Edital

Submissão de Propostas de Comunicações Orais e Porteares. Para Apresentação na Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica - SINPETE 2024

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Chamada de Comunicações Orais_Pôsteres para a SINPETE2023.docx .docx (1) (1).pdf
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                    CHAMADA Nº. 03/2024 - SINPETE/UFAL
SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE COMUNICAÇÕES ORAIS E PÔSTERES
PARA APRESENTAÇÃO NA SEMANA INSTITUCIONAL DE PESQUISA, TECNOLOGIA E
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SINPETE 2024

A Comissão Técnico-científica da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na
Educação Básica (SINPETE), torna pública a chamada para submissão de propostas de
COMUNICAÇÕES ORAIS e PÔSTERES, a serem apresentados durante a SINPETE 2024, no período
de 16 a 22 de outubro de 2024, no âmbito das atividades da 21ª Semana Nacional de Ciência e
Tecnologia - 21ª SNCT, nos Campi Maceió e Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas.
O objetivo do SINPETE é estimular ações de educação em pesquisa e desenvolvimento científico e
tecnológico na Educação Básica, visando promover o fomento, a divulgação e a popularização da
ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para o desenvolvimento humano e sustentável.

1. SOBRE O EVENTO
O SINPETE 2024 se ancora no tema: Inovação Sustentável: Educação, Tecnologia e
Empreendedorismo para a Conservação dos Biomas Brasileiros e será realizado pela Ufal no
período de 16 a 22 de outubro de 2024, em Maceió Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema,
sendo que as apresentações de Comunicações Orais e Pôsteres ocorrerão apenas em Maceió e
Arapiraca.

2. OBJETIVO
Esta chamada visa selecionar propostas de Comunicações Orais e de Pôsteres que contribuam para
fortalecer o debate sobre a Educação Básica, a pesquisa e os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS), no âmbito da docência, no contexto atual.

3. SUBMISSÃO

3.1. Proponente
3.1.1.

Poderão

submeter

trabalhos

científicos

professores

em

formação,

graduados(as) e

graduandos(as) com ações nas escolas, que estejam enquadrados em pelo menos uma das seguintes
categorias:
a) Licenciandos(as) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
e do Programa de Residência Pedagógica (PRP);
b) Licenciandos(as) do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da
Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares – Pril/Ufal;
c) Licenciandos(as) e demais Graduandos(as) que estejam em atividade de Estágio em
escolas e instituições públicas;
d) Professores do Programa Professor Mentor e do Pibic Jr., vinculados à Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal;
e) Professores das Redes Municipais, Estaduais, Federais e Particulares que desejarem
partilhar experiências inovadoras;
f)

Pesquisadores com estudos em desenvolvimento ou concluídos em área ou subárea de
atuação voltada para a melhoria e avanço da Educação Básica.

3.1.2. As propostas devem ser submetidas com até seis autores, sendo um AUTOR e cinco
COAUTORES.
3.1.3. Cada proponente poderá inscrever até TRÊS propostas.
3.2. Eixos das sessões
3.2.1 A proposta de comunicação oral ou pôster deve estar alinhadas, ao menos, com um dos ODS da
tabela a seguir:
ODS 1 – Erradicação da pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura
sustentável.
ODS 3 – Saúde e bem-estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS 4 – Educação de qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de

aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS 5 – Igualdade de gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
ODS 6 – Água potável e saneamento
Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
ODS 7 – Energia limpa e acessível
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo
e trabalho decente para todos.
ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a
inovação.
ODS 10 – Redução das desigualdades
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
ODS 12 – Consumo e produção sustentáveis
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
ODS 14 – Vida na água
Conservação e uso sustentável do Oceano, dos mares e dos recursos marinhos para o
desenvolvimento sustentável.
ODS 15 – Vida terrestre
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma
sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a
perda de biodiversidade.
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o
acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os
níveis.

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento
sustentável.
3.3. Estrutura
3.3.1. A proposta a ser submetida enquadra-se na categoria de Resumo Expandido, e deverá ter
entre 2 e 3 laudas, conforme modelo da proposta no Anexo A, contemplando a seguinte estrutura:
a) Título
b) Eixo temático
c) Nome dos Autores
d) Vinculação institucional dos autores
e) Resumo
f) Palavras-chave
g) Introdução
h) Metodologia
i)

Resultados e Discussão

j)

Considerações Finais

k) Referências
3.3.2. Os templates (modelo para o Pôster e para a Comunicação Oral) serão disponibilizados no
site do evento (https://evento.ufal.br/sinpete2024). É obrigatório o uso do template da SINTEPE
para a apresentação do trabalho nas duas modalidades.
3.4. Modalidades
3.4.1. As modalidades de apresentação são: COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER.
3.4.2. Os trabalhos selecionados comporão a programação da SINPETE e serão distribuídos nos
dias, turnos e locais de realização, respeitada a capacidade de recepção em cada cidade-polo.
3.4.3. A programação preliminar resultante dessa organização será disponibilizada aos
proponentes, antes do evento, para fins de ajustes e adequações.
3.5. Inscrição
3.5.1. O trabalho deverá ser submetido pelo AUTOR, através do formulário eletrônico, no período de
10/06 a 10/07 de 2024.
3.5.2. No ato da inscrição, o proponente deverá preencher o formulário específico, conforme cidade de
apresentação da comunicação oral e/ou pôster.
Formulário de inscrição Maceió: https://forms.gle/zDGCGnyxDMov4t7r5

Formulário de inscrição Arapiraca: https://forms.gle/wJQezNiNxrMMthgLA
3.5.3. As despesas com deslocamento e alimentação, durante o evento, são de responsabilidade dos
participantes.
3.5.4. O envio da proposta caracteriza a tácita concordância com os termos desta chamada, não sendo
aceita nenhuma interposição à mesma.

4. SELEÇÃO DAS PROPOSTAS
4.1. A seleção das propostas de Comunicações Orais e Pôsteres ficará a cargo da Comissão de
Avaliação do Campus Ufal Arapiraca e da Ufal Campus A.C. Simões (Maceió).
4.2. Para serem selecionados, os trabalhos deverão atender a todos os requisitos dispostos nesta
chamada e estarem em conformidade com os seguintes critérios de avaliação:
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Item a ser avaliado

Pontuação máxima

1. O trabalho apresenta a estrutura designada nesta chamada.

1,0

2. O trabalho tem aderência ao tema da SINPETE, ao eixo da

3,0

sessão pretendida e com aderência a pelo menos um ODS, da
Agenda 2030 da ONU.
3. O trabalho apresenta relevância científica, trazendo indícios
de

pesquisa

sobre

o

tema

abordado

na

3,0

proposta

apresentada.
4. A metodologia é adequada para o tipo de pesquisa.

1,5

5. A proposta está bem fundamentada teoricamente.

1,5

TOTAL

10,0

4.3. A nota final corresponde ao somatório das pontuações atribuídas aos itens avaliados. Os itens 2 e
3 serão utilizados como critérios de desempate.
4.4. A composição da programação será construída de acordo com a pontuação atingida, em ordem
decrescente, até atingir as vagas dos dias e horários disponíveis.

5. APRESENTAÇÃO
5.1. A apresentação dos trabalhos selecionados nesta chamada acontecerá simultaneamente em
Maceió e Arapiraca nos dias e horários indicados na programação final.

5.2. O(A) autor(a)/apresentador(a) deverá estar presente no dia e horário do início da sessão de
apresentação.
5.3. O(A) autor(a)/apresentador(a) deverá comparecer na Secretaria do Evento, no dia e horário da
sessão de apresentação, com antecedência mínima de 15 minutos.
5.4. O(A) autor(a)/apresentador(a) deverá realizar o credenciamento na Secretaria do Evento, antes
da apresentação, sendo vedado o credenciamento posterior à realização da atividade.
5.5. A não realização do credenciamento implicará em não receber a certificação.

6. AVALIAÇÃO DURANTE A APRESENTAÇÃO
6.1. Sessão De Comunicações Orais
6.1.1. Cada sessão de comunicações orais terá a duração de 2 horas e contará com um ou mais
avaliadores de sessão que deverá(ão) ser, preferencialmente, professor(es) participante(s) do Pibid,
PRP ou coordenador de Estágio ou estudantes dos Programas de Pós-Graduação de Educação e
Ensino, na modalidade mestrado profissional da Ufal.
6.1.2. Cada comunicação oral aceita para apresentação contará com um tempo máximo de 15 minutos,
sendo 10 minutos para exposição do trabalho seguidos de até 5 minutos de arguição.
6.1.3. Após as apresentações de todos os trabalhos, poderá, a critério dos avaliadores da sessão,
haver uma rodada coletiva de diálogo, com duração de até 30 minutos para discussão de aspectos
relevantes e conclusão da sessão.
6.1.4. As apresentações e arguições das comunicações orais poderão servir como forma de avaliação
para fins de classificação e/ou premiação de melhores trabalhos apresentados no evento.
6.2. Sessão de pôsteres
6.2.1. Cada sessão de pôsteres terá duração de 2 horas e contará com um(a) coordenador(a) de
sessão e um ou mais avaliadores, que deverá(ão) ser, preferencialmente, professores participantes do
Pibid, PRP ou coordenador de Estágio ou, ainda, discentes dos Programas de Pós-Graduação de
Educação e Ensino, com um(a) coordenador(a) de sessão, que deverá ser, preferencialmente,
professor(a) participante do Pibid, PRP ou coordenador de Estágio.
6.2.2. Os autores dos pôsteres poderão ser arguidos pelos avaliadores da sessão ou por professor
designado pela organização da SINPETE 2024, como forma de avaliação para fins de classificação
e/ou premiação de melhores trabalhos apresentados no evento.
7. RESULTADO

7.1.

O

resultado

da

seleção

da

proposta

será

divulgado

no

site

do

evento

(https://evento.ufal.br/sinpete2024).
8. PUBLICAÇÃO
8.1. Os trabalhos melhor avaliados poderão ser publicados como uma Edição Especial no Observatório
de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (OPTIE), do SINPETE/Ufal, em período
posterior ao evento e dentro do fluxo da Revista OPTIE, obedecendo às normas editoriais do periódico.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. Em caso de imprevistos e desistências, o(a) proponente deverá avisar com antecedência de 15
dias à Comissão Organizadora, pelo e-mail: sinpeteufal@gmail.com.
9.2. Caso haja desistência de execução da atividade proposta por parte dos envolvidos através de
manifestação ou não confirmação de participação no evento, os horários serão preenchidos de acordo
com a ordem de classificação, respeitado o turno indicado no ato da inscrição.
9.3. Quaisquer outros esclarecimentos referentes a esta chamada podem ser obtidos acompanhando
as publicações no site do evento (https://evento.ufal.br/sinpete-2024) ou, através do e-mail
sinpeteufal@gmail.com.
9.4. Os casos omissos serão analisados pela comissão organizadora de cada cidade-polo.

10. CRONOGRAMA
Publicação do edital
Período de submissão dos trabalhos

10/06/2024
10/06/2024 a 10/07/2024

Resultado Preliminar

05/08/2024

Divulgação da Programação Preliminar das Sessões

07/08/2024

Temáticas (Envio de email)
Resultado Final (Divulgação da Programação FINAL)
Maceió, 10 de junho de 2024.

Vera Lucia Pontes dos Santos
Coordenadora-geral do SINPETE

12/08/2024

ANEXO

A

-

MODELO

DA

PROPOSTA

DE

RESUMO

EXPANDIDO

PARA

APRESENTAÇÃO NO SINPETE NA MODALIDADE DE COMUNICAÇÃO ORAL OU
PÔSTER

a) Título (Fonte Arial 12, negrito, maiúsculas, centralizado, espaçamento simples);
b) Eixo temático (Fonte Arial 12, negrito, maiúsculas, alinhado à esquerda,
espaçamento simples);
c) Nome dos Autores (Fonte Arial 12, normal, alinhado à direita, espaçamento
simples.);
d) Vinculação institucional dos Autores (Fonte Arial 12, justificado, espaço simples.
Logo após o vínculo deve ser colocado o e-mail de cada autor);
e) Resumo (A palavra resumo deve ser escrita em fonte Arial 12, negrito, alinhado à
esquerda. Este deve ter no máximo 250 palavras. No corpo do resumo a formatação
deve ser fonte Arial 12, espaçamento simples e parágrafo justificado);
f)

Palavras-chave (No mínimo três palavras e no máximo cinco palavras, fonte arial 12,
normal, justificado, espaço simples);

g) Introdução (A palavra introdução deve ser escrita em fonte Arial 12, negrito, alinhado
à esquerda. O texto deve ter a formatação fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e
parágrafo justificado);
h) Metodologia (A “Metodologia” deve ser escrita em fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e
parágrafo justificado. O texto deve apresentar a fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e
parágrafo justificado);
i)

Resultados e Discussão (As palavras “Resultados e Discussão” devem ser escritas
em fonte Arial 12, negrito, alinhado à esquerda. O texto deve apresentar a fonte Arial
12, espaçamento 1,5 e parágrafo justificado);

j)

Considerações Finais (As palavras “Considerações Finais” devem ser escritas em
fonte Arial 12, negrito, alinhado à esquerda. O texto deve apresentar a formatação
com fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e parágrafo justificado);

k) Referências (A palavra “Referências” deve ser escrita em fonte Arial 12, negrito,
alinhado à esquerda. O texto deve apresentar a formatação com fonte Arial 12,
espaçamento simples e parágrafo justificado. Seguir regras estabelecidas pela ABNT).