Edital

Processo Seletivo de Estudantes de Graduação para Monitoria Voluntária Durante a Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica - SINPETE 2024

Arquivo
EDITAL nº 04 - 2024 - MONITORIA - SINPETE_PROGRAD_UFAL.docx (1).pdf
Documento PDF (602.2KB)
                    EDITAL n. 04/2024 - SINPETE/PROGRAD/UFAL
PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO PARA MONITORIA
VOLUNTÁRIA DURANTE A SEMANA INSTITUCIONAL DE PESQUISA,
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SINPETE 2024
A Pró-reitoria de Graduação da Universidade federal de Alagoas, por meio da
Comissão Organizadora da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e
Inovação na Educação Básica (SINPETE) torna público o processo seletivo de
estudantes da graduação da Ufal para MONITORIA VOLUNTÁRIA na Semana
SINPETE 2024, no âmbito das atividades gerais da 21ª Semana Nacional de Ciência
e Tecnologia - 21ª SNCT, nos Campi Maceió, Arapiraca e Sertão da Ufal.
1.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. O Sinpete, sob o tema “Inovação Sustentável: Educação, Tecnologias e
Empreendedorismo para a Conservação dos Biomas Brasileiros”, é um
programa da Ufal, de acesso gratuito e sem fins lucrativos, que tem por objetivo
estimular ações de educação em pesquisa e desenvolvimento científico e
tecnológico na Educação Básica, visando promover o fomento, a divulgação e a
popularização da ciência, tecnologia e inovação (CT&I), valorizando o conhecimento
científico e o protagonismo estudantil de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
1.2. Anualmente, o SINPETE promove uma semana de CT&I voltada para a
Educação Básica, numa perspectiva de interlocução entre Universidade e Escola
tendo como escopo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da
Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
1.3. A Semana SINPETE acontecerá no período de 16 a 22 de outubro de 2024,
em Maceió, no campus A.C. Simões da Ufal; em Arapiraca, no campus Arapiraca da
Ufal; em Delmiro Gouveia, no campus Sertão da Ufal (Sede); e em Santana do
Ipanema, na Unidade Educacional do campus do Sertão da Ufal.
2.

DAS VAGAS

2.1 Por este Edital, serão ofertadas 156 (cento e cinquenta e seis) vagas para
estudantes regularmente matriculados/as em cursos presenciais de graduação da
Ufal, distribuídas conforme discriminação no item 2.2 deste certame.
2.2 As vagas e os locais de atuação estão distribuídas no quadro a seguir:

PERFIL

Curso
de
Graduação
em
qualquer área do
conhecimento
Curso
de
Graduação
em
Comunicação
Social (Relações
Públicas
ou
Jornalismo)
Curso
de
Graduação
em
Dança, Música ou
Teatro
Curso
de
Graduação
Letras-Libras e/ou
curso
de
graduação
em
qualquer
outra
área
do
conhecimento,
desde
que
acompanhado de
curso
de
habilitação
em
Libras
Total de vagas

UFAL Maceió

Nº DE VAGAS
UFAL
UFAL
Arapiraca
Delmiro

UFAL
Santana do
Ipanema
Vagas CR*
5
1

Vagas
72

CR*
5

Vagas
20

CR*
3

Vagas
10

CR*
1

6

1

3

1

2

-

1

-

6

1

3

1

2

-

1

-

6

1

4

1

2

-

2

-

90

8

27

5

16

1

8

1

CR* - Cadastro de Reserva
2.3 Os Monitores que forem selecionados exercerão as atividades de Monitor do
SINPETE nas seguintes cidades-polo e locais:
a) Maceió (UFAL - Campus A.C. Simões - Tabuleiro do Martins);
b) Arapiraca (UFAL - Campus Sede, em Arapiraca);
c) Delmiro Gouveia (UFAL - Campus do Sertão - Sede em Delmiro Gouveia);
d) Santana do Ipanema (Campus do Sertão - Unidade Educacional de Santana

do Ipanema).
2.4 As vagas de cursos de graduação que não receberem inscrição poderão ser
remanejadas para candidatos oriundos de outros cursos de graduação, desde que
aprovados no processo seletivo.
2.5 No ato da inscrição, o candidato deverá informar a cidade-polo que deseja
concorrer.
3.

DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

3.1 São critérios obrigatórios para inscrição no processo seletivo:
a) Ser estudante regularmente matriculado/a em cursos presenciais de
graduação da Ufal;
b) Possuir cadastro socioeconômico deferido em algum dos editais de
cadastramento socioeconômico promovidos pela Pró-reitoria Estudantil
(Proest) ou possuir cadastro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais
(CadÚnico), desde que comprovada sua vulnerabilidade socioeconômica
(renda per capita de até 1,5 salário mínimo);
c) Ter disponibilidade de, pelo menos, um turno (manhã, tarde ou noite), todos
os dias do evento, para atuação presencial.
3.2 São critérios desejáveis para participação no processo seletivo:
a) Ter disposição para o trabalho em equipe;
b) Ser comunicativo/a e com capacidade para dialogar com diferentes públicos;
c) Ser pontual e assíduo aos locais de atuação, com antecedência mínima de 30
(trinta) minutos, para o bom andamento das atividades.
4.

DA INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições serão realizadas no período de 28/06 a 31/07/2024,
exclusivamente através do Formulário disponibilizado no link a seguir:
https://forms.gle/XkKSAsY9mobuk5Jh6.
4.2 No ato da inscrição, deverá o/a candidato/a, verificados os pré-requisitos, optar
por uma ou mais áreas de atuação da monitoria, conforme descritas no ANEXO I.
4.3 O/A candidato/a deverá preencher o formulário online, disponibilizado no item
4.1., e nele, além de fazer opção por uma das modalidades/cidades-polo de vagas,
deverá anexar os documentos obrigatórios, os opcionais e o vídeo de apresentação.
4.4 No formulário de inscrição, o/a candidato/a deverá anexar os seguintes
documentos obrigatórios, sob pena de ter sua inscrição indeferida:
a) Documento oficial de identificação com foto;

b) CPF;
c) Comprovante de Matrícula atualizado;
d) Histórico Escolar Analítico atualizado;
e) Comprovante de residência atualizado.
f) Comprovação de deferimento no cadastramento socioeconômico da Proest
ou do CadÚnico atualizado.
4.5 Todos os documentos obrigatórios devem ser enviados em um único
arquivo de até 10 MB, no formato PDF, seguindo a ordem citada no item 4.4.
4.6 São documentos complementares que deverão ser enviados para computação
de nota na segunda etapa deste processo seletivo, de acordo com pontuação e
critérios estabelecidos no item 5.3.2:
a) Comprovante de participação como monitor/a ou comissão organizadora em
eventos realizados anteriormente;
b) Comprovante de que tem conhecimentos em outras línguas (libras, inglês,
espanhol, outros);
c) Comprovante que tem conhecimentos na área de informática (edição de
texto, planilhas, apresentação, navegador, outros);
d) Comprovante de participação em cursos de tradutor/intérprete de Libras.
e) Comprovante de experiência como tradutor/intérprete de Libras e/ou
audiodescrição.
4.7 Todos os documentos complementares devem ser enviados em um único
arquivo de até 10 MB, no formato PDF, seguindo a ordem citada no item 4.6. Os
comprovantes para a documentação complementar descrita nas respectivas alíneas
poderão ser declarações, certificados ou histórico escolar.
5.

DA SELEÇÃO E DO RESULTADO FINAL

5.1 A seleção dos/as monitores/as para a Semana SINPETE consiste nas fases a
seguir, em conformidade com o perfil do candidato.
FASE

DESCRIÇÃO

CARÁTER

Fase I
(todos os cursos de
graduação)
Fase II
(todos os cursos de
graduação)
Fase III
(Somente para estudantes
que vão atuar em Libras)

Homologação das inscrições, que inclui a
validação da documentação obrigatória,
opcional e do vídeo-apresentação.
Avaliação da documentação complementar.

Eliminatória

5.2 Da primeira Fase:

Prova prática. (Entrevista com duração de
até 5min. em Libras, avaliada por banca
examinadora específica).

Classificatória

Eliminatória

5.2.1 Serão considerados habilitados para a segunda etapa, os/as candidatos cujas
inscrições tenham sido homologadas, após validação dos documentos obrigatórios
descritos no item 4.4.
5.2.2 A não entrega de qualquer documento obrigatório no tempo hábil estabelecido
neste Edital ou verificado qualquer irregularidade ou inidoneidade documental
tornará o/a candidato/a inabilitado/a para a continuidade deste processo seletivo e
sem direito a recurso.
5.3 Da segunda Fase:
5.3.1 Participarão da segunda etapa somente os/as candidatos/as habilitados/as na
primeira etapa do certame.
5.3.2 Serão aplicados os seguintes critérios para a pontuação da segunda etapa:
PARA SELEÇÃO DOS/AS ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
ORDEM

CRITÉRIOS

1.

Comprovar participação como monitor ou membro de comissão
organizadora em eventos realizados anteriormente. Mínimo de 20h
Apresentar histórico analítico com coeficiente de rendimento acumulado
igual ou superior a 6,0.
Comprovar conhecimentos em outras línguas (libras, inglês, espanhol,
outros). Mínimo de 40h
Comprovar participação em curso voltado para a Educação Inclusiva e
Acessibilidade, Comunicação Social, Marketing, Empreendedorismo,
Atendimento ao público e/ou Trabalho em equipe. Mínimo de 20h
Comprovar conhecimentos na área de informática (edição de texto,
planilhas, apresentação, navegador, entre outros). Mínimo de 20h
Total

2.
3.
4.

5.

PONTUAÇÃO
3
2
1
2
2
10

SELEÇÃO DOS/AS ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA
ATUAÇÃO EM LIBRAS
ORDEM
1.
2.
3.
4

CRITÉRIOS
Comprovar participação como monitor ou comissão organizadora em
eventos realizados anteriormente. Mínimo de 20h
Apresentar histórico analítico com coeficiente de rendimento acumulado
igual ou superior a 6,0.
Comprovar participação em cursos de tradutor/intérprete e/ou
audiodescritor. Carga horária mínima: 40h
Comprovar experiência como tradutor/intérprete de Libras e/ou
Audiodescrição. Carga horária mínima: 20 horas
Total

PONTUAÇÃO
MÁXIMA
2
2
3
3
10

5.3.3 A nota final desta etapa será formada pela soma das pontuações obtidas
conforme cada critério estabelecido acima e atribuídas aos/às candidatos/as pelos

membros da Comissão de Avaliação numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).
5.5 Da terceira Fase (Somente para estudantes de Letras/Libras):
5.5.1 Esta etapa é exclusiva para os estudantes de Letras/Libras e/ou de outros
Cursos de Graduação em qualquer outra área do conhecimento, desde que
acompanhado de curso de habilitação em Libras.
5.5.2 O candidato aprovado para esta fase participará de uma breve entrevista de
caráter técnico, realizada por comissão especializada, composta por profissionais
habilitados em Língua Brasileira de Sinais – Libras.
5.5.3 A nota final será formada pela média das notas atribuídas aos/às
candidatos/as pelos membros da Comissão de Avaliação numa escala de 0 (zero) a
10 (dez).
5.6 Do resultado final e critérios de desempate:
5.6.1 A classificação final será resultante da média aritmética da pontuação total das
fases II e III deste certame, exceto os candidatos do curso de Letras/Libras.
Conforme exemplo abaixo:
𝑁𝑜𝑡𝑎𝐹𝑖𝑛𝑎𝑙 =

(𝑁𝑜𝑡𝑎𝐹𝑎𝑠𝑒 𝐼𝐼+𝑁𝑜𝑡𝑎𝐹𝑎𝑠𝑒 𝐼𝐼𝐼)
2

5.6.2 Para os candidatos de Letras/Libras, a classificação final será resultante da
média aritmética da pontuação total das fases II e IV deste certame, exceto os
candidatos do curso de Letras/Libras. Conforme exemplo abaixo:
𝑁𝑜𝑡𝑎𝐹𝑖𝑛𝑎𝑙 =

(𝑁𝑜𝑡𝑎𝐹𝑎𝑠𝑒 𝐼𝐼+𝑁𝑜𝑡𝑎𝐹𝑎𝑠𝑒 𝐼𝑣)
2

5.6.3 Na lista de classificação final, havendo empate, serão considerados para
critérios de desempate os indicadores na ordem a seguir:
a) Comprovação de participação como monitor ou comissão organizadora em
eventos realizados anteriormente;
b) Apresentação de histórico analítico com coeficiente de rendimento acumulado
igual ou superior a 6,0;
c) Comprovação de conhecimentos em outras línguas (libras, inglês, espanhol,
outros);
d) Estar matriculado em período mais próximo do fim da graduação;

5.6.4 O resultado

final

será

publicado

e

disponibilizado

no

seguinte

endereço eletrônico: evento.ufal.br/sinpete-2024 e no site da página oficial da Ufal
(https://editais.ufal.br/outros), conforme cronograma disponível no ANEXO II.
6.

DOS TREINAMENTOS E ATRIBUIÇÕES DOS/AS MONITORES/AS

6.1 Dos treinamentos
6.1.1 Após o resultado final, a Comissão Organizadora convocará os/as
Monitores/as selecionados/as para uma reunião geral, para fins de orientações
iniciais e disponibilização do cronograma de treinamento.
6.1.2 A convocação será feita com antecedência mínima de 72 (setenta e duas)
horas e o não comparecimento aos treinamentos designados, sem devida
justificativa, gerará o desligamento automático do/a monitor/a.
6.1.3 Os treinamentos específicos serão conduzidos pela Comissão Organizadora
da Semana SINPETE, em conjunto com as Subcomissões de Logística,
Técnico-científica, Didático-formativa, Comunicação e Acessibilidade, visando a
orientação e o alinhamento em relação à logística do evento.
6.1.4 Sempre que possível, a comissão poderá dispor de 2 (dois) horários
alternativos para os treinamentos, dando a possibilidade de todos os selecionados
participarem.
6.1.5 A participação do/a monitor/a nas reuniões e treinamentos é de caráter
obrigatório.
6.2 Das Atribuições
6.2.1 Dentre outras atividades afins, o/a Monitor/a selecionado/a deverá:
a) Recepcionar e fazer a visita guiada dos estudantes das escolas, nas arenas
temáticas, por meio do gerenciamento da Agenda Geral de visitações em
grupo;
b) Dar apoio logístico às atividades realizadas nos diferentes espaços do evento
(secretaria, auditórios, salas, arenas, estandes, etc.).
c) Dar suporte aos palestrantes, convidados e a todos os participantes do
evento, de acordo com as atividades programadas nos diferentes espaços do
evento;
d) Realizar as atividades das subcomissões apresentadas no ANEXO I;
e) Produzir relatório das atividades desempenhadas (ANEXO III).

7.

DO PAGAMENTO DO AUXÍLIO

7.1 O Auxílio será pago em parcela única, no mês subsequente ao evento, no valor
de R$: 300,00 (trezentos reais).
7.2 A critério da Comissão Organizadora, dentre os monitores selecionados, alguns
poderão ser designados para a função de Coordenador de Equipe, podendo estes,
neste caso, receber auxílio no valor de R$ 700,00 (setecentos reais), também em
parcela única, e cumprir carga horária de 50 horas.
7.3 Será considerado habilitado para o recebimento do auxílio somente o monitor
que participar integralmente da jornada de 30h, cumprir com as atribuições descritas
no item 6.2 e ter enviado o relatório das atividades realizadas (ANEXO III)para o
e-mail sinpeteufal@gmail.com, no prazo de até cinco dias do término do evento.
7.4 O monitor selecionado receberá o auxílio por meio de Conta Corrente informada
no ato da inscrição.
7.5 Durante a Reunião Geral dos Monitores será ratificada a documentação bancária
de cada estudante aprovado para o procedimento de pagamento do auxílio.
7.6 Ter a matrícula acadêmica atualizada e ativa referente ao semestre letivo em
curso é condição para efetivação do pagamento do auxílio descrito no item 7 deste
edital.
8.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. A Semana SINPETE ocorrerá nos horários de 8h às 12h, 13h às 17h e 19h às
22h, em Maceió, Arapiraca e Delmiro. O monitor deverá optar, no ato da inscrição,
pelo turno e cidade-polo de atuação, sujeito a possíveis alterações a critério da
Comissão Organizadora.
8.2. O cumprimento da carga horária de 30 (trinta) horas e/ou 50 horas (no caso
do coordenador de equipe), abrange encontros anteriores ao evento, destinados a
reuniões e treinamentos, incluindo, em caso de necessidade, atuação no fim de
semana.
8.3. O/A monitor/a que obtiver 100% de frequência nas atividades do evento
receberá certificado de participação com carga horária de 30 e/ou 50 horas.
8.4. Na Secretaria do evento, haverá um sistema de registro e controle da
frequência dos/as monitores/as selecionados, para credenciamento diário.
8.5. Na hipótese de serem alteradas quaisquer disposições estabelecidas neste
Edital, serão expedidas notificações, as quais passarão a constituir parte integrante
deste certame.

8.6. O/A candidato/a que comprovadamente apresentar documentos falsos,
fornecer informações inverídicas, utilizar quaisquer meios ilícitos ou descumprir as
normas deste edital será eliminado/a, podendo haver outras sanções cabíveis.
8.7. As informações e resultados deste Edital serão disponibilizadas oficialmente
no endereço eletrônico https://evento.ufal.br/sinpete2024 e no site da página oficial
da Ufal (https://editais.ufal.br/outros), sendo de responsabilidade exclusiva do/a
candidato/a o acompanhamento de todas as etapas deste certame.
8.8.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

8.9. Quaisquer esclarecimentos referentes a este Edital podem ser obtidos ainda
por meio do endereço eletrônico: https://evento.ufal.br/sinpete2024 ou através do
e-mail: sinpeteufal@gmail.com. Extraoficialmente, o candidato poderá acompanhar
informações do edital no instagram @sinpete2024.

Maceió-AL, 28 de junho de 2024.

Vera Lucia Pontes dos Santos
Coordenadora-geral do SINPETE

Amauri da Silva Barros
Pró-reitor de Graduação da Ufal

ANEXO I – ÁREAS DE ATUAÇÃO COMO MONITOR/A

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA MONITORIA
ÁREAS DE
ATUAÇÃO
RECEPÇÃO DAS
ESCOLAS

ATIVIDADES DESEMPENHADAS
Recepcionar estudantes das escolas que visitam o evento, por meio do
agendamento prévio.
Direcionar as turmas para as programações disponíveis no dia e orientá-las
quanto à circulação no evento.

APOIO ÀS
ATIVIDADES

Acompanhar as atividades programadas em diferentes espaços do evento.
Apoiar palestrantes, oficineiros e demais convidados/as durante a realização
das atividades programadas (mesa, bate papo, oficina, palestra,
apresentações artísticas).

SECRETARIA

Realizar tarefas ligadas ao credenciamento, entrega de materiais,
certificação, atendimento ao público, preparo e distribuição da programação.

COMUNICAÇÃO
SOCIAL

Realizar diferentes tarefas ligadas à divulgação do evento no site da
SINPETE 2024 e redes sociais.

LOGÍSTICA

Acompanhar e atender demandas de infraestrutura e logística dos
expositores/as, prestadores/as de serviço, escritores/as e visitantes
referente a transporte, alimentação, preparação de ambientes (banners,
instalações, downloads e conexões) entre outras.

LIBRAS/AUDIODE Atuar em diferentes espaços e atividades do evento, dando suporte aos
SCRIÇÃO/ORIENT participantes, no apoio às PCDs, intermediação da comunicação entre
AÇÃO/MOBILIDAD pessoas surdas e ouvintes, audiodescrição, guia etc..
E

ANEXO II – CRONOGRAMA
CRONOGRAMA
28/06/2024

Divulgação do edital

28/06/2024 a 31/07/2024

Período de inscrições

01 a 05/08/2024

Validação das inscrições

08/08/2024

Resultado da homologação das
inscrições

09 a 19/08/2024

Avaliação dos documentos
obrigatórios e complementares de
todos os candidatos

19 a 23/08/2024

Entrevistas dos candidatos do curso
de Letras/Libras

26/08/2024

Resultado final

30/09/2024 a 04/10/2024

Reunião Geral dos Monitores

07/10/2024 a 11/10/2024

Treinamento dos Monitores

16 a 22/10/2024

Semana SINPETE 2024

ANEXO III - MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS
1. Identificação:
a) Nome completo:
b) CPF:
c) Dados bancários:
2. Função desempenhada:
a) Monitor/a ( )
b) Coordenador de Equipe (

)

3. Cidade-polo:
a) Maceió ( )
b) Arapiraca (

)

c) Delmiro Gouveia (

)

d) Santana do Ipanema (

)

4. Dias e horários que realizou as atividades:
5. Atividades realizadas (Listar e descrever as atividades, os respectivos
espaços temáticos, escolas recepcionadas e o tipo de público que atendeu):
6. Coisas que funcionaram bem no evento:
7. Dificuldades enfrentadas na realização das atividades:
8. Intercorrências:
9. Sugestões de melhorias:
10. Outros comentários relevantes: