Edital
CCC EDITAL 2024.2 - PARA CURSISTAS - EXCLUSIVO INGLÊS -.pdf
Documento PDF (294.6KB)
Documento PDF (294.6KB)
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA – PROEXC
FACULDADE DE LETRAS – FALE
EDITAL Nº 03/2025 – PROEXC/UFAL
PROCESSO SELETIVO PARA OCUPAÇÃO DE 230 VAGAS DO CURSO
PRESENCIAL DE LÍNGUA INGLESA OFERTADO PELO PROGRAMA CASAS
DE CULTURA NO CAMPUS
A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA E A FACULDADE DE LETRAS DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, no uso de suas atribuições estatutárias,
regimentais e considerando os compromissos institucionais e de gestão assegurados
para as políticas de EXTENSÃO, TORNAM PÚBLICO a abertura deste edital e
RESOLVEM estabelecer os seguintes procedimentos para a inscrição e seleção de 230
novas vagas para candidatos/as para o curso de língua inglesa oferecido no Campus
A.C. Simões pelo PROGRAMA CASAS DE CULTURA NO CAMPUS.
1.
INFORMAÇÕES GERAIS:
O programa Casas de Cultura no Campus tem como objetivo contribuir na formação
cidadã e acadêmica por meio do ensino-aprendizagem da língua materna ou de uma língua
adicional moderna para os/as alunos/as de Graduação da Universidade Federal de
Alagoas e alunos do ensino médio público (por meio da modalidade COMUNIDADES).
Acreditamos que é de fundamental importância a construção do conhecimento da própria
língua materna e/ou de uma língua adicional para uma participação mais ativa na
sociedade, cuja dinâmica proporciona e exige relações internacionais, intercâmbios,
aprofundamento de estudos, e atuação profissional e cidadã mais consistente. É
exatamente essa lacuna que o projeto Casas de Cultura no Campus preenche.
A inscrição, nesta seleção, implicará no conhecimento e tácita aceitação das condições
estabelecidas no inteiro teor deste Edital, não podendo o/a candidato/a alegar seu
desconhecimento.
1
2.
DO PÚBLICO-ALVO:
Parágrafo único: Podem se inscrever como alunos/as nos cursos ofertados pelo Programa
Casa de Cultura do Campus os/as estudantes de graduação da Universidade Federal de
Alagoas e alunos do ensino médio público somente no curso da modalidade
COMUNIDADES.
3.
DOS CURSOS E DAS VAGAS:
3.1.Os cursos têm dois encontros presenciais por semana (segundas e quartas). Cada
encontro tem a duração de 100 minutos. A carga horária semestral é de 40 horas.
3.2.
Início das aulas:
O curso de Inglês terá seu início no dia 10 de fevereiro de 2025.
3.3. Os candidatos para TODOS os cursos do Programa Casas de Cultura no Campus
devem ser alunos/as regularmente matriculados/as no semestre 2024.2 em cursos de
graduação da Universidade Federal de Alagoas ou em series do Ensino Médio de escolas
públicas .
3.4. Os certificados serão expedidos pela PROEX, via Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA).
3.5.
Quadro de vagas para o curso de Inglês.
Todos os níveis acontecem às segundas e quartas, entre 17h10 e 18h50.
Básico
Nível
1
Básico
2
Vagas
120
50
4.
Pré-Inter
Pré-Inter
Intermediário
1
2
1
20
15
25
DA CERTIFICAÇÃO
4.1. Receberá o certificado de conclusão de curso os alunos que participarem de, no
mínimo, 75% das aulas e das atividades previstas durante o curso e alcançarem nota
mínima de 7,0 (sete) pontos.
4.2. Os certificados para os/as aprovados/as serão expedidos ao final do curso,
exclusivamente pela Pró-reitoria de Extensão - PROEX/UFAL, pelo Sistema SIGAA da
instituição, via módulo de Extensão no Sistema Integrado de Gestão de Atividades
Acadêmica – SIGAA/UFAL. Não haverá emissão de certificados por qualquer outra via. É
de
responsabilidade
do/a
aluno/a
fazer
o
cadastro
no
link:
https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/extensao/cadastroParticipanteCursosEventosExtensao
.jsf
2
5.
DAS INSCRIÇÕES:
5.1.
Somente poderão se inscrever no processo seletivo:
5.1.1. Os/as alunos/as de qualquer curso da graduação da UFAL regularmente
matriculados/as para o semestre 2024.2.
5.1.2. Os/as alunos/as ingressantes de qualquer curso de graduação da UFAL que
comprovem matrícula para 2024.2.
5.1.3. Os/as alunos/as do Ensino Médio de escolas públicas regularmente matrículados/as
em 2025.
5.2. O/a(s) candidato/a(s) aos cursos de INGLÊS deverá/ão se inscrever ONLINE no
período de 25 de Janeiro até o dia 01 de fevereiro de 2025. Link para inscrição:
https://forms.gle/uWi7A6RtCAiZZbcg9
5.2.1 Estudantes que cursaram CCC inglês em 2024.1 estão com a pré-matrícula realizada.
Devem, portanto, comparecer no primeiro dia de aula, 10 de fevereiro de 2025, para confirmar
a matrícula.
5.3. A inscrição deve ser feita obrigatoriamente pelo/a candidato/a que está concorrendo a
uma das vagas oferecidas neste Edital no prazo determinado (item 5..2). É responsabilidade
do/a candidato/a realizar sua inscrição no link específico e anexar a documentação solicitada.
5.4. O/A candidato/a a vaga de COTISTA deve anexar à sua inscrição um print do resultado
do Sisu/Copeve.
5.5. O Programa CCC não se responsabiliza por eventuais problemas técnicos que
impossibilitem a inscrição dos(as) candidatos(as). Por isso, após preenchimento do formulário
com os comprovantes anexados, recomenda-se assinalar o botão “desejo ter uma cópia da
inscrição” como garantia de que a inscrição foi enviada.
5.6. O não envio pelo(a) candidato(a) de qualquer documentação prevista neste Edital,
dentro dos prazo estipulado resultará em sua eliminação do processo seletivo.
6.
DETALHAMENTO DAS INSCRIÇÕES:
6.1. INSCRIÇÃO PARA O CURSO DE INGLÊS – DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
PARA INSCRIÇÃO ONLINE:
Formulário
endereço:
para
inscrição para o curso de
INGLÊS deve ser preenchido
on-line
no
https://forms.gle/uWi7A6RtCAiZZbcg9
3
Anexar os seguintes documentos no formulário de inscrição:
-documento oficial com foto;
-histórico escolar analítico atualizado (com matrícula para 2024.2).
7.
DO TESTE DE NIVELAMENTO PARA CANDIDATOS DE INGLÊS
7.1. Os/as candidatos/as que estão concorrendo a uma vaga de qualquer nível são
convidados/as a fazer um teste de nivelamento.
7.2. Teste de Inglês = dias 03 e 04 de fevereiro de 2025, das 16h às 17h na Faculdade de
Letras (FALE). O nivelamento será feito por ordem de chegada.
8.
DA OCUPAÇÃO DAS VAGAS
8.1. Para efeito de classificação para o curso BÁSICO 1 de INGLÊS, terão prioridade
os/as candidatos/as que:
- Sejam cotistas (30% das vagas).
- Sejam estudantes de Letras Inglês (10% das vagas).
As vagas remanescentes para o curso BÁSICO 1 de LÍNGUA INGLESA serão SORTEADAS
no dia 06 de março, às 17h, no miniauditório Heliônia Ceres da Faculdade de Letras.
8.1.1. Para os demais níveis de inglês, a classificação respeitará o resultado do teste de
nivelamento para o nível. Haverá sorteio das vagas caso o número ultrapasse 30
candidatos/as aprovados/as no dia 26 de julho, às 17h, no miniauditório Heliônia Ceres da
Faculdade de Letras.
8.2. O/a candidato/a perderá a vaga nos cursos presenciais de qualquer curso oferecido
pelo Programa Casas de Cultura no Campus em qualquer uma das situações
abaixo:
8.5.1.
Não apresentar a documentação completa para inscrição;
8.5.2.
Abandonar o curso sem justificativa por escrito;
8.5.3.
Ser reprovado/a duas vezes no mesmo nível
8.5.4.
Não comparecer na primeira semana de aula do semestre
(nas duas primeiras aulas do semestre).
8.5.5.
Estar selecionado e/ou matriculado em dois cursos do
Programa no mesmo semestre.
9.
DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO E DAS CHAMADAS
9.1. O resultado final da seleção será divulgado no site da Faculdade de Letras
(http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/fale/extensao/casas-de-cultura ) e no site da
PROEX (https://editais.ufal.br/extensao), no dia 07 de fevereiro de 2025.
4
9.2. Em caso de desistência ou desligamento do estudante, haverá chamadas sucessivas
dos/as candidatos em lista de espera somente pelo e-mail informado no formulário de
inscrição, obedecida a ordem de sorteio.
9.2.1. Uma forma de desligamento é a ausência do/a candidato/a aprovado/a nas duas
primeiras aulas do curso.
9.3.É de exclusiva responsabilidade do/a candidato/a:
9.3.1. Observar os prazos estabelecidos neste Edital e divulgados nos sites da FALE e da
PROEX;
9.3.2. Certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas
ofertadas neste Edital.
10.
DO INÍCIO DAS AULAS
O Curso de língua inglesa:
dia 10 de fevereiro de 2025.
DO CRONOGRAMA DE EVENTOS: LEMBRETES
Datas importantes
Entre 25 de janeiro e 01 de fevereiro de
2025
Atividade
Inscrição online
Link: https://forms.gle/uWi7A6RtCAiZZbcg9
Dias 03 e 04 de fevereiro de 2025
Nivelamento para identificar sua proficiência
Entre 16h e 17h
em língua inglesa
Local: BSA 1 “Denilda Moura” (sala a definir)
Dia 06 de fevereiro de 2025, às 17h30
Sorteio online das vagas para o curso básico
1 de língua inglesa e para outros níveis, caso
o número de inscritos ultrapasse a
quantidade de vagas ofertada
07 de fevereiro de 2025, até 19 horas
Divulgação da lista dos aprovados para os
cursos de inglês do CCC no site da PROEXC
10 de fevereiro de 2025, às 17h10
Início das aulas
Local: BSA 1 e BSA 2
5
11.
DOS CONTATOS DA COORDENAÇÃO DE CURSOS E DA PROEX
11.1. PROEXC – email: proexufal@gmail.com
11.2. Curso de inglês
Coordenadores:
Prof. Dr. Sérgio Ifa e Prof. Me. Benyelton Miguel dos Santos.
email: inglesccc2@gmail.com
11.3. Coordenador do Programa Casas de Cultura no Campus:
Prof. Dr. Sérgio Ifa
email: inglesccc2@gmail.com
12.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1. Caso o/a candidato/a sinta necessidade de esclarecimentos sobre o processo, o
edital, as inscrições e os resultados, deve entrar em contato por E-MAIL para a
coordenação do curso e indicar a sua dúvida ou solicitação, identificando seu nome
completo e, sempre que possível, anexando comprovantes, printscreen de telas e outros
documentos que se façam necessários para o bom atendimento da demanda.
12.2. Casos omissos e situações não previstas neste Edital serão analisados pelas
coordenações e pelo Coordenador Geral do Programa. Email: ccc.ufal@gmail.com
12.3. Este Edital entra em vigor na data da sua divulgação.
Maceió, 21 de janeiro de 2025
Coordenação CCC Inglês: Sérgio Ifa e Benyelton M. dos Santos
Contato: ccc.ufal@gmail.com
Coordenação geral CCC: Sérgio Ifa
Contato: ccc.ufal@gmail.com
Luiz Fernando Gomes
Coordenação de Extensão FALE
Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
Lima Direção da FALE
Cezar Nonato Bezerra Candeias
Pró-reitor de Extensão e Cultura
6