Edital NTI-UFAL 01/2021 retificado em 13/10/2021
EDITAL DE BOLSISTAS NTI Nº 01_2021 - retificado 13-10.pdf
Documento PDF (326.9KB)
Documento PDF (326.9KB)
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
EditalNº01/2021
PROCESSOSELETIVOSIMPLIFICADOPARASELEÇÃODEBOLSISTAS
Editalretificadoem06/10/2021
Editalretificadoem07/10/2021
Editalretificadoem13/10/2021
ONúcleodeTecnologiadaInformaçãodaUniversidadeFederaldeAlagoas–NTI/UFALtornapúblicoo
processo de seleção simplificado para preenchimentodevagasecadastrotemporáriodebolsistasdo
NTI.Operíododeinscriçõeséde4a11ede14a20deOutubrode2021.
1.
DASDISPOSIÇÕESPRELIMINARES
1.1.
O Processo Seletivo será de responsabilidade do Núcleo de Tecnologia daInformaçãoda
UniversidadeFederaldeAlagoas–NTI/UFAL.
1.2.
O Processo Seletivo Simplificado será realizado em 02 (duas) etapas constituídas de (1)
análisedecurrículoe(2)entrevistapresencialouprovapráticapresencialdeacordocomos
itens9.2e10.2.
1.3.
Aclassificaçãoobedeceráàordemdecrescentedepontuaçãodo(a)candidato(a).
1.4.
Esta seleção terá a validade de 12 (doze) meses a contar da data de publicação do
resultado final, podendo ser prorrogada, uma única vez, por 6 (seis) meses, para fins de
convocaçãodecandidatos(as)classificados(as).
1.5.
O exercício da atividade é TEMPORÁRIO e SEM VÍNCULOEMPREGATÍCIOdequalquer
natureza.
1.6.
Os(As) aprovados(as) serão convocados(as) observando-se a ordem de classificação e
medianteanecessidadeeaconveniênciadaAdministraçãoPública.
1.7.
OsitensdesteEditalpoderãosofrereventuaisretificações,atualizaçõesouacréscimosque
serão publicados no endereço eletrônico: https://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsis
tas-nti-1-2021.
1.8.
Todos os horários mencionados neste Edital referem-se ao horário local do Estado de
Alagoas.
1.9.
Ainscriçãodo(a)candidato(a)implicaráaaceitaçãodasnormascontidasnesteEdital.O(A)
candidato(a) que deixar de atender às normas aqui estabelecidas será eliminado(a) do
certame.
1.10.
O(A) candidato(a) aprovado(a) neste processo seletivo e convocado(a) pelo NTI para
preenchimento de vaga abertadebolsistapoderápermanecercomvínculoporumperíodo
de 12 (doze) meses contados da assinatura do termo de compromisso, podendo ser
prorrogado por mútuo acordo entre as partes - mediante termo de prorrogação por igual
período-acritériodoNTI.
1.10.1. O(A) candidato(a) convocado(a) deverá assinar o termo de compromisso ao
entrar em exercício e será submetido(a) ao controleeacompanhamentodeacordo
comascondiçõesestabelecidasnodocumento.
1.10.2. A permanência do(a) bolsista no NTI estará vinculada ao cumprimento das
condiçõesestabelecidasnotermodecompromisso.
1.11.
O(A)candidato(a)deverátere-mailinstitucionaldaUFALparaparticipardesteprocessode
seleção.VerA
NEXO4-COMOCRIARE-MAILINSTITUCIONAL.
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
2.
DOSREQUISITOSGERAISDO(A)CANDIDATO(A)
2.1.
Ter se inscrito no processo seletivo através do sistema SIGAA. VerANEXO3-PASSOA
PASSOPARAINSCRIÇÃONOSIGAA.
2.2.
Tersubmetidodocumentaçãonoformuláriobásicodeinscriçãodo(a)candidato(a),indicado
noitem6.6
2.3.
CumprirasdeterminaçõesdesteEditaledeoutrosdispositivoslegaisaestevinculados.
2.4.
Ser aluno(a) de curso de graduação da UFAL vinculado ao Campus A. C. Simões ou
CampusDelzaGitaídestaUniversidade.
2.5.
Estar regularmente matriculado(a), comprovando o vínculo com a universidade e não ser
beneficiário(a) de nenhum outro tipo de bolsapagaporprogramasoficiaisnomomentoda
assinaturadotermodecompromisso.
2.6.
Estar cursando até, no máximo, o 7° (sétimo) período no momento em que ocorrer a
assinaturadotermodecompromisso.
2.6.1. Oitem2.6nãoseaplicaparaasvagasdossetoresdeCentraldeAtendimentoao
Usuário, Desenvolvimento de Sistemas, Desenvolvimento de Sistemas/Design,
Redes,R
elacionamentoInstitucionalCompraseContratoseInfraestruturaeSuporte.
2.7.
Nãoserservidor(a)públicofederal,estadualoumunicipal.
2.8.
Nãotersidodemitido(a)doserviçopúblicofederal,estadualoumunicipalemconsequência
de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço público), observados os
prazosd
efinidosemlegislaçãoespecífica.
2.9.
Terdisponibilidadede20horasporsemana,emturnodefinidonaTABELA1-QUADRODE
VAGASPORSUBSETORDONTI,item3desteedital,paradesenvolvimentodasatividades
laborais.
3.
DASVAGAS
3.1.
EsteProcessodeSeleçãodeBolsistasabrangeráasvagas,ossubsetoreseturnosabaixo:
TABELA1-QUADRODEVAGASPORSUBSETORDONTI
SubsetordoNTI
Vagasdisponíveisporturno
Manhã
Tarde
CentraldeAtendimentoaoUsuário
1
CR
DesenvolvimentodeSistemas
2
CR
DesenvolvimentodeSistemas/Design
CR
1
RedeseInfraestrutura
1
3
CR
CR
Secretaria
CR
CR
Suporte
1
CR
Relacionamento
CompraseContratos
Institucional
CR=Cadastrodereserva
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
3.2.
3.3.
3.4.
Nãohavendodisponibilidadedevagaparainícioimediato,seráadmitidaainscriçãoatítulo
de Cadastro de Reserva (CR), ficando a convocação condicionada à disponibilidade de
vagas.
As vagas ofertadas neste edital atenderão apenas ao NTI localizado no Campus A.C.
Simões(Maceió/AL).
ÉfacultadoaoNTIremanejaro(a)bolsista,apósingresso,paraoutraárea.
4.
DOSCONHECIMENTOSDESEJÁVEISPORÁREA/SUBSETOR
4.1.
São considerados conhecimentos desejáveis para a área de Central de Atendimento ao
Usuário, R
elacionamentoInstitucionalCompraseContratose
Secretaria:
4.1.1. Experiência em rotinas administrativas, atendimento ao cliente (interno e
externo),relacionamentointerpessoal.
4.1.2. Experiência de uso dos principais softwares de escritório do mercado: Pacote
Office,LibreOffice,Googledocseprincipaisb
rowsersd
omercado.
4.1.3. Experiênciaemorganizarearquivardocumentosmanuaiseeletrônicos.
4.1.4. Experiênciaemelaboraçãodeeditais,cotaçõesdepreçosdemercado.
4.1.5. Experiência com redação dedocumentosadministrativos,contábeis,elaboração
derelatórioseplanilhas.
4.1.6. Experiênciadetrabalhoemórgãospúblicos.
4.1.7. Experiênciaemferramentasdegestãodeprocessos.
4.2.
São considerados conhecimentos desejáveis para a área de Desenvolvimento de
Sistemas:
4.2.1. Experiência em planejamento, análise, modelagem e desenvolvimento de
softwaresbemcomoexperiênciaemlinguagenseambientesdeprogramação.
4.2.2. ExperiênciaemHTML,CSS,JS,Python,Java,PHP,CakePHP,eReact.
4.3.
São considerados conhecimentos desejáveis para a área de Desenvolvimento de
Sistemas/Design:
4.3.1. Experiêncianautilizaçãodeferramentasdedesign(photoshop,illustrator,figma,
CorelDraw,etc).
4.3.2. NoçõesdeUX/UI ededesenvolvimentoweb(HTML,CSSeJavascript).
4.4.
Sãoconsideradosconhecimentosdesejáveisp
araaáreadeR
edeseInfraestrutura:
4.4.1. Redesdecomputadores.
4.4.1.1.
Conhecimento básico de topologias e protocolos de enlace (IEEE 802.3 -
Ethernet,FastEtherneteGigabitEthernet;ARP,IEEE802.1q,IEEE802.1xe
IEEE802.11a/b/g/n/ac/ax).
4.4.1.2.
Conhecimento de meios de transmissão físicos (par trançado, coaxial, fibra
óticaesemfio).
4.4.1.3.
Cabeamentoestruturado.
4.4.1.4.
ModelosdereferênciaOSIeTCP/IP.
4.4.1.5.
ProtocolosdetransporteTCPeUDP.
4.4.1.6.
ProtocoloIP:formato,endereçamento,sub-rede,ARPeICMP.
4.4.1.7.
ConceitosdoprotocoloSNMP.
4.4.1.8.
Conceitos e diferenciação de ativos de redes: HUBs, switches, roteadores,
dentreoutros.
4.4.2. NoçõesdeSegurançadaInformação.
4.4.2.1.
Conceitosdesegurançafísicaelógica.
4.4.2.2.
Vulnerabilidades,ameaçaseriscosaambientescomputacionais.
4.4.2.3.
Prevençãoetratamentodeincidentes.
4.4.2.4.
Dispositivosdesegurança:firewallep
roxies.
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
4.5.
4.4.2.5.
ConceitosdeVPN.
4.4.2.6.
ListasdeAcesso(ACLs)emecanismosdeautenticação.
4.4.2.7.
Assinaturadigitalecertificadosdigitais(SSL).
4.4.2.8.
Conceitosdecriptografiasimétricaeassimétrica.
4.4.2.9.
Sistemasdedetecçãoeprevençãodeintrusão-IDS/IPS.
4.4.2.10.
Softwaresmaliciosos(vírus,worms,trojans,spywares,rootkit,etc).
4.4.2.11.
Hardening.
4.4.3. SistemasOperacionaiseServiços.
4.4.3.1.
Noções sobre instalação e administração de sistemas operacionais e
serviços.
4.4.3.2.
Utilização dos sistemas operacionais Windows e Linuxpormeiodalinhade
comandos(terminal).
4.4.3.3.
Configuração do sistema operacional para conectividade TCP/IP em
ambientesMicrosoftWindowseGNU/Linux.
4.4.3.4.
Linguagensdes cripting( BAT,PowershelleBash).
4.4.3.5.
ServidoresMicrosoftWindowseGNU/Linux.
4.4.3.6.
Configuração e gerenciamento de serviços DNS (BIND), DHCP (ISC),
PROXY(SQUID),WEB(ApacheeNginx),OpenSSHeNetfilter/Iptables.
4.4.3.7.
Configuração e gerenciamento de serviço de controle de acesso a internet
comCaptivePortal.
4.4.3.8.
Implantação da ferramenta de monitoramento Zabbix (componentes server,
proxye
a
gent).
4.4.3.9.
Conceitosdevirtualização.
4.4.3.10.
Conceitossobrearmazenamentosdedados,RAIDeLVM
4.4.4. AmbienteOperacionalCorporativo
4.4.4.1.
ConceitosdeServiçosdeDiretório.
4.4.4.2.
ConfiguraçãoegerenciamentodoserviçodediretórioLDAP.
4.4.4.3.
Monitoramentodeativoseserviçosderedes.
4.4.4.4.
Conceitosdecópiasdesegurança(backup).
4.4.5. ConvergênciadeRede
4.4.5.1.
ConceitosdevozsobreIP(VoIPeTelefoniaIP).
4.4.5.2.
ConfiguraçãoegerenciamentodoserviçoVoIPAsterisk.
4.4.5.3.
Conceitosdevideoconferência.
Sãoconsideradosconhecimentosdesejáveisp
araaáreadeS
uporte:
4.5.1. Manutençãodecomputadoreseimpressoras.
4.5.2. Administraçãoderedesdecomputadores.
4.5.3. AdministraçãodesistemasWindowseLinux.
4.5.4. Ferramentasdeescritório:Office,LibreOffice,GSuite.
4.5.5. Noçõessobrecriptografiaecertificadosdigitais.
4.5.6. Conhecimentobásicosobreeletricidadeecomponenteseletrônicos.
5.
DACARGAHORÁRIA,DASATRIBUIÇÕESEDAREMUNERAÇÃO
5.1.
Acargahoráriaseráde20(vinte)horassemanais,sendo04(quatro)horasdiárias,podendo
ser no turno matutino (de7:00às13:00)ouvespertino(de13:00às19:00)-presencialou
remoto.
5.2.
Os(As) bolsistas selecionados(as) por efeito deste Edital, sob supervisão dos(as)
servidores(as)doNTI,executarãoasatribuiçõesdescritasaseguir:
5.2.1. CentraldeAtendimentoaoUsuário:
5.2.1.1.
Atenderacomunidadeacadêmicadeformapresencialouportelefone.
5.2.1.2.
Verificareresponderaose-mailsinternoseexternos.
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
5.2.1.3.
Trabalharemferramentasdegestãodeativosechamados.
5.2.1.4.
Administrarsolicitações/chamadosabertos.
5.2.1.5.
MantercomunicaçãocomosdiferentessetoresdoNTI.
5.2.1.6.
Documentarprocessosinternos.
5.2.1.7.
Outrasatribuiçõespertinentesàfunção.
5.2.2. DesenvolvimentodeSistemas
5.2.2.1.
Atenderacomunidadeacadêmicadeformapresencial,onlineouportelefone.
5.2.2.2.
Verificareresponderaose-mailsinstitucionais.
5.2.2.3.
Trabalharcomferramentasdegestãodechamados.
5.2.2.4.
Criareatualizarfluxosdeprocessos.
5.2.2.5.
Realizaracorreçãodesoftwaresexistentes.
5.2.2.6.
Acompanhar as mudanças nos sistemas e avaliar as necessidades dos
usuários.
5.2.3. DesenvolvimentodeSistemas/Design
5.2.3.1.
Atenderacomunidadeacadêmicadeformapresencial,onlineouportelefone.
5.2.3.2.
Verificareresponderaose-mailsinstitucionais.
5.2.3.3.
Trabalharcomferramentasdegestãodechamados.
5.2.3.4.
Criaçãodearteparabannersvirtuaisdosportaisacadêmicos.
5.2.3.5.
Desenvolvimentodelayoutdesitesesistemas.
5.2.3.6.
Criaçãodepáginaswebbaseadasnoslayoutsdesenvolvidos.
5.2.4. RedeseInfraestrutura
5.2.4.1.
Monitoraroambientederedeeexecutarrotinasdeadministração.
5.2.4.2.
Prestar suporte técnico aos usuários, bem como orientação quanto ao uso
dosrecursosderede.
5.2.4.3.
Criarmanuaisetutoriaistécnicosoudeutilizaçãodosrecursosderede.
5.2.4.4.
Gerenciar ativos de rede, como Firewall, Switches, Access Points, Wireless
Controllers,dentreoutros.
5.2.4.5.
Instalaremanterservidoreseserviçosderede.
5.2.4.6.
Implantaremanteraredecabeadaesemfio.
5.2.4.7.
Identificarecorrigirproblemasnaredecabeadaesemfio.
5.2.4.8.
Implantar,mantereremanejarativosderede,comoSwitches,AccessPoints,
extensores,telefones,dentreoutros.
5.2.4.9.
Executarprocedimentosdesegurançaparaambientederede.
5.2.4.10.
Outrasatribuiçõespertinentesàfunção.
5.2.5. RelacionamentoInstitucionalCompraseContratos
5.2.5.1.
Atender às demandas do NTI, da área e aquelas atribuídas pelo(a)
coordenador(a) da área, de forma presencial ou remota, por telefone e/ou
e-mail.
5.2.5.2.
Verificareresponderaose-mailsinternoseexternos.
5.2.5.3.
MantercomunicaçãocomosdiferentessetoresdoNTIcasosejanecessárioe
atribuídopelo(a)coordenador(a)daárea.
5.2.5.4.
Documentarprocessosinternos.
5.2.5.5.
Organizaredigitalizardocumentoseprocessosinternos.
5.2.5.6.
Redaçãodedocumentoseprocessosinternos.
5.2.5.7.
Produçãoderelatóriosedeplanilhasdecontroleinterno.
5.2.5.8.
Outrasatribuiçõespertinentesàfunção.
5.2.6. Secretaria
5.2.6.1.
Recebimentoeentregadedocumentoseprocessosfísicos.
5.2.6.2.
Usodossistemasadministrativospararecebimentoeentregadedocumentos
eprocessosvirtuais.
5.2.6.3.
Gerenciamentodedocumentoseprocessosarquivados.
5.2.6.4.
Elaboraçãodedocumentoseplanilhasadministrativas.
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
5.3.
5.4.
5.2.6.5.
Atendimentoaopúblico.
5.2.6.6.
Outrasatribuiçõespertinentesàfunção.
5.2.7. Suporte:
5.2.7.1.
Realizar trabalhos de instalação e configuração de computadores,
impressoras, equipamentos periféricos e outros dispositivos eletrônicos
diversos;
5.2.7.2.
Realizarformataçãodecomputadores,compartilhamentodeimpressoras;
5.2.7.3.
Realizar administração de máquinas Windows e Linux, administração de
gruposdedomínioecompartilhamentodepastasderede;
5.2.7.4.
Manutenção corretiva, manutenção preventiva e instalação desoftwaresem
máquinasdacomunidadeacadêmica;
5.2.7.5.
Auxiliarnadocumentaçãodeprocessosinternos;
5.2.7.6.
Auxiliarnagestãodeativoseacompanhamentodechamados;
5.2.7.7.
Auxiliaracomunidadeacadêmicaatravésdesuportepresencialeremoto;
5.2.7.8.
Auxiliar os grupos de Rede e Desenvolvimento em caso de necessidade
interna;
5.2.7.9.
Outrasatribuiçõespertinentesafunção.
OvalormensaldabolsaédeR$800,00(oitocentosreais).
O NTI/UFAL não se responsabilizará pelo transporte/locomoção e/ou alimentação dos
bolsistas.
6.
DASINSCRIÇÕES
6.1.
Asinscriçõessãogratuitas.
6.2.
O(A)candidato(a)terádireitoarealizarapenasumaúnicainscriçãonesteProcessoSeletivo.
Caso haja mais de uma inscrição de um mesmo CPF, apenas a última inscrição será
considerada.
6.3.
A inscrição será realizada em 02 (duas) etapas constituídas de (1) inscrição no menu de
bolsas do SIGAA(verANEXO3-PASSOAPASSOPARAINSCRIÇÃONOSIGAA)e(2)
inscriçãonoformuláriosimplificadocomentregadedocumentaçãocomprobatóriaonline.
6.4.
Asinscriçõespoderãoserrealizadasnoperíodoentre19h00de04/10/2021e23h59minde
11/10/2021ede00h00de14/10/2021a23h59minde20/10/2021.
6.5.
Após a inscrição na bolsa por meiodoSIGAA,os(as)candidatos(as)deverãoencaminhar,
pormeiodeformulárioprópriodisponibilizadonoitem6.6,aseguintedocumentação:
6.5.1. Cópiaslegíveis,frenteeverso,doRGeCPF.
6.5.2. Comprovante atualizado e legível de que está matriculado(a) em curso de
graduaçãonaUFALdeacordocomoitem2.4.
6.5.3. Históricoescolaranalíticolegíveleatualizado.
6.5.4. LinkparaoCurrículoLatteslegíveleatualizado.
6.5.5. Para quem possuir Certificado de curso Profissionalizante, apresentar cópia
legível.
6.5.6. ParaquempossuirDiplomadeCursoTécnico,apresentarcópialegível.
6.5.7. Para quem possuir Diploma ouCertificadodeconclusãodecursoSuperiore/ou
Médio Técnico apresentar cópia legível. No caso de Certificado, apresentar cópia
legíveljuntamentecomohistóricoescolar.
6.5.8. Para quem possuir experiência profissional, apresentar cópia da Carteira de
Trabalhooudeclaraçãodaempresalegívelempapeltimbradoecomaassinaturado
responsávellegaldaempresa.
6.6.
O envio da documentação citada no item 6.5 deve ser realizado por meio do formulário:
https://forms.gle/jUMe7RsLNDNu6nwS9.
6.7.
As cópias devem estar legíveis, de forma a não gerar dúvidas nas informações a serem
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
6.8.
6.9.
6.10.
6.11.
6.12.
analisadas.Nãoserãoconsideradosparaefeitodepontuaçãoostítulosquenãoestejamde
acordocomesteprocedimento.
Serão automaticamente eliminados(as) os(as) candidatos(as) que não apresentarem os
documentoslistadosnossubitens6.5.1,6.5.2e6.5.3.
As informações prestadas pelo(a) candidato(a) durante a inscrição são de sua inteira
responsabilidade, sendo excluído do Processo de Seleção o(a) candidato(a) que fornecer
dadoscomprovadamenteinverídicos.
Será nula a inscrição de candidato(a) que, por qualquer meio, faça uso de informaçãoou
documentofalsoparainscriçãoouoculteinformaçãooufatorelevante.
ONTI/UFALnãoseresponsabilizaráporinscriçãonãorecebidaporfatoresdeordemtécnica
que prejudiquem os computadores ou impossibilitem a transferência de dados - falhas de
comunicaçãooucongestionamentodaslinhasdecomunicação.
Odescumprimentodasregrasacimaapontadasimplicaránoindeferimentodainscrição.
7.
DACLASSIFICAÇÃO
7.1.
A classificação do Processo Seletivo obedecerá à ordem decrescente do total de pontos
obtidos.
7.2.
Anotafinalserácompostadeacordocomaseguintefórmula:
7.2.1. Para todos os candidatos exceto os da vaga de Desenvolvimento de
Sistemas/Design:
Resultado da Análise Curricular + Nota obtida na Entrevista = Nota final do(a)
Candidato(a).
7.2.2. ParaoscandidatosdavagadeDesenvolvimentodeSistemas/Design:
Resultado da Análise Curricular + Nota obtida na Prova Prática = Nota final do(a)
Candidato(a)
7.3.
Em caso de empate no subsetor de Central de Atendimento ao Usuário, serão
consideradosordenadamenteosseguintescritérios:
7.3.1. Maiorpontuaçãodoitem:Entrevista.
7.3.2. Maiorpontuaçãodoitem:AnáliseCurricular.
7.3.3. Maior pontuação do item: Experiência profissional nas áreas de: Humanas e
CiênciasSociaisAplicadas.
7.3.4. Maioridade.
7.4.
EmcasodeempatenosubsetordeDesenvolvimentodeSistemaseDesenvolvimento
deSistemas/Design,serãoconsideradosordenadamenteosseguintescritérios:
7.4.1. Maiorpontuaçãodoitem:EntrevistaouProvaPrática.
7.4.2. Maiorpontuaçãodoitem:AnáliseCurricular.
7.4.3. Maior pontuação do item: Experiência profissional na área de Informática ou
Eletrônica.
7.4.4. MaiorIdade.
7.5.
Em caso de empate no subsetor de Rede, serão considerados ordenadamente os
seguintescritérios:
7.5.1. Maiorpontuaçãodoitem:Entrevista.
7.5.2. Maiorpontuaçãodoitem:AnáliseCurricular.
7.5.3. Maior pontuação do item: Experiência profissional na área de Informática ou
Eletrônica.
7.5.4. MaiorIdade.
7.6.
Em caso de empate no subsetor de Relacionamento Institucional Compras e
contratos,serãoconsideradosordenadamenteosseguintescritérios:
7.6.1. Maiorpontuaçãodoitem:Entrevista.
7.6.2. Maiorpontuaçãodoitem:AnáliseCurricular.
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
7.7.
7.8.
7.6.3. Maior pontuação do item: Experiência profissional nas áreas de: Humanas e
CiênciasSociaisAplicadas.
7.6.4. Maioridade.
Em caso de empate no subsetor de Secretaria, serão considerados ordenadamente os
seguintescritérios:
7.7.1. Maiorpontuaçãodoitem:Entrevista.
7.7.2. Maiorpontuaçãodoitem:AnáliseCurricular.
7.7.3. Maior pontuação do item: Experiência profissional nas áreas de: Humanas e
CiênciasSociaisAplicadas.
7.7.4. Maioridade.
Em caso de empate no subsetor de Suporte, serão considerados ordenadamente os
seguintescritérios:
7.8.1. Maiorpontuaçãodoitem:Entrevista.
7.8.2. Maiorpontuaçãodoitem:AnáliseCurricular.
7.8.3. Maior pontuação do item: Experiência profissional na área de Informática ou
Eletrônica.
7.8.4. MaiorIdade.
8.
DAANÁLISEDECURRÍCULO
8.1.
Os(As) candidatos(as) inscritos(as) terão os currículos avaliados segundo os critérios
descritosnoA
NEXO2-CRITÉRIODEAVALIAÇÃODOS(AS)CANDIDATOS(AS).
8.2.
Os certificados, diplomas ou certidões apresentados fora do prazo e das condições
estabelecidasnesteEditalnãoserãoconsideradosparafinsdeanálise.
8.3.
Asmatrículasindicadasnositens1e2doANEXO2-CRITÉRIODEAVALIAÇÃODOS(AS)
CANDIDATOS(AS)devemsermatrículasativasnaUFAL.
8.4.
Irão compor a lista de classificados(as) para apróximaetapaos(as)candidatos(as)até10
(dez) vezes o número de vagas constantes na TABELA 1 - QUADRO DE VAGAS POR
SUBSETORDONTI- emordemdecrescentedapontuaçãodaanálisedecurrículo.
8.4.1. Para a seleção de cadastro de reserva (CR) serão considerados(as)
classificados(as) os(as) 10 (dez) primeiros(as) candidatos(as), seguindo a ordem
decrescentedepontuação.
9.
DAENTREVISTA
9.1.
Aentrevistaserárealizadadeformapresencialeindividual.
9.2.
Participarãodasentrevistastodos(as)os(as)candidatos(as)classificados(as)deacordocom
o item 8.4 exceto os(as) candidatos(as) para a vaga de Desenvolvimento de
Sistemas/Design(veritem10.2).
9.3.
Ocronogramadasentrevistaspresenciaisserádisponibilizadonodia29/10/2021bemcomo
asorientaçõesgeraisquedeverãoserobservadaspelos(as)candidatos(as).
9.4.
Na entrevista, o(a) candidato(a)serásolicitado(a)aapresentar,durante5a10minutos,as
experiências mais importantes elencadas em seu currículo, sendo avaliados os
conhecimentosehabilidadesespecíficasapresentados.
9.5.
Os(As) avaliadores(as) realizarão perguntas a respeito do currículo e experiências do(a)
candidato(a) a fim de esclarecer possíveis dúvidas e avaliarem sua experiênciareal.Será
atribuídaumanota,de0(zero)a10(dez),acadacandidato(a)entrevistado(a).
9.6.
O(A)candidato(a)nãoterádireitoasolicitarnovadataparasuaentrevista.
9.7.
O(A) candidato(a) que for convocado e não comparecer à entrevista será eliminado(a) do
processoseletivo.
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
10.
DAPROVAPRÁTICA
10.1.
Aprovapráticaserárealizadadeformapresencial.
10.2.
Participarãodaprovapráticaapenasos(as)candidatos(as)davagadeDesenvolvimentode
Sistemas/Designclassificados(as)deacordocomoitem8.4
10.3.
A prova prática envolverá a criação de artes gráficas (c onvites, folders, banners, entre
outros),comtemaespecíficoqueseráinformadonomomentodaprova.
10.4.
Cadacandidato(a)teráotempomáximode1(uma)horaparafinalizaçãodaprovaprática.
10.5.
Seráatribuídaumanota,de0(zero)a10(dez),acadacandidato(a)querealizaraprova.
10.6.
O(A) candidato(a) que não comparecer à prova prática será eliminado(a) do processo
seletivo.
11.
DOSRECURSOS
11.1.
Os recursos para o resultado preliminar da Análise Curricular deverão ser interpostos
eletronicamentenoendereçohttps://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsistas-nti-1-2021,nodia
26/10/2021.
11.1.1. No recurso de Análise Curricular não serão aceitos novos documentos, nem
correçõesdedocumentosjáenviados.
11.2.
Os recursos para o resultado preliminar da Entrevista e Prova Prática deverão ser
interpostos noendereçoeletrônico:https://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsistas-nti-1-2021,
nod
ia1
2/11/2021.
11.3.
Recursosinconsistentesouincompletosserãoindeferidos.
11.4.
Nãoserãoaceitospedidosderecursosviafax,correioeletrônico,postaloupresencial.
12.
DOSRESULTADOS
12.1.
Osresultadosedemaisinformaçõessobreopresenteprocessoseletivoserãodivulgadosno
linkh
ttps://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsistas-nti-1-2021conformeoA
NEXO1-
CRONOGRAMADASELEÇÃO.
12.2.
Oresultadopreliminardaanálisedecurrículoserádivulgadonodia2
5/10/2021.
12.3.
Oresultadodosrecursosparaaanálisedecurrículoserádivulgadonodia2
8/10/2021.
12.4.
Oresultadodefinitivodaanálisedecurrículoserádivulgadonodia2
8/10/2021.
12.5.
O resultado preliminar das entrevistas e das provas práticas será divulgado no dia
11/11/2021.
12.6.
O resultado dos recursos das entrevistas e da prova prática será divulgado no dia
16/11/2021.
12.7.
Oresultadodefinitivodasentrevistasedaprovapráticaserádivulgadonodia1
6/11/2021.
13.
DORESULTADOFINAL
13.1.
O Resultado Final do ProcessoSeletivoserádivulgadonadataprovávelde16/11/2021 no
endereçoeletrônicoh
ttps://editais.ufal.br/outros/selecao-bolsistas-nti-1-2021.
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
14.
DOCADASTRODERESERVA
14.1.
Após o resultado final, os(as) candidatos(as)classificados(as)paraassubáreasdoNTIde
acordo com o item 7.1 que não estiverem dentro da quantidade de vagas descritas na
TABELA1-QUADRODEVAGASPORSUBSETORDONTIintegrarãoocadastrodereserva.
15.
DASDISPOSIÇÕESFINAIS
15.1.
O(A) candidato(a) convocado(a) para assumir a vaga será submetido(a) a avaliação de
desempenhoconformedispostonascondiçõesdotermodecompromisso.
15.2.
OscasosomissosaesteEditalserãotratadospelaDireçãodoNTI/UFAL.
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
EditalNº01/2021
PROCESSOSELETIVOSIMPLIFICADOPARACONTRATAÇÃOTEMPORÁRIADEBOLSISTA
ANEXO1-CRONOGRAMADASELEÇÃO
ATIVIDADE
PeríododeInscrições.
DATA
04/10/2021a11/10/2021ede
14/10/2021a20/10/2021
Divulgaçãodoresultadopreliminardaanálisedecurrículo.
25/10/2021
Períododerecebimentoderecursosdaanálisedecurrículo.
26/10/2021
Resultadodosrecursosdaanálisedecurrículo.
28/10/2021
Resultadodefinitivodaanálisedecurrículo.
28/10/2021
Divulgaçãodocronogramadeentrevistaseprovaprática.
29/10/2021
Aplicaçãodaprovaprática.
03/11/2021
Entrevistacomos(as)candidatos(as)classificados(as).
03/11/2021a09/11/2021
Resultadopreliminardaentrevistaedaprovaprática.
11/11/2021
Períododerecursosdaentrevistaedaprovaprática.
12/11/2021
Resultadodosrecursosdaentrevistaedaprovaprática.
16/11/2021
Resultadodefinitivodaentrevistaedaprovaprática.
16/11/2021
Resultadofinaldoprocessoseletivo.
16/11/2021
IníciodasatividadesdebolsistanoNTI.
22/11/2021
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
EditalNº01/2021
PROCESSOSELETIVOSIMPLIFICADOPARACONTRATAÇÃOTEMPORÁRIADEBOLSISTA
ANEXO2-CRITÉRIODEAVALIAÇÃODOS(AS)CANDIDATOS(AS)
1. ParaaáreadeCentraldeAtendimentoaoUsuário,RelacionamentoInstitucionalCompras
eContratose
S
ecretaria:
Cod
Critério
Pontuação
Pontuação
Máxima
1
Matriculado(a)emcursosnasáreasde:Humanas,
CiênciasSociaisAplicadasouLinguística,Letrase
Artes.
4
4
2
Matriculado(a)emcursonasdemaisáreas.
2
2
3
Diplomadecursodegraduaçãonasáreasde:
Humanas,CiênciasSociaisAplicadasou
Linguística,LetraseArtes.
5
5
4
Diplomadecursodegraduaçãonasdemaisáreas.
4
4
5
DiplomadeCursoTécnico,denomínimo800h,nas
áreasde:Administração,Logística,Qualidadeou
RecursosHumanos.(2pontospordiploma).
2
4
6
Certificadodecursoprofissionalizante,deno
mínimo20h,nasáreasde:Comércio,Educação,
Gestão,LogísticaouInformática.(0,2pontopor
certificado).
0,2
3
7
Experiênciaprofissionalnasáreasde:Humanas,
CiênciasSociaisAplicadasouLinguística,Letrase
Artes.(0,5pontoporcadaperíododeseismeses
comprovadoporcópiadaCarteiradeTrabalhoou
declaraçãodaempresalegívelempapeltimbradoe
comaassinaturadoresponsávellegaldaempresa).
0,5
3
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
2. ParaasáreasdeDesenvolvimentodeSistemas,DesenvolvimentodeSistemas/Design,
RedeseInfraestruturaeS
uporte:
Cod
Critério
Pontuaçãopor
certificado/diploma
Pontuação
Máxima
1
Matriculado(a)emcursonasáreasde:
CiênciasExatasedaTerraouEngenharias.
4
4
2
Matriculado(a)emcursonasdemaisáreas.
2
2
3
Diplomadecursodegraduação
concluídonasáreasde:CiênciasExatas
edaTerraouEngenharias.
5
5
4
Diplomadecursodegraduaçãonasdemais
áreas.
3
3
5
Diplomadeensinomédiointegradocomcurso
técnicoemInformáticaouEletrônica.
2
2
6
Diplomadeensinomédiointegradocomcurso
técniconasdemaisáreas.
1
1
7
Certificadodecursotécnico,denomínimo
20h,nasáreasde:CiênciasExataseda
TerraouEngenharias.(0,2pontopor
certificado).
0,2
3
8
Experiênciaprofissionalnaáreade
InformáticaouEletrônica.
(0,5pontoporcadaperíododeseismeses
comprovadoporcópiadaCarteiradeTrabalho
oudeclaraçãodaempresalegívelempapel
timbradoecomaassinaturadoresponsável
legaldaempresa).
0,5
3
Linkdereferênciaparaasáreasdeconhecimentoh
ttp://lattes.cnpq.br/web/dgp/anexos.
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
EditalNº01/2021
PROCESSOSELETIVOSIMPLIFICADOPARACONTRATAÇÃOTEMPORÁRIADEBOLSISTA
A
NEXO3-PASSOAPASSOPARAINSCRIÇÃONOSIGAA
Estedocumentotemporobjetivoauxiliaros(as)discentesquetenhaminteresseemparticipardasseleções
parabolsistadoNTI.Paraseinscreveré
necessário:
1. T
erseregistradonocadastroúnico.Acesseparasabercomoseregistrar:
https://ufal.br/sig/sigaa/manuais/assistencia-estudantil-01/manual-discente-adesao-ao-cadastro-
unico-1).
2. RegistrarinteressepelabolsadoNTI:
● AcesseoSIGAAemh
ttps://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/ecliquenaopçãodeO
portunidadesdeBolsa
dentrodomenuB
olsas.
●
Natelaseguinte,selecioneotipodebolsa“APOIOTÉCNICO".Nãoérecomendadomarcarnem
preencherasopçõesextrasqueaparecerão.CliqueemBuscar.
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
●
●
●
Serão listadas todas as oportunidades de bolsas que estão disponíveisparaacategoriaapoio
técnico.Procureabolsaquelheinteressaecliquenobotão“CadastrarInteresse“referenteaela.
Aoclicaremcadastrarinteresse,seodiscentenãotiverseregistradonocadastroúnico,eleserá
redirecionadopararealizá-lo.Quandoodiscentefinalizarocadastro(ouseelejátiverse
registradopreviamentenocadastroúnico),eleiráparaateladeinscrição.Preenchaopequeno
formuláriodisponívelecliqueem“Inscrever-se”.
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
●
Nestemomentoosistemadeveráredirecionarparaatelainicialcomaseguintemensagemde
êxito.
MINISTÉRIODAEDUCAÇÃO
UNIVERSIDADEFEDERALDEALAGOAS
NÚCLEODETECNOLOGIADAINFORMAÇÃO
ANEXO4-COMOCRIARE-MAILINSTITUCIONAL
1. Acesseolinkp
erfil.ufal.br- ateladeloginpassaaseradaCentraldeAutenticaçãodaUfal.
2. Paraacesso- digiteseuCPFeasenha.
3. Acessopermitido-seseuacessotiversidopermitidocomasenhaacima,abaixodoseunome,
naparte"endereçosdee-mail",apareceráamensagem"S
oliciteseue-mailinstitucionalaqui".Ao
clicarnolinkemazul"aqui",automaticamenteserácriadooseue-mailinstitucional.
4. Acesso não permitido - Clique no link "Esqueceu a senha?" para que os procedimentosde
redefiniçãodasenhasejamenviadosaoe-maildousuário.
5. Clicar no link recebido no e-mail. Este link possibilita a criação de uma nova senha. Foi
constatado que muitos usuários clicaram no"Esqueceuasenha?"masnuncaacessaramolink
enviadoparaoe-mail,permanecendosemacesso.Emcasodee-maildesatualizado:
a. Caso seu e-mail secundário nocadastroestejaemdesusoouinválido,entreemcontato
com o DRCA (m
atricula@drca.ufal.br ou crca@arapiraca.ufal.br), anexando sempre um
documentodeidentificaçãooriginaldevalidadenacional.
6. Caso consiga acessar diretamente através do passo 3, após criação de seu e-mail
institucional,vocêdevealterarasenha,parafinsdesincronização.
A senha utilizada para acesso ao e-mail será a mesma para acesso aos demais sistemas da
UFAL(SIGAA,SieWeb,AVAetc).