Edital. Zumbi e Maninha Xukuru-Kariri (RETIFICADO)
Edital ZUMBI E MANINHA XUKURU-KARIRI (Retificado).pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO – PROEX
NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS – NEAB
EDITAL PROEX Nº 05/2016 (Retificado)
Esta retificação refere-se aos itens em vermelho nas páginas 1 e 6
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS ZUMBI E MANINHA XUKURU-KARIRI
SELEÇÃO DE PROJETOS E DE ESTUDANTES (BOLSITAS E/OU
COLABORADORES/AS)
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por intermédio da Pró-Reitoria de
Extensão (PROEX) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), torna público o
Edital para seleção de projetos de docentes ou técnicos/as de nível superior e de
bolsistas da graduação para o Programa de Ações Afirmativas Zumbi e Maninha
Xukuru-Kariri, intitulado “Educação, saúde, cultura, língua e territorialidades
para as relações étnico-raciais: intervenções na realidade alagoana”.
O presente Edital disponibilizará 30 (trinta) bolsas para estudantes de
graduação, prioritariamente aqueles/as que ingressaram pelo sistema de cotas, no
valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e selecionará 15 (quinze) projetos de
extensão para os 3 (três) campi da UFAL: 8 (oito) projetos do campus A. C. Simões;
4 (quatro) projetos do campus Arapiraca; e 3 (três) projetos do campus Sertão), de
maneira que cada projeto se organize com, pelo menos, 2 (dois) estudantes dos
cursos de graduação da UFAL, como bolsistas, e 2 (dois) estudantes da graduação
ou da pós-graduação da UFAL, caso haja interessados/as, como colaboradores/as.
1. CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ÍNDICES ÉTNICO-RACIAIS
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Estatística e
Geografia – IBGE, de 2012, 70% da população alagoana é constituída por
afrodescendentes, estando 67% deste contingente abaixo da linha da pobreza, cujos
indicadores sociais concentram-se desfavoráveis às populações pretas e pardas. No
âmbito da educação básica da rede pública, embora a maioria já esteja
frequentando a escola no ensino fundamental (91,1%) há uma queda considerável
nos demais níveis de ensino (32,6% de estudantes, na faixa etária de 15 a 17 anos,
frequentam o ensino médio), já no ensino superior há uma queda ainda maior, com o
percentual de 11,7% de jovens entre 18 e 24 anos.
Quanto à educação indígena, em 2010, foram matriculados/as 246.793
indígenas na educação básica, o que corresponde um crescimento de 7,3%. O
destaque está na oferta do ensino médio, que obteve crescimento de 45,2%. A oferta
do ensino fundamental aumentou em 6,3%, com ênfase nos anos finais, com
crescimento de 16,4% (CENSO ESCOLAR-MEC, 2010). Esses indicadores apontam
o aumento da frequência escolar de indígenas nos últimos anos e estimulam a
1
preservação, o desenvolvimento e a formação para a educação e cultura indígenas
no nosso país, em especial em Alagoas, que podem ser evidenciados através de
projetos de extensão.
Diante do quadro social exposto, o presente edital pretende, através do
referido programa, desenvolver intervenções na sociedade alagoana a fim de
promover ações de conscientização acerca do respeito a essas comunidades
diferenciadas, visando à redução das desigualdades e invisibilidades étnico-raciais
(afro-brasileiras e indígenas) sumarizadas nas estatísticas atuais.
2. OBJETIVOS DO PROGRAMA
a) Possibilitar a inserção dos/as estudantes regularmente matriculados/as em
cursos de graduação ofertados pela UFAL, prioritariamente, os/as
ingressantes por meio da reserva de vagas para autodeclarados/as pretos/as,
pardos/as e indígenas – PPIs, através do desenvolvimento de ações de
extensão, contribuindo para a formação acadêmico-profissional;
b) Estimular ações de extensão entre professores/as, técnicos/as, estudantes da
UFAL e as comunidades alagoanas;
c) Desenvolver ações concernentes à educação para relações étnico-raciais
(afro-brasileiras e/ou indígenas) e ao processo de implementação e
consolidação da Lei 11.645/08;
d) Contribuir para fortalecer o desenvolvimento institucional da UFAL no que se
refere às políticas afirmativas e estudos afro-brasileiros e indígenas no Estado
de Alagoas;
e) Estimular entre os/as bolsistas e colaboradores/as a produção acadêmica e
participação em eventos locais e nacionais.
3. EIXOS DOS PROJETOS
1- Desenvolvimento rural e urbano das comunidades afro-brasileiras e/ou
indígenas e/ou quilombolas em Alagoas;
2- Cultura e arte afro-brasileiras e/ou indígenas e/ou quilombolas em Alagoas;
3- Território e territorialidades afro-brasileiras e/ou indígenas e/ou quilombolas
em Alagoas;
4- Crenças e religiões afro-brasileiras e/ou indígenas em Alagoas;
5- Saúde das populações afro-brasileiras e/ou indígenas e/ou quilombolas em
Alagoas;
6- Línguas e falares afro-brasileiros e/ou indígenas e/ou quilombolas em
Alagoas;
7- Educação para as relações étnico-raciais (afro-brasileiras e/ou indígenas) em
Alagoas.
4
DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA
Item
Critério
Pontuação
1
Problematiza as desigualdades sociais, a violência, o combate à
extrema pobreza, a igualdade
racial e étnica, a valorização
das comunidades tradicionais, a participação social e as políticas
para a juventude da periferia do Estado de Alagoas.
0 a 10
2
Relaciona-se à formação continuada de docentes da Educação
0 a 10
2
Básica do Estado de Alagoas.
3
Promove a educação para relações étnico-raciais
brasileiras e indígenas) do Estado de Alagoas.
(afro-
0 a 10
4
Apresenta ações claras a serem desenvolvidas com a
comunidade
alagoana
interna
e
externa
à
UFAL
(preferencialmente comunidade vicinal ao campus de lotação
do/a propositor/a).
0 a 10
5
Articula-se com os movimentos sociais/populares, associações
comunitárias ou instituições públicas do Estado de Alagoas.
0 a 10
6
Clareza nos objetivos e na metodologia (caracterização como
projeto de extensão).
0 a 10
7
Clareza na caracterização, consistência teórica e justificativa da
proposta.
0 a 10
O Programa será constituído de 6 (seis) etapas:
Etapa 1: Seleção dos projetos e bolsistas (e colaboradores/as)
a) Seleção dos projetos encaminhados pelos/as docentes ou técnicos/as de
ensino superior da UFAL, de acordo com os seguintes critérios:
Serão selecionados os projetos que contemplarem todos os critérios, obtendo
a maior pontuação. Em caso de empate, serão selecionados os projetos que
obtiverem as maiores notas nos primeiros critérios (itens 1 e 2).
Os projetos deverão seguir o modelo que consta nos Anexos deste edital. Os
projetos deverão ser enviados para o e-mail <zumbimaninha@gmail.com> e
somente depois de aprovados devem ser submetidos ao Sistema Integrado de
Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, módulo Extensão, em campo referente
ao respectivo edital.
Os projetos devem ser elaborados considerando as seguintes seções:
1. IDENTIFICAÇÃO
RESUMO
2. INTRODUÇÃO
2.1. Caracterização da Problemática
2.2. Caracterização da Região onde será desenvolvido o projeto
2.3. Justificativa do Projeto
3. OBJETIVOS
3.1. Objetivo Geral do Projeto
3.2. Objetivos Específicos e Cronograma de Trabalho
4. METODOLOGIA
5. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
6. PRODUTOS ESPERADOS
7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
8. PLANO DE ATIVIDADES DO/A BOLSISTA (INDIVIDUAL)
10. REFERÊNCIAS
11. APÊNDICES (se caso houver)
3
12. ANEXOS (se caso houver)
A lista dos projetos selecionados será divulgada no portal da UFAL
<www.ufal.edu.br>, conforme cronograma na seção 8 deste Edital.
Etapa 2:
Seleção de estudantes, prioritariamente ingressantes pelo sistema de cotas
na UFAL, que tenham interesse pela temática do Edital, os/as quais participarão do
programa com direito à bolsa de extensão. Os/As estudantes cotistas terão
prioridade na seleção (pontuação extra), porém o edital é aberto a todos/as os/as
estudantes dos cursos de graduação da UFAL. Serão selecionados os/as estudantes
que fizerem a maior pontuação, conforme os critérios explicitados a seguir:
Critério
Comprovante de matrícula e histórico atualizados
Preenchimento completo do formulário de inscrição
Ser estudante cotista
Avaliação da carta de intenções e redação
Entrevista (sobre curso, perspectivas com o projeto, atuação
em movimentos comunitários, condição socioeconômica e
expectativas)
Pontuação
Eliminatório
Eliminatório
2 pontos
5 pontos
5 pontos
O/A graduando/a, prioritariamente cotista, deverá apresentar o histórico e o
comprovante de matrícula atualizados (ano 2016), devidamente carimbados e
assinados pela coordenação do curso, e preencher o formulário de inscrição
(ANEXO C).
A carta de intenções deverá apresentar uma justificativa do interesse e do
compromisso em participar do programa, seguida de uma redação acerca do tema:
“Racismo e desigualdades sociais em Alagoas”. A redação deverá constar de 2
(duas) laudas, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm, recuo de parágrafo de 1,25
cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens esquerda e superior de 3,0 cm,
direita e inferior de 2,0 cm.
Depois da seleção dos projetos, serão selecionados/as os/as bolsistas e/ou
colaboradores/as. Para tanto, é condição para obter a bolsa do Programa não
perceber outro tipo de bolsa na UFAL. Caso haja interesse de estudantes que
estejam cadastrados em outros programas de bolsa (permanência ou qualquer outro
tipo) em participarem do Programa deste Edital, esses/as poderão ser incluídos/as e
participarão na condição de colaboradores/as com direito à certificação emitida pela
PROEX-UFAL.
A etapa da entrevista será realizada pelo NEAB-UFAL em parceria com a
PROEX-UFAL, em local, data e horário a ser informados por e-mail.
A lista dos/as estudantes selecionados/as será divulgada no portal da UFAL
<www.ufal.edu.br>.
Após aprovação do projeto e seleção dos/as estudantes (bolsistas e/ou
colaboradores/as), o Plano de Atividades dos/as estudantes selecionados/as deverá
ser submetido ao SIGAA, módulo Extensão, em campo referente ao respectivo
edital.
4
Etapa 3:
Após a seleção, será promovido um curso de formação para os/as
coordenadores/as dos projetos e os/as estudantes selecionados/as pela diretoria e
técnicos do NEAB-UFAL com apoio de docentes da UFAL que tenham pesquisas
encaminhadas no campo das políticas afirmativas, das questões étnico-raciais e
indigenistas, das políticas públicas voltadas para as comunidades vulneráveis e/ou
pesquisa participativa que envolva a temática do Programa deste Edital.
Etapa 4:
O NEAB-UFAL fará o mapeamento das ações de extensão contempladas por
este Edital, ofertando aos/às coordenadores/as, bolsistas e colaboradores/as
material informativo sobre as atividades que serão desenvolvidas pelos projetos
selecionados neste Edital, os quais comporão o Programa de Ações Afirmativas
Zumbi e Maninha Xukuru-Kariri, a fim de que os projetos possam promover
interações.
Etapa 5:
A PROEX-UFAL e o NEAB-UFAL organizarão e realizarão 3 (três) Seminários
de Extensão: O primeiro, intitulado Socializa aí!, em 7 de novembro de 2016; o
segundo, Socializamos todos/as!, em 2 de maio de 2017; e o terceiro,
(Des)conferência Zumbi e Maninha Xukuru-Kariri: os rumos das relações
étnico-raciais em Alagoas, no último bimestre de vigência deste Programa, com as
apresentações das ações de extensão desenvolvidas pelos projetos aprovados
neste Edital com intermediações de bancas examinadoras, mesas-redondas,
simpósios temáticos, saraus e outras atividades.
Etapa 6
O relatório final de cada projeto deverá ser entregue como condição para
receber os certificados de participação do Programa como coordenador/a, bolsista
e/ou colaborador/a.
5. COMPROMISSOS E RESPONSABILIDADES PARA COORDENADORES/AS E
BOLSISTAS
a) Os/As coordenadores/as deverão ser responsáveis pelo cadastramento do
projeto no SIGAA, módulo Extensão; pela execução dos projetos; pelo
acompanhamento das atividades dos/as bolsistas; pelo zelo com os espaços
(sala do NEAB-UFAL, salas de aula, auditórios, ambientes da comunidade de
desenvolvimento das ações de extensão etc.) onde o projeto será
desenvolvido, junto com os/as extensionistas; pelo zelo com os
equipamentos; pelos registros fotográfico e escrito das ações desenvolvidas;
pela publicização e socialização de informações para a divulgação nos canais
oficiais de comunicação da UFAL; e, junto com bolsistas e/ou
colaboradores/as, pela elaboração e entrega do relatório final;
b) Os/As coordenadores/as, os/as bolsistas e/ou colaboradores/as deverão estar
presentes nos 3 (três) Seminários de Extensão mencionados na Etapa 5
deste Edital, para socialização das experiências e conhecimentos adquiridos;
5
c) Os/As coordenadores/as e os/as bolsistas deverão apresentar trabalhos
científicos, resultantes da sistematização dos dados e reflexão acerca das
experiências desenvolvidas no Programa deste Edital, obrigatoriamente, no
Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia da UFAL (CAIITE),
edições 2016 e 2017, e, sob recomendação, de outros eventos acadêmicos.
d) O/A bolsista deverá cumprir semanalmente as ações organizadas no seu
plano de atividades com carga horária mínima de 12 horas por semana, com
lista de frequência mensal;
e) O/A coordenador/a deverá comunicar à PROEX-UFAL, via ofício, até o dia 10
de cada mês, o desligamento/substituição da bolsa, a fim de evitar
pagamentos indevidos, ou problemas de comunicação;
f) O/A coordenador/a deverá comunicar à PROEX-UFAL, obrigatoriamente, o
seu afastamento superior a 3 (três) meses. Caso isso ocorra, o/a bolsista e/ou
colaborador/a deverá ficar sob a responsabilidade da PROEX/NEAB-UFAL
que reconduzirá o processo, de acordo com o que estava planejado. Caso
não seja possível, o/a estudante poderá ser reconduzido/a para outro projeto.
6. VIGÊNCIA
As bolsas concedidas pelo presente Edital terão vigência de 11 (onze) meses,
referentes ao período de setembro de 2016 a agosto de 2017.
7. OBRIGAÇÕES DO NEAB
a) Acompanhar e mapear as ações de extensão dos projetos;
b) Elaborar material informativo sobre as atividades dessas ações de
extensão, para a melhor articulação entre os/as extensionistas;
c) Organizar e coordenar os 3 (três) Seminários de Extensão mencionados
na Etapa 5 deste Edital.
8 . CRONOGRAMA
O presente Edital obedecerá aos seguintes procedimentos e prazos:
Atividades
Lançamento do Edital
Cadastro e submissão do projeto por e-mail
<zumbimaninha@gmail.com>
Resultado da seleção dos projetos aprovados a ser
divulgado no Portal da UFAL <www.ufal.edu.br>.
Cadastramento dos/as estudantes (bolsistas e/ou
colaboradores/as) no SIGAA
Vigência do edital
Período
9 de agosto de 2016
9 a 19 de agosto de 2016
05 de setembro de 2016
05 a 09 de setembro de
2016
De setembro de 2016 a
agosto de 2017
6
9. DISPOSIÇÕES FINAIS
É vetada a participação da diretora do NEAB, dos/as técnicos/as lotados/as
no referido núcleo e da coordenadora do COMFOR, por integrarem comissão de
elaboração deste Edital, seleção e avaliação dos projetos.
Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela referida comissão.
Maceió, 09 de agosto de 2016.
Profa. Dra. Joelma de Oliveira Albuquerque
Pró-Reitora de Extensão-UFAL
Prof. Dr. Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos
Coordenador de Ações Culturais-UFAL
Profa. Ma. Maria Betânia Gomes da Silva Brito
Coordenadora de Programa da Proex-UFAL
Profa. Dra. Lígia dos Santos Ferreira
Diretora do NEAB-UFAL
Katia Luzia da Fonseca e Silva
Técnica administrativa do NEAB-UFAL
Ubirajara Oliveira
Assistente em administração do NEAB-UFAL
Profa. Dra. Jusciney Carvalho Santana
Coordenadora do COMFOR
7
ANEXO A – LISTA COM A DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS PREVISTOS
Descrição
CARTILHA
MANUAL
FASCÍCULO
LIVRO
ANAIS
CAPÍTULO DE LIVRO
ARTIGO
COMUNICAÇÃO
MANUAL
JORNAL
REVISTA
RELATÓRIO TÉCNICO
PRODUTO AUDIOVISUAL – DVD
PRODUTO AUDIOVISUAL – CD
PRODUTO AUDIOVISUAL – VÍDEO
PRODUTO AUDIOVISUAL – FILME
PRODUTO AUDIOVISUAL – OUTROS
PROGRAMA DE RÁDIO
PROGRAMA DE TV
APLICATIVO PARA COMPUTADOR
JOGO EDUCATIVO
PRODUTO ARTÍSTICO
OUTROS
Obs.: Ressaltamos a importância do cadastro no sistema dos produtos gerados pela
extensão para que fiquem registrados e componham o relatório anual de gestão.
8
ANEXO B – ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO
Formulário de Projeto de Extensão
Este formulário será utilizado para apresentação de projeto de extensão, com o
objetivo de desenvolvimento das ações de extensão e cultura na instituição. O
projeto deverá ser escrito em letra Arial, tamanho 12, espaçamento simples e
margens 2 cm.
1
IDENTIFICAÇÃO
Título do projeto:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Coordenador/a do projeto:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
E-mail/Telefone/Unidade de origem:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Estudantes envolvidos/as (bolsistas):
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
E-mail/Telefone/Unidade de origem:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Colaboradores/as:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
E-mail/Telefone/Unidade de origem:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Local onde vai ser desenvolvido (comunidade):
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
RESUMO DO PROJETO
(O resumo deverá limitar-se a 300 palavras, no máximo, contendo o problema e sua
relevância, o público envolvido, os objetivos, a metodologia a ser utilizada.)
2
INTRODUÇÃO
2.1
Caracterização da Problemática
(Explicar a motivação da realização do trabalho, no contexto da comunidade
envolvida.)
2.2
Caracterização da Região onde será desenvolvido o projeto
9
(Explicitar claramente os principais aspectos econômicos, sociais e culturais.)
2.3
Justificativa do Projeto
(Faça uma síntese do conhecimento teórico, sustentado por referências
bibliográficas, evidências empíricas (se houver) e seu impacto pedagógico no perfil
de formação profissional dos/as envolvidos/as.)
3
OBJETIVOS
3.1
Objetivo Geral do Projeto
(Mostre o que se espera alcançar a longo prazo, com a ajuda deste projeto, mesmo
que tal objetivo dependa, também, de outras iniciativas da instituição.)
3.2
Objetivos Específicos e Cronograma de Trabalho
(Explicite as metas que se espera atingir como resultado direto da implantação deste
projeto.)
Objetivos
META – Mês/ano (quantificar)
Objetivo 1:
Objetivo 2:
Objetivo 3:
Objetivo 4:
Objetivo 5:
4
METODOLOGIA
Do projeto: (procedimentos gerais, dinâmica do projeto, sujeitos envolvidos,
comunidade de referência, local de realização, materiais utilizados entre outras
informações que indiquem claramente como o projeto ocorrerá; indicação do número
estimado de pessoas da comunidade beneficiada a partir da ação);
METODOLOGIAS ESPECÍFICAS: PARA AS AÇÕES PROPRIAMENTE DITAS. EX:
NO CASO DE AÇÕES NO ÂMBITO DO ENSINO, A METODOLOGIA DE ENSINO
ADOTADA ETC.
5
ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
Definir o instrumento avaliativo para acompanhamento das ações, no qual devem
estar inseridos os aspectos previstos pelos indicadores que serão observados e
registrados sistematicamente durante a realização do projeto. Esse instrumento
deve ser compatível e coerente com a natureza da proposta. Os indicadores
sugeridos devem ser detalhados a partir das características das ações
desenvolvidas pelos projetos. Esse aspecto é de extrema relevância para a
elaboração do relatório final.
10
São estes os indicadores: a) carga horária total do projeto (incluindo todas as
ações); b) número de participantes (com direito a certificado), ou seja, alcance do
trabalho (indicador quantitativo – número de envolvidos/as); c) número de
estudantes de graduação envolvidos/as no projeto; d) quantidade de áreas
(interdisciplinaridade - áreas de conhecimentos mobilizados nas ações) do projeto
(quantitativo/qualitativo); e) alcance territorial (qualitativo); f) relevância para a
formação dos/as estudantes envolvidos/as (qualitativo); g) relevância para a
comunidade (qualitativo), indicando se desenvolvido em escolas públicas ou em
comunidades vulneráveis; h) impacto social (nível de resolução da problemática –
quantitativo/qualitativo); i) produtos da ação (quantitativo/qualitativo).
6
PRODUTOS ESPERADOS
(Descrever os produtos que podem ser produzidos a partir das ações propostas.
Verificar a lista de produtos no ANEXO A deste edital)
7
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Atividades
Identifique, para cada ação, em que mês ou meses ela ocorrerá.
I
Meses
1
2
X
X
II
III
3
4
5
6
7
X
X
X
X
X
X
X
X
IV
8
9
10
X
X
X
X
X
X
11
12
X
V
X
...
8
PLANO
DE
ATIVIDADES
DO/A
COLABORADORES/AS (SE CASO HOUVER)
BOLSISTA
(INDIVIDUAL)
E
De acordo com o modelo no ANEXO C.
9
REFERÊNCIAS
10
APÊNDICES
(Inserir textos produzidos pela equipe que foram adotados na pesquisa, se caso
houver.)
11
ANEXOS
11
Colocar as informações adicionais não contempladas no corpo do projeto e
consideradas importantes para compreensão do contexto ou do problema.
- Imagens, fotografias, folders, cartazes, entre outros.
12
ANEXO C – PLANO DE ATIVIDADES DO/A BOLSISTA DE EXTENSÃO
(INDIVIDUAL) E COLABORADORES/AS
1
IDENTIFICAÇÃO
Bolsista: ____________________________________________________________
Curso: __________________________ Matrícula: __________________________
Instituto: ________________________ Campus: ___________________________
Endereço:
[Informe
o
endereço
completo,
bairro,
cidade,
CEP]
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Complemento:
____________________________________________________________
Telefones:
Fixo:
(___)
__________________
Celular:
______________/______________
E-mail: ____________________________/________________________________
Unidade/Curso: ______________________________________________________
Dirigente da Unidade ou coordenador do Curso: _____ ________________________
___________________________________________________________________
Servidor/a orientador/a: ________________________________________________
Telefone/Ramal (Unidade ou Equipamento): _______________________________
2
INTRODUÇÃO
(Breve texto sobre as atividades a serem desenvolvidas no Programa/Projeto de
extensão acerca da realidade da comunidade das ações de extensão, relacionando-as
com o objetivo do plano de atividades do/a bolsista).
3
JUSTIFICATIVA
(Breve texto sobre as razões que motivam requerer uma bolsa para desenvolver as
atividades na unidade/subunidade, e porque esta atividade é importante para a sua
formação na graduação e para a sociedade alagoana).
4
OBJETIVOS
(Descrever o que se pretende alcançar com as atividades a serem desenvolvidas
pelo/a bolsista).
5
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
13
(Descrever as atividades a serem desenvolvidas pelo/a bolsista na
unidade/subunidade, principalmente, com foco naquelas que estejam articuladas
com sua área de formação).
____________ AL, _____/_____/2016.
Assinaturas:
Bolsista
[Nome do/a Bolsista]
Coordenador/a do Projeto
[Nome e carimbo]
Coordenador/a de Extensão da Unidade/ Equipamentos1
[Nome e carimbo]
1
Neste campo devem assinar, identificando-se, os/as Coordenadores/as de Extensão dos
Campi interiorizados, dirigentes das subunidades da PROEX e unidade parceiras.
14