Concurso InovaEDU do Sinpete 2025 - Premiação de Produto Inovador, Pesquisa Inovadora e Prática Educacional Inovadora
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CHAMADA Nº 37/2025 – PROGRAD/PROPEP/UFAL
CONCURSO InovaEdu - EDITAL DE PREMIAÇÃO DE PRODUTO INOVADOR,
PESQUISA INOVADORA E PRÁTICA EDUCACIONAL INOVADORA
SINPETE 2025
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em parceria com o Instituto Federal de Alagoas
(IFAL), por meio da atuação conjunta de suas representações na Comissão
Técnico-Científica da Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica –
SINPETE 2025, torna pública a presente chamada, com o objetivo de premiar pesquisas,
produtos inovadores e práticas educacionais desenvolvidas no âmbito das escolas de
Educação Básica e das Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, no
Estado de Alagoas.
O evento SINPETE 2025 tem como tema: “Oceano, Ciência & Sociedade: Educação para
um Mundo Sustentável e Inclusivo” e será realizada pela Ufal e pelo Ifal, no período de 13 a
20 de outubro de 2025. O Concurso InovaEdu, que contempla as categorias Produto
Inovador, Pesquisa Inovadora e Prática Educacional Inovadora, será realizado
exclusivamente na cidade de Maceió.
O objetivo do SINPETE 2025 é estimular ações de educação, pesquisa e desenvolvimento
científico e tecnológico na Educação Básica, promovendo o fomento, a divulgação e a
popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), com ênfase na valorização do
conhecimento científico e no protagonismo de estudantes, crianças, adolescentes, jovens e
adultos.
Para fins desta chamada, consideram-se Produto Inovador, Pesquisa Inovadora e Prática
Educacional Inovadora as propostas de projetos que demonstrem potencial para solucionar
desafios científicos, educacionais, sociais ou ambientais, por meio da integração entre
ciência, tecnologia e inovação. Tais propostas devem resultar em pesquisas, novos produtos
ou no aprimoramento de produtos, processos e/ou serviços originais, com caráter inédito e
relevância para o contexto educacional.
1. OBJETIVOS
1.1. Objetivo Geral:
No âmbito do SINPETE 2025, a presente chamada tem como objetivo estimular o
desenvolvimento de produtos inovadores, pesquisas inovadoras e práticas educacionais que
fortaleçam a pesquisa educacional e o ensino investigativo no cotidiano da sala de aula,
contribuindo para a formação de professores da Educação Básica e para a promoção da
cultura científica. A iniciativa visa incentivar a criatividade, a originalidade e o protagonismo
na elaboração de propostas com caráter inovador e impacto educacional.
1.2. Objetivos Específicos:
a) Estimular a criação de propostas inovadoras, empreendedoras e sustentáveis que
contribuam para a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e/ou do
entorno das escolas e IES;
b) Reconhecer e dar visibilidade aos talentos presentes nas escolas de Educação Básica e
nas IES públicas e privadas do Estado de Alagoas;
c) Fomentar a cultura da inovação nos espaços acadêmicos e escolares;
d) Apoiar e fortalecer a produção científica desenvolvida no âmbito da Educação Básica;
e) Estimular a publicação de textos científicos como forma de reconhecimento aos
estudantes e professores cujos projetos inovadores alcancem o primeiro lugar na
premiação.
2. A QUEM SE DESTINA - CARACTERIZAÇÃO DO CONCURSO
2.1. Podem inscrever propostas:
a) Professores que atuam no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Médio Técnico e
na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), vinculados a escolas públicas
(municipais, estaduais e federais) e privadas;
b) Professores de cursos de Graduação e Pós-graduação vinculados a IES públicas ou
privadas.
2.2. Definição de produto inovador, pesquisa inovadora e práticas educacionais:
a) Produto Inovador: Compreende aparelhos, dispositivos, composições químicas,
alimentícias ou medicamentosas, máquinas, programas de computador, novos
processos ou aprimoramentos de processos já existentes, desenvolvidos com o objetivo
de propor soluções técnicas para problemas científicos, educacionais, sociais ou
ambientais.
b) Pesquisa Inovadora: Refere-se ao desenvolvimento de projetos que geram novos
conhecimentos ou aperfeiçoam conceitos existentes, com potencial para a compreensão
e/ou resolução de problemas científicos, educacionais, sociais ou ambientais. Nesta
categoria, serão contempladas pesquisas de natureza conceitual, que não resultem
diretamente em produtos materiais, mas contribuam para a formação de novos saberes
científicos.
c) Prática Educacional: Conjunto de ações, métodos, estratégias e abordagens
pedagógicas implementadas no processo de ensino e aprendizagem, com foco na
inovação e na melhoria da qualidade da educação. Inclui a aplicação de metodologias
de ensino (tradicional, ativa, híbrida, entre outras), uso de tecnologias educacionais,
estratégias de avaliação, gestão da sala de aula, práticas de inclusão e diversidade, bem
como iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioemocional de estudantes e à
transformação do ambiente escolar.
2.3. Resumo das Modalidades, Categorias e participantes do Concurso InovaEDU:
Modalidade
Ensino Fundamental
(Público e Privado)
Ensino Médio e
Técnico
(Público e Privado)
Ensino Superior e
Pós-graduação
(Público e Privado)
EJAI
(Público, Privado e
Técnico)
Categoria
Participantes
Produto Inovador
Professor(a) orientador(a) + até 3 estudantes
Pesquisa Inovadora
Professor(a) orientador(a) + até 3 estudantes
Prática Educacional
Inovadora
Professores(as) e/ou gestores(as) escolares (até 4
integrantes / sem mentoria)
Produto Inovador
Professor(a) orientador(a) + até 3 estudantes
Pesquisa Inovadora
Professor(a) orientador(a) + até 3 estudantes
Prática Educacional
Inovadora
Professores(as) e/ou gestores(as) escolares (sem
mentoria)
Produto Inovador
Professor(a) orientador(a) + até 3 estudantes (sem
mentoria)
Pesquisa Inovadora
Professor(a) orientador(a) + até 3 estudantes (sem
mentoria)
Prática Educacional
Inovadora
Professor(a) orientador(a) + até 3 estudantes (sem
mentoria)
Prática Educacional
Inovadora
Professor(a) orientador(a) + até 3 estudantes (sem
mentoria)
3. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE
3.1. Os critérios de elegibilidade indicados a seguir são obrigatórios. A ausência ou
insuficiência de informações sobre qualquer um deles poderá resultar na desclassificação
da proposta.
a) Somente serão aceitas propostas submetidas por professores responsáveis pelo
projeto, com vínculo comprovado com escolas ou IES, públicas ou privadas.
b) Cada professor(a) orientador(a) das modalidades Ensino Fundamental, Médio,
Técnico, Superior ou Pós-graduação poderá inscrever até 3 (três) propostas,
respeitando os seguintes limites:
- 1 (uma) proposta de produto inovador + 1 (uma) de pesquisa inovadora + 1
(uma) de prática educacional inovadora;
- ou 2 (duas) propostas de produto inovador + 1 (uma) de prática educacional
inovadora;
- ou 2 (duas) propostas de pesquisa inovadora + 1 (uma) de prática
educacional inovadora.
- Para a EJAI, o(a) professor(a) orientador(a) poderá inscrever até 2 (duas)
propostas de prática educacional inovadora.
c) Cada equipe poderá ser composta por até 4 (quatro) integrantes, conforme
definido no item 2.3 deste edital.
d) Não será permitida a inclusão de coorientadores nas propostas.
e) A proposta deve apresentar aderência aos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU),
incluindo também os Objetivos 18, 19 e 20, conforme definidos pelo Governo
Brasileiro.
f) No momento da inscrição, deve ser anexada a declaração de anuência da
direção da escola ou IES (Anexo A).
g) É vedada a participação de membros da Comissão de Avaliação do Concurso
InovaEdu ou de consultores ad hoc nas propostas inscritas.
h) Caso a proposta envolva pesquisas com seres humanos, animais, organismos
geneticamente modificados, células-tronco embrionárias, patrimônio genético,
conhecimento tradicional associado, energia nuclear, materiais radioativos ou
outras situações de risco à saúde, segurança ou meio ambiente, será obrigatório
o envio do parecer consubstanciado emitido por:
- Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição;
- Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA);
- Ou outros comitês reconhecidos pela Comissão Nacional de Ética em
Pesquisa (CONEP).
i) Nos casos em que o projeto se enquadre na Lei nº 13.123/2015 (acesso ao
patrimônio genético e conhecimento tradicional associado), também será
obrigatória a apresentação do comprovante de cadastro de acesso no SISGEN.
4. INSCRIÇÃO E ENVIO DA PROPOSTA
4.1. Para inscrever um produto inovador, uma pesquisa inovadora e/ou uma prática
educacional inovadora, o(a) proponente deverá elaborar a proposta conforme os modelos
disponíveis nos Anexos B1 (produto inovador), B2 (pesquisa inovadora) e B3 (prática
educacional inovadora).
Além disso, é obrigatório inserir um link válido de um vídeo curto, conforme as instruções
descritas no Anexo C.
A proposta completa — composta pelos anexos preenchidos e o link do vídeo — deverá ser
submetida por meio do formulário de inscrição específico. A inscrição somente será validada
após o preenchimento completo do formulário e a concordância com os termos de
participação.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/pCGjDGzBxeVyFSiP6
4.2. A inscrição deverá ser realizada até às 23h59 do dia 31 de julho de 2025.
4.3. Em caso de envio de mais de um formulário para a mesma proposta, será considerado
apenas o último formulário submetido.
4.4. Não serão aceitas propostas enviadas por outros meios que não o formulário oficial,
nem após o prazo estipulado.
5. EIXOS DA PROPOSTA
5.1. As propostas devem estar alinhadas a pelo menos um dos 17 Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e/ou aos Objetivos 18, 19 e
20 estabelecidos pelo Governo Brasileiro. Esses objetivos representam um compromisso
global com a erradicação da pobreza, a preservação ambiental, o enfrentamento das
mudanças climáticas e a promoção do bem-estar coletivo.
Eixos
Detalhamento
ODS 1 – Erradicação da
Pobreza
Visa erradicar a pobreza em todas as suas formas e em todos os
lugares, assegurando o acesso equitativo a recursos, serviços
essenciais e oportunidades para uma vida digna.
ODS 2 – Fome Zero e
Agricultura Sustentável
Objetiva eliminar a fome, garantir a segurança alimentar e nutricional e
promover a agricultura sustentável, com ênfase em práticas
agroecológicas e no fortalecimento do desenvolvimento rural.
ODS 3 – Saúde e Bem-Estar
Visa garantir o acesso universal à saúde de qualidade e promover o
bem-estar físico, mental e social de todas as pessoas, em todas as
faixas etárias.
ODS 4 – Educação de
Qualidade
Assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade,
promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para
todas as pessoas, em todos os níveis de ensino.
ODS 5 – Igualdade de Gênero
Promover a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e
meninas, assegurando oportunidades justas e equitativas em todas as
esferas da vida social, econômica e política.
ODS 6 – Água Potável e
Saneamento
Garantir a disponibilidade e o manejo sustentável da água e do
saneamento, promovendo o acesso universal e equitativo a esses
serviços essenciais.
ODS 7 – Energia Limpa e
Acessível
Assegurar o acesso a fontes de energia confiáveis, sustentáveis,
modernas e a preços acessíveis para todos, incentivando o uso de
energias renováveis.
ODS 8 – Trabalho Decente e
Crescimento Econômico
Fomentar o crescimento econômico sustentado, inclusivo e
sustentável, com geração de empregos produtivos, trabalho decente e
valorização dos trabalhadores.
ODS 9 – Indústria, Inovação e
Infraestrutura
Desenvolver infraestruturas resilientes, promover a industrialização
sustentável e inclusiva, e ampliar a capacidade de inovação e
desenvolvimento tecnológico.
ODS 10 – Redução das
Desigualdades
Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles, garantindo a
inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de
idade, gênero, etnia ou condição social.
ODS 11 – Cidades e
Comunidades Sustentáveis
Tornar os espaços urbanos e rurais mais inclusivos, seguros, resilientes
e sustentáveis, com ênfase na mobilidade urbana, moradia digna e
proteção ambiental.
ODS 12 – Consumo e
Produção Sustentáveis
Incentivar padrões sustentáveis de produção e consumo, promovendo
o uso eficiente de recursos naturais, a redução de resíduos e a
educação para a sustentabilidade.
ODS 13 – Ação Contra a
Mudança Global do Clima
Adotar medidas urgentes para enfrentar as mudanças climáticas e seus
impactos, fortalecendo a resiliência e a capacidade de adaptação aos
desastres ambientais.
ODS 14 – Vida na Água
Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e
recursos marinhos, com foco na preservação da biodiversidade
aquática e nos modos de vida costeiros.
ODS 15 – Vida Terrestre
Proteger os ecossistemas terrestres, combater a desertificação,
restaurar áreas degradadas e preservar a biodiversidade para as
gerações presentes e futuras.
ODS 16 – Paz, Justiça e
Instituições Eficazes
Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, assegurando o
acesso à justiça, à transparência e à construção de instituições
eficazes e democráticas.
ODS 17 – Parcerias e Meios
de Implementação
Fortalecer as parcerias multilaterais e a cooperação entre setores e
países, mobilizando recursos e tecnologias para alcançar os demais
objetivos da Agenda 2030.
ODS 18 – Igualdade Racial
Combater o racismo estrutural e promover a equidade racial, por meio
de políticas públicas inclusivas e ações que ampliem o acesso e a
representatividade da população negra e de outros grupos
étnico-raciais minorizados.
ODS 19 – Arte, Cultura e
Comunicação
Valorizar a arte e a cultura como instrumentos de inclusão e expressão
social, e fortalecer a comunicação como meio de combate à
desinformação e de promoção da diversidade e da democracia.
ODS 20 – Direitos dos Povos
Originários e Comunidades
Tradicionais
Garantir os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais,
respeitando seus saberes, territórios e modos de vida, em consonância
com a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos
Indígenas.
6. DA ABRANGÊNCIA DO CONCURSO
6.1. O Concurso InovaEdu contempla, nos termos desta chamada, a participação de
professores, gestores e estudantes de todos os municípios do Estado de Alagoas. As
apresentações dos projetos selecionados ocorrerão exclusivamente na cidade de Maceió,
durante o evento Arena Inovação, no âmbito da Semana SINPETE 2025.
7. REGRAS GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO
7.1. As propostas devem respeitar o número máximo de participantes estabelecido no item
2.3 desta chamada.
7.2. Poderão se inscrever equipes vinculadas a escolas ou IES das redes pública e privada
do Estado de Alagoas.
7.3. Não será permitida a inclusão ou substituição de integrantes da equipe após a
homologação da inscrição.
7.4. A participação em todas as fases do concurso e nas atividades previstas no
pós-concurso é obrigatória, exigindo o envolvimento ativo de todos os integrantes da equipe.
7.5. Caso a proposta seja selecionada e premiada em 1º lugar, é obrigatória a continuidade
das atividades no período pós-evento, conforme descrito a seguir:
a) Para as pesquisas inovadoras, o(a) professor(a) orientador(a) e os(as) estudantes
deverão participar do Laboratório de Mentoria (LabMent), com foco na sistematização dos
resultados e na elaboração de um livreto para a edição 2025 da Coleção SINPETE – Ciência
para o Desenvolvimento Sustentável.
b) Para os produtos inovadores, o(a) professor(a) orientador(a) e os(as) estudantes deverão
participar da Mentoria Técnica, com foco na redação do pedido de patente, a ser submetido
ao órgão competente de proteção da propriedade intelectual.
7.6. As práticas educacionais inovadoras que obtiverem classificação entre os 15 (quinze)
primeiros lugares deverão, obrigatoriamente, submeter o relato completo do trabalho para a
Revista OPTIE – Observatório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica,
disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/observatpesqtecneinvnaeduc, no prazo
máximo de 15 (quinze) dias após o encerramento do evento, visando à composição de uma
edição especial com os melhores trabalhos.
8. ETAPAS DO CONCURSO
8.1. O processo de avaliação das propostas será composto pelas seguintes etapas:
a) Etapa 1 – Homologação das Inscrições
As propostas submetidas e consideradas elegíveis, conforme os critérios desta chamada,
serão homologadas e divulgadas nos seguintes endereços:
- Site oficial do evento: https://evento.ufal.br/sinpete-2025;
- Página de editais da Ufal: https://editais.ufal.br/outros.
A divulgação seguirá o cronograma previsto nesta chamada.
b) Etapa 2 – Avaliação das Propostas Finalistas
As propostas serão avaliadas de acordo com a categoria em que forem inscritas, seguindo
os critérios específicos estabelecidos no Barema de Avaliação (Anexo D).
- Produto Inovador
Avaliação quanto à aderência aos ODS, novidade, atividade inventiva, reprodutibilidade
(aplicação industrial) e relevância social.
- Pesquisa Inovadora
Avaliação quanto à aderência aos ODS, apresentação, clareza, coerência, rigor científico,
relevância acadêmica, interdisciplinaridade e impacto social.
- Prática Educacional Inovadora
Avaliação quanto à aderência aos ODS, organização e clareza na descrição da proposta
pedagógica, coerência metodológica, grau de inovação, interdisciplinaridade e relevância
social.
Todas as avaliações serão realizadas pela Comissão Técnico-científica do SINPETE 2025.
c) Classificação e Seleção dos Projetos Finalistas
As propostas submetidas serão avaliadas conforme os critérios estabelecidos no Barema de
Avaliação (Anexo D). O quadro a seguir apresenta o número máximo de propostas finalistas
que serão classificadas para apresentação durante o evento SINPETE 2025, de acordo com a
categoria de inscrição: Produto Inovador, Pesquisa Inovadora ou Prática Educacional
Inovadora.
Somente serão classificadas as propostas que obtiverem nota igual ou superior a 7,0.
Em caso de empate, será adotado o critério de desempate disposto no item 8.2 desta
chamada.
Quadro 1 – Número máximo de propostas classificadas para apresentação no SINPETE 2025
Modalidade
Ensino Fundamental – Público
Ensino Fundamental – Privado
Ensino Médio – Público
Ensino Médio – Privado
Ensino Médio Técnico – IFAL
Ensino Superior – Público e Privado
Pós-Graduação – Público e Privado
EJAI – Todos
Categoria
Nº Máximo de Propostas
Produto Inovador
10
Pesquisa Inovadora
10
Práticas Educacionais Inovadoras
10
Produto Inovador
5
Pesquisa Inovadora
5
Práticas Educacionais Inovadoras
5
Produto Inovador
20
Pesquisa Inovadora
20
Práticas Educacionais Inovadoras
10
Produto Inovador
5
Pesquisa Inovadora
5
Práticas Educacionais Inovadoras
5
Produto Inovador
10
Pesquisa Inovadora
15
Práticas Educacionais
5
Produto Inovador
5
Pesquisa Inovadora
5
Práticas Educacionais
5
Produto Inovador
5
Pesquisa Inovadora
5
Práticas Educacionais
5
Práticas Educacionais
10
TOTAL GERAL
180
d) Etapa 3 – Apresentação do Produto Inovador, Pesquisa Inovadora e Prática
Educacional Inovadora (Finalistas)
As equipes cujas propostas forem finalistas deverão, obrigatoriamente, participar da etapa
de exposição presencial durante os dias do evento, em Maceió, no espaço destinado à
Arena Inovação.
Todos os(as) integrantes da equipe deverão estar presentes no local designado para a
exposição, portando o banner do projeto, conforme modelo e dimensões (1,20 m x 0,90 m) a
serem disponibilizados no site oficial do evento.
O cronograma de apresentações será organizado e divulgado previamente pela Comissão
Organizadora. O não comparecimento da equipe no(s) dia(s), horário(s) e local(is)
estabelecidos implicará na eliminação automática do concurso.
e) Etapa 4 – Avaliação da Apresentação do Produto Inovador, Pesquisa Inovadora e
Prática Educacional Inovadora (Finalistas)
A avaliação das propostas finalistas será realizada com base nos critérios estabelecidos no
barema específico (Anexo E), considerando as categorias correspondentes. As decisões da
Comissão de Avaliação são soberanas e, portanto, irrecorríveis e não sujeitas a impugnação
nesta etapa do concurso.
8.2 Critérios de Desempate
Em caso de empate entre propostas, serão aplicados, sucessivamente, os seguintes critérios
de desempate:
1º) Maior nota no critério de relevância social;
2º) Para cada categoria:
- Produto Inovador: maior nota no critério de aplicação industrial;
- Pesquisa Inovadora: maior nota no critério de cientificidade;
- Prática Educacional Inovadora: maior nota no critério de inovação na prática educativa;
3º) Proposta com participação de integrantes autodeclarados(as) negros(as), pardos(as)
(Anexo H), indígenas (Anexo I), quilombolas (Anexo J) e/ou pessoas com deficiência (Anexo
K).
4º) Proposta cuja equipe seja composta, majoritariamente, por mulheres.
8.3 Cálculo da Nota Final
A Nota Final do projeto será obtida pela média aritmética simples das pontuações atribuídas
nas Etapas 2 (Avaliação do Projeto) e 4 (Apresentação):
8.4 Divulgação dos Resultados
O resultado final da seleção das propostas será divulgado por ordem de classificação,
conforme as respectivas categorias (produto inovador, pesquisa inovadora e prática
educacional inovadora), nos canais oficiais do evento.
9. RESULTADO
9.1. A lista dos projetos premiados no Concurso InovaEdu será publicada no dia 20 de
outubro de 2025, no site do SINPETE 2025 e na página oficial da Ufal
(https://editais.ufal.br/outros), além de ser divulgada durante a Cerimônia de Premiação das
categorias Produto Inovador, Pesquisa Inovadora e Prática Educacional Inovadora.
9.2. É de inteira responsabilidade dos(as) participantes o acompanhamento de todas as
fases do certame, devendo cada equipe adotar, de forma tempestiva, as providências
necessárias conforme o andamento do concurso.
9.3. A organização do SINPETE não se responsabilizará por avisos individuais. As equipes
deverão acompanhar exclusivamente as publicações oficiais referentes a esta chamada.
10. RECURSO
10.1. Conforme o cronograma do presente edital, as equipes que não tiverem suas
propostas selecionadas na Etapa 2 (avaliação do projeto) poderão interpor recurso.
10.2. O recurso deverá ser apresentado por meio de carta justificativa, contendo os
argumentos devidamente fundamentados que contestem o resultado.
10.3. A carta deverá ser enviada, em formato PDF, para o e-mail sinpeteufal@gmail.com,
com o seguinte assunto:
RECURSO CONCURSO InovaEdu – [Título do Projeto]
O nome do arquivo também deverá corresponder ao título da proposta submetida.
10.4. A carta de recurso deverá estar assinada pelo(a) professor(a) coordenador(a)
responsável pela proposta.
11. PREMIAÇÃO
11.1. As equipes finalistas deverão estar presentes na Cerimônia de Premiação, a ser
realizada no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus A.
C. Simões, em Maceió, no dia 20 de outubro de 2025, conforme programação do evento.
11.2. A premiação do Concurso InovaEdu será concedida às propostas de Produto Inovador,
Pesquisa Inovadora e Prática Educacional, com distinção entre escolas e IES públicas e
privadas.
11.3. Serão premiadas até três (3) equipes vencedoras, por categoria, nos seguintes
segmentos:
Ensino Fundamental, Ensino Médio (público e privado), Ensino Médio Técnico, EJAI e
Ensino Superior.
As premiações serão assim definidas:
- 1º Lugar (ouro): Prêmio InovaEDU SINPETE – troféu e medalhas.
- 2º Lugar (prata): Prêmio InovaEDU SINPETE – troféu e medalhas.
- 3º Lugar (bronze): Prêmio InovaEDU SINPETE – troféu e medalhas.
11.4. As equipes premiadas em 1º lugar nas categorias Produto Inovador e Pesquisa
Inovadora participarão do Laboratório de Mentoria (LabMent), com duração de 3 meses e
carga horária total de 42 horas, distribuídas em atividades individuais e coletivas. A mentoria
oferecerá orientação especializada para a sistematização dos resultados e a produção de
livreto, a ser publicado na 4ª edição da Coleção Ciência na Escola para o Desenvolvimento
Sustentável.
11.5. As equipes premiadas em 1º lugar na categoria Produto Inovador também serão
contempladas com Mentoria Técnica para redação do Relatório de Patente de Invenção,
promovida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UFAL), incluindo orientação quanto ao
depósito do pedido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
11.6. As equipes premiadas em 2º e 3º lugares nas categorias Pesquisa Inovadora e Produto
Inovador poderão, a critério da comissão, ser contempladas com mentoria científica ou
técnica, conforme o item 11.8 ou em caso de desistência das equipes premiadas em 1º lugar.
11.7. Em caso de empate na definição das equipes premiadas, serão adotados,
sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:
- Maior nota no quesito relevância social (Anexo D);
- Maior nota no quesito justificativa/relevância (Anexo E);
- Maior nota em critérios específicos:
○ Aplicação industrial (Produto Inovador);
○ Cientificidade (Pesquisa Inovadora);
○ Inovação na prática educativa (Prática Educacional Inovadora) – conforme Anexo D;
- Presença de integrantes autodeclarados(as) negros(as), pardos(as) (Anexo H), indígenas
(Anexo I), quilombolas (Anexo J) e/ou pessoas com deficiência (Anexo K);
- Equipe composta majoritariamente por mulheres.
11.8. Pesquisas e produtos inovadores cujas equipes sejam compostas exclusivamente por
estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do 3º ano do Ensino Médio ou do último
período da Graduação não serão contempladas com a Mentoria científica do LabMent,
considerando a conclusão do ciclo formativo desses estudantes no ano vigente.
12. DIREITOS DE USO
12.1. As propostas submetidas ao concurso não estarão sob cláusula de sigilo. Caso resultem
em criações passíveis de proteção intelectual, os(as) proponentes deverão observar o
disposto no Art. 12 da Lei nº 9.279/1996 (Lei da Propriedade Industrial), que estabelece o
chamado período de graça — ou seja, o(a) inventor(a) dispõe de até 12 (doze) meses após a
divulgação pública da criação para solicitar a proteção junto ao órgão competente, como o
Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
13. USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)
13.1. O uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) no âmbito deste edital é permitido,
desde que respeite as normas éticas e os objetivos do projeto. A utilização dessas tecnologias
deve ser pautada pela transparência, segurança e respeito à privacidade dos envolvidos. As
propostas que utilizarem IA deverão informar no ato da inscrição.
A seguir, especificam-se as condições para o uso da IA:
É permitido utilizar IA para:
a) Apoiar na organização de informações, como resumos, análises de dados e criação de
gráficos ou apresentações.
b) Ajudar na pesquisa de conteúdo e fontes de forma a ampliar o entendimento sobre o tema
da proposta..
c) Utilizar ferramentas de correção gramatical e sugestões de melhorias no texto, desde que o
estudante faça a revisão e ajuste final, garantindo a autenticidade da proposta.
Não é permitido utilizar IA para:
a) Realizar partes do trabalho que devem ser desenvolvidas de forma pessoal, como escrever
textos completos ou responder a questões de maneira automática, sem a intervenção e
reflexão do estudante.
b) Gerar ou copiar conteúdo sem citar as fontes adequadas, ou seja, utilizar a IA de maneira
que comprometa a originalidade e a ética da proposta.
c) Manipular ou alterar dados e informações de forma a enganar ou distorcer resultados de
pesquisas, comprometendo a veracidade e a credibilidade da proposta.
14. DISPOSIÇÕES FINAIS
14.1. Alterações nas disposições estabelecidas nesta chamada, se necessárias, serão
comunicadas por meio de notificações oficiais, passando a integrar este edital.
14.2. A inscrição neste concurso implica na aceitação integral das normas aqui dispostas,
incluindo a autorização para uso de imagens (Anexo F – menores de idade; Anexo G –
maiores de idade), textos, vozes, nomes e marcas, em qualquer meio de divulgação
institucional, sem ônus ou direito a retribuição.
14.3. A aquisição de materiais necessários ao desenvolvimento dos projetos será de
responsabilidade exclusiva das respectivas equipes. Durante o evento SINPETE 2025, cada
equipe finalista contará com um estande (medindo 1,0x1,0) na Arena Inovação para
exposição dos trabalhos.
14.4. Os custos com transporte, hospedagem e alimentação das equipes participantes são de
responsabilidade da escola e/ou IES à qual estão vinculadas.
14.5. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser solicitados à Comissão
Organizadora pelo e-mail: sinpeteufal@gmail.com.
14.6. A participação no concurso não implica em concessão de financiamento ou apoio
financeiro para implementação ou execução das propostas, sendo esta responsabilidade
exclusiva dos autores.
14.7. Os casos omissos neste edital serão analisados e deliberados pela Comissão
Organizadora do SINPETE 2025.
15. CRONOGRAMA DA SELEÇÃO
Etapa
Período
Lançamento do Edital
30/06/2025
Período de Inscrição
30/06/2025 a
31/07/2025
Homologação das Inscrições (Etapa 1)
04 a 07/08/2025
Divulgação das Inscrições Homologadas
08/08/2025
Avaliação das Propostas (Etapa 2)
11 a 22/08/2025
Publicação da Classificação e Seleção dos Projetos Finalistas
Período para Interposição de Recursos
Divulgação do Resultado Final dos Projetos Finalistas
Apresentação Presencial e Avaliação das Propostas Finalistas
25/08/2025
26 a 28/08/2025
30/08/2025
13 a 18/10/2025
Cerimônia de Premiação
20/10/2025
Previsão do período do Laboratório de Mentoria (para equipes premiadas
em 1º lugar)
23/02 a
25/05/2026
Maceió, 30 de junho de 2025
Eliane Barbosa da Silva
Pró-reitora de Graduação
Iraildes Pereira Assunção
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação
ANEXOS
A seguir, encontram-se os modelos dos anexos mencionados nesta chamada.
Todos os modelos necessários para a realização da inscrição estão disponíveis em
formato editável para download no seguinte link:
https://drive.google.com/drive/folders/1im1zLgxAlvIwkXoDZm04sH4zy02sbH37?usp
=share_link
ANEXO A – DECLARAÇÃO DE ANUÊNCIA
Eu, ___________________________________________________________, diretor(a)
da escola/IES _____________________________________________________, declaro
para os devidos fins, estar ciente da submissão da pesquisa/produto/prática educacional
intitulada “______________________________________________________________”,
sob
a
coordenação
___________________________________,
do(a)
ao
Concurso
professor(a)/pesquisador(a)
InovaEdu
da
Semana
Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (CHAMADA Nº
37/2025 – SINPETE/UFAL).
_________________ (AL), ____ de __________________ de 2025.
______________________________________________________________
Diretor(a) da escola ou IES.
ANEXO B1 - MODELO DE PROPOSTA DE PRODUTO INOVADOR
TÍTULO:
Nome da escola ou Instituição de Ensino Superior | Município - AL
Prof(a). Orientador(a):
Link do Lattes:
. E-mail:
. Telefone:
Estudantes:
Nome completo
Idade
Ano/série
ou Período
Etapa de Ensino ou
Curso de
Graduação/Instituição
A equipe é composta majoritariamente por mulheres? ( ) sim ( )não
A equipe contempla a critério de inclusão e diversidade conforme o Anexo D ( ) sim ( )
não
Quais são os ODS que o projeto contempla?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
VISÃO GERAL (Atividade inventiva - Critério 1 e atendimento ao ODS - Critério 6)
Qual é o diferencial do produto inovador,
qual é o problema a ser potencialmente
resolvido por ele? Aqui você descreve o que motivou o desenvolvimento do produto, qual
o contexto teórico do produto inovador, qual(quais) o(s) principal (principais) ODS que o
produto inovador atende(m) (máximo 20 linhas, Times New Roman, tamanho 12)
INDAGAÇÃO CIENTÍFICA (Cientificidade - Critério 4)
Aqui, descreva qual a pergunta norteadora de seu produto inovador
e como você
pretende respondê-la. (máximo 10 linhas, Times New Roman, tamanho 12)
OBJETIVOS
Descreva os objetivos geral e específicos de seu produto inovador.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES (Aplicação Industrial - Critério 2)
Descreva os procedimentos metodológicos que pretende acessar na execução do produto
inovador (máximo 10 linhas, Times New Roman, tamanho 12)
RECURSOS NECESSÁRIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO
Quais os recursos necessários para implementar o produto inovador? (máximo 10 linhas,
Times New Roman, tamanho 12)
PONTOS FRÁGEIS
Quais os pontos frágeis do produto inovador? (máximo 10 linhas, Times New Roman,
tamanho 12)
RESULTADOS
Descreva os resultados esperados na implementação da proposta (máximo 15 linhas,
Times New Roman, tamanho 12)
LINK DO VÍDEO
Insira o link do vídeo indicado no item 4.1 do edital InovaEdu. (Atenção: teste antes para
ver se o link está funcionando.)
REFERÊNCIAS
Insira as referências, de acordo com as regras atuais da ABNT, utilizadas na construção
desta proposta.
ANEXO B2 - MODELO DE PROPOSTA DE PESQUISA INOVADORA
TÍTULO DA PROPOSTA
Nome da Instituição de Ensino Superior e/ou Escola | Município - AL
Curso:
Área de Conhecimento:
Linha de Pesquisa (se houver):
Prof(a). Orientador(a):
Telefone:
Link do Lattes:
. E-mail:
.
Estudantes:
Nome completo
Idad
e
Ano/série
ou Período
Etapa de Ensino ou
Curso de
Graduação/Instituiç
ão
A equipe é composta majoritariamente por mulheres? ( ) sim ( )não
A equipe contempla a critério de inclusão e diversidade conforme o Anexo D ( ) sim (
)não
Quais são os ODS que o projeto contempla?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
JUSTIFICATIVA (Interdisciplinaridade - Critério 4)
Exponha de maneira completa, as razões que tornaram a realização da pesquisa
importante e como o trabalho estará contribuindo para a solução do problema.
A
pesquisa envolve integração com diferentes áreas? (máximo 15 linhas, Times New
Roman, tamanho 12)
PROBLEMA (Relevância Científica - Critério 3 e Relevância Social - Critério 5)
O problema da pesquisa é uma questão que amplia o conhecimento de algo que possua
relevância social, para o qual se deve encontrar ou apontar uma alternativa de solução
no decorrer da pesquisa? (máximo 10 linhas, Times New Roman, tamanho 12)
FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES OU QUESTÃO DE PESQUISA (Cientificidade Critério 2)
Aponte as hipóteses, ou seja, indagações a serem verificadas (ou refutadas) no
desenvolvimento da pesquisa. (máximo 10 linhas, Times New Roman, tamanho 12)
OBJETIVOS
Descreva os objetivos geral e específicos de sua pesquisa inovadora.
REFERENCIAL TEÓRICO
Descreva o referencial teórico que demonstre seu conhecimento acerca da área sob
investigação, com base nas mais recentes pesquisas desenvolvidas na área escolhida.
Deve-se descrever o campo de atuação onde o estudo se propõe a estender o
conhecimento teórico e/ou prático. (máximo 20 linhas, Times New Roman, tamanho 12)
METODOLOGIA (Cientificidade - Critério 2)
Descreva com clareza o tipo de pesquisa que será realizada. O(A) pesquisador(a) estará
respondendo às perguntas: Com quem? Onde, quando e como irei realizar o projeto de
pesquisa? Quais os instrumentos selecionados para a coleta de dados? Como registrar
e apresentar os dados coletados? É o conjunto de procedimentos e técnicas que serão
utilizadas para chegar aos objetivos e, dessa forma, será resolvido o problema que foi
selecionado para o projeto.
PONTOS FRÁGEIS
Quais os pontos frágeis da pesquisa inovadora? (máximo 10 linhas, Times New Roman,
tamanho 12)
RESULTADOS
Descreva os resultados obtidos até então no desenvolvimento do projeto e os resultados
esperados na implementação da proposta (máximo 15 linhas, Times New Roman,
tamanho 12)
LINK DO VÍDEO
Insira o link do vídeo indicado no item 4.1 do edital do Concurso InovaEdu. (Atenção:
teste antes para ver se o link está funcionando.)
REFERÊNCIAS
Insira as referências, de acordo com as regras atuais da ABNT, utilizadas na construção
desta proposta.
ANEXO B3 - MODELO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS
TÍTULO DA PROPOSTA
Nome da Instituição ou Escola | Município - AL
Curso:
Área de Conhecimento:
Linha de Pesquisa (se houver):
Prof(a). Orientador(a):
Telefone:
Link do Lattes:
. E-mail:
.
Estudantes:
Nome completo
Idad
e
Ano/série
ou Período
Etapa de Ensino ou
Curso de
Graduação/Instituiç
ão
A equipe é composta majoritariamente por mulheres? ( ) sim ( )não
A equipe contempla a critério de inclusão e diversidade conforme o Anexo D ( ) sim (
)não
Quais são os ODS que o projeto contempla?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
JUSTIFICATIVA (Relevância Social - Critério 5 e Interdisciplinaridade - Critério 4)
Exponha de maneira completa as razões que tornaram a realização da prática
educacional
importante e como o trabalho estará contribuindo para a solução do
problema. A prática envolve integração com diferentes áreas? (máximo 15 linhas, Times
New Roman, tamanho 12)
PROBLEMA (Relevância Social - Critério 5)
O problema de pesquisa é uma questão que busca o conhecimento de algo que possua
relevância social, para o qual se deve encontrar ou apontar uma alternativa de solução
no decorrer da prática educacional. (máximo 10 linhas, Times New Roman, tamanho 12)
OBJETIVOS
Descreva os objetivos geral e específicos de sua prática educacional.
REFERENCIAL TEÓRICO (Interdisciplinaridade - Critério 4 e Relevância Social Critério 5)
Descreva o referencial teórico que demonstre seu conhecimento acerca da área sob
investigação, com base nas mais recentes pesquisas desenvolvidas na área escolhida.
Deve-se descrever o campo de atuação onde o estudo se propõe a estender o
conhecimento teórico e/ou prático. (máximo 20 linhas, Times New Roman, tamanho 12)
METODOLOGIA (Descrição da proposta pedagógica - Critério 2)
Descreva com clareza o tipo de pesquisa que será realizada. O(A) pesquisador(a) estará
respondendo às perguntas: Com quem? Onde, quando e como irei realizar o projeto de
pesquisa? Quais os instrumentos selecionados para a coleta de dados? Como registrar
e apresentar os dados coletados? É o conjunto de procedimentos e técnicas que serão
utilizadas para chegar aos objetivos e, dessa forma, será resolvido o problema que foi
selecionado para o projeto.
DESCRIÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA E SUA INOVAÇÃO NA PRÁTICA
EDUCATIVA
(Critério 2 e Critério 3)
Descreva
o êxito obtido por meio das práticas educacionais
e sua possível
reprodutibilidade em outras turmas/escolas. (máximo 15 linhas, Times New Roman,
tamanho 12)
LINK DO VÍDEO
Insira o link do vídeo indicado no item 4.1 do edital do Concurso de InovaEdu. (Atenção:
teste antes para ver se o link está funcionando.)
REFERÊNCIAS
Insira as referências, de acordo com as regras atuais da ABNT, utilizadas na construção
desta proposta.
ANEXO C – INSTRUÇÕES PARA GRAVAÇÃO DO VÍDEO
EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
- Câmera filmadora / Gravador de áudio. Pode usar a câmera e o gravador de áudio do
mesmo aparelho celular.
- Tripé ou apoio para celular: para o aparelho gravador. Caso não tenha, talvez seja
necessário improvisar para apoiar o aparelho na altura adequada do rosto da pessoa em
pé.
CONFIGURAÇÕES DE VÍDEO NO CELULAR
- Limpe a lente da câmera.
- Ajuste as configurações de sua câmera:
* Aparelho iPhone: Ajustes > Câmera > Gravar Vídeo. Selecione “1080pHD a 30fps”
* Aparelho Android: geralmente dentro do próprio aplicativo da câmera.
Procure a configuração “1080pHD a 30fps” (se não tiver essas opções, deixe sempre a
melhor resolução)
DICAS DE GRAVAÇÃO
- LOCAL: procure um LOCAL SILENCIOSO em um cômodo não muito grande, para não
ter muito eco.
- CENÁRIO: Procure um ambiente limpo e organizado, cuidando para que o FUNDO atrás
da Equipe não tenha distrações para quem estiver assistindo. Dê preferência para
PAREDES LISAS.
- POSICIONAMENTO DA CÂMERA: apoie o celular para que fique de preferência na
ALTURA DO ROSTO. Posicione a câmera na HORIZONTAL (celular deitado).
- DISTÂNCIA: a distância de UM BRAÇO DO ROSTO em geral é adequada (deixar o
quadro da câmera pegando mais ou menos desde a cintura e que fique uma sobra acima
da cabeça).
ILUMINAÇÃO:
- DURANTE O DIA: procure um lugar iluminado e FIQUE DE FRENTE PARA A JANELA.
- DURANTE A NOITE: procure melhorar a iluminação, posicionando uma LUZ DE
FRENTE PARA O ROSTO (um abajur, por exemplo).
ROTEIRO DO VÍDEO
- Não é preciso que todos componentes da Equipe apareçam no vídeo.
- Inicie apontando o problema social que atinge sua comunidade ou entorno da sua
Escola.
- É importante que a Equipe mostre fotos que comprovam este problema ou mostre uma
filmagem do local.
- Depois apresente a proposta inovadora para solucionar este problema.
DURAÇÃO DO VÍDEO
- O vídeo deve durar de 1 a 3 minutos.
GRAVANDO O VÍDEO
- Quando a Equipe estiver pronta, aperte o botão de “gravar” no aparelho de gravação e
comece a falar após 2 segundos.
- NÃO USE FONE DE OUVIDO.
- Realize vários testes de gravação até conseguir a melhor qualidade de som e imagem.
- Depois de gravar, ouça e veja como ficou. Fique atento para a qualidade do áudio e
outros detalhes, como ruídos, enquadramento e iluminação. Escolha a sua melhor
gravação para enviar.
FINALIZAÇÃO DO VÍDEO
-
Finalize a edição do vídeo, inserindo a identidade visual da SINPETE 2025,
disponível no site do evento.
ENVIO DO ARQUIVO
- Faça o upload do seu arquivo de vídeo no YOUTUBE:
1. Faça o Login com sua conta Google para acessar seu canal no Youtube.
2. Clique em “Criar” (ícone de câmera, no menu superior) > Enviar vídeo
3. Siga os passos indicados para o preenchimento. É necessário preencher apenas a
primeira e terceira etapas.
- Importante:
* Em “Detalhes/Título” (primeira etapa): coloque SEU NOME e TÍTULO DO VÍDEO (Ex:
“Nome Sobrenome” – música “X”)
* Em “Público” (primeira etapa): selecione “Não é conteúdo para crianças”
* Em “Visibilidade” (terceira etapa): selecione publicar como NÃO LISTADO
- Após salvar, COPIE O LINK do vídeo publicado e cole no espaço reservado na proposta
escrita.
ANEXO D – BAREMA PARA AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS INSCRITAS EM
PRODUTO INOVADOR
Título
da
Proposta:
Critérios de Avaliação
1.Atividade inventiva - O conceito que a tecnologia
apresenta é novo ou melhorias, não sendo algo óbvio
2.Aplicação Industrial - Está relacionada ao nível de
reprodutibilidade da tecnologia.
3.Apresentação, clareza e coerência - A proposta é
clara, objetiva, organizada e fácil de entender?
4.Cientificidade - A proposta está sustentada no
método científico?
Nota máxima
Nota atribuída
2,0
2,0
1,0
1,5
5.Relevância social – O produto contribui para atender
as
necessidades da sociedade? Resolve problemas
concretos ou promove melhorias na qualidade de vida
1,5
das pessoas?
6.Atendimento aos ODS - A proposta tem aderência a
pelo menos um dos ODS?
1,0
7. Inclusão e diversidade – Na composição da equipe
há integrantes autodeclarados(as) negros(as) ou
pardos(as), indigenas, quilombolas e/ou pessoas com
0,5
deficiência?
8. Diversidade de gênero – A equipe é composta
majoritariamente por mulheres?
0,5
Nota Final
ANEXO D – BAREMA PARA AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS INSCRITAS PESQUISA
INOVADORA
Título
da
Proposta:
Critérios de Avaliação
Nota máxima
1. Apresentação, clareza e coerência - A proposta é
clara, objetiva, organizada e fácil de entender?
2. Cientificidade - A proposta está sustentada no
método científico?
3. Relevância Científica - A pesquisa é relevante em
sua área de conhecimento?
4.Interdisciplinaridade
-
A
pesquisa
envolve
integração com diferentes áreas?
2,0
2,0
2,0
1,0
5. Relevância social – A pesquisa contribui para
atender as
problemas
necessidades da sociedade? Resolve
concretos
ou
promove
melhorias
na
1,0
qualidade de vida das pessoas?
6. Atendimento aos ODS - A proposta tem aderência a
pelo menos um dos ODS?
1,0
7. Inclusão e diversidade – Na composição da equipe
há integrantes autodeclarados(as) negros(as) ou
pardos(as), indigenas, quilombolas e/ou pessoas com
0,5
deficiência?
8. Diversidade de gênero – A equipe é composta
majoritariamente por mulheres?
0,5
Nota Final
Nota atribuída
ANEXO D – BAREMA PARA AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS INSCRITAS PRÁTICA
EDUCACIONAL
Título
da
Proposta:
Critérios de Avaliação
Nota máxima
1. Apresentação, clareza e coerência - A proposta é
clara, objetiva, organizada e fácil de entender?
2. Descrição da Proposta pedagógica -
2,0
A proposta
apresenta estratégias que podem ser reproduzidas em
2,0
outras turmas/escolas?
3. Inovação na prática educativa
- A proposta
promove aprendizagens ativas, por meio de novas
2,0
estratégias e/ou recursos?
4.
Interdisciplinaridade
-
A proposta envolve
integração com diferentes áreas?
1,0
5. Relevância social – A proposta contribui para
atender as
problemas
necessidades da sociedade? Resolve
concretos
ou
promove
melhorias
na
1,0
qualidade de vida das pessoas?
6. Atendimento aos ODS - A proposta tem aderência a
pelo menos um dos ODS?
1,0
7. Inclusão e diversidade – Na composição da equipe
há integrantes autodeclarados(as) negros(as) ou
pardos(as), indigenas, quilombolas e/ou pessoas com
0,5
deficiência?
8.Diversidade de gênero – A equipe é composta
majoritariamente por mulheres?
0,5
Nota Final
Nota atribuída
ANEXO E – BAREMA PARA AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS APRESENTADAS
DURANTE O EVENTO
Título
da
Proposta:
Produto Inovador (
) Pesquisa Inovadora (
) Prática Educacional (
)
Data da Apresentação: ___/ 10 / 2025
A equipe está presente na apresentação? ( ) Sim
( ) Não
Critério de Avaliação
Nota Máxima
1. Viabilidade - A proposta é tecnicamente viável?
1,5
Tem aplicabilidade?
2. Justificativa/relevância (benefícios quanto aos
1,5
aspectos sociais, econômicos e/ou ambientais)
3. Domínio do assunto apresentado
1,0
4. Apresentação de forma lógica e ordenada
1,0
5. Processo de interação entre os membros do
grupo
1,0
6. Capacidade de transmissão do conteúdo
1,0
7. Capacidade de debater e argumentar
1,0
8. Postura
1,0
9. Capacidade de expressão oral (dicção e
entonação da voz)
1,0
Nota Final
Nota Atribuída
ANEXO F – TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGENS PARA MENORES DE
IDADE
Por
meio
do
presente
instrumento
eu,________________________________________________,
_______________________(nacionalidade),____________________________(estado
civil), _______________________________(profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº
________________ e no RG nº ________________, residente e domiciliado(a) à rua
______________________________, nº _______ - ________________
cidade
de
______________
-
(AL),
responsável
(bairro), na
pelo(a)
menor
___________________________________, CPF nº ________________, doravante
denominado LICENCIANTE e UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, inscrita no
CNPJ sob o nº 24.464.109/0001-48, com sede na AVENIDA LOURIVAL MELO MOTA,
SN, CAMPUS A.C. SIMOES - TABULEIRO DO MARTINS – MACEIÓ – ALAGOAS
doravante denominada LICENCIADA, têm entre si junto e acertado o que segue.
1ª O LICENCIANTE concede à LICENCIADA a permissão para utilizar a imagem do
menor sob sua tutela, capturada durante as atividades relacionadas
à
produto
inovador/pesquisa inovadora/prática educacional na Semana Interinstitucional de
Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (SINPETE 2025).
2ª A presente autorização confere à LICENCIADA o direito de usar a imagem do(a)
LICENCIANTE, sem prazo definido.
3ª O presente contrato confere exclusividade à LICENCIADA para uso das imagens
especificadas, obrigando-se o(a) LICENCIANTE a não autorizar para terceiros a utilização
da imagem deste contrato, salvo por anuência escrita da LICENCIADA.
_________________ (AL), ____ de __________________ de 2025.
__________________________________________________
Assinatura
ANEXO G - TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGENS PARA MAIORES DE
IDADE
Por
meio
do
presente
instrumento
eu,________________________________________________,
_______________________(nacionalidade),____________________________(estado
civil), _______________________________(profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº
________________ e no RG nº ________________, residente e domiciliado(a) à rua
______________________________, nº _______ - _________________
cidade
de
______________
UNIVERSIDADE
FEDERAL
-
(AL),
DE
doravante
ALAGOAS,
denominado
inscrita
no
(bairro), na
LICENCIANTE
CNPJ
sob
o
e
nº
24.464.109/0001-48, com sede na AVENIDA LOURIVAL MELO MOTA, SN, CAMPUS
A.C. SIMOES - TABULEIRO DO MARTINS – MACEIÓ – ALAGOAS doravante
denominada LICENCIADA, têm entre si junto e acertado o que segue.
1ª O LICENCIANTE concede à LICENCIADA a permissão para utilizar a sua imagem,
capturada
durante
as
atividades
relacionadas
à
produto
inovador/pesquisa
inovadora/prática educacional apresentadas na Semana Interinstitucional de Pesquisa,
Tecnologia e Inovação na Educação Básica (SINPETE 2025).
2ª A presente autorização confere à LICENCIADA o direito de usar a imagem do(a)
LICENCIANTE, sem prazo definido.
3ª O presente contrato confere exclusividade à LICENCIADA para uso das imagens
especificadas, obrigando-se o(a) LICENCIANTE a não autorizar para terceiros a utilização
da imagem deste contrato, salvo por anuência escrita da LICENCIADA.
_________________ (AL), ____ de __________________ de 2025.
__________________________________________________
Assinatura
ANEXO H - AUTODECLARAÇÃO ETNIA NEGRA OU PARDA
Eu, _______________________________________________________, inscrito no CPF
nº ______________, venho por meio deste, em conformidade com a classificação do
IBGE, declarar que sou:
( ) Negro(a)
( ) Pardo(a)
Declaro, ainda, estar ciente de que as informações que estou prestando são de minha
inteira responsabilidade e que, no caso de declaração falsa, estarei sujeito às sanções
previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto
nº 83.936, de 6 de setembro de 1979 e o parágrafo único do art. 2º do Decreto nº 9.427,
de 28 de junho de 2018.
_________________ (AL), ____ de __________________ de 2025.
__________________________________________________
Assinatura
ANEXO I - AUTODECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO INDÍGENA
Eu,
______________________________________________________________________,
abaixo
assinado(a),
portador(a)
do CPF:___________________, Identidade:
_________________ - Órgão Expedidor __________, residente e domiciliado(a) no
endereço:________________________________________________________________
________________________________________________________________________
___.
DECLARO,
na
qualidade
de
líder
da
Comunidade
Indígena
________________________________________________________________________
_,
localizada
no
município
de
____________________________________________________
no
estado
_________________________________________, CEP: __________________, nos
termos do art. 2º Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, que
_______________________________________________________(nome do estudante
ou orientador(a)), portador(a) do RG nº_________________________ Órgão Expedidor
________________, CPF nº _____________________, residente e domiciliado(a) no
endereço
________________________________________________________________________
_____________________________________________ é ÍNDIGENA e pertence à nossa
Comunidade, mantendo laços familiares, econômicos, sociais e culturais com nossa
comunidade.
Declaramos para todos os fins de direito e sob as penas da Lei, serem verdadeiras as
informações prestadas nesta Declaração, ciente de que a prestação de informação falsa
e/ou apresentação de documento falso poderá incorrer nas penas de crime previstas nos
artigos 297, 298 e 299 do Código Penal - Decreto Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de
1940.
Por ser expressão da verdade, datamos e assinamos esta declaração.
_________________ (AL), ____ de __________________ de 2025.
____________________________________________
Assinatura do membro da Comunidade Indígena
__________________________________________________
Assinatura do líder da Comunidade Indígena
ANEXO J - AUTODECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO QUILOMBOLA
Eu, ___________________________________________________________________,
abaixo
assinado(a),
portador(a)
do CPF:___________________, Identidade:
_________________ - Órgão Expedidor __________, residente e domiciliado(a) no
endereço:________________________________________________________________
________________________________________________________________________
___.DECLARO,
na
qualidade
de
líder
da
Comunidade
Quilombola
________________________________________________________________________
_,
localizada
no
município
de
____________________________________________________
no
estado
_____________________________________________, CEP: _________________, nos
termos do art. 2º Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003,
que_________________________________________________(nome do estudante ou
orientador(a)), portador(a) do RG nº_________________________ Órgão Expedidor
________________, CPF nº _____________________, residente e domiciliado(a) no
endereço:________________________________________________________________
________________________________________________________________________
____ é QUILOMBOLA e pertence à nossa Comunidade, mantendo laços familiares,
econômicos, sociais e culturais com nossa comunidade.
Declaramos para todos os fins de direito e sob as penas da Lei, serem verdadeiras as
informações prestadas nesta Declaração, ciente de que a prestação de informação falsa
e/ou apresentação de documento falso poderá incorrer nas penas de crime previstas nos
artigos 297, 298 e 299 do Código Penal - Decreto Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de
1940.
Por ser expressão da verdade, datamos e assinamos esta declaração.
_________________ (AL), ____ de __________________ de 2025.
__________________________________________________
Assinatura do membro da Comunidade Quilombola
__________________________________________________
Assinatura do líder da Comunidade Quilombola
ANEXO K - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Eu,
________________________________________________________________________
_ (informar o nome da pessoa que possui deficiência) portador do RG nº
_______________________ e inscrito(a) no CPF sob o nº ________________________,
declaro que, conforme CID n°____________, constante no laudo médico em anexo,
possuo a(s) seguinte(s) deficiência(s):
(
) Deficiência física (Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo
humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma
de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia,
triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro,
paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as
deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de
funções – Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004).
(
) Deficiência auditiva (Perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB)
ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e
3.000Hz. - Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004).
(
) Deficiência visual (Cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no
melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual
entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a
somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou
a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores – Redação dada pelo
Decreto nº 5.296, de 2004).
(
) Deficiência Intelectual (Funcionamento intelectual significativamente inferior à média,
com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas
de habilidades adaptativas, tais como: a) comunicação; b) cuidado pessoal; c) habilidades
sociais; d) utilização dos recursos da comunidade; e) saúde e segurança; f) habilidades
acadêmicas; g) lazer; h) trabalho – Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004).
(
) Deficiência múltipla (Associação de duas ou mais deficiências – Redação dada pelo
Decreto nº 5.296/2004, art. 5º, §1º).
(
) Transtorno do Espectro Autista (A pessoa com transtorno do espectro autista é
considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. É aquela com síndrome
clínica caracterizada por: a) deficiência persistente e clinicamente significativa da
comunicação e das interações sociais, manifestada por deficiência marcada de
comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade
social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de
desenvolvimento; b) padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e
atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por
comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de
comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos – cf. Lei nº 12.764/2012). O laudo
médico com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional
de Doença – CID, atesta a espécie e grau da deficiência.
_________________ (AL), ____ de __________________ de 2025.
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Assinatura