Edital Retificado em 01/09/2023
Submissão de palestras, minicurso, oficina e mesas para o Sinpete 2023
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CHAMADA Nº. 76/2023 - PROGRAD/UFAL
SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES
PARA A SEMANA INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA
EDUCAÇÃO BÁSICA - SINPETE 2023
Retificado em 01/09/2023
A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através da Comissão
Técnico-científica da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação
Básica (SINPETE), torna pública a submissão de propostas de atividades para a SINPETE 2023, a
serem realizadas durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 20ª SNCT.
A presente chamada integra o conjunto de ações da SINPETE 2023, cujo objetivo é promover o
fomento e divulgação da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na educação básica, visando o
desenvolvimento humano e sustentável.
1. NOME DO EVENTO
O evento se intitula Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica
(SINPETE) e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
2. TEMA
O tema do evento é: CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
3. PERÍODO DE REALIZAÇÃO
A SINPETE será realizada no período de 16 a 20 de outubro de 2023, durante a 20ª SNCT.
4. LOCAIS DE REALIZAÇÃO
O evento acontecerá na cidade-sede (Maceió) e cidades-polo (Arapiraca, Palmeira dos Índios,
Delmiro Gouveia e Maragogi).
Havendo alguma intercorrência em quaisquer das cidades-polo, as atividades poderão ser
realizadas on-line, excepcionalmente.
5. OBJETIVO
Esta chamada visa selecionar propostas de atividades acadêmicas que contribuam para o
fortalecimento do debate sobre ciência, tecnologia e inovação na educação básica, tendo como escopo
as Ciências Básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no contexto da realidade social
atual.
6. SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES
O processo de inscrição será conduzido pela Comissão Organizadora da SINPETE, e a seleção das
propostas de atividades ficará sob responsabilidade da Comissão de Avaliação, composta por no
mínimo 2 (dois) representantes da UFAL, 01 (um) representante da UNEAL, 01 (um) representante da
UNCISAL, 01 (um) representante do IFAL e 01 (um) representante da SEDUC-AL, todos integrantes da
Comissão Organizadora.
O proponente deverá ser, obrigatoriamente, um professor ou técnico, vinculado às instituições parceiras
da SINPETE.
As instituições parceiras da SINPETE são: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal
de Alagoas (IFAL), Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Universidade Estadual de Ciências da
Saúde de Alagoas (UNCISAL) e Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC-AL).
Junto com o proponente, como convidados (ministrante e mediador), poderão participar das propostas
de atividades:
a) Professores da educação básica de Alagoas, que exerçam atividades em projetos de
ciência, tecnologia e inovação;
b) Estudantes e professores da graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino
Superior de Alagoas, envolvidos em projetos de ciência, tecnologia e inovação.
No ato da inscrição, o proponente deverá indicar a cidade de realização da atividade, que poderá ser:
Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios ou Maragogi.
6.1. EIXOS DAS ATIVIDADES
As propostas de atividades devem contemplar, pelo menos, um dos 17 ODS a seguir:
1. Erradicação da Pobreza;
2. Fome Zero e Agricultura Sustentável;
3. Saúde e Bem-estar;
4. Educação de Qualidade;
5. Igualdade de Gênero;
6. Água Potável e Saneamento;
7. Energia Limpa e Acessível;
8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
9. Indústria, Inovação e Infraestrutura;
10. Redução das Desigualdades;
11. Cidades e Comunidades Sustentáveis;
12. Consumo e Produção Responsáveis;
13. Ação contra a Mudança Global do Clima;
14. Vida na Água;
15. Vida Terrestre;
16. Paz, Justiça e Instituições eficazes;
17. Parcerias e meios de Implementação.
6.2. MODALIDADES DAS ATIVIDADES
Ao elaborar a proposta de atividade, o proponente deve considerar a modalidade, a carga horária em
função da modalidade e o público-alvo para o qual a atividade se destina. As modalidades de atividades
estão discriminadas no quadro a seguir:
Modalidade
Descrição
Carga
horária
Público-alvo
Deve ter como tema gerador um dos 17 ODS,
considerando as especificidades do público-alvo.
Até 2h
MINICURSO 1
Estudantes do Ensino
Médio
Deve ter como tema gerador um dos 17 ODS,
considerando as especificidades do público-alvo.
Até 3h
MINICURSO 2
Professores da
Educação Básica
Deve ter como tema gerador um dos 17 ODS,
considerando as especificidades do público-alvo.
Até 3h
MINICURSO 3
Estudantes do Ensino
Superior
Deve ter como tema gerador um dos 17 ODS,
considerando as especificidades do público-alvo.
Até 3h
MINICURSO 4
Professores da
Educação Superior
Deve ter como tema gerador um dos 17 ODS,
considerando as especificidades do público-alvo.
A oficina deve desenvolver alguma habilidade ou
experimentações em grupo.
Até 2h
Estudantes do Ensino
Fundamental - Anos
Finais
Deve ter como tema gerador um dos 17 ODS,
considerando as especificidades do público-alvo.
A oficina deve desenvolver alguma habilidade ou
experimentações em grupo.
Até 3h
Professores da
Educação Básica
Deve ter como tema gerador um dos 17 ODS,
considerando as especificidades do público-alvo.
A oficina deve desenvolver alguma habilidade ou
experimentações em grupo.
Até 3h
Estudantes do Ensino
Superior
Deve ter como tema gerador um dos 17 ODS,
considerando as especificidades do público-alvo.
A oficina deve desenvolver alguma habilidade ou
experimentações em grupo.
Até 3h
Professores da
Educação Superior
A discussão deve ter como tema gerador um dos
17 ODS, considerando as especificidades do
público-alvo.
1h
PALESTRA 1
Estudantes da
Educação Básica
A discussão deve ter como tema gerador um dos
17 ODS, considerando as especificidades do
público-alvo.
1h
PALESTRA 2
Professores da
Educação Básica
A discussão deve ter como tema gerador um dos
17 ODS, considerando as especificidades do
público-alvo.
1h
PALESTRA 3
Estudantes do Ensino
Superior
A discussão deve ter como tema gerador um dos
17 ODS, considerando as especificidades do
público-alvo.
1h
PALESTRA 4
Professores da
Educação Superior
Deve ter como tema gerador um dos 17 ODS e
contar com a participação de 2 a 3 debatedores.
A formação da mesa e a dinâmica de trabalho
devem ser definidas pelo proponente no ato da
submissão.
2h
Estudantes e
professores da
Educação Básica
Deve ter como tema gerador um dos 17 ODS e
contar com a participação de 2 a 3 debatedores.
A formação da mesa e a dinâmica de trabalho
2h
Estudantes e
professores da
Educação Superior
OFICINA 1
OFICINA 2
OFICINA 3
OFICINA 4
MESA-REDONDA 1
MESA-REDONDA 2
devem ser definidas pelo proponente no ato da
submissão.
LANÇAMENTO DE
LIVRO
Pode ser proposta
relançamento de livros.
de
lançamento
ou
2h
Público em geral
MANIFESTAÇÃO
CULTURAL
Deve ter cunho científico e estar relacionado a
um dos 17 ODS, podendo ser: música, teatro,
dança, pintura, escultura, literatura, cinema,
fotografia, história em quadrinho, games, etc.
1h
Público em geral
As atividades selecionadas comporão a programação do evento em cada cidade-polo, e serão
distribuídas nos dias, turnos e locais de realização, respeitada a capacidade de recepção em cada
cidade-polo.
A programação preliminar resultante dessa organização será disponibilizada anteriormente ao
evento, para fins de ajustes e adequações.
6.3. ESTRUTURA DA PROPOSTA
A proposta deverá conter os seguintes itens:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
Título (máximo 100 caracteres);
Área de conhecimento/ Subárea;
ODS de aderência;
Modalidade;
Objetivo;
Resumo (O Resumo deve ser conciso e escrito em parágrafo único, contendo, no mínimo,
1000 caracteres e, no máximo, 2000 caracteres. Deve explicitar os objetivos
específicos/inovações relacionados à temática do evento e a justificativa para que a atividade
seja realizada, considerando sua relevância para a instituição e a sociedade. Deve demonstrar
que a apresentação/discussão está inserida no tema do evento e dialoga com os ODS).
g)
h)
i)
j)
Método;
Duração;
Turno (manhã ou tarde);
Dados completos (do proponente, do ministrante e do moderador), incluindo a instituição a
qual se vinculam).
6.4 INSCRIÇÃO
A proposta de atividade deverá ser submetida exclusivamente pelo proponente, através do formulário
eletrônico, no período de 05 a 31 de agosto 05de 2023 05/08 a 18/09/2023. Só serão aceitas propostas
enviadas pelo proponente e dentro do prazo.
O envio da proposta caracteriza a tácita concordância com os termos desta chamada.
As propostas contemplarão 1 proponente e até 3 convidados (ministrante e mediador). O proponente é
o responsável técnico pelo conteúdo abordado e pelo envio da proposta.
No ato da inscrição, o proponente deverá indicar a cidade-polo de realização da atividade.
Não há orçamento disponível para custear deslocamento de convidados, devendo o proponente fazer a
opção pela cidade-pólo mais próxima de sua residência.
Os materiais e equipamentos necessários para o desenvolvimento da atividade proposta deverão correr
por conta do proponente. A disponibilidade de sala, miniauditório e auditório com projetor multimídia,
nas dependências do evento, fica por conta da comissão organizadora.
7. SELEÇÃO DAS PROPOSTAS
Para serem acolhidas, as propostas deverão atender a todos os requisitos dispostos nesta chamada e
estarem em conformidade com os seguintes critérios de avaliação:
7.1 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE
A classificação da proposta de atividade terá como base os seguintes critérios de avaliação:
Item a ser avaliado
Pontuação
1. O formulário de submissão da proposta foi devidamente preenchido.
0,0 a 1,0
2. A atividade tem aderência com os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS)
0,0 a 3,0
3. O título se adequa ao tema da 20ª SNCT.
0,0 a 1,0
4. A metodologia é apropriada para o tipo de atividade e público.
0,0 a 2,0
5. A proposta está bem fundamentada teoricamente.
0,0 a 2,0
6. Os recursos didáticos adotados facilitam o desenvolvimento da
atividade.
TOTAL
0,0 a 1,0
0,0 a 10,0
A nota final corresponde ao somatório de ambas as pontuações.
Os itens 2 e 5 serão utilizados como critérios de desempate.
A composição da programação será construída de acordo com a pontuação atingida, em ordem
decrescente, até atingir as vagas de horários disponíveis.
A comunicação para confirmação da atividade será feita pelo e-mail informado no cadastro da proposta
de atividade. É de inteira responsabilidade do proponente a confirmação da atividade dentro do prazo
estipulado.
As atividades selecionadas nesta chamada acontecerão em salas simultâneas, em cada uma das
cidades-polo. A programação geral será composta seguindo o desenho ilustrativo a seguir, podendo ser
reorganizada a partir da demanda e diversidade das atividades selecionadas.
16/10
17/10
8h30-9h30
Abertura
Minicurso
10h-11h
Palestra
11h-12h
Palestra
Lançamento de
Livro
18/10
Oficina
19/10
20/10
Oficina
Palestra
Lançamento
de Livro
Oficina
13h-14h
14h-15h
Palestra
Minicurso
Mesa-redonda
Mesa-redonda
Palestra
15h-16h
Oficina
Minicurso
16h-17h
Minicurso
Palestra
Manifestação
Cultural
Manifestação
Cultural
O Proponente deverá estar presente no dia e horário da atividade proposta, independentemente de
ser o ministrante.
8. RESULTADO
O resultado será divulgado no site do evento, na página oficial da UFAL e no Instagram @Sinpete2023,
acessível por meio do link: https://instagram.com/sinpete.2023.
9. ATRIBUIÇÕES DO PROPONENTE
O proponente da atividade selecionada será responsável, de forma irrestrita, pelo(s) ministrante(s)
convidado(s) durante todo o período de atividade, desde a confirmação da presença do ministrante
da atividade, recepção, acompanhamento durante a atividade, até a finalização da apresentação do
convidado durante todo o período do evento.
O proponente deverá comparecer no dia e horário determinados para sua apresentação com
antecedência mínima de 15 minutos.
10. ATRIBUIÇÕES DO MINISTRANTE
Na apresentação da atividade é necessário que o ministrante se comprometa a seguir todas as
orientações passadas pelo proponente.
O ministrante deverá comparecer no dia e horário determinados para sua apresentação com
antecedência mínima de 15 minutos.
11. DISPOSIÇÕES FINAIS
Só serão inseridas na programação da SINPETE as atividades submetidas por proponentes servidores
da UFAL, IFAL, UNEAL, UNCISAL e SEDUC-AL, que devem cadastrar a proposta utilizando o
respectivo e-mail institucional.
Embora sejam dadas propostas de turnos e dias para realização das atividades na programação, as
lacunas serão preenchidas de acordo com o tipo e o cerne da temática de cada atividade.
Em virtude da organização da programação, não será aceita a inclusão de ministrantes após o término
do período de submissão da proposta.
Em caso de imprevistos e desistências, avisar com antecedência de até quinze dias à Comissão
Organizadora, pelo e-mail: sinpete2023@gmail.com.
A submissão de propostas para comunicações orais e apresentação de pôsteres está sendo tratada por
meio de chamada própria e específica.
A programação FINAL será divulgada até 28 29 de setembro de 2023, após a confirmação de todos os
envolvidos nas atividades propostas selecionadas.
Caso haja desistência de execução da atividade proposta por parte dos envolvidos através de
manifestação ou não confirmação de participação no evento, os horários serão preenchidos de acordo
com a ordem de classificação, respeitado o turno optado no ato da inscrição.
Casos
omissos
serão
sinpete2023@gmail.com.
avaliados
pela
comissão
organizadora,
através
do
e-mail:
12. CRONOGRAMA
02 de agosto de 2023
Divulgação do edital
05 a 31 de agosto de 2023
05 de agosto a 18 de setembro de 2023
05 de setembro de 2023
20 de setembro de 2023
13 de setembro de 2023
22 de setembro de 2023
18 de setembro de 2023
25 de setembro de 2023
29 de setembro de 2023
Envio de propostas de atividades
Resultado Preliminar
Divulgação da Programação Preliminar
(Envio de email)
Confirmação dos proponente/convidados
Divulgação da Programação FINAL
Maceió, 02 de agosto de 2023
Vera Lucia Pontes dos Santos
Coordenadora-geral da SINPETE
Amauri da Silva Barros
Pró-Reitor de Graduação
ANEXO A - OS OBJETIVOS DA ODS
ODS 1 – Erradicação da pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura
sustentável
ODS 3 – Saúde e bem-estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4 – Educação de qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de
aprendizagem ao longo da vida para todos
ODS 5 – Igualdade de gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
ODS 6 – Água potável e saneamento
Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
ODS 7 – Energia limpa e acessível
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e
trabalho decente para todos
ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a
inovação
ODS 10 – Redução das desigualdades
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
ODS 12 – Consumo e produção sustentáveis
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos
ODS 14 – Vida na água
Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o
desenvolvimento sustentável
ODS 15 – Vida terrestre
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma
sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a
perda de biodiversidade
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o
acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os
níveis
ODS 17 – Parcerias e meios de implementação
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento
sustentável.