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Edital 05.2024 Esporte na UFAL - 2024.pdf
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                    SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
EDITAL CONJUNTO PROEST / IEFE / CAMPUS ARAPIRACA / CAMPUS SERTÃO Nº 05/2024
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA MONITORES - PROGRAMA ESPORTE NA UFAL

A Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Instituição de Ensino Superior integrante do Sistema Federal de Ensino, no uso de
suas atribuições legais e regimentais, por intermédio da Pró-Reitoria Estudantil, torna público o Processo Seletivo Simplificado
para bolsistas monitores do Programa Esporte na Ufal.
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O Programa Esporte na Ufal é uma iniciativa do Instituto de Educação Física e Esporte – IEFE do Campus A.C.
Simões, em parceria com a coordenação do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Arapiraca e com o
Programa de Atividade Física, Esporte e Lazer (PAEL) da Pró-reitoria Estudantil (Instrução Normativa nº 04/2018 PROEST/UFAL), que tem por objetivo proporcionar a prática de práticas corporais, atividades físicas e esportivas
orientadas por docentes e discentes dos cursos de Educação Física. O programa está vinculado às ações preconizadas
pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil/PNAES (Decreto 7.234/2010) nas áreas da saúde e esporte e
compõe o processo de formação acadêmica do/a estudante articulada com o ensino, pesquisa e extensão.
1.2. A atuação do programa consistirá na oferta de diferentes práticas corporais, de atividade física e modalidades
esportivas (ANEXOS 1, 2 e 3), que serão desenvolvidas de forma presencial, tendo como público-alvo discentes dos
cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Alagoas, nos campi A.C Simões, Arapiraca, CECA e
Sertão.
1.3. Este Edital selecionará 117 (cento e dezessete) monitores bolsistas e 100 (cem) Monitores Voluntários para o
Programa Esporte na Ufal, de acordo com o item 5 deste Edital.
1.4. Ao final das atividades, o/a monitor/a bolsista e voluntário/a receberá certificado com carga horária proporcional às
atividades desenvolvidas no Programa Esporte na Ufal.
2. DO PERFIL DO/A BOLSISTA MONITOR/A
2.1. Será selecionado/a neste Edital, dentro do quadro de vagas, o/a estudante que:
a) Esteja regularmente matriculado nos cursos de Educação Física (Licenciatura e/ou Bacharelado) no Campus A.C.
Simões (para as atividades ofertadas no Campus A.C.Simões), matriculado no Curso de Licenciatura em
Educação Física do Campus Arapiraca (para as atividades ofertadas no Campus Arapiraca) e matriculado
regularmente em curso de graduação do Campus do Sertão (para as atividades ofertadas no Campus do Sertão);
b) Tenha disponibilidade de 12 (doze) horas semanais para as atividades do projeto;
c) Cumpra os pré-requisitos previstos nos ANEXOS 1, 2 e 3.
2.2. Os/as discentes poderão concorrer somente às vagas ofertadas nos campi em que estão matriculados.
2.3. Os/as discentes poderão concorrer às vagas ofertadas a uma modalidade.
2.4. Não será permitido o acúmulo de bolsa Esporte na UFAL com outras modalidades de bolsas de programas oficiais,
seja dos Programas da UFAL (PIBIC, PIBID, PIBITI, Monitoria, Bolsa de Extensão, Bolsa Inclusão Digital, etc.) ou de
outros órgãos financiadores.
2.5. O/A candidato/a que for aprovado neste Edital e estiver vinculado a outro Programa de Bolsa, deverá solicitar o
desligamento do Programa para poder assumir a bolsa do Esporte na UFAL.
2.6. Não será considerado acúmulo de bolsa a manutenção simultânea de bolsas Esporte na UFAL com bolsas e
auxílios que possuam objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência (Bolsa Pró Graduando - BPG, auxílio
alimentação, auxílio creche, auxílio moradia).
3. ATRIBUIÇÕES DO/A MONITOR/A BOLSISTA E MONITOR/A VOLUNTÁRIO/A
3.1. O/a Monitor/a Bolsista e Monitor/a e Voluntário/a selecionado/a por este Edital deverá:

a)
b)

Participar do planejamento e avaliação das atividades realizadas inerentes ao Programa Esporte na Ufal;
Ministrar e instruir práticas corporais, atividades físicas e/ou modalidades esportivas sob a orientação de um
docente do IEFE, Campus A.C. Simões ou do Curso de Licenciatura Educação Física, Campus Arapiraca;
c) Registrar as atividades desenvolvidas;
d) Registrar frequência dos/as alunos/as participantes;
e) Zelar pelo espaço físico e pelos materiais destinado às atividades do programa;
f) Encaminhar mensalmente à coordenação de extensão ficha de frequência com descrição das atividades
desenvolvidas;
g) Em caso de faltas não justificadas e/ou excessivas o(a) bolsista será desligado(a)
h) Elaborar Relatório de Atividades do programa.
3.2. O/a estudante selecionado/a neste Edital não poderá ter durante sua participação no programa:
a) Reprovação em mais de 50% das disciplinas em cada semestre;
b) Reprovação em qualquer disciplina por falta;
c) Só poderá permanecer no máximo 1 semestre com matrícula em TCC no programa;
d) Trancamento de matrícula.
Parágrafo Único. Caso uma ou mais destas situações ocorra, o/a monitor/a será desligado do Programa.
4. ATRIBUIÇÕES DO/A COORDENADOR/A DAS MODALIDADES
4.1 Os/as Coordenadores/as das modalidades deverão:
a) Orientar o planejamento, a execução e a avaliação das atividades realizadas pelos monitores sob sua tutela;
b) Orientar os/as monitores bolsistas e voluntários/as a registrar as atividades desenvolvidas;
c) Orientar os/as monitores bolsistas e voluntários/as sobre o envio mensal das frequências com descrição das
atividades desenvolvidas à coordenação de extensão;
d) Orientar os monitores sobre o registro de frequência dos/as alunos/as participantes;
e) Comunicar à coordenação de extensão o quantitativo de vagas ociosas dos/as alunos/as participantes;
f) Comunicar à coordenação de extensão quando houver vacância de bolsa;
g) Orientar os/as monitores bolsistas e voluntários/as sobre a confecção do relatório de atividades do programa.
5. DAS VAGAS E CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS E MONITOR/A VOLUNTÁRIO/A
5.1. As Vagas serão distribuídas de acordo com a tabela abaixo:
ORDEM

CAMPUS

UNIDADE

BOLSISTAS

VOLUNTÁRIOS

01

A. C. SIMÕES - IEFE

IEFE

76 (setenta e seis)

53 (cinquenta e três)

02

CÂMPUS
ARAPIRACA

CURSO LIC.
EDUCAÇÃO FÍSICA

35 (trinta e cinco)

44 (quarenta e
quatro)

03

CÂMPUS SERTÃO

02 (dois) - Matutino

01 (um)

02 (dois) - Vespertino

01 (um)

02 (dois) - Noturno

01 (um)

117 (cento e dezessete)

100 (cem)

TOTAL

Parágrafo Único. Não havendo pleno preenchimento das vagas ofertadas em um Campus específico, poderá ocorrer a
transferência da vaga para o Campus A.C. Simões ou para o Campus Arapiraca.
5.2. Os recursos destinados ao presente edital serão consignados no orçamento previsto na Lei Orçamentária Anual
geridos pela PROEST - recursos Ordinários, AÇÃO 20GK – Fomento às Ações de Graduação, Pós Graduação,
Ensino, Pesquisa e Extensão e AÇÃO 4002 - PNAES.
5.3. As bolsas serão custeadas por meio da Fonte: RECURSOS ORDINÁRIOS (0100000000).
5.4. Para o exercício das atividades, o/a discente selecionado/a e classificado/a como Bolsista Monitor/a receberá uma
bolsa no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) durante o período de 12 (doze) meses, com início do programa previsto

para ocorrer no mês de setembro de 2024 e término em agosto de 2025, com possibilidade de prorrogação do vínculo
de bolsista ao programa.
5.5. O recurso total destinado para o provimento das 117 (cento e dezessete) bolsas deste edital, ao longo de sua
vigência de 01 (um) ano, será de R$ 756.000,00 (setecentos e cinquenta e seis mil reais) recursos AÇÃO 20GK e
226.800,00 (duzentos e vinte e seis mil e oitocentos reais) com recursos da AÇÃO 4002.

6. DA INSCRIÇÃO
6.1. As inscrições serão realizadas do dia 30 de agosto às 10h até o dia 04 de setembro às 17h através do link:
https://forms.gle/9YaPxUgK3VJtzoBk8
6.2. O/A candidato/a deverá anexar a seguinte documentação, EM ARQUIVO ÚNICO, na seguinte ordenação:
a) Histórico Analítico atualizado (obrigatório);
b) Certificados e/ou declarações que comprovem conhecimento, competências ou habilidades na modalidade
pretendida – organizado da maior carga horária para a menor;
c) Certificados e/ou declarações de participação em programas, projetos de extensão e/ou grupos de pesquisa do
IEFE, Campus A.C Simões, ou do Curso de Educação Física, Campus Arapiraca – organizado da maior carga
horária para a menor.
6.3. Será eliminado do processo seletivo o candidato que:
a) Deixar de apresentar quaisquer dos documentos obrigatórios descritos no item 6.2 deste Edital;
b) Utilizar ou tentar utilizar de meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa
da seleção;
c) Apresentar coeficiente de rendimento acumulado inferior a 5,00 (cinco).
6.4. O/A candidato/a que não apresentar a documentação obrigatória descrita no item 6.2. terá a inscrição indeferida na
homologação.
6.5. O/A candidato/a à monitoria poderá se inscrever em uma modalidade distinta, respeitando os pré-requisitos
previstos das modalidades, conforme anexos 1, 2 e 3.
6.6. Sendo todas as vagas da categoria PRIORIDADE preenchidas, o número restante de inscritos não selecionados
será destinado à categoria de AMPLA CONCORRÊNCIA, respeitando sempre a ordem de classificação.
7. DA SELEÇÃO
7.1. O processo de seleção dos/as Monitores Bolsistas e Voluntário/a, de caráter eliminatório e classificatório, será
realizado por meio de Avaliação Curricular dos candidatos e entrevista.
7.2. O candidato será avaliado por uma Comissão de Avaliação formada por membros da Pró-reitoria Estudantil,
Coordenação de Extensão do IEFE (Campus A.C Simões), e do Curso de Educação Física (Campus Arapiraca), e
Coordenação e pelos professores coordenadores para as modalidades em que houver a etapa da entrevista.
7.3. Nessa etapa será analisado se o candidato atende aos requisitos estabelecidos no item 2.1 deste Edital.
Parágrafo Único. O candidato que não atender ao disposto no item 2.1 estará ELIMINADO deste Processo Seletivo.
7.4. Para a pontuação da Avaliação Curricular será considerado o seguinte quadro:

QUADRO I – BAREMA DE AVALIAÇÃO CURRICULAR

Item 1 - Índice de Rendimento Acumulado

Entre 0,0 e 4,99

ELIMINADO

Entre 5,0 e 6,99

05 (cinco) pontos

Entre 7,0 e 8,99

08 (oito) pontos

Entre 9,0 e 10,0

10 (dez) pontos

Sem
certificado
declaração
Até 20h
Item 2 - Certificados e ou Declarações que
comprovem saberes e competências na modalidade
pretendida (soma das horas de todos os certificados
apresentados)

Item 3 - Participação em Programas, Projetos de
extensão e grupos de estudos e pesquisa (Pibid,
Pibic, Monitoria, Residência Pedagógica, Atividades
de Extensão (projetos e ações), grupos de pesquisa)
Pontuação Máxima da Análise Curricular

e/ou
0 (zero) ponto
02 (dois) pontos

De 21h a 40h

04 (quatro) pontos

De 41h a 80h

06 (seis) pontos

De 81h a 120h

08 (oito) pontos

Mais de 120h

10 (dez) pontos

01 certificado

05 (cinco) pontos

02 certificados

10 (dez) pontos

03 certificados

15 (quinze) pontos

04 certificados

20 (vinte) pontos

-

40 (quarenta) pontos

7.5. A etapa da entrevista será de caráter classificatório, com pontuação máxima de até 10 (dez) pontos e será
realizada nas modalidades indicadas nos ANEXOS 1, 2 e 3.
Parágrafo Único. A etapa da entrevista será realizada por banca composta por no mínimo dois docentes, conforme
indicado nos ANEXOS 1, 2 e 3.
7.6. A nota final da Avaliação de Currículo será a soma dos pontos obtidos nos itens descritos no QUADRO I e da
entrevista, quando houver.
7.7. Em caso de empate na Avaliação de Currículo, serão considerados critérios de desempate, na ordem a seguir:
a) Matrícula mais antiga no curso atual;
b) Ter sido monitor na última edição do Programa Esporte na Ufal, no IEFE do Campus A. C Simões e/ou de
programa análogo do Curso de Educação Física do Campus Arapiraca;
c) Maior pontuação no item 3 do QUADRO I;
d) Maior pontuação no item 2 do QUADRO I;
7.8. Os candidatos aprovados, mas não classificados para monitor bolsista ou voluntário irão compor a lista de cadastro
de reserva.
8. DO CRONOGRAMA
ORDEM

ITEM

PERÍODO/DATA

01

Publicação do Edital

29 de agosto

02

Inscrições

30 de agosto a 04 setembro

03

Homologação das inscrições

04 de agosto

04

Realização da etapa da entrevista

06 a 13 de setembro

05

Resultado

14 de setembro

06

Resultado dos Recursos

15 de setembro

07

Resultado Final

16 de setembro

8.1 O/a candidato poderá interpor recurso, quanto ao mérito ou vício de forma, nos seguintes prazos:
a) Até o primeiro dia útil após a divulgação dos resultados de cada etapa; ou
b) Até 03 (três) dias úteis após publicação do resultado final.
8.2 Os recursos deverão ser encaminhados para o endereço de e-mail para a Coordenação de Extensão do IEFE
extensao@iefe.ufal.br, para os candidatos do Campus A.C Simões; para o Curso de Educação Física do Campus
Arapiraca vannina.assis@arapiraca.ufal.br, para os candidatos do Campus Arapiraca; para o e-mail da
secretaria@delmiro.ufal.br para os candidatos do Campus Sertão.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. Na hipótese de serem alteradas quaisquer disposições aqui estabelecidas, serão expedidos Editais Retificadores,
os quais passarão a constituir parte integrante deste Edital;
9.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Avaliação de que trata o item 6.2 deste Edital.
9.3. Os/As estudantes selecionados/as neste Edital deverão providenciar abertura de Conta Corrente para recebimento
da bolsa.
9.4. Os estudantes selecionados neste Edital iniciarão suas atividades após a data prevista de publicação do resultado
final deste edital e receberão a bolsa no mês subsequente referente ao período de atividades desenvolvidas.

Maceió, 29 de agosto de 2024.
Gustavo Gomes de Araújo
Diretor do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE)

Eriberto José Lessa de Moura
Coordenador de Extensão do Instituto de
Educação Física e Esporte (IEFE)

Pedro Balikian Júnior
Gerente de Esporte da Proest

Alexandre Lima Marques da Silva
Pró-Reitor Estudantil

Arnaldo Tenório da Cunha Júnior
Diretor Geral do Campus Arapiraca

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
EDITAL CONJUNTO PROEST / COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO IEFE Nº 02/2023 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA MONITORES DO PROGRAMA ESPORTE NA UFAL
ANEXO 1 – ATIVIDADES OFERTADAS, COMPETÊNCIAS E DISCIPLINAS COMO PRÉ-REQUISITO - CAMPUS A.C. SIMÕES
N°

01

02

Modalidade

Descrição

A modalidade de Atletismo tem intenção de proporcionar a
prática esportiva através do Esporte Atletismo, direcionado à
comunidade acadêmica da UFAL, com a possibilidade do público
externo poder participar. Tem como foco central as provas de
Pista do
Atletismo na UFAL
Atletismo, a Corrida, bem como a Caminhada, porém é extensivo
às provas de campo do Atletismo, ou seja, os Saltos e
Arremesso/Lançamentos. Entendemos e concebemos o
Atletismo como esporte de base, onde busca desenvolver as
habilidades motoras do ser humano, que são essenciais para
vida e também utilizadas em outros esportes.
A modalidade visa atender os alunos da UFAL, participantes do
programa esporte na UFAL e demais modalidades esportivas de
projetos voltados para a comunidade interna da UFAL. Será
realizado um acompanhamento que se constitui em avaliação e
Avaliação
física
e
orientação dos alunos com ênfase na prática esportiva,
orientação de treinamento
respeitando os atributos das modalidades que esses
voltado para o esporte na
participantes estão envolvidos. O objetivo da ação é proporcionar
UFAL (LACAE)
uma prática mais segura e que os faça perseguir uma percepção
de auto eficácia dentro do esporte que praticam, procurando
assim estimular a permanência e continuidade dos alunos em
uma prática de atividade física saudável.

Pré-requisitos

Etapa
Entrevista

Experiência de prática e ensino na
modalidade

Vagas com Bolsa
03 Ampla
concorrência

Vagas sem
Bolsa
02

Sim

Ter cursado ou estar aprovado na
disciplina de testes e medidas nas
atividades físicas, ou Medidas e
Avaliação em Educação Física

06 Ampla
concorrência e
02 Prioridade
Sim

06

03

04

05

06

07

08

Estar cursando segundo período ou
Prática esportiva realizada entre dois ou quatro jogadores/as. superior
da
licenciatura
e/ou
Usam-se raquetes específicas / jogadas com um volante bacharelado
(espécie de peteca). O objetivo da atividade é ofertar momentos
lúdicos / recreativos / competitivos para toda comunidade
discente do Campus A. C. Simões.

Badminton

A ação tem por objetivo apresentar as regras da modalidade de
basquetebol 3x3, que se tornou modalidade olímpica na edição
de Tóquio dos jogos olímpicos de verão. Busca-se o aumento da
proficiência dos participantes na modalidade, apresentando
Basquetebol
regras de ação técnico-táticas próprias da modalidade. Além
disso, a ação visa promover um ambiente de convívio entre os
integrantes e a sensação de autoeficácia, autovalor e saúde dos
participantes.
Ação que busca acolher os (as) Universitários (as) para
interpretação das suas demandas em saúde e aconselhar para
prática de atividades físicas no retorno presencial da UFAL.
Centro de Avaliação e Serão realizadas avaliações de riscos à saúde, estilo de vida,
Aconselhamento
da prontidão e engajamento para atividades físicas e indicadores
Atividade Física e Saúde objetivos de saúde (aptidão física e cardiovascular) e o
(CAAFS)
aconselhamento das práticas de atividades físicas
(condicionamento físico e esportes) a serem realizadas no
complexo esportivo do IEFE / UFAL e / ou extramuros da
universidade.

Ter sido aprovado na disciplina de
Pedagogia do Esporte ou equivalente;
ter sido aprovado na disciplina de
Metodologia do Ensino do Basquetebol
ou equivalente.

03 Ampla
concorrência e 01
Prioridade

03

04 Ampla
concorrência e
02 Prioridade

02

02 Ampla
concorrência

02

03 Ampla
concorrência
e 01 Prioridade

02

02 Ampla
concorrência

02

Sim

Não

Clube de Corrida

Dança

Vivência e experiência de diferentes manifestações culturais de
ritmo, expressão corporal e dança.

Para

04

Sim

Apresentar alguma experiência ou
vivência com avaliação física

Promover a saúde e qualidade de vida através da prática Ter conhecimento da modalidade
orientada de corrida. Este serviço disponibiliza treinamentos de
corrida baseado no controle da intensidade pela frequência
cardíaca. Diante disso, também pretende promover o incentivo à
saúde e às práticas corporais através da atividade regular da
corrida.

Ginástica
(GPT)

03 Ampla
concorrência

Não

Sem pré-requisito

A Ginástica Para Todos, conhecida anteriormente como Cursando ou aprovado nas disciplinas
Ginástica Geral, é uma modalidade de ginástica demonstrativa, de Metodologia do Ensino da Ginástica
não competitiva, que tem como objetivo principal proporcionar a ou Fundamentos da Ginástica
Todos inclusão e participação de todas as pessoas. Este curso de
extensão buscará a prática dos fundamentos ginásticos (saltos,
rolamentos, giros, suspensões, volteios) associados aos
elementos culturais e artísticos (expressão corporal, dança,
teatro).

Não

Não

09

10

11

12

13

14

Goalball

ter cursado a disciplina Metodologia do
Oferecer oficinas com os fundamentos do goalball para Ensino das Atividades Físicas
universitários com deficiência visual, bem como para os demais Adaptadas e/ou Atividades Físicas
universitários. As oficinas visam ampliar o conhecimentos sobre Adaptadas
os esportes paralímpicos na comunidade universitária.

A modalidade de Jiu Jitsu tem a intenção de oferecer uma prática
esportiva através de uma modalidade de lutas e/ou Arte Marcial,
sendo direcionado à comunidade acadêmica da UFAL, com a
possibilidade do público externo poder participar. Acreditamos
Lutas Corporais – JIU
que as Lutas são práticas corporais que desenvolvem o ser
JITSU
humano em diversos sentidos, desde os aspectos físicos, bem
como nas questões sociais, de convivência humana, onde o
praticante se conhece melhor e tem a possibilidade de se
desenvolver como ser humano plenamente.
A modalidade de Judô tem a intenção de oferecer uma prática
esportiva através de uma modalidade de lutas e/ou Arte Marcial,
sendo direcionado à comunidade acadêmica da UFAL, com a
possibilidade do público externo poder participar. Acreditamos
Lutas Corporais - JUDÔ
que as Lutas são práticas corporais que desenvolvem o ser
humano em diversos sentidos, desde os aspectos físicos, bem
como nas questões sociais, de convivência humana, onde o
praticante se conhece melhor e tem a possibilidade de se
desenvolver como ser humano plenamente.
A modalidade de Karatê tem a intenção de oferecer uma prática
esportiva através de uma modalidade de lutas e/ou Arte Marcial,
sendo direcionado à comunidade acadêmica da UFAL, com a
possibilidade do público externo poder participar. Acreditamos
Lutas Corporais – KARATÊ que as Lutas são práticas corporais que desenvolvem o ser
humano em diversos sentidos, desde os aspectos físicos, bem
como nas questões sociais, de convivência humana, onde o
praticante se conhece melhor e tem a possibilidade de se
desenvolver como ser humano plenamente.
Natação

Práticas Sutis

02 Ampla
concorrência

02

02 Ampla
concorrência

01

02 Ampla
concorrência

01

02 Ampla
concorrência

01

09 Ampla
concorrência e 03
Prioridade

06

02 Ampla
concorrência

03

Sim

Experiência de prática e ensino na
modalidade de JIU JITSU
Sim

Experiência de prática e ensino na
modalidade de JUDÔ
Sim

Experiência de prática e ensino na
modalidade de KARATÊ

Ter cursado as disciplinas de Natação 1
Tem como o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de
e 2 ou sua equivalente, e, comprovar
habilidades aquáticas por meio de atividades lúdicas/recreativas
experiência de vivência com atividades
nos diferentes níveis de aprendizagem.
no meio líquido.
Ter
cursado a disciplina de Metodologia
O projeto “Práticas Sutis” tem como objetivo trabalhar com
das
Práticas Corporais Integrativas
práticas corporais na perspectiva das práticas integrativas e
complementares, visando construir bons encontros, aguçar a
percepção e conscientização corporal por meio do movimento e
trazer ferramentas para melhoria da qualidade de vida das
pessoas participantes.

Sim

Sim

Sim

15

16

17

18

19

Esta atividade visa difundir informações científicas de interesse
Práticas Corporais com público sobre práticas corporais, de modo a promover o exercício
(In)Formação
da cidadania por meio do acesso ao direito à educação e à
(PODCAST)
ciência (em um espaço não formal), bem como ao esporte e à
saúde.

Estudantes matriculadas/os nos cursos
de licenciatura ou bacharelado em
Educação Física do IEFE/UFAL.
Atestar a disponibilidade de horário nas
segundas, terças e quintas a tarde, e
sextas pela manhã.

O tênis de mesa é um esporte que trabalha com todo o Ter experiência na modalidade
organismo, trazendo diversos benefícios para seus praticantes,
ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio
rápido, do controle emocional e de muitos outros fatores. O
Tênis de mesa
objetivo do tênis de mesa é conquistar pontos em relação ao
adversário, ganhando sets ímpares. Assim, para atingir esse
objetivo, os mesatenistas fazem uso de dois fundamentos
principais: o saque e a recepção.
Ter cursado as disciplinas
Treinamento resistido em Treinamento resistido em academia, com ênfase em saúde e treinamento
cardiorrespiratório
academia
práticas esportivas de modalidades individuais e coletivas
treinamento neuromuscular

Voleibol de areia

Voleibol de quadra

02 Ampla
concorrência

01

02 Ampla
concorrência

03

06 Ampla
concorrência e 02
Prioridade

02

02 Ampla
concorrência

03

04 Ampla
concorrência

03

Não

Sim

de
e

Apresentar
certificados
e/ou
declarações que comprovem os
saberes
e
competências
na
modalidade.
Estar cursando no mínimo o segundo
período do curso de bacharelado ou
licenciatura em educação física.
Para vagas SEM bolsa não é
necessário apresentar comprovante
dos saberes e competências na
modalidade.
Apresentar
certificados
e/ou
declarações que comprovem os
saberes
e
competências
na
modalidade.
Estar cursando no mínimo o segundo
período do curso de bacharelado ou
licenciatura em educação física.
Para vagas SEM bolsa não é
necessário apresentar comprovante
dos saberes e competências na
modalidade.

Sim

20

A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como
memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. O
xadrez é suporte pedagógico e de fundamental importância

Xadrez

Ter conhecimento da modalidade
Não

03 Ampla
concorrência e 01
Prioridade

04

ANEXO 2 – ATIVIDADES OFERTADAS, COMPETÊNCIAS E DISCIPLINAS COMO PRÉ-REQUISITO - CAMPUS ARAPIRACA
N°

01

02

03

Modalidade

Descrição

Capoeira contemporânea

Oferecer capoeira contemporânea, propiciando aos estudantes
uma vivência única, combinando elementos históricos, culturais e
físicos. Além de contribuir para a preservação da rica herança
afro-brasileira, a capoeira contemporânea promove valores
essenciais como respeito, disciplina e cooperação. Na
universidade, torna-se não apenas uma atividade física, mas um
meio para o desenvolvimento integral dos estudantes,
estimulando o pensamento crítico, a expressão artística e a
compreensão intercultural.

Capoeira Angola

Corrida de Rua

Pré-requisitos

Apresentar
certificados
e/ou
declarações que comprovem os
saberes
e
competências
na
modalidade.
Graduações abaixo de faixa preta ou
equivalente
devem
apresentar
autorização por escrito do/a treinador/a
ou mestre.
Para
as
vagas SEM bolsa
(voluntários/as) não é necessário
cumprir os pré-requisitos..
Oferecer a prática da Capoeira Angola, uma prática cultural de Sem pré-requisitos
origem africana, desenvolvida no Brasil. Sua vivência envolve
elementos de luta e dança, integrados a partir de musicalidade
própria e sabedoria ancestral.
Aprovação
nas
disciplinas de
Promover a aquisição de habilidades motoras relacionadas à
Metodologia do Ensino dos Esportes 1
prática da corrida de rua nas modalidades de 5 e 10 km. Além
e/ou 2.
disso, promover saúde e qualidade de vida através da melhora do
Apresentar
certificados
e/ou
condicionamento físico e das capacidades físicas relacionadas à
declarações que comprovem os
prática da corrida de rua. Esta atividade físico-motora será
saberes
e
competências
na
baseada em ciclos de treinamentos de corrida de acordo com o
modalidade.
volume e intensidade baseado na distância percorrida e na
Para vagas SEM bolsa não é
frequência cardíaca de reserva, respectivamente. Diante disso,
necessário apresentar comprovante
essa atividade visa oferecer um ambiente de prática corporal para
dos saberes e competências na
as mais diferentes faixas etárias da comunidade acadêmica..
modalidade.

Etapa
Entrevista
SIM

Vagas com
Bolsa

Vagas sem
Bolsa

01 Ampla
Concorrência
e
01 Prioridade

03

01 Ampla
concorrência

02

01 Ampla
Concorrência
e
01 Prioridade

03

SIM

SIM

04

Dança

Considerando a dança enquanto manifestação cultural de um
povo, objetiva-se proporcionar aos participantes vivências em
diferentes estilos de dança, explorando o ritmo e a expressão
corporal, incentivando-se o engajamento, a ampliação e
autonomia na modalidade, desenvolvendo confiança e prazer pela
dança.
Para os/as monitores, o objetivo é a aquisição de competências
para planejar, executar e analisar ações pedagógicas com a
modalidade.

05

06

Oferecer a prática de defesa pessoal através do sistema RED
training. Trata-se de um sistema internacional de defesa pessoal
baseado em realidade, desenvolvido através de pesquisa e
Defesa pessoal - RED
experimentação. O sistema RED training integra ferramentas
training
técnicas oriundas de diversas artes marciais e esportes de
combate, adaptando-as aos contextos de agressão real,
oferecendo abordagem flexível e adaptável a qualquer contexto.

Futsal

Promover a aquisição de habilidades motoras, sociais e afetivas
relacionadas à prática do futsal. Além disso, promover saúde e
qualidade de vida através da melhora do condicionamento físico e
das capacidades físicas relacionadas à prática do futsal. Esta
atividade físico-motora será baseada em jogos reduzidos que
visam promover um ambiente pedagógico do futsal a partir da
ludicidade. Diante disso, essa atividade visa oferecer um
ambiente de prática corporal para as mais diferentes faixas etárias
da comunidade acadêmica em um ambiente de coordenação
interpessoal.

Para vagas com bolsa:
Aprovação na disciplina Metodologia
do Ensino da dança e Metodologia do
Ensino da Educação Física Escolar.
Apresentar
certificados
e/ou
declarações que comprovem os
saberes e competências com
diferentes manifestações culturais de
ritmo, expressão corporal e/ou dança.
Para vagas SEM bolsa:
Poderão candidatar-se estudantes a
partir do 2º período do curso.
Não
é
necessário
apresentar
comprovante
dos
saberes
e
competências na modalidade.

SIM

Sem pré-requisitos

SIM

Aprovação
nas
disciplinas de
Metodologia do Ensino dos Esportes 1
ou 2.
Apresentar
certificados
e/ou
declarações que comprovem os
saberes
e
competências
na
modalidade.
Para vagas SEM bolsa não é
necessário apresentar comprovante
dos saberes e competências na
modalidade.

01 Ampla
Concorrência
e
01 Prioridade

03

01 Ampla
Concorrência

02

01 Ampla
Concorrência
e
01 Prioridade

03

SIM

07

08

09

Os participantes irão se aproximar de atividades circenses e dos
fundamentos da ginástica, considerada um elemento da Cultura
Corporal que promove valiosas experiências corporais para quem
Ginástica para todos e
a pratica. As ações serão desenvolvidas na perspectiva de
Atividades Circenses
Ginástica Para Todos, na qual se incentivam as atividades
coletivas, com alegria, sem competitividade, com incentivo à
criatividade e sem discriminação de qualquer ordem.

Jiu-Jitsu

A modalidade tem a intenção de oferecer uma prática esportiva
através de uma modalidade de lutas e/ou Arte Marcial, sendo
direcionado à comunidade acadêmica da UFAL. Acreditamos que
as Lutas são práticas corporais que desenvolvem o ser humano
em diversos sentidos, desde os aspectos físicos, bem como nas
questões sociais, de convivência humana, onde o praticante se
conhece melhor e tem a possibilidade de se desenvolver como
ser humano plenamente.

Judô

Ofertar o judô, esporte criado no Japão por Jigoro Kano, com o
objetivo de desenvolver os aspectos do fortalecimento corporal,
mental e espiritual, já que o judô baseia-se em elementos da luta,
como também da filosofia. Além disso, o judô busca o
desenvolvimento da coordenação motora, ajuda no ganho de
força, velocidade, agilidade, equilíbrio, flexibilidade, autocontrole,
respeito ao próximo. O objetivo não é formar atletas, mas sim
pessoas que tenham uma aproximação e oportunidade de
experienciar essa atividade e esporte.

Para vaga com bolsa: Ter cursado e
sido aprovado/a no maior número das
disciplinas de Metodologia do Ensino
da Ginástica, PRACC da Ginástica e
ACE Ginástica Circense; além disso,
apresentar certificados ou declarações
de participação em atividades
correlatas.
Para vaga sem bolsa: carta de
compromisso e estar cursando ou ter
cursado os componentes curriculares
relativos à Ginástica
Apresentar
certificados
e/ou
declarações que comprovem os
saberes
e
competências
na
modalidade.
Graduações abaixo de faixa preta ou
equivalente
devem
apresentar
autorização por escrito do/a
treinador/a ou mestre.
Para
as
vagas SEM bolsa
(voluntários/as) não é necessário
cumprir os pré-requisitos.
Apresentar
certificados
e/ou
declarações que comprovem os
saberes
e
competências
na
modalidade.
Graduações abaixo de faixa preta ou
equivalente
devem
apresentar
autorização por escrito do/a
treinador/a ou mestre.
Para
as
vagas SEM bolsa
(voluntários/as) não é necessário
cumprir os pré-requisito

SIM

01 Ampla
Concorrência
e
01 Prioridade

03

01 Ampla
Concorrência
e
01 Prioridade

03

01 Ampla
Concorrência
e
01 Prioridade

03

SIM

SIM

10

11

12

Karatê

Kung Fu/Sanda

Muay Thai

Ofertar o karatê, arte marcial japonesa que significa “mãos
vazias”; (kara = vazio, tê =mão). Ele se originou na ilha de
Okinawa, no Japão, no século 18, quando o uso de armas foi
proibido, levando as pessoas a desenvolverem técnicas de
autodefesa usando apenas o corpo, os principais elementos do
Karatê são: 1.Kihon: Técnicas básicas de ataque e defesa, como
socos e chutes. 2.Kata: Sequências de movimentos
pré-estabelecidos que simulam uma luta. Podem ser realizados
individualmente ou em grupo. 3.Kumitê: Combates entre dois
praticantes, onde são atribuídos pontos baseados na execução
correta dos golpes.
Ofertar o estilo de Kung Fu, CHOY LAY FUT (Leia-se CHOI LI FÁ)
fundado em 1836 por Chan Heung é considerado um dos mais
populares em todo planeta. É um estilo de Kung Fu com forte
caráter prático e considerado também extremamente eficaz para
defesa pessoal contra mais de um oponente. Sua prática envolve
tanto o aprendizado de formas de luta (KATIS) destinados ao
desenvolvimento de condicionamento físico, aprendizado de
técnicas de luta e respiração como também exercícios reais de
luta (SANDA) por meio da aplicação de socos, chutes, quedas e
projeções. Além de ser um estilo que tem se popularizado dado
seu caráter prático e realista tem sido praticado por um número
cada vez maior de crianças, adolescentes e mulheres de todas as
idades.
Ofertar o Muay Thai, arte marcial de origem Tailandesa,
conhecida como "a arte das oito armas" devido ao uso combinado
de punhos, cotovelos, joelhos e canelas. Com mais de 1000(mil)
anos de idade, o Muay Thai desenvolveu-se como uma forma de
combate eficaz tanto em contextos de guerra quanto em esportes.
Atualmente, é praticado globalmente, tanto como uma forma de
defesa pessoal quanto como uma modalidade de competição
esportiva. A prática do Muay Thai envolve não apenas técnicas de
ataque e defesa, mas também um forte componente de
condicionamento físico. Os treinos são intensos, focando no
fortalecimento muscular, resistência cardiovascular e agilidade.
Além do aspecto esportivo, o Muay Thai também é uma forma de
desenvolvimento pessoal. A prática constante ensina valores
como disciplina, paciência, humildade e perseverança. Por isso, o
Muay Thai é frequentemente recomendado não apenas como um
esporte, mas como uma filosofia de vida.

Apresentar
certificados
e/ou
declarações que comprovem os
saberes
e
competências
na
modalidade.
Graduações abaixo de faixa preta ou
equivalente
devem
apresentar
autorização por escrito do/a
treinador/a ou mestre.
Para
as
vagas SEM bolsa
(voluntários/as) não é necessário
cumprir os pré-requisitos

SIM

Sem pré-requisitos

SIM

Apresentar
certificados
e/ou
declarações que comprovem os
saberes
e
competências
na
modalidade.
Graduações abaixo de faixa preta ou
equivalente
devem
apresentar
autorização por escrito do/a
treinador/a ou mestre.
Para
as
vagas SEM bolsa
(voluntários/as) não é necessário
cumprir os pré-requisitos.

01 Ampla
Concorrência
e
01 Prioridade

03

01 Ampla
Concorrência

02

01 Ampla
Concorrência
e
01 Prioridade

03

SIM

13

14

15

Natação

Proporcionar o desenvolvimento de habilidades aquáticas nos
diferentes níveis de aprendizagem, propiciando aos participantes
o aprendizado dos fundamentos e técnicas dos nados, ampliando
sua autonomia e engajamento nas atividades aquáticas de
maneira empática e solidária.
Para os/as monitores, o objetivo é a aquisição de competências
para planejar, executar e analisar ações pedagógicas com a
modalidade.

Voleibol de Quadra

O voleibol de quadra é uma atividade esportiva em que duas
equipes competem entre si, cada uma em seu campo de jogo,
separado por uma rede, com o objetivo de fazer com que a bola,
por cima da rede, caia na quadra adversária. O jogo ocorre na
dinâmica
recepção-defesa/preparação
do
ataque-ataque-defesa-preparação do ataque. O jogo inicia-se com
o saque, um dos seus fundamentos e durante a partida o e a
praticante pode tocar na bola uma única vez, com qualquer parte
do corpo, apesar da atividade ser realizada principalmente com as
mãos. Outros fundamentos do jogo, além do saque, são a
manchete, o toque por cima, a cortada e o bloqueio.
Objetivos:1.Democratizar o acesso às atividades da cultura
corporal, em especial a atividade esportiva do voleibol de quadra;
2. Oferecer conhecimento teórico-prático sobre a atividade
esportiva voleibol (origem, desenvolvimento e atual estágio do
voleibol de quadra); 3.Oportunizar aos e às estudantes do curso
de Educação Física (monitores-as) a experiência de ensino da
atividade esportiva.

Xadrez

Considera-se o Xadrez como esporte, cultura, arte e ciência, que
desenvolve habilidades cognitivas como memória, concentração,
planejamento e tomadas de decisões, além de valores como
disciplina, respeito, empatia e resiliência. Sendo assim,
pretende-se ofertar a prática da modalidade por ser compreendida
como uma ferramenta pedagógica fundamental na formação dos
estudantes e membros da sociedade.

Aprovação em uma ou mais disciplinas
de Metodologia do Ensino dos
Esportes 1 ou 2 ou Metodologia do
Ensino dos Esportes Aquáticos, e,
comprovar experiência de vivência
com atividades no meio líquido.
Para
as
vagas SEM bolsa
(voluntários/as) não é necessário
cumprir os pré-requisitos.
Ter cursado as disciplinas de
Metodologia do Ensino dos Esportes 1
e/ou 2.
Apresentar
certificados
e/ou
declarações que comprovem os
saberes
e
competências
na
modalidade.
Para vagas SEM bolsa não é
necessário apresentar comprovante
dos saberes e competências na
modalidade.

Aprovação em uma ou mais
disciplinas de Metodologia do Ensino
dos Jogos e Brincadeiras e/ou
Metodologia do Ensino dos Esportes 1
ou 2
Apresentar
certificados
e/ou
declarações que comprovem os
saberes e competências na
modalidade.
Para
as
vagas SEM bolsa
(voluntários/as) não é necessário
cumprir os pré-requisitos

SIM
06 Ampla
Concorrência
e
04 Prioridade

05

01 Ampla
Concorrência
e
01 Prioridade

03

01 Ampla
Concorrência
e
01 Prioridade

03

SIM

ANEXO 3 – ATIVIDADES OFERTADAS, COMPETÊNCIAS E DISCIPLINAS COMO PRÉ-REQUISITO - CAMPUS DO SERTÃO

N°

011

Modalidade

JUDÔ

Descrição

Pré-requisitos

Experiência de prática e ensino na
A modalidade tem a intenção de oferecer uma prática esportiva modalidade de JUDÔ
através de uma modalidade de lutas e/ou Arte Marcial, sendo
direcionado à comunidade acadêmica da UFAL. Acreditamos
que as Lutas são práticas corporais que desenvolvem o ser
humano em diversos sentidos, desde os aspectos físicos, bem
como nas questões sociais, de convivência humana, onde o
praticante se conhece melhor e tem a possibilidade de se
desenvolver como ser humano plenamente.

Etapa
Entrevista

03

Xadrez

A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como
memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.
O xadrez é suporte pedagógico e de fundamental importância

Tênis de mesa

O tênis de mesa é um esporte que trabalha com todo o Ter experiência na modalidade
organismo, trazendo diversos benefícios para seus praticantes,
ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio
rápido, do controle emocional e de muitos outros fatores. O
objetivo do tênis de mesa é conquistar pontos em relação ao
adversário, ganhando sets ímpares. Assim, para atingir esse
objetivo, os mesatenistas fazem uso de dois fundamentos
principais: o saque e a recepção.

Vagas sem
Bolsa
01

02 Ampla
concorrência

01

02 Ampla
concorrência

01

Sim

Ter conhecimento da modalidade
02

Vagas com
Bolsa
02 Ampla
concorrência

Sim

Sim