Edital - Campus A. C. Simões

Arquivo
EDITAL DE CHAMADA PARA PROPOSIÇÃO DE AÇÕES NA SEMAEXC_2023.pdf
Documento PDF (911.1KB)
                    EDITAL DE CHAMADA Nº 013/2023
PARA PROPOSIÇÃO DE EXECUÇÃO DE AÇÕES NA SEMAEXC/2023
DA ABERTURA DA CHAMADA
1.1 A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal Alagoas (UFAL), Campus A.C.Simões, torna pública,
através deste Edital, a abertura de chamada e CONVOCAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA para a SUBMISSÃO
DE PROPOSTAS À EXECUÇÃO DE AÇÕES na SEMANA DE EXTENSÃO E CULTURA/SEMAEXC/ANO 2023.
DAS ORIENTAÇÕES GERAIS
1.2 A Semana de Extensão e Cultura (SEMAEXC) é um evento de caráter institucional organizado pela Pró-Reitoria de
Extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que tem, dentre outros, o objetivo central de proporcionar espaços
dentro da Academia não somente para a divulgação de ações diversas relacionadas a práticas extensionistas como também
para ser mais um instrumento para envolvimento da Universidade com a Sociedade.
1.3 A Semana de Extensão e Cultura, ano 2023, terá como temática central: “Extensão e Curricularização: Cenários,
Práticas e Proposições”.
1.4 Na programação geral da Semana de Extensão e Cultura (SEMAEXC) constam as seguintes ações que poderão ser
realizadas a partir de proposições feitas por membros da UFAL (docentes, discentes e técnicos administrativos):
comunicações orais, oficinas, minicursos, rodas de conversas e exposição de produtos e técnicas (ExpotecS).
1.5 São definições e características metodológicas principais das ações tratadas neste Edital:
ORD

NOME DA
AÇÃO

O QUE É?

COMO SERÁ?

QUANTITATIVO
MÁXIMO DE
PROPOSTAS
APROVADAS

01

Comunica
ções orais

Apresentação de resultados oriundos de
ações em Atividades de Extensão exitosas.
O conteúdo da comunicação oral poderá
ser publicado, a posteriori, em edição
especial da Revista de Extensão,na forma
de relato ou artigo científico.

Cada exposição se dará em data pré-estabelecida
no campus A.C. Simões. Terá 20 min (14 min de
exposição 06min dúvidas da plateia), cada, em
momento único para apresentação de sua vivência.
As 12 vivências com melhor pontuação adquirida
por avaliação prévia Comissão Própria serão
consideradas aptas para sua exposição temática.

Até 12 propostas
serão consideradas
aprovadas/
classificadas.

02

Oficina

Exposição temática e/ou de técnicas
específicas propostas com predomínio de
atividades mais práticas que teóricas.

Serão realizadas no turno vespertino, podendo ter
duração entre 02 a 04h (01 só dia), com público
máximo de 20 participantes por oficina.

Até 09 propostas
serão consideradas
aprovadas/
classificadas.

03

Minicurso

Exposição temática e/ou de técnicas
específicas PARA GERAR reflexões e
anotações de pertinência temática alusiva a
alguma das 08 áreas temáticas de
Extensão.

Serão realizadas no turno vespertino, podendo ter
duração entre 03 a 04h (01 só dia), com público
máximo de 30 participantes por minicurso.

Até 09 propostas
serão consideradas
aprovadas/
classificadas.

04

rodas
de
conversas

Realização de conversas em círculo
(GRUPO) sobre temáticas alternativas,
relacionadas a, pelo menos, uma área
temática de Extensão.

Fazer exposição temática que tenha relação direta
ou indireta à temáticas extensionistas caracterizada
pela troca e exposição de saberes, trazendo
reflexões sobre o assunto discutido. Ao final, que
o/a mediador/a da roda de conversa produza uma
carta pedagógica conjunta, registrando principais
tópicos abordados, reflexões dos/as participantes
e/ou ainda, a construção de uma tese relacionada ao
assunto.
A
CARTA
PODERÁ
SER
PUBLICADA NA REVISTA DE EXTENSÃO
DA UFAL.

Até 09 propostas
serão
consideradas
aprovadas/
classificadas.

05

ExpotecS

EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS diversos

Exibição livre, ÀS EXPENSAS DO PRÓPRIO

Entre

02

a

03

oriundos ou não de ações extensionistas e
de TÉCNICAS OU TECNOLOGIAS
INOVADORAS publicadas e/ou em uso
que FAVOREÇAM ao incentivo do
EMPREENDEDORISMO, à disseminação
de Artes diversas e/ou à práticas de
políticas públicas no Estado de Alagoas.

1.6 As propostas submetidas serão
Científica do Evento.

EXPOSITOR/A, em determinados locais dentro
do Campus A. C. Simões da UFAL de produtos,
ações, técnicas ou tecnologias resultados de ações
educativas, culturais e/ou de empreendedorismo
diversos, relacionados tanto a ações desenvolvidas
com a Universidade como por outros setores da
Sociedade.

exposições por dia,
com duração até 04h
por turno ou, ainda,
havendo
espaço
disponível, durante
todo o evento. Até 15
propostas
serão
consideradas
aprovadas/
classificadas
e
distribuídas
para
exibição em um dos
turnos no evento.

encaminhadas para avaliação de uma comissão Ad hoc,vinculada à Comissão

1.7 O conteúdo das ações deverá abordar temáticas vinculadas a, pelo menos, uma área temática de Extensão.
1.8 Somente serão aceitas as propostas encaminhadas por formulário específico, via google forms (link eletrônico) em
data pré-estabelecida no cronograma deste certame.
1.9 Os conceitos e afirmações contidas nas produções textuais apresentadas e desenvolvidos em cada ação serão de inteira
responsabilidade dos/as autores/as.
1.10 Os/as postulantes das propostas receberão a decisão de ACEITE em data estabelecida em cronograma aos moldes
deste edital e por e-mail institucional do evento.

DA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS PARA EXECUÇÃO DE AÇÕES ACADÊMICAS NA SEMAEXC
1.11 Os/as postulantes interessados/as deverão enviar, previamente, via formulário constante no link
https://docs.google.com/forms/d/11I8k3x_ISPDvYPGI5ePmw6lYLDeAKcMdwJYqRmjTRX0/edit suas propostas com os
seguintes dados gerais: nomes dos Autor(es) proponentes, matrícula e e-mail; nome do/a Professor/a ou técnico
Orientador/a coordenador/a da ação ou proposta; título do trabalho; breve resumo da ação: metodologia, público - alvo,
área temática de extensão vinculada, objetivos da ação, número máximo de participantes esperado, Carga horária, turno de
execução, necessidade de recurso para projeção (datashow) e fone/celular para contato.
1.12 O conteúdo das propostas deverá estar relacionado a, pelo menos, uma das 08 áreas temáticas de Extensão, a saber:
Educação, Saúde, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Trabalho, Cultura, Tecnologia &
Produção.
1.13 Os/as postulantes interessados/as em apresentar conteúdo na ação “COMUNICAÇÃO ORAL” deverão enviar,
previamente, via formulário constante no link do item 1.11, minuta com conteúdo a ser apresentado aos moldes do anexo
nº 01 constante neste Edital.
1.14 São partes estruturais que segmentam a apresentação em COMUNICAÇÃO ORAL adotadas neste Evento:
INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS e
REFERÊNCIAS.

DOS REQUISITOS PARA A AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS
1.15 Serão consideradas como aptas para receber o ACEITE as propostas que se ajustem com os seguintes requisitos:
ORD

REQUISITOS PARA A AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS COMUNICAÇÃO ORAL

1

Identificação dos/as autores/as e coordenadores/as orientadores/as das ações de extensão, titulação e
afiliação institucional.

2

Identificação de elementos de interdisciplinaridade, interprofissionalidade e/ou interinstitucionalidade na
execução da ação.

3

Identificação da/as áreas temáticas de Extensão a que está vinculada a ação e ser uma ação extensionista
desenvolvida pela UFAL e já finalizada.

4

Identificação de respeito e atenção às normas relacionadas a QUESTÕES ÉTICAS da Pesquisa e da
divulgação de dados, se a proposta trouxer dados de pessoas coletadas nas ações de Extensão.

5

Grau de relevância do conhecimento apresentado para a Academia

ORD

REQUISITOS PARA A AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE OFICINAS, MINICURSOS E RODAS DE
CONVERSA

1

Identificação dos/as autores/as e coordenadores/as orientadores/as da ação, titulação, afiliação institucional
e da área temática de Extensão a que está vinculada a ação.

2

Identificação de elementos de interdisciplinaridade, interprofissionalidade e/ou interinstitucionalidade na
execução da ação.

3

Elementos que comprovem exequibilidade da ação ( metodologia viável para realização da ação)

4

Identificação de respeito e atenção às normas relacionadas a QUESTÕES ÉTICAS da Pesquisa e da
divulgação de dados, se a proposta trouxer dados de pessoas coletadas nas ações de Extensão.

5

Grau de relevância do conhecimento apresentado para a Academia

ORD

REQUISITOS PARA A AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS PARA EXPOTECS

1

Identificação dos/as autores/as e coordenadores/as da exposição, vinculação institucional e da área temática
de Extensão a que está vinculada o produto a ser exposto.

2

Identificação de elementos de interprofissionalidade e/ou interinstitucionalidade na execução da exposição.

3

Elementos que comprovem exequibilidade da ação ( metodologia viável para realizar a exposição)

4

Identificação de respeito e atenção às normas relacionadas a QUESTÕES ÉTICAS da Pesquisa e da
divulgação de dados, se o objeto da exposição proposta trouxer dados de pessoas coletadas nas ações de
Extensão.

5

Grau de relevância do conhecimento/produto/técnica/serviços apresentado para o público.

DO CRONOGRAMA
1.16 São ações centrais para consecução deste Edital:
ATIVIDADES

DATAS/PERÍODO

Publicação do Edital

13/07/2023

Envio do formulário juntamente com o anexo 01 para apresentação da proposta à
comissão Científica do Evento

13 a 27/07/2023

Envio dos ACEITES pela Comissão Científica aos proponentes das propostas
submetidas

até 10/08/2023

Apresentação das ações no Evento no A.C. Simões

21 a 23/09/2023

DAS ORIENTAÇÕES GERAIS E LINKS DE ACESSO
1.17
Link
de
acesso
ao
formulário
para
submissão
da
proposta
https://docs.google.com/forms/d/11I8k3x_ISPDvYPGI5ePmw6lYLDeAKcMdwJYqRmjTRX0/edit

de

ações:

1.18
Link
de
acesso
ao
formato
para
estrutura
textual
da
Comunicação
Oral:
https://docs.google.com/presentation/d/1JzB5TLLp8wP-vLcn2DWn4DNVj1mG1oZa/edit#slide=id.p1
1.19 Link de acesso à Revista de Extensão da UFAL: https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate
1.20 Link de acesso ao site do Evento:
1.21 Os demais casos omissos em relação ao objeto deste Edital poderão ser analisados por um dos membros da Comissão
Científica da Semana de Extensão e Cultura (SEMAEXC), mediante envio de eventuais dúvidas a partir dos contatos a
seguir: E-mail: semanadeextensaoufal@gmail.com
Maceió (AL), 13 de julho de 2023.

Cezar Nonato Bezerra Candeias
Pró-Reitor de Extensão

Sérgio Onofre Seixas De Araújo
Coord. de Assuntos Culturais.

Janda Maria A. de Alencar
Coord. da Extensão da UFAL

ANEXO 01 ESTRUTURA DA EXPOSIÇÃO DE CONTEÚDO EM COMUNICAÇÃO ORAL.