Retificação 5 do edital de Comunicações Orais e Pôsteres
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CHAMADA Nº. 03/2024 - SINPETE/PROGRAD/UFAL
SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE COMUNICAÇÕES ORAIS E PÔSTERES
PARA APRESENTAÇÃO NA SEMANA INSTITUCIONAL DE PESQUISA, TECNOLOGIA E
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SINPETE 2024
RETIFICAÇÃO 1
RETIFICAÇÃO 2
RETIFICAÇÃO 3
RETIFICAÇÃO 4
RETIFICAÇÃO 5
A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Alagoas, por meio da Comissão
Técnico-científica da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica
(SINPETE), torna pública a chamada para submissão de propostas de COMUNICAÇÕES ORAIS e
PÔSTERES, a serem apresentadas durante a Semana SINPETE 2024, no período de 16 a 22 de
outubro de 2024, no âmbito das atividades da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 21ª
SNCT, nos Campi Maceió e Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas.
O objetivo do SINPETE é estimular ações de educação em pesquisa e desenvolvimento científico e
tecnológico na Educação Básica, visando promover o fomento, a divulgação e a popularização da
ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para o desenvolvimento humano e sustentável.
1. SOBRE O EVENTO
O SINPETE 2024 se ancora no tema: Inovação Sustentável: Educação, Tecnologia e
Empreendedorismo para a Conservação dos Biomas Brasileiros e será realizado pela Ufal no
período de 16 a 22 de outubro de 2024, em Maceió Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema,
sendo que as apresentações de Comunicações Orais e Pôsteres ocorrerão apenas em Maceió e
Arapiraca.
2. OBJETIVO
Esta chamada visa selecionar propostas de Comunicações Orais e de Pôsteres que contribuam para
fortalecer o debate sobre a Educação Básica, a pesquisa e os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS), no âmbito da docência, no contexto atual.
3. SUBMISSÃO
3.1. Proponente
3.1.1.
Poderão
submeter
trabalhos
científicos
professores
em
formação,
graduados(as) e
graduandos(as) com ações nas escolas, que estejam enquadrados em pelo menos uma das seguintes
categorias:
a) Licenciandos(as) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
e do Programa de Residência Pedagógica (PRP);
b) Licenciandos(as) do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da
Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares – Pril/Ufal;
c) Licenciandos(as) e demais Graduandos(as) que estejam em atividade de Estágio em
escolas e instituições públicas;
d) Professores do Programa Professor Mentor e do Pibic Jr., vinculados à Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal;
e) Professores das Redes Municipais, Estaduais, Federais e Particulares que desejarem
partilhar experiências inovadoras;
f)
Pesquisadores com estudos em desenvolvimento ou concluídos em área ou subárea de
atuação voltada para a melhoria e avanço da Educação Básica.
3.1.2. As propostas devem ser submetidas com até seis autores, sendo um AUTOR e cinco
COAUTORES.
3.1.3. As propostas submetidas por graduandos(as) devem conter, pelo menos, um(a) professor(a)
orientador(a) como coautor.
3.1.4. Cada proponente poderá inscrever até TRÊS propostas.
3.2. Eixos das sessões
3.2.1 A proposta de comunicação oral ou pôster deve estar alinhadas, ao menos, com um dos ODS da
tabela a seguir:
ODS 1 – Erradicação da pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura
sustentável.
ODS 3 – Saúde e bem-estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS 4 – Educação de qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de
aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS 5 – Igualdade de gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
ODS 6 – Água potável e saneamento
Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
ODS 7 – Energia limpa e acessível
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo
e trabalho decente para todos.
ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a
inovação.
ODS 10 – Redução das desigualdades
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
ODS 12 – Consumo e produção sustentáveis
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
ODS 14 – Vida na água
Conservação e uso sustentável do Oceano, dos mares e dos recursos marinhos para o
desenvolvimento sustentável.
ODS 15 – Vida terrestre
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma
sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a
perda de biodiversidade.
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o
acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os
níveis.
ODS 17 – Parcerias e meios de implementação
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento
sustentável.
3.3. Estrutura
3.3.1. A proposta a ser submetida enquadra-se na categoria de Resumo Expandido, e deverá ter
entre 2 e 4 laudas, conforme modelo da proposta no Anexo A, contemplando a seguinte estrutura:
a) Título
b) Eixo temático
c) Nome dos Autores
d) Vinculação institucional dos autores
e) Resumo
f) Palavras-chave
g) Introdução
h) Metodologia
i)
Resultados e Discussão
j)
Considerações Finais
k) Referências
3.3.2. Os templates (modelo de texto a ser submetido e, também, de Pôster e/ou Comunicação
Oral para apresentação no dia do evento) serão disponibilizados no site do evento
(https://evento.ufal.br/sinpete2024). É obrigatório o uso do template da SINPETE para a
apresentação do trabalho nas duas modalidades.
3.4. Modalidades
3.4.1. As modalidades de apresentação são: COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER.
3.4.2. Os trabalhos selecionados comporão a programação da SINPETE e serão distribuídos nos
dias, turnos e locais de realização, respeitada a capacidade de recepção em cada cidade-polo.
3.4.3. A programação preliminar resultante dessa organização será disponibilizada aos
proponentes, antes do evento, para fins de ajustes e adequações.
3.5. Inscrição
3.5.1. O trabalho deverá ser submetido pelo AUTOR, através do formulário eletrônico, no período de
10/06 a 18/08 31/08 de 2024.
3.5.2. No ato da inscrição, o proponente deverá preencher o formulário específico, conforme cidade de
apresentação da comunicação oral e/ou pôster.
Formulário de inscrição Maceió: https://forms.gle/zDGCGnyxDMov4t7r5
Formulário de inscrição Arapiraca: https://forms.gle/wJQezNiNxrMMthgLA
3.5.3. As despesas com deslocamento e alimentação, durante o evento, são de responsabilidade dos
participantes.
3.5.4. O envio da proposta caracteriza a tácita concordância com os termos desta chamada, não sendo
aceita nenhuma interposição à mesma.
4. SELEÇÃO DAS PROPOSTAS
4.1. A seleção das propostas de Comunicações Orais e Pôsteres ficará a cargo da Comissão de
Avaliação do Campus Ufal Arapiraca e da Ufal Campus A.C. Simões (Maceió).
4.2. Para serem selecionados, os trabalhos deverão atender a todos os requisitos dispostos nesta
chamada e estarem em conformidade com os seguintes critérios de avaliação:
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Item a ser avaliado
Pontuação máxima
1. O trabalho apresenta a estrutura designada nesta chamada.
1,0
2. O trabalho tem aderência ao tema da SINPETE, ao eixo da
3,0
sessão pretendida e com aderência a pelo menos um ODS, da
Agenda 2030 da ONU.
3. O trabalho apresenta relevância científica, trazendo indícios
de
pesquisa
sobre
o
tema
abordado
na
3,0
proposta
apresentada.
4. A metodologia é adequada para o tipo de pesquisa.
1,5
5. A proposta está bem fundamentada teoricamente.
1,5
TOTAL
10,0
4.3. A nota final corresponde ao somatório das pontuações atribuídas aos itens avaliados. Os itens 2 e
3 serão utilizados como critérios de desempate.
4.4. A composição da programação será construída de acordo com a pontuação atingida, em ordem
decrescente, até atingir as vagas dos dias e horários disponíveis.
5. APRESENTAÇÃO
5.1. A apresentação dos trabalhos selecionados nesta chamada acontecerá simultaneamente em
Maceió e Arapiraca nos dias e horários indicados na programação final.
5.2. O(A) autor(a)/apresentador(a) deverá estar presente no dia e horário do início da sessão de
apresentação.
5.3. O(A) autor(a)/apresentador(a) deverá comparecer na Secretaria do Evento, no dia e horário da
sessão de apresentação, com antecedência mínima de 15 minutos.
5.4. O(A) autor(a)/apresentador(a) deverá realizar o credenciamento na Secretaria do Evento, antes
da apresentação, sendo vedado o credenciamento posterior à realização da atividade.
5.5. A não realização do credenciamento implicará em não receber a certificação.
6. AVALIAÇÃO DURANTE A APRESENTAÇÃO
6.1. Sessão De Comunicações Orais
6.1.1. Cada sessão de comunicações orais terá a duração de 2 horas e contará com um ou mais
avaliadores de sessão que deverá(ão) ser, preferencialmente, professor(es) participante(s) do Pibid,
PRP ou coordenador de Estágio ou estudantes dos Programas de Pós-Graduação de Educação e
Ensino, na modalidade mestrado profissional da Ufal.
6.1.2. Cada comunicação oral aceita para apresentação contará com um tempo máximo de 15 minutos,
sendo 10 minutos para exposição do trabalho seguidos de até 5 minutos de arguição.
6.1.3. Após as apresentações de todos os trabalhos, poderá, a critério dos avaliadores da sessão,
haver uma rodada coletiva de diálogo, com duração de até 30 minutos para discussão de aspectos
relevantes e conclusão da sessão.
6.1.4. As apresentações e arguições das comunicações orais poderão servir como forma de avaliação
para fins de classificação e/ou premiação de melhores trabalhos apresentados no evento.
6.2. Sessão de pôsteres
6.2.1. Cada sessão de pôsteres terá duração de 2 horas e contará com um(a) coordenador(a) de
sessão e um ou mais avaliadores, que deverá(ão) ser, preferencialmente, professores participantes do
Pibid, PRP ou coordenador de Estágio ou, ainda, discentes dos Programas de Pós-Graduação de
Educação e Ensino.
6.2.2. Os autores dos pôsteres poderão ser arguidos pelos avaliadores da sessão ou por professor
designado pela organização da SINPETE 2024, como forma de avaliação para fins de classificação
e/ou premiação de melhores trabalhos apresentados no evento.
7. RESULTADO
7.1.
O
resultado
da
seleção
da
proposta
será
divulgado
no
site
do
evento
(https://evento.ufal.br/sinpete2024) e no site da página oficial da Ufal (https://editais.ufal.br/outros).
8. PUBLICAÇÃO
8.1. Os trabalhos melhores avaliados poderão ser publicados como uma Edição Especial na revista
eletrônica Observatório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (OPTIE), do
SINPETE/Ufal, em período posterior ao evento e dentro do fluxo da Revista OPTIE, obedecendo às
normas editoriais do periódico.
9. DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. Em caso de imprevistos e desistências, o(a) proponente deverá avisar com antecedência de 15
dias à Comissão Organizadora, pelo e-mail: sinpeteufal@gmail.com.
9.2. Caso haja desistência de execução da atividade proposta por parte dos envolvidos através de
manifestação ou não confirmação de participação no evento, os horários serão preenchidos de acordo
com a ordem de classificação, respeitado o turno indicado no ato da inscrição.
9.3. Quaisquer outros esclarecimentos referentes a esta chamada podem ser obtidos acompanhando
as publicações no site do evento (https://evento.ufal.br/sinpete-2024) ou, através do e-mail
sinpeteufal@gmail.com.
9.4. Os casos omissos serão analisados pela comissão organizadora de cada cidade-polo.
10. CRONOGRAMA
Publicação do edital
10/06/2024
Período de submissão dos trabalhos
10/06/24 a 31/08/24
Período de Homologação das Inscrições
02 a 05/09/2024
Divulgação do Resultado da Homologação das Inscrições
06/09/2024
Período de Recurso referente à Homologação das
06/09/2024 a 09/09/2024
Inscrições
09/09/2024
Divulgação do Resultado dos Recursos referente à
Homologação das Inscrições
Período de Avaliação/Seleção das propostas conforme item
17/09/2024 a 26/09/2024
4.2 deste Edital
Resultado Preliminar da Avaliação/Seleção das propostas
27/09/2024
conforme item 4.2 deste Edital
Período de Recurso referente ao Resultado Preliminar
27 a 29/09/2024
Divulgação do Resultado Final
30//09/2024
Divulgação da Programação das Sessões Temáticas no site
e por e-mail
04/10/2024
Maceió-AL, 25 de setembro de 2024.
Vera Lucia Pontes dos Santos
Coordenadora-geral do SINPETE
Amauri da Silva Barros
Pró-reitor de Graduação da Ufal
ANEXO
A
-
MODELO
DA
PROPOSTA
DE
RESUMO
EXPANDIDO
PARA
APRESENTAÇÃO NO SINPETE NA MODALIDADE DE COMUNICAÇÃO ORAL OU
PÔSTER
a) Título (Fonte Arial 12, negrito, maiúsculas, centralizado, espaçamento simples);
b) Eixo temático (Fonte Arial 12, negrito, maiúsculas, alinhado à esquerda,
espaçamento simples);
c) Nome dos Autores (Fonte Arial 09, normal, alinhado à direita, espaçamento
simples.);
d) Vinculação institucional dos Autores (Fonte Arial 09, justificado, espaço simples.
Logo após o vínculo deve ser colocado o e-mail de cada autor);
e) Resumo (A palavra resumo deve ser escrita em fonte Arial 12, negrito, alinhado à
esquerda. Este deve ter no máximo 200 palavras. No corpo do resumo a formatação
deve ser fonte Arial 12, espaçamento simples e parágrafo justificado);
f)
Palavras-chave (No mínimo três palavras e no máximo cinco palavras, fonte arial 12,
normal, justificado, espaço simples);
g) Introdução (A palavra introdução deve ser escrita em fonte Arial 12, negrito, alinhado
à esquerda. O texto deve ter a formatação fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e
parágrafo justificado);
h) Metodologia (A “Metodologia” deve ser escrita em fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e
parágrafo justificado. O texto deve apresentar a fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e
parágrafo justificado);
i)
Resultados e Discussão (As palavras “Resultados e Discussão” devem ser escritas
em fonte Arial 12, negrito, alinhado à esquerda. O texto deve apresentar a fonte Arial
12, espaçamento 1,5 e parágrafo justificado);
j)
Considerações Finais (As palavras “Considerações Finais” devem ser escritas em
fonte Arial 12, negrito, alinhado à esquerda. O texto deve apresentar a formatação
com fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e parágrafo justificado);
k) Referências (A palavra “Referências” deve ser escrita em fonte Arial 12, negrito,
alinhado à esquerda. O texto deve apresentar a formatação com fonte Arial 12,
espaçamento simples e parágrafo justificado. Seguir regras estabelecidas pela ABNT).