Concurso de Ideias Inovadoras do Sinpete Ufal
Processo seletivo com objetivo de incentivar a criação de propostas de intervenção social (ideias inovadoras) tendo como base a realidade vivenciada pelos estudantes das escolas de ensino fundamental e médio de Maceió, Barra de São Miguel e Murici, municípios participantes do Sinpete Ufal, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
19ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – SNCT 2022
TEMA: Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil
SIMPÓSIO INTERMUNICIPAL DE PESQUISA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A
FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE EM DEBATE – SINPETE
EDITAL Nº 68/2022 – PROGRAD/UFAL
EDITAL PARA O CONCURSO DE IDEIAS INOVADORAS DO SINPETE UFAL
O Concurso de Ideias Inovadoras, desenvolvido pela Equipe Organizadora do Simpósio
Intermunicipal de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica: a função social da Universidade
em Debate - Sinpete, tem como objetivo incentivar a criação de propostas de intervenção
social tendo como base a realidade vivenciada pelos estudantes no entorno de sua escola e seu
bairro, oportunizando o reconhecimento de ideias inovadoras e o fomento das diversas formas
de expressão, com foco nos objetivos de desenvolvimento sustentável.
O concurso pretende identificar e criar soluções inovadoras aos problemas sociais, por meio
de diferentes perspectivas, mas sob o olhar do estudante.
Com base no Regimento Geral da Universidade Federal de Alagoas, são objetivos
institucionais da Ufal estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e
do pensamento reflexivo; incentivar o trabalho de pesquisa e a investigação científica,
visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e,
desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive; e o que foi
catalisador da proposta deste Concurso que é estimular o conhecimento dos problemas do
mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à
comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.
Nesse sentido, os estudantes deverão desenvolver uma ideia de projeto que deverá estar
relacionada a uma proposta de pesquisa e inovação ou à resolução de algum problema social
da comunidade. As equipes deverão ser orientadas por um professor da Escola, a critério dos
estudantes componentes da Equipe. Como resultados, espera-se que as ideias inovadoras
possam ser aplicadas na seguinte linha:
a) Ideia de resolução de problema social da comunidade em que vive e/ou entorno
da escola: Trazer proposições para solucionar problemas relacionados, como
exemplo, a melhoria de mobilidade; expressões artísticas; ao meio ambiente; à
segurança pública; selecionando seu problema a partir dos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) que encontram-se organizados em 5 eixos:
Pessoas (ODS 1, 2, 3, 4, 5 e 10); Planeta (ODS 6, 7, 12, 13, 14 e 15); Prosperidade
(ODS 8, 9 e 11); Paz (ODS 16) e Parceria (ODS 17).
Os ODS estão relacionados no Anexo A deste Edital.
DOS OBJETIVOS DO CONCURSO:
Estimular estudantes e professores a contribuir com soluções inovadoras e de base
social para mitigar problemas encontrados em sua comunidade e/ou no entorno da sua escola;
1.2
Reconhecer, divulgar e apoiar os talentos acadêmicos das escolas públicas estaduais e
municipais com Ideias Inovadoras;
1.3
Disseminar a cultura de inovação e do empreendedorismo inovador e de base social
com a participação da comunidade acadêmica;
1.4
Incentivar, prospectar, capacitar e selecionar ideias de produtos, processos ou serviços
inovadores e de base social, com potenciais diferenciais de mercado, viabilidade técnica e
econômica.
1.
1.1
DA DEFINIÇÃO DO TEMA
Para os fins deste edital, entendem-se como ideias inovadoras as propostas que
apresentem potencial para solucionar problemas, significando a introdução de novidades ou
aperfeiçoamentos no ambiente de pesquisa, inovação e/ou social que resulte em produtos
novos, processos e/ou serviços e que venham a contribuir para melhorias junto à sociedade.
2.
2.1
DAS REGRAS GERAIS
O concurso tem como categoria (linha de submissão):
melhores ideias para resolver um problema social da comunidade em que os
estudantes vivem e/ou do entorno da sua escola.
3.2
Só poderão inscrever-se estudantes regularmente matriculados nas Instituições de
Ensino públicas de Barra de São Miguel, Maceió ou Murici e que integrem uma equipe com
um professor.
3.3
Cada Equipe deve ter 01 (um) professor da Instituição de Ensino que faz parte para
orientar o projeto.
3.4
Cada equipe deverá ser composta por no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco)
estudantes.
3.5
Não serão aceitas solicitações de inclusão ou substituição de participantes após a
efetivação da inscrição.
3.6
Serão automaticamente inabilitadas as propostas encaminhadas fora do prazo
estabelecido no cronograma do concurso.
3.7
Os participantes poderão concorrer apresentando ideias inovadoras.
3.8
Cada equipe poderá submeter apenas uma proposta como proponente.
3.9
Cada Equipe deverá trazer um banner (pode ser de material reciclável) de medidas
1,20 x 0,90 m no dia do Evento para exposição.
3.
3.1
a)
DAS INSCRIÇÕES E SELEÇÃO
A inscrição no processo de seleção se dará através do envio do preenchimento de
formulário disponível em https://forms.gle/RaYXnzVB7qtVccKh6 (ANEXO B), com link do
vídeo com a proposta, no período estipulado no cronograma.
4.2
O processo de seleção e julgamento das propostas será constituído pelas seguintes
etapas:
4.2.1
Etapa 01: Enquadramento da proposta – As propostas encaminhadas à Equipe
Organizadora do Sinpete serão disponibilizadas através de uma lista de inscrições
homologadas.
4.2.2
Etapa 02: Vídeo sobre o problema e a ideia inovadora – Após a Etapa 01, as
4.
4.1
propostas serão analisadas pela banca avaliadora do Concurso e pelos participantes do
Simpósio, por meio de avaliação do vídeo cujo link do YouTube deve ser enviado via
formulário de inscrição.
4.3
As propostas cujas inscrições forem homologadas, serão apresentadas aos
participantes do Sinpete através de banners e vídeos.
4.4
Superada a etapa de avaliação, a banca avaliadora e os participantes do evento
decidirão acerca da escolha das equipes vencedoras, com base nos critérios de avaliação.
DA BANCA AVALIADORA
A banca avaliadora será constituída por 03 (três) membros da Equipe Organizadora do
Sinpete.
5.2
Cada proposta será avaliada pelos três avaliadores.
5.3
A nota de cada avaliador tem peso 1.
5.4
As decisões da comissão julgadora não serão recorríveis ou suscetíveis de
impugnações em qualquer etapa do Concurso.
5.5
O Barema para avaliação das propostas pela banca examinadora está presente no
Anexo D deste Edital.
5.
5.1
6. DO VOTO DOS PARTICIPANTES DO SINPETE
6.1. A nota gerada pelo voto dos participantes do Simpósio em cada proposta será
proporcional à quantidade de votantes.
6.2. A nota gerada pelo voto dos participantes do Simpósio tem peso 2.
6.3. Haverá uma enquete para escolha da melhor proposta, cujo Qr Code será disponibilizado
a todos participantes do Sinpete para ser preenchido via GForms.
6.3. A Enquete para escolha da melhor proposta está presente no Anexo E deste Edital.
DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
As propostas serão analisadas mediante os seguintes critérios:
7.1
Originalidade – A proposta deve apresentar qualidade ou caráter original, inusitado
ou criativo.
7.2
Aplicação – A proposta deverá ter aplicação prática.
7.3
Apresentação – A proposta será avaliada levando-se em consideração a clareza,
objetividade e organização.
7.4
A nota final de cada proposta será a média ponderada das notas da banca avaliadora e
dos votos dos participantes do Sinpete.
7.
DA PREMIAÇÃO
Os prêmios serão concedidos à melhor proposta de cada etapa de ensino (Fundamental - Anos
Finais e Médio) das instituições de ensino públicas situadas nos municípios participantes:
8.1
Cada membro da Equipe premiada receberá uma medalha mais um kit avaliado em R$
300,00, contendo camisa do evento, squeeze térmica, mochila, estojo escolar, lápis, canetas,
caderno, borracha, corretivo, apontador, régua, esquadro e transferidor.
8.2
A Escola cuja Equipe foi premiada receberá um troféu.
8.3
Os educadores participantes inscritos receberão certificado do Sinpete.
8.
REQUISITOS DOS DISCENTES
Estar regularmente matriculado(a) em Instituições de Ensino públicas dos municípios
de Barra de São Miguel, Maceió ou Murici.
9.
9.1
9.2
Fazer parte de uma equipe que submeterá a proposta.
DOS DIREITOS DE USO
As ideias apresentadas no concurso serão de domínio público, não sendo cobertas por
sigilo, visto que a Lei nº 9.279/96 não considera passíveis de proteção intelectual
ideias/conceitos conforme disposto no art. 10.
10.
10.1
As equipes vencedoras desde já cedem quaisquer direitos patrimoniais, eventualmente
configurados, relacionadas às propostas que obtiveram êxito no certame, a fim de permitir a
UFAL, através do Sinpete, utilizar as ideias de acordo com o previsto no Edital.
10.2
11.
DO CRONOGRAMA DE SELEÇÃO
Inscrições
Divulgação das inscrições homologadas
Resultado
26/09/2022 a 14/10/2022.
16/10/2022.
20/10/2022.
DO RESULTADO
As propostas selecionadas serão divulgadas inicialmente no site institucional da
Universidade Federal de Alagoas, na página de editais, a saber: Outros — Editais (ufal.br) e,
posteriormente, no site do Sinpete.
12.2
As equipes premiadas deverão estar presentes na Cerimônia de Premiação.
12.3
É de total responsabilidade dos participantes o acompanhamento das fases deste
certame, devendo cada interessado/equipe praticar as medidas inerentes a cada etapa do
concurso de maneira tempestiva. O Sinpete não se responsabilizará por nenhuma espécie de
aviso de maneira individual ou direcionada para as equipes.
12.
12.1
DISPOSIÇÕES FINAIS
A inscrição para o CONCURSO DE IDEIAS INOVADORAS DO SINPETE
implicará na aceitação por todos os participantes, de eventual divulgação, assim como
autorização do uso de imagens, textos, vozes, nomes e marcas, em qualquer meio de
divulgação e promoção, sem ônus ou termo de retribuição.
13.2
Os materiais necessários para desenvolvimento do projeto serão de responsabilidade
da equipe.
13.3
Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser solicitados através do e-mail da
Equipe Organizadora Sinpeteufal@prograd.ufal.br, a partir da data de publicação deste Edital.
13.
13.1
Maceió, 23 de setembro de 2022.
Amauri da Silva Barros
Pró-reitor de Graduação
Universidade Federal de Alagoas
ANEXO A - OS OBJETIVOS DA ODS
ODS 1 – Erradicação da pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
ODS 3 – Saúde e bem-estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4 – Educação de qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo
da vida para todos
ODS 5 – Igualdade de gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
ODS 6 – Água potável e saneamento
Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
ODS 7 – Energia limpa e acessível
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho
decente para todos
ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
ODS 10 – Redução das desigualdades
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
ODS 12 – Consumo e produção sustentáveis
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos
ODS 14 – Vida na água
Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento
sustentável
ODS 15 – Vida terrestre
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as
florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça
para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
ODS 17 – Parcerias e meios de implementação
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
ANEXO B – ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DE IDEIAS INOVADORAS DO
SINPETE
Link: https://forms.gle/RaYXnzVB7qtVccKh6
Título da Ideia:
1. Município:
2. Rede
Municipal ( )
Estadual (
)
Federal (
)
3. Etapa de ensino:
Ensino Fundamental ( )
Ensino Médio ( )
4. Escola:
5. Professor responsável:
6. Membros da Equipe:
N.
NOME DO ESTUDANTE
SÉRIE
IDADE
1
2
3
4
5
7. Descreva a Ideia Inovadora (máximo 10 linhas, Times New Roman, tamanho
12)
8. Qual o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que mais se aproxima da sua
proposta de Ideia Inovadora?
9. A ideia já foi apresentada em algum projeto, concurso, ou empresa?
(
) Sim
(
) Não
10. Em caso positivo: Quais?
11. Qual é o problema a ser potencialmente resolvido pela Ideia Inovadora e o seu
diferencial? (máximo 10 linhas, Times New Roman, tamanho 12)
12. Como se resolve este problema com os métodos / tecnologias existentes hoje?
(máximo 10 linhas, Times New Roman, tamanho 12)
13. Quais os pontos fracos da Ideia Inovadora? (máximo 10 linhas, Times New
Roman, tamanho 12)
14. Quais os recursos necessários para implementar a Ideia Inovadora? (máximo 10
linhas, Times New Roman, tamanho 12)
15. Copie o link do vídeo com sua proposta no YouTube:
ANEXO C – INSTRUÇÕES PARA GRAVAÇÃO DO VÍDEO
EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
- Câmera filmadora / Gravador de áudio. Pode usar a câmera e o gravador de áudio do mesmo
aparelho celular.
- Tripé ou apoio para celular: para o aparelho gravador. Caso não tenha, talvez seja necessário
improvisar para apoiar o aparelho na altura adequada do rosto da pessoa em pé.
CONFIGURAÇÕES DE VÍDEO NO CELULAR
- Limpe a lente da câmera.
- Ajuste as configurações de sua câmera:
* Aparelho iPhone: Ajustes > Câmera > Gravar Vídeo. Selecione “1080pHD a 30fps”
* Aparelho Android: geralmente dentro do próprio aplicativo da câmera.
Procure a configuração “1080pHD a 30fps” (se não tiver essas opções, deixe sempre a melhor
resolução)
DICAS DE GRAVAÇÃO
- LOCAL: procure um LOCAL SILENCIOSO em um cômodo não muito grande, para não ter
muito eco.
- CENÁRIO: Procure um ambiente limpo e organizado, cuidando para que o FUNDO atrás da
Equipe não tenha distrações para quem estiver assistindo. Dê preferência para PAREDES
LISAS.
- POSICIONAMENTO DA CÂMERA: apoie o celular para que fique de preferência na
ALTURA DO ROSTO. Posicione a câmera na HORIZONTAL (celular deitado).
- DISTÂNCIA: a distância de UM BRAÇO DO ROSTO em geral é adequada (deixar o quadro
da câmera pegando mais ou menos desde a cintura e que fique uma sobra acima da cabeça)
ILUMINAÇÃO:
- DURANTE O DIA: procure um lugar iluminado e FIQUE DE FRENTE PARA A JANELA.
- DURANTE A NOITE: procure melhorar a iluminação, posicionando uma LUZ DE FRENTE
PARA O ROSTO (um abajur, por exemplo).
ROTEIRO DO VÍDEO
- Não é preciso que todos componentes da Equipe apareçam no vídeo.
- Inicie apontando o problema social que atinge sua comunidade ou entorno da sua Escola.
- É importante que a Equipe mostre fotos que comprovem este problema ou mostre uma
filmagem do local.
- Depois apresente a proposta inovadora para solucionar este problema.
DURAÇÃO DO VÍDEO
- O vídeo deve durar de 1 a 3 minutos.
GRAVANDO O VÍDEO
- Quando a Equipe estiver pronta, aperte o botão de “gravar” no aparelho de gravação e comece
a falar após 2 segundos.
- NÃO USE FONE DE OUVIDO.
- Realize vários testes de gravação até conseguir a melhor qualidade de som e imagem.
- Depois de gravar, ouça e veja como ficou. Fique atento para a qualidade do áudio e outros
detalhes, como ruídos, enquadramento e iluminação. Escolha a sua melhor gravação para enviar.
ENVIO DO ARQUIVO
- Faça o upload do seu arquivo de vídeo no YOUTUBE:
1. Faça o Login com sua conta Google para acessar seu canal no Youtube.
2. Clique em “Criar” (ícone de câmera, no menu superior) > Enviar vídeo
3. Siga os passos indicados para o preenchimento. É necessário preencher apenas a primeira e
terceira etapas.
- Importante:
* Em “Detalhes/Título” (primeira etapa): coloque SEU NOME e TÍTULO DO VÍDEO (Ex:
“Nome Sobrenome” – música “X”)
* Em “Público” (primeira etapa): selecione “Não é conteúdo para crianças”
* Em “Visibilidade” (terceira etapa): selecione publicar como NÃO LISTADO
- Após salvar, COPIE O LINK do vídeo publicado e cole no espaço reservado da FICHA DE
INSCRIÇÃO
ANEXO D – BAREMA PARA AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS PELA BANCA
AVALIADORA
BAREMA PARA AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS PARA O CONCURSO DE
IDEIAS INOVADORAS DO SINPETE
Título da Proposta:
CRITÉRIOS
Originalidade – A proposta deve apresentar qualidade ou caráter original,
inusitado ou criativo
Aplicação – A proposta deverá ter aplicação prática
Apresentação – A proposta será avaliada levando-se em consideração a
clareza, objetividade e organização
MÉDIA FINAL
ATRIBUIR NOTA
DE 0 A 10
ANEXO E – ENQUETE PARA ESCOLHA DA MELHOR PROPOSTA PELOS
PARTICIPANTES DO SINPETE
Dentre as propostas abaixo e com base nos critérios de Originalidade (a proposta deve
apresentar qualidade ou caráter original, inusitado ou criativo), Aplicação (a proposta
deverá ter aplicação prática), e Apresentação (a proposta será avaliada levando-se em
consideração a clareza, objetividade e organização), escolha a que você mais gostou.
Amauri da Silva Barros
Pró-reitor de Graduação