elaboração‬ ‭de‬ ‭documentos‬ ‭formais‬ ‭(ofícios,‬ ‭despachos,‬
‭memorandos,‬ ‭editais,‬ ‭entre‬ ‭outros),‬ ‭administrativos,‬ ‭financeiros,‬ ‭contábeis,‬
‭elaboração‬ ‭de‬ ‭relatórios‬ ‭e‬ ‭planilhas‬ ‭e‬ ‭na‬ ‭realização‬ ‭de‬ ‭pesquisa‬ ‭de‬ ‭preços‬ ‭de‬
‭mercado.‬
‭4.3.5.‬ ‭Experiência de trabalho em órgãos públicos.‬
‭4.3.6.‬ ‭Experiência em ferramentas de gestão de processos e projetos.‬
‭4.3.7.‬ ‭Conhecimento‬ ‭em‬ ‭redação,‬ ‭revisão,‬ ‭produção‬ ‭de‬‭pautas,‬‭cartas,‬‭notas‬‭públicas‬
‭institucionais‬ ‭e‬ ‭conteúdos‬ ‭jornalísticos‬ ‭ou‬ ‭de‬ ‭comunicação‬ ‭geral‬ ‭em‬ ‭publicações‬
‭impressas‬‭ou‬‭eletrônicas,‬‭sites,‬‭boletins‬‭informativos‬‭e‬‭redes‬‭sociais‬‭para‬‭divulgação‬
‭de atividades gerais realizadas pelo NTI/UFAL.‬
‭4.3.8.‬ ‭Conhecimento‬ ‭em‬ ‭processos‬ ‭de‬ ‭licitações,‬ ‭compras‬ ‭públicas,‬ ‭contratação‬ ‭de‬
‭serviços,‬ ‭legislação‬ ‭de‬ ‭licitações,‬ ‭preparação‬ ‭e‬ ‭envio‬ ‭de‬ ‭documentações‬ ‭para‬
‭processos‬‭licitatórios,‬‭análise‬‭de‬‭editais‬‭de‬‭licitações‬‭e‬‭identificação‬‭de‬‭oportunidades‬
‭de negócio para o NTI/UFAL.‬
‭4.3.9.‬ ‭Conhecimento em gestão de compras e contratações.‬
‭São considerados conhecimentos desejáveis para a área de‬‭Redes e Infraestrutura‬‭:‬
‭4.4.1.‬ ‭Protocolo IP: formato, endereçamento, sub-rede, ARP e ICMP.‬
‭4.4.2.‬ ‭Conceitos do protocolo SNMP.‬
‭4.4.3.‬ ‭Conceitos‬‭e‬‭diferenciação‬‭de‬‭ativos‬‭de‬‭redes:‬‭HUBs,‬‭switches,‬‭roteadores,‬‭dentre‬
‭outros.‬
‭4.4.4.‬ ‭Noções de Segurança da Informação.‬
‭4.4.5.‬ ‭Conceitos de segurança física e lógica.‬
‭4.4.6.‬ ‭Vulnerabilidades, ameaças e riscos a ambientes computacionais.‬
‭4.4.7.‬ ‭Dispositivos de segurança: firewall e proxies.‬
‭4.4.8.‬ ‭Conceitos de VPN.‬
‭4.4.9.‬ ‭Listas de Acesso (ACLs) e mecanismos de autenticação.‬
‭4.4.10.‬‭Softwares maliciosos (vírus, worms, trojans, spywares, rootkit, etc).‬
‭4.4.11.‬‭Sistemas Operacionais e Serviços.‬
‭4.4.12.‬‭Noções sobre instalação e administração de sistemas operacionais e serviços.‬
‭4.4.13.‬‭Utilização‬ ‭dos‬ ‭sistemas‬ ‭operacionais‬ ‭Windows‬ ‭e‬ ‭Linux‬ ‭por‬ ‭meio‬ ‭da‬ ‭linha‬ ‭de‬
‭comandos (terminal).‬
‭4.4.14.‬‭Configuração‬ ‭do‬ ‭sistema‬ ‭operacional‬ ‭para‬ ‭conectividade‬ ‭TCP/IP‬ ‭em‬ ‭ambientes‬
‭Microsoft Windows e GNU/Linux.‬
‭4.4.15.‬‭Conceitos de virtualização.‬
‭4.4.16.‬‭Ambiente Operacional Corporativo‬
‭4.4.17.‬‭Conceitos de Serviços de Diretório.‬
‭4.4.18.‬‭Configuração e gerenciamento do serviço de diretório LDAP.‬
‭4.4.19.‬‭Conceitos de cópias de segurança (backup).‬

‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬

‭4.5.‬

‭5.‬

‭ .4.20.‬‭Convergência de Rede‬
4
‭4.4.21.‬‭Conceitos de voz sobre IP (VoIP e Telefonia IP).‬
‭4.4.22.‬‭Configuração e gerenciamento do serviço VoIP Asterisk.‬
‭4.4.23.‬‭Conceitos de videoconferência.‬
‭São‬ ‭considerados‬ ‭conhecimentos‬ ‭desejáveis‬ ‭para‬ ‭a‬ ‭área‬ ‭de‬ ‭de‬ ‭Desenvolvimento‬ ‭de‬
‭Sistemas:‬
‭4.5.1.‬ ‭Experiência‬ ‭em‬ ‭planejamento,‬ ‭análise,‬ ‭modelagem‬ ‭e‬ ‭desenvolvimento‬ ‭de‬
‭softwares bem como experiência em linguagens e ambientes de programação.‬
‭4.5.2.‬ ‭Desejável‬ ‭experiência‬ ‭em‬ ‭HTML,‬ ‭CSS,‬ ‭JS,‬ ‭Python,‬ ‭Java,‬ ‭PHP,‬ ‭CakePHP,‬ ‭e‬
‭React.‬

‭ A CARGA HORÁRIA, DAS ATRIBUIÇÕES E DA REMUNERAÇÃO‬
D
‭5.1.‬ ‭A‬‭carga‬‭horária‬‭será‬‭de‬‭20‬‭(vinte)‬‭horas‬‭semanais,‬‭sendo‬‭04‬‭(quatro)‬‭horas‬‭diárias,‬‭podendo‬
‭ser‬ ‭no‬ ‭turno‬ ‭matutino‬ ‭(de‬ ‭7:00‬ ‭às‬ ‭11:00‬ ‭ou‬ ‭de‬‭09:00‬‭às‬‭13:00)‬‭ou‬‭vespertino‬‭(de‬‭13:00‬‭às‬
‭17:00 ou de 15:00 às 19:00) de forma presencial.‬
‭5.1.1.‬ ‭O‬‭horário‬‭de‬‭execução‬‭das‬‭atividades‬‭é‬‭definido‬‭pela‬‭necessidade‬‭do‬‭setor‬‭no‬‭ato‬
‭de convocação.‬
‭5.2.‬ ‭Os(As)‬ ‭bolsistas‬ ‭selecionados(as)‬ ‭por‬ ‭efeito‬ ‭deste‬ ‭Edital,‬ ‭sob‬ ‭supervisão‬ ‭dos(as)‬
‭servidores(as) do NTI, executarão as atribuições descritas a seguir:‬
‭5.2.1.‬ ‭Suporte:‬
‭5.2.1.1.‬ ‭Realizar‬ ‭trabalhos‬ ‭de‬ ‭instalação‬ ‭e‬ ‭configuração‬ ‭de‬ ‭computadores,‬
‭impressoras,‬ ‭equipamentos‬ ‭periféricos‬ ‭e‬ ‭outros‬ ‭dispositivos‬ ‭eletrônicos‬
‭diversos;‬
‭5.2.1.2.‬ ‭Realizar formatação de computadores, compartilhamento de impressoras;‬
‭5.2.1.3.‬ ‭Realizar‬ ‭administração‬ ‭de‬ ‭máquinas‬ ‭Windows‬ ‭e‬ ‭Linux,‬ ‭administração‬ ‭de‬
‭grupos de domínio e compartilhamento de pastas de rede;‬
‭5.2.1.4.‬ ‭Manutenção‬ ‭corretiva,‬ ‭manutenção‬ ‭preventiva‬ ‭e‬ ‭instalação‬ ‭de‬‭softwares‬‭em‬
‭máquinas da comunidade acadêmica;‬
‭5.2.1.5.‬ ‭Auxiliar na documentação de processos internos;‬
‭5.2.1.6.‬ ‭Auxiliar na gestão de ativos e acompanhamento de chamados;‬
‭5.2.1.7.‬ ‭Auxiliar a comunidade acadêmica através de suporte presencial e remoto;‬
‭5.2.1.8.‬ ‭Auxiliar‬ ‭os‬ ‭grupos‬ ‭de‬ ‭Rede‬ ‭e‬ ‭Desenvolvimento‬ ‭em‬ ‭caso‬ ‭de‬ ‭necessidade‬
‭interna;‬
‭5.2.1.9.‬ ‭Outras atribuições pertinentes a função.‬
‭5.2.2.‬ ‭Secretaria:‬
‭5.2.2.1.‬ ‭Atender a comunidade acadêmica de forma presencial ou por telefone.‬
‭5.2.2.2.‬ ‭Verificar e responder aos e-mails internos e externos.‬
‭5.2.2.3.‬ ‭Trabalhar em ferramentas de gestão de ativos e chamados.‬
‭5.2.2.4.‬ ‭Administrar solicitações/chamados abertos.‬
‭5.2.2.5.‬ ‭Manter comunicação com os diferentes setores do NTI.‬
‭5.2.2.6.‬ ‭Documentar processos internos.‬
‭5.2.2.7.‬ ‭Outras atribuições pertinentes à função.‬
‭5.2.3.‬ ‭Relacionamento Institucional, Compras e Contratos (RICC):‬
‭5.2.3.1.‬ ‭Atender‬ ‭às‬ ‭demandas‬ ‭do‬ ‭NTI,‬ ‭da‬ ‭área‬ ‭e‬ ‭aquelas‬ ‭atribuídas‬ ‭pelo(a)‬
‭Coordenador(a)‬ ‭da‬ ‭área,‬ ‭de‬ ‭forma‬ ‭presencial‬ ‭ou‬ ‭remota,‬ ‭por‬ ‭telefone‬ ‭e/ou‬
‭e-mail.‬
‭5.2.3.2.‬ ‭Realizar rotinas administrativas e atendimento ao cliente (interno e externo).‬
‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬
‭ .2.3.3.‬
5
‭5.2.3.4.‬

‭ .3.‬
5
‭5.4.‬
‭5.5.‬

‭6.‬

‭Verificar e responder aos e-mails internos e externos.‬
‭ anter‬‭comunicação‬‭com‬‭os‬‭diferentes‬‭setores‬‭do‬‭NTI‬‭caso‬‭seja‬‭necessário‬‭e‬
M
‭atribuído pelo(a) coordenador(a) da área.‬
‭5.2.3.5.‬ ‭Documentar processos internos.‬
‭5.2.3.6.‬ ‭Organizar e digitalizar documentos e processos internos.‬
‭5.2.3.7.‬ ‭Redação de documentos e processos internos.‬
‭5.2.3.8.‬ ‭Produção de relatórios e de planilhas de controle interno.‬
‭5.2.3.9.‬ ‭Realizar‬ ‭produção‬ ‭de‬ ‭matérias‬ ‭para‬ ‭divulgação‬ ‭de‬ ‭atividades‬ ‭gerais‬
‭realizadas pelo NTI/UFAL.‬
‭5.2.3.10.‬ ‭Elaborar‬‭documentos‬‭formais‬‭(ofícios,‬‭despachos,‬‭memorandos,‬‭editais,‬‭entre‬
‭outros),‬ ‭administrativos,‬ ‭financeiros,‬ ‭contábeis,‬ ‭elaboração‬ ‭de‬ ‭relatórios‬ ‭e‬
‭planilhas e na realização de pesquisa de preços de mercado.‬
‭5.2.3.11.‬ ‭Auxiliar em processos de licitações e na gestão de compras e contratações.‬
‭5.2.3.12.‬ ‭Realizar‬ ‭tarefas‬ ‭de‬ ‭processos‬ ‭e‬ ‭projetos‬ ‭em‬ ‭sistemas‬ ‭informatizados‬ ‭com‬
‭essa finalidade.‬
‭5.2.3.13.‬ ‭Outras atribuições pertinentes à função.‬
‭5.2.4.‬ ‭Redes e Infraestrutura - A.C. Simões, CECA (Rio Largo e Viçosa):‬
‭5.2.4.1.‬ ‭Monitorar o ambiente de rede e executar rotinas de administração.‬
‭5.2.4.2.‬ ‭Prestar‬ ‭suporte‬ ‭técnico‬ ‭aos‬ ‭usuários,‬ ‭bem‬ ‭como‬ ‭orientação‬ ‭quanto‬ ‭ao‬ ‭uso‬
‭dos recursos de rede.‬
‭5.2.4.3.‬ ‭Criar manuais e tutoriais técnicos ou de utilização dos recursos de rede.‬
‭5.2.4.4.‬ ‭Gerenciar‬ ‭ativos‬ ‭de‬ ‭rede,‬ ‭como‬ ‭Switches,‬ ‭Access‬ ‭Points,‬ ‭Wireless‬
‭Controllers, dentre outros.‬
‭5.2.4.5.‬ ‭Instalar e manter serviços de rede.‬
‭5.2.4.6.‬ ‭Implantar e manter a rede cabeada e sem fio.‬
‭5.2.4.7.‬ ‭Identificar e corrigir problemas na rede cabeada e sem fio.‬
‭5.2.4.8.‬ ‭Implantar,‬‭manter‬‭e‬‭remanejar‬‭ativos‬‭de‬‭rede,‬‭como‬‭Switches,‬‭Access‬‭Points,‬
‭extensores, telefones, dentre outros.‬
‭5.2.4.9.‬ ‭Executar procedimentos de segurança para ambiente de rede.‬
‭5.2.4.10.‬ ‭Outras atribuições pertinentes à função.‬
‭5.2.5.‬ ‭Desenvolvimento de Sistemas - A.C. Simões:‬
‭5.2.5.1.‬ ‭Atender a comunidade acadêmica de forma presencial, online ou por telefone.‬
‭5.2.5.2.‬ ‭Verificar e responder aos e-mails institucionais.‬
‭5.2.5.3.‬ ‭Trabalhar com ferramentas de gestão de chamados.‬
‭5.2.5.4.‬ ‭Criar e atualizar fluxos de processos.‬
‭5.2.5.5.‬ ‭Realizar a correção de softwares existentes.‬
‭5.2.5.6.‬ ‭Acompanhar‬ ‭as‬ ‭mudanças‬ ‭nos‬ ‭sistemas‬ ‭e‬ ‭avaliar‬ ‭as‬ ‭necessidades‬ ‭dos‬
‭usuários.‬
‭O valor mensal da bolsa é de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais).‬
‭O‬ ‭NTI/UFAL‬ ‭não‬ ‭se‬ ‭responsabilizará‬ ‭pelo‬ ‭transporte/locomoção‬ ‭e/ou‬ ‭alimentação‬ ‭dos‬
‭bolsistas.‬
‭Não será necessário o cadastro do plano de atividades do bolsista no SIPAC/SIGAA.‬
‭5.5.1.‬ ‭O‬‭controle‬‭das‬‭atividades‬‭desenvolvidas‬‭se‬‭dá‬‭através‬‭das‬‭ferramentas‬‭de‬‭gestão‬
‭de demandas do setor.‬

‭ AS INSCRIÇÕES‬
D
‭6.1.‬ ‭As inscrições são gratuitas.‬
‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬
‭6.2.‬

‭6.3.‬

‭6.4.‬

‭6.5.‬

‭6.6.‬

‭6.7.‬

‭6.8.‬
‭6.9.‬

‭6.10.‬
‭6.11.‬

‭6.12.‬

‭7.‬

‭ (A)‬‭candidato(a)‬‭terá‬‭direito‬‭a‬‭realizar‬‭apenas‬‭uma‬‭única‬‭inscrição‬‭neste‬‭Processo‬‭Seletivo.‬
O
‭Caso‬ ‭haja‬ ‭mais‬ ‭de‬ ‭uma‬ ‭inscrição‬ ‭de‬ ‭um‬ ‭mesmo‬ ‭CPF,‬ ‭apenas‬ ‭a‬ ‭última‬ ‭inscrição‬ ‭será‬
‭considerada.‬
‭A‬ ‭inscrição‬ ‭será‬ ‭realizada‬ ‭em‬ ‭02‬ ‭(duas)‬ ‭etapas‬ ‭constituídas‬ ‭de‬ ‭(1)‬ ‭inscrição‬ ‭no‬ ‭menu‬ ‭de‬
‭bolsas‬ ‭do‬ ‭SIGAA‬‭(ver‬‭ANEXO‬‭3‬‭-‬‭PASSO‬‭A‬‭PASSO‬‭PARA‬‭INSCRIÇÃO‬‭NO‬‭SIGAA‬‭)‬‭e‬‭(2)‬
‭inscrição no formulário simplificado com entrega de documentação comprobatória online.‬
‭6.3.1.‬ ‭O‬ ‭candidato‬ ‭que‬ ‭não‬ ‭realizar‬ ‭as‬ ‭duas‬ ‭etapas‬ ‭da‬ ‭inscrição,‬ ‭terá‬ ‭sua‬ ‭inscrição‬
‭considerada indeferida.‬
‭As‬ ‭inscrições‬ ‭poderão‬ ‭ser‬ ‭realizadas‬ ‭no‬ ‭período‬ ‭entre‬ ‭14h‬ ‭de‬ ‭24/02/2025‬ ‭e‬ ‭12h‬ ‭de‬
‭03/03/2025.‬
‭6.4.1.‬ ‭Em‬ ‭eventual‬ ‭caso‬ ‭de‬ ‭inscrições‬ ‭realizadas‬ ‭fora‬ ‭do‬ ‭período‬ ‭estipulado,‬ ‭estas‬
‭serão desconsideradas.‬
‭Após‬ ‭a‬ ‭inscrição‬ ‭na‬ ‭bolsa‬ ‭por‬ ‭meio‬‭do‬‭SIGAA,‬‭os(as)‬‭candidatos(as)‬‭deverão‬‭encaminhar,‬
‭por meio de formulário próprio disponibilizado no item 6.6, a seguinte documentação:‬
‭6.5.1.‬ ‭Cópia legível, frente e verso, de documento oficial de identificação com foto.‬
‭6.5.2.‬ ‭Comprovante‬ ‭atualizado‬ ‭e‬ ‭legível‬ ‭de‬ ‭que‬ ‭está‬ ‭matriculado(a)‬ ‭em‬ ‭curso‬‭técnico,‬
‭de graduação ou de pós-graduação na UFAL de acordo com o item 2.4.‬
‭6.5.3.‬ ‭Para‬ ‭quem‬ ‭possuir‬ ‭Certificado‬ ‭de‬ ‭curso‬ ‭Profissionalizante,‬ ‭apresentar‬ ‭cópia‬
‭legível.‬
‭6.5.4.‬ ‭Para quem possuir Diploma de Curso Técnico, apresentar cópia legível.‬
‭6.5.5.‬ ‭Para‬ ‭quem‬ ‭possuir‬ ‭Diploma‬ ‭ou‬‭Certificado‬‭de‬‭conclusão‬‭de‬‭curso‬‭Superior‬‭e/ou‬
‭Médio‬ ‭Técnico‬ ‭apresentar‬ ‭cópia‬ ‭legível.‬ ‭No‬ ‭caso‬ ‭de‬ ‭Certificado,‬ ‭apresentar‬ ‭cópia‬
‭legível juntamente com o histórico escolar.‬
‭6.5.6.‬ ‭Para‬ ‭quem‬ ‭possuir‬ ‭experiência‬ ‭profissional,‬ ‭apresentar‬ ‭cópia‬ ‭da‬ ‭Carteira‬ ‭de‬
‭Trabalho‬‭ou‬‭declaração‬‭da‬‭empresa‬‭legível‬‭em‬‭papel‬‭timbrado‬‭e‬‭com‬‭a‬‭assinatura‬‭do‬
‭responsável legal da empresa ou cópia da CTPS digital.‬
‭O‬ ‭envio‬ ‭da‬ ‭documentação‬ ‭citada‬ ‭no‬ ‭item‬ ‭6.5‬ ‭deve‬ ‭ser‬ ‭realizado‬ ‭por‬ ‭meio‬ ‭do‬ ‭formulário:‬
‭https://forms.gle/rALCtgbMSt2NC67r9‬‭.‬
‭6.6.1.‬ ‭Todos‬‭os‬‭documentos‬‭deverão‬‭ser‬‭anexados‬‭como‬‭um‬‭único‬‭arquivo‬‭em‬‭formato‬
‭pdf.‬
‭As‬ ‭cópias‬ ‭devem‬ ‭estar‬ ‭legíveis,‬ ‭de‬ ‭forma‬ ‭a‬ ‭não‬ ‭gerar‬ ‭dúvidas‬ ‭nas‬ ‭informações‬ ‭a‬ ‭serem‬
‭analisadas.‬‭Não‬‭serão‬‭considerados‬‭para‬‭efeito‬‭de‬‭pontuação‬‭os‬‭títulos‬‭que‬‭não‬‭estejam‬‭de‬
‭acordo com este procedimento.‬
‭Serão‬ ‭automaticamente‬ ‭eliminados(as)‬ ‭os(as)‬ ‭candidatos(as)‬ ‭que‬ ‭não‬ ‭apresentarem‬ ‭os‬
‭documentos listados nos subitens 6.5.1 e 6.5.2.‬
‭As‬ ‭informações‬ ‭prestadas‬ ‭pelo(a)‬ ‭candidato(a)‬ ‭durante‬ ‭a‬ ‭inscrição‬ ‭são‬ ‭de‬ ‭sua‬ ‭inteira‬
‭responsabilidade,‬ ‭sendo‬ ‭excluído‬ ‭do‬ ‭Processo‬ ‭de‬ ‭Seleção‬ ‭o(a)‬ ‭candidato(a)‬ ‭que‬ ‭fornecer‬
‭dados comprovadamente inverídicos.‬
‭Será‬ ‭nula‬ ‭a‬ ‭inscrição‬ ‭de‬ ‭candidato(a)‬ ‭que,‬ ‭por‬ ‭qualquer‬ ‭meio,‬ ‭faça‬ ‭uso‬ ‭de‬ ‭informação‬‭ou‬
‭documento falso para inscrição ou oculte informação ou fato relevante.‬
‭O‬ ‭NTI/UFAL‬ ‭não‬ ‭se‬ ‭responsabilizará‬ ‭por‬ ‭inscrição‬ ‭não‬ ‭recebida‬ ‭ou‬‭por‬‭inconsistência‬‭nos‬
‭arquivos‬ ‭recebidos‬ ‭por‬ ‭fatores‬ ‭de‬ ‭ordem‬ ‭técnica‬ ‭que‬ ‭prejudiquem‬ ‭os‬ ‭computadores‬ ‭ou‬
‭impossibilitem‬ ‭a‬ ‭transferência‬‭de‬‭dados‬‭-‬‭falhas‬‭de‬‭comunicação‬‭ou‬‭congestionamento‬‭das‬
‭linhas de comunicação.‬
‭O descumprimento das regras acima apontadas implicará no indeferimento da inscrição.‬

‭DA CLASSIFICAÇÃO‬
‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬
‭7.1.‬
‭7.2.‬

‭7.3.‬

‭A‬ ‭classificação‬ ‭do‬ ‭Processo‬ ‭Seletivo‬ ‭obedecerá‬ ‭à‬ ‭ordem‬ ‭decrescente‬ ‭do‬ ‭total‬ ‭de‬ ‭pontos‬
‭ btidos.‬
o
‭A nota final será composta de acordo com a seguinte fórmula:‬
‭7.2.1.‬ ‭Para todos os candidatos:‬
‭Resultado‬ ‭da‬ ‭Análise‬ ‭Curricular‬ ‭+‬ ‭Nota‬ ‭obtida‬ ‭na‬ ‭Entrevista‬ ‭=‬ ‭Nota‬ ‭final‬ ‭do(a)‬
‭candidato(a).‬
‭Em caso de empate‬‭, serão considerados ordenadamente‬‭os seguintes critérios:‬
‭7.3.1.‬ ‭Maior pontuação do item: Entrevista.‬
‭7.3.2.‬ ‭Maior‬‭pontuação‬‭do‬‭item:‬‭Experiência‬‭profissional‬‭(item‬‭8‬‭da‬‭respectiva‬‭tabela‬‭de‬
‭pontuação do Anexo II).‬
‭7.3.3.‬ ‭Maior Idade.‬

‭8.‬

‭DA ANÁLISE DE CURRÍCULO‬
‭ .1.‬ ‭Os(As)‬ ‭candidatos(as)‬ ‭inscritos(as)‬ ‭terão‬ ‭os‬ ‭currículos‬ ‭avaliados‬ ‭segundo‬ ‭os‬ ‭critérios‬
8
‭descritos no‬‭ANEXO 2 - CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DOS(AS)‬‭CANDIDATOS(AS)‬‭.‬
‭8.2.‬ ‭Os‬ ‭certificados,‬ ‭diplomas‬ ‭ou‬ ‭certidões‬ ‭apresentados‬ ‭fora‬ ‭do‬ ‭prazo‬ ‭e‬ ‭das‬ ‭condições‬
‭estabelecidas neste Edital não serão considerados para fins de análise.‬
‭8.3.‬ ‭A‬ ‭matrícula‬ ‭indicada‬ ‭no‬ ‭item‬ ‭1‬ ‭do‬ ‭ANEXO‬ ‭2‬ ‭-‬ ‭CRITÉRIO‬ ‭DE‬ ‭AVALIAÇÃO‬ ‭DOS(AS)‬
‭CANDIDATOS(AS)‬‭deve ser matrícula ativa na UFAL.‬
‭8.4.‬ ‭Irão‬ ‭compor‬ ‭a‬ ‭lista‬ ‭de‬ ‭classificados(as)‬ ‭para‬ ‭a‬ ‭próxima‬‭etapa‬‭os‬‭10‬‭candidatos‬‭com‬‭maior‬
‭pontuação,‬ ‭para‬ ‭cada‬ ‭área‬ ‭constante‬ ‭na‬ ‭TABELA‬ ‭1‬ ‭-‬ ‭QUADRO‬ ‭DE‬ ‭VAGAS‬ ‭POR‬
‭SUBSETOR DO NTI,‬‭em ordem decrescente da pontuação‬‭da análise de currículo.‬
‭8.4.1.‬ ‭Em caso de empate‬‭, serão considerados ordenadamente‬‭os seguintes critérios:‬
‭8.4.1.1.‬ ‭Maior‬‭pontuação‬‭do‬‭item:‬‭Experiência‬‭profissional‬‭(item‬‭8‬‭da‬‭respectiva‬‭tabela‬
‭de pontuação do Anexo II).‬
‭8.4.1.2.‬ ‭Maior Idade.‬

‭9.‬

‭ A ENTREVISTA‬
D
‭9.1.‬ ‭As entrevistas serão realizadas preferencialmente de forma presencial e individual.‬
‭9.2.‬ ‭Participarão das entrevistas todos os candidatos classificados de acordo com o item 8.4.‬
‭9.3.‬ ‭Os‬ ‭cronogramas‬ ‭das‬ ‭entrevistas‬ ‭serão‬ ‭disponibilizados‬ ‭no‬ ‭di‬‭a‬ ‭17/03/2025,‬ ‭bem‬ ‭como‬ ‭as‬
‭orientações gerais que deverão ser observadas pelos(as) candidatos(as).‬
‭9.4.‬ ‭Na‬ ‭entrevista,‬ ‭o(a)‬ ‭candidato(a)‬‭será‬‭solicitado(a)‬‭a‬‭apresentar,‬‭durant‬‭e‬‭5‬‭a‬‭10‬‭minutos,‬‭as‬
‭experiências‬ ‭mais‬ ‭importantes‬ ‭elencadas‬ ‭em‬ ‭seu‬ ‭currículo,‬ ‭sendo‬ ‭avaliados‬ ‭os‬
‭conhecimentos e habilidades específicas apresentados.‬
‭9.5.‬ ‭Os(As)‬ ‭avaliadores(as)‬ ‭realizarão‬ ‭perguntas‬ ‭a‬ ‭respeito‬ ‭do‬ ‭currículo‬ ‭e‬ ‭experiências‬ ‭do(a)‬
‭candidato(a)‬ ‭a‬ ‭fim‬ ‭de‬ ‭esclarecer‬ ‭possíveis‬ ‭dúvidas‬ ‭e‬ ‭avaliarem‬ ‭sua‬ ‭experiência‬‭real.‬‭Será‬
‭atribuída uma nota, de 0 (zero) a 10 (dez), a cada candidato(a) entrevistado(a).‬
‭9.6.‬ ‭O(A)‬‭candidato(a) não terá direito a solicitar nova‬‭data para sua entrevista.‬

‭10.‬

‭DOS RECURSOS‬
‭10.1.‬ ‭Os‬ ‭recursos‬ ‭para‬ ‭o‬ ‭resultado‬ ‭da‬ ‭inscrição‬ ‭e‬ ‭resultado‬ ‭preliminar‬ ‭da‬ ‭Análise‬ ‭Curricular‬
‭deverão‬
‭ser‬
‭interpostos‬
‭eletronicamente‬
‭no‬
‭endereço‬
‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬

‭10.2.‬
‭ 0.3.‬
1
‭10.4.‬

‭https://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsistas-nti-1-2025‬‭, no‬‭dia 12/03/2025‬‭.‬
‭10.1.1.‬‭No‬ ‭recurso‬ ‭de‬ ‭Análise‬ ‭Curricular‬ ‭não‬ ‭serão‬ ‭aceitos‬ ‭novos‬ ‭documentos,‬ ‭nem‬
‭correções de documentos já enviados.‬
‭Os‬ ‭recursos‬ ‭para‬ ‭o‬ ‭resultado‬‭preliminar‬‭da‬‭Entrevista‬‭deverão‬‭ser‬‭interpostos‬‭no‬‭endereço‬
‭eletrônico‬‭https://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsistas-nti-1-2025‬‭,‬‭no dia 29/‬‭03/2025‬‭.‬
‭Recursos inconsistentes ou incompletos serão indeferidos.‬
‭Não serão aceitos pedidos de recursos via fax, correio eletrônico, postal ou presencial.‬

‭11.‬

‭ OS RESULTADOS‬
D
‭11.1.‬ ‭Os resultados e demais informações sobre o presente processo seletivo serão divulgados no‬
‭link‬‭https://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsistas-nti-1-2025‬‭,‬‭conforme o‬‭ANEXO 1 -‬
‭CRONOGRAMA DA SELEÇÃO‬‭.‬
‭11.2.‬ ‭O resultado preliminar da análise de currículo e inscrição será divulgado no dia‬‭11/03/2025‬‭.‬
‭11.3.‬ ‭O resultado dos recursos para a análise de currículo será divulgado no dia‬‭14/03/2025‬‭.‬
‭11.4.‬ ‭O resultado definitivo da análise de currículo será divulgado no dia‬‭14/03/2025‬‭.‬
‭11.5.‬ ‭O resultado preliminar das entrevistas será divulgado no dia‬‭28/03/2025‬‭.‬
‭11.6.‬ ‭O resultado dos recursos das entrevistas será divulgado no dia‬‭03/04/2025‬‭.‬
‭11.7.‬ ‭O resultado definitivo das entrevistas será divulgado no dia‬‭04/04/2025‬‭.‬

‭12.‬

‭ O RESULTADO FINAL‬
D
‭12.1.‬ ‭O‬ ‭Resultado‬ ‭Final‬ ‭do‬‭Processo‬‭Seletivo‬‭será‬‭divulgado‬‭na‬‭data‬‭provável‬‭de‬ ‭04/04/2025‬ ‭no‬
‭endereço eletrônico‬‭https://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsistas-nti-1-2025‬‭.‬

‭13.‬

‭ AS DISPOSIÇÕES FINAIS‬
D
‭13.1.‬ ‭O(A)‬ ‭candidato(a)‬ ‭convocado(a)‬ ‭para‬ ‭assumir‬ ‭a‬ ‭vaga‬ ‭será‬ ‭submetido(a)‬ ‭a‬ ‭avaliação‬ ‭de‬
‭desempenho‬ ‭conforme‬ ‭disposto‬ ‭nas‬ ‭condições‬ ‭do‬ ‭termo‬ ‭de‬ ‭compromisso‬‭,‬ ‭em‬ ‭que‬ ‭serão‬
‭observadas as frequências individuais.‬
‭13.2.‬ ‭Os casos omissos a este Edital serão tratados pela Direção do NTI/UFAL.‬

‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬

‭ANEXO 1 - CRONOGRAMA DA SELEÇÃO‬
‭ATIVIDADE‬

‭Período de Inscrições.‬

‭DATA‬

‭de 24/02/2025 a 03/03/2025‬

‭Divulgação‬‭do‬‭resultado‬‭preliminar‬‭da‬‭análise‬‭de‬‭currículo‬‭e‬
i‭nscrição.‬

‭11/03/2025‬

‭Período de recebimento de recursos da análise de currículo.‬

‭12/03/2025‬

‭Resultado dos recursos da análise de currículo.‬

‭14/03/2025‬

‭Resultado definitivo da análise de currículo.‬

‭14/03/2025‬

‭Divulgação do cronograma de entrevistas.‬

‭17/03/2025‬

‭Entrevista com os(as) candidatos(as) classificados(as).‬

‭de 24 a 28/03/2025‬

‭Resultado preliminar da entrevista.‬

‭28/03/2025‬

‭Período de recursos da entrevista.‬

‭29/03/2025‬

‭Resultado dos recursos da entrevista.‬

‭03/04/2025‬

‭Resultado definitivo da entrevista.‬

‭04/04/2025‬

‭Resultado final do processo seletivo.‬

‭04/04/2025‬

‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬

‭ANEXO 2 - CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DOS(AS) CANDIDATOS(AS)‬
‭1. Para área de Suporte:‬
‭Cod‬

‭Critério‬

‭Pontuação por‬
‭certificado/diploma‬

‭Pontuação‬
‭Máxima‬

‭1‬

‭ atriculado(a) em curso nas áreas de:‬
M
‭Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias.‬

‭2‬

‭2‬

‭2‬

‭ iploma de curso de pós graduação‬
D
‭stricto sensu na área de Ciências Exatas‬
‭e da Terra ou Engenharias.‬

‭3‬

‭3‬

‭3‬

‭ iploma de curso de pós graduação lato‬
D
‭sensu (especialização) na área de‬
‭Ciências Exatas e da Terra ou‬
‭Engenharias.‬

‭2‬

‭2‬

‭4‬

‭ iploma de curso de graduação nas‬
D
‭áreas de: Ciências Exatas e da Terra ou‬
‭Engenharias.‬

‭2‬

‭2‬

‭5‬

‭ iploma de curso de graduação nas demais‬
D
‭áreas.‬

‭1‬

‭1‬

‭6‬

‭ iploma de ensino médio integrado com curso‬
D
‭técnico em Informática ou Eletrônica.‬

‭2‬

‭2‬

‭7‬

‭ iploma de ensino médio integrado com curso‬
D
‭técnico nas demais áreas.‬

‭1‬

‭1‬

‭8‬

‭ ertificado de curso técnico, de no mínimo‬
C
‭20h, nas áreas de: Ciências Exatas e da‬
‭Terra ou Engenharias.(0,2 ponto por‬
‭certificado).‬

‭0,2‬

‭3‬

‭9‬

‭ xperiência profissional na área de‬
E
‭Informática ou Eletrônica.‬
‭(1 ponto por cada período de seis meses‬
‭comprovado por cópia da Carteira de Trabalho‬
‭ou declaração da empresa legível em papel‬
‭timbrado e com a assinatura do responsável‬
‭legal da empresa ou CTPS digital).‬

‭1‬

‭6‬

‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬

‭2. Para a área de Secretaria:‬
‭Cod‬

‭Critério‬

‭Pontuação‬

‭Pontuação‬
‭Máxima‬

‭1‬

‭ atriculado(a) em cursos nas áreas de:‬
M
‭Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou‬
‭Linguística, Letras e Artes.‬

‭2‬

‭2‬

‭2‬

‭ iploma de curso de pós graduação‬
D
‭stricto sensu na área de: Humanas,‬
‭Ciências Sociais Aplicadas ou Linguística,‬
‭Letras e Artes‬

‭3‬

‭3‬

‭3‬

‭ iploma de curso de pós graduação lato‬
D
‭sensu (especialização) na área de:‬
‭Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou‬
‭Linguística, Letras e Artes‬

‭2‬

‭2‬

‭4‬

‭ iploma de curso de graduação nas áreas‬
D
‭de: Humanas, Ciências Sociais Aplicadas‬
‭ou Linguística, Letras e Artes.‬

‭2‬

‭2‬

‭5‬

‭ iploma de curso de graduação nas demais‬
D
‭áreas.‬

‭1‬

‭1‬

‭6‬

‭ iploma de Curso Técnico, de no mínimo‬
D
‭800h, nas áreas de: Administração,‬
‭Logística, Qualidade ou Recursos‬
‭Humanos. (2 pontos por diploma).‬

‭2‬

‭2‬

‭7‬

‭ ertificado de curso profissionalizante, de‬
C
‭no mínimo 20h, nas áreas de: Comércio,‬
‭Educação, Gestão, Logística ou‬
‭Informática. (0,2 ponto por certificado).‬

‭0,2‬

‭3‬

‭8‬

‭ xperiência profissional nas áreas de:‬
E
‭Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou‬
‭Linguística, Letras e Artes. (1 ponto por cada‬
‭período de seis meses comprovado por cópia‬
‭da Carteira de Trabalho ou declaração da‬
‭empresa legível em papel timbrado e com a‬
‭assinatura do responsável legal da empresa).‬

‭1‬

‭6‬

‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬

‭3. Para área de Relacionamento Institucional, Compras e Contratos (RICC):‬
‭Cod‬

‭Critério‬

‭Pontuação por‬
‭certificado/diploma‬

‭Pontuação‬
‭Máxima‬

‭1‬

‭ atriculado(a) em curso de: Administração,‬
M
‭Ciências Contábeis, Direito, Economia e‬
‭Jornalismo.‬

‭4‬

‭4‬

‭2‬

‭2‬

‭3‬

‭ iploma de curso de pós graduação‬
D
‭stricto sensu na área de Humanas,‬
‭Ciências Sociais Aplicadas ou‬
‭Linguística, Letras e Artes.‬

‭3‬

‭3‬

‭4‬

‭ iploma de curso de pós graduação lato‬
D
‭sensu (especialização) na área de‬
‭Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou‬
‭Linguística, Letras e Artes.‬

‭2‬

‭2‬

‭5‬

‭ iploma de curso de graduação nas‬
D
‭áreas de: Administração, Ciências‬
‭Contábeis, Direito, Economia e‬
‭Jornalismo.‬

‭2‬

‭2‬

‭6‬

‭ iploma de curso de graduação nas demais‬
D
‭áreas.‬

‭1‬

‭1‬

‭7‬

‭ iploma de Curso Técnico, de no mínimo‬
D
‭800h, nas áreas de: Administração, Logística,‬
‭Qualidade ou Recursos Humanos.‬

‭2‬

‭2‬

‭8‬

‭ ertificado de curso profissionalizante, de no‬
C
‭mínimo 20h, nas áreas de: Comércio,‬
‭Educação, Gestão, Logística ou Informática.‬
‭(0,2 ponto por certificado).‬

‭0,2‬

‭3‬

‭9‬

‭ xperiência profissional nas áreas de:‬
E
‭Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou‬
‭Linguística, Letras e Artes. (1 ponto por cada‬
‭período de seis meses comprovado por cópia‬
‭da Carteira de Trabalho ou declaração da‬
‭empresa legível em papel timbrado e com a‬
‭assinatura do responsável legal da empresa ou‬
‭CTPS digital).‬

‭1‬

‭6‬

‭2‬

‭Matriculado(a) em curso nas demais áreas.‬

‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬

‭4. Para a área de Redes e Infraestrutura:‬
‭Cod‬

‭Critério‬

‭Pontuação por‬
‭certificado/diploma‬

‭Pontuação‬
‭Máxima‬

‭1‬

‭ atriculado(a) em curso nas áreas de:‬
M
‭Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias.‬

‭4‬

‭4‬

‭2‬

‭Matriculado(a) em curso nas demais áreas.‬

‭2‬

‭2‬

‭3‬

‭ iploma de curso de graduação‬
D
‭concluído nas áreas de: Ciências Exatas‬
‭e da Terra ou Engenharias.‬

‭5‬

‭5‬

‭4‬

‭ iploma de curso de graduação nas demais‬
D
‭áreas.‬

‭3‬

‭3‬

‭5‬

‭ iploma de ensino médio integrado com curso‬
D
‭técnico em Informática ou Eletrônica.‬

‭2‬

‭2‬

‭6‬

‭ iploma de ensino médio integrado com curso‬
D
‭técnico nas demais áreas.‬

‭1‬

‭1‬

‭7‬

‭ ertificado de curso técnico, de no mínimo‬
C
‭20h, nas áreas de: Ciências Exatas e da‬
‭Terra ou Engenharias.(0,2 ponto por‬
‭certificado).‬

‭0,2‬

‭3‬

‭8‬

‭ xperiência profissional na área de‬
E
‭Informática ou Eletrônica.‬
‭(0,5 ponto por cada período de seis meses‬
‭comprovado por cópia da Carteira de Trabalho‬
‭ou declaração da empresa legível em papel‬
‭timbrado e com a assinatura do responsável‬
‭legal da empresa).‬

‭0,5‬

‭3‬

‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬

‭5. Para a área de Desenvolvimento de Sistemas:‬
‭Cod‬

‭Critério‬

‭Pontuação por‬
‭certificado/diploma‬

‭Pontuação‬
‭Máxima‬

‭1‬

‭ atriculado(a) em curso nas áreas de:‬
M
‭Ciências Exatas e da Terra, Sistema de‬
‭Informação ou Engenharias.‬

‭4‬

‭4‬

‭2‬

‭Matriculado(a) em curso nas demais áreas.‬

‭2‬

‭2‬

‭3‬

‭ iploma de curso de graduação‬
D
‭concluído nas áreas de: Ciências Exatas‬
‭e da Terra, Sistema de Informação ou‬
‭Engenharias.‬

‭5‬

‭5‬

‭4‬

‭ iploma de curso de graduação nas demais‬
D
‭áreas.‬

‭3‬

‭3‬

‭5‬

‭ iploma de ensino médio integrado com curso‬
D
‭técnico em Informática.‬

‭2‬

‭2‬

‭6‬

‭ iploma de ensino médio integrado com curso‬
D
‭técnico nas demais áreas.‬

‭1‬

‭1‬

‭7‬

‭ ertificado de curso técnico, de no mínimo‬
C
‭20h, nas áreas de: Ciências Exatas e da‬
‭Terra, Sistema de Informação ou‬
‭Engenharias. (0,2 ponto por certificado).‬

‭0,2‬

‭3‬

‭8‬

‭ xperiência profissional na área de‬
E
‭Informática ou WebDesigner.‬
‭(0,5 ponto por cada período de seis meses‬
‭comprovado por cópia da Carteira de Trabalho‬
‭ou declaração da empresa legível em papel‬
‭timbrado e com a assinatura do responsável‬
‭legal da empresa).‬

‭0,5‬

‭3‬

‭Link de referência para as áreas de conhecimento‬‭http://lattes.cnpq.br/web/dgp/anexos‬‭.‬

‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬

‭ANEXO 3 - PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO SIGAA‬
‭ ste‬‭documento‬‭tem‬‭por‬‭objetivo‬‭auxiliar‬‭os‬‭(as)‬‭discentes‬‭que‬‭tenham‬‭interesse‬‭em‬‭participar‬‭das‬‭seleções‬
E
‭para bolsista do NTI. Para se inscrever‬‭é necessário‬‭:‬
‭1.‬ ‭Ter se registrado no cadastro único‬‭. Acesse para‬‭saber como se registrar:‬
‭https://ufal.br/sig/sigaa/manuais/assistencia-estudantil-01/manual-discente-adesao-ao-cadastro-‬
‭unico-1‬‭).‬
‭2.‬ ‭Registrar interesse pela bolsa do NTI‬‭:‬
‭●‬ ‭Acesse o SIGAA em‬‭https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/‬‭e clique na opção de‬‭Oportunidades de Bolsa‬
‭dentro do menu‬‭Bolsas‬‭.‬

‭ a‬‭tela‬‭seguinte,‬‭selecione‬‭o‬‭tipo‬‭de‬‭bolsa‬‭“APOIO‬‭TÉCNICO".‬‭Não‬‭é‬‭recomendado‬‭marcar‬‭nem‬
‭●‬ N
‭preencher as opções extras que aparecerão. Clique em Buscar.‬

‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬
‭ erão‬ ‭listadas‬ ‭todas‬ ‭as‬ ‭oportunidades‬ ‭de‬ ‭bolsas‬ ‭que‬ ‭estão‬ ‭disponíveis‬‭para‬‭a‬‭categoria‬‭apoio‬
‭●‬ S
‭técnico.‬‭Procure‬‭a‬‭bolsa‬‭que‬‭lhe‬‭interessa‬‭e‬‭clique‬‭no‬‭botão‬‭“Cadastrar‬‭Interesse“‬‭referente‬‭a‬‭ela.‬

‭●‬ A
‭ o clicar em cadastrar interesse, se o discente não tiver se registrado no cadastro único, ele será‬
‭redirecionado para realizá-lo. Quando o discente finalizar o cadastro (ou se ele já tiver se‬
‭registrado previamente no cadastro único), ele irá para a tela de inscrição. Preencha o pequeno‬
‭formulário disponível e clique em “Inscrever-se”.‬

‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬
‭●‬ N
‭ este momento o sistema deverá redirecionar para a tela inicial com a seguinte mensagem de‬
‭êxito.‬

‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬

‭ INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO‬
M
‭UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS‬
‭NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO‬
‭ANEXO 4 - COMO CRIAR E-MAIL INSTITUCIONAL‬

‭1.‬ ‭Acesse o link‬‭perfil.ufal.br‬‭- a tela de login passa‬‭a ser a da Central de Autenticação da Ufal.‬
‭2.‬ ‭Para acesso‬‭- digite seu CPF e a senha.‬
‭3.‬ ‭Acesso‬‭permitido‬‭-‬‭se‬‭seu‬‭acesso‬‭tiver‬‭sido‬‭permitido‬‭com‬‭a‬‭senha‬‭acima,‬‭abaixo‬‭do‬‭seu‬‭nome,‬
‭na‬‭parte‬‭"endereços‬‭de‬‭e-mail",‬‭aparecerá‬‭a‬‭mensagem‬‭"‬‭Solicite‬‭seu‬‭e-mail‬‭institucional‬‭aqui".‬‭Ao‬
‭clicar no link em azul "aqui", automaticamente será criado o seu e-mail institucional.‬
‭4.‬ ‭Acesso‬ ‭não‬ ‭permitido‬ ‭-‬ ‭Clique‬ ‭no‬ ‭link‬ ‭"Esqueceu‬ ‭a‬ ‭senha?"‬ ‭para‬ ‭que‬ ‭os‬ ‭procedimentos‬‭de‬
‭redefinição da senha sejam enviados ao e-mail do usuário.‬
‭5.‬ ‭Clicar‬ ‭no‬ ‭link‬ ‭recebido‬ ‭no‬ ‭e-mail‬‭.‬ ‭Este‬ ‭link‬ ‭possibilita‬ ‭a‬ ‭criação‬ ‭de‬ ‭uma‬ ‭nova‬ ‭senha.‬ ‭Foi‬
‭constatado‬ ‭que‬ ‭muitos‬ ‭usuários‬ ‭clicaram‬ ‭no‬ ‭"Esqueceu‬‭a‬‭senha?"‬‭mas‬‭nunca‬‭acessaram‬‭o‬‭link‬
‭enviado para o e-mail, permanecendo sem acesso. Em caso de e-mail desatualizado:‬
‭a.‬ ‭Caso‬ ‭seu‬ ‭e-mail‬ ‭secundário‬ ‭no‬‭cadastro‬‭esteja‬‭em‬‭desuso‬‭ou‬‭inválido,‬‭entre‬‭em‬‭contato‬
‭com‬ ‭o‬ ‭DRCA‬ ‭(‭m
‬ atricula@drca.ufal.br‬ ‭ou‬ ‭crca@arapiraca.ufal.br),‬ ‭anexando‬ ‭sempre‬ ‭um‬
‭documento de identificação original de validade nacional.‬
‭6.‬ ‭Caso‬ ‭consiga‬ ‭acessar‬ ‭diretamente‬ ‭através‬ ‭do‬ ‭passo‬ ‭3,‬ ‭após‬ ‭criação‬ ‭de‬ ‭seu‬ ‭e-mail‬
‭institucional, você deve alterar a senha, para fins de sincronização.‬
‭ ‬ ‭senha‬ ‭utilizada‬ ‭para‬ ‭acesso‬ ‭ao‬ ‭e-mail‬ ‭será‬ ‭a‬ ‭mesma‬ ‭para‬ ‭acesso‬ ‭aos‬ ‭demais‬ ‭sistemas‬ ‭da‬
A
‭UFAL (SIGAA, SieWeb, AVA etc).‬

‭Ca mpus A. C. Si mões – Av. Louri va l Mel o Mota , s /n, Ci da de Uni vers i tá ri a – Rei tori a – CEP: 57072-900 – Ma cei ó/AL‬
‭Tel efone: (82) 3214-1015 – e-ma i l :‬‭a tendi mento@nti.ufa l .br‬
‭h ttp://www.ufa l .edu.br/nti‬