Retificação n. 3 - Reabertura de Inscrição Projeto Mais Saúde com a Ufal

Arquivo
Abertura de inscrições - ANEXO 08 - PROJETO MAIS SAÚDE COM A UFAL. 06.01.25.pdf
Documento PDF (234.6KB)
                    Edital nº 24/2024/PROEXC –UFAL.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA - PROEXC
EDITAL Nº 24/2024 – PROEXC/UFAL
PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA ATUAREM
COMO BOLSISTAS NO PROGRAMA DE EXTENSÃO E
DIVULGAÇÃO DE SABERES (PRO-SABERES)

Retificação n. 3- Reabertura de Inscrição Projeto Mais
Saúde com a Ufal
ANEXO 08 – DA INSCRIÇÃO, DO PERFIL, DAS ATRIBUIÇÕES E DAS ETAPAS DE SELEÇÃO DE
ESTUDANTES PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO MAIS SAÚDE COM A UFAL – ANO 2025.

01-DA INSCRIÇÃO:
1.1 As inscrições serão realizadas no período de 06/01 (12h00) a 07/01 (12h00), exclusivamente através do Formulário
próprio disponibilizado em link seguir: https://forms.gle/YQ8GeQd9Qfw8YwV68
1.2 No momento de preenchimento do Formulário, o/a candidato/a deverá anexar, em um único arquivo (PDF) cópias
digitalizadas dos seguintes documentos obrigatórios: a) Documento oficial de identificação com foto atual (frente e verso);
b) Comprovante de Matrícula e vínculo com a UFAL atualizado; c) Histórico Escolar Analítico com coeficiente atualizado
de disciplinas cursadas na UFAL; d) arquivos do Histórico Analítico da Graduação; e) Comprovante de Matrícula
atualizado; f) Identidade e g) CPF.
02 - DO PERFIL ESTUDANTIL E DAS VAGAS DESTINADAS AO PROJETO MAIS SAÚDE COM A
UFAL
QUADRO Nº01 - DO PERFIL ESTUDANTIL
FUNÇÃO NO
PROJETO/SETOR
DE ATUAÇÃO

CURSO DO
ESTUDANTE

Licenciatura em
Divulgação de Saberes Ciências
(Projeto Mais Saúde Biológicas
com a UFAL)
Campus de
Arapiraca sede

PERÍODO
ACADÊMICO

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
ESSENCIAIS

A partir do º5
período

Domínio de programas de edição texto e
tabelas, digitalização e transcrição;
Conhecimentos básicos em Ciências
biológicas, assim como de protocolos
biológicos utilizados em Saúde;
Facilidade para preenchimento e
elaboração de relatórios; Sigilo ético,
comprometimento, proatividade,
assiduidade, criatividade e
disponibilidade em adquirir novos
conhecimentos; Disponibilidade para
trabalhos de campo; Facilidade para
comunicação e trabalho em equipe; Ter
coeficiente de rendimento superior a 7,0
(sete).

VAGAS
CADASTRO
IMEDIATAS RESERVA

01 VAGA para
Ciências
Biológicas
(licenciatura)

02

TURNO

Matutino ou
Vespertino

Edital nº 24/2024/PROEXC –UFAL.

03- DAS ATRIBUIÇÕES DO/A ESTUDANTE BOLSISTA NO PROJETO MAIS SAÚDE COM A UFAL
QUADRO Nº02 - DAS ATRIBUIÇÕES ESTUDANTIS
FUNÇÕES

ATRIBUIÇÕES DO/AS ESTUDANTES BOLSISTAS

Divulgação de Saberes
(Projeto Mais Saúde
com a UFAL)

Auxiliar no desenvolvimento das atividades de extensão decorrentes do Projeto Mais Saúde com a UFAL.
Manter sigilo ético a respeito das informações pessoais dos participantes do projeto;
Higienização, conservação, acondicionamento, digitalização e transcrição de documentos;
Cadastro de pacientes;
Participação em reuniões semanais e/ou mensais;
Participação em treinamentos;
Auxiliar nas atividades práticas de acordo com a especificidade da subárea do projeto ao qual for alocado(a);
Criação e divulgação de conteúdos do projeto através de meios de comunicação estabelecidos pela coordenação do
mesmo;
Produção de relatórios do projeto;
Elaboração de artigos/resumos/capítulos de livro para revistas, congressos e eventos científicos. Elaboração e
publicação, ao final do Projeto, de pelo menos, um produto de extensão (manuscrito para Revista de Extensão em
Debate) relacionado a algum dos objetivos e/ou ao objeto do Projeto Expedição do São Francisco.

4. DA SELEÇÃO PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO MAIS SAÚDE COM A UFAL
4.1 DA PRIMEIRA ETAPA (ELIMINATÓRIA)
4.1.1.Envio de documentações, via google Forms, conforme item 1.1 deste Anexo.
4.1.2.Esta etapa se dará pela conferência dos documentos obrigatórios descritos no item 1.2 deste Edital/Anexo,
anexados no questionário do Google form no ato da inscrição para a seleção de vagas constantes neste Anexo
(Quadro nº01).
4.1.3 Será considerado eliminado desta seleção o/a pretendente que não enviar toda a documentação solicitada nesta
etapa.
4.2 DA SEGUNDA ETAPA (CLASSIFICATÓRIA) – 1ª fase: ANÁLISE CURRICULAR E DE RENDIMENTO
ACADÊMICO
4.2.1 Para obter pontuação nessa fase da segunda etapa, deverá o/a pretendente no ato de inscrição, anexar ao
formulário (link no item 1.1) uma cópia do currículo lattes e documentações comprobatórias
(certificados/declarações) de sua participação e/ou produção intelectual conforme a descrição do quadro nº 03.
4.1.2 Para esta fase, a análise curricular do/a pretendente, serão verificados os seguintes requisitos e pontuações a
seguir (Quadro nº03).
QUADRO Nº3 – REQUISITOS PARA ANÁLISE CURRICULAR DO/A ESTUDANTE
Ordem

Descrição

Pontuação

1

Participação como bolsista/ou voluntário/a colaborador/a em
atividades de Extensão ou Pesquisa;

1,0 ponto por semestre (máximo 2
semestres)

2

Participação como bolsista/ou voluntário/a colaborador/a em
atividades de Extensão ou Pesquisas associados às atividades do
Projeto Barco da Saúde - Expedição São Francisco (Edital
PRO-SABERES EDITALNº03/2023 – PROEXC/UFAL);

1,0 pontos por semestre (máximo 2
semestres)

3

Participação em eventos de pesquisa ou extensão com carga horária
total mínima de 8h;

0,5 pontos por evento (máximo 2
eventos)

Edital nº 24/2024/PROEXC –UFAL.

4

Trabalho COMPLETO publicado em eventos de pesquisa ou extensão 1,5 pontos por trabalho (máximo 2
(Resumos expandidos não contam);
trabalhos)

5

Apresentação de trabalho (completo/resumo simples ou expandido)
em eventos de pesquisa ou extensão (como primeiro autor ou
coautor), podendo a apresentação ter sido feita por outro autor do
trabalho que não tenha sido o candidato;

1,0 pontos por trabalho (máximo 2
trabalhos)

PONTUAÇÃO MÁXIMA

10 pontos

4.1.3 Ainda na primeira etapa, será levada em consideração o COEFICIENTE DO RENDIMENTO ACADÊMICO
ESTUDANTIL, denominado Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), a partir da nova versão do SIGAA
graduação/UFAL, os qual será somado à pontuação do candidato obtida com base no Quadro nº 03 e divididos por
dois (2), gerando a média final do candidato na primeira etapa do processo seletivo.
4.1.4 Assim, a nota geral dessa 1ª fase será a média aritmética calculada pela seguinte fórmula:
Nota da avaliação curricular conforme quadro nº03 + Índice de Rendimento Acadêmico / 2 = média da primeira
etapa
4.3. DA SEGUNDA ETAPA (CLASSIFICATÓRIA) – 2ª fase : ENTREVISTA
4.3.1 Esta fase da segunda etapa consistirá em uma entrevista onde serão avaliados aspectos relacionados às
experiências acadêmicas dos candidatos que podem contribuir ou não para seu desempenho nas atividades
extensionistas, conforme Quadro nº 4:
QUADRO Nº4 – REQUISITOS PARA ENTREVISTA DO/A ESTUDANTE
Ordem

Descrição

Pontuação

1

Dimensão das atividades de extensão;

0 a 3,0

2

Habilidades de comunicação;

0 a 2,0

3

Motivação para participar do projeto;

0 a 1,0

4

Disponibilidade de tempo;

0 a 2,0

5

Contribuições para o projeto;

0 a 2,0
PONTUAÇÃO MÁXIMA

10 pontos

4.3.2 A pontuação final do(s) candidato(s) na Entrevista será resultado da soma dos itens apresentados no Quadro nº
04;
4.3.3 Os convocados para esta etapa, receberão via e-mail disponibilizado por eles mesmos no ato de inscrição o
link para acesso a sala do Google Meet onde será realizada a entrevista. O ordem de entrevista será definida por
sorteio e seguirá a sequência de data e horário informados aos participantes também via e-mail;
4.3.4 Cada entrevista terá duração de até 15 minutos e, os candidatos terão um tempo de tolerância de até 05 minutos
para eventuais atrasos, passado este tempo, o não comparecimento será considerado como desistência do(s)
candidato(s) e o(s) mesmo(s) não terá(ão) outra oportunidade para realizar a entrevista;
4.4 DO RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO
4.4.1 A pontuação final do(s) candidato(s) resultará da (Nota da 1ª fase da 2ª etapa) + (Nota da 2ª fase da 2ª
etapa) / 2 = nota final

Edital nº 24/2024/PROEXC –UFAL.

05. CONTATOS PARA RECURSAR SOBRE RESULTADOS DESTA SELEÇÃO:
E-mail institucional: eliane.cavalcanti@arapiraca.ufal.br

06. CRONOGRAMA DE REABERTURA

ORDEM

ATIVIDADE

DATA DE EXECUÇÃO
06/01 (12h00) a 07/01 (12h00)

1

Reabertura de inscrição

2

Resultado da 1ª etapa;
Resultado parcial da 1ª fase da 2ª etapa e
convocação para entrevista.

3

2ª fase da 2ª etapa - Entrevista

4

Resultado parcial 2ª etapa

08/01/2025
(a partir das 17h)

5

Período recursal da 2ª etapa

Das 17h00 do dia 08/01/2025 às
17h00 do dia 09/01/2025

6

Resultado Final pós recursal

09/01/2025
(A partir das 18h)

07/01/2025
(a partir das 17h)

08/01/2025