Pibid_Supervisores
EDITAL Nº 25-2017 PIBID_Supervisores_AGO_Ret.pdf
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PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Retificado em 24.08.2017
EDITAL Nº 25/2017
SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES – PIBID-UFAL
A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO E A COORDENADORA INSTITUCIONAL DO PIBID DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, no uso de suas atribuições regimentais, tornam público para
conhecimento dos interessados que, no período de 18/08/2017 a 03/09/2017, estarão abertas as inscrições para
o processo de seleção de professores supervisores que comporão o quadro do referido programa.
1. DAS VAGAS E BOLSAS
1.1. O processo seletivo visa ao provimento de vagas para professores supervisores distribuídos em escolas de
Maceió, Arapiraca e suas circunvizinhanças, conforme a tabela a seguir.
Tabela 1. Distribuição de vagas conforme áreas e cidades participantes.
polo
Vagas para
preenchimento
imediato
Pedagogia UAB
Maceió
0
2
Química
Arapiraca
0
2
Pedagogia/ Ensino Fundamental
Maceió
0
3
Pedagogia/Educação Infantil
Maceió
0
3
Área de atuação
Campus/
Vagas para
cadastro
de reserva
1.2. Poderão concorrer à bolsa de professor supervisor os professores licenciados e em efetivo exercício
docente, nas áreas previstas neste edital, que atuem na educação básica conforme a distribuição da Tabela 1.
1.3. O valor da bolsa para os professores supervisores é de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais)
mensais, e será concedido diretamente aos beneficiários em conta-corrente pela CAPES.
1.4. Durante a execução do Programa, será permitida a substituição do professor supervisor, no caso de
descumprimento das exigências previstas no PIBID.
2. DOS REQUISITOS E DAS RESPONSABILIDADES
2.1. Ser brasileiro ou possuir visto de permanência definitivo;
2.2. Estar em dia com as obrigações eleitorais;
2.3. Ter disponibilidade para se dedicar às atividades do PIBID, sem prejuízo de suas demais atividades
escolares. A real disponibilidade deverá ser declarada na ficha de inscrição (Anexo 1);
2.4. Ser professor de escola pública e, prioritariamente, atuar em escola participante do projeto PIBID na área
da seleção e estar efetivamente no exercício da função de professor da disciplina que supervisionará no PIBID;
2.5. Não ter previsão de se licenciar ou afastar-se da escola durante o período de execução do PIBID;
2.7. Participar integralmente das atividades do PIBID, inclusive as específicas de cada subprojeto, como
reuniões na universidade;
2.8. Consultar regularmente os dispositivos eletrônicos (e-mail, Moodle, blog etc.) utilizados para o
gerenciamento do subprojeto e a comunicação entre os seus participantes;
2.9. Acompanhar o plano de atividades dos bolsistas PIBID/UFAL promovendo a sua adequação à realidade
escolar, em concordância com o professor coordenador do subprojeto;
2.10. Apresentar relatório e demais documentos solicitados pelos coordenadores do PIBID durante a
execução e ao final do projeto;
2.11. Auxiliar os bolsistas e os professores coordenadores do PIBID na divulgação e disseminação dos
resultados do projeto em eventos acadêmicos;
2.12. Comunicar ao coordenador do subprojeto o descumprimento ou o impedimento do estudante bolsista na
execução de tarefas;
2.13. Receber, nas dependências da sua escola e das suas salas de aula, os bolsistas, integrando-os às suas
atividades didáticas e facilitando a aproximação deles do cotidiano escolar.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1. As inscrições dos candidatos a que se refere este Edital serão realizadas do dia 18/08/2017 a
03/09/2017 via e-mail, conforme informações abaixo especificadas:
a) Título do e-mail: INSCRIÇÃO PIBID Escola (Indicar o nome da escola) / Cidade;
b) O número de vagas, dia e horário da seleção serão divulgados nos murais da unidade de cada
curso e por email ao candidato;
c) O candidato deverá encaminhar a inscrição para cada coordenador de área:
Pedagogia UAB Maceió: vianamota@gmail.com
Química Arapiraca: cardoso.sh@gmail.com; wanderbotero@gmail.com
Pedagogia Maceió: pibidpedagogiacedu@gmail.com
3.2. Os candidatos à bolsa de supervisão devem encaminhar ficha de inscrição devidamente preenchida
(Anexo 1). No dia da entrevista, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:
a) Cópia do CPF.
b)
Comprovante
de
situação
cadastral
do
CPF
obtido
no
sítio:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp.
c)
Comprovante
de
quitação
eleitoral
obtido
no
sítio
http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/quitacao.htm.
d) Declaração do/a diretor/a comprovando o exercício efetivo do cargo de professor na rede pública;
e) Cópia do Currículo;
f) Cópia do comprovante de residência (conta de água, energia ou telefone).
g) Comprovante de conta bancária (Conta corrente – preferencialmente no Banco do Brasil ou na
Caixa Econômica).
3.3. Os pedidos de inscrição que não preencherem os requisitos constantes neste edital serão indeferidos;
4. DA SELEÇÃO
4.1. A seleção será feita por uma comissão examinadora composta pelo coordenador da área e outros dois
professores;
4.2 ETAPAS
A SELEÇÃO COMPREENDERÁ AS SEGUINTES ETAPAS
a. Análise da Carta de Intenções, justificando as razões e interesses pessoais em participar do Programa.
Sugere-se incluir contribuições que o/a professor/a pode oferecer e que serão compatíveis com os objetivos do
PIBID, conforme critérios presentes no Anexo 2 (Eliminatória e Classificatória);
b. Entrevista com a comissão avaliadora da área do subprojeto sobre a disposição em participar do subprojeto
e sobre a proposta específica do/a candidato/a no que diz respeito à sua atuação no PIBID (Eliminatória e
Classificatória). A avaliação da entrevista é composta por quatro critérios (Anexo 3). Cada avaliador atribuirá
um valor numérico para cada um deles e isso gerará uma nota média final, por candidato, para esta etapa da
seleção.
c. Análise de Currículo (Classificatória), pontuado conforme Anexo 4.
4.3. O candidato será responsável pela veracidade de todas as informações apresentadas no currículo, ficando
a critério da comissão examinadora exigir os documentos comprobatórios a qualquer momento.
4.4. A nota final será composta pela média ponderada das notas das três etapas. Havendo empate, será
considerada a licenciatura na área e a experiência docente na rede pública como critérios de desempate.
5. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
5.1. O resultado será divulgado até dia 08/09/2017, nos mesmos locais em que foram realizadas as
entrevistas, como também por e-mail.
Parágrafo Único: A seleção terá validade até dezembro de 2017.
6. DOS RECURSOS
6.1. Os recursos deverão ser entregues à Comissão Examinadora até 24 (vinte e quatro) horas depois da
divulgação dos resultados, em forma de requerimento devidamente instruído, de forma clara, objetiva e
fundamentado sob pena de indeferimento.
6.2.A Comissão Examinadora terá o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para divulgar a decisão.
7. DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS:
7.1. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/UFAL;
7.2. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Maceió, 18 de agosto de 2017.
Profa. Dra. Sandra Regina Paz da Silva
Pró-Reitora de Graduação da UFAL
Profa.Dra. Lúcia de Fátima Santos
Coordenadora Institucional do PIBID-UFAL
ANEXO 1
FICHA DE INSCRIÇÃO
Eu,
, docente da área de
Escola
Complemento:
na
,residente à
,
de
Bairro:
,
N°
CEP:
,
na
cidade
, venho solicitar minha inscrição como supervisor do PIBID/UFAL 2017.
Declaro, para os devidos fins, estar de acordo com as normas explícitas no Edital para a escolha dos
respectivos professores supervisores PIBID/UFAL. Declaro ainda que tenho disponibilidade de
horas semanais para atuar no PIBID/UFAL.
Outros dados:
E-mail:
Telefone fixo:
Data de Nascimento:
RG:
Celular:
/
/
Órgão:
; CPF:
Data de Expedição
Ano em que terminou a graduação:
Possui bolsa de qualquer programa: (
de término da respectiva bolsa:
_
) não
Atua como docente desde:
(
_
) sim, caso afirmativo indique o programa e a data
,
Candidato/a
/
/ 2017.
ANEXO 2
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÕES
SUBPROJETO:
Candidato:
Avaliador:
AVALIAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÕES (Atribuição de valor numérico de zero a dez)
Quadro resumo
1)
2)
3)
Média
1)
Escrita
Quanto às características da dissertação, o/a candidato/a demonstra
Domínio quanto à gramática e à ortografia
Argumentação coerente
Domínio na organização das idéias (introdução,
desenvolvimento e conclusão)
Total
Média
2)
Quanto aos objetivos do Programa, o/a candidato/a demonstra
Reconhecer a sua participação no PIBID como importante em
sua própria formação
Compreender que os recursos teóricos e metodológicos
podem melhorar a qualidade do ensino na escola pública
Valorizar a interação entre graduandos, professor supervisor e
coordenação do subprojeto
Total
Média
3)
Quanto às contribuições na atuação do PIBID, o candidato
Demonstrou clareza
São compatíveis ao PIBID
Faz menção a como o PIBID auxiliaria na melhoria de sua
formação
Total
Média
Data
Avaliador:
ANEXO 3
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA
SUBPROJETO:
Candidato:
Durante a entrevista, o candidato:
Soube justificar seu interesse pelo PIBID
Reafirmou o conteúdo da carta de intenções
Apresentou clareza em suas explanações
Argumenta com segurança
Total
Média
Observações:
Local, data, assinatura
Avaliador:
ANEXO 4
TABELA PARA PONTUAÇÃO DE
CURRÍCULO
1. Títulos (máximo 20 pontos)
PONTUAÇÃO
Doutorado
10
Mestrado
06
Especialização
03
Aperfeiçoamento (Cursos oferecidos pela rede com carga horária mínima de 200 h)
05
Licenciatura na área específica do edital
10
Licenciatura em área afim
05
Professor efetivo da rede pública (concursado)
10
Professor contratado
2. Atividades didáticas nos últimos 10 anos (máximo de 10 pontos )
2.1. Ensino
2.1.1. Graduação
05
2.2. Pós-Graduação
2.2.1. Stricto Sensu
2.2.2. Lato Sensu
2.3. Médio e Fundamental
3. Atividades profissionais nos últimos 10 anos ( máximo 10 pontos)
3.1. Participação em programas educacionais fomentados pelo governo (supervisor
PIBID, Observatório da Educação, Novos Talentos, Mais Educação, etc)
3.2. Coordenação de Feiras de Ciência, Feiras do Conhecimento ou eventos
similares
3.3. Coordenação ou supervisão escolar
3.7. Direção e vice-direção escolar
3.10. Participação em eventos, cursos e oficinas de formação (carga horária mínima
de 4 horas)
4. Produção científica e/ou artística nos últimos 10 anos (máximo 10 pontos)
4.1. Participação em eventos científicos da área de educação/ensino
4.2. Artigos publicados em periódicos científicos na área de educação/ensino
4.3. Resumos ou resumos expandidos apresentados em eventos científicos na área de
educação/ensino
4.4. Trabalhos completos (mínimo de 3 páginas) apresentados em eventos científicos
na área de educação/ensino
4.5. Palestras e Conferências proferidas. Comprovadas através de certificado emitido
pela Instituição onde foi ministrada.
4.6. Mini-cursos ministrados (mínimo de 4 horas)
4.7. Livros publicados
4.8. Capítulos de livros publicados
1
(por semestre)
1
(por semestre)
0,5
(por semestre)
1
(por ano)
2
(semestre)
0,5
(por evento)
1
(por ano)
2
(por ano)
0,5
(por participação)
0,5
(evento)
3
(por artigo)
0,5
(por trabalho)
1
(por trabalho)
1
2
10
(autoria)
2
(por capítulo)