Pibid_Bolsistas
EDITAL Nº 24- 2017 PIBID_Bolsistas_AGO_ret.pdf
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PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
*Retificado em 24.08.2017
*Retificado em 29.08.2017
EDITAL Nº 24/2017 - SELEÇÃO DE LICENCIANDOS – PIBID-UFAL
A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO E A COORDENADORA INSTITUCIONAL DO
PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, no uso de suas atribuições
regimentais, tornam público que, no período de 18/08/2017 a 03/09/2017, estarão abertas as
inscrições para exame de seleção de:
- VAGAS PARA BOLSISTAS DO PIBID PARA ESTUDANTES DE CURSOS DE
LICENCIATURA NAS ÁREAS ABAIXO RELACIONADAS:
Campus/
Licenciatura
Polo
Pedagogia
Pedagogia
Física
Letras-Inglês
Biologia
Química
Filosofia
Educação Física
Letras-Português
História
Pedagogia
1)
Maceió - UAB
Maceió-Presencial
Maceió
Maceió
Maceió
Arapiraca
Maceió
Maceió
Delmiro Gouveia
Delmiro Gouveia
Delmiro Gouveia
Vagas com
preenchimento
imediato
0
3
0
3
4
0
3
0
0
0
0
Vagas para
cadastro de
reserva
5
12
5
5
10
5
5
5
3
3
3
DAS CONDIÇÕES PARA SE CANDIDATAR À BOLSA PIBID-UFAL:
Ser brasileiro(a) ou possuir visto permanente no país, ser aluno(a) regularmente
matriculado(a) em curso de licenciatura da UFAL na área para a qual se destina a vaga que
pleiteia;
Possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante as normas
da UFAL;
Ser aprovado em processo seletivo realizado pelo Pibid/UFAL;
Dedicar-se, no período de vigência da bolsa a, no mínimo, 8 horas semanais às atividades do
Pibid, sem prejuízo do cumprimento de seus compromissos regulares como discente;
Participar de reuniões gerais do Programa, de reuniões com o(a) coordenador(a) de área e
outros eventos do PIBID-UFAL;
Não possuir relação de trabalho com a UFAL ou com a escola onde desenvolve as atividades
do subprojeto;
Não estar recebendo qualquer outro tipo de bolsa;
Estar matriculado, quando do início do projeto, entre o 2° e 7° período do curso.
2) DAS EXIGÊNCIAS QUANTO AO DESEMPENHO DO(A) BOLSISTA:
Desenvolver projetos de ensino, materiais e recursos na escola sob orientação do coordenador
de área do subprojeto e do professor supervisor na escola;
Atuar em sintonia com o Programa Político Pedagógico da Escola, suas necessidades e em
colaboração com os professores de sua área de atuação;
Reconhecer progressos e identificar dificuldades de aprendizagem dos estudantes: atuar no
sentido de minimizá-las, conforme as metas de produtividade de cada subprojeto, apresentados
nos relatórios semestrais;
Realizar estudos que fundamentem e inspirem práticas inovadoras em seu campo disciplinar,
em consonância com o cronograma de atividades de cada subprojeto;
Divulgar textos e realizar estudos com a equipe do subprojeto e de outros subprojetos do
Programa (bolsistas de iniciação à docência, professores supervisores e outros professores da
escola conveniada), conforme cronograma de atividades de cada subprojeto;
Manter registro escrito sistemático das experiências no âmbito da Escola por meio de
instrumento definido pela coordenação de cada subprojeto;
Realizar relatórios semestrais, analíticos e reflexivos sobre a experiência no Programa;
Participar de pesquisas relacionadas ao Programa e divulgar seus resultados em congressos,
seminários e publicações da área, com o devido suporte técnico e financeiro do Programa
PIBID;
Manter desempenho acadêmico compatível com suas atividades; não serão aceitas, por
exemplo, reprovações por faltas sem justificativas comprovadas, fundamentadas e aceitas pela
coordenação do PIBID.
3) DO VÍNCULO DO ACADÊMICO
3.1 O vínculo do acadêmico com o Programa PIBID/CAPES será estabelecido por meio de um
termo de compromisso firmado com a Universidade, por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino
de Graduação.
3.2 O horário das atividades para execução do projeto do PIBID/CAPES não poderá, em
hipótese alguma, coincidir com o horário de aula do acadêmico.
4) DO ACOMPANHAMENTO E DA AVALIAÇÃO
4.1 O acompanhamento e a avaliação das atividades desenvolvidas pelo bolsista de iniciação à
docência ficarão sob a responsabilidade do(a) coordenador(a) de área, do (a) supervisor(a) e
do(a) coordenador (a) institucional (neste caso, quando necessário).
5) DO DESLIGAMENTO DO PROGRAMA
5.1 O bolsista será desligado do PIBID/CAPES quando:
a) colar grau;
b) encaminhar solicitação de desligamento ao(à) coordenador(a);
c) a pedido do(a) coordenador(a) ao qual o bolsista está vinculado, mediante justificativa de
não cumprimento das atividades delegadas;
d) trancar matrícula em um semestre letivo inteiro ou em mais de uma disciplina obrigatória do
semestre;
e) deixar de cumprir as condições estabelecidas em Edital;
g) por ter sido selecionado para outra bolsa e optado por ela.
5.2 Na hipótese de ocorrer substituição do bolsista, o substituto deverá atender a todas as
exigências deste Edital, observando-se os prazos de conclusão da Bolsa PIBID-UFAL/CAPES
e do curso do acadêmico.
6) DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO:
6.1 Preenchimento de formulário de inscrição (Anexo 1)
6.2 Entrega dos documentos abaixo relacionados:
Formulário de inscrição devidamente preenchido
Cópia do comprovante de matrícula
Histórico Escolar Analítico
Cópia da Carteira de Identidade e CPF
Carta de Intenções sobre a participação no Programa
ENTREGA DOS DOCUMENTOS:
Os documentos devem ser enviados por e-mail:
Pedagogia Maceió – UAB: vianamota@gmail.com
Pedagogia Maceió-Presencial: cianjos@yahoo.com.br; xltrama@gmail.com
Física Maceió: renangomesal@hotmail.com
Letras-Inglês Maceió: simone.makiyama@fale.ufal.br
Biologia Maceió: pibidbiologia.ufal@gmail.com
Química Arapiraca: cardoso.sh@gmail.com; wanderbotero@gmail.com
Filosofia: arturbisponeto@gmail.com
Educação Física/Maceió: pibidedf2014@gmail.com
Letras/Português/Delmiro Gouveia: ismarinacio@yahoo.com.brr
História/Delmiro Gouveia: carlatacyane@hotmail.com
Pedagogia/Delmiro Gouveia: ayana_candace@yahoo.com.br
Título do e-mail: INSCRIÇÃO PIBID Subprojeto (Indicar o curso de licenciatura) / NOME
CANDIDATO
7) DA SELEÇÃO
7.1 ETAPAS
A SELEÇÃO COMPREENDERÁ AS SEGUINTES ETAPAS
a. Análise de Histórico Escolar (Eliminatória e Classificatória);
b. Análise da Carta de Intenções (Eliminatória e Classificatória);
c. Entrevista com a comissão avaliadora da área do subprojeto sobre a disposição em participar
do subprojeto e sobre a proposta específica do(a) candidato(a) no que diz respeito à sua atuação
no PIBID (Eliminatória e Classificatória).
Obs.: A nota final será composta pela média ponderada das notas das três etapas.
Obs.1: O número de candidato(a)s que será selecionado para a entrevista será o equivalente,
no máximo, a duas vezes a quantidade de bolsistas que cada subprojeto solicita.
Obs.2: Critérios de desempate, quando for o caso:
Ter sido aluno(a) de escola pública durante a Educação Básica
Ter obtido maior coeficiente acadêmico
Estar matriculado em período mais adiantado
7.2 DATAS E LOCAL DA SELEÇÃO DE CADA SUBPROJETO
O processo seletivo ocorrerá em data a ser definida conforme cronograma de cada subprojeto,
divulgado em cada unidade acadêmica e enviado por e-mail para os candidatos.
Os locais das entrevistas serão divulgados por e-mail pelo coordenador de cada subprojeto. Os
horários serão definidos de acordo com a ordem alfabética dos nomes dos candidatos aprovados
nas etapas anteriores.
Haverá uma banca responsável pela seleção dos bolsistas, formada por 03 (três) professores e
designada pelo coordenador de cada subprojeto.
Parágrafo Único: A seleção terá validade até dezembro de 2017.
8) VALOR DA BOLSA:
R$ 400,00 (Quatrocentos Reais) mensais, até o momento da publicação deste edital
9) DO RESULTADO:
O resultado será divulgado até a data provável de 08/09/2017, por meio da página da
UFAL e do mural de cada coordenação de curso correspondente à área do subprojeto.
O/a candidato/a aprovado/a e classificado/a terá o prazo até o dia 11/09/2017 para
entregar ao coordenador de área da seleção os dados necessários para serem incluídos no
Sistema da CAPES ainda no mês de setembro/2017. Caso contrário, poderá ser substituído/a
pelo/a próximo/a candidato/a da lista de classificados. São dados necessários: CPF, dados
bancários completos (nome do banco, agência e conta corrente).
10) DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
Ficam impedidos de se inscrever para a seleção no PIBID/CAPES, pelo período de dois
anos, ex-bolsistas que não cumpriram todas as exigências dos editais anteriores.
Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Institucional do PIBID-UFAL e
pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).
Maceió, 18 de agosto de 2017.
Profa. Dra. Sandra Regina Paz da Silva
Pró-reitora de Graduação –UFAL
Profa. Dra. Lúcia de Fátima Santos
Coordenadora Institucional PIBID-UFAL
ANEXO 1
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
NOME:
CPF:
CURSO:
RG:
CAMPUS/PÓLO:
N. MATRÍCULA:
PERÍODO:
TURNO:
E-MAIL(s):
TELEFONE(s):
ENSINO MÉDIO:
ENSINO FUNDAMENTAL:
( ) Escola Pública
( ) Escola Pública
( ) Escola Privada
( ) Escola Privada
ENDEREÇO COMPLETO:
R. ou Av.
Complemento:
Bairro:
Cidade:
CEP:
DATA DE NASCIMENTO:
n.
1. ATUALMENTE, ESTÁ PARTICIPANDO DE ALGUM PROGRAMA NA
UNIVERSIDADE COMO BOLSISTA? EM CASO AFIRMATIVO, QUAL?
___________________________________________________________________________
2. JÁ PARTICIPOU DE ALGUM PROGRAMA NA UNIVERISADE COMO
BOLSISTA? EM CASO AFIRMATIVO, QUAL(IS)?
___________________________________________________________________________
3. TEM DISPONIBILIDADE DE PELO MENOS UM TURNO (DIFERENTE DO QUAL
VOCÊ FAZ SEU CURSO) PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA? QUAL(IS)
TURNO(S)?
___________________________________________________________________________
ANEXO 2
PIBID UFAL/2017
DOCÊNCIA
SUBPROJETO:
SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÕES
Candidato:
Avaliador:
AVALIAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÕES (Atribuição de valor numérico de
zero a dez)
Quadro resumo
1)
2)
3)
Média
1)
Escrita
Quanto às características da dissertação, o candidato demonstra
Domínio quanto à gramática e à ortografia
Organização de idéias
Cumpre as etapas: introdução, desenvolvimento e
conclusão
Total
Média
2)
Quanto aos objetivos do Programa, o candidato demonstra
Reconhecer a sua participação no PIBID como
importante em sua própria formação
Compreender que os recursos teóricos e
metodológicos presentes em sua graduação podem
melhorar a qualidade do ensino na escola pública
Valorizar a interação entre graduandos, professor
supervisor e coordenação do subprojeto
Total
Média
3)
Quanto às ações previstas no Subprojeto, o candidato
Demonstra ter conhecimento
Demonstra ter interesse
Faz sugestões quanto aos métodos e práticas
inovadoras
Total
Média
Data
Avaliador: ___________________________
ANEXO 3
PIBID UFAL 2017
DOCÊNCIA
SUBPROJETO:
SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA
Candidato:
Durante a entrevista, o candidato:
Soube justificar seu interesse pelo PIBID
Reafirmou o conteúdo da prova escrita
Apresentou clareza em suas explanações
Total
Média
Observações:
Local, data e assinatura
Avaliador: