Edital de Abertura

Edital PROGRAD n. 30/2019 - Abertura para o processo de seleção de estagiários de nível superior com bolsa - Retificação n. 5, em 11/12/2019 - Retificação em virtude de problemas técnicos para divulgação do resultado.

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EDITAL 30-2019 - ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO 2019.2 - Ret. 5.pdf
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                    Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL, por meio de suas Pró-Reitoria de Graduação –
PROGRAD e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho - PROGEP, no uso de suas atribuições,
torna público a realização de Processo de Seleção de Estagiários para estágio do po não
obrigatório, nos termos da Lei nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008, da Orientação Norma va nº
02, de 24 de junho de 2016, da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho no Serviço
Público do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Resolução nº 71/2006-CONSUNI/UFAL, de 18 de
dezembro de 2006, da Resolução nº 36/2008-CONSUNI/UFAL, de 11 de junho de 2008, da Portaria
PROGRAD nº 01/2016, de 25 de janeiro de 2016, além da Cons tuição da República de 1988, assim
como legislações e demais regulamentações per nentes.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O Processo Sele vo será realizado sob a responsabilidade da Universidade Federal de Alagoas
– UFAL, por meio da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, e, da Pró-Reitoria de Gestão de
Pessoas e do Trabalho - PROGEP e do Departamento de Administração de Pessoal – DAP que
efetuarão a convocações e contratações dos candidatos aprovados.
1.2
O Processo Sele vo será realizado em única etapa, sendo ela eliminatória e classificatória, e
consis rá de uma Avaliação Curricular dos candidatos.
1.3
Os candidatos aprovados neste Processo Sele vo serão contratados observando-se
estritamente a ordem de classificação por Curso/Turno de acordo com o número de vagas
deste Edital, mediante a necessidade e a conveniência da Administração Pública, podendo ser
chamados os candidatos aprovados em classificação posterior ao número de vagas previsto
para cada Curso/Turno, conforme disponibilidade de vagas durante a validade deste certame.
1.1

2. DAS VAGAS E CURSOS
2.1
A distribuição de vagas por Curso/Turno está descrita no quadro a seguir:
2.2
Curso
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Biblioteconomia
Biblioteconomia (Museu Theo Brandão)

Turno
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã

Ampla
3
3
1
1
2
2
CR

PNE**
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR

Negros
CR*
CR
CR
CR
CR
CR
CR

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Biblioteconomia (CECA)
Ciências Contábeis
Ciência da Computação ou Sistemas de
Informação
Ciências Econômicas
Ciências Sociais - Bacharelado
Direito
Design
Educação Física
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia Civil
História Bacharelado
Jornalismo
Letras – Libras
Letras – Línguas Estrangeiras
Letras - Português
Nutrição
Pedagogia ou Licenciaturas
Psicologia
Relações Públicas

Manhã
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã

1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
2
2
1
1
1

CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR

CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR
CR

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Serviço Social

Tarde
Manhã
Tarde

1
1
1

CR
CR
CR

CR
CR
CR

* CR: Cadastro de Reserva
** PNE: Portadores de Necessidades Especiais
2.3

2.4

2.5

2.6

2.7

Será reservado o percentual de 10% (dez por cento) das vagas ofertadas por curso para as
pessoas portadoras de necessidades sicas especiais.
2.3.1 Caso a aplicação desse percentual resulte em número fracionado, este será
arredondado para o número inteiro subsequente desde que não ultrapasse 20%
(vinte por cento) das vagas previstas no item anterior.
Será reservado o percentual de 30% (trinta por cento) das vagas ofertadas por curso/turno
para candidatos de etnia negra ou pardos
2.4.1 Caso a aplicação desse percentual resulte em número fracionado menor que cinco
décimos, este será arredondado para o número inteiro inferior desde que não
ultrapasse 30% (trinta por cento) das vagas previstas no item anterior.
Quando for admi da a inscrição a tulo de Cadastro de Reserva (CR), a convocação e
contratação dos candidatos dependerá da disponibilidade de vagas durante a vigência deste
edital.
As vagas des nadas para candidatos portadores de necessidades especiais, e, de
autodeclarados negros e pardos que não venham a ser preenchidas serão, automa camente,
rever das em vagas para ampla concorrência.
Local de estágio: As vagas ofertadas neste edital atenderão, inicialmente, aos órgãos da
Reitoria, Bibliotecas e de Tecnologias da Informação (T.I.), todos localizados no Campus A.C.
Simões (Maceió/AL).
2.7.1 Havendo disponibilidade de vagas durante a vigência deste edital, os aprovados
poderão ser aproveitados por outros órgãos/unidades da UFAL, incluso os campi
do interior.

3. DA CARGA HORÁRIA, REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÃO
3.1
Carga Horária: 30 (trinta) horas semanais, de segunda a sexta-feira, com jornada diária de 06
(seis) horas, no turno matu no (8:00 às 14:00) ou vesper no (12:00 às 18:00).
3.1.1 A jornada de trabalho será realizada no turno escolhido pelo candidato no
momento da inscrição.

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3.1.2

3.2

A critério da Administração e em comum acordo com o estagiário, poderá haver
antecipação ou postergação em até 02 (duas) horas nos horários de início e
término da jornada de trabalho, desde que sejam man das a carga horária de 06
(seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.
Requisitos: Aluno devidamente matriculado em disciplina na UFAL, cursando entre o 3º e o 5º
período, em um dos cursos listados no quadro do item 2.1, exceto para os cursos de
Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Psicologia, e com coeficiente de
rendimento acumulado maior ou igual a 5,00 (cinco).
3.2.1

3.2.2

3.3

Em cumprimento ao Decreto de nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010 e as prerroga vas da Lei
nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, não poderá ser contratado o candidato que for
beneficiário de algum po de bolsa paga por programas oficiais ou que esteja realizando
qualquer outro po de estágio.
3.3.1

3.3.2

3.4

Para os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil, os alunos
deverão estar devidamente matriculados em disciplina na UFAL, cursando entre o
5º e o 7º período e com coeficiente de rendimento acumulado maior ou igual a
5,00 (cinco)
Para o curso de Psicologia, os alunos deverão estar devidamente matriculados em
disciplina na UFAL, cursando entre o 3º e o 7º período e com coeficiente de
rendimento acumulado maior ou igual a 5,00 (cinco)

Se o candidato for aprovado e ainda es ver vinculado a algum po de bolsa ou de
estágio, deverá solicitar sua exclusão automa camente da bolsa ou do estágio não
obrigatório que es ver vinculado, de modo a não ter prejuízo no processo de
contratação.
Alunos que es verem realizando estágio obrigatório não poderão ser contratados
em virtude da impossibilidade legal da existência de dois termos de compromisso
de estágio vigentes ao mesmo tempo.

Atribuições: o estágio é ato educa vo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de
trabalho, que visa à preparação para o trabalho produ vo dos estudantes selecionados. As
a vidades básicas dos estagiários estão descritas no Anexo 2 - Tabela de A vidades Básicas por
Curso, contudo, as atribuições serão definidas no Plano de Estágio que será anexo ao Termo de
Compromisso de Estágio (TCE), conforme orienta a Lei n. 11.788/2008, estando as a vidades

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3.5

desempenhadas alinhadas ao perfil do setor em que es ver lotado e o com o curso de origem
do estagiário.
Remuneração:
Nível

Remuneração
Valor da bolsa estágio:

Estagiário:
Curso Superior

- R$ 520,00 (quinhentos e vinte reais)
Auxílio transporte:
- R$132,00 (cento e trinta e dois reais)

4. DAS INSCRIÇÕES
4.1
As inscrições serão realizadas a par r do dia 28/10/2019 até as 23h59min do dia 07/11/2019.
4.2
O procedimento de inscrições será realizado em 02 (duas) etapas, sendo a primeira o
preenchimento do formulário de inscrição online e a segunda o envio da documentação
comprobatória e para Avaliação Curricular, por e-mail.
4.3
Para se inscrever o candidato deverá:
4.3.1 Preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível em <
h ps://editais.ufal.br/graduacao/selecao-de-estagiarios-nivel-superior-com-bolsasemestre-2019.2> durante o período de inscrições.
4.3.2 Enviar, durante o período de inscrições e a par r do mesmo endereço de e-mail
informado no formulário eletrônico de inscrição, um e-mail para o endereço
estagio@prograd.ufal.br
anexando
cópias
digitais
dos
documentos
comprobatórios e para Avaliação Curricular.
4.4
Para efe var a inscrição, o candidato deverá enviar, unicamente por e-mail, cópia digital
individual dos documentos comprobatórios para Avaliação Curricular, no formato JPG, PNG ou
PDF conforme relação abaixo:
a)
Documento oficial de iden dade com foto (Ex.: RG, CNH, CTPS, etc.);
b)
Histórico Escolar Analí co, emi do através do Sistema Acadêmico da UFAL;
c)
Formulário de autodeclaração de etnia negra ou parda – para os candidatos que se
iden ficarem como negro ou pardo no ato da inscrição

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4.5

4.6

4.7

4.8

O candidato deverá enviar apenas um único e-mail contendo todos os arquivos necessários
para a efe vação da inscrição.
4.5.1 Em caso de envio de dois ou mais e-mails, somente o úl mo e-mail será
considerado pela Banca Avaliadora.
4.5.2 O campo “Assunto” do referido e-mail deverá conter o nome, curso e o número
de matrícula do candidato.
Serão desconsideradas, para todos os fins, qualquer cópia digital do documento que:
a)
Es ver ilegível ou não puder ser iden ficado;
b)
Não es ver em um dos seguintes formatos de arquivo: JPG, PNG ou PDF;
c)
Es ver em tamanho superior a 5MB;
d)
Es ver corrompido ou danificado e/ou não puder ser aberto por razões técnicas.
Será automa camente eliminado do processo sele vo o candidato que:
4.7.1 Não apresentar os documentos listados nas alíneas a ou b do subitem 4.4 deste
edital.
4.7.2 Preencher o formulário eletrônico de inscrição ou enviar o e-mail com os
documentos comprobatórios fora do período de inscrições.
As informações prestadas pelo candidato durante a inscrição são de inteira responsabilidade
do próprio candidato, sendo excluído do Processo Sele vo o candidato que fornecer dados
comprovadamente inverídicos.

5. DAS INSCRIÇÕES PARA PESSOAS COM PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS – PNE
O candidato portador de necessidades especiais deverá declarar, quando da inscrição, se
deseja concorrer às vagas reservadas a pessoas portadoras de necessidades especiais.
5.2
No ato de inscrição, o candidato portador de necessidades especiais deverá indicar a espécie e
o grau ou nível da necessidade especial, com expressa referência ao código correspondente da
Classificação Internacional de Doenças (CID).
5.3
Os candidatos portadores de necessidades especiais que não realizarem a inscrição conforme
instruções constantes neste item 5 e seus subitens não poderão interpor recurso em favor de
sua condição.
5.4
O candidato portador de necessidades especiais que for convocado para contratação deverá
entregar, obrigatoriamente, no ato de admissão, laudo médico que ateste a espécie e o grau
ou nível de sua necessidade especial, com data de expedição não superior a 90 (noventa) dias,
com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças
(CID).
5.1

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5.5
5.6
5.7

O laudo médico apenas será considerado válido se emi do por médico especialista na área da
necessidade especial da qual o candidato é portador.
O laudo médico deverá ser homologado pela perícia médica da UFAL, nos termos do subitem
5.7 deste edital.
Os candidatos aprovados nas vagas des nadas para portadores de necessidades especiais
deverão, obrigatoriamente, submeter-se à perícia médica a ser realizada pela Junta Médica da
UFAL, com a finalidade de aferir as compa bilidades de sua condição com a natureza e o
exercício das atribuições do cargo ao qual concorreu.

6. DAS INSCRIÇÕES PARA PESSOAS DE ETNIA NEGRA E/OU PARDA
O candidato de etnia negra ou parda deverá informar, quando da inscrição, se deseja
concorrer às vagas reservadas a negros e/ou pardos.
6.2
No ato de inscrição, o candidato de etnia negra ou parda deverá se iden ficar, como negro ou
pardo, através do formulário de autodeclaração, que será disponibilizado junto a este edital
(Anexo II), devendo o mesmo ser encaminhado por e-mail em conjunto com os demais
documentos de iden ficação e de vida acadêmica solicitados para efe vação da inscrição e
para o desenvolvimento da avaliação curricular, conforme orienta o item 4.4 deste edital
6.3
As informações prestadas pelo candidato durante a inscrição são de inteira responsabilidade
do próprio candidato, sendo excluído do Processo Sele vo o candidato que fornecer dados
comprovadamente inverídicos.
6.1

7. DA AVALIAÇÃO, DA APROVAÇÃO E RESULTADO PRELIMINAR
7.1
O Processo de Seleção de Estagiário consis rá de única etapa, sendo esta eliminatória e
classificatória, que consiste de Avaliação Curricular dos candidatos
7.2
Sobre a Avaliação Curricular será gerada uma nota, de acordo com o seguinte barema:
Item
Critério
Pontuação
Item
Critério
Pontuação

1. Coeficiente de Rendimento do Úl mo Período Le vo Cursado
0 a 4,99
5,0 a 6,99
7,0 a 8,99
9,0 a 10,0
0 (zero) ponto
05 pontos
08 pontos
10 pontos
2. Coeficiente de Rendimento Acumulado
0 a 4,99
5,0 a 6,99
7,0 a 8,99
9,0 a 10,0
0 (zero) ponto e
05 pontos
08 pontos
10 pontos
Eliminado do
processo sele vo

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7.3
7.4
7.5
7.6

A nota da Avaliação Curricular será dada pelo somatório da pontuação ob da em cada item
avaliado.
Serão automa camente eliminados os candidatos com coeficiente de rendimento acumulado
inferior a 5,0 (cinco).
Serão automa camente eliminados os candidatos com nota inferior a 10 (dez) no somatório
dos itens.
Para efeito de classificação, os critérios de desempate serão sucessivamente:
1º
2º
3º

7.7

7.10
7.11
7.12

Maior coeficiente de rendimento acumulado
Maior coeficiente de rendimento do úl mo período le vo cursado
Maior idade

Serão automa camente eliminados os candidatos que não se classificarem dentro de 07 (sete)
vezes o número de vagas disponíveis.
7.7.1 Os candidatos que que não forem eliminados e não se classificarem dentro do
número de vagas disponíveis farão parte do Cadastro de Reserva (CR), e sua
convocação e contratação dependerá da disponibilidade de vagas durante a
vigência deste edital.
7.7.2 Não havendo disponibilidade imediata de vagas, sendo admi da a inscrição em
Cadastro de Reserva (CR), serão automa camente eliminados os candidatos que
não se classificarem entre os 07 (sete) melhores classificados.
7.8
A homologação das inscrições e o resultado preliminar da Avaliação Curricular dos
candidatos inscritos ao Processo Sele vo será divulgado no dia 11/12/2019, através do
sí o
<h ps://editais.ufal.br/graduacao/selecao-de-estagiarios-nivel-superior-combolsa-semestre-2019.2>
7.9
Os recursos rela vos à homologação das inscrições e ao resultado preliminar da
Avaliação Curricular dos candidatos inscritos deverão ser interpostos unicamente
mediante
formulário
eletrônico
disponível
no
sí o
<h ps://editais.ufal.br/graduacao/selecao-de-estagiarios-nivel-superior-com-bolsasemestre-2019.2>, entre os dias 13 e 16 de dezembro de 2019, até as 23h59min do
dia limite.
Não serão aceitos quaisquer recursos que forem encaminhados fora dos prazos estabelecidos.
Não serão aceitos pedidos de recursos entregues pessoalmente ou via fax, correio eletrônico
ou postal.
Recursos inconsistentes ou incompletos serão indeferidos.

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7.13

Quaisquer documentos a serem anexados ao recurso deverão ser encaminhados através de email para o endereço estagio@prograd.ufal.br, dentro do prazo previsto para interposição dos
recursos, conforme subitem 7.9 deste edital.
7.14 O candidato deverá enviar apenas um único e-mail contendo todos os arquivos necessários
para a efe vação do requerimento dos recursos.
7.14.1 Em caso de envio de dois ou mais e-mails, somente o úl mo e-mail será
considerado pela Banca Avaliadora.
7.14.2 O campo “Assunto” do referido e-mail deverá conter o nome, curso e o número
de matrícula do candidato.
7.15
7.16

8.1

Serão desconsideradas, para fins de recurso, qualquer cópia digital do documento que se
enquadre nas caracterís cas descritas no subitem 4.6 deste edital.
Não será aceito a apresentação de novos documentos para computação ou melhoria das
notas, o envio de documentos deverá ser realizado apenas para correção ou comprovação do
cer ficado ou a vidade apresentado no ato da inscrição.

8. DO RESULTADO FINAL
O resultado final do processo sele vo, após a análise dos recursos, será divulgado no dia
20/12/2019, através do endereço <h ps://editais.ufal.br/graduacao/selecao-de-estagiariosnivel-superior-com-bolsa-semestre-2019.2>.

9. DO TERMO DE COMPROMISSO
9.1
O candidato aprovado e convocado deverá comparecer no Departamento de Administração
de Pessoal - DAP, na Reitoria da UFAL, até 5 (cinco) dias úteis contados do recebimento da
convocação, portando os documentos que lhe serão solicitados.
9.2
Após o comparecimento, o candidato será encaminhado pelo DAP ao supervisor das a vidades
no setor designado para que seja integralmente preenchido o Termo de Compromisso de
Estágio - TCE e o Plano de A vidades de Estágio.
9.3
O início das a vidades de estágio e a devolução do Termo de Compromisso de Estágio – TCE
integralmente preenchido ao DAP deverão ocorrer no prazo de 3 (três) dias úteis, contados do
encaminhamento do candidato pelo DAP.
9.3.1 O estágio somente se iniciará após a entrega pelo candidato do Termo de
Compromisso de Estágio.

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9.4

Se o candidato descumprir os prazos e procedimentos previstos nos itens 9.1 e 9.3, será
considerado desistente para todos os efeitos, sendo convocado o próximo classificado e assim,
sucessivamente
O Termo de Compromisso de Estágio vigorará pelo prazo de 12 (doze) meses, podendo ser
prorrogado, a critério da Administração, até o período máximo de 24 meses.
9.5.1 O Termo de Compromisso de Estágio dos estagiários portadores de necessidades
especiais poderá ser prorrogado por período superior a 24 meses.
9.5.2 A prorrogação proposta no item 9.5 deste edital ocorrerá mediante emissão de
portaria do órgão gestor de pessoas prorrogando o período inicial da vigência até
o período máximo de 24 meses.
O Termo de Compromisso de Estágio poderá ser rescindido a qualquer momento, pelas partes,
desde que comunicado com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.
O estagiário passará por avaliação periódica de desempenho, sendo obrigatória a obtenção de,
no mínimo, 60% da pontuação total da avaliação, sob pena de rescisão do Termo de
Compromisso.

9.5

9.6
9.7

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
10.1

A inscrição do candidato implica no conhecimento e aceitação tácita das condições
estabelecidas no presente Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

10.2

Será eliminado do processo sele vo o candidato que:
a)
b)
c)

10.3

Deixar de apresentar quaisquer dos documentos que comprovem o atendimento a
todos os requisitos fixados neste Edital;
U lizar ou tentar u lizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de
terceiros, em qualquer etapa da seleção;
Fizer, a qualquer tempo e em qualquer documento, declaração falsa ou inexata.

A inexa dão de afirma vas ou a falsidade de documentos, ainda que verificada após a
homologação dos resultados, implicará a eliminação do candidato. Serão declarados nulos, de
pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes sem prejuízo de eventuais sanções
de caráter judicial.

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10.4

Estagiários que apresentem conduta incompa vel com o ambiente de estágio ou que infrinjam
as condições do Termo de Compromisso de Estágio ou do Plano de A vidades de Estágio
poderão ser desligados a qualquer tempo.

10.5

O prazo de validade do Processo de Seleção de Estagiários será de 12 (doze) meses,
prorrogável por igual período, a critério da Administração.
10.5.1 A prorrogação do Processo de Seleção de Estagiários poderá ser feita
separadamente por curso/turno individual, a critério da Administração.
10.5.2 Poderá dentro desse período de validade do Processo de Seleção, assim como de
sua prorrogação, haver a realização de novos editais para preenchimento de vaga/
curso à medida que não houver mais candidatos classificados a serem convocados
a par r do cadastro de reserva (CR).
10.5.3 Quando da realização de novos editais não haverá supressão do presente edital
até o esgotamento ou declínio de candidatos listados no CR deste.

10.6

Caso surjam novas vagas, a critério da Administração, os candidatos classificados poderão ser
convocados, obedecendo a ordem de classificação.

10.7

As vagas des nadas a candidatos portadores de necessidades especiais, quando não houver
aprovados, serão providas pelos aprovados na ampla concorrência, seguindo a ordem de
classificação e vice-versa.

10.8

Este
Edital
encontra-se
à
disposição
dos
interessados
no
sí o
h p://www.ufal.edu.br/u lidades/concursos-e-editais, sendo que quaisquer alterações das
disposições ora estabelecidas serão comunicadas através de re ficação, a ser divulgada na
internet, neste endereço eletrônico, vindo tal documento a cons tuir parte integrante deste
Edital.
10.8.1 Será de inteira responsabilidade do candidato tomar conhecimento de sua
classificação no Processo Sele vo para Contratação de Estagiários, regido pelo
presente edital.

10.9

Os alunos não aprovados dentro do número de vagas ofertadas poderão ser convidados a
prestar seu estágio obrigatório, de forma voluntária, sem percepção de remuneração, desde
que as a vidades realizadas e a carga horária total sejam compa veis com o estágio curricular

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos

obrigatório dos seus respec vos cursos, conforme previsto nos seus respec vos Projetos
Polí co Pedagógicos.
10.10 Os casos omissos serão analisados por comissão formada pelas PROGRAD e PROGEP
Maceió/AL, 18 de outubro de 2019.

SANDRA REGINA PAZ DA SILVA
Pró-Reitora de Graduação
PROGRAD/UFAL

FAUSTINO FRANCISCO DOS SANTOS JÚNIOR
Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e
do Trabalho, em exercício
PROGEP/UFAL

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos

ANEXO 1 – CRONOGRAMA DA SELEÇÃO

A vidades
Período de Inscrições online
Homologação das inscrições e Resultado preliminar da
Avaliação curricular.
Período de recebimento de recursos

Período
28/10/2019 a 07/11/2019

Resultado final da seleção

20 / 12 /2019

11 /12 / 2019
13 e 16 / 12 / 2019

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos

ANEXO 2
TABELA DE DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES BÁSICAS POR CURSO

CURSOS

LOTAÇÃO

Comum a todos os
cursos

Comum a todos os órgãos e setores

ADMINISTRAÇÃO

Comum a todos os setores, ressalvadas as especificidades dos setores

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES
- Atendimento ao público em geral;
- Digitação de documentos (pareceres, despachos, notas, cartas, o cios etc) e planilhas (de ponto, de patrimônio etc);
- Serviço de protocolo sico e digital do órgão/setor (u lizando o sistema de gestão de documentos oficial da Ufal): recebimento, registro,
distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos, com vistas ao favorecimento de informações aos usuários internos e externos;
- Serviços de arquivo documental e processual ( sico e digital) do órgão/setor: recebimento, registro, organização e manutenção de documentos e processos, assim como dos espaço sico e mobiliário do arquivo.
- U lizar recursos de informá ca;
- Executar tarefas de natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional
- Assis r os técnicos do órgão no levantamento e distribuição dos serviços administra vos;
- Auxiliar na elaboração e execução de projetos, estudos e análise para melhoria dos serviços;
- Auxiliar na execução de serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logís ca;
- Auxiliar os técnicos nos processos de compras e licitação, digitando e organizando documentos rela vos as etapas do processo, e, agilizando contatos e pesquisas de cotação de preços;
- Auxiliar nos processos rela vos a cadastros, termos de compromisso, contratos, convênios e acordos, através da digitação de propostas/

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos

ARQUITETURA E URBANISMO

SINFRA e COINFRAS

BIBLIOTECONOMIA

Bibliotecas e Arquivos

minutas desses documentos; recebimento, registro e organização de formulários/documentos; agilizando contatos com os agentes (empresas, estudantes, professores etc) para elucidação de dúvidas ou remissão de problemas;
- Elaborar e organizar fluxogramas e organogramas rela vos as a vidades, funcionamento e de pessoal rela vos aos órgãos e setores;
- Elaborar e organizar apresentações, gráficos e planilhas em geral;
- Realizar pesquisas técnicas, rela vas a legislação, normas e diretrizes para execução de ações administra vas;
- Prestar apoio em reuniões e eventos, par cipando da elaboração, organização e execução desses, fazendo registros dos fatos/falas, executando tarefas como controle de frequência, apresentação de slides, suporte logís co, recepção etc.
- U lizar plataformas e sistemas ligados a órgãos da administração pública (Siape, Siafi, outros)
- Auxiliar nos levantamentos topográficos e planial métricos;
- Executar medições e cálculos prévios para avaliação;
- Executar estudos de viabilidade e de espaços para ocupação;
- Desenvolver esboços, planos e projetos de edificações, espaços e vias sob supervisão de um arquiteto;
- Auxiliar no planejamento da execução, do orçamento e nas providencias de suprimentos;
- Auxiliar na supervisão da execução dos serviços;
- U lizar recursos de informá ca relacionados a formação;
- Atendimento aos usuários;
- Auxiliar no tratamento, recuperação e disseminação da informação sica e digital;
- Auxiliar na execução de a vidades especializadas;
- Auxiliar nas ro nas de administração, registro, catalogação, organização e manutenção do acervo bibliográfico ( sico e digital) e dos bancos de dados locais;
- Realizar pesquisas, registros e catalogação em sistemas de arquivos e de bancos de dados ( sicos e digitais), em portais de periódicos e
em bibliotecas virtuais;

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DCF, DAP e Proginst, ressalvadas as especificidades dos setores

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

NTI e Progep, ressalvadas
as especificidades dos setores

Ou
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CIÊNCIAS ECONÔMI-

DCF, DAP, Prograd e Pro-

- Prestar suporte em a vidades de ensino, pesquisa e extensão rela vas ao órgão/setor.
- U lizar plataformas e sistemas ligados a gestão e administração de bibliotecas e bancos de dados.
- Iden ficar documentos e informações contábeis;
- Atender à fiscalização e auditoria contábeis;
- Executar a contabilidade geral;
- Auxiliar na operacionalização da contabilidade de custos;
- Auxiliar na efetuação da contabilidade gerencial;
- Auxiliar na realização do controle patrimonial;
- Elaborar e organizar apresentações, gráficos e planilhas contábeis em geral;
- Realizar pesquisas técnicas, rela vas a legislação, normas e diretrizes para execução de ações administra vas e contábeis;
- Assessorar nas a vidades de ensino, pesquisa e extensão.
- U lizar plataformas e sistemas ligados a órgãos da administração pública (Siape, Siafi, outros)
- Auxiliar no desenvolvimento e implantação de sistemas informa zados, dimensionando requisitos e funcionalidades do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplica vos;
- Coadministrar ambientes informa zados;
- Par cipar e prestar treinamento e suporte técnico ao usuário;
- Elaborar documentação técnica, sob a supervisão de um analista/técnico;
- Iden ficar e estabelecer padrões;
- Auxiliar na elaboração e execução de projetos para ambientes informa zados, propondo soluções para eventuais dificuldades;
- Pesquisar tecnologias em informá ca.
- Assessorar nas a vidades de ensino, pesquisa e extensão.
- Analisar o ambiente econômico;

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos

CAS

CIÊNCIAS SOCIAIS –
BACHARELADO

ginst, ressalvadas as especificidades dos setores

PEI e Prograd

- Auxiliar na elaboração e execução de projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica, dentre outros;
- Par cipar do planejamento estratégico e de curto prazo;
- Auxiliar na gestão da programação econômico-financeira;
- Auxiliar nas a vidades de mediação e arbitragem;
- Auxiliar na realização de perícias;
- Auxiliar na realização de pesquisas rela vas a mo vos socioambiental, sociocultural ou socioeconômico para determinação das causas
de evasão e/ou retenção de estudantes;
- Elaborar e organizar apresentações, gráficos e planilhas econômicos e contábeis;
- Realizar pesquisas técnicas, rela vas a legislação, normas e diretrizes para execução de ações administra vas e contábeis;
- Assessorar nas a vidades de ensino, pesquisa e extensão.
- U lizar plataformas e sistemas ligados a órgãos da administração pública.
- Auxiliar na construção de diagnós co ou prognós co da realidade social frente a dinâmica acadêmica da universidade;
- Auxiliar nos processos de análise causal dos resultados em pesquisa de opinião pública envolvendo métodos e técnicas da Sociologia
para efeitos de registro legal e divulgação pública;
- Auxiliar na elaboração de estudo ou relatório de impacto socioambiental, sociocultural ou socioeconômico, para fins de desenvolvimento
de relatórios de gestão;
- Auxiliar na realização de pesquisas rela vas a mo vos socioambiental, sociocultural ou socioeconômico para determinação das causas
de evasão e/ou retenção de estudantes;
- Realizar pesquisas técnicas, rela vas a legislação, normas e diretrizes para execução de ações administra vas acadêmicas;
- Elaborar e organizar apresentações, gráficos e planilhas rela vas a dados sociais e de movimentação acadêmica;
- Assessorar nas a vidades de ensino, pesquisa e extensão.
- U lizar plataformas e sistemas ligados à gestão e administração acadêmica.

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos

DIREITO

DESIGN

ASI, Auditoria, Corregedoria, DAP, GR, GVR Ouvidoria, Progep, Proginst,
Prograd e Propep, ressalvadas as especificidades
dos setores
Ascom, Edufal, Proex e
Equipamentos Culturais,
ressalvadas as especificidades dos setores

- Assis r os técnicos do órgão no levantamento e distribuição dos serviços administra vos e jurídicos;
- Auxiliar na elaboração de peças, pareceres e notas em processos administra vos e judiciais
- Realizar pesquisas técnicas, rela vas a legislação, normas e diretrizes para execução de ações administra vas;
- U lizar plataformas e sistemas ligados a órgãos da jus ça e da administração pública.

OU Gráfico:
- Interpretar solicitações de artes;
- Elaborar artes de produtos ou serviços.
- Criar folhetos e mala direta; banners, outdoors e hot sites para internet e demais peças publicitárias;
- Submeter artes à aprovação;
- Dar acabamento final em artes;
- Indicar caracterís cas de materiais e acabamentos em desenhos.
- Executar trabalhos de diagramação, editoração e arte-final das publicações da ins tuição, de acordo com manual de iden dade visual;
- Contribuir na concepção do layout de campanhas publicitárias;
OU Interiores:
- Executar medições e cálculos prévios para avaliação;
- Executar estudos de viabilidade e de espaços para ocupação;
- Desenvolver esboços, planos e projetos de interiores/espaços sob supervisão
- Auxiliar no planejamento da execução, do orçamento e nas providencias de suprimentos;
- Auxiliar na supervisão da execução dos serviços;
Geral:

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos

EDUCAÇÃO FÍSICA

IEFE, NAC e Progep, ressalvadas as especificidades dos setores

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

Progep, Sinfra e Coinfras,
ressalvadas as especificidades dos setores

ENGENHARIA CIVIL

Progep, Sinfra e Coinfras,
ressalvadas as especificidades dos setores

- U lizar recursos de informá ca relacionados a formação;
- Assessorar nas a vidades de ensino, pesquisa e extensão.
- Auxiliar nos instrutores no desenvolvimento das a vidades sicas nos equipamentos de condicionamento sico, reabilitação, esportes e
lazer;
- Propor, acompanhar e executar projetos e programas de a vidades de condicionamento sico e/ou ginás ca laboral em ambientes de
trabalho;
- Auxiliar na organização, u lização e manutenção dos espaços de a vidade sica;
- Auxiliar em a vidades de prevenção, promoção, educação e reabilitação da saúde, além reeducação motora.
- Auxiliar no planejamento e execução de projetos e programas de a vidades sicas, educa vas em saúde, recrea vas e espor vas;
- Assessorar nas a vidades de ensino, pesquisa e extensão.
- Auxiliar nos levantamentos topográficos e planial métricos;
- Executar medições e cálculos prévios para avaliação;
- Executar estudos de viabilidade e de obras, sobretudo no âmbito ambiente, sanitário e de segurança do trabalho;
- Desenvolver planos e projetos de espaços e vias sob supervisão de um arquiteto ou engenheiro;
- Auxiliar no planejamento da execução, do orçamento e nas providencias de suprimentos;
- Auxiliar na supervisão da execução dos serviços de engenharia relacionados a área ambiental, sanitária e de segurança do trabalho;
- U lizar recursos de informá ca relacionados a formação;
- Auxiliar nos levantamentos topográficos e planial métricos;
- Executar medições e cálculos prévios para avaliação;
- Executar estudos de viabilidade de obras e de segurança do trabalho;
- Desenvolver planos e projetos de edificações sob supervisão de um arquiteto ou engenheiro;
- Auxiliar no planejamento da execução, do orçamento e nas providencias de suprimentos;

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos

HISTÓRIA BACHARELADO

Arquivo Geral/setoriais e
Equipamentos culturais

JORNALISMO

Ascom, Equipamentos
Culturais e GR

- Auxiliar na supervisão da execução dos serviços de engenharia relacionados civil e de segurança do trabalho;
- U lizar recursos de informá ca relacionados a formação;
- Auxiliar no tratamento, recuperação e disseminação da informação sica e digital;
- Auxiliar na execução de a vidades especializadas;
- Auxiliar nas ro nas de administração, registro, catalogação, organização e manutenção do acervo arquivís co ( sico e digital) e dos bancos de dados locais;
- Realizar pesquisas, registros e catalogação em sistemas de arquivos e de bancos de dados ( sicos e digitais;
- Prestar suporte em a vidades de ensino, pesquisa e extensão rela vas ao órgão/setor.
- U lizar plataformas e sistemas ligados a gestão e administração bancos de dados.
- Par cipar da reunião de pauta, auxiliando na seleção, revisão e preparo das matérias jornalís cas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público.
- Definir, buscar e entrevistar fontes de informação;
- Apurar e pesquisar informações, selecionando e confrontando dados, fatos e versões;
- Redigir textos jornalís cos;
- Fotografar e gravar imagens jornalís cas;
- Auxiliar na gravação de entrevistas jornalís cas;
- Ilustrar matérias jornalís cas;
- Revisar os registros da informação e editar informação.
- Executar trabalhos de diagramação, editoração e arte-final nas publicações jornalís cas da ins tuição, de acordo com manual de iden dade visual;
- Assessorar nas a vidades de ensino, pesquisa e extensão.
- U lizar recursos de informá ca relacionados a formação;

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos

LETRAS – LIBRAS

Bibliotecas, DRCA, NAC,
Equipamentos culturais,
Proest e Secretarias, ressalvadas as especificidades dos setores

LETRAS – LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

ASI, Casas de Cultura,
Fale e Secretarias

LETRAS – PORTUGUÊS

Comum a todos os órgãos/unidades

- Auxiliar nas a vidades de secretaria administra va, como: coletar assinaturas em documentos diversos de acordo com a necessidade da
unidade, controlar documentos e correspondências, recepcionar membros da comunidade e visitantes procurando iden ficá-los e anuncia-los, u lizar máquinas e equipamentos de cópia/digitalização de documentos, executar trabalhos de coleta e de entrega de documentos, auxiliar na organização e u lização de espaços, auxiliar na organização e manutenção do almoxarifado, auxiliar em reuniões e eventos
sempre que solicitado, dar suporte aos gestores das unidade sempre que solicitados e, outros;
- Traduzir da linguagem oral/escrita, de língua vernácula ou estrangeira, para a linguagem brasileira de sinais (Libras), e vice-versa, de forma simultânea e/ou consecu va;
- Realizar atendimento especializado aos usuários dos órgãos/setores que atuem;
- Assessorar nas a vidades de ensino, pesquisa e extensão.
- Auxiliar nas a vidades de secretaria administra va, como: coletar assinaturas em documentos diversos de acordo com a necessidade da
unidade, controlar documentos e correspondências, recepcionar membros da comunidade e visitantes procurando iden ficá-los e anuncia-los, u lizar máquinas e equipamentos de cópia/digitalização de documentos, executar trabalhos de coleta e de entrega de documentos, auxiliar na organização e u lização de espaços, auxiliar na organização e manutenção do almoxarifado, auxiliar em reuniões e eventos
sempre que solicitado, dar suporte aos gestores das unidade sempre que solicitados e, outros;
- Traduzir da linguagem oral/escrita de língua estrangeira para a o português brasileiro, e vice-versa, de forma simultânea e/ou consecu va;
- Realizar atendimento especializado aos usuários dos órgãos/setores que atuem;
- Assessorar nas a vidades de ensino, pesquisa e extensão.
- Auxiliar nas a vidades de secretaria administra va, como: coletar assinaturas em documentos diversos de acordo com a necessidade da
unidade, controlar documentos e correspondências, recepcionar membros da comunidade e visitantes procurando iden ficá-los e anuncia-los, u lizar máquinas e equipamentos de cópia/digitalização de documentos, executar trabalhos de coleta e de entrega de documentos, auxiliar na organização e u lização de espaços, auxiliar na organização e manutenção do almoxarifado, auxiliar em reuniões e eventos

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos

LICENCIATURAS

NUTRIÇÃO

DRCA, NAC, PEI, Proest,
Proex e Prograd

RU/Proest

sempre que solicitado, dar suporte aos gestores das unidade sempre que solicitados e, outros;
- Realizar atendimento especializado aos usuários dos órgãos/setores que atuem;
- Assessorar nas a vidades de ensino, pesquisa e extensão.
- Auxiliar no planejamento e execução de a vidades de ensino, pesquisa e extensão;
- Auxiliar na elaboração e análise de projetos, programas e a vidades de ensino, pesquisa e extensão;
- Auxiliar na elaboração, análise e revisão de projetos pedagógicos, normas e regulamentações de cursos;
- Auxiliar na realização de trabalhos específicos a área formação correlata;
- Realizar pesquisas técnicas, rela vas a legislação, normas e diretrizes para execução de ações administra vas, acadêmicas e pedagógicas;
- Auxiliar na elaboração de material didá co;
- Assis r os técnicos do órgão no levantamento e distribuição dos serviços administra vos e acadêmicos;
- Auxiliar na elaboração, implementação e acompanhamento das polí cas ins tucionais nas áreas de: 1.prevenção, promoção, educação e
reabilitação da saúde do servidor e de estudantes; 2.estruturação e organização do trabalho;
- Propor, acompanhar, executar e colaborar em projetos e programas de prevenção, promoção, educação e reabilitação da saúde;
- Auxiliar na prestação de assistência nutricional a indivíduos e cole vidades;
- Auxiliar na organização, administração e avaliação de unidades de alimentação e nutrição;
- Auxiliar na execução do controle higiênico-sanitário;
- Par cipar de programas de educação nutricional;
- Atuar em conformidade ao Manual de Boas Prá cas;
- Assessorar nas a vidades de ensino, pesquisa e extensão;
- Acompanhar o controle do preparo de refeições, observando e instruindo, quanto à aplicação de técnicas adequadas de higienização,
pré-preparo, cocção e armazenamento de alimentos;
- Auxiliar no controle do estoque de gêneros alimen cios e materiais da cozinha, efetuando balanços e cálculos de consumo;

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos

PEDAGOGIA

DRCA, NAC, PEI, Proest,
Proex, Progep e Prograd,
ressalvadas as especificidades dos setores

- Auxiliar nas requisições de compras dos insumos e materiais.
- Zelar pela manutenção dos equipamentos da cozinha, inspecionando-os, no ficando consertos e testando seu funcionamento.
- Coletar dados junto aos comensais, para avaliação de aceitação de refeições.
- Elaborar mapas de controle de número e pos de dietas.
- Elaborar escalas de limpeza dos equipamentos e de trabalho.
- Acompanhar a distribuição de refeições aos comensais.
- Auxiliar na organização de arquivos, envio e recebimento de documentos, per nentes a sua área de atuação para assegurar a pronta localização de dados;
- Zelar pela segurança individual e cole va, u lizando e cobrando o uso de equipamentos de proteção apropriados, quando da execução
dos serviços;
- U lizar normas e procedimentos de biossegurança.
- Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais u lizados, bem como do local de
trabalho;
- Acompanhar a execução do tratamento e descarte de resíduos de materiais provenientes de seu local de trabalho.
- Auxiliar em a vidades de ensino, pesquisa e extensão.
- Auxiliar no planejamento e execução de a vidades de ensino, pesquisa e extensão;
- Auxiliar na elaboração e análise de projetos, programas e a vidades de ensino, pesquisa e extensão;
- Auxiliar na elaboração, análise e revisão de projetos pedagógicos, normas e regulamentações de cursos;
- Auxiliar na realização de trabalhos esta s cos específicos;
- Realizar pesquisas técnicas, rela vas a legislação, normas e diretrizes para execução de ações administra vas, acadêmicas e pedagógicas;
- Auxiliar na elaboração de material didá co;
- Auxiliar em estudos de medidas que visem melhorar os processos pedagógicos;

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos

PSICOLOGIA

NAC, Proest e Progep,
ressalvadas as especificidades dos setores

RELAÇÕES PÚBLICAS

Ascom, Edufal, Equipa-

- Auxiliar nos processos de recrutamento, seleção, ingresso e qualificação de servidores e estudantes nos mais diversos processos sele vos (formação, estágios, monitoria etc);
- Executar e acompanhar a divulgação de eventos, a vidades pedagógicas e de processos sele vos;
- Par cipar da elaboração de instrumentos específicos de orientação pedagógica e educacional.
- Assis r os técnicos do órgão no levantamento e distribuição dos serviços administra vos e acadêmicos;
- Auxiliar o assessoramento ins tucional nas análises de processos psicossociais nos diferentes níveis da estrutura ins tucional;
- Auxiliar na elaboração, implementação e acompanhamento das polí cas ins tucionais nas áreas de: 1. prevenção, promoção, educação
e reabilitação da saúde do servidor e de estudantes; 2. psicologia clínica, escolar e organizacional; 3. estruturação e organização do traba lho;
- Propor, acompanhar, executar e colaborar projetos e programas de prevenção, promoção, educação e reabilitação da saúde; de psicologia clínica, escolar e organizacional; e, de estruturação e organização do trabalho;
- Auxiliar nos processos de recrutamento, seleção, ingresso e qualificação de servidores e estudantes nos mais diversos processos sele vos (formação, estágios, monitoria etc);
- Executar pesquisas no campo da saúde do trabalhador, condições de trabalho, acidentes de trabalho e doenças profissionais em equipe
interdisciplinar, determinando suas causas e elaborando recomendações de segurança.
- Realizar pesquisas técnicas, rela vas a legislação, normas e diretrizes para execução de ações administra vas no sen do da gestão de
pessoas e do trabalho;
- Realizar procedimentos clínicos de psicodiagnós co e terapêu ca, com enfoque preven vo e/ou cura vo, além de técnicas psicológicas
adequadas a cada caso sob supervisão de psicólogo;
- Assis r os técnicos do órgão no levantamento e distribuição dos serviços administra vos e de saúde à comunidade acadêmica.
- Assessorar em a vidades de ensino, pesquisa e extensão.
- Par cipar da reunião de pauta, auxiliando na seleção, revisão e preparo de material de divulgação ins tucional a serem divulgados em

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
mentos Culturais, GR,
GVR, Proex, Proest e Prograd

SERVIÇO SOCIAL

NAC, Proest e Progep,
ressalvadas as especificidades dos setores

jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público.
- Auxiliar na promoção de informação de caráter ins tucional entre a en dade e o público, através dos meios de comunicação.
- Criar folhetos e mala direta, sugerindo imagens para os textos criados;
- Contatar fornecedores, usuário, jornalistas e mídia, informando a todos sobre novos produtos e ações ins tucionais;
- Executar trabalhos de diagramação, editoração e arte-final das publicações da ins tuição, de acordo com manual de iden dade visual;
- Contribuir na concepção do layout de campanhas publicitárias;
- Par cipar na organização, divulgação e execução de eventos internos e externos.
- Selecionar arquivos, relatórios, ar gos, fotografias, além de rastrear no ciário sobre a ins tuição;
- Redigir documentos, peças e comunicados ins tucionais, sob a supervisão de um RP;
- Assessorar nas a vidades de ensino, pesquisa e extensão.
- U lizar recursos de informá ca relacionados a formação.
- Auxiliar na elaboração, implementação e acompanhamento das polí cas ins tucionais nas áreas de: 1.prevenção, promoção, educação e
reabilitação da saúde do servidor e de estudantes; 2.estruturação e organização do trabalho;
- Auxiliar e executar a prestação de serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e ins tuições sobre direitos e deveres
(normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas ins tucionais nas áreas de educação, saúde, e, de organização e estruturação do trabalho da ins tuição;
- Auxiliar em estudo socioeconômico, executando pesquisas de interesses da população, de perfil dos usuários, de caracterís cas da área
de atuação, em en dades e ins tuições, além de pesquisas bibliográficas, documentais e in loco, coletando, organizando, compilando, tabulando e difundindo dados;
- Auxiliar em estudos de viabilidade de ações, projetos e programas de assistência propostos;
- Executar procedimentos técnicos, como cadastro de usuários, en dades e recursos, registro de atendimentos, informar situações-problema, requisitar acomodações e vagas em equipamentos sociais da ins tuição, formular relatórios, pareceres técnicos, ro nas e procedi-

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
Re ficação em 11/11/2019 – Prorrogação de prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 19/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 28/11/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
Re ficação em 11/12/2019 – Novos prazos para os resultados e recursos
mentos; formular instrumental (formulários, ques onários, etc).
- Auxiliar na monitoração das ações em desenvolvimento, como acompanhar resultados da execução de programas, projetos e planos,
analisando as técnicas u lizadas, verificando atendimento dos compromissos acordados com o usuário; criar critérios e indicadores para
avaliação; aplicação de instrumentos de avaliação, e, na avaliação de sa sfação dos usuários.
- Auxiliar nos processos de recrutamento, seleção, ingresso e qualificação de servidores e estudantes nos mais diversos processos sele vos (formação, estágios, monitoria etc);
- Assis r os técnicos do órgão no levantamento e distribuição dos serviços administra vos e de saúde à comunidade acadêmica.
- Assessorar em a vidades de ensino, pesquisa e extensão.

Re ficação em 31/10/2019 – Prorrogação de prazos e distribuição de vagas
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ANEXO 3
AUTODECLARAÇÃO PARA INSCRIÇÕES POR ETNIA NEGRA OU PARDA

Eu, __________________________________________________________________________,
inscrito no CPF n.º. __________________________, estudante do Curso de Graduação em
____________________________, sob o número de matrícula __________________________,
venho por meio desta me declarar, em conformidade com a classificação do IBGE, que sou:

Negro(a)

Pardo(a)

Declaro, ainda, estar ciente de que as informações que estou prestando são de minha inteira
responsabilidade e que, no caso de declaração falsa, estarei sujeito às sanções previstas pelo
edital deste certame e em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do
Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.
_________________________, _______ de agosto de 2018.

______________________________________________
Assinatura do candidato