Edital de Abertura [Retificação 02-2023 ]

Alteração no período de inscrições e cronograma.

Arquivo
Edital 02.2023 Esporte na UFAL - 2023 - Retificação n.02 - Cronograma.pdf
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                    SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
EDITAL CONJUNTO PROEST / IEFE / CAMPUS ARAPIRACA / CAMPUS SERTÃO Nº 02/2023
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA MONITORES - PROGRAMA ESPORTE NA UFAL
*RETIFICAÇÃO N° 01-2023
Ajuste de pré-requisitos das modalidades - Futsal, Badminton, Jogos de areia, Futebol Society.
*RETIFICAÇÃO N° 02-2023 - inscrições, cronograma.
A Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Instituição de Ensino Superior integrante do Sistema Federal de Ensino, no uso de
suas atribuições legais e regimentais, por intermédio da Pró-Reitoria Estudantil, torna público o Processo Seletivo Simplificado
para bolsistas monitores do Programa Esporte na Ufal.
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O Programa Esporte na Ufal é uma iniciativa do Instituto de Educação Física e Esporte – IEFE do Campus A.C.
Simões, em parceria com a coordenação do curso de Educação Física do Campus Arapiraca e com o Programa de
Atividade Física, Esporte e Lazer (PAEL) da Pró-reitoria Estudantil (Instrução Normativa nº 04/2018 - PROEST/UFAL),
que tem por objetivo proporcionar a prática de práticas corporais, atividades físicas e esportivas orientadas por docentes
e discentes dos cursos de Educação Física. O programa está vinculado às ações preconizadas pelo Programa Nacional
de Assistência Estudantil/PNAES (Decreto 7.234/2010) nas áreas da saúde e esporte e compõe o processo de
formação acadêmica do/a estudante articulada com o ensino, pesquisa e extensão.
1.2. A atuação do programa consistirá na oferta de diferentes práticas corporais, de atividade física e modalidades
esportivas (ANEXOS 1, 2 e 3), que serão desenvolvidas de forma presencial, tendo como público-alvo discentes dos
cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Alagoas, nos campi A.C Simões, Arapiraca, CECA e
Sertão.
1.3. Este Edital selecionará 90 (noventa) Monitores Bolsistas e 79 (setenta e nove) Monitores Voluntários para o
Programa Esporte na Ufal, de acordo com o item 5 deste Edital.
1.4. Ao final das atividades, o/a monitor/a bolsista e voluntário/a receberá certificado com carga horária proporcional às
atividades desenvolvidas no Programa Esporte na Ufal.
2. DO PERFIL DO/A BOLSISTA MONITOR/A
2.1. Será selecionado/a neste Edital, dentro do quadro de vagas, o/a estudante que:
a) Esteja regularmente matriculado nos cursos de Educação Física (Licenciatura e/ou Bacharelado) no Campus A.C.
Simões (para as atividades ofertadas no Campus A.C.Simões), matriculado no Curso de Educação Física
(Licenciatura) do Campus Arapiraca (para as atividades ofertadas no Campus Arapiraca) e matriculado
regularmente em curso de graduação do Campus do Sertão (para as atividades ofertadas no Campus do Sertão);
b) Não esteja vinculado a nenhum outro programa com remuneração na Ufal (podendo se desvincular no momento
que for contemplado);
c) Tenha disponibilidade de 12 (doze) horas semanais para as atividades do projeto;
d) Cumpra os pré-requisitos previstos nos ANEXOS 1, 2 e 3.
2.2. Os/as discentes poderão concorrer somente às vagas ofertadas nos campi em que estão matriculados.
3. ATRIBUIÇÕES DO/A MONITOR/A BOLSISTA E MONITOR/A VOLUNTÁRIO/A
3.1. O/a Monitor/a Bolsista e Monitor/a e Voluntário/a selecionado/a por este Edital deverá:
a) Participar do planejamento e avaliação das atividades realizadas inerentes ao Programa Esporte na Ufal;
b) Ministrar e instruir práticas corporais, atividades físicas e/ou modalidades esportivas sob a orientação de um
docente do IEFE, Campus A.C. Simões ou do Curso de Educação Física, Campus Arapiraca;

c)
d)
e)
f)

Registrar as atividades desenvolvidas;
Registrar frequência dos/as alunos/as participantes;
Zelar pelo espaço físico destinado às atividades do programa;
Encaminhar mensalmente à coordenação de extensão ficha de frequência com descrição das atividades
desenvolvidas;
g) Elaborar Relatório de Atividades do programa.
3.2. O/a estudante selecionado/a neste Edital não poderá ter durante sua participação no programa:
a) Reprovação em mais de 50% das disciplinas em cada semestre;
b) Reprovação em qualquer disciplina por falta;
c) Trancamento de matrícula.
Parágrafo Único. Caso uma ou mais destas situações ocorra, o/a monitor/a será desligado do Programa.
4. ATRIBUIÇÕES DO/A COORDENADOR/A DAS MODALIDADES
4.1 Os/as Coordenadores/as das modalidades deverão:
a) Orientar o planejamento, a execução e a avaliação das atividades realizadas pelos monitores sob sua tutela;
b) Orientar os/as monitores bolsistas e voluntários/as a registrar as atividades desenvolvidas;
c) Orientar os/as monitores bolsistas e voluntários/as sobre o envio mensal das frequências com descrição das
atividades desenvolvidas à coordenação de extensão;
d) Orientar os monitores sobre o registro de frequência dos/as alunos/as participantes;
e) Comunicar à coordenação de extensão o quantitativo de vagas ociosas dos/as alunos/as participantes;
f) Comunicar à coordenação de extensão quando houver vacância de bolsa;
g) Orientar os/as monitores bolsistas e voluntários/as sobre a confecção do relatório de atividades do programa.
5. DAS VAGAS E CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS E MONITOR/A VOLUNTÁRIO/A
5.1. As Vagas serão distribuídas de acordo com a tabela abaixo:
ORDEM

CAMPUS

UNIDADE

01

A. C. SIMÕES - IEFE

IEFE

02

CAMPUS ARAPIRACA

CURSO DE ED. FÍSICA

03

CAMPUS SERTÃO

TOTAL

BOLSISTAS

VOLUNTÁRIOS

74 (setenta e quatro)

71 (setenta e um)

10 (dez)

05 (cinco)

06 (seis)

03 (três)

90 (noventa)

79 (setenta e
nove)

Parágrafo Único. Não havendo pleno preenchimento das vagas ofertadas em um Campus específico, poderá ocorrer a
transferência da vaga para o Campus A.C. Simões ou para o Campus Arapiraca.
5.2. Os recursos destinados ao presente edital serão consignados no orçamento previsto na Lei Orçamentária Anual
geridos pela PROEST - recursos Ordinários, AÇÃO 20GK – Fomento às Ações de Graduação, Pós Graduação,
Ensino, Pesquisa e Extensão.
5.3. As bolsas serão custeadas por meio da Fonte: RECURSOS ORDINÁRIOS (0100000000).
5.4. Para o exercício das atividades, o/a discente selecionado/a e classificado/a como Bolsista Monitor/a receberá uma
bolsa no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) durante o período de 12 (doze) meses, com início do programa previsto
para ocorrer no mês de agosto de 2023 e término em julho de 2024, com possibilidade de prorrogação do vínculo de
bolsista ao programa.
5.5. O recurso total destinado para o provimento das 90 (noventa) bolsas deste edital, ao longo de sua vigência de 01
(um) ano, será de R$ 756.000,00 (setecentos e cinquenta e seis mil reais)
6. DA INSCRIÇÃO
6.1. As inscrições serão realizadas do dia 26 de junho às 10h até o dia 05 de julho às 17h através do link:
https://forms.gle/D3gx89BXQY33W7ew6
6.2. O/A candidato/a deverá anexar a seguinte documentação, EM ARQUIVO ÚNICO, na seguinte ordenação:

a)
b)
c)

Comprovante de Matrícula atualizado (obrigatório);
Histórico Analítico atualizado (obrigatório);
Certificados e/ou declarações que comprovem conhecimento, competências ou habilidades na modalidade
pretendida – organizado da maior carga horária para a menor;
d) Certificados e/ou declarações de participação em programas, projetos de extensão e/ou grupos de pesquisa do
IEFE, Campus A.C Simões, ou do Curso de Educação Física, Campus Arapiraca – organizado da maior carga
horária para a menor.
6.3. Será eliminado do processo seletivo o candidato que:
a) Deixar de apresentar quaisquer dos documentos obrigatórios descritos no item 6.2 deste Edital;
b) Utilizar ou tentar utilizar de meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa
da seleção;
c) Apresentar coeficiente de rendimento acumulado inferior a 5,00 (cinco).
6.4. O/A candidato/a que não apresentar a documentação obrigatória descrita no item 6.2. terá a inscrição indeferida na
homologação.
6.5. O/A candidato/a à monitoria poderá se inscrever em até 2 atividades distintas, especificando qual atividade será a
primeira e a segunda opção, respeitando os pré-requisitos previstos nas duas atividades.
7. DA SELEÇÃO
7.1. O processo de seleção dos/as Monitores Bolsistas e Voluntário/a, de caráter eliminatório e classificatório, será
realizado por meio de Avaliação Curricular dos candidatos e entrevista.
7.2. O candidato será avaliado por uma Comissão de Avaliação formada por membros da Pró-reitoria Estudantil,
Coordenação de Extensão do IEFE (Campus A.C Simões), e do Curso de Educação Física (Campus Arapiraca), e
Coordenação e pelos professores coordenadores para as modalidades em que houver a etapa da entrevista.
7.3. Nessa etapa será analisado se o candidato atende aos requisitos estabelecidos no item 2.1 deste Edital.
Parágrafo Único. O candidato que não atender ao disposto no item 2.1 estará ELIMINADO deste Processo Seletivo.
7.4. Para a pontuação da Avaliação Curricular será considerado o seguinte quadro:
QUADRO I – BAREMA DE AVALIAÇÃO CURRICULAR

Item 1 - Coeficiente de Rendimento do Último
Período Letivo Cursado

Item 2 - Coeficiente de Rendimento Acumulado

Entre 0,0 e 4,99

0 (zero) ponto

Entre 5,0 e 6,99

05 (cinco) pontos

Entre 7,0 e 8,99

08 (oito) pontos

Entre 9,0 e 10,0

10 (dez) pontos

Entre 0,0 e 4,99

ELIMINADO

Entre 5,0 e 6,99

05 (cinco) pontos

Entre 7,0 e 8,99

08 (oito) pontos

Entre 9,0 e 10,0

10 (dez) pontos

Sem certificado e/ou declaração 0 (zero) ponto
Até 20h
De 21h a 40h
Item 3 - Certificados e ou Declarações que comprovem
saberes e competências na modalidade pretendida De 41h a 80h
(soma das horas de todos os certificados apresentados)

02 (dois) pontos
04 (quatro) pontos
06 (seis) pontos

De 81h a 120h

08 (oito) pontos

Mais de 120h

10 (dez) pontos

01 certificado
Item 4 - Participação em Programas, Projetos de
extensão e grupos de estudos e pesquisa
02 certificados
(Pibid, Pibic, Monitoria, Residência Pedagógica,
Atividades de Extensão (projetos e ações), grupos de 03 certificados
pesquisa)
04 certificados

05 (cinco) pontos

Pontuação Máxima da Análise Curricular

50 (cinquenta) pontos

-

10 (dez) pontos
15 (quinze) pontos
20 (vinte) pontos

7.5. A etapa da entrevista será de caráter classificatório, com pontuação máxima de até 10 (dez) pontos e será
realizada nas modalidades indicadas nos ANEXOS 1, 2 e 3.
Parágrafo Único. A etapa da entrevista será realizada por banca composta por três docentes, conforme indicado nos
ANEXOS 1, 2 e 3.
7.6. A nota final da Avaliação de Currículo será a soma dos pontos obtidos nos itens descritos no QUADRO I e da
entrevista, quando houver.
7.7. Em caso de empate na Avaliação de Currículo, serão considerados critérios de desempate, na ordem a seguir:
a) Matrícula mais antiga no curso atual;
b) Ter sido monitor na última edição do Programa Esporte na Ufal, no IEFE do Campus A. C Simões e/ou de
programa análogo do Curso de Educação Física do Campus Arapiraca;
c) Maior pontuação no item 3 do QUADRO I;
d) Maior pontuação no item 2 do QUADRO I;
7.8. Os candidatos aprovados, mas não classificados para monitor bolsista ou voluntário irão compor a lista de cadastro
de reserva.
8. DO CRONOGRAMA
ORDEM

ITEM

PERÍODO/DATA

01

Publicação do Edital

05 de junho

02

Inscrições

26 de junho a 05 de julho

03

Homologação das inscrições

07 de julho

04

Realização da etapa da entrevista

10 de julho a 14 de julho

05

Resultado

17 de julho

06

Resultado dos Recursos

20 de julho

07

Resultado Final

20 de julho

8.1 O/a candidato poderá interpor recurso, quanto ao mérito ou vício de forma, nos seguintes prazos:
a) Até o primeiro dia útil após a divulgação dos resultados de cada etapa; ou
b) Até 05 (cinco) dias úteis após publicação do resultado final.
8.2 Os recursos deverão ser encaminhados para o endereço de e-mail para a Coordenação de Extensão do IEFE
extensao@iefe.ufal.br, para os candidatos do Campus A.C Simões; para o Curso de Educação Física do Campus
Arapiraca vannina.assis@arapiraca.ufal.br, para os candidatos do Campus Arapiraca; para o e-mail da
secretaria@delmiro.ufal.br para os candidatos do Campus Sertão.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. Na hipótese de serem alteradas quaisquer disposições aqui estabelecidas, serão expedidos Editais Retificadores,
os quais passarão a constituir parte integrante deste Edital;
9.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Avaliação de que trata o item 6.2 deste Edital.
9.3. Os/As estudantes selecionados/as neste Edital deverão providenciar abertura de Conta Corrente para recebimento
da bolsa.
9.4. Os estudantes selecionados neste Edital iniciarão suas atividades logo após a data prevista de publicação do
resultado final deste edital e receberão a bolsa no mês subsequente referente ao período de atividades desenvolvidas.

Gustavo Gomes de Araújo
Diretor do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE)

Enaiane Cristina Menezes
Coordenadora de Extensão do Instituto de
Educação Física e Esporte (IEFE)

Pedro Balikian Júnior
Gerente de Esporte da Proest

Alexandre Lima Marques da Silva
Pró-Reitor Estudantil

Arnaldo Tenório da Cunha Júnior
Diretor Geral do Campus Arapiraca

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
EDITAL CONJUNTO PROEST / COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO IEFE Nº 02/2023 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
PARA MONITORES DO PROGRAMA ESPORTE NA UFAL
ANEXO 1 – ATIVIDADES OFERTADAS, COMPETÊNCIAS E DISCIPLINAS COMO PRÉ-REQUISITO - CAMPUS A.C. SIMÕES
N°

1

2

3

4

5

MODALIDADE

Natação

Centro
de
Avaliação
e
Aconselhamento
da Atividade Física
e Saúde (CAAFS)

Atletismo na UFAL

Lutas Corporais JUDÔ

Lutas Corporais –
JIU JITSU

DESCRIÇÃO

Tem como o objetivo de proporcionar o
desenvolvimento de habilidades aquáticas por
meio de atividades lúdicas/recreativas nos
diferentes níveis de aprendizagem.

Ação que busca acolher os (as) Universitários
(as) para interpretação das suas demandas em
saúde e aconselhar para prática de atividades
físicas no retorno presencial da UFAL. Serão
realizadas avaliações de riscos à saúde, estilo de
vida, prontidão e engajamento para atividades
físicas e indicadores objetivos de saúde (aptidão
física e cardiovascular) e o aconselhamento das
práticas de atividades físicas (condicionamento
físico e esportes) a serem realizadas no complexo
esportivo do IEFE / UFAL e / ou extramuros da
universidade.
A modalidade de Atletismo tem intenção de
proporcionar a prática esportiva através do
Esporte Atletismo, direcionado à comunidade
acadêmica da UFAL, com a possibilidade do
público externo poder participar. Tem como foco
central as provas de Pista do
Atletismo, a Corrida, bem como a Caminhada,
porém é extensivo às provas de campo do
Atletismo,
ou
seja,
os
Saltos
e
Arremesso/Lançamentos.
Entendemos
e
concebemos o Atletismo como esporte de base,
onde busca desenvolver as habilidades motoras
do ser humano, que são essenciais para vida e
também utilizadas em outros esportes.
A modalidade de Judô tem a intenção de oferecer
uma prática esportiva através de uma modalidade
de lutas e/ou Arte Marcial, sendo direcionado à
comunidade acadêmica da UFAL, com a
possibilidade do público externo poder participar.
Acreditamos que as Lutas são práticas corporais
que desenvolvem o ser humano em diversos
sentidos, desde os aspectos físicos, bem como
nas questões sociais, de convivência humana,
onde o praticante se conhece melhor e tem a
possibilidade de se desenvolver como ser
humano plenamente.
A modalidade de Jiu Jitsu tem a intenção de
oferecer uma prática esportiva através de uma
modalidade de lutas e/ou Arte Marcial, sendo
direcionado à comunidade acadêmica da UFAL,
com a possibilidade do público externo poder
participar. Acreditamos que as Lutas são práticas
corporais que desenvolvem o ser humano em
diversos sentidos, desde os aspectos físicos, bem
como nas questões sociais, de convivência

PRÉ-REQUISITOS
Ter
cursado
as
disciplinas de Natação 1
e 2 ou sua equivalente,
e, comprovar experiência
de
vivência
com
atividades no meio
líquido.
Apresentar
alguma
experiência ou vivência
com avaliação física

ETAPA
ENTREVISTA

VAGAS
09 bolsistas
voluntários

05

Sim

09 bolsistas e 05
voluntários

Não

Experiência de prática e
ensino na modalidade

03 bolsistas e 02
voluntários

Sim

Experiência de prática e
ensino na modalidade de
JUDÔ

02 bolsistas e 01
voluntário

Sim

Experiência de prática e
ensino na modalidade de
JIU JITSU

02 bolsistas e 01
voluntário
Sim

6

7

8

9

10

11

12

13

Lutas Corporais –
KARATÊ

Basquetebol

Ginástica
Para
Todos (GPT)

humana, onde o praticante se conhece melhor e
tem a possibilidade de se desenvolver como ser
humano plenamente.
A modalidade de Karatê tem a intenção de
oferecer uma prática esportiva através de uma
modalidade de lutas e/ou Arte Marcial, sendo
direcionado à comunidade acadêmica da UFAL,
com a possibilidade do público externo poder
participar. Acreditamos que as Lutas são práticas
corporais que desenvolvem o ser humano em
diversos sentidos, desde os aspectos físicos, bem
como nas questões sociais, de convivência
humana, onde o praticante se conhece melhor e
tem a possibilidade de se desenvolver como ser
humano plenamente.
A ação tem por objetivo apresentar as regras da
modalidade de basquetebol 3x3, que se tornou
modalidade olímpica na edição de Tóquio dos
jogos olímpicos de verão. Busca-se o aumento da
proficiência dos participantes na modalidade,
apresentando regras de ação técnico-táticas
próprias da modalidade. Além disso, a ação visa
promover um ambiente de convívio entre os
integrantes e a sensação de autoeficácia,
autovalor e saúde dos participantes.
A Ginástica Para Todos, conhecida anteriormente
como Ginástica Geral, é uma modalidade de
ginástica demonstrativa, não competitiva, que tem
como objetivo principal proporcionar a inclusão e
participação de todas as pessoas. Este curso de
extensão buscará a prática dos fundamentos
ginásticos (saltos, rolamentos, giros, suspensões,
volteios) associados aos elementos culturais e
artísticos (expressão corporal, dança, teatro).

Handebol

Handebol é uma modalidade esportiva, jogada
em equipe, em que a bola deve ser conduzida e
arremessada somente com as mãos. As partidas
são disputadas por 14 jogadores, sete de cada
equipe, incluindo os goleiros.

Práticas Sutis

O projeto de extensão “Práticas Sutis” tem como
objetivo trabalhar com práticas corporais na
perspectiva das práticas integrativas e
complementares, visando construir bons
encontros, aguçar a percepção e conscientização
corporal por meio do movimento e trazer
ferramentas para melhoria da qualidade de vida
das pessoas participantes

Futsal

Busca-se a partir do futsal desenvolver as
habilidades motoras, afetivas e cognitivas do
universitário, aperfeiçoando um cidadão capaz de
relacionar-se com o meio em que vive.

Badminton

Prática esportiva realizada entre dois ou quatro
jogadores/as. Usam-se raquetes específicas /
jogadas com um volante (espécie de peteca). O
objetivo da atividade é ofertar momentos lúdicos /
recreativos / competitivos para toda comunidade
discente do Campus A. C. Simões.

Jogos de Areia
(Futvôlei E Futebol
De Areia)

A modalidade engloba o futebol de areia e o
futevôlei. Serão realizadas essas atividades com
todo corpo discente da ufal.

Experiência de prática e
ensino na modalidade de
KARATÊ

02 bolsistas e 01
voluntário

Sim

Ter sido aprovado na
disciplina de Pedagogia
do
Esporte
ou
equivalente; ter sido
aprovado na disciplina
de Metodologia do
Ensino do Basquetebol
ou equivalente.
Cursando ou aprovado
nas
disciplinas
de
Metodologia do Ensino
da
Ginástica
ou
Fundamentos
da
Ginástica

Ter cursado a disciplina
de Handebol ou ter
experiência na área.

03 bolsistas e 03
voluntários
Sim

03 bolsistas e 03
voluntários
Não

02 bolsistas e 04
voluntários
Sim

01 bolsistas e 03
voluntários

Ter cursado a disciplina de
Metodologia das Práticas
Corporais Integrativas

Sim

Estar cursando segundo
período ou superior da
licenciatura
e/ou
bacharelado

Estar cursando segundo
período ou superior da
licenciatura
e/ou
bacharelado

Estar cursando segundo
período ou superior da
licenciatura
e/ou
bacharelado

02 bolsistas e 04
voluntários
Sim

02 bolsistas e 04
voluntários
Sim

02 bolsistas e 04
voluntários
Sim

14

15

16

17

18

19

20

Futebol
(Fut 7)

Society

Práticas Corporais
com (In)Formação)

Tênis de campo

Tênis de mesa

Avaliação física e
orientação
de
treinamento
voltado para o
esporte na UFAL
(LACAE)

Treinamento
resistido
academia

em

Clube de Corrida

O “Fut 7 é um esporte coletivo jogado entre dois
times de sete (07) jogadores/as cada um com
regras e dimensões específicas. O objetivo da
atividade ofertada é proporcionar uma prática /
experiência inclusiva para toda comunidade
discente
da
UFAL,
Campus
A.C.
Simões-Maceió-Alagoas.

Esta atividade visa difundir informações
científicas de interesse público sobre práticas
corporais, de modo a promover o exercício da
cidadania por meio do acesso ao direito à
educação e à ciência (em um espaço não formal),
bem como ao esporte e à saúde.

O tênis de campo é um esporte que trabalha com
todo o organismo, trazendo diversos benefícios
para seus praticantes, ajuda no desenvolvimento
da coordenação motora, do raciocínio rápido, do
controle emocional e de muitos outros fatores. O
objetivo do tênis de campo é conquistar pontos
em relação ao adversário. Assim, para atingir
esse objetivo, os tenistas fazem uso de dois
fundamentos principais: o saque e a recepção.
O tênis de mesa é um esporte que trabalha com
todo o organismo, trazendo diversos benefícios
para seus praticantes, ajuda no desenvolvimento
da coordenação motora, do raciocínio rápido, do
controle emocional e de muitos outros fatores. O
objetivo do tênis de mesa é conquistar pontos em
relação ao adversário, ganhando sets ímpares.
Assim, para atingir esse objetivo, os mesatenistas
fazem uso de dois fundamentos principais: o
saque e a recepção.
A modalidade visa atender os alunos da UFAL,
participantes do programa esporte na UFAL e
demais modalidades esportivas de projetos
voltados para a comunidade interna da UFAL.
Será realizado um acompanhamento que se
constitui em avaliação e orientação dos alunos
com ênfase na prática esportiva, respeitando os
atributos das modalidades que esses
participantes estão envolvidos. O objetivo da ação
é proporcionar uma prática mais segura e que os
faça perseguir uma percepção de auto eficácia
dentro do esporte que praticam, procurando
assim estimular a permanência e continuidade
dos alunos em uma prática de atividade física
saudável.

Treinamento resistido em academia, com ênfase
em saúde e práticas esportivas de modalidades
individuais e coletivas

Promover a saúde e qualidade de vida através da
prática orientada de corrida. Este serviço
disponibiliza treinamentos de corrida baseado no
controle da intensidade pela frequência cardíaca.
Diante disso, também pretende promover o
incentivo à saúde e às práticas corporais através
da atividade regular da corrida.

Estar cursando segundo
período ou superior da
licenciatura
e/ou
bacharelado

Ser aluno do curso de
Bacharelado
ou
Licenciatura
e
ter
cursado ACE 1 ou 2 nos
semestres letivos de
2021, ou Técnicas de
Informática
e
Comunicação
em
2021.2,
2022.1 ou
2022.2.
Ter
experiência na
modalidade

02 bolsistas e 04
voluntários
Sim

03 bolsistas e 01
voluntários

Não

02 bolsistas e 03
voluntários
Sim

Ter
experiência
modalidade

na

02 bolsistas e 03
voluntários

Sim

Ter cursado ou estar
aprovado na disciplina
de testes e medidas nas
atividades físicas, ou
Medidas e Avaliação em
Educação Física

07 bolsistas e
05 voluntários

Sim

Ter
cursado
disciplinas
treinamento
cardiorrespiratório
treinamento
neuromuscular

as
de

Ter conhecimento
modalidade

da

e

06 bolsistas e 02
voluntários
Sim

02 bolsistas e 02
voluntários
Não

21

22

Xadrez

A prática do jogo de xadrez desenvolve
habilidades como memória, concentração,
planejamento e tomadas de decisões. O xadrez é
suporte pedagógico e de fundamental importância

Levantamento de
Peso
Olímpico
(LPO)

Um dos principais movimentos do crossfit, o
levantamento de peso olímpico é uma
modalidade esportiva única, mas também é
usado em vários outros esportes, com o objetivo
de melhoria de desempenho, força, velocidade,
potência e flexibilidade. Além de promover o
ganho de força e de massa muscular (hipertrofia),
o LPO trabalha a flexibilidade, mobilidade e
potência.

Ter conhecimento
modalidade

da

01 bolsistas e 02
voluntários
Não

Ter conhecimento
modalidade

da

02 bolsistas e 02
voluntários
Não

Sem pré-requisito
23

24

Dança

Vivência e experiência de diferentes
manifestações culturais de ritmo, expressão
corporal e dança.

Triatlo/Biatlo

O Triatlo é a junção de três modalidades
olímpicas, natação, ciclismo e corrida. O Biatlo é
junção de duas modalidades, natação e corrida.
Não existe um intervalo entre elas, o que exige
muita resistência dos mais de 1 milhão de
praticantes no mundo. Este número vai de atletas
profissionais com foco em medalhas e amadores,
que buscam a boa forma física ou simplesmente
o prazer.

03 bolsistas e 05
voluntários
Não

Sem pré-requisito

02 bolsistas e 02
voluntários
Não

ANEXO 2 – ATIVIDADES OFERTADAS, COMPETÊNCIAS E DISCIPLINAS COMO PRÉ-REQUISITO - CAMPUS ARAPIRACA
N°

MODALIDADE

NATAÇÃO

1

DESCRIÇÃO

PRÉ-REQUISITOS

Este projeto tem seu foco pautado na
intenção de proporcionar uma atividade
esportiva através da Natação.

Ter cursado as disciplinas
de Metodologia do Ensino
dos Esportes 1 ou 2 ou
Metodologia do Ensino
dos Esportes Aquáticos,
e, comprovar experiência
de
vivência
com
atividades
no
meio
líquido.

ETAPA
ENTREVISTA

Sim

VAGAS

10 bolsistas e 05
voluntários

ANEXO 3 – ATIVIDADES OFERTADAS, COMPETÊNCIAS E DISCIPLINAS COMO PRÉ-REQUISITO - CAMPUS DO SERTÃO

N°

MODALIDADE

DESCRIÇÃO

PRÉ-REQUISITOS

ETAPA
ENTREVISTA

VAGAS

1

2

3

Lutas Corporais (JUDÔ/
JIU
JITSU/
TAEKWONDO)

As modalidades de Judô / Jiu Jtsu / Taekwondo tem
a intenção de oferecer uma prática esportiva
através de uma modalidade de lutas e/ou Arte
Marcial, sendo direcionado à comunidade
acadêmica da UFAL, com a possibilidade do público
externo poder participar. Acreditamos que as Lutas
são práticas corporais que desenvolvem o ser
humano em diversos sentidos, desde os aspectos
físicos, bem como nas questões sociais, de
convivência humana, onde o praticante se conhece
melhor e tem a possibilidade de se desenvolver
como ser humano plenamente.

Xadrez

A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades
como memória, concentração, planejamento e
tomadas de decisões. O xadrez é suporte
pedagógico e de fundamental importância

Tênis de mesa

O tênis de mesa é um esporte que trabalha com
todo o organismo, trazendo diversos benefícios para
seus praticantes, ajuda no desenvolvimento da
coordenação motora, do raciocínio rápido, do
controle emocional e de muitos outros fatores. O
objetivo do tênis de mesa é conquistar pontos em
relação ao adversário, ganhando sets ímpares.
Assim, para atingir esse objetivo, os mesatenistas
fazem uso de dois fundamentos principais: o saque
e a recepção.

Experiência de prática e
ensino na modalidade
de JUDÔ

02 bolsistas e
01 voluntário

Experiência de prática e
ensino na modalidade
de JIU JITSU
Sim
Experiência de prática e
ensino na modalidade
de TAEKWONDO

Ter conhecimento da
modalidade

02 bolsistas e
01 voluntário
Sim

Ter experiência
modalidade

na

02 bolsistas e
01 voluntário
Sim