Edital
[Edital Bolsistas 2022] Edital Edufal nº 15-2022-.pdf
Documento PDF (174.8KB)
Documento PDF (174.8KB)
Edital Nº 15/2022 PROEX UFAL
Processo Seletivo para Bolsistas da Editora da UFAL
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
EDITAL Nº 15/2022 - PROEX UFAL
PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA ATUAREM COMO BOLSISTAS DA EDITORA DA UFAL
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), instituição de Ensino Superior integrante do Sistema Federal de
Ensino, no uso de suas atribuições legais e regimentais, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão, torna público
o Processo Seletivo para Estudantes atuarem como Bolsistas da Editora da UFAL.
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), hoje ligada a Pró-reitoria de Extensão, tem por
finalidade a publicação de conteúdos editoriais (livros, revistas, suplementos e conteúdos editoriais em
formato digital) de caráter acadêmico e científico, no âmbito da Universidade Federal de Alagoas, assim
como difundir e promover o conhecimento desses conteúdos junto à sociedade alagoana, nordestina,
brasileira e internacional.
1.2. Este Edital selecionará 3 (três) bolsistas para atuarem na Editora da UFAL, iniciando as atividades em
junho, de acordo com o item 3 deste Edital.
1.3. Para o exercício das atividades, o/a discente selecionado/e classificado/a como bolsista receberá uma
bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.
1.4. Ao final da participação no projeto, o/a discente receberá certificado com carga horária proporcional às
atividades desenvolvidas.
1.5. Poderá participar deste processo seletivo o/a estudante regularmente matriculado/a nos cursos de
Graduação presencial da Universidade Federal de Alagoas - Campus A. C. Simões. Que tenha
disponibilidade de atuação na Editora da Ufal (localizada no Centro de Interesse Comunitário (CIC),
Campus A. C. Simões, Maceió) para atender as atividades programadas e a carga horária exigida de 12
(doze) horas semanais nos turnos matutino e/ou vespertino, de acordo com o quadro de vagas do Item
3.1.
1.6. Para o financiamento do presente Edital será destinado o teto Orçamentário de R$ 8.400,00 (oito mil e
quatrocentos reais) relacionado à Ação Orçamentária 20RK, mais especificamente na Fonte
Orçamentária: 8100.000.000.
1.7. O prazo de vigência das bolsas é de 7 (sete) meses a partir de 01 de junho de 2022.
1.8. Para a efetivação da bolsa, o docente ou técnico, coordenador do Projeto de Extensão Editora da Ufal,
deverá cadastrar o Plano de Atividades do/a bolsista, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades
Acadêmicas – SIGAA.
1.9. O bolsista deve registrar o relatório trimestral das atividades desenvolvidas no SIGAA, em data acordada
com o/a docente ou técnico coordenador do Projeto.
1.10. O pagamento mensal das bolsas está condicionado ao envio do Relatório da frequência mensal do/a
bolsista para a Secretaria da PROEX, que deve ser efetuado pelo/a Docente ou Técnico coordenador do
Projeto até o dia 24 de cada mês, salvo o mês de dezembro que poderá ter calendário diferenciado por
questões de fechamento de exercício financeiro anual da Universidade.
1.11. O Relatório da frequência deverá ser registrado através do Instrumento: Relatório de Frequência do/a
bolsista da PROEX.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Editora da Universidade Federal de Alagoas | Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do
Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Tel.: (82) 3214-1111 | E-mail: contato@edufal.com.br
1
Edital Nº 15/2022 PROEX UFAL
Processo Seletivo para Bolsistas da Editora da UFAL
2. DOS REQUISITOS DO/A BOLSISTA
2.1. Será selecionado/a neste Edital, dentro do quadro de vagas (item 3.1), o estudante que:
a) Esteja regularmente matriculado/a na Universidade Federal de Alagoas, nos cursos de Graduação
presencial do Campus A. C. Simões, listados no item 1.5 (Sede e Espaço Cultural);
b) Ter Coeficiente Médio de Rendimento acumulado igual ou superior a 6,0 (seis);
c) Ter idade igual ou superior a 18 anos no mês de ingresso na bolsa;
d) Não ser beneficiário de nenhum outro programa de bolsas da UFAL;
e) Tenha disposição para o atividades em equipe;
f) Seja comunicativo e tenha capacidade para lidar com diferentes públicos;
g) Tenham disponibilidade de tempo para realizar as atividades programadas e a carga horária exigida
de 12 (doze) horas semanais nos turnos matutino e/ou vespertino.
h) Ter condições de desempenhar suas atividades remotamente, se necessário.
3. DAS VAGAS
3.1. As vagas serão oferecidas de acordo com a tabela abaixo:
SETOR
Nº DE
VAGAS
CR
01
Comunicação (Assessoria de Comunicação)
01
02
02
Comunicação (Design)
01
02
03
Administração
01
02
Total
03
06
ORDEM
CR = Cadastro de Reserva
3.1.1. Início das atividades em junho:
SETOR
Comunicação
(Assessoria de
Comunicação)
Comunicação
(Design)
CURSO
Jornalismo ou
Relações Públicas
Design
PERÍODO
A partir
do 3º
período
A partir
do 3º
período
HABILIDADES
TURNO
Obrigatório:
Ser comunicativo; ter capacidade para
lidar com os diferentes públicos.
Ter conhecimento em redes sociais
(Instagram, Facebook e YouTube).
Ter conhecimento em informática
(Pacote Office: Word, Excel e Power
Matutino ou
Point).
Vespertino
VAGAS
1
Desejável:
Ter conhecimento em informática
(Pacote Adobe: Photoshop e Illustrator,
CorelDraw).
Ter conhecimento em programas de
edição de vídeo.
Obrigatório:
Ter conhecimento em Design gráfico;
Ter conhecimento em informática
(Pacote Adobe: InDesign, Photoshop e
Illustrator ou Pacote CorelDraw; Pacote Matutino ou
Vespertino
Office: Word, Excel e Power Point).
1
Desejável:
Ser comunicativo; capacidade para lidar
com os diferentes públicos.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Editora da Universidade Federal de Alagoas | Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do
Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Tel.: (82) 3214-1111 | E-mail: contato@edufal.com.br
2
Edital Nº 15/2022 PROEX UFAL
Administração
Processo Seletivo para Bolsistas da Editora da UFAL
Administração ou
Bibloteconomia
A partir
do 3º
período
Obrigatório:
Ser comunicativo; capacidade para lidar
com os diferentes públicos. Poder
trabalhar em ambientes com
publicações.
Ter conhecimento do Pacote Office:
Word, Excel e Power Point.
Desejável:
Conhecimento básico de controle de
estoque, rotinas administrativas gerais,
atendimento e uma boa capacidade de
redação e síntese.
Ser comunicativo; capacidade para lidar
com os diferentes públicos.
TOTAL
Matutino ou
Vespertino
1
3
Os candidatos aprovados ou do cadastro de reserva poderão ser realocados para qualquer setor da Editora de
acordo com a necessidade.
As vagas não ocupadas poderão ser realocadas para qualquer setor da Editora de acordo com a necessidade.
4. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas do dia 25 (quarta-feira - 00:00) a 29 de maio (domingo - 23:59) de
2022 exclusivamente através do Formulário: Inscrições para Seleção de Bolsistas para Editora da
Universidade Federal de Alagoas no link: https://forms.gle/oNKnFbn22YHjyp4z8
4.1. Ao clicar no link supracitado, o/a candidato/a deverá fazer o login com e-mail institucional da UFAL ou
conta Gmail, preencher o formulário e anexar os arquivos com os documentos solicitados.
4.2. Documentos obrigatórios: Documento de identificação com foto (RG ou CNH), CPF, Comprovante de
residência, Comprovante de Matrícula na UFAL semestre 2021.2; Histórico Analítico da Graduação
atualizado; Currículo lattes (o link do Currículo lattes deverá ser colocado diretamente no formulário).
4.3. As inscrições enviadas por e-mail; redes sociais; após o prazo estabelecido; e/ou com documentação
incompleta não serão aceitas.
5. DAS ATRIBUIÇÕES
Os candidatos selecionados atuarão no setor auxiliando em atividades, tais como:
SETOR: COMUNICAÇÃO (ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO)
ATIVIDADES:
● Mailing – Atualização dos contatos no e-mail da comunicação;
● Clipping – Clipagem das matérias sobre o museu, exposições, eventos e artistas do acervo na mídia
impressa e digital;
● Construção de releases – Divulgar e contatar: Ascom da UFAL e imprensa;
● Produção de eventos promovidos pela instituição;
● Redes sociais – Produção de conteúdo para as redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube) e
monitoramento;
● Estudo de público - mensuração e identificação do público externo da Editora (visitantes e seguidores
das redes sociais), sob orientação da coordenação;
● Registro fotográfico/audiovisual;
● Produção relatório a partir das estatísticas e informações fornecidas pelas redes sociais e Google;
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Editora da Universidade Federal de Alagoas | Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do
Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Tel.: (82) 3214-1111 | E-mail: contato@edufal.com.br
3
Edital Nº 15/2022 PROEX UFAL
●
●
●
●
●
●
●
●
Processo Seletivo para Bolsistas da Editora da UFAL
Planejamento de atividades, conceitos e conteúdos a serem desenvolvidos com base nas demandas da
instituição;
Eventualmente realizando saídas para visitas técnicas;
Desenvolvimento de outras atividades relativas à Assessoria que venham a ser necessárias, sob a
orientação da Coordenação;
Concepção, montagem e desmontagem de feiras, quando solicitado pela Coordenação;
Participação de cursos e palestras relativos ao livro e leitura/editoração/comunicação, no horário previsto
para desempenho das atividades do projeto (12 horas semanais);
Participação de reuniões mensais de acompanhamento de atividades do Projeto;
Produção de relatórios das atividades desenvolvidas, de acordo com o Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA);
Produção de relatório ao final da participação no Projeto.
SETOR: COMUNICAÇÃO (DESIGN GRÁFICO)
ATIVIDADES:
● Desenvolvimento de Sistemas de Identidade Visual (SIV) para as obras e eventos;
● Produção de material gráfico para as obras, como: capa e editoração;
● Produção de material gráfico para as principais redes sociais da instituição (Instagram, Facebook,
YouTube), site e e-mail;
● Produção de material gráfico para impressos internos e/ou externos (demandas internas e demandas de
exposições temporárias);
● Produção conteúdo audiovisual (registro em fotografias, vídeos, gifs, entre outros);
● Realização pesquisas sobre as obras e eventos realizados pela Editora para desenvolver conteúdo visual;
● Planejamento de atividades, conceitos e conteúdos a serem desenvolvidos com base nas demandas da
instituição;
● Eventualmente realizando saídas para visitas técnicas;
● Concepção e realização de eventos promovidos pela instituição;
● Concepção, montagem e desmontagem de feiras, quando solicitado pela Coordenação;
● Desenvolvimento de outras atividades relativas ao Design que venham a ser necessárias, sob a
orientação da Coordenação;
● Participação de cursos e palestras relativos ao livro e leitura/editoração, no horário previsto para
desempenho das atividades do projeto (12 horas semanais);
● Participação de reuniões mensais de acompanhamento de atividades do Projeto;
● Produção de relatórios das atividades desenvolvidas, de acordo com o Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA);
● Produção de relatório ao final da participação no Projeto.
SETOR: ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES:
● Concepção e implementação de marketing e administração de estoque dos produtos da Editora;
● Recepção e atendimento a comunidade;
● Controle, planejamento e concepção dos processos administrativos da Editora;
● Eventualmente realizando saídas para visitas técnicas;
● Concepção e realização de eventos promovidos pela instituição;
● Participação de cursos e palestras relativos ao livro e leitura/editoração, no horário previsto para
desempenho das atividades do projeto (12 horas semanais);
● Participação de reuniões mensais de acompanhamento de atividades do Projeto;
● Produção de relatórios das atividades desenvolvidas, de acordo com o Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA);
● Produção de relatório ao final da participação no Projeto.
6. DA SELEÇÃO
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Editora da Universidade Federal de Alagoas | Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do
Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Tel.: (82) 3214-1111 | E-mail: contato@edufal.com.br
4
Edital Nº 15/2022 PROEX UFAL
Processo Seletivo para Bolsistas da Editora da UFAL
A seleção dos/as bolsistas se dará em uma etapa, discriminada abaixo:
Análise do preenchimento do formulário.
Análise dos documentos obrigatórios descritos no item 4.3: Histórico Analítico da Graduação;
Comprovante de Matrícula atualizado (2021.2).
Análise de Currículo lattes.
6.1.
Será eliminado do processo seletivo o/a candidato/a que:
a) Deixar de apresentar quaisquer dos documentos obrigatórios descritos no item 4.3;
b) Apresentar coeficiente de rendimento acumulado inferior a 6,00 (seis) no Histórico Analítico.
6.2.
Será eliminado/a do processo seletivo o/a candidato que utilizar ou tentar utilizar meios
fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa da seleção.
7. DO RESULTADO E DA CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS:
7.1. O resultado final será divulgado no dia 30/05/2022, até as 23h59min, no endereço eletrônico
https://editais.ufal.br/extensao.
7.2. Serão convocados os/as 3 (três) candidatos/as melhor classificados, de acordo com o quadro de
vagas/setor, ficando o restante em cadastro reserva.
7.3. Poderão ser solicitados documentos adicionais para os candidatos convocados/as.
7.4. No caso de desistência, desligamento ou indisponibilidade para antecipação do início das atividades dos
candidatos classificados, o número de vagas será disponibilizado para o cadastro de reserva.
7.5. Os/As candidatos/as do cadastro de reserva poderão ser convocados/as à medida que forem surgindo
vagas e desde que ainda atendam aos pré-requisitos.
7.6. Os candidatos aprovados ou do cadastro de reserva poderão ser realocados para qualquer setor da
Editora de acordo com a necessidade.
7.7. As vagas não ocupadas poderão ser realocadas para qualquer setor da Editora de acordo com a
necessidade.
Informações adicionais e esclarecimentos: os/as candidatos/as poderão esclarecer dúvidas por meio de
contato telefônico (3214-1111) ou pelo e-mail contato@edufal.com.br.
8. DO CRONOGRAMA
ORDEM
ITEM
PERÍODO/DATA
01
Publicação do Edital
25/05/2022
02
Inscrições
25 a 30/05/2022
03
Resultado Final e Convocação
30/05/2022
04
Início das atividades
01/06/2022
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Editora da Universidade Federal de Alagoas | Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do
Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Tel.: (82) 3214-1111 | E-mail: contato@edufal.com.br
5
Edital Nº 15/2022 PROEX UFAL
Processo Seletivo para Bolsistas da Editora da UFAL
9. DESLIGAMENTO DA BOLSA
9.1. O bolsista será desligado da bolsa se:
a) Acumular 3 faltas não justificadas com documentos comprobatórios (ex: atestado médico, atestado
de óbito de familiar, convocação Poder Judiciário ou Justiça Eleitoral, declaração de atividade
curricular assinada pelo docente responsável pela disciplina) no mês ou 4 durante 6 meses
consecutivos a partir da 1ª falta.
b) Acumular atrasos não justificados (a partir de 30 minutos) no mês.
c) Acumular atraso, de 5 dias, não justificado do envio do relatório trimestral de atividades desenvolvidas,
de acordo com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
d) Acumular atraso, de 5 dias, não justificado no envio das atividades solicitadas.
e) Não atender ao horário estabelecido para as atividades diárias da Editora, respeitando a carga horária
de 12 (doze) horas semanais.
f) Trancar ou concluir o curso.
g) Não enviar comprovante de matrícula atualizado a cada novo semestre letivo.
9.2. Caso o bolsista deseje se desligar da bolsa, deverá avisar formalmente para a Coordenação da Editora
com antecedência de um mês.
9.3. No caso de desligamento e/ou indisponibilidade para antecipação do início das atividades dos candidatos
classificados, o número de vagas será disponibilizado para o cadastro de reserva, desde que ainda
atendam aos pré-requisitos.
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. Na hipótese de serem alteradas quaisquer disposições aqui estabelecidas, serão expedidos Editais
Retificadores, que passarão a constituir parte integrante deste Edital.
10.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação da Editora da Universidade Federal de Alagoas.
10.3. Os/As estudantes selecionados/as na condição de Bolsistas neste Edital deverão apresentar Extrato
bancário de Conta Corrente atualizado, com movimentação, comprovando que a conta está ativa. Caso
não tenha, deverá providenciar abertura de Conta Corrente para recebimento da bolsa. ATENÇÃO: Não
pode ser Conta Poupança, Conta Fácil, Conta Conjunta ou Conta Salário.
10.4. Os/As estudantes selecionados/as neste Edital iniciarão suas atividades no dia 01 de junho de 2022
e receberão a bolsa referente ao período de atividades desenvolvidas.
Maceió, 18 de maio de 2022.
José Ivamilson Silva Barbalho
Diretor da Editora da Universidade Federal
de Alagoas
Cezar Nonato Bezerra Candeias
Pró-Reitor de Extensão
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Editora da Universidade Federal de Alagoas | Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do
Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Tel.: (82) 3214-1111 | E-mail: contato@edufal.com.br
6