Edital (atualizado 29.11.25)
EDITAL_Nº_23 -2025_PRO-SABERES_vigência 2026.Atualizado.pdf
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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA - PROEXC
EDITAL Nº 23/2025 – PROEXC/UFAL
Processo Seletivo De Estudantes Para Atuarem Como Bolsistas No Programa De Extensão
E Divulgação De Saberes (Pro-Saberes)
VIGÊNCIA DE PAGAMENTO DAS BOLSAS: 2026
Edital publicado em 28/11/2025
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), instituição de Ensino Superior integrante do Sistema Federal de Ensino, no uso de suas
atribuições legais e regimentais, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, torna público o Processo Seletivo para Estudantes
atuarem como bolsistas no PROGRAMA DE EXTENSÃO - DIVULGAÇÃO DE SABERES (PRO-SABERES).
1.DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 O PROGRAMA DE EXTENSÃO - DIVULGAÇÃO DE SABERES (PRO-SABERES)/PROEXC/UFAL é uma ação institucional da
Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas/UFAL que visa ao desenvolvimento de projetos de extensão universitária por
meio de ações de cunho administrativo-pedagógico e à divulgação da produção de saberes diversos, relacionados, principalmente, à práxis
extensionista, cultural e científica da Universidade Federal de Alagoas.
1.2 Para a consecução do propósito institucional do PRO-SABERES, setores da PROEXC e determinados programas institucionais
vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e de outros órgãos da UFAL que desenvolvem ações de divulgação de conhecimentos produzidos com
o envolvimento da Academia e de comunidades externas deverão desenvolver e executar um projeto de extensão que tenha, dentre seus
objetivos, o de elaboração de um produto de extensão a divulgar saberes produzidos pela Universidade.
1.3 Participarão do PRO-SABERES, aos moldes deste Edital, o Setor Técnico de Projetos/PROEX, O Setor do SIGAA/Extensão, Setor de
Comunicação/PROEX, Secretaria Executiva/PROEXC, a Coordenação de Assuntos Culturais - CAC/PROEXC, a Editora da Universidade
Federal de Alagoas (EDUFAL), a Assessoria de Comunicação-ASCOM, o Programa de Apoio aos Acervos e o Programa de Difusão
Científica da UFAL.
1.4 Este Edital selecionará 30 (trinta) bolsistas para atuarem nos projetos de extensão a serem desenvolvidos sob a coordenação de membros
dos setores e/ou órgãos colaboradores do Pró-Saberes, vinculados a este Edital, conforme item 1.3.
1.5 Para o exercício das atividades, o/a discente selecionado/e classificado/a como bolsista receberá uma bolsa no valor de R$ 700,00
(setecentos reais) mensais, condicionada à frequência mensal, aos moldes e formas de registro estabelecidos por este Edital.
1.6 Para o financiamento das bolsas concedidas por este Edital, durante o período de 12 (doze) meses, será destinado o teto
orçamentário ano 2026, no valor total de R$ 252.000,00 (duzentos e cinquenta e dois mil reais), na forma da Ação Orçamentária
20GK, mais especificamente na Fonte Orçamentária: 1.000.000.000, condicionado à existência de dotação orçamentária aprovada
em Lei orçamentária do ano.
1.7 O prazo de vigência das bolsas é de 12 (doze) meses, a se iniciar no dia 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2026, podendo ser
prorrogado conforme disponibilidade orçamentária para tanto. O início desta vigência está condicionado à aprovação e à liberação de
recurso orçamentário da UFAL através do MEC, ano de 2026.
1.8 Ao final da participação de cada projeto e demais ações de Extensão do PRO-SABERES/UFAL, o/a discente receberá certificado com
carga horária proporcional às atividades desenvolvidas.
1.9.Para participar deste processo seletivo, deverá o/a estudante estar regularmente matriculado/a em um dos cursos de Graduação da
Universidade Federal de Alagoas e possuir, cumuladamente, os requisitos gerais constantes no item 2 deste Edital.
1.10.Requisitos e habilidades específicas do perfil estudantil além de atribuições mínimas exigidas (ANEXO Nº 01 A 10) serão observados no
processo de seleção de bolsista para este Edital conforme a natureza finalística de cada projeto de extensão em que atuarão.
1
1.11.O processo de seleção destinado para ocupação de vagas oferecidas neste Edital, além de observar os requisitos gerais (item 02), será
desenvolvido conforme etapas e critérios (ANEXOS 01 E 10) estabelecidos a partir de cada coordenação dos projetos de extensão vinculados
ao PRO - SABERES.
1.12.A carga horária exigida e cumprida condicionada à frequência mensal aos moldes e formas de registro estabelecidos por este Edital (item
9.6), é de 12 (doze) horas semanais nos turnos matutino, vespertino e/ou noturno, conforme os locais de atuação e de execução de cada
projeto de extensão, vinculado ao PRÓ-SABERES.
1.13.Para a efetivação da bolsa, o/a, coordenador/a de cada projeto de extensão vinculado ao PRO-SABERES deverá cadastrar o Plano de
Atividades do/a bolsista, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, bem como elaborar os relatórios parcial
e final no referido sistema de dados.
1.14.O Pagamento mensal das bolsas está condicionado ao envio das atividades, pelo(a) discente de extensão, no portal de bolsas do
SIGAA, referente às atividades definidas no Plano de Trabalho do bolsista pelo coordenador do Projeto. O controle destas
atividades/frequência é de responsabilidade do(a) coordenador(a) do projeto. Não é necessário o envio do relatório da frequência à
secretaria da Proexc. O/a bolsista deve registrar o relatório discente no SIGAA das atividades desenvolvidas, em data acordada com o/a
coordenador/a do projeto de extensão ao qual estará vinculado, sob a supervisão da coordenação de cada projeto vinculado ao PROSABERES. Para a PROEXC, a realização de relatórios do discente no Sigaa – Extensão é a comprovação de frequência do estudante bolsista.
1.15.Ao final da execução de cada projeto de extensão, os/as estudantes deverão elaborar e publicar, pelo menos, um produto de extensão
relacionado a algum dos objetivos e/ou ao objeto do projeto a que estiver vinculado.
2.DOS REQUISITOS GERAIS PARA A ADMISSÃO DO/A BOLSISTA
2.1.Será selecionado/a neste Edital, dentro do número do quadro de vagas (item 3.1), o/a estudante que:
a)Esteja regularmente matriculado/a na Universidade Federal de Alagoas e ter perfil condizente com as atividades-meio e finalidades de cada
setor em que será desenvolvido o projeto de extensão;
b)Ter Coeficiente Médio de Rendimento acumulado igual ou superior a 6,0 (seis);
c)Ter idade igual ou superior a 18 anos no mês de ingresso na bolsa;
d)NÃO SER BENEFICIÁRIO DE NENHUM OUTRO PROGRAMA DE BOLSAS DA UFAL, exceto as seguintes bolsas de
assistência estudantil/UFAL: Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia, Auxílio Creche e Bolsa Pro-graduando (BPG).
e)Tenha disposição para atividades em equipe;
f)Seja comunicativo/a e tenha capacidade para lidar com diferentes públicos;
g)Tenham disponibilidade de tempo para realizar as atividades programadas e a carga horária exigida de 12 (doze) horas semanais nos turnos
matutino, vespertino e/ou noturno.
h)Ter condições de desempenhar suas atividades remotamente, se necessário.
3.DAS VAGAS COM BOLSAS DESTINADAS AOS PROJETOS DE EXTENSÃO/PRO- SABERES
3.1.O total de vagas que serão oferecidas para atuação de estudantes bolsistas vinculados aos projetos de extensão, executados a partir do
PRÓ-SABERES, está discriminado de acordo com a tabela abaixo:
TABELA COM Nº DE VAGAS E DE BOLSAS PARA PROJETOS DE EXTENSÃO DO PRO-SABERES
ORDEM
SETOR ONDE ATUARÃO OS/AS BOLSISTAS
01
DE COMUNICAÇÃO/PROEXC
02
04
02
DO SIGAA/EXTENSAO/PROEXC
01
02
03
DO SETOR TÉCNICO DE PROJETOS/PROEXC
03
12
04
DA SECRETARIA/PROEXC
01
02
05
COORDENAÇÃO
CAC/PROEXC
05
15
06
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
(EDUFAL)
04
05
07
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO-ASCOM
02
04
DE
ASSUNTOS CULTURAIS
Nº DE
VAGAS
IMEDIATAS
-
CADASTRO
RESERVA
2
08
PROGRAMA DE APOIO AOS ACERVOS/ PROJETO ACERVO
DO CENTRO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO
EM ALAGOAS / CEHMEAL-CEDU
02
04
09
PROGRAMA DE APOIO AOS ACERVOS/ PROJETO ACERVO
DO CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO
HISTÓRICA/ CPDHis-ICHCA
02
04
10
PROGRAMA DE APOIO AOS ACERVOS/
02
04
PROJETO
ESTRUTURAÇÃO
ACERVOS/UFAL
DOS
DADOS
DOS
11
PROGRAMA DE DIFUSÃO CIENTÍFICA DA UFAL./
PROJETO SBPC REGIONAL
01
03
12
PROGRAMA DE DIFUSÃO CIENTÍFICA DA UFAL/*
PROJETO “PROJETO MAIS SAÚDE NA UFAL.”
02
04
PROGRAMA DE DIFUSÃO CIENTÍFICA DA UFAL/
03
09
30
72
13
3ª EXPEDIÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA
Total de vagas/bolsas
*A Abertura de inscrições para seleção de bolsistas deste projeto será em fevereiro/2026.
3.2.O número total de candidatos/as para COMPOR O CADASTRO RESERVA de estudantes bolsistas para atuarem nos projetos de
extensão vinculados a este Edital será na proporção de até QUATRO vezes o número de vagas/bolsas imediatas.
4.DAS INSCRIÇÕES – ORIENTAÇÕES GERAIS
4.1.As inscrições serão realizadas no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025, exclusivamente através do Formulário próprio
disponibilizado em link especial, constante nos anexos específicos deste Edital.
TIPOS DE SELEÇÃO
ANEXO
INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DO SETOR DE
COMUNICAÇÃO/PROEXC
INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DO SETOR DO
SIGAA/EXTENSAO/PROEXC
INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DO SETOR
TÉCNICO DE PROJETOS/PROEXC
VER LINK NO ANEXO 01, PÁGINA 09
INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DO SETOR DA
SECRETARIA/PROEXC
INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DE EXTENSÃO DA
COORD. DE ASSUNTOS CULTURAIS - CAC/PROEXC
VER LINK NO ANEXO 02, PÁGINA 16
INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DE EXTENSÃO
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (EDUFAL)
VER LINK NO ANEXO 03, PÁGINA 20
INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DE EXTENSÃO DA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO-ASCOM
VER LINK NO ANEXO 04, PÁGINA 22
INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DE EXTENSÃO
“ACERVO DO CENTRO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM
ALAGOAS / CEHMEAL-CEDU
VER LINK NO ANEXO 05, PÁGINA 24
INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DE EXTENSÃO DO
PROGRAMA DE APOIO AOS ACERVOS/PROJETO ACERVO DO CENTRO
DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA/ CPDHis-ICHCA
INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DE EXTENSÃO DO
PROGRAMA DE DIFUSÃO CIENTÍFICA DA UFAL/PROJETO SBPC
REGIONAL
INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DE EXTENSÃO DO
VER LINK NO ANEXO 06, PÁGINA 27
VER LINK NO ANEXO 07, PÁGINA 30
Abertura de inscrições em fevereiro /2026
3
“PROJETO MAIS SAÚDE NA UFAL.”
INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DE EXTENSÃO DO
3ª EXPEDIÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA
VER LINK NO ANEXO 09, PÁGINA 33
4.2.No ato da inscrição, o/a candidato/a, verificados os pré-requisitos, deverá optar e concorrer somente a uma das vagas ofertadas neste
Edital.
4.3.Ao clicar no link de inscrição de seu interesse, constante em ANEXO ESPECÍFICO DESTE EDITAL , o/a candidato/a deverá fazer o login
com e-mail institucional da UFAL ou conta Gmail, preencher o formulário e anexar os arquivos com os documentos solicitados, conforme
descritos no questionário próprio de inscrição.
4.4.São documentos obrigatórios solicitados dentro de cada questionário de inscrição:
a)Documento oficial de identificação com foto atual ( frente e verso);
b)Comprovante de Matrícula e vínculo com a UFAL atualizado;
c)Histórico Escolar Analítico com coeficiente atualizado de disciplinas cursadas na UFAL.
4.5.Documentos complementares (opcionais) podem ser solicitados a partir de cada etapa de seleção apresentada pelos projetos de extensão
nos anexos deste Edital. Poderão ser comprovantes para a documentação complementar declarações, certificados e até histórico escolar que
comprove ter o/a estudante cursando alguma matéria sobre o conhecimento exigido.
4.6.Eventuais irregularidades ou falsidade documental verificadas e constatadas durante o certame hão de anular o/a estudante desta seleção,
além de outras sanções legais cabíveis
4.7.As inscrições enviadas após o prazo estabelecido em cronograma e/ou ainda com documentação incompleta ou ilegível não serão aceitas e
darão para a inscrição o status de INDEFERIDAS.
5. DA SELEÇÃO – ORIENTAÇÕES GERAIS
5.1.A seleção dos/as estudantes selecionados/as por este Edital se dará em até DUAS etapas, conforme discriminado a seguir:
ORDEM
ETAPA
DESCRIÇÃO
CARÁTER
01
Primeira
etapa
Envio dos documentos obrigatórios e/ou complementares, via formulário on line,
constante no item 4.3 e 4.4, este último somente se forem solicitados de acordo com a
forma de seleção estabelecida em cada projeto de extensão, nos anexos deste Edital.
Eliminatória
02
Segunda
etapa
Poderá ser uma entrevista, redação, análise curricular, carta de intenção ou atividade
prática
Classificatória
Da primeira etapa
5.2.Serão considerados/as APTOS para a segunda etapa, os/as estudantes que tenham como válidos todos os documentos de envio obrigatório
durante a fase de inscrição e/ou ainda com maior pontuação, caso haja pedido de envio de documentações complementares para aferir
pontuações extras.
5.3.A falta de entrega de qualquer documento obrigatório no tempo hábil estabelecido neste Edital ou verificado qualquer irregularidade ou
inidoneidade documental daqueles tornará o/a estudante DESCLASSIFICADO/A para a continuidade deste processo seletivo.
Da segunda Etapa (entrevista, redação, análise curricular, carta de intenção ou atividade prática)
5.4.O/s procedimento/s da segunda etapa tem por objetivo aferir a aptidão do candidato/a para o desempenho de atividades - meio e
atividades-fins inerentes à vaga específica para cada setor ou programa de extensão, conforme discriminação de perfil estudantil e de
atribuições mínimas exigidas ( Anexo 01 a 08)
5.5.Farão a prova prática, os/as candidatos/as APTOS NA PRIMEIRA ETAPA. Cada coordenação dos projetos de extensão escolherá uma das
formas de execução da segunda etapa, conforme opções constantes no item 5.1 ( segunda etapa). O detalhamento dessa etapa constará no anexo
correspondente a cada projeto de extensão vinculado a este Edital.
5.6.O TEMA/ATIVIDADE NA SEGUNDA ETAPA estará relacionado ao desenvolvimento da práxis e execução de atividades-meio
indispensáveis para o fim de cada projeto extensionista, vinculado ao PRO-SABERES.
5.7.A DATA, LOCAL E HORÁRIO para a realização da SEGUNDA ETAPA serão enviados, por email, previamente aos/às candidatas/as
APTOS/AS.
5.8.O NÃO COMPARECIMENTO NA DATA e horário pré-determinados para a prova prática será considerado como DESISTÊNCIA
DO/A CANDIDATO/A neste certame.
5.9.A nota de aprovação final de cada estudante será abstraída a partir de pontuações especificadas na segunda etapa (Prova Prática). E será
formada pela média das notas/critérios de avaliação obtidas pelos/as candidatos/as numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), podendo ser nota
ponderada ou média aritmética simples.
4
6.DOS RECURSOS, DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE E DO RESULTADO FINAL
Dos Recursos
6.1.Para recursar, o/a candidato/a deverá enviar email específico direcionado ao setor, ao órgão, ao projeto ou ao programa responsável pela seleção
da vaga constante em cada Anexo deste Edital.Veja-se os emails a seguir:
SETORES DA PROEXC (vagas da Secretaria, Comunicação, Setor de Projetos, setor do SIGAA): e-mail para estudante recursar e dirimir
dúvidas: prosaberes2023@gmail.com
CAC: e-mail para estudante recursar: cac@proex.ufal.br
EDUFAL: e-mail para estudante recursar e dirimir dúvidas: secretariaedufal@gmail.com
ASCOM: e-mail para estudante recursar e dirimir dúvidas: janaina.pereira@ascom.ufal.br
ACERVO/CEDU: e-mail para estudante recursar e dirimir dúvidas:gephecl.cedu.ufal@gmail.com
ACERVO/ ICHCA: e-mail para estudante recursar e dirimir dúvidas:cpdhisufal@gmail.com
ACERVO/MTB: e-mail para estudante recursar e dirimir dúvidas: comunicacaomtb@gmail.com
PROJETO SBPC REGIONAL: e-mail para estudante recursar e dirimir dúvidas:sbpc.al@sbpcnet.org.br
PROJETO EXPEDIÇÃO SÃO FCO: e-mail para estudante recursar e dirimir dúvidas:adriano.jose@arapiraca.ufal.br
PROJETO AGRICULTURA FAMILIAR: e-mail para estudante recursar e dirimir dúvidas: ulisses.silva@ceca.ufal.br
Do resultado final e critérios de desempate
6.2.A pontuação final para cada estudante deste Edital será calculada de acordo com a forma estabelecida em procedimento adotado a partir das
coordenadorias de cada projeto de extensão vinculado ao PRO - SABERES.
6.3.O resultado final será publicado e disponibilizado no seguinte endereço eletrônico da UFAL: https://editais.ufal.br/extensao
6.4.Em lista final, havendo empate, serão considerados para critérios de desempate os indicadores na ordem a seguir:
a)Ter coeficiente com rendimento superior a 6,0;
b)Estar matriculado em período acadêmico mais avançado;
c)Ter idade mais avançada.
6.5.Será eliminado/a do processo seletivo o/a candidato/a que utilizar tentar ou utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de
terceiros, em qualquer etapa da seleção.
7. DA CONVOCAÇÃO DOS/AS APROVADOS/AS:
7.1.Serão convocados os/as os aprovados/as com maior nota, iniciando as atividades em janeiro de 2026. Havendo desistência serão convocados/as
os/as aprovados/as do cadastro de reserva.
7.2.Poderão ser solicitados documentos adicionais para os candidatos convocados/as.
7.3.Os/As candidatos/as do cadastro de reserva poderão ser convocados/as à medida que forem surgindo vagas e desde que atendam aos pré-requisitos
estabelecidos neste edital.
7.4.Exaurida a lista de pessoas do cadastro de reserva de qualquer uma das seleções feitas neste Edital e persistindo vacância de bolsistas em quaisquer
vagas ofertadas neste certame, estas poderão ser ocupadas por estudantes, cujos nomes constem selecionados/as em cadastro reserva em qualquer dos
projetos de extensão, vinculados ao PRÓ-SABERES/2026, seguindo critérios de conveniência e de oportunidade da coordenação de Extensão da
PROEXC.
8. DO CRONOGRAMA GERAL
8.1. A partir da publicação deste Edital, cada coordenador/a do projetos de extensão vinculados ao PRÓ-SABERES/2026 elaborará o
cronograma de execução de seus projetos, em observância aos prazos deste cronograma (GERAL), atentando-se, ademais, aos interstícios
temporais a serem obedecidos e alinhados às datas de execução geral deste PROGRAMA..
ORDEM
ATIVIDADE
DATA DE EXECUÇÃO
01
Publicação do Edital
28 de novembro de 2025 (SEXTA - FEIRA)
02
Inscrições
28 de novembro a 3 de dezembro de 2025
03
Publicação da lista com os candidatos APTOS a partir da primeira etapa
5 de dezembro de 2025
04
Recursos da 1ª etapa
8 de dezembro de 2025
05
Convocação para a 2ª etapa
9 de dezembro de 2025
06
Realização da 2ª etapa
10 a 12 de dezembro de 2025
07
Resultado parcial da 2ª etapa
15 de dezembro de 2025
08
Recursos da 2ª etapa
16 de dezembro de 2025
5
09
Resultado final da seleção
17 de dezembro de 2025
10
Cadastro dos projetos de extensão vinculados ao PRO- SABERES/26
10 a 15 de dezembro de 2025
11
Cadastro do plano de trabalho dos/as bolsistas no SIGAA
02 a 04 de janeiro de 2026
12
Início das atividades
2/1/2026
13
Relatório parcial no SIGAA
30 de junho de 2026
14
Submissão do produto de extensão, relato de experiência ou resumo
expandido sobre o aprendizado adquirido pelo estudante bolsista
durante a execução do PRO-SABERES/2026, sob a orientação do/a
coordenador/a da ação extensionista.
15 a 28 de dezembro de 2026
15
Relatório final no SIGAA
26 a 31 de dezembro de 2026
16
Período de vigência do pagamento de bolsas
SABERES/2026*
do PRO -
1 de janeiro a 31 de dezembro de 2026
*Início de vigência e pagamento de bolsas condicionados à existência de orçamento/2026 aprovado para execução das ações
9. DAS ATRIBUIÇÕES DOS/AS COORDENADORES(AS) DOS PROJETOS DE EXTENSÃO E DO/A COORDENADOR/A DO PROSABERES
Das atribuições dos/as COORDENADORES dos projetos de extensão vinculados ao PRO-SABERES:
9.1.Encerrada a seleção dos/as bolsistas, o/a coordenador/a DEVERÁ ENCAMINHAR o seguinte formulário de dados preenchido pelo bolsista,
inclusive seus
anexos
solicitados
no
link:
https://ufal.br/ufal/extensao/documentos/formularios/formulario_bolsistas.xls/view para a Secretaria da PROEX através do email:
secret.proex@gmail.com
9.2.Elaborar e cadastrar o projeto de extensão no SIGAA/UFAL, módulo Extensão.
9.3.Manter atualizado o cronograma do projeto de extensão e em consonância com o cronograma geral do PRÓ - SABERES dentro do SIGAA.
9.4.Acompanhar a atuação de cada estudante bolsista vinculado ao projeto de extensão do qual é coordenador/a.
9.5.Garantir que, de acordo com cronograma geral do PRO-SABERES, sejam preenchidos ao seu tempo, os relatórios parcial e final do projeto de
extensão dentro do SIGAA/UFAL.
9.6.Responsabilizar-se pelos trâmites procedimentais sobre casos de SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTA relacionado ao seu projeto de extensão e
estar atento aos itens 11.8 e 12.2 deste Edital.
9.7.Cadastrar o plano de trabalho de cada estudante bolsista seja cadastrado no SIGAA/UFAL, conforme data estabelecida no Edital.
9.8.Garantir que, ao final do projeto, o(a)/s estudante/s bolsista/s elabore/m e publique(m), pelo menos, um produto de extensão, retratando saberes
diversos desenvolvidos, trabalhados ou divulgados durante as ações do projeto ou ainda algum relato sobre suas atividades desenvolvidas durante a
ação extensionista, vinculada ao PRO-SABERES/2026.
Das atribuições do/a coordenador/a do PRO-SABERES
9.9.Cadastrar o PRÓ-SABERES no SIGAA/UFAL.
9.10.Elaborar, manter e garantir a execução de um cronograma geral PRO-SABERES
9.11.Garantir que coordenadores dos projetos de extensão vinculados ao PRO-SABERES tenham suas ações cadastradas no SIGAA/UFAL e
executem seus cronogramas de aplicação.
9.12.Acompanhar a execução de cada projeto de extensão vinculado ao PRO-SABERES
9.13.Atentar-se ao registro e envio dos relatórios parcial e final de cada projeto de extensão, vinculados ao PRO-SABERES, cadastrado no
SIGAA/UFAL
9.14.Subsidiar, na medida do possível, aos coordenadores dos projetos de extensão vinculados ao PRO - SABERES para a consecução de seus
objetivos e, por pressuposto, atingir aos objetivos essenciais do PROGRAMA, aos moldes dos itens 1.1 e 1.2 deste Edital.
10.DO CADASTRO E DA INSERÇÃO DE DADOS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO NO SIGAA.
10.1.Cada projeto de extensão deverá ser cadastrado vinculado ao Edital chamado “ Edital nº 23 PRO-SABERES/2026", dentro do SIGAA.
10.2.O Plano de trabalho do estudante bolsista deverá ser registrado no SIGAA.
10.3.Os relatórios de cada estudante bolsista deverão ser preenchidos no SIGAA sob a orientação de cada coordenador/a da ação extensionista. Os
dados destes relatórios servem de subsídio para a elaboração dos relatórios parcial e final da ação, estes últimos são feitos pela coordenação de cada
projeto.
10.4.Todos os relatórios e seus anexos deverão ser encaminhados via SIGAA para a PROEXC. Tal ato deverá ser feito durante o preenchimento dos
relatórios parcial e/ou final dentro do SIG.A publicação dos produtos de extensão, relatos ou resumos expandidos deverão ser feitos a partir da
submissão destes à Revista “ Extensão em Debate”, periódico eletrônico da PROEXC/UFAL.
11.DO PAGAMENTO DAS BOLSAS
6
11.1. Cada estudante bolsista receberá a bolsa referente ao período de atividades desenvolvidas.
11.2. Para o iniciar o processo de pagamento de bolsas, deve ser enviado para a Secretaria Executiva da Proex dados através do preenchimento e
encaminhamento de documentos constantes no instrumento chamado FORMULÁRIO CADASTRO DO BOLSISTA, constante no link:
https://ufal.br/ufal/extensao/documentos/formularios/formulario_bolsistas.xls/view
11.3. O auxílio referido no item 1.5 deste Edital será pago em 12 quotas individuais, no valor de R$ 700,00, cada, ao longo de 12 (doze)meses,
sempre no mês subsequente à execução das ações do mês anterior.
11.4. Os/as estudantes selecionados/as na condição de bolsistas neste Edital receberão auxílio por conta bancária do estudante, especificamente em
Conta Corrente, diretamente em agência bancária.
11.5. Os/As estudantes selecionados/as na condição de Bolsistas neste Edital deverão ENCAMINHAR para a Secretaria Executiva da PROEXC
Extrato bancário de Conta Corrente atualizado, com movimentação, comprovando que a conta está ativa, juntamente com o print de tela do
SIGAA
Acadêmico-dados
pessoaisdados
bancários,
conforme
Manual
de
Pagamentos
da
PROEX
no
link:
https://ufal.br/ufal/extensao/documentos/manual-de-pagamentos-da-proex-1.pdf/view
11.6.Caso não tenha CONTA CORRENTE, deverá providenciar abertura deste tipo de Conta para recebimento da bolsa. ATENÇÃO: Não pode ser
Conta Poupança, Conta Fácil, Conta Conjunta ou Conta Salário.
11.7.Todos os procedimentos relacionados a pagamentos de bolsas ofertadas por este Edital serão organizados e administrados pela Secretaria
Executiva da PROEX. O email para comunicação direta com o setor é secret.proex@gmail.com
11.8.Havendo SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTA, é inteira responsabilidade do/a coordenador/a do projeto de extensão antecipar tal
procedimento e informações para a Secretária Executiva da PROEXC a fim de evitar pagamentos indevidos. Tais comunicações deverão ser
oficializadas, pelo menos, com envio destas informações ao email institucional da SECRETARIA EXECUTIVA DA PROEXC, atentando-se aos
prazos de encerramento de folhas de pagamentos de bolsas mensal.
12.DESLIGAMENTO COMPULSÓRIO E/ OU VOLUNTÁRIO DA BOLSA
Do desligamento compulsório do/a bolsista
12.1.O/A bolsista será desligado/a da bolsa se:
a)Acumular 3 faltas não justificadas com documentos comprobatórios (ex: atestado médico, atestado de óbito de familiar, convocação
Poder Judiciário ou Justiça Eleitoral, declaração de atividade curricular assinada pelo docente responsável pela disciplina) no mês ou 4 durante
6 meses consecutivos a partir da 1ª falta.
●1 falta não justificada no mês: 1ª advertência;
●2 faltas não justificadas no mês: 2ª advertência;
●3 faltas não justificadas no mês: desligamento.
b)Acumular atrasos não justificados (a partir de 30 minutos) no mês.
●1 atraso não justificado no mês: 1ª advertência;
●2 atrasos não justificados no mês: 2ª advertência;
●3 atrasos não justificados no mês: desligamento.
c)Acumular atraso, de 5 dias, não justificado do envio do relatório trimestral de atividades desenvolvidas, de acordo com o Sistema
Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
●1º Atraso do relatório parcial: 1ª advertência.
●2º Atraso de relatório final sobre participação no projeto: 2ª advertência.
d)Acumular atraso, de 5 dias, não justificado no envio de atividades solicitadas.
●Atraso de 1 atividade no mês: 1ª advertência.
●Atraso de 2 atividades no mês: 2ª advertência.
●Atraso de 3 atividades no mês: desligamento.
d)Trancar ou concluir o curso.
Do desligamento voluntário do/a bolsista
12.2.Caso o/a bolsista DESEJE SE DESLIGAR DA BOLSA, deverá avisar formalmente para a Coordenação do projeto de Extensão com
antecedência de um mês e para a Secretaria Executiva da PROEXC, com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência.
13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
13.1.Na hipótese de serem alteradas quaisquer disposições estabelecidas neste Edital, serão expedidos Editais Retificadores, que passarão a constituir
parte integrante deste Edital.
13.2.Os casos omissos serão resolvidos, a considerar a temática, pelos seguintes setores da PROEX:
a)Aspectos pedagógicos e de apoio didático, ver diretamente com a coordenação geral do PRO-SABERES e/ou Setor Técnico de Projetos.
b)Aspectos procedimentais de cadastro e registro de dados no SIGAA, ver setor do SIGAA/EXTENSÃO, e mail sigaaextensao@proex.ufal.br
c)Aspectos relacionados a pagamento de bolsas, ver Secretária Executiva da PROEX, e mail: secret.proex@gmail.com
Os/As estudantes selecionados/as neste Edital iniciarão suas atividades no dia 5 de janeiro de 2026.
Maceió- AL, 28 de novembro de 2025.
Cezar Nonato Bezerra Candeias
Janda Maria A. de Alencar
Jorge Eduardo de Oliveira
Pró-Reitor de Extensão e Cultura
Coord. da Extensão da UFAL
Coord. de Assuntos Culturais
7
ANEXOS
TIPOS DE SELEÇÃO
ANEXO
PÁGINA
ORIENTAÇÕES PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DO SETOR
DE COMUNICAÇÃO/PROEXC
ORIENTAÇÕES PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DO SETOR
DO SIGAA/EXTENSAO/PROEXC
ORIENTAÇÕES PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DO SETOR
TÉCNICO DE PROJETOS/PROEXC
ANEXO 01
9
ORIENTAÇÕES PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROJETO DO SETOR
DA SECRETARIA/PROEXC
ORIENTAÇÕES PARA SELEÇÃO DE
BOLSISTAS AO
PROJETO
DE EXTENSÃO DA COORD. DE ASSUNTOS CULTURAIS - CAC/PROEXC
ORIENTAÇÕES PARA SELEÇÃO DE
BOLSISTAS AO PROJETO
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (EDUFAL)
ANEXO 02
DA
ORIENTAÇÕES PARA SELEÇÃO DE
BOLSISTAS AO
PROJETO
DE EXTENSÃO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO-ASCOM
ORIENTAÇÕES PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS A PROJETOS DO
PROGRAMA DE APOIO AOS ACERVOS/PROJETO “ACERVO DO
CENTRO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM ALAGOAS /
CEHMEAL-CEDU”
ORIENTAÇÕES PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS A PROJETOS DO
PROGRAMA DE APOIO AOS ACERVOS/PROJETO ACERVO DO
CENTRO
DE
PESQUISA
E
DOCUMENTAÇÃO
HISTÓRICA/
CPDHis-ICHCA
ORIENTAÇÕES PARA SELEÇÃO DE
BOLSISTAS AO PROJETO
DO PROGRAMA DE DIFUSÃO CIENTÍFICA DA UFAL/PROJETO SBPC
REGIONAL
ORIENTAÇÕES PARA SELEÇÃO DE
BOLSISTAS AO PROJETO
DO “PROJETO MAIS SAÚDE NA UFAL.”
PROGRAMA DE DIFUSÃO CIENTÍFICA DA UFAL/
3ª EXPEDIÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA
ANEXO 03
ANEXO 04
ANEXO 05
ANEXO 06
ANEXO 07
ANEXO 08
ANEXO 09
16
20
22
24
27
30
Divulgação
posterior
33
8
ANEXO Nº 01- PROJETOS DA PROEXC (SEDE)
9
NOME DOS PROJETOS:
1- SETOR DA COMUNICAÇÃO/PROEXC: Projeto: Extensão em Rede!
2 -SETOR DE PROJETOS: Projeto: “A Extensão na Agenda!
3 -SETOR DO SIGAA/ EXTENSÃO. Projeto: “Extensão em Dados!”
4 - SETOR DA SECRETARIA: Projeto: Política de Financiamento da Extensão Universitária na UFAL
CONTATO DA COORDENADORIA (E-mail): prosaberes2023@gmail.com
01-DA INSCRIÇÃO:
1.1 As inscrições serão realizadas no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025, exclusivamente através do Formulário próprio
disponibilizado
em
link
seguir:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5lmgzTVv_k1kUiExKxZ0H3SEF9Bb4xO5AgCVor8MuDA4ToQ/viewform?usp=header
1.2 No momento de preenchimento do Formulário, o/a candidato/a deverá anexar cópias digitalizadas dos seguintes documentos obrigatórios: a)
Documento oficial de identificação com foto atual ( frente e verso); b) Comprovante de Matrícula e vínculo com a UFAL atualizado; c) Histórico
Escolar Analítico com coeficiente atualizado da Graduação e/ou pós - graduação na UFAL.
1.3. Escolher, no ato da inscrição, apenas um projeto de extensão para atuação no PROGRAMA PRO - SABERES-2026.
1.4 Enviar documentações complementares, caso tenha, como certificações de atuação em ações de Extensão para computação de experiências
em ações extensionistas se tiver optado pelas vagas para o projeto “Extensão na Agenda!”, conforme item 4.4.2
1.5 Enviar Carta de Intenções no ato da inscrição como parte da segunda etapa desta seleção e de acordo apenas com a solicitação dos
projetos que requisitarem tal documento, conforme item 4.2
10
02- DO PERFIL ESTUDANTIL
FUNÇÃO NO
PROJETO/SETO
R DE ATUAÇÃO
CURSO DO
ESTUDANTE
COMUNICAÇÃO/
PROEX Projeto:
Extensão em Rede!
Jornalismo
e
Relações
Públicas
no
Campus
A.C.
Simões.
Preferencialmente
graduação
em
Administração e/ou
Pedagogia,
no
Campus
A.C.
Simões.
SETOR
TÉCNICO
DE
PROJETOS
Projeto: “A Extensão
na Agenda!
PERÍODO
ACADÊMICO
A partir do 3º
período
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
ESSENCIAIS
Obrigatório: Ser comunicativo; ter
capacidade para lidar com os diferentes
públicos. Ter conhecimento em redes
sociais (Instagram, X, Facebook e
YouTube).
Ter
conhecimento::
Photoshop ou Illustrator ou CorelDraw
ou Canva.
Desejável: Ter conhecimento em
programas de edição de vídeo.
Obrigatório: Ser comunicativo; ter
capacidade para lidar com os diferentes
públicos.
A partir do 3º Ter noções de conhecimento acerca da
período
execução de atividades de extensão pela
UFAL
Desejável: habilidades técnicas de
trabalho com googleDoc e de produção
textual.
Ter noções de conhecimento sobre
desenvolvimento
de
atividades
curriculares de extensão (ACE/UFAL)
VAGAS
IMEDIATAS
CADASTRO
RESERVA
TURNO
2
4
(1) Matutino e
(1) Vespertino
01
04
(01)
matutino
02
08
(01)
vespertino
Preferencialmente
graduação
em
Biblioteconomia,
Jornalismo,
e/ou A partir do 3º
Letras, no Campus período
A.C.
Simões.Também
poderão participar
estudantes
de
mestrado
e/ou
doutorado
nessas
respectivas áreas.
Obrigatório: Ser comunicativo; ter
capacidade para lidar com os diferentes
públicos.
Ter
conhecimento
acerca
de
procedimentos e publicações científicas,
principalmente em periódicos eletrônicos;
Ter noções de conhecimento sobre
estrutura de plataformas de revistas
eletrônicas como a OJS.
Desejável: habilidades técnicas de leitura,
produção e correção de textos científicos.
Ter publicações em periódicos eletrônicos.
SETOR
DO
SIGAA/
EXTENSÃO.
Projeto: “Extensão
em Dados!”
Qualquer
graduação
da
Ufal, no Campus
A.C. Simões.
preferencialment
e nas áreas de
Administração,
Ciência
da
Computação,
Sistemas
de
Informação
e
Biblioteconomia.
A partir do
3º período
Obrigatório:
Ser
comunicativo;
Proativo e Saber trabalhar em equipe.
Ter conhecimento em informática
(Google Drive e Pacote Office: Word,
Excel e PowerPoint); Ter facilidade no
uso de sistemas e aplicativos de
comunicação (WhatsApp, Telegram).
Desejável: Experiência de trabalho com
público e participação na realização de
projetos, eventos.
1
2
(1)
Matutino
ou
Vespertino
SECRETARIA
Projeto: Política de
Financiamento da
Extensão
Universitária
na
UFAL
Administração,
Ciência
da
Computação,
Sistemas
de
Informação
Biblioteconomia,
no Campus A.C.
Simões.
A partir do
3º período
Obrigatório:
Boa
comunicação;
Comprometimento; Saber trabalhar em
equipe.
Ter
conhecimento
em
informática (Google Drive e Pacote
Office: Word, Excel e PowerPoint
Desejável: Cursos de formação
complementar no âmbito da extensão
universitária e/ou participação/práticas
pedagógicas em ações de extensão.
Habilidades em técnica de coleta de
dados e tratamento e divulgação da
Informação).
1
2
(1)
Vespertino
11
03- DAS ATRIBUIÇÕES DO/A ESTUDANTE BOLSISTA NO PROJETO
3.1-SETOR: COMUNICAÇÃO/PROEX (Projeto: Extensão nas Redes!)
●
Auxiliar no desenvolvimento das atividades de extensão decorrentes do Projeto: “ Extensão nas Redes!”
●
Mailing – Atualização dos contatos no e-mail da comunicação;
●
Habilidade em Clipping – Clipagem das matérias sobre atividades de Extensão;
●
Escrever e enviar releases para o e-mail institucional da Ascom da UFAL.
●
Auxiliar na produção de eventos promovidos pela instituição;
●
Alimentar e monitorar Redes sociais, conforme orientação da coordenação de Extensão – Produção de conteúdo para as redes sociais
(Facebook, Instagram, YouTube) da Proex.
●
Promover registro fotográfico/audiovisual alusivos à Atividades de Extensão;
●
Produzir relatório a partir das informações fornecidas pelas redes sociais, Google ou outras fontes;
●
Auxiliar no planejamento de atividades, conceitos e conteúdos a serem desenvolvidos com base nas demandas da instituição;
●
Desenvolver outras atividades relativas à Assessoria que venham a ser necessárias, sob a orientação da Coordenação de Extensão;
●
Desenvolver e editar vídeos para Instagram.
●
Produzir relatórios das atividades desenvolvidas, de acordo com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA);
●
Produzir relatório ao final da participação no Projeto.
●
Auxiliar em demais atividades ligadas ao Setor, correlatas do Projeto: “ Extensão nas Redes!”
●
Elaborar e publicar, ao final do Projeto, pelo menos, um produto de extensão (manuscrito para Revista de Extensão em Debate)
relacionado a algum dos objetivos e/ou ao objeto do “Extensão nas Redes!”
3.2 SETOR: SIGAA/EXTENSAO/PROEX ( Projeto: “Extensão em Dados!”)
3
Auxiliar no desenvolvimento das atividades de extensão decorrentes “Projeto: Extensão em Dados!)
4
Acompanhar as ações de extensão registradas no módulo Extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA);
5
Auxiliar no desenvolvimento de atividades de curso de formação e de capacitação para uso do SIGAA/Extensão;Participar de cursos e
palestras relativos ao acervo/projeto/exposições, no horário previsto para desempenho das atividades do projeto (12 horas semanais);
6
Participar de reuniões mensais de acompanhamento de atividades do Projeto: “Extensão em Dados!;
7
Colaborar no processo de confecção de vídeos, infogramas e demais produtos de divulgação sobre atos e procedimentos de registros de
dados na plataforma do SIGAA/EXTENSÃO;
8
Produzir relatórios das atividades desenvolvidas, de acordo com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA),
alusivas ao Projeto:“Extensão em Dados!”
9
Produzir relatório ao final da participação no Projeto: “Extensão em Dados!”
10
Auxiliar em demais atividades ligadas ao Setor, correlatas do Projeto: “Extensão em Dados!”
11
Elaborar e publicar, ao final do Projeto, pelo menos, um produto de extensão relacionado a algum dos objetivos e/ou ao objeto do
“Extensão em Dados!”
3.3 SETOR: SETOR TÉCNICO DE PROJETOS/PROEX (Projeto: “A Extensão em Agenda!”)
●
Auxiliar no desenvolvimento das atividades de extensão decorrentes “Projeto: Extensão na Agenda!”
●
Acompanhar as ações de extensão registradas no módulo Extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA),
decorrentes do Projeto: Extensão na Agenda!”
●
Colaborar na consecução das atividades editoriais da Revista Eletrônica Extensão em Debate, decorrentes do Projeto: Extensão na
Agenda!”
●
Auxiliar no processo de divulgação para ampliação do alcance da Revista Eletrônica de Extensão em Debate;
●
Contribuir no planejamento, na elaboração e no acompanhamento de formações continuadas, cursos e eventos, no âmbito da extensão
universitária junto à comunidade acadêmica;
●
Auxiliar no processo de monitoramento das Atividades Curriculares de Extensão/ACEs, junto ao SIGAA/EXTENSÃO, por consequência
de ações do Projeto: “Projeto: Extensão em Agenda!”
●
Produzir relatórios das atividades desenvolvidas, de acordo com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA),
alusivos ao “Projeto: Extensão em Agenda!”
●
Auxiliar em demais atividades ligadas ao Setor, correlatas do Projeto: Extensão em Agenda!”
●
Elaborar e publicar, ao final do Projeto, pelo menos, um produto de extensão relacionado a algum dos objetivos e/ou ao objeto do
“Extensão em Agenda!"
a.
SETOR: SECRETARIA/PROEX (“Projeto: Política de Financiamento da Extensão Universitária na UFAL.”)
d) Auxiliar no desenvolvimento das atividades de extensão decorrentes do Projeto: Política de Finanças da Extensão Universitária na UFAL!”
e) Auxiliar no processo de acompanhamento, de desenvolvimento e de monitoramento de ações relacionadas a políticas de financiamento da
Extensão no âmbito da UFAL.
f) Registrar, acompanhar e fazer tratamento de dados com fins a demonstrar a variação quantitativa de indicadores sobre financiamento da Extensão
no âmbito da UFAL.;
g) Auxiliar com mecanismos para facilitação de comunicação através do controle sobre fluxo de pessoal, de bolsas, de dados diversos em decorrência
da execução de ações de Extensão financiadas com bolsas na UFAL, se utilizando de sistemas de registros de dados utilizados pela UFAL
(SIGAA, SIPAC e SIGRH);
h) Atender ao público (servidores, estudantes e comunidade) presencialmente e por telefone em dias de cumprimento de ações presenciais nos locais
12
de realização do projeto de extensão epigrafado.
i) Contribuir no planejamento do monitoramento das ações da Extensão Universitária junto à comunidade acadêmica e a outros órgãos da PROEX.
j) Colaborar no processo de registros e de controle dados da Secretaria da PROEX, importantes ao desenvolvimento da Extensão, principalmente
aqueles relacionados ao controle e monitoramento de execução de bolsas estudantis de Extensão na UFAL.
k) Produzir relatórios das atividades desenvolvidas, de acordo com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) decorrentes
do Projeto “Política de Financiamento da Extensão Universitária na UFAL”.
l) Produzir relatório ao final da participação no Projeto “Política de Financiamento da Extensão Universitária na UFAL".
m) Auxiliar em demais atividades ligadas ao Setor, correlatas ao “Projeto Política de Financiamento da Extensão Universitária na UFAL.”
n) Elaborar e publicar, ao final do Projeto, pelo menos, um produto de extensão relacionado a algum dos objetivos e/ou ao objeto do Projeto
“Política de Financiamento da Extensão Universitária na UFAL”.
4.DA SELEÇÃO PARA ATUAÇÃO NOS PROJETOS DE EXTENSÃO DOS SETORES DA PROEXC - SEDE
4.1 DA PRIMEIRA ETAPA ( CARÁTER ELIMINATÓRIO)
Procedimento: Envio das documentações obrigatórias através de preenchimento googleForms no item INSCRIÇÕES.
4.2. DA SEGUNDA ETAPA ( CARÁTER CLASSIFICATÓRIO).
PROJETO/SETOR
DE
ATUAÇÃO
COMUNICAÇÃO/ PROEXC
Projeto: Extensão em Rede!
PROCEDIMENTO
Prova
Prática
(matéria
jornalística e card) e carta de
intenção
Carta de Intenção
Análise Curricular/experiência
SETOR
TÉCNICO
PROJETOS
Projeto:
Extensão em Agenda!
DE
“A
Carta de Intenção
Análise Curricular/experiência
Carta de Intenção
Análise Curricular/experiência
SETOR
DO
SIGAA/
EXTENSÃO.
Projeto:
“Extensão em Dados!”
SECRETARIA
Projeto:
Política de Financiamento da
Extensão Universitária na
UFAL
Entrevista
Carta de Intenção
CRITÉRIOS DE PONTUAÇ ESPÉCIE
VAGA/TURNO/CURSOS
Prova prática e a carta de
01 VAGA MATUTINO
intenção conforme item
01 VAGA VESPERTINO
4.5.2 deste anexo.
Carta de Intenção (entre 01
a 05 pontos);ver item 4.4.1
deste Anexo.
Análise
curricular/experiência
(entre 01 a 05 pontos);Ver
item 4.4.2 deste Anexo.
Carta de Intenção (entre 01
a 05 pontos);ver item 4.4.1
deste Anexo.
Análise
curricular/experiência
(entre 01 a 05 pontos);Ver
item 4.4.2 deste Anexo.
Carta de Intenção (entre 01
a 05 pontos);ver item 4.4.1
deste Anexo.
Análise
curricular/experiência
(entre 01 a 05 pontos);Ver
item 4.4.2 deste Anexo.
Critérios estabelecidos no
item 4.3 deste Anexo
Carta de Intenção (entre 0
a 10 pontos), ver item 4.5.2
deste Anexo.
01 VAGA/MATUTINO
01 VAGA/VESPERTINO
(Preferencialmente
ADMINISTRAÇÃO e
PEDAGOGIA)
01 VAGA/VESPERTINO
(Preferencialmente LETRAS
JORNALISMO e
BIBLIOTECONOMIA)
01 VAGA/MATUTINO
01 VAGA/VESPERTINO
13
4.3 QUESITOS DE AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA AO PROJETO “EXTENSÃO EM DADOS!”
Item
Critérios de avaliação da entrevista
Pontuação Máx.
1.
O candidato demonstra preparo acadêmico para o projeto
2,0
2.
O candidato apresenta justificativa relevante para atuação no projeto e tem disponibilidade para 4,0
dedicar às demandas do mesmo
3.
O candidato explicita e defende a contribuição que pretende dar ao projeto
4,0
Pontuaç 10 pontos
4.4 QUESITOS DE AVALIAÇÃO NA SEGUNDA ETAPA PARA O PROJETO “ EXTENSÃO NA AGENDA”
4.4.1 DO MODELO E DA PONTUAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÃO ( PONTUAÇÃO MÁXIMA 05 PONTOS)
PREÂMBULO (Identificação da pessoa pretendente)
Nome completo (civil e/ou social): xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Curso de graduação de vínculo com a Ufal xxxxxxxxxx/matrícula atual xxxx
Curso de pós-graduação com vínculo atual com a Ufal xxxxxxx/matrícula atual xxxxxx
PARTE 01 – IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO PARA O QUAL SE INSCREVEU
(Colocar esta informação na carta. Não confere pontuação)
Nome do projeto: (INFORMAR O NOME DO PROJETO PARA O QUAL SE INSCREVEU)
Atribuições que desempenhará dentro da ação: (LISTAR AS ATRIBUIÇÕES QUE DEVERÁ EXECUTAR CONFORME O PROJETO PARA O
QUAL SE INSCREVEU E QUE CONSTA NO ITEM 3.3 DESTE ANEXO )
PARTE 02 - DEMONSTRAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO COM OS OBJETIVOS DO PROJETO (Pontuação: entre 01 a 2,5 pontos)
1.Argumentar/descrever a importância da sua participação em atividades de extensão para a sua formação acadêmica e profissional.
2.Apresentar/descrever sobre suas formas de contribuição (predisposição de tempo, habilidades técnicas de escrita, de uso de recursos de internet,
tabelas, formatações,etc), a partir de sua provável atuação, na execução do Projeto para o qual se inscreveu. E por que sua participação nessa ação
será uma importante experiência curricular exitosa para sua carreira acadêmica, seja na graduação e/ou em pós-graduações.
PARTE 03 - DEMONSTRAÇÃO DE EXPERIÊNCIA E/OU PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE AÇÕES DE EXTENSÃO (Pontuação:
entre 01 a 2,5 pontos)
1.Descrever sua participação em ATIVIDADES DE EXTENSÃO DIVERSAS (Relatar participação em tal(is) ação (ões)
2.Descrever sua participação em alguma atividade de extensão, CUJOS OBJETOS/OBJETIVOS DESTAS TENHAM SIDO SIMILARES OU
IGUAL ÀS ATRIBUIÇÕES DO PROJETO PARA O QUAL SE INSCREVEU NESTA SELEÇÃO” (Relatar participação em tais ações)
FECHAMENTO (Colocar nome da cidade, a data de confecção da carta e assinatura digital do candidato , via SouGov)
4.4.2. Sobre a pontuação em EXPERIÊNCIA E/OU PRODUÇÃO ACADÊMICA PARA O PROJETO “
EXTENSÃO NA AGENDA!”
ORD
Participação em atividades DIVERSAS DE EXTENSÃO (PONTUAÇÃO MÁXIMA: 1,5 pontos)
CARGA HORÁRI PONTUAÇÃO PONTUAÇÃO
TIPOS DE DOCUMENTOS*
MÍNIMA
MÁXIMA
1. Ações de extensão (declarações, certificados ou comprovantes de atua CH entre 20 a
Atividades Curriculares de Extensão (ACEs)
30h
2. Ações de extensão (declarações, certificados ou comprovantes de atua CH entre 31h a
Atividades Curriculares de Extensão (ACEs)
60h
3. Ações de extensão (declarações, certificados ou comprovantes de atua
CH >60h
Atividades Curriculares de Extensão (ACEs)
0,25 ponto, por
ação
0,5 ponto, por
ação
0,75 ponto, por
ação
0,5 ponto, até 02
certificados
0,5 ponto, 01
certificado
1,5 ponto, 01
certificado
1,5 pontos
14
Participação em atividades de extensão que TENHAM RELAÇÃO COM OS OBJETIVOS/ATRIBUIÇÕES DO PROJETO PARA O QUAL
SE INSCREVEU (PONTUAÇÃO MÁXIMA: 2,5 pontos)
OR
TIPOS DE DOCUMENTOS*
1. Ações de extensão (declarações, certificados ou comprovantes
de atuação em Atividades Curriculares de Extensão (ACEs)
2. Ações de extensão (declarações, certificados ou comprovantes
de atuação em Atividades Curriculares de Extensão (ACEs)
3. Ações de extensão (declarações, certificados ou comprovantes
de atuação em Atividades Curriculares de Extensão (ACEs)
ORD
CARGA HORÁRIAPONTUAÇÃO
MÍNIMA
CH entre 20 a
0,5 ponto, por
30h
ação
PONTUAÇÃO
MÁXIMA
1,0 ponto, 02
certificados
CH entre 31h a
60h
CH >60h
2,0 pontos, 02
certificados
2,5 pontos, 01
certificado
2,5 pontos
1,0 ponto, por
ação
1,5 ponto, por
ação
PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS EM PERIÓDICOS ELETRÔNICOS (PONTUAÇÃO MÁXIMA: 01 PONTO)
TIPOS DE DOCUMENTOS*
PONTUAÇÃO MÍN PONTUAÇÃO MÁXIMA
1. Publicações científicas sobre temas diversos
0,25 ponto
2. Publicações científicas sobre ações/experiências em ações de Extensão 0,5 ponto
0,5 ponto, 02 certificados
1,0 ponto, 02 certificados
3.
01 ponto
*Serão aceitas experiências em ações de extensão realizadas nos últimos 03 anos.
A pontuação final para cada estudante será calculada de acordo com a seguinte fórmula:
Nota
(Nota da carta de intenção) + (Pontuação da experiência curricular)
4.5 DOS QUESITOS DE AVALIAÇÃO NA SEGUNDA ETAPA PARA O PROJETO “Extensão em Redes!”
4.5.1 Critérios para avaliação da Prova Prática
ORD
ELEMENTOS PARA ANÁLISE PROVA PRÁTICA
PONTUAÇÃO MÁXIMA
1. Organização técnica redacional da matéria
2. Clareza das informações solicitadas na matéria
0 à 2,5 pontos
0 à 2,5 pontos
3. Coerência entre proposta textual e criação das peças gráficas nas medidas solicitadas
4. Conhecimento do software utilizado para o desenvolvimento da peça gráfica
NOTA FINAL
0 à 2,5 pontos
0 à 2,5 pontos
10 pontos
4.5.2 Critérios para avaliação da Carta de Intenção:
ORD
ELEMENTOS PARA ANÁLISE DA CARTA
PONTUAÇÃO MÁXIMA
1. Identificação às atribuições do projeto e motivos de interesse
2. Experiência na área de atuação relacionada ao projeto
0 à 2,0 ponto
0 à 3,0 pontos
3. Clareza e resumo das informações dadas
4. Habilidades e técnicas para atuar no projeto conforme atribuições deste.
NOTA FINAL
0 à 2,0 pontos
0 à 3,0 pontos
10 pontos
A pontuação final para cada estudante será calculada de acordo com a seguinte fórmula:
Nota
(Nota da prova prática) + (Nota da carta de intenção) / 2
05. CONTATOS PARA RECURSAR SOBRE RESULTADOS DESTA SELEÇÃO:
E-mail institucional: prosaberes2023@gmail.com
15
ANEXO Nº 02- PROJETO DE EXTENSÃO DA COORD. DE ASSUNTOS CULTURAIS CAC/PROEXC
16
NOME DO PROJETO: PROJETO DE EXTENSÃO DA COORDENADORIA DE ASSUNTOS CULTURAIS (CAC)
CONTATO (e-mail): cac@proex.ufal.br
1 DAS INSCRIÇÕES:
1.1 As inscrições serão realizadas no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025, exclusivamente através do formulário próprio
disponibilizado no link https://forms.gle/FoGpzdnXs225sGm27
1.2 No momento de preenchimento do formulário, o/a candidato/a deverá:
1.2.1 Anexar, em um único arquivo PDF, com até 10MB, cópias digitalizadas dos seguintes documentos obrigatórios: a) documento oficial de
identificação com foto atual (frente e verso); b) comprovante de matrícula e vínculo com a Ufal atualizado; c) histórico escolar analítico com
coeficiente atualizado de disciplinas cursadas em curso de graduação da Ufal; d) CPF.
1.2.3 Anexar, em um único arquivo PDF, com até 10MB: a) carta de intenção; b) cópias de até 7 (sete) certificados de sua atuação como:
ouvinte/participante em projetos de ensino, graduação e extensão na área de cultura; integrante de comissão organizadora em eventos culturais; e/ou
integrante de comissão organizadora em eventos culturais do calendário acadêmico da Ufal (Bienal, Festival de Música de Penedo, Circuito Penedo de
Cinema e eventos organizados por núcleos [ex: Neabi] e equipamentos culturais da Universidade).
Parágrafo único: A carta de intenção deve conter um relato de 20 a 30 linhas com a descrição da relação do/a proponente com o campo
artístico-cultural, seja como espectador, seja como membro de equipe organizadora de eventos em qualquer uma das linguagens artísticas e culturais.
O/A candidato/a deve citar os espaços de arte e cultura de Alagoas que já frequentou, bem como fazer uma descrição resumida de uma atividade que
tenha colaborado na produção. É necessário também relatar as expectativas de atuação na Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC): o que pode
contribuir como bolsista; qual(is) produto(s) ou atividade(s) gostaria de desenvolver/produzir; que habilidades técnicas possui e de que forma seus
conhecimentos podem ser empregados nas atividades construídas no setor; como acredita que a vivência na CAC pode acrescentar novos aprendizados
em sua formação universitária.
2 DO PERFIL ESTUDANTIL E DAS VAGAS
FUNÇÃO
NO
PROJETO/
SETOR DE
ATUAÇÃO
Produção
cultural
Comunicação
CURSO
DO/A
ESTUDANT
E
PERÍODO
ACADÊMIC
O
HABILIDADES/
COMPETÊNCIAS
ESSENCIAIS
VAGAS
IMEDIATAS
CADASTR
O
DE
RESERVA
TURN
O
Artes;
Biblioteconom
ia;
Ciências
Sociais;
Comunicação
Social;
Design;
Filosofia;
História;
Letras;
Arquitetura
A partir do 3º
período
02
06
Manhã
02
06
Tarde
Comunicação
Social
A partir do 3º
período
Atuar de maneira pró-ativa,
com capacidade de dar
respostas
rápidas para
situações inesperadas;
Saber lidar com diferentes
segmentos de público;
Ter
domínio
e
conhecimentos básicos em
informática
e
mídias
sociais;
Manter relação próxima
com eventos, ambientes e
grupos ligados ao cenário
cultural.
Conhecer técnicas iniciais
de entrevista, redação e
edição de texto e vídeo
jornalístico para diferentes
tipos de mídia;
Ser comunicativo e atuar de
maneira
pró-ativa
na
apuração de fatos e eventos
do
meio
cultural
universitário;
Ter
domínio
e
conhecimentos básicos em
recursos de informática e
mídias sociais;
Manter
uma
relação
próxima
de
ações,
ambientes e grupos ligados
ao cenário cultural local.
01
03
Manhã
ou
Tarde
17
3 DAS ATRIBUIÇÕES DO/A ESTUDANTE BOLSISTA NO PROJETO
FUNÇÕES
PRODUÇÃO
CULTURAL
ATRIBUIÇÕES
●
●
●
●
●
●
●
●
●
●
COMUNICAÇÃO
●
●
●
●
●
●
●
●
●
●
●
Auxiliar no desenvolvimento das atividades de extensão decorrentes dos projetos culturais
desenvolvidos pela CAC;
Seguir e cumprir o plano de atividades programadas, de acordo com orientações da Coordenação
e com a agenda de reuniões do setor;
Auxiliar na pré-produção, produção e pós-produção de eventos culturais (apresentações artísticas,
espetáculos, palestras, cursos, exposições, festivais, feiras e lançamentos de livros, entre outros)
produzidos por servidores, estudantes e setores da universidade ou articulados entre a
universidade e diferentes segmentos da sociedade;
Fazer o rastreio de informações para construção e alimentação de uma agenda semanal de ações,
editais e eventos de cultura;
Participar das ações de formação oferecidas pela CAC/Proexc, por meio do Programa de
Capacitação em Produção Cultural;
Apoiar a produção de atividades criadas e desenvolvidas pelas equipes dos equipamentos
culturais;
Atuar na elaboração de projetos culturais da CAC/Proexc a ser inscritos em editais externos ou no
Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa);
Acompanhar o fluxo de empréstimo de equipamentos de sonorização para demandas externas;
Apresentar um relatório final com a descrição das atividades realizadas na Coordenação, se
solicitado;
Atuar em estudos e projetos de pesquisa na área de cultura desenvolvidos pela CAC/Proexc.
Auxiliar na pré-produção, produção e pós-produção de eventos culturais produzidos por
servidores, estudantes, setores equipamentos culturais da universidade ou articulados entre a
universidade e diferentes segmentos da sociedade;
Produzir releases, podcasts e mini vídeos e diagramar materiais de divulgação (cartaz, folder,
e-flyer, etc.) para divulgação de ações culturais por meio da Ascom/Ufal e do contato com
veículos de imprensa;
Apurar com antecedência e fazer a cobertura jornalística nos dias de realização de eventos
culturais;
Fazer a clipagem (clipping) digital de matérias, postagens e vídeos gerados sobre as ações de
produção cultural;
Construir listas de contatos (mailing) segmentadas de estudantes, professores e
técnicos-administrativos;
Realizar tarefas de social media, produzindo conteúdos para mídias sociais e monitorando as
interações (feedback) das postagens com o público;
Participar das ações de formação oferecidas pela CAC/Proexc, por meio do Programa de
Capacitação em Produção Cultural;
Atuar na elaboração de projetos culturais da Cac/Proexc a ser inscritos em editais externos ou no
Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa);
Acompanhar o fluxo de empréstimo de equipamentos de sonorização para demandas externas;
Apresentar um relatório final com a descrição das atividades realizadas na Coordenação, se
solicitado;
Atuar em estudos e projetos de pesquisa na área de cultura desenvolvidos pela CAC/Proexc.
4 DA SELEÇÃO PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO
ETAPA
CARACTERÍSTICA
ETAPA 1 - Análise de documentos
Eliminatória
ETAPA 2 - Análise da carta de intenção e dos certificados ou
comprovações de atuação
Classificatória
4.1 Da primeira etapa (caráter eliminatório)
Procedimento: Dar-se-á pela conferência dos documentos obrigatórios descritos no item 4.2 deste edital. Todos os documentos devem ser
apresentados de acordo com suas respectivas exigências.
4.2 Da segunda etapa (caráter classificatório)
Procedimento: A segunda etapa consiste na análise da carta de intenção e dos certificados de atuação, a partir dos seguintes critérios:
18
4.2.1 Análise da carta de intenção
Quadro 1 – Pontuação dos critérios da carta de intenção
CRITÉRIOS
PONTUAÇÃ
O
Envolvimento do/a proponente com o meio cultural e as linguagens
artístico-culturais
02 PONTOS
Relação entre os propósitos de atuação na CAC e as
vivências/experiências do/a proponente
02 PONTOS
Proposta inovadora na forma de atuar no setor
06 PONTOS
PONTUAÇÃO MÁXIMA
10 PONTOS
4.2.1 Análise das certificações
Quadro 2 – Pontuação de certificações
TIPOS DE CERTIFICAÇÕES
PONTUAÇÃO
CARGA HORÁRIA MÍNIMA EXIGIDA
NO CERTIFICADO
Certificados ou comprovação de atuação como
ouvinte/participante em projetos de extensão na área de
cultura
02 PONTOS
Até dois certificados com carga horária a
partir de 20h (cada certificado vale 01
ponto)
Certificados de atuação como integrante de comissão
organizadora em eventos culturais
02 PONTOS
Até dois certificados com carga horária a
partir de 20h (cada certificado vale 01
ponto)
Certificados ou comprovação de atuação como integrante
de comissão organizadora em eventos culturais do
calendário acadêmico da Ufal (Bienal, Festival de Música
de Penedo e Circuito Penedo de Cinema)
06 PONTOS
Até três certificados com carga horária a
partir de 20h (cada certificado vale 02
pontos)
PONTUAÇÃO MÁXIMA
10 PONTOS
-
4.2.3 A nota final será alcançada pela soma da pontuação da carta de intenção e das certificações apresentadas.
Procedimento: Nota Final = (Nota da Carta de intenção) + (Nota das certificações) : 2
5 CONTATOS PARA RECURSO SOBRE OS RESULTADOS DESTA SELEÇÃO: cac@proex.ufal.br
19
ANEXO Nº 03- PROJETO DA EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (EDUFAL)
VISIBILIDADE E EXPANSÃO DO SELO EDUFAL
20
NOME DO PROJETO: VISIBILIDADE E EXPANSÃO DO SELO EDUFAL
CONTATO DA COORDENADORIA (E-mail): secretariaedufal@gmail.com
01-DA INSCRIÇÃO:
1.1 As inscrições serão realizadas no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025, exclusivamente através do Formulário próprio
disponibilizado
no
link
a
seguir:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqLFFmgDse4En-ij_ErGAvNkqzjV0Wt8RkMT3s7QSwbhaEvQ/viewform?pli=1
1.2 No momento de preenchimento do Formulário, o/a candidato/a deverá anexar, em um único arquivo (PDF) cópias digitalizadas dos seguintes
documentos obrigatórios: a) Documento oficial com foto atual (frente e verso); b) Comprovante de Matrícula e vínculo com a UFAL atualizado; c)
Histórico Escolar com coeficiente atualizado de disciplinas cursadas na UFAL; d) arquivos do Histórico Analítico da Graduação; e) Comprovante de
Matrícula atualizado; f) Identidade e CPF.
02 - DO PERFIL ESTUDANTIL E DAS VAGAS
FUNÇÃO NO
PROJETO/SETOR
DE ATUAÇÃO
CURSO DO
ESTUDANTE
PERÍODO
ACADÊMICO
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
ESSENCIAIS
Estagiário
de Design
Design
A partir do 3º
Ter conhecimento em Design gráfico;
Ter conhecimento em informática
(Pacote Adobe: InDesign, Photoshop e
Illustrator ou Pacote CorelDraw; Pacote
Office: Word, Excel e Power Point);
conhecer aspectos de design para redes
sociais.
Desejável:
Ser comunicativo; capacidade para lidar
com os diferentes públicos.
Geografia,
História, Letras
ou Pedagogia
A partir do 2º
período
Organização de acervo da extensão da
Edufal em Delmiro; ter conhecimento
básico em informática (Pacote Office:
Word, Excel e Power Point); poder
trabalhar em ambientes com publicações.
(a)
Estagiário (a)
de Geografia,
História, Letras
ou Pedagogia
(exclusivo para
CAMPUS DO
SERTÃO
DELMIRO
GOUVEIA)
VAGAS
CADASTRO
IMEDIATAS RESERVA
03
01
TURNO
03
Matutino e
vespertino
02
Vespertino
Ser comunicativo; capacidade para lidar
com os diferentes públicos.
3DA SELEÇÃO PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO
3.1 DA PRIMEIRA ETAPA (CARÁTER ELIMINATÓRIO)
Procedimento: Envio das documentações obrigatórias por email, através de preenchimento GoogleForms.
PONTUAÇÃO: 6 pontos
3.2. DA SEGUNDA ETAPA ( CARÁTER CLASSIFICATÓRIO).
Procedimento: (X ) Entrevista
Entrevista e disponibilidade para se dedicar ao projeto
PONTUAÇÃO: 4 pontos
04. CONTATOS PARA RECURSAR SOBRE RESULTADOS DESTA SELEÇÃO:
E-mail institucional: secretariaedufal@gmail.com
21
ANEXO Nº 04- PROJETO PROJETO DE EXTENSÃO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO-ASCOM
22
NOME DO PROJETO:ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO-ASCOM
CONTATO DA COORDENADORIA (E-mail):janaina.pereira@ascom.ufal.br
01-DA INSCRIÇÃO:
1.1 As inscrições serão realizadas no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025, exclusivamente através do Formulário próprio
disponibilizado em link seguir: https://forms.gle/XF7NLa8PN4nC2XFY6
1.2 No momento de preenchimento do Formulário, o/a candidato/a deverá anexar, em um único arquivo (PDF) cópias digitalizadas dos seguintes
documentos obrigatórios: a) Documento oficial de identificação com foto atual (frente e verso); b) Comprovante de Matrícula e vínculo com a UFAL
atualizado; c) Histórico Escolar Analítico com coeficiente atualizado de disciplinas cursadas na UFAL; d) arquivos do Histórico Analítico da
Graduação; e)Comprovante de Matrícula atualizado; f) Identidade e g) CPF.
1.3 Enviar os seguintes documentos complementares (opcionais):
02 - DO PERFIL ESTUDANTIL E DAS VAGAS
FUNÇÃO NO
CURSO DO
PROJETO/SETOR ESTUDANTE
DE ATUAÇÃO
Atuar no projeto
Relações
“Comunicação
Públicas
Organizacional e
relacionamento com
diferentes públicos
da Ufal”
PERÍODO
ACADÊMICO
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
ESSENCIAIS
VAGAS
IMEDIATAS
CADASTRO
RESERVA
4º período
Obrigatório:
Ser comunicativo; organizado;
proativo; ter
capacidade para lidar com os
diferentes públicos.
Ter conhecimento em
informática (Pacote Office:
Word, Excel e Power Point).
02
03
TURNO
Matutino/
Vespertino
Desejável:
Experiência de trabalho na
área de comunicação
institucional; comunicação
interna e/ou relações
públicas.
3.DA SELEÇÃO PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO
3.1 DA PRIMEIRA ETAPA ( CARÁTER ELIMINATÓRIO)
Procedimento: Envio das documentações obrigatórias por email, através de preenchimento googleForms.
3.2. DA SEGUNDA ETAPA ( CARÁTER CLASSIFICATÓRIO).
Procedimento: ( x ) Entrevista
3.3. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA
Item
Critérios de avaliação da entrevista
Pontuação Máx.
1.
O candidato demonstra preparo acadêmico para o projeto
2,0
2.
O candidato apresenta justificativa relevante para atuação no projeto e tem
disponibilidade para se dedicar às demandas do mesmo
4,0
3.
O candidato explicita e defende a contribuição que pretende dar ao projeto
4,0
23
ANEXO Nº 05 - ACERVO DO CENTRO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM ALAGOAS
/ CEHMEAL-CEDU
NOME DO PROJETO: ACERVO DO CENTRO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM ALAGOAS / CEHMEAL-CEDU
24
CONTATO DA COORDENADORIA (E-mail): gephecl.cedu.ufal@gmail.com
01-DA INSCRIÇÃO:
1.1 As inscrições serão realizadas no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025, exclusivamente através do
Formulário próprio disponibilizado em link seguir: https://forms.gle/JmMry9AMW28FNwwg7
1.2 No momento de preenchimento do Formulário, o/a candidato/a deverá anexar, em um único arquivo (PDF) cópias
digitalizadas dos seguintes documentos obrigatórios: a) Documento oficial de identificação com foto atual (frente e verso);
b) Comprovante de Matrícula e vínculo com a UFAL atualizado; c) Histórico Escolar Analítico com coeficiente atualizado
de disciplinas cursadas na UFAL.; d) Currículo Lattes atualizado e comprovado.
02 - DO PERFIL ESTUDANTIL E DAS VAGAS
FUNÇÃO NO
CURSO DO
PROJETO/SET ESTUDANTE
OR DE
ATUAÇÃO
Curadoria
de Acervos
(Projeto
“ACERVO
DO
CENTRO
DE
HISTÓRIA
E
MEMÓRIA
DA
EDUCAÇÃ
O EM
ALAGOAS
/
CEHMEAL
-CEDU”)
Bibliotecono
mia,
Pedagogia,
História.
PERÍODO
ACADÊMICO
A partir do 2º
período
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
ESSENCIAIS
VAGAS
IMEDIATAS
•Domínio de programas de edição
texto e tabelas, digitalização e
transcrição;
•Conhecimentos mínimos das
práticas
arquivísticas:
higienização,
organização e
preservação de acervos, e
elaboração de catálogo ou guia de
fontes;
•Noções dos mecanismos e
ferramentas
necessárias
à
comunicação
digital,
como
atualização de sites e redes
sociais;
•Facilidade para preenchimento e
elaboração de relatórios;
•Comprometimento, proatividade,
assiduidade,
criatividade
e
disponibilidade
em adquirir
novos conhecimentos;
•Ter coeficiente de rendimento
superior a 6,0 (seis).
02
CADASTRO
RESERVA
TURNO
04
Vespertino
03- DAS ATRIBUIÇÕES DO/A ESTUDANTE BOLSISTA NO PROJETO
FUNÇÕES
ATRIBUIÇÕES
Curadoria
de
Acervos
(Projeto
“Um
arquivo,
muitas
memórias:
recuperação
e
preservação
do
acervo do Grupo de
Estudo e Pesquisa
História da Educação,
Cultura
e
Literatura/CEDU”)
Auxiliar no desenvolvimento das atividades de extensão decorrentes (Projeto “Acervo do Centro de História e
Memória da Educação em Alagoas / CEHMEAL-CEDU”).
Higienização de documentos;
Conservação e acondicionamento do acervo arquivístico do Grupo de Estudo e Pesquisa História da Educação,
Cultura e Literatura;
Elaboração de diagnóstico dos tipos documentais;
Criação e organizar um catálogo ou guia de fontes da documentação;
Digitalização e transcrição de documentos;
Divulgação de conteúdos do projeto no site e redes sociais do Grupo de Estudo e Pesquisa História da Educação,
Cultura e Literatura;
Participação em reuniões semanais;
Produção de relatórios do projeto;
Elaboração de artigos para revistas, congressos e eventos científicos;
Elaboração e publicação, ao final do Projeto, pelo menos, um produto de extensão (manuscrito para Revista de
Extensão em Debate) relacionado a algum dos objetivos e/ou ao objeto do Projeto “Acervo do Centro de
História e Memória da Educação em Alagoas / CEHMEAL-CEDU”).
4.DA SELEÇÃO PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO
25
4.1 DA PRIMEIRA ETAPA (CARÁTER ELIMINATÓRIO)
Procedimento: Envio das documentações obrigatórias por email, através de preenchimento googleForms.
4.2. DA SEGUNDA ETAPA (CARÁTER CLASSIFICATÓRIO).
SEGUNDA ETAPA (Entrevista)
4.3 A segunda etapa consistirá em entrevista, cuja nota será atribuída de 0 a 10. Serão verificados durante a entrevista os seguintes elementos:
a)
O interesse do/a candidato/a no projeto (0 a 2,0 pontos);
b)
Capacidades técnicas mínimas requeridas do/a candidato/a (HABILIDADES/COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS, do quadro nº 01 deste Anexo)
(0 a 5 pontos);
c)
Alinhamento do/a candidato/a com o projeto mediante intenções de atuação no projeto (0 a 3,0 pontos);
Procedimento: (X) Entrevista
05. CONTATOS PARA RECURSAR SOBRE RESULTADOS DESTA SELEÇÃO:
E-mail institucional: gephecl.cedu.ufal@gmail.com
26
ANEXO Nº 06 - PROJETO ACERVO DO CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA/
CPDHis-ICHCA
NOME
DO
PROJETO:
ACERVO DO CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA/
27
CPDHis-ICHCA
CONTATO DA COORDENADORIA (E-mail): cpdhisufal@gmail.com
01-DA INSCRIÇÃO:
1.1 As inscrições serão realizadas no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025, exclusivamente através do Formulário próprio
disponibilizado em link seguir: https://forms.gle/Q9ao3sBfuZbwx9Za8
1.2 No momento de preenchimento do Formulário, o/a candidato/a deverá anexar, em um único arquivo (PDF) cópias digitalizadas dos seguintes
documentos obrigatórios: a) Documento oficial de identificação com foto atual (frente e verso); b) Comprovante de Matrícula e vínculo com a UFAL
atualizado; c) Histórico Escolar Analítico com coeficiente atualizado de disciplinas cursadas na UFAL; d) arquivos do Histórico Analítico da
Graduação; e) Identidade e, f) CPF.
1.3 Enviar os seguintes documentos complementares: Link do curriculum lattes atualizado, a ser preenchido no formulário
02 - DO PERFIL ESTUDANTIL E DAS VAGAS
FUNÇÃO NO
PROJETO/SETOR
DE ATUAÇÃO
CURSO DO
ESTUDANTE
PERÍODO
ACADÊMICO
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
ESSENCIAIS
Organização do
História
acervo
(Bacharelado ou
bibliográfico/Laborat Licenciatura)
ório de Leitura do
CPDHis
A partir do 2º
período
•Domínio de programas deedição texto
e tabelas, digitalização e transcrição;
•Conhecimentos mínimos de tratamento
higienização,
organização e preservação de acervos
bibliográficos;
•Noções dos mecanismos e ferramentas
necessárias à comunicação digital,
como atualização de sites e redes
sociais;
•Facilidade para preenchimento e
elaboração de relatórios;
•Comprometimento,
proatividade,
assiduidade,
criatividade
e
disponibilidade em adquirir novos
conhecimentos;
•Ter coeficiente de rendimento superior
a 7,0(sete).
01
02
Noturno
Organização do
acervo
documental/Reserva
Técnica do CPDHis
A partir do 2º
período
•Domínio de programas de edição
texto e tabelas,
digitalização e transcrição;
•Conhecimentos
mínimos
de
tratamento documental e práticas
arquivísticas:
higienização,
organização
e
preservação
de
acervos,
digitalização, elaboração
de catálogo, inventários ou guia de
fontes;
•Noções
dos
mecanismos
e
ferramentas
necessárias
à
comunicação digital,
como atualização de sites e redes
sociais;
•Facilidade para preenchimento e
elaboração de relatórios;
•Comprometimento,
proatividade,
assiduidade,
criatividade
e
disponibilidade em adquirir novos
conhecimentos;
01
02
Vespertino
História
(Bacharelado ou
Licenciatura)
•Ter coeficiente de
superior a 7,0 (sete).
VAGAS
CADASTRO TURNO
IMEDIATAS RESERVA
rendimento
03- DAS ATRIBUIÇÕES DO/A ESTUDANTE BOLSISTA NO PROJETO
28
Auxiliar no desenvolvimento das atividades de extensão decorrentes (Projeto ACERVO DO CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO
HISTÓRICA/ CPDHis-ICHCA)
- Atendimento aos usuários do CPDHis na Reserva Técnica e no Laboratório de Leitura (Biblioteca);
- Tratamento documental: higienização, acondicionamento, catalogação e digitalização de fontes históricas e bibliográficas;
- Elaboração de instrumentos de pesquisa: catálogos, guias e inventários da documentação histórica do CPDHis ou sob sua guarda.
- Divulgação de conteúdos do projeto na página do CPDHis no site do ICHCA-UFAL.
- Participação em reuniões semanais;
- Produção de relatórios do projeto;
- Elaboração e publicação, ao final do Projeto, pelo menos, um produto de extensão (manuscrito para Revista de Extensão em Debate) relacionado a
algum dos objetivos e/ou ao objeto do ACERVO DO CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA/ CPDHis-ICHCA
4.DA SELEÇÃO PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO
4.1 DA PRIMEIRA ETAPA (CARÁTER ELIMINATÓRIO)
Procedimento: Envio das documentações obrigatórias por email, através de preenchimento googleForms.
4.2. DA SEGUNDA ETAPA (CARÁTER CLASSIFICATÓRIO).
A segunda etapa consistirá em Entrevista, cuja nota será atribuída de 0 a 10. Serão verificados durante a entrevista os seguintes elementos:
a) O interesse do/a candidato/a no projeto (0 a 2 pontos);
b) Capacidades técnicas mínimas requeridas do/a candidato/a (HABILIDADES/COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS do quadro nº 01 deste Anexo) (0 a 5
pontos);
c) Alinhamento do/a candidato/a com o projeto mediante intenções de atuação no projeto (0 a 3 pontos);
Procedimento: ( x ) Entrevista
05. CONTATOS PARA RECURSAR SOBRE RESULTADOS DESTA SELEÇÃO:
E-mail institucional: cpdhisufal@gmail.com
29
ANEXO Nº 07 - PROJETO DO PROGRAMA DE DIFUSÃO CIENTÍFICA DA UFAL/
PROJETO SBPC REGIONAL
NOME DO PROJETO: Divulgação de Saberes (Projeto SBPC Regional)
30
CONTATO DA COORDENADORIA (E-mail): sbpc.al@sbpcnet.org.br / francisca.mota@ichca.ufal.br
01-DA INSCRIÇÃO:
1.1 As inscrições serão realizadas no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025, exclusivamente através do Formulário próprio
disponibilizado
em
link
seguir:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQ91F5QcosQDYKSEwW0VxCgfa2y8_LDjsUIvw952TW0JcZ9Q/viewform?pli=1
1.2 No momento de preenchimento do Formulário, o/a candidato/a deverá anexar, em um único arquivo (PDF) cópias digitalizadas dos seguintes
documentos obrigatórios: a) Documento oficial de identificação com foto atual (frente e verso); b) Comprovante de Matrícula e vínculo com a UFAL
atualizado; c) Histórico Escolar Analítico com coeficiente atualizado de disciplinas cursadas na UFAL; d) arquivos do Histórico Analítico da
Graduação;e)Comprovante de Matrícula atualizado; f) Identidade; g) CPF e os comprovantes dos itens curriculares (Quadro 03).
02 - DO PERFIL ESTUDANTIL E DAS VAGAS
Quadro 01 - Do Perfil Estudantil
FUNÇÃO NO
PROJETO/SETOR
DE ATUAÇÃO
CURSO DO
ESTUDANTE
PERÍODO
ACADÊMICO
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
ESSENCIAIS
TURNO
●
Divulgação de
Saberes (Projeto
SBPC Regional)
Relações
Públicas;
Com matrícula a
Comunicação;
partir do 2º
Ciências da vida
período até o 7º
(Licenciatura ou
período
Bacharelado) e
áreas afins
Domínio de programas de edição
texto e tabelas, digitalização e
transcrição;
●
Noções dos mecanismos e
ferramentas
necessárias
à
comunicação digital (especialmente
canvas), como atualização de sites e
redes sociais;
●
Comprometimento, proatividade,
assiduidade,
criatividade
e
disposição em adquirir novos
conhecimentos;
● Disponibilidade para trabalhos de
campo;
● Facilidade para preenchimento e
elaboração de relatórios;
● Capacidade de leitura de textos em
inglês;
●
Ter coeficiente de rendimento
superior a 7,0 (sete).
VAGAS
CADASTRO
IMEDIATAS RESERVA
01
03
Matutino,
Vespertino
ou Noturno
03- DAS ATRIBUIÇÕES DO/A ESTUDANTE BOLSISTA NO PROJETO
Quadro 02 - Das Atribuições Estudantis
FUNÇÕES
Divulgação de
Saberes
(Projeto SBPC
Regional)
ATRIBUIÇÕES DO/AS ESTUDANTES BOLSISTAS
Auxiliar no desenvolvimento das atividades de extensão decorrentes do Projeto SBPC Regional.
Elaboração de diagnóstico de meios efetivos de comunicação de C&T com a sociedade;
Organização ou apoio na implementação de transmissão de lives e similares em redes sociais;
Apoio à criação e organização de catálogo ou guia de fontes em C&T&I;
Digitalização e transcrição de documentos;
Divulgação de conteúdos do projeto no site e redes sociais da SBPC-AL;
Participação em reuniões semanais;
Produção de relatórios do projeto;
Colaboração na elaboração de artigos para revistas, congressos e eventos científicos;
Elaboração e publicação, ao final do Projeto, pelo menos, um produto de extensão (manuscrito para Revista de
Extensão em Debate), relacionado a algum dos objetivos e/ou ao objeto do Projeto SBPC REGIONAL.
4.DA SELEÇÃO PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO
4.1 DA PRIMEIRA ETAPA ( CARÁTER ELIMINATÓRIO)
Procedimento: Envio das documentações obrigatórias por email, através de preenchimento googleForms.
4.2. DA SEGUNDA ETAPA ( CARÁTER CLASSIFICATÓRIO).
4.2.1 Para todos será realizada análise curricular do/a pretendente baseada nos documentos, verificados os seguintes requisitos e pontuações:
Quadro nº03 – ITENS PARA ANÁLISE CURRICULAR DO/A ESTUDANTE (em 2023 e 2024)
31
Ordem
Descrição
Pontuação
01
Participação como bolsista em projetos de Extensão ou
Pesquisa
1,5 ponto por semestre completo (máximo 3 pts =)2
semestres
02
Participação
como
bolsista/ou
voluntário/a
colaborador/a em projetos de Extensão ou Pesquisa
0,75 ponto por semestre completo (máximo 1,5 pts = 2
semestres)
03
Participação em cursos e/ou treinamentos associados
às atividades do projeto
0,05 pontos por hora de curso extra graduação
(máximo 3,0 pts = 60hs)
03
Apresentação de trabalho em eventos de pesquisa ou
extensão
0,25 pontos por evento (máximo 0,75 pto = 3 eventos)
04
Participação em eventos de pesquisa ou extensão
0,05 pontos por evento (máximo 0,5 pts = 10 eventos)
05
Trabalho completo publicado de pesquisa ou extensão
1,0 em periódico (máximo 2 ptos = 2 artigos em
periódicos)
06
Produtos gerados associados
divulgação científica
0,1 pontos por produto (máximo 1 pto = 10 produtos)
a
atividades
de
PONTUAÇÃO MÁXIMA
10 pontos
Procedimento: ( X ) Entrevista
4.2.2 A segunda etapa terá nota atribuída de 0 a 10, e consistirá em entrevista remota via Meet em data e horário indicados no email informado na
inscrição, a qual será enviada desde o email sbpc.al@sbpcnet.org.br com pelo menos quatro dias úteis de antecedência,
4.2.2.1. Serão verificados durante a entrevista os seguintes elementos:
a) O perfil do interesse do/a candidato/a no projeto e atividades anteriores na temática de divulgação em C&T (5pts);
b) Capacidades técnicas mínimas requeridas do/a candidato/a (HABILIDADES ESSENCIAIS do quadro nº 01 deste Anexo) (3pts);
c) Alinhamento do/a candidato/a com o projeto mediante intenções de atuação no projeto (2pts);
4.2.2.2. Será computada a segunda etapa das vagas constante neste Anexo na seguinte forma:
Nota Final da seleção constante neste ANEXO =
(Nota da análise curricular + Nota da entrevista) / 2
05. CONTATOS PARA RECURSAR SOBRE RESULTADOS DESTA SELEÇÃO:
E-mail institucional: sbpc.al@sbpcnet.org.br
32
ANEXO Nº 09 - 3ª EXPEDIÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA
NOME DO PROJETO: 3ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa
33
CONTATO DA COORDENADORIA (E-mail): ulisses.silva@ceca.ufal.br
01-DA INSCRIÇÃO:
1.1 As inscrições serão realizadas no período de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2025, exclusivamente através do Formulário
próprio disponibilizado em link seguir:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2t2JAnd-Kdzu7F21_ERDCpTGvDRZc0fdxtBP4Z8QXWkFzBA/viewform?usp=heade
r
1.2 No momento de preenchimento do Formulário, o/a candidato/a deverá anexar, em um único arquivo (PDF) cópias digitalizadas dos
seguintes documentos obrigatórios: a) Documento oficial de identificação com foto atual (frente e verso); b) Comprovante de Matrícula e vínculo
com a UFAL atualizado; c) Histórico Escolar Analítico com coeficiente atualizado de disciplinas cursadas na UFAL; d) CPF.
02 - DO PERFIL ESTUDANTIL E DAS VAGAS
FUNÇÃO NO
CURSO DO
PERÍODO
PROJETO/SETOR ESTUDANTE ACADÊMICO
DE ATUAÇÃO
Auxiliar
no Agroecologia
A partir do
planejamento
e (Bacharelado
2º Período
execução
das ou Tecnólogo);
atividades do projeto Engenharia
Criar e
Florestal
divulgar conteúdos
(Relatórios,
mídias digitais;
redes sociais)
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
ESSENCIAIS
VAGAS
IMEDIATAS
03
-Habilidades de comunicação:
comunicação não violenta, empatia,
escuta ativa, expressar-se de maneira
compreensível, comunicação
corporal;
-Habilidades, proatividade e
motivação para realizar as atividades
de campo: manejo de instrumentos
agrícolas.
-Familiaridade com redação,
sobretudo coesão e coerência;
-Facilidade para preenchimento e
elaboração de relatórios;
-Comprometimento, proatividade,
assiduidade, criatividade;
-Disponibilidade para trabalhos de
campo;
CADASTRO
RESERVA
9
TURNO
Matutino
e
Vespertino
3.DA SELEÇÃO PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO
3.1 DA PRIMEIRA ETAPA ( CARÁTER ELIMINATÓRIO)
Procedimento: Envio das documentações obrigatórias através de preenchimento googleForms.
3.2. DA SEGUNDA ETAPA ( CARÁTER CLASSIFICATÓRIO).
Procedimento: (X) Entrevista ( ) Redação ( ) Prova prática
TABELA Nº 01 – CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA
Critérios
Pontos
A) Preparo para a entrevista
10
B) Real interesse na vaga
10
C) Identificação com o projeto
10
D) Correspondência às propostas
10
E) Comunicação
10
F) Entusiasmo
10
TOTAL
(A+B+C+D+E+F)/6
05. CONTATOS PARA RECURSAR SOBRE RESULTADOS DESTA SELEÇÃO:
E-mail institucional: ulisses.silva@ceca.ufal.
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