Edital - ProCCAExt (RETIFICADO)

Esta retificação refere-se aos itens: “Das Condições de Participação” e Calendário

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Pró-Reitoria de Extensão - PROEX
PROGRAMA CÍRCULOS COMUNITÁRIOS DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS ProCCAExt
Edital Nº 04 PROEX, de 19 de julho de 2016.
Esta retificação refere-se aos itens: “Das Condições de Participação” (pp. 6 e 7) e Calendário (p. 10)

1.

CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO
A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), responsável pela Coordenação do

Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (ProCCAExt), abre
inscrições para concorrência de projetos acadêmicos pautados em uma abordagem
que relaciona o conhecimento acadêmico-científico-tecnológico a ações coletivas,
comprometidas com o humanismo e com a democracia, que estejam pautadas no
princípio da solidariedade e sejam socialmente úteis, tendo como ponto de partida
as necessidades das comunidades universitária e alagoana. Essa perspectiva
envolve análise dos processos sociais e culturais, a partir de métodos investigativos
voltados às transformações sociais e à produção de conhecimentos, porém não se
confunde com eles, tratando-se, portanto, de um programa que tem no seu centro as
atividades extensionistas, as quais devem estar prioritariamente ligadas a ações
concretas das áreas de formação profissional com a comunidade interna e externa,
principalmente as que se encontram no entorno da universidade.
Entende-se como Programa de Extensão o conjunto articulado de projetos e
outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar, integrado a
atividades de pesquisa e de ensino. Tem caráter orgânico-institucional, integração
no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um
objetivo comum, sendo executado a médio ou longo prazo. Dessa forma, os projetos
selecionados deverão materializar o objetivo geral deste Programa, que é fortalecer
a formação acadêmico-cultural e científico-tecnológica dos profissionais formados na
UFAL, através da relação entre a universidade e as comunidades que se encontram

2

no seu interior ou no seu entorno, nos diversos campi, equipamentos culturais e
municípios, de forma que a população alagoana possa acessar e contribuir, na
forma de atividades socialmente relevantes, com o conhecimento que a universidade
desenvolve.
Entende-se também como Projeto de Extensão o conjunto de ações
processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural, ou tecnológico, com
objetivo específico e prazo determinado. Para tanto, estamos sugerindo a formação
de círculos comunitários, os quais devem materializar o objetivo do Programa, ao
passo que objetiva as intenções dos projetos específicos no interior do Programa.
Os Círculos são caracterizados como grupos orgânicos compostos por professores,
técnicos administrativos e estudantes da UFAL e pessoas das comunidades, cujo
objetivo principal é construir um regime de cooperação entre a universidade e as
comunidades, através de atividades de caráter interdisciplinar, solidárias, e
socialmente úteis, que articulem o conhecimento acadêmico-cultural-científicotecnológico, abordados no ensino e na pesquisa, com os conhecimentos construídos
pelas comunidades. Cada Círculo é responsável para que os sujeitos envolvidos
possam, problematizar, planejar, elaborar e agir, avaliando as ações e verificando o
retorno à prática social, que deve estar em outro patamar, quando comparada ao
início do projeto.
2. OBJETIVOS
 Estimular a participação de estudantes, professores e técnicos da UFAL em
ações que promovam a relação entre a UFAL e as comunidades,
principalmente as do seu entorno, em todos os Campi e Unidades
Educacionais;
 Colaborar com a formação de profissionais comprometidos com a superação
das contradições sociais, ampliando a visão de mundo humanística, fortalecendo
uma perspectiva democrática, solidária, e colaborativa acerca das relações
sociais.
 Possibilitar o acesso das comunidades aos conhecimentos desenvolvidos na
universidade.
 Possibilitar à universidade o acesso aos conhecimentos desenvolvidos pelas
comunidades de forma a enriquecer a formação profissional na UFAL.
 Estimular a formação de grupos de estudos temáticos e interdisciplinares que
desenvolvam ações e produzam conhecimentos em torno de problemáticas
concretas das comunidades, em especial as comunidades do entorno.

3

3. DA ELABORAÇÃO DO PROJETO
Os Projetos a serem apoiados pelo presente Edital deverão ser executados no prazo de um
ano.

Os projetos deverão atender às seguintes diretrizes:

3.1. De natureza acadêmica:
3.1.1. Indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, caracterizada pela
integração da ação desenvolvida com a formação científica e política do estudante,
e pela produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias, de modo
a configurar a natureza extensionista do projeto.
3.1.2.

Interdisciplinaridade,

interinstitucionalidade,

interprofissionalidade

(proporcionar o envolvimento de diferentes áreas na proposta);
3.1.3. Impacto na formação do estudante – técnico-científica, pessoal e social,
dentro do projeto didático-pedagógico do/s curso/s envolvidos na proposta;
3.1.4. Geração de produtos ou processos como publicações, monografias,
dissertações, teses, abertura de novas linhas de extensão, ensino e pesquisa etc.1;
3.1.5. Integração das atividades de extensão com o Projeto Pedagógico do Curso –
PPC e com o Plano de Desenvolvimento da Unidade e da Instituição – PDU e PDI.

3.2. Da relação com a sociedade:
3.2.1. Promover ações de enfrentamento das problemáticas sociais (especialmente
da classe trabalhadora) em direção à emancipação humana, ao desenvolvimento de
meios e processos de produção, à inovação e transferência mútua de
conhecimentos, à ampliação de oportunidades educacionais para a formação e
qualificação dos estudantes da UFAL e da comunidade envolvida no projeto.
3.2.2. Demonstrar claramente relação multilateral com algum setor da sociedade
através de um círculo permanente de ações comunitárias que integrem o
conhecimento e experiência acumulados na academia com o saber popular, visando
ao desenvolvimento de sistemas de parcerias interinstitucionais, seja com entidades
públicas (escolas, postos de saúde, assistência social, etc.), associações de bairro,

1

Ver anexo com os produtos que podem ser inseridos no SIGAA.

4

projetos sociais ou culturais, comunidades tradicionais, movimentos culturais,
movimentos sociais, preferencialmente que integram o entorno da universidade,
articulando a comunidade interna à comunidade externa à UFAL.

4. DA ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO
As informações relativas à proposta deverão verificar o roteiro de projeto em
anexo atendendo às seguintes orientações:

4.1. Introdução:
- Caracterização da comunidade onde será desenvolvida explicitando e descrevendo
com clareza a necessidade e potencialidade do projeto;
- Explicitação detalhada dos fundamentos teóricos que orientam a proposta, bem
como caracterização e justificativa da mesma;
- Objetivos: Clareza e precisão dos objetivos delimitados;

4.2. Metodologia:
- Do projeto: procedimentos gerais, dinâmica do projeto, sujeitos envolvidos,
comunidade de referência, local de realização, materiais utilizados entre outras
informações que indiquem claramente como o projeto ocorrerá; indicação do número
estimado de pessoas da comunidade beneficiada a partir da ação e;
- Metodologias específicas: para as ações propriamente ditas. Ex: No caso de ações
no âmbito do ensino, a metodologia de ensino adotada.

4.3. Avaliação:
- Descrição do processo de acompanhamento e avaliação (previsão de
instrumentos), com base nos seguintes indicadores2 que permitam verificar o
alcance dos objetivos institucionais (programa) e específicos (do projeto). Será
necessário observar os seguintes indicadores durante a realização do projeto, para
que posteriormente se gere um relatório consistente para a instituição.

2

Os indicadores são definições que permitem a instituição acompanhar e avaliar a
materialização da sua função social e, neste programa, especialmente, a função social da extensão
para a formação dos profissionais e para a sociedade alagoana.

5

Os projetos deverão indicar uma previsão de:
a) carga horária total do projeto (incluindo todas as ações – considerando as ações
indicadas no cronograma);
b) número de participantes (com direito a certificado), ou seja, alcance do trabalho
(indicador quantitativo – previsão do número de sujeitos envolvidos);
c) número de alunos de graduação envolvidos no projeto;
d) quantidade de áreas (interdisciplinaridade - áreas de conhecimentos mobilizados
nas ações) do projeto (quantitativo/qualitativo);
e) alcance territorial (qualitativo - bairro ou municípios envolvidos);
f) relevância para a formação dos estudantes envolvidos (qualitativo);
g) relevância para a comunidade (qualitativo), indicando se desenvolvido em
instituições públicas, como escolas públicas ou em comunidades vulneráveis;
h) impacto social (nível de resolução da problemática – quantitativo/qualitativo);
i) produtos da ação (quantitativo/qualitativo).

4.4 Infraestrutura:
- Detalhamento da infraestrutura existente para a execução do projeto e daquela que
seria importante adquirir visando à consolidação do projeto.

4.5. Proposta do cronograma de execução:
- Apresentar o plano geral do projeto, com duração de um ano, considerando o
relatório parcial e relatório final a ser submetido no SIGAA.
- Apresentar o plano de atividades do bolsista, com carga horária de atividade
semanal, e apontando as atividades acadêmicas desenvolvidas no projeto3.

5. DO ENCAMINHAMENTO DOS PROJETOS
Os projetos devem ser organizados nos itens constantes no formulário de
proposta4, e estar disponível no SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades
Acadêmicas). Somente serão aceitas as propostas submetidas pelo coordenador,
utilizando o SIGAA, articulando o projeto ao programa “Círculos Comunitários de
Atividades Extensionistas”.
As propostas devem estar ligadas a uma das áreas temáticas definidas
nacionalmente para a extensão e indicá-la no projeto, a saber:

3

Ver em anexo modelo de plano de atividades.

4

Ver anexo com formulário de proposta.

6

1. Comunicação; 2. Cultura; 3. Direitos humanos e justiça; 4. Economia e
administração; 5. Educação; 6. Meio ambiente; 7. Saúde; 8. Tecnologia e produção;
9. Trabalho.
Também é necessário apontar uma das linhas de extensão definidas
nacionalmente, a saber:
1) Alfabetização, leitura e escrita; 2) Artes cênicas; 3) Artes integradas; 4) Artes
Plásticas; 5) Artes visuais; 6) Comunicação estratégica; 7) Desenvolvimento de
produtos; 8) Desenvolvimento regional; 9) Desenvolvimento rural e questões
agrárias; 10) Desenvolvimento tecnológico; 11) Desenvolvimento urbano; 12)
Direitos individuais e coletivos; 13 Educação profissional; 14) Empreendedorismo;
15) Emprego e renda; 16) Endemias e epidemias; 16) Divulgação científica e
tecnológica; 17) Esporte e Lazer; 18) Estilismo; 19) Fármacos e medicamentos; 20)
Formação de professores; 21) Gestão do trabalho urbano e rural; 22) Gestão
informacional; 23) Gestão institucional; 24) Gestão informacional; 25) Gestão
pública; 26) Grupos sociais vulneráveis; 27) Infância e adolescência; 28) Inovação
tecnológica; 29) Jornalismo; 30) Jovens e adultos; 31) Línguas estrangeiras; 32)
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem; 33) Mídia-arte; 34) Mídias; 35)
Música; 36) Organização da sociedade e movimentos sociais; 37) Patrimônio
cultural, histórico e natural; 38) Pessoas com deficiências, incapacidades e
necessidades especiais; 39) Propriedade intelectual e patentes; 40) Questões
ambientais; 41) Recursos hídricos; 42) Recursos sólidos; 43) Saúde animal; 44)
Saúde da família; 45) Saúde e proteção no trabalho; 46) Saúde humana; 47)
Segurança alimentar e nutrição; 48) Segurança pública e defesa social; 49)
Tecnologia da informação; 50) Terceira idade; 51) Turismo; 52) Uso de drogas e
dependência química; e 53) Desenvolvimento humano.

6. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Os projetos devem estar sob a coordenação geral de um docente ou técnico
de nível superior e, pelo menos, dois colaboradores (docentes ou técnicos). O
docente ou técnico poderá coordenar somente uma proposta, não estando impedido
de participar de outras propostas como membro da equipe. Na hipótese de
afastamento do coordenador, deve-se comunicar imediatamente à PROEX por meio
de memorando, no qual conste quem assumirá a coordenação do projeto.
Cada projeto aprovado dará direito a 3 (três) bolsas para estudantes de
graduação da UFAL e 3 (três) vagas para estudantes colaboradores. Os estudantes
colaboradores são aqueles que já participam como bolsistas de outros programas,
mas desejam participar do projeto, sem acúmulo de bolsa. Exemplo disso são os
alunos

bolsistas

do

Pro-Graduando,

PIBID,

Monitoria,

os

quais

podem

voluntariamente se engajar nas propostas, visando ao fortalecimento da sua
formação acadêmica.

7

Para que o cadastro da proposta do projeto no SIGAA seja concluído, é
obrigatória a inserção de três alunos bolsistas, os quais devem ser selecionados
dentro do prazo final para submissão da proposta. Os demais discentes envolvidos
deverão ser informados como membros da equipe no cadastro do projeto. Não há
limites para a inclusão de colaboradores, desde que justificado na proposta. Alunos
que já possuem bolsas na Universidade Federal de Alagoas não poderão acumular
com as bolsas oferecidas no Edital ProCCAExt. A seleção dos bolsistas é
prerrogativa e responsabilidade do professor ou técnico que submeter a proposta,
respeitando os critérios básicos do edital, podendo acrescentar outros de acordo
com a característica da proposta.
Cabe ressaltar que os planos de atividades dos alunos colaboradores devem
ser organizados de forma a não causar prejuízos à sua atividade como bolsista
quando for o caso. Também é importante enfatizar que as atividades desenvolvidas
pelos estudantes devem articular-se diretamente a sua formação acadêmica e
científica, sendo vedada a atuação em atividades exclusivamente burocráticas.
Este

Edital

disponibilizará

3 00

(trezentas)

bolsas

no

total,

que

pertenciam aos Programas Pibip-Ação e Pró-extensão. Essas bolsas serão
disponibilizadas da seguinte forma: 150 (cento e cinquenta) bolsas para o Campus
A.C. Simões, 96 (noventa e seis) bolsas para o Campus Arapiraca e 54 (cinquenta
e quatro) bolsas para o Campus do Sertão, no valor mensal de R$ 400,00
(quatrocentos reais), distribuídas em 100 projetos (Quadro 1).

Quadro 1. Número de bolsas disponibilizadas e número de projetos por
Campi
Campus
Bolsas
Projetos
A.C.Simões

150

50

Arapiraca

96

32

Sertão

54

18

TOTAL

300

100

8

Cada projeto aprovado terá direito a 03 (três) bolsas para estudantes no
valor unitário de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, durante o período de
um ano. Os planos de atividades dos bolsistas deverão destinar no mínimo 8 (oito)
horas semanais para o desenvolvimento das atividades. A carga horária total do
projeto deve ser indicada na proposta, considerando os dias letivos do calendário
acadêmico, e se necessário e de acordo com a natureza da proposta, contemplando
o período de recesso acadêmico.

6.1. REQUISITO DOS ESTUDANTES CANDIDATOS À BOLSA (conforme
Decreto nº 7.416, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010 que regulamenta os artigos 10
e 12 da Lei nº 12.155, de 23 de dezembro de 2009, que tratam da concessão de
bolsas para desenvolvimento de atividades de ensino e extensão
universitária).
a) Estar regularmente matriculado em cursos de graduação da UFAL.
b) Apresentar disponibilidade de carga horária para o cumprimento das atividades
previstas.
c) Ter média geral, nas disciplinas cursadas, igual ou superior a 6,0 (seis).
d) Não receber outro tipo de bolsa de programas oficiais.
7. COMPROMISSOS E RESPONSABILIDADES PARA PARTICIPAÇÃO NO
PROJETO
O c oordenador e os estudantes bolsistas deverão apresentar à PROEX,
via SIGAA, os resultados das ações, através de relatórios parciais (seis meses) e
final (um ano). Os relatórios e resultados serão requisitos para a renovação ou não
da vigência do projeto. Cabe ressaltar que a renovação por mais um ano está
também condicionada ao orçamento da universidade. Os estudantes bolsistas
deverão apresentar os resultados parciais e finais de suas atividades no Congresso
Acadêmico da UFAL e no Seminário Geral do PROGRAMA CÍRCULOS
COMUNITÁRIO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS - ProCCAExt, promovido pela
PROEX, com data a ser definida por essa Pró-Reitoria.
O coordenador e colaboradores, ao terem o seu projeto aprovado neste
Edital, serão inseridos automaticamente no banco de avaliadores ad hoc da
PROEX.
O

cumprimento

dos

planos

de

atividades

dos

estudantes

é

de

responsabilidade do coordenador do projeto. No caso de o estudante não cumprir

9

com as atividades acordadas, o professor deve comunicar à PROEX para que haja a
substituição. O perfil do novo estudante indicado deve atender aos requisitos deste
Edital. O coordenador deverá comunicar à PROEX, via memorando até o dia 15
de cada mês, o desligamento/substituição de bolsista, a fim de evitar pagamentos
indevidos.
Os projetos que estiverem dentro dos padrões (atingirem a nota mínima) e
não f o re m contemplados com bolsas poderão ser desenvolvidos a critério do
coordenador. Para isso, é necessário informar à PROEX a decisão através de
memorando e posterior inserção do mesmo no SIGAA. A ausência dessa
informação será interpretada pela PROEX como a não realização do projeto.
Uma vez cumprido o projeto, docentes, técnicos, estudantes bolsistas e
estudantes que atuaram no projeto terão direito a certificado de participação. A
carga horária para certificação corresponde ao cálculo de 8 horas semanais
dedicadas ao projeto, multiplicadas pelo número de meses de execução, totalizando
320 horas de atividades. É importante ressaltar que este cálculo é uma média
baseada: nas características da carreira docente e técnico-administrativa; na
condição de organização do estudante nas atividades de ensino e pesquisa; nas
possibilidades reais de inserção nas comunidades; nas atividades de estudo e
preparação para o desenvolvimento das ações. Portanto é necessário que no
relatório seja demonstrada esta dinâmica do projeto de forma a garantir os 100% da
carga horária. Os certificados serão emitidos quando houver cumprimento de, no
mínimo 75% das atividades previstas no cronograma, que devem estar igualmente
demonstradas através dos processos avaliativos definidos na proposta.
8. PROCESSO SELETIVO
Os projetos serão julgados por um Comitê Ad Hoc, obedecendo aos critérios
e pontuação de acordo com o quadro abaixo, na qual 0 (zero) é a pontuação mínima
e 10 (dez) a pontuação máxima:
Item
1
2
3

Critérios
Natureza extensionista da proposta caracterizada pelo desenvolvimento de
atividades concretas nas comunidades (interna-externa) observando a
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e interdisciplinaridade.
Consistência e relevância da proposta na relação entre o/os objetivo/os
propostos e as diretrizes do Edital.
A adequação da metodologia aos objetivos: como serão desenvolvidas as

Pontuação
0-10
0-10
0-10

10

4
5

atividades com vistas ao alcance dos objetivos, pensando na exequibilidade
da proposta.
Adequação da proposta à exigência avaliativa por meio dos indicadores
definidos neste Edital.
Impactos na formação dos estudantes, e relevância social da proposta para
Universidade.

0-10
0-10

Serão selecionados os projetos que tiverem as maiores pontuações. A
pontuação máxima é de 60 pontos. Somente serão considerados exequíveis
projetos que atendam, no mínimo, 50% da pontuação. Como critério de desempate,
serão utilizadas as notas obtidas nos itens 1 e 2.
9. CALENDÁRIO
Atividades
Lançamento do Edital
Cadastro da Proposta no SIGAA (com inclusão dos
bolsistas).
Avaliação dos projetos
Resultado da seleção dos projetos aprovados
Seleção dos bolsistas pelos coordenadores e envio da
documentação dos bolsistas e colaboradores
Ajuste e submissão do plano de atividades individual
dos bolsistas
Pagamento de bolsas
Vigência do edital
Submissão de Relatório Parcial
Submissão de Relatório Final

Data/Período
19/07/2016
19/07 a 09/08/2016
19/07 a 18/08/2016
19/08/2016
19/07 a 09/08
19/08 a 05/09
Agosto de 2016 a julho de
2017.
19/08/2016 a 19/08/2017
Fevereiro de 2017
Agosto de 2017

Maceió, 19 de Julho de 2016.

Prof.ª Dra. Joelma de Oliveira Albuquerque
Pró-Reitora de Extensão

Profa. Ma. Maria Betânia Gomes da Silva Brito
Coordenadora de Projetos e Programas de Extensão

Prof. Dr. Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos
Coordenador de Assuntos Culturais

11

ANEXOS
1- Roteiro para elaboração da proposta.
2- Modelo de plano de atividades

Descrição
CARTILHA
MANUAL
FASCÍCULO
LIVRO
ANAIS
CAPÍTULO DE LIVRO
ARTIGO
COMUNICAÇÃO
MANUAL
JORNAL
REVISTA
RELATÓRIO TÉCNICO
PRODUTO AUDIOVISUAL - DVD
PRODUTO AUDIOVISUAL - CD
PRODUTO AUDIOVISUAL - VÍDEO
PRODUTO AUDIOVISUAL - FILME
PRODUTO AUDIOVISUAL - OUTROS
PROGRAMA DE RÁDIO
PROGRAMA DE TV
APLICATIVO PARA COMPUTADOR
JOGO EDUCATIVO
PRODUTO ARTÍSTICO
OUTROS
OBS: Ressaltamos a importância do registro no sistema dos produtos gerados
pela extensão para que fiquem registrados e componham o relatório anual de
gestão.

12

ANEXO I
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO

Formulário de Projeto de Extensão
Este formulário será utilizado para apresentação de projeto de extensão, com o
objetivo de desenvolvimento das ações de extensão e cultura na instituição. O
projeto deverá ser escrito em letra Arial, tamanho 12, espaçamento simples e
margens 2 cm.

1- IDENTIFICAÇÃO
Título do projeto:
________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
____
Coordenador do projeto:
__________________________________________________________
__________________________________________________________________________
____
E-mail/Telefone/Unidade de origem:
_________________________________________________
__________________________________________________________________________
____
Colaboradores:
_________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
____
Alunos envolvidos:
______________________________________________________________
__________________________________________________________________________
___
E-mail/Telefone/Unidade de origem:
________________________________________________
__________________________________________________________________________
___
Local onde vai ser desenvolvido (comunidade):
_______________________________________
__________________________________________________________________________
___

13

RESUMO DO PROJETO
O resumo deverá limitar-se a 300 palavras, no máximo, contendo o problema e sua
relevância, o público envolvido, os objetivos, a metodologia a ser utilizada.

2. INTRODUÇÃO
2.1. Caracterização da Problemática
Explicar a motivação da realização do trabalho, no contexto da comunidade
envolvida.
2.2. Caracterização da Região onde será desenvolvido o projeto
Explicitar claramente os principais aspectos econômicos, sociais e culturais.

2.3. Justificativa do Projeto
Faça uma síntese do conhecimento teórico, sustentado por referências
bibliográficas, evidências empíricas (se houver) e seu impacto pedagógico no perfil
de formação profissional dos envolvidos.

3. OBJETIVOS
3.1. Objetivo Geral do Trabalho
Mostre o que se espera que seja alcançado no longo prazo, com a ajuda deste
projeto, mesmo que tal objetivo dependa, também, de outras iniciativas da
instituição.

3.2. Objetivos Específicos e Cronograma de Trabalho
Explicite as metas que se espera atingir como resultado direto da implantação deste
projeto.
Objetivo
Objetivo 1:
Objetivo 2:

META – Mês/ano (quantificar)

14

....
Objetivo 4:

4. METODOLOGIA
- Do projeto: procedimentos gerais, dinâmica do projeto, sujeitos envolvidos,
comunidade de referência, local de realização, materiais utilizados entre outras
informações que indiquem claramente como o projeto ocorrerá; indicação do número
estimado de pessoas da comunidade beneficiada a partir da ação e;
- METODOLOGIAS ESPECÍFICAS: PARA AS AÇÕES PROPRIAMENTE DITAS.
EX: NO CASO DE AÇÕES NO ÂMBITO DO ENSINO, A METODOLOGIA DE
ENSINO ADOTADA ETC.
5. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
Definir o instrumento avaliativo para acompanhamento das ações, no qual deve
estar inserido os aspectos previstos pelos indicadores que serão observados e
registrados sistematicamente durante a realização do projeto. Esse instrumento
deve ser compatível e coerente com a natureza da proposta. Os indicadores
sugeridos devem ser detalhados a partir das características das ações
desenvolvidas pelos projetos. Esse aspecto é de extrema relevância para a
elaboração do relatório final.
Indicadores: a) carga horária total do projeto (incluindo todas as ações); b) número
de participantes (com direito a certificado), ou seja, alcance do trabalho (indicador
quantitativo – número de envolvidos); c) número de alunos de graduação envolvidos
no projeto; d) quantidade de áreas (interdisciplinaridade - áreas de conhecimentos
mobilizados nas ações) do projeto (quantitativo/qualitativo); e) alcance territorial
(qualitativo); f) relevância para a formação dos estudantes envolvidos (qualitativo); g)
relevância para a comunidade (qualitativo), indicando se desenvolvido em escolas
públicas ou em comunidades vulneráveis; h) impacto social (nível de resolução da
problemática – quantitativo/qualitativo); i) produtos da ação (quantitativo/qualitativo).
7. PRODUTOS ESPERADOS
Descrever os produtos que podem ser produzidos a partir das ações propostas.
Verificar a lista de produtos anexa ao edital.
8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Ati
vi
da
de
s

Identifique, para cada ação, em que mês ou meses ela ocorrerá.
Meses

15

I

1

2

X

X

II

3

4

5

6

7

X

X

X

X

X

X

X

X

III
IV

8

9

10

X

X

X

X

X

X

11

12

X

V

X

...

9. PLANO DE ATIVIDADE (BOLSISTA)
DE ACORDO COM O MODELO EM ANEXO.
10. REFERÊNCIAS
11. ANEXOS
Colocar as informações adicionais não contempladas no corpo do projeto e
consideradas importantes para compreensão do contexto ou do problema.
- Imagens, fotografias, folders, cartazes, entre outros.
ANEXO II
PLANO DE ATIVIDADES DO BOLSISTA DE EXTENSÃO

I – IDENTIFICAÇÃO
Bolsista: __________________________________________________________________
Curso:

______________________________

Matrícula:

_____________________________
Instituto:

____________________________

Campus:

______________________________
Endereço:

[Informe

o

endereço

completo,

bairro,

cidade,

CEP]

_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
__

16

Complemento: ____________________________________________________________
Telefones: Fixo: (___) __________________ Celular: ______________/______________
E-mail: _______________________________/___________________________________
Unidade/Curso: ____________________________________________________________
Dirigente (a) da Unidade ou coordenador do Curso: ______________________________
__________________________________________________________________________
Servidor (a) orientador (a): ___________________________________________________
Telefone/Ramal

(Unidade

ou

Equipamento):

_____________________________________

 INTRODUÇÃO
(Breve texto sobre as atividades a serem desenvolvidas no programa/projeto de
extensão acerca da realidade na qual estão inseridas relacionando com o objetivo
do plano de atividades do bolsista).

1. JUSTIFICATIVA
(Breve texto sobre as razões que motivam a requerer bolsista para desenvolver as
atividades na unidade/subunidade, e porque esta atividade é importante para a
formação dos estudantes e para a sociedade alagoana).
2. OBJETIVOS
(Descrever o que se pretende alcançar com as atividades a serem desenvolvidas
pelo bolsista).
3. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
(Descrever as atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista na
unidade/subunidade, principalmente, com foco naquelas que estejam articuladas
com sua área de formação).

17

____________ AL, _____/_____/______.

Assinaturas

Bolsista
[Nome do Bolsista]

Coordenador (a) do Projeto
[Nome e carimbo]

Coordenador de Extensão da Unidade/ Equipamentos5
[Nome e carimbo]

5

Neste campo devem assinar, se identificando, os Coordenadores de Extensão dos Campi
interiorizados, dirigentes das subunidades da PROEX e unidade parceiras.