Edital n.º 2/2025
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS ASCOM_PUBLICADO 27.5.25.pdf
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Universidade Federal de Alagoas
Assessoria de Comunicação
Pró-reitoria de Gestão Institucional
Edital n.º 2/2025
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS ASCOM
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Gestão Institucional
(Proginst) e da Assessoria de Comunicação (Ascom), torna público este Processo Seletivo
Simplificado destinado a discentes de graduação para execução de estudos e intervenções
relacionados à comunicação institucional, conforme as normas e os termos a seguir.
1. DO OBJETIVO
1.1. Selecionar discentes de graduação para elaborar produtos técnico-científicos, no formato de
relatórios, capazes de solucionar diagnósticos, aprimorar a avaliação e o desenvolvimento da
comunicação institucional da Universidade.
2. DA SELEÇÃO
2.1. Poderão participar da seleção os discentes devidamente matriculados na Universidade Federal de
Alagoas no curso de comunicação social, conforme o quadro de vagas que consta no ANEXO I.
2.2. Além da disponibilidade de vagas para preenchimento imediato, os candidatos aprovados também
comporão cadastro de reserva (CR), ficando a convocação condicionada à disponibilidade
orçamentária e interesse da Assessoria de Comunicação, durante a vigência deste Edital.
2.3. As vagas disponibilizadas neste Edital serão para preenchimento imediato e as atividades terão
início a partir da convocação.
2.4. A seleção se dará por meio de:
I - Análise do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) – caráter eliminatório;
II – Análise de currículo – caráter classificatório;
III – Entrevista – caráter classificatório;
IV – Prova prática – caráter classificatório.
2.5. Caso o(a) discente convocado(a) não compareça no dia e na hora estabelecidos para a entrevista,
será considerado(a) desclassificado(a) deste Edital.
2.6. As convocações para as entrevistas serão realizadas através do e-mail cadastrado pelo(a) discente
no Formulário de Inscrição e seguirão a ordem de inscrição, conforme lista de homologação.
2.7. É vedada a participação de discente que possua relação de parentesco até o terceiro grau civil com
os responsáveis pelo certame.
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3. DAS VAGAS E BOLSAS
3.1. Serão 2 (duas) vagas destinadas a alunos e alunas de Relações Públicas e 2 (duas) vagas
destinadas para alunos e alunas de Jornalismo, para contratação imediata, mais cadastro de reserva.
3.2. O valor da bolsa é de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais).
3.2.1. A carga horária do estágio é de 20 horas semanais e a modalidade do trabalho é
presencial, de segunda a sexta-feira, podendo atuar nos períodos matutino e vespertino (obedecendo à
carga horária máxima semanal).
3.3. O custeio das bolsas se dará por meio da fonte de arrecadação de recursos próprios (Ação
Orçamentária 20RK e Fonte 1050).
3.4. O custo máximo mensal será de R$ 6.000,00 (seis mil reais), para este Edital.
3.5. O benefício será pago mensalmente aos bolsistas.
3.6. O pagamento da bolsa será feito diretamente ao estudante mediante depósito em conta bancária.
3.7. A bolsa inicia com duração de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogável por igual período, uma
única vez.
3.7.1. Fica estipulado o mês de j u l h o d e 2025 para o início do recebimento da
bolsa;
3.7.2. A participação do discente neste certame não impede o recebimento de outros
auxílios no âmbito da Ufal;
3.7.3. O Plano de a tividades do b olsista será determinado no início da execução da bolsa
pela Assessoria de Comunicação.
4. DOS REQUISITOS E COMPROMISSOS DO DISCENTE
4.1. Estar regularmente matriculado na Ufal.
4.2. Ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 7,0 (sete), e estar matriculado
no âmbito da graduação.
4.3. Comprovar a experiência informada no ato da inscrição com declarações e/ou certificados
válidos.
4.4. Cumprir o cronograma semanal das atividades estipuladas no plano de trabalho até a entrega do
produto final.
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Assessoria de Comunicação
Pró-reitoria de Gestão Institucional
4.4.1. O não cumprimento do cronograma definido no item 4.4 será motivo para
desligamento do vínculo de bolsista.
5. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
5.1. A classificação dos discentes inscritos considerará os seguintes critérios:
Para seleção de Relações Públicas
Índice de Rendimento Acadêmico igual ou superior a 7,0
Pontuação Máxima
Caráter eliminatório
Experiência na área de Social Media (0,5 por semestre)
2,0
Experiência na área de Assessoria de Comunicação (0,5 por semestre)
2,0
Entrevista (desenvoltura, comunicação eficaz, iniciativa, flexibilidade/adaptabilidade e
organização)
Prova prática (estrutura/organização do texto; clareza/concisão; conteúdo; linguagem e
estilo)
2,0
Total
10
Para seleção de Jornalismo
Índice de Rendimento Acadêmico igual ou superior a 7,0
4,0
Pontuação Máxima
Caráter eliminatório
Experiência na área de redação (jornal, site, impresso) (0,5 por semestre)
2,0
Experiência na área de Assessoria de Comunicação (0,5 por semestre)
2,0
Entrevista (desenvoltura, comunicação eficaz, iniciativa, flexibilidade/adaptabilidade e
organização)
Prova prática (estrutura/organização do texto; clareza/concisão; conteúdo; linguagem e
estilo)
2,0
Total
10
4,0
5.2. A nota final será composta consoante a fórmula: Nota Final = (Nota obtida na Análise de
Experiência) + (Nota obtida na Entrevista) + (Nota obtida na Prova prática).
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5.2.1. A nota dos quesitos ‘Entrevista’ e ‘Prova Prática’ será composta pelo somatório das
pontuações dadas aos indicadores que as compõem.
5.3. Em caso de empate, serão considerados ordenadamente os seguintes critérios de desempate, na
ordem de prioridades: a) discente de maior idade; b) maior nota na entrevista.
6. DO PRODUTO FINAL
6.1. No final do estudo e intervenção, os produtos finais poderão ser apresentados pelos discentes
em eventos pertinentes.
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) o preenchimento correto das informações
no formulário, assumindo, portanto, as consequências por quaisquer informações incompatíveis
com seus dados pessoais.
7.2. É de responsabilidade exclusiva do discente a observância dos prazos e procedimentos
estabelecidos, bem como o acompanhamento das eventuais alterações deste Edital.
7.3. A Ascom não se responsabilizará por inscrição não recebida por fatores de ordem técnica que
prejudiquem os computadores ou impossibilitem a transferência de dados ou falhas de comunicação
ou por falta de acompanhamento do Edital.
7.4. Antes de efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá tomar conhecimento do disposto neste
Edital.
7.5. Na hipótese de serem alteradas quaisquer disposições aqui estabelecidas, serão expedidos
‘Editais de Retificação’, os quais passarão a constituir parte integrante deste Edital.
7.6. O(a) candidato(a) que comprovadamente apresentar documentos falsos, fornecer informações
inverídicas, utilizar quaisquer meios ilícitos ou descumprir as normas deste Edital será eliminado do
processo seletivo.
7.7. O(a) candidato(a) poderá interpor recurso em relação ao resultado da seleção no prazo de 2
(dois) dias úteis, contados a partir da divulgação do resultado, por meio do endereço eletrônico
expresso no item 7.8.
7.7.1. O resultado dos eventuais recursos será divulgado em até 5 (cinco) dias úteis, após o
encerramento do prazo de envio.
7.8. Para dúvidas a respeito deste Edital, será disponibilizado atendimento ao discente, por meio do
e-mail relacoespublicas@ascom.ufal.br.
7.9. O cronograma das etapas de seleção encontra-se disposto no ANEXO II deste Edital.
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7.10. Os discentes selecionados na condição de bolsistas neste Edital deverão providenciar abertura
de conta corrente para recebimento da bolsa.
7.11. Os casos omissos serão resolvidos pela Ascom e Proginst.
Maceió, 27 de maio de 2025.
Assessoria de Comunicação (Ascom)
Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst)
ANEXO I
QUADRO DE VAGAS
Código
Área de conhecimento
Vagas
CR
A. C. Simões
DI-01
Jornalismo
(Alunos a partir do 5º
semestre)
2
DI-02
Relações Públicas
(Alunos a partir do 5º
semestre)
2
Função
Valor da Bolsa (R$)
2
Apoio ao plano de metas do núcleo de imprensa para as atividades
desenvolvidas que envolvem produção de textos, fotos e notícias
para o site institucional; auxílio em rotinas diárias da Assessoria de
Comunicação, interlocução com os demais núcleos da Ascom e
setores da Ufal; planejamento de conteúdos para as plataformas
gerenciadas pelo setor.
1.500,00
2
Apoio ao plano de metas do núcleo de Relações Públicas para as
atividades de elaboração de campanhas institucionais para redes
sociais e Rádio Ufal, produção do boletim do servidor; produção
de campanhas para as plataformas digitais, planejamento e
organização de eventos, envio de listas de transmissão para os
diferentes públicos da Ufal; relacionamento com a imprensa;
clipagem e mensuração do portal da Ufal na mídia; atualização e
manutenção das plataformas institucionais; produção de conteúdo
e gerenciamento de redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube)
com atualização e publicação diária no feed e stories, com
esclarecimento de dúvidas e divulgação dos serviços oferecidos
pela universidade; interlocução com os demais núcleos da Ascom e
setores da Ufal.
1.500,00
ANEXO II
CRONOGRAMA
Ordem
Etapa
1.
Publicação do edital
2.
Período de inscrição (via formulário on-line):
É obrigatório anexar (único PDF):
a) Documento oficial com foto;
b) Comprovante de matrícula + Histórico analítico;
c) Comprovante de experiência profissional.
3.
Homologação das inscrições
4.
Prazo recursal (após a homologação dos inscritos)
5.
Convocação e realização das entrevistas
6.
Divulgação do resultado preliminar
7.
Prazo recursal (após resultado preliminar)
8.
Divulgação do resultado final
9.
Início das atividades
Data
27/5/2025
27/5/2025 a 2/6/2025
Link do formulário:
https://forms.gle/YuATjDg9vMJ9M1rt8
4/6/2025, publicada no endereço eletrônico:
<https://editais.ufal.br/outros>
5 e 6/6/2025, por e-mail: relacoespublicas@ascom.ufal.br
9/6/2025 a 13/6/2025
16/6/2025
17 e 18/6/2025, por e-mail: relacoespublicas@ascom.ufal.br
20/6/2025, publicado no endereço eletrônico:
<https://editais.ufal.br/outros>
1º/7/2025