Edital

Arquivo
Edital nº 03-2022. Bolsistas Pinacoteca Universitária.pdf
Documento PDF (272.0KB)
                    Edital Nº 03/2022 PROEX UFAL

Processo Seletivo para Bolsistas da Pinacoteca Universitária da UFAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
EDITAL Nº 03/2022 - PROEX UFAL
PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA ATUAREM COMO BOLSISTAS DA PINACOTECA
UNIVERSITÁRIA DA UFAL
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), instituição de Ensino Superior integrante do Sistema Federal de
Ensino, no uso de suas atribuições legais e regimentais, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão, torna público
o Processo Seletivo para Estudantes atuarem como Bolsistas da Pinacoteca Universitária da UFAL.
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. A Pinacoteca Universitária, museu de artes visuais da Universidade Federal de Alagoas, é um
equipamento cultural vinculado à Pró-reitoria de Extensão, que tem como propósito primordial preservar
e difundir a memória artística e cultural de Alagoas. Propósito este, que se concretiza por meio do
incentivo à produção artística e à execução de projetos educativos, que visa integrar o público estudantil
dos diversos níveis e a comunidade alagoana ao universo das artes visuais. Reafirma, assim, o papel
social que desempenha enquanto equipamento cultural de uma instituição pública de ensino superior.
1.2. Este Edital selecionará 12 (doze) bolsistas para atuarem na Pinacoteca Universitária da UFAL, 06 (seis)
iniciando as atividades em junho e 06 (seis) em agosto, de acordo com o item 3 deste Edital.
1.3. Para o exercício das atividades, o/a discente selecionado/e classificado/a como bolsista receberá uma
bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.
1.4. Ao final da participação no projeto, o/a discente receberá certificado com carga horária proporcional às
atividades desenvolvidas.
1.5. Poderá participar deste processo seletivo o/a estudante regularmente matriculado/a nos cursos de
Graduação presencial da Universidade Federal de Alagoas - Campus A. C. Simões (Administração,
Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Dança, Design, Filosofia, História,
Jornalismo, Letras, Música, Pedagogia, Relações Públicas ou Teatro). Que tenha disponibilidade de
atuação na Pinacoteca Universitária (localizada no Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros
Lima, Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º andar, Centro, Maceió) para atender as atividades
programadas e a carga horária exigida de 12 (doze) horas semanais nos turnos matutino e/ou vespertino,
de acordo com o quadro de vagas do Item 3.1.
1.6. Para o financiamento do presente Edital será destinado o teto Orçamentário de R$ 28.800,00 (vinte e oito
mil e oitocentos reais) relacionado à Ação Orçamentária 20RK, mais especificamente na Fonte
Orçamentária: 8100000000.
1.7. O prazo de vigência das bolsas é de 7 (sete) meses, para o grupo que inicia as atividades no dia 01 de
JUNHO de 2022; e de 5 (cinco) meses para o grupo que inicia as atividades em no dia 01 de AGOSTO
de 2022.
1.8. Para a efetivação da bolsa, o docente ou técnico, coordenador do Projeto de Extensão Pinacoteca
Universitária, deverá cadastrar o Plano de Atividades do/a bolsista, no Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas – SIGAA.
1.9. O bolsista deve registrar o relatório trimestral das atividades desenvolvidas no SIGAA, em data acordada
com o/a docente ou técnico coordenador do Projeto.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Pinacoteca Universitária | Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima – Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º andar – Centro
Tel.: (82) 3214-1545 | E-mail: pinacoteca@proex.ufal.br
1

Edital Nº 03/2022 PROEX UFAL

Processo Seletivo para Bolsistas da Pinacoteca Universitária da UFAL

1.10. O pagamento mensal das bolsas está condicionado ao envio do Relatório da frequência mensal do/a
bolsista para a Secretaria da PROEX, que deve ser efetuado pelo/a Docente ou Técnico coordenador do
Projeto até o dia 24 de cada mês, salvo o mês de dezembro que poderá ter calendário diferenciado por
questões de fechamento de exercício financeiro anual da Universidade.
1.11. O Relatório da frequência deverá ser registrado através do Instrumento: Relatório de Frequência do/a
bolsista da PROEX.
2. DOS REQUISITOS DO/A BOLSISTA
2.1. Será selecionado/a neste Edital, dentro do quadro de vagas (item 3.1), o estudante que:
a) Esteja regularmente matriculado/a na Universidade Federal de Alagoas, nos cursos de Graduação
presencial do Campus A. C. Simões, listados no item 1.5 (Sede e Espaço Cultural);
b) Ter Coeficiente Médio de Rendimento acumulado igual ou superior a 6,0 (seis);
c) Ter idade igual ou superior a 18 anos no mês de ingresso na bolsa;
d) Não ser beneficiário de nenhum outro programa de bolsas da UFAL;
e) Tenha disposição para o atividades em equipe;
f) Seja comunicativo e tenha capacidade para lidar com diferentes públicos;
g) Tenham disponibilidade de tempo para realizar as atividades programadas e a carga horária exigida
de 12 (doze) horas semanais nos turnos matutino e/ou vespertino.
h) Ter condições de desempenhar suas atividades remotamente, se necessário.
3. DAS VAGAS
3.1. As vagas serão oferecidas de acordo com a tabela abaixo:
SETOR

Nº DE
VAGAS

CR

01

Comunicação (Assessoria de Comunicação)

04

02

02

Comunicação (Design)

04

02

03

Museologia (Expografia)

01

02

04

Museologia (Educativo e Acervo)

03

02

Total

12

08

ORDEM

CR = Cadastro de Reserva

3.1.1. Início das atividades em junho:
SETOR

Comunicação
(Assessoria de
Comunicação)

CURSO

Jornalismo ou
Relações Públicas

PERÍODO

A partir
do 3º
período

HABILIDADES

TURNO

Obrigatório:
Ser comunicativo; ter capacidade para
lidar com os diferentes públicos.
Ter conhecimento em redes sociais
(Instagram, Facebook e YouTube).
Ter conhecimento em informática
(Pacote Office: Word, Excel e Power
Vespertino
Point).

VAGAS

2

Desejável:
Ter conhecimento em informática
(Pacote Adobe: Photoshop e Illustrator,
CorelDraw).
Ter conhecimento em programas de
edição de vídeo.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Pinacoteca Universitária | Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima – Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º andar – Centro
Tel.: (82) 3214-1545 | E-mail: pinacoteca@proex.ufal.br
2

Edital Nº 03/2022 PROEX UFAL

Comunicação
(Design)

Processo Seletivo para Bolsistas da Pinacoteca Universitária da UFAL

Design

A partir
do 3º
período

Obrigatório:
Ter conhecimento em Design gráfico;
Ter conhecimento em informática
(Pacote Adobe: Photoshop e Illustrator ou
Pacote CorelDraw; Pacote Office: Word,
Vespertino
Excel e Power Point).

2

Desejável:
Conhecimento em Adobe InDesign; Ser
comunicativo; capacidade para lidar com
os diferentes públicos.

Museologia
(Expografia)

Museologia
(Acervo e
Educativo)

Arquitetura e
Urbanismo

Administração,
Arquitetura e
Urbanismo,
Biblioteconomia,
Ciências Sociais,
Dança, Design,
Filosofia, História,
Jornalismo, Letras,
Música,
Pedagogia,
Relações Públicas
ou Teatro

A partir
do 3º
período

A partir
do 3º
período

Obrigatório:
Conhecimento de programas de
modelagem 2D (AutoCAD) e 3D (Ex.:
SketchUp, 3ds Max; Revit Architecture;
Photoshop).

Vespertino

1

Vespertino

1

Desejável:
Ser comunicativo; capacidade para lidar
com os diferentes públicos.
Obrigatório:
Ser comunicativo; capacidade para lidar
com os diferentes públicos. Ter
conhecimento do Pacote Office: Word,
Excel e Power Point.
Desejável:
Conhecimento em artes visuais;
LIBRAS; fluência em língua estrangeira.
Ter experiência em produção textual
acadêmica; experiência em pesquisa
acadêmica e/ou em instituições de
memória.

TOTAL

6

3.1.2. Início das atividades em agosto:
SETOR

Comunicação
(Assessoria de
Comunicação)

CURSO

Jornalismo ou
Relações Públicas

PERÍODO

A partir
do 3º
período

HABILIDADES

TURNO

VAGAS

Obrigatório:
Ser comunicativo; ter capacidade para
lidar com os diferentes públicos.
Ter conhecimento em redes sociais
(Instagram, Facebook e YouTube).
Ter conhecimento em informática
(Pacote Office: Word, Excel e Power
Point).

Matutino

2

Desejável:
Ter conhecimento em informática
(Pacote Adobe: Photoshop e Illustrator,
CorelDraw).
Ter conhecimento em programas de
edição de vídeo.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Pinacoteca Universitária | Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima – Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º andar – Centro
Tel.: (82) 3214-1545 | E-mail: pinacoteca@proex.ufal.br
3

Edital Nº 03/2022 PROEX UFAL

SETOR

Comunicação
(Design)

Processo Seletivo para Bolsistas da Pinacoteca Universitária da UFAL

CURSO

Design

PERÍODO

A partir
do 3º
período

HABILIDADES

TURNO

VAGAS

Obrigatório:
Ter conhecimento em Design gráfico;
Ter conhecimento em informática
(Pacote Adobe: Photoshop e Illustrator ou
Pacote CorelDraw; Pacote Office: Word,
Excel e Power Point).

Matutino

2

Matutino

1

Vespertino

1

Desejável:
Conhecimento em Adobe InDesign; Ser
comunicativo; capacidade para lidar com
os diferentes públicos.

Museologia
(Acervo e
Educativo)

Administração,
Arquitetura e
Urbanismo,
Biblioteconomia,
Ciências Sociais,
Dança, Design,
Filosofia, História,
Jornalismo, Letras,
Música,
Pedagogia,
Relações Públicas
ou Teatro

A partir
do 3º
período

Obrigatório:
Ser comunicativo; capacidade para lidar
com os diferentes públicos. Ter
conhecimento do Pacote Office: Word,
Excel e Power Point.
Desejável:
Conhecimento em artes visuais;
LIBRAS; fluência em língua estrangeira.
Ter experiência em produção textual
acadêmica; experiência em pesquisa
acadêmica e/ou em instituições de
memória.

TOTAL

6

Os candidatos aprovados ou do cadastro de reserva poderão ser realocados para qualquer setor da Pinacoteca
Universitária de acordo com a necessidade.
As vagas não ocupadas poderão ser realocadas para qualquer setor da Pinacoteca de acordo com a necessidade.
4. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas do dia 11 (quarta-feira - 00:00) a 17 de maio (terça-feira - 23:59) de 2022
exclusivamente através do Formulário: Inscrições para Seleção de Bolsistas para Pinacoteca
Universitária no link: https://bit.ly/BolsaPinaUfal2022
4.1. Ao clicar no link supracitado, o/a candidato/a deverá fazer o login com e-mail institucional da UFAL ou
conta Gmail, preencher o formulário e anexar os arquivos com os documentos solicitados.
4.2. Documentos obrigatórios: Documento de identificação com foto (RG ou CNH), CPF, Comprovante de
residência, Comprovante de Matrícula na UFAL semestre 2021.2; Histórico Analítico da Graduação
atualizado; Carta de intenção; Currículo lattes; foto digital formato 3x4; portfólio (em PDF ou link) para
as vagas de Comunicação (Design) e Museologia (Expografia).
4.3. Documentos opcionais que serão avaliados e pontuados (Item 6.2):
a) Para todas as vagas: Comprovante de atuação em museu de artes visuais (bolsista, estágio, trabalho,
voluntário); Comprovante de participação como membro de Comissão Organizadora de exposições
de artes visuais, evento de artes visuais ou eventos culturais realizados pela UFAL;
b) Para as vagas da Comunicação (Assessoria de Comunicação): Portfólio (em PDF ou link).
c) Só serão aceitos como comprovantes: Certificados, Declarações, Diplomas emitidos em papel
timbrado, devidamente assinados ou com autenticação eletrônica.
4.4. Carta de intenção: O/a candidato/a deverá apresentar, em uma lauda, os motivos que o/a levaram a ter
interesse pela vaga de bolsista; demonstrar conhecimentos sobre as ações da Pinacoteca Universitária
da UFAL, disponíveis em: https://ufal.br/pinacoteca, www.instagram.com/pinacotecaufal e
www.facebook.com/pinacotecaufal; breve descrição de experiência que eventualmente tenha e que
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Pinacoteca Universitária | Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima – Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º andar – Centro
Tel.: (82) 3214-1545 | E-mail: pinacoteca@proex.ufal.br
4

Edital Nº 03/2022 PROEX UFAL

Processo Seletivo para Bolsistas da Pinacoteca Universitária da UFAL

contribua com a atividade que pretende desenvolver. Formatação: Fonte Times New Roman, corpo 12,
espaçamento 1,5, página formato A4 e margens 2,5 cm, salvo em arquivo PDF.
4.5. As inscrições enviadas por e-mail; redes sociais; após o prazo estabelecido; e/ou com documentação
incompleta não serão aceitas.
5. DAS ATRIBUIÇÕES
Os candidatos selecionados atuarão no setor desenvolvendo atividades, tais como:
SETOR: COMUNICAÇÃO (ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO)
ATIVIDADES:
● Mailing – Atualização dos contatos no e-mail da comunicação;
● Clipping – Clipagem das matérias sobre o museu, exposições, eventos e artistas do acervo na mídia
impressa e digital;
● Construção de releases – Divulgar e contatar: Ascom da UFAL e imprensa;
● Auxiliar na produção de eventos promovidos pela instituição;
● Participar das aberturas das exposições e eventos;
● Redes sociais – Produção de conteúdo para as redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube) e
monitoramento;
● Estudo de público - mensuração e identificação do público externo da Pinacoteca (visitantes e seguidores
das redes sociais), sob orientação da coordenação e/ou museólogas;
● Registro fotográfico/audiovisual;
● Produzir relatório a partir das estatísticas e informações fornecidas pelas redes sociais e Google;
● Auxiliar no planejamento de atividades, conceitos e conteúdos a serem desenvolvidos com base nas
demandas da instituição;
● Eventualmente realizar saídas para visitas técnicas;
● Auxiliar na concepção, montagem e desmontagem de exposições, quando solicitado pela Coordenação;
● Eventualmente realizar visitas mediadas nas exposições;
● Desenvolver outras atividades relativas à Assessoria que venham a ser necessárias, sob a orientação da
Coordenação;
● Participar de cursos e palestras relativos ao acervo/projeto/exposições, no horário previsto para
desempenho das atividades do projeto (12 horas semanais);
● Participar de reuniões mensais de acompanhamento de atividades do Projeto;
● Produzir relatórios das atividades desenvolvidas, de acordo com o Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA);
● Produzir relatório ao final da participação no Projeto.
SETOR: COMUNICAÇÃO (DESIGN GRÁFICO)
ATIVIDADES:
● Desenvolver Sistema de Identidade Visual (SIV) para as exposições temporárias e eventos;
● Produzir material gráfico para as principais redes sociais da instituição (Instagram, Facebook, YouTube),
site e e-mail;
● Produzir material gráfico para impressos internos e/ou externos (demandas internas e demandas de
exposições temporárias);
● Produzir conteúdo audiovisual (registro em fotografias, vídeos, gifs, entre outros);
● Realizar pesquisas sobre exposições realizadas pela Pinacoteca Universitária para desenvolver conteúdo
visual;
● Auxiliar no planejamento de atividades, conceitos e conteúdos a serem desenvolvidos com base nas
demandas da instituição;
● Eventualmente realizar saídas para visitas técnicas;
● Auxiliar na concepção e realização de eventos promovidos pela instituição;
● Auxiliar na concepção, montagem e desmontagem de exposições, quando solicitado pela Coordenação;
● Eventualmente realizar visitas mediadas nas exposições, quando solicitado pela Coordenação;
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Pinacoteca Universitária | Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima – Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º andar – Centro
Tel.: (82) 3214-1545 | E-mail: pinacoteca@proex.ufal.br
5

Edital Nº 03/2022 PROEX UFAL

●
●
●
●
●

Processo Seletivo para Bolsistas da Pinacoteca Universitária da UFAL

Desenvolver outras atividades relativas ao Design que venham a ser necessárias, sob a orientação da
Coordenação;
Participar de cursos e palestras relativos ao acervo/projeto/exposições, no horário previsto para
desempenho das atividades do projeto (12 horas semanais);
Participar de reuniões mensais de acompanhamento de atividades do Projeto;
Produzir relatórios das atividades desenvolvidas, de acordo com o Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA);
Produzir relatório ao final da participação no Projeto.

SETOR: MUSEOLOGIA (EXPOGRAFIA)
ATIVIDADES:
● Auxiliar na concepção, montagem e desmontagem de exposições;
● Participar das aberturas das exposições, atuando nas atividades técnicas que se façam necessárias
durante o evento;
● Elaborar plantas técnicas, layouts e perspectivas das exposições temporárias e de longa duração em
programas de modelagem 2D e 3D;
● Elaborar projetos luminotécnicos para as exposições temporárias e de longa duração;
● Elaborar plantas técnicas, layouts e perspectivas para os setores da Pinacoteca em programas de
modelagem 2D e 3D;
● Elaborar detalhamento técnico de mobiliários e equipamentos para os espaços expositivos e
administrativos em programas de modelagem 2D e 3D;
● Auxiliar nos procedimentos de medição, higienização, conservação, movimentação e organização do
acervo, sob a orientação da museóloga responsável;
● Desenvolver outras atividades que venham a ser necessárias, sob a orientação da Coordenação e/ou
museólogas;
● Eventualmente realizar saídas para visitas técnicas;
● Auxiliar na concepção e realização de eventos promovidos pela instituição;
● Eventualmente realizar visitas mediadas nas exposições, quando solicitado pela Coordenação;
● Participar de cursos e palestras relativos ao acervo/projeto/exposições, no horário previsto para
desempenho das atividades do projeto (12 horas semanais);
● Participar de reuniões mensais de acompanhamento de atividades do Projeto;
● Produzir relatórios das atividades desenvolvidas, de acordo com o Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA);
● Produzir relatório ao final da participação no Projeto.
SETOR: MUSEOLOGIA - EDUCATIVO E DOCUMENTAÇÃO
ATIVIDADES:
● Auxiliar nos procedimentos de medição, higienização, conservação, movimentação e organização do
acervo;
● Elaborar e preencher planilhas para subsidiar atividades de catalogação do acervo;
● Realizar pesquisas sobre o acervo;
● Realizar pesquisas sobre exposições realizadas pela Pinacoteca Universitária/UFAL;
● Realizar pesquisas em arquivos e bibliotecas da UFAL e/ou de outras instituições;
● Produzir textos sobre as pesquisas realizadas;
● Auxiliar na concepção, montagem e desmontagem de exposições do acervo;
● Auxiliar na concepção e desenvolvimento de materiais educativos e divulgação do acervo;
● Desenvolver outras atividades relativas ao projeto que venham a ser necessárias, sob a orientação da
museóloga responsável pelo setor.
● Eventualmente realizar saídas para visitas técnicas;
● Auxiliar na concepção e realização de eventos promovidos pela instituição;
● Eventualmente realizar visitas mediadas nas exposições;
● Participar de cursos e palestras relativos ao acervo/projeto/exposições, no horário previsto para
desempenho das atividades do projeto (12 horas semanais);
● Participar de reuniões mensais de acompanhamento de atividades do Projeto;
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Pinacoteca Universitária | Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima – Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º andar – Centro
Tel.: (82) 3214-1545 | E-mail: pinacoteca@proex.ufal.br
6

Edital Nº 03/2022 PROEX UFAL

●
●
●
●
●
●

Processo Seletivo para Bolsistas da Pinacoteca Universitária da UFAL

Realizar visitas mediadas nas exposições;
Participar das aberturas das exposições, atuando como mediadores e na recepção do público;
Auxiliar na concepção, montagem e desmontagem de exposições, quando solicitado pela Coordenação;
Desenvolver outras atividades relativas ao Setor Educativo que venham a ser necessárias, sob a
orientação da museóloga responsável;
Produzir relatórios das atividades desenvolvidas, de acordo com o Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA);
Produzir relatório ao final da participação no Projeto.

6. DA SELEÇÃO
A seleção dos/as bolsistas se dará em três etapas, discriminadas abaixo:
ORDEM

ETAPA

CARÁTER

PESO

01

Primeira etapa

Eliminatória

-

02

Segunda etapa

Classificatória

04 (quatro)

03

Terceira etapa
Entrevista: todas as vagas
Prova prática: Comunicação (Assessoria de Comunicação
e Design); e Museologia (Expografia)

Classificatória

06 (seis)

6.1. Primeira etapa:
Análise dos documentos obrigatórios descritos no item 4.3: Histórico Analítico da Graduação;
Comprovante de Matrícula atualizado (2021.2); Carta de intenção; Currículo lattes; Portfólio, obrigatório
para as vagas de Comunicação (Design) e Museologia (Expografia); e opcional para a Comunicação
(Assessoria de Comunicação).
6.1.1. Será eliminado do processo seletivo o/a candidato/a que:
a) Deixar de apresentar quaisquer dos documentos obrigatórios descritos no item 4.3;
b) Apresentar coeficiente de rendimento acumulado inferior a 6,00 (seis) no Histórico Analítico.
6.2. Segunda Etapa:
Avaliação e pontuação dos documentos dos candidatos aprovados na primeira etapa, considerando o
seguinte quadro:
ORDEM

DOCUMENTO

PONTUAÇÃO

01

Comprovante de atuação em museu de artes visuais (bolsista, estágio,
trabalho, voluntário).

0 ou 4 pontos

02

Comprovante de participação como membro da Comissão Organizadora
de exposições de artes visuais, evento de artes visuais ou eventos
culturais realizados pela UFAL.

0 ou 2 pontos

03

Avaliação de portfólio

0 a 2 pontos

04

Carta de intenção: clareza na expressão das intenções e dos argumentos
apresentados para a inscrição

0 a 2 pontos

Total

10 pontos

6.3. Terceira Etapa:
As entrevistas e provas práticas serão realizadas de forma remota, por meio de aplicativo de
videoconferência (preferencialmente Meet) em horário previamente comunicado o/a candidato/a via e-mail
e/ou contato telefônico. Em caso de instabilidade no funcionamento do aplicativo ou rede de internet,
poderão ser adotados os aplicativos Zoom ou WhatsApp.
O candidato deverá selecionar no formulário de inscrição o/s turno/s disponível/eis para entrevista e prova
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Pinacoteca Universitária | Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima – Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º andar – Centro
Tel.: (82) 3214-1545 | E-mail: pinacoteca@proex.ufal.br
7

Edital Nº 03/2022 PROEX UFAL

Processo Seletivo para Bolsistas da Pinacoteca Universitária da UFAL

prática: manhã (8h30 às 12h) e tarde (14h às 17h30).
O não comparecimento na data e horário determinados para entrevista e prova prática será considerado
desistência do/a candidato/a.
Serão convocados para as entrevistas e prova prática os candidatos com maiores pontuações na Segunda
Etapa, na proporção de até duas vezes o número de vagas, de acordo com o quadro a seguir:
ORDEM

HORÁRIO DE
ATUAÇÃO

SETOR

Nº DE
MÁXIMO DE
VAGAS ENTREVISTADOS

01

Comunicação (Assessoria de Comunicação)

Matutino

02

04

02

Comunicação (Assessoria de Comunicação)

Vespertino

02

04

03

Comunicação (Design)

Matutino

02

04

04

Comunicação (Design)

Vespertino

02

04

05

Museologia (Expografia)

Vespertino

01

02

06

Museologia (Educativo e Acervo)

Matutino

01

02

07

Museologia (Educativo e Acervo)

Vespertino

02

04

6.3.1. Entrevistas:
Todos os/as candidatos/as aprovados/as na segunda etapa participarão das entrevistas para as
vagas pretendidas.
6.3.2. Prova prática:
A avaliação da Prova Prática terá por objetivo aferir a aptidão do candidato para o desempenho das
atividades inerentes à vaga. Farão a prova prática, os/as candidatos/as que concorrem às vagas de
Comunicação (Assessoria de Comunicação e Design) e Museologia (Expografia), aprovados/as na
segunda etapa.
O tema da prova prática será enviado para o e-mail dos/as candidatos/as aprovados/as.
Os/as candidatos/as às vagas de Comunicação (Design) e Museologia (Expografia) deverão dispor de
computador, internet e os devidos programas necessários para a realização das provas por
videoconferência, de acordo com as instruções abaixo:
a) Comunicação (Assessoria de Comunicação): O/A candidato/a deverá produzir um release
(mínimo uma lauda) e legenda para publicação para publicação nas redes sociais da
Pinacoteca Universitária, dentro das orientações estabelecidas antecipadamente por e-mail
pela Coordenação da Pinacoteca.
b) Comunicação (Design): O/A candidato/a deverá produzir uma peça gráfica em programa de
desenho/imagem vetorial, de acordo com as orientações fornecidas, dentro das orientações
estabelecidas antecipadamente por e-mail pela Coordenação da Pinacoteca.
c) Museologia (Expografia): O/A candidato/a deverá produzir um arquivo em 2D e um arquivo
em 3D, de acordo com as orientações fornecidas, dentro das orientações estabelecidas
antecipadamente por e-mail pela Coordenação da Pinacoteca.
6.4. A nota para a Terceira Etapa (Entrevista e Prova Prática) será formada pela média das notas obtidas
pelos/as candidatos/as numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).
6.5. A pontuação final será calculada de acordo com a seguinte fórmula:
Nota Final =

(Nota da Segunda Etapa X 4,0) + (Nota da Terceira Etapa X 6,0)
10 (dez)

_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Pinacoteca Universitária | Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima – Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º andar – Centro
Tel.: (82) 3214-1545 | E-mail: pinacoteca@proex.ufal.br
8

Edital Nº 03/2022 PROEX UFAL

Processo Seletivo para Bolsistas da Pinacoteca Universitária da UFAL

6.6. Em caso de empate, serão considerados critérios de desempate, na ordem a seguir:
ORDEM

CRITÉRIO

01

Comprovação de atuação em museu de artes visuais (bolsista, estágio, trabalho, voluntário)

02

Comprovação de participação como membro da Comissão Organizadora de exposições de artes
visuais, evento de artes visuais ou eventos culturais realizados pela UFAL.

03

Maior pontuação na avaliação de portfólio

04

Maior pontuação na Carta de intenção

6.7. Será eliminado/a do processo seletivo o/a candidato que utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para
obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa da seleção.
7. DO RESULTADO E DA CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS:
7.1. O resultado final será divulgado no dia 30/05/2022, até as 23h59min, no endereço eletrônico
https://editais.ufal.br/extensao.
7.2. Serão convocados os/as 12 (doze) candidatos/as melhor classificados, 06 (seis) iniciando as atividades
em junho e 06 (seis) em agosto, de acordo com o quadro de vagas/setor, ficando o restante em cadastro
reserva.
7.3. Poderão ser solicitados documentos adicionais para os candidatos convocados/as.
7.4. Os/As candidatos/as classificados para início das atividades em agosto poderão ser consultados sobre
disponibilidade para iniciar as atividades antecipadamente no caso de desistência ou desligamento dos
candidatos aprovados para início das atividades em junho.
7.5. No caso de desistência, desligamento ou indisponibilidade para antecipação do início das atividades dos
candidatos classificados, o número de vagas será disponibilizado para o cadastro de reserva.
7.6. Os/As candidatos/as do cadastro de reserva poderão ser convocados/as à medida que forem surgindo
vagas e desde que ainda atendam aos pré-requisitos.
7.7. Os candidatos aprovados ou do cadastro de reserva poderão ser realocados para qualquer setor da
Pinacoteca Universitária de acordo com a necessidade.
7.8. As vagas não ocupadas poderão ser realocadas para qualquer setor da Pinacoteca de acordo com a
necessidade.
Informações adicionais e esclarecimentos: os/as candidatos/as poderão esclarecer dúvidas por meio de
contato telefônico (3214-1545) ou pelo e-mail pinacoteca@proex.ufal.br.
8. DO CRONOGRAMA
ORDEM

ITEM

PERÍODO/DATA

01

Publicação do Edital

11/05/2022

02

Inscrições

11 a 17/05/2022

03

Primeira e segunda etapas

18 a 20/05/2022

04

Resultado parcial

23/05/2022

05

Terceira etapa:
Entrevista e provas práticas

25 a 27/05/2022

06

Resultado Final e convocação

30/05/2022

07

Início das atividades em junho

01/06/2022

08

Início das atividades em agosto

01/08/2022

_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Pinacoteca Universitária | Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima – Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º andar – Centro
Tel.: (82) 3214-1545 | E-mail: pinacoteca@proex.ufal.br
9

Edital Nº 03/2022 PROEX UFAL

Processo Seletivo para Bolsistas da Pinacoteca Universitária da UFAL

9. DESLIGAMENTO DA BOLSA
9.1. O bolsista será desligado da bolsa se:
a) Acumular 3 faltas não justificadas com documentos comprobatórios (ex: atestado médico, atestado
de óbito de familiar, convocação Poder Judiciário ou Justiça Eleitoral, declaração de atividade
curricular assinada pelo docente responsável pela disciplina) no mês ou 4 durante 6 meses
consecutivos a partir da 1ª falta.
● 1 falta não justificada no mês: 1ª advertência;
● 2 faltas não justificadas no mês: 2ª advertência;
● 3 faltas não justificadas no mês: desligamento.
● 1 falta não justificada no período de 6 meses a partir da 1ª falta: 1ª advertência;
● 3 faltas não justificadas em seis meses consecutivos: 2ª advertência;
● 4 faltas não justificadas no semestre: desligamento.
b) Acumular atrasos não justificados (a partir de 30 minutos) no mês.
● 1 atraso não justificado no mês: 1ª advertência;
● 2 atrasos não justificados no mês: 2ª advertência;
● 3 atrasos não justificados no mês: desligamento.
c) Acumular atraso, de 5 dias, não justificado do envio do relatório trimestral de atividades desenvolvidas,
de acordo com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
● Atraso de 1 relatório: 1ª advertência.
● Atraso de 2 relatórios: 2ª advertência.
● Atraso de 3 relatórios: desligamento.
d) Acumular atraso, de 5 dias, não justificado no envio das atividades solicitadas.
● Atraso de 1 atividade no mês: 1ª advertência.
● Atraso de 2 atividades no mês: 2ª advertência.
● Atraso de 3 atividades no mês: desligamento.
● Atraso de 1 atividade no semestre: 1ª advertência.
● Atraso de 4 atividades no semestre: 2ª advertência.
● Atraso de 5 atividades no semestre: desligamento.
e) Não atender ao horário estabelecido para as atividades diárias da Pinacoteca Universitária,
respeitando a carga horária de 12 (doze) horas semanais.
f) Trancar ou concluir o curso.
g) Não enviar comprovante de matrícula atualizado a cada novo semestre letivo
9.2. Caso o bolsista deseje se desligar da bolsa, deverá avisar formalmente para a Coordenação da
Pinacoteca com antecedência de um mês.
9.3. No caso de desligamento e/ou indisponibilidade para antecipação do início das atividades dos candidatos
classificados, o número de vagas será disponibilizado para o cadastro de reserva, desde que ainda
atendam aos pré-requisitos.
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. Na hipótese de serem alteradas quaisquer disposições aqui estabelecidas, serão expedidos Editais
Retificadores, que passarão a constituir parte integrante deste Edital.
10.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação da Pinacoteca Universitária.
10.3. Os/As estudantes selecionados/as na condição de Bolsistas neste Edital deverão apresentar Extrato
bancário de Conta Corrente atualizado, com movimentação, comprovando que a conta está ativa. Caso
não tenha, deverá providenciar abertura de Conta Corrente para recebimento da bolsa. ATENÇÃO: Não
pode ser Conta Poupança, Conta Fácil, Conta Conjunta ou Conta Salário.
10.4. Os/As estudantes selecionados/as neste Edital iniciarão suas atividades no dia 01 de junho de 2022
e receberão a bolsa referente ao período de atividades desenvolvidas.
Maceió, 11 de maio de 2022
Iris Danielle Tenório Pinto Lima Silva
Coordenadora da Pinacoteca Universitária

Sérgio Onofre Seixas De Araújo
Coordenador de Assuntos Culturais

Cezar Nonato Bezerra Candeias
Pró-Reitor de Extensão

_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pró-reitoria de Extensão | Universidade Federal de Alagoas | Campus A.C. Simões | Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, CEP: 57072-900 - Maceió/AL
Pinacoteca Universitária | Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima – Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º andar – Centro
Tel.: (82) 3214-1545 | E-mail: pinacoteca@proex.ufal.br
10