Retificação do edital -Seleção de Professor Coordenador de Área - PIBID
Retificado em 13/04/2023 – Em relação ao anexo 01 e em relação aos itens 3.1 e 4.1.
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PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – PIBID/UFAL
EDITAL Nº 35/2023 – PROGRAD/UFAL
SELEÇÃO DE COORDENADORES DE ÁREA –
PIBID-UFAL
Retificado em 13/04/2023 – Em relação ao anexo 01
Retificado em 13/04/2023 – Em relação aos itens 3.1 e 4.1
A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, no
uso de suas atribuições regimentais, torna público para conhecimento dos/as interessados/as, que,
no período de 10/04/2023 até as 23h59 do dia 15/04/2023, estarão abertas as inscrições para o
processo de seleção de professores para Coordenador de Área do Subprojeto do PIBID do Curso
de Pedagogia do Campus A. C. Simões, que participará do Projeto Institucional selecionado no
Edital 23/2023 da Capes.
1. Do PIBID
1.1- Do programa
1.1.1- O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa
que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação
e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o
aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de
qualidade da educação básica pública brasileira.
1.1.2. O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas
de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura,
contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.
1.1.3 Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa
concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de
educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).
1.2 Dos objetivos
1.2.1- O pibid apresenta os seguintes objetivos:
I- Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica.
II - Contribuir para a valorização do magistério.
III - Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de
licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica.
IV - Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação,
proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências
metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar
que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensinoaprendizagem.
V - Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como
coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de
formação inicial para o magistério.
VI - Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos
docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
1.3. Dos princípios e características da Iniciação à Docência
1.3. 1. São princípios da iniciação à docência:
I - o desenvolvimento de atividades em níveis crescentes de complexidade em direção à
autonomia do aluno em formação;
II - valorização do trabalho coletivo e interdisciplinar;
III - intencionalidade pedagógica clara para o processo de ensino-aprendizagem dos
objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular;
IV - estímulo à inovação, à ética profissional, à criatividade, à inventividade e à interação
dos pares; e
V - aperfeiçoamento das habilidades de leitura, de escrita e de fala do licenciando.
1.3.2. São características da iniciação à docência:
I - estudo do contexto educacional;
II - desenvolvimento de ações nos diferentes espaços escolares – como salas de aula,
laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, ateliês, secretarias – a partir
do diálogo e da articulação dos membros do programa, e destes com a comunidade
escolar;
III - desenvolvimento de ações em outros espaços formativos além do escolar (ambientes
culturais, científicos e tecnológicos, físicos ou virtuais);
IV - participação nas atividades de planejamento e no projeto pedagógico da escola, bem
como participação nas reuniões pedagógicas e órgãos colegiados;
V - análise do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos ligado ao
subprojeto e também das diretrizes e currículos educacionais da educação básica;
VI - leitura e discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais e de
formação para o estudo de casos didático-pedagógicos;
VII - cotejamento da análise de casos didático-pedagógicos com a prática e a experiência
dos professores das escolas de educação básica, em articulação com seus saberes sobre
a escola e sobre a mediação didática dos conteúdos;
VIII - desenvolvimento, testagem, execução e avaliação de estratégias didático pedagógicas e instrumentos educacionais, incluindo o uso de tecnologias educacionais e
diferentes recursos didáticos; e
IX - sistematização e registro das atividades realizadas no âmbito do subprojeto, com
previsão de uma produção individual para cada discente.
2.
DAS LICENCIATURAS E COMPONENTES CURRICULARES
2.1 A seleção de coordenador de área para participar do Projeto Institucional da UFAL limitase ao Curso de Pedagogia do Campus A. C. Simões.
3.
DOS REQUISITOS E DAS RESPONSABILIDADES
3.1. De acordo com o Edital 23/2022 da Capes, são requisitos mínimos para o recebimento de
bolsa de coordenador de área:
I - ter formação na área do subprojeto, em nível de graduação ou pósgraduação, exceto para
os subprojetos nas áreas de Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação
do Campo:
a) nos subprojetos interdisciplinares, o coordenador deverá possuir formação em uma das
áreas que compõem o subprojeto;
b) nos subprojetos interdisciplinares que envolvam as áreas de Licenciatura Intercultural
Indígena e Licenciatura em Educação do Campo, o coordenador deverá possuir formação
em uma das demais áreas que compõem o subprojeto.
II - possuir título de mestre ou doutor;
III - quando se tratar de IES pública, pertencer ao quadro permanente da IES como docente
e estar em efetivo exercício, ministrando disciplina em curso de licenciatura na área do
subprojeto;
IV - quando se tratar de IES privada ou comunitária, ser contratado em regime integral ou,
se parcial, com carga horária de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais e não ser contratado
em regime horista, e estar em efetivo exercício ministrando disciplina em curso de
licenciatura;
V - possuir experiência mínima de 3 (três) anos como docente do ensino superior em curso
de licenciatura;
VI - não ocupar o cargo de reitor, vice-reitor, presidente, vicepresidente, pró-reitor ou cargo
equivalente na IES;
VII - possuir experiência na formação de professores ou na educação básica,
comprovada pela atuação em pelo menos três das seguintes atividades:
a) coordenação de projetos e programas de formação de professores no âmbito
federal, estadual ou municipal;
b) coordenação de curso de licenciatura (como titular);
c) gestão pedagógica na educação básica (diretor, vice-diretor ou coordenador
pedagógico);
d) docência em disciplina de estágio curricular em curso de licenciatura;
e) orientação de trabalho de conclusão de curso de licenciatura;
f) docência em curso de formação continuada e lato sensu para professores da
educação básica (curso de atualização, aperfeiçoamento, curta duração e
especialização);
g) docência em curso de mestrado profissional para professores da educação básica;
e
h) docência na educação básica (função docente).
Parágrafo único. Para efeito de comprovação do período das experiências previstas nas
alíneas do inciso VII, exigir-se-á o tempo mínimo de 8 (oito) meses para cada uma das
atividades.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1 As inscrições dos candidatos a que se refere este Edital serão realizadas do dia 10/04/2023
até às 23h59 do dia 15/04/2023, pelo e-mail: cdp@prograd.ufal.br, conforme informações
abaixo especificadas:
a) Título do e-mail: INSCRIÇÃO PIBID – Coordenador/a da Licenciatura
(Indicar o nome da licenciatura) /Campus ______________________;
b) O candidato deve anexar ao email:
•
Currículo da Plataforma Capes de Educação Básica
(https://eb.capes.gov.br/), com a experiência acadêmica e profissional
atualizada dos últimos 10 (dez) anos, exceto para a experiência na
Educação Básica (sem limite de tempo) e com a produção acadêmica
na área de formação de professores da educação básica atualizada dos
últimos 05 (cinco) anos. Os documentos comprobatórios (cópia dos
certificados) devem ser anexados, obrigatoriamente, na mesma ordem da
tabela de pontuação (anexar comprovantes conforme ANEXO 03) em um
arquivo único digital. Não serão aceitos outros modelos de currículo.
●
FICHA DE INSCRIÇÃO (Anexo 01)
5. DA SELEÇÃO
5.1. A seleção do coordenador de área será realizada pela Prograd, por meio de uma banca
examinadora composta por 03 (três) membros, designados pelo Pró-reitor de Graduação.
5.2. O processo seletivo constituir-se-á de:
a) Prova de títulos, com análise da Plataforma Capes de Educação Básica, considerando o
Barema 1 (Anexo 03) definido neste Edital, observando-se rigorosamente os requisitos
constantes no item 3 deste Edital e no Edital N°. 23/2022 Capes e da Portaria Capes nº 83 de
27 de abril de 2022.
5.3. Os candidatos serão classificados de acordo com as notas finais obtidas.
5.4 Após a Prova de Títulos, a que se refere o item 5.2, os candidatos serão classificados em
ordem decrescente de pontuação.
5.5 Havendo empate, serão considerados os critérios de desempate, na seguinte ordem de
preferência:
a) Atuação como formador, tutor ou coordenador do PIBID;
b) Ser lotado no curso de licenciatura para o qual se destina o subprojeto;
c) Atuação como formador, tutor ou coordenador nos demais programas ou projetos
institucionais de formação de professores da educação básica;
d) A docência ou gestão pedagógica na educação básica como critérios de desempate;
e) Maior tempo de docência em curso de licenciatura.
6. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
6.1. O processo seletivo será realizado, conforme cronograma:
Divulgação do Edital
10/04/2023
Abertura das Inscrições (envio da ficha
de inscrição e do Curriculum vitae no
modelo da Plataforma da Educação
Básica da Capes)
10/04/2023
Encerramento das inscrições
23h59 de 15/04/2023
Divulgação da homologação das
inscrições
16/04/2023
Recursos à homologação das Inscrições
Até às 12h de 17/04/2023
Divulgação do resultado final das
inscrições
17/04/2023
Divulgação do resultado preliminar da
seleção
18/04/2023
Recursos do resultado preliminar da
seleção
19/04/2023
Divulgação do resultado final e
convocação para participar do projeto
institucional
20/04/2023
7. DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS:
7.1. Após a seleção do coordenador de área, este será convocado para participar do Projeto
Institucional do Pibid que foi selecionado no Edital CAPES nº 23/2022.
7.2. A classificação do coordenador de área por meio deste Edital não garante a concessão
de bolsa. A concessão de bolsas para Coordenador de Área está condicionada ao quantitativo
de cotas disponibilizadas pela CAPES.
7.3. Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação da UFAL.
7.4 Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em
contrário.
Maceió, 10 de abril de 2023.
Profª. Dr. AMAURI DA SILVA BARROS
Pró-reitor de Graduação
Universidade Federal de Alagoas
ANEXO 01
FICHA DE INSCRIÇÃO
SELEÇÃO COORDENADORES DE ÁREA - PIBID
Eu,
em
residente à
, docente do curso de licenciatura
, lotado/a no/a,
Complemento:
,
N°
CEP
,
na cidade de
, venho solicitar minha inscrição
como Coordenador de área do PIBID/UFAL para elaborar a proposta para o Edital 23/2022 da
Capes.
Declaro, para os devidos fins, estar de acordo com as normas explícitas no Edital Prograd 35/2023
para a escolha dos respectivos professores/as coordenadores/as do PIBID/UFAL. Declaro, ainda,
que tenho disponibilidade de ________________________________ horas semanais para atuar
no PIBID/UFAL, caso a proposta da UFAL seja aprovada pela Capes.
Outros dados:
E-mail:
Telefone fixo:
Data de Nascimento:
RG:
Celular:__________
/
/
Órgão:
;CPF:
Data de Expedição
Graduação em:
Pós-graduação em: _______________________
Atua como docente na UFAL desde:
_
Possui bolsa de algum programa:(
) não
programa e a data de término da respectiva bolsa:
/
/ 2023.
Candidato/a
(
) sim, caso afirmativo indique o
ANEXO 02
PLANILHA DE RESULTADOS
SELEÇÃO DE COORDENADORES DE ÁREA - PIBID
CURSO:
Ordem de Classificação
(ordem decrescente)
Candidato 1
Candidato 2
Candidato 3
Candidato 4
Candidato 5
Candidato
Nota Prova de Título
ANEXO 03
BAREMA 1 PROVA DE TÍTULOS
SELEÇÃO COORDENADORES DE ÁREA - PIBID
Experiência e qualificação da equipe docente da IES na EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO DE
PROFESSORES, considerando a atuação nos últimos 10 (dez) anos, exceto para a atuação na
educação básica. Para a produção acadêmica será considerado os últimos 05 (cinco) anos.
ITEM
AVALIADO
Atuação na
licenciatura
Atuação na
educação básica
Atuação na
formação
continuada e na
pós-graduação na
área de formação
de professores
CRITÉRIO
PONTUAÇÃO
Docente de disciplina de
estágio curricular
supervisionado
02
(período de 8 meses)
Orientação de trabalho de
conclusão de curso (trabalho
0,1
em andamento ou concluído)
Coordenação de curso (período
1
de 12 meses)
Docente em curso de
licenciatura (período de 8
meses, excetuando-se
período da docência em
0,6
disciplina de
estágio curricular)
Docente lotado no curso
de licenciatura para o
qual será destinada a
02
coordenação do
subprojeto
Total atuação na licenciatura
Experiência como docente
da educação básica
2
(período de 12 meses)
Total atuação na educação básica
Orientação de tese de
doutorado (trabalho
orientado em andamento
0,5
ou
concluído)
Curso de formação
continuada e lato sensu para
professores da educação
1
Básica
PONTUAÇÃO
MÁXIMA
14
6
4
6
02
32
20
20
5
10
PONTUAÇÃO
PRETENDIDA
Orientação de dissertação de
mestrado (trabalho orientado
0,3
em andamento ou concluído)
Orientação de monografia de
especialização (trabalho
orientado em andamento ou
0,2
concluído)
Total atuação na formação continuada e na pós-graduação
Atuação em
Atuação em
programas/projetos
programa/projeto de
de formação de
1
formação de professores
Professores
(período de 12 meses)
Total atuação em programas/projetos
Publicação de artigo em
periódico científico Qualis A,
B ou C, segundo a última
avaliação (contagem por
0,6
artigo publicado) na ÁREA de
EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO
DE PROFESSORES
Publicação de livro (contagem
por livro publicado com
Produção na área
ISBN) na ÁREA de
0,4
de formação de
EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO
professores
DE PROFESSORES
Publicação de capítulo de livro
(contagem por capítulo
publicado em livro com ISBN)
na ÁREA de
0,2
EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO
DE PROFESSORES
Total produção na área
3
2
20
10
10
6
2
2
10
Mestrado
5
Doutorado
8
Titulação
Total Titulação
Total Geral
8
100